Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Na cartilha do R10 revertemos a vantagem


Mencionei ontem aqui, no post pré jogo, sobre essa máxima do Ronaldinho. Pois o Galo, agora sob o comando de outro gaúcho, o treinador Felipão cumpriu à risca essa profecia. Sapecou logo dois a zero no kuei líder da chave C e agora vai para a partida decisiva com três possibilidades de avançar para a final do mineiro. Vitória, empate e até mesmo derrota, desde que por apenas um gol de diferença.
Bastou o treinador colocar em prática aquilo que o Atleticano – pagante ou não – já vinha manifestando. Quem pagou ingresso, nas arquibancadas do estádio do Galo – já os demais – desde sócios torcedor, passando por consumidor de produtos licenciados, até aquele que mora num casebre e não pode se dar ao luxo de adquirir um mísero souvenir. Fato é que a Massa, já faz alguns jogos, reclama pelas presenças do Alison, Rubens e agora mais recente do Cadu em detrimento de Edenílson, Patrick, Kardec e notadamente Vargas. Tem outros menos citados que ainda estão sendo escalados ou aproveitados ao final de jogos.
A postura dos comandados pelo Felipão foi outra. Arana, que vinha num mal momento, superou e foi o destaque da partida. Além dele, também Bataglia e Fuchs – ambos pedidos pela Torcida – esse último pra fazer dupla com Lemos. Os dois gols, preciosamente, assinados pela melhor dupla de área do Brasil ano passado. Paulinho, artilheiro do BR23, finalmente marcou seu primeiro tento na temporada. E Hulk, para delírio dentro do campo e nas arquibancadas, chegou ao seu 100º gol com a camisa do Galo. E tem quem se diz Atleticano que, tentando contrariar a lógica e a racionalidade, tenta contestar o super herói. E também Arana e Paulinho. Pra fazer gracinha, parece!

O Galo começou fogoso e no primeiro minuto já ameaçou o goleiro americano. Seguiu bem, até que cedeu terreno ao América e escapou – em três finalizações – de sair atrás no placar. Até que, já nos acréscimos da primeira etapa e com o Torcedor ensaiando manifestar e pedindo Rubens, chegou ao gol numa triangulação entre Hulk, Arana e Paulinho. De pé em pé, o lateral fez a assistência para o dono da camisa 10 que tirou o sufoco do Atleticano para o intervalo.
Voltou com Rubens no lugar do Igor Gomes, que reitero é uma ótima opção para entrar durante a partida, mas quando começa jogando não mostra o mesmo desempenho. Nos primeiros minutos, com o jovem revelado na base, o time já passou a ameaçar mais o gol adversário. Ainda assim, a bola não entrava, foi quando o treinador abdicou de Alison e fechou a entrada do nosso setor defensivo. Franco, que tem mais liberdade, vem se tornando a melhor opção para essa segunda volância. Dois minutos depois, saiu o gol do alívio, marcado pelo Hulk.
Daí pra frente, mesmo administrando a vantagem, tivemos chance de ampliar o placar. O Galo dominou e promoveu um massacre em campo, mas a bola não entrava. Franco nos acréscimos, recebeu passe de Vargas – que entrou ao 45m do 2T – jogou para fora a última oportunidade de ampliar. Seria um golaço! Pontos a questionar. Scarpa fez a oitava partida, tá na hora de deslanchar. O Atleticano espera muito dele.
Trouxeram um juiz do Rio Grande do Norte, desprestigiando os mineiros, que nada teve de influência no resultado. Mas, convenhamos, até os 30m do 1T – por três vezes – parou o jogo por ter a bola batida em seu corpo. Mal posicionamento, claro! Por fim, embora Felipão tenha acertado nas substituições, sobretudo na recomposição da cabeça de área, parece ter tirado o Alison como punição. Dois minutos antes, naquela famosa situação de fominha, deixou de servir Paulinho arriscando uma conclusão sem qualquer perigo para a meta americana. Até a próxima, final da próxima semana tem mais!
*fotos: Pedro Souza/Atlético

25 thoughts to “Na cartilha do R10 revertemos a vantagem”

  1. E essa agora:

    Arena MRV tem “alerta de baixa visibilidade” em setor de visitante

    Rede de proteção colocada em frente à arquibancada foi instalada antes do primeiro clássico contra o Cruzeiro, em outubro de 2023.

    Redação O Antagonista
    2 minutos de leitura
    09.03.2024 18:30

    A Arena MRV, novo terreiro do Galo, recebeu pela primeira vez, na tarde desse sábado, 9, o clássico entre Atlético-MG e América-MG e os torcedores do Coelho, de cara, foram surpreendidos com um “alerta de baixa visibilidade” em um setor dos visitantes.

    O aviso pôde ser percebido, inclusive, na hora da compra o ingresso,

    “Alerta de baixa visibilidade” na Arena MRV
    Tanto nos bilhetes físicos quanto na compra virtual, o América, time visitante, foi surpreendido com um aviso sobre possíveis dificuldades de visibilidade durante a partida.

    O motivo alegado é uma rede de proteção colocada em frente à arquibancada, que foi instalada antes do primeiro clássico contra o Cruzeiro, em outubro de 2023.

    QUER DIZER QUE COMPRA UM INGRESSO PARA VER UMA PEÇA DE TEATRO E A PESSOA NÃO CONSEGUE VER TODO O PALCO? ESSA A ARENA PADRÃO MRV? PIADA PRONTA!

  2. Hoje não é um dia legal para o corneteiro. Porque o Galo jogou bem, dominou a partida, criou, chutou, fez os gols, inverteu a vantagem e encaminhou a classificação.

    Aí como é que fica o sujeito que torce mais pela própria opinião do que para o Clube?

  3. [•••]”Sapecou logo dois a zero no kuei líder da chave C e agora vai para a partida decisiva com três possibilidades de avançar para a final do mineiro.”[•••] Em CNTP esse *sapecar* ñ seria novidade qdº se leva em conta o histórico do q um dia já foi considerado o Clássico das Multidões. Esse lassie q cabe num fusquinha e q pintam como pitbull, na verdade é muito pato do GALO,mas é muito mesmo! Vamos aos fatos do dataGALO. De setembro de 1965 – inauguração do Mineirão – até ontem foram 203 confrontos, 114 V do GALO – 60 E e 29 vitórias do lassie melecudo. 345 gols pró GALO,contra 175 do pompom melecudo. Neste século acontece a quinta semi-final,em 2011,14,18 e 20 o GALO passou em todas,foram 7 V e 1 E. DataGALO² marcas históricas fazem parte do confronto como por ex. REInaldo em 1977 pelo Estadual ,com a CAMisa 9 aos 20 anos_ fenômeno o Baby Craque,pqp!_ ,marcava seu 100º gol. Guilherme de Cássio Alves pela Sul-Minas com a CAMisa 7, tbm chegava ao seu 100º tento e ontem o Hulk com a 7 Alvinegra tbm alcançou o 100º tento. Aqui um adendo; REInaldo em 77 marcou seu 100º gol na sua partida nº 169 ,já o Hulk chega a mesma marca em 180 jogos pelo GALO. Só uma coisa a dizer: contra números não existe argumentos ,o pompom melecudo é muito pato do GALO . Por fim um conselho: Run rabbit run …dig that gole, forget the sun.

  4. Venceu bem e inverteu a vantagem pode até perder por 1 gol de diferença que chega a final mas só uma dúvida será quando que o Scarpa vai estrear?

  5. Bom dia xará e amigalos! Bom jogo do GALO diante do Kuei(candidatíssimo a Série C para 2025). Ainda falta conjunto e melhor preparo físico para alguns jogadores. Mesmo assim Arana tomou conta do lado esquerdo e fez o que quis. Paulinho fez sua estreia em 2024 e o “embuste”(já li esse termo por aqui) HULK fez seu centésimo gol. Aqueles que o criticam me apresentem um jogador(da base ou não) que faça 100 gols em três anos. HULK está na história do GALO e merece meu respeito. E agora é jogar no jogo de volta e despachar o Kuei pra Série B. Depois é deixar de ser freguês do CSA-MG na Arena e carimbar o PENTA!

  6. PAULO SOARES
    10 de março de 2024 às 08:02

    …”Agora foram bem também o Patrick, Kardec e Edenilson que não atrapalharam o jogo. Já o Vargas vamos ter que engolir…”

    Não se esqueça do Pedrinho de Vidro…esse tb é titular absoluta qnd não entra no jogo!

    Aliás, será q esse caras N TEM o q fazer na vida além de subtrair dinheiro fácil dos DONOS? PQP!!!

  7. Bom dia!
    Com todo respeito ao torcedor Atleticano que está alegre ( em parte eu também estou)
    mas estou num mixto de sentimentos,em parte estou alegre pelo resultado de ontem e em parte estou triste, triste porque sabemos que esse rural só serve pra iludir a diretoria,torcida e impressa passa pano.
    Triste em ver um camarada como esse Vargas vestir nosso escudo e cores, triste em saber que quando estiver valendo contra os times do eixo, Grêmio e Inter,esse último fez grandes contrataçoes. Triste em saber que com esse elenco dificilmente ganharemos a Libertadores. Enfim…

    1. Concordo 100%!!!
      Acrescentaria…o resultado poderia ser facilmente outro, quando o coelho sentiu o quanto nossa defesa é fraca, e foi só apertar um pouco que as avenidas se abriram. Não tenho dúvidas de que esse velho ultrapassado tem sorte, quando o fraco Matheusinho errou um gol debaixo das traves.
      Não se iludam amigos atleticanos, se esse velho Totoca continuar, não ganharemos absolutamente nada, talvez com sorte esse campeonatinho que não serve pra nada.

  8. Caros,

    Temos vindo acompanhando o debate…

    Mudou a essência do FUNDAMENTALISMO ATLETICANO?…

    …o desenho da camisa mudou (dalhe FIGUERA!), a torcida agora é de SAF (Self Atleticano Feliz) a curtir sem hr de c’est fini o SOM DA ARENA q dizem a Casa do Galo e de vez em qnd aplicando aquela VAIA merecidíssima no SEVENONE (Q sujeitinho DESPREZÍVEL, viu, sô!!!, Cruzes)…mais MARIA enrustida impossível.

    Porém, já n somos RADICAIS como antigamente, A outrora MASSA “é uma fotografia na parede e como doi”, como muito bem desenhou o bom azulado DRUMOND, o poeta de Itabira…

    …tem outro DRUMOND (É necessário ler as crônicas desse Sr. já ali pelos anos 90, para entender a mudança radical do seu posicionamento, as criticas ferozes q passou a tecer à Geração Rei, o desânimo com um Clube q então Ñ GANHAVA nada relevante – óbvio q NÓS, OS ATLETICANOS, temos orgulho e respeito no mais alto grau pelas conquistas da CONMEBOL, q h é SULAMERICA)…mas essa é outra história e isso Ñ torna o criador da “CAMISA CONTRA O VENTO” nem maior nem menor q qq outro ATLETICANO,

    e ELE, o NOSSO DRUMOND tinha RAZÃO nas críticas ao Clube e assim ele DEIXOU esse vale de lágriamas, desconfiado, sem ver o q estava por vir (R10 & Cia 12/13/14, bem o MÁQUINA 2021)!..

    Repito, é outra história e o debate só n tá aberto para os IDÓLATRAS!!!

    Futebol é confirmação em campo e N creio em nada SEM SABER LER os sinais, então, baixando a bola, rente ao relvado, de pé em pé…

    a verdade é q VENCER o mequinha-que-queria-ser-grande é tão natural tal fumar foia de xuxu ouvindo “coming from de cold” do Mr Jamaica Bob Marley, ou seja, é o experimento vivo de uma terrível sensação de ENGANO…Os da antiga chamaria isso de VITÓRIA DE PIRRO.

    Aliás, VENCER O MINEIRO, OBRIGAÇÃO para esse ELENCO ‘estelar de boi cansados’, significa MUITO…mas daí a dizer q NOSSO GALO mudou qq coisa para melhor é coisa q não ouso afirmar, n tenho visto e n vislumbro possibilidade com as “ESTRELAS” atuais…FATO!!!

    Considerações EN PASSANT sobre o ELENCO, q todos já conhecem de FIGURINHA:

    Nosso ARQUEIRO: onti deixou WANDERLEA no vestiário e foi de PRETO NO BRANCO e deu no deu: o coelhinho ñ chutou uma bola em NOSSO GOL – aliás, a defesa GRANDIOSA DO NOSSO WANDEKA foi um cruzamento despretensioso q ía pra fora e ele deu um SALTO ESPETACULAR e concedeu um escanteio ao coelho (INCRÍVEL, a oftalmologia do NOSSO tb espetacular DM precisando ser acionada)…CAMPANHA!!! não DEIXEM Q CHUTEM!!! – remember 2021???

    O coelhinho tramou a vontade ali pela cabeça de área envolvendo nossa zaga…FATO!!!

    Mas foi numa substituição ABSURDA q NOSSO GALO escancarou o quão FRÁGIL é NOSSO SISTEMA DEFENSIVO…o BURRÃO sacou o limitado IGOR GOMES para a entrada de RUBENS…entregou o jogo de bandeja pro coelho, q provou q vai continuar na vontade de querer-ser-grande…

    NOSSO ATAQUE encontra um jeito contra sistemas frágeis, abertos (o américa acreditou SINCERAMENTE q poderia vencer)…precisamos de um CENTROAVANTÃO mesmo, daqueles das antigas, NOSSA MARCA REGISTRADA…nem o Sócio Majoritário, o Superherói, nem o Paulinho Pikas das Pipokas são esse cara (isso para JOGOS DECISIVOS).

    JAMAIS TORCER CONTRA (isso é coisa de MARIA), PORÉM ENCARAR OS FATOS e a REALIDADE Q GRITA!!! Nosso elenco Ñ é lá essa coisas, e a BASE nunca foi a melhor opção desde 1973/74…FATO!!!…

    A propósito, MECENATO: TEMOS Q IR ÀS COMPRAS, hein Mr. Baggagio!, antes q o BRASILEIRO bata à porta!!!

    ABRAÇOS por hora!!!

  9. Bom dia!
    1) Nosso maior reforço, sem dúvidas, foi Edenilson, Patrick, Kardec e Peidinho ficarem de fora.
    2) Alan Franco forma uma dupla perfeita com o gigantesco Bataglia.
    3) Embora eu prefira Alan Franco como segundo volante, acho que Otávio é um grande injustiçado tanto pelo Felipão quanto por parte da torcida. Ano passado, quando a defesa do Galo era uma peneira, Scolari resolveu o problema escalando Bataglia e Otávio. Quando Bataglia se contundiu, Otávio deu conta do recado, se tornando um dos melhores jogadores do time. Esse ano, com a volta de Bataglia, Otávio foi simplesmente jogado pra escanteio e tivemos até que assistir o PÉSSIMO EDENILSON, de segundo volante. Espero que essa múmia, não repita esse erro.
    3) Ia dizer que Alisson não esteve tão bem como das outras vezes, mas o amiGalo Ernest, JÁ EXPLICOU MAGISTRALMENTE.
    4) Que pintura o calcanhar de Rubens na jogada do segundo gol. Não pode ficar de fora do time.
    5) Ontem estava valendo.

  10. ” E tem quem se diz atleticano que , tentando contrariar a lógica e a racionalidade , tenta contestar o super herói . E também o Arana e Paulinho . Pra FAZER GRACINHA , parece !

    Pois é , a vida nos ensina a não medir os outros com nossa própria régua , pois essa atitude pode nos levar à inquietação da alma .

    Sobre o que foi dito , sendo eu um crítico da exaltação desmesurada da mediocridade , só posso dizer , entre risos compreensivos :

    É PRACABÁ !

  11. Bom dia Eduardo e massa. Enfim o 7×1 ultrapassado ganhou um clássico. Paulinho fez um gol depois de perder vários gols no rural. Rubens deveria ser titular e Igor Gomes banco. Arana o melhor jogo dele na temporada. Alan franco está pedindo passagem no meio do campo. Hulk simplesmente Hulk. Alisson ontem não teve bem mais deve ser titular no ataque. Milagre que 7×1 deixou seus afilhados no banco de reservas. Edenilson. Patrick e pedrinho. Agora é na casa do kuei. Vá Galooooo.

  12. # FORA FELIPÃO

    Salve Massa e Guru
    Não, definitivamente não foi o asqueroso que fez a mudança do time ontem. Foi a torcida.
    Sim, como disse meu Guru, os que pagam e os que não pagam ingresso.
    Não dá pra entender como um cara ganha os tubos para escalar o time e é preciso o grito e as vaias da torcida para ele enxergar que Igor Gomes não pode ser titular no lugar de Rubens.
    Arana jogou sua melhor partida do ano, fato, mas como é bom ver Bataglia metendo bronca na rapaziada, inclusive no próprio Hulk.
    Somente fiquei preocupado com os espaços dados no meio campo. Cuidado pessoal!
    Enfim, nada de acomodação e vamos pro próximo jogo sem vacilos hein!

  13. Qual esquema de jogo o Felipão entrou contra o Kuei?

    Alguns dirão que foi o 4-3-3 e terão acertado no papel. Na prática o Felipão entrou com um 4-4-2, com Alisson não de ponta, mas de secretário de lateral…

    Felipão, na coletiva, admitiu que o Alisson ontem foi sacrificado e terá jogado muito bem na sua contribuição defensiva ao time como secretário de lateral…

    Um gaiato internauta sobre Alisson comentou que Pavón no Grêmio está arrebentado em gols, assistências e jogando até bem. Isso porque o Pavón, que saiu insatisfeito com Felipão, jogava no Atlético como secretário de lateral e agora está jogando com Renato Gaúcho no Grêmio como um ponta deve fazer.

    Todavia, enquanto Mariano e Saravia estiverem no Atlético, a função de secretário de lateral será uma realidade tática que o Torcedor terá que se acostumar, convenhamos…

    Bom lembrar que Savarino, Keno e Pavón, todos eles, quiseram sair do Atlético por causa dessa função menos nobre para um ponta exercer, o secretário de lateral, uma posição que no Atlético está em alta e valorizada com Felipão, um retranqueiro da p@44@!!!

    Agora imaginem grandes pontas do Atlético, como Romeu Cambalhota, Vaguinho, Sérgio Araújo, Euller e tantos outros, jogando não de ponta, mas como secretário de lateral!!!

    Vamos que vamo…

  14. Bom dia, todos! Gostei muito do jogo, apesar de algumas ressalvas. Mas gostaria de falar sobre um detalhe que me incomoda, uma publicidade com o nome gigante do nosso rival na beirada do campo. Se as placas é o clube que vende, por que vender logo para uma empresa que tem o nome do nosso rival? Sei lá, posso estar falando besteira, mas que me incomoda, incomoda.

  15. Concordo plenamente com o blogueiro democrático. A voz do povo é a voz de Deus, o que vale dizer, com Felipão ouvindo um pouco mais a torcida mais aguerrida do Brasil, está fazendo as coisas certas. Ele entende muito, a meu ver, de futebol. Seu passado não deixa dúvida quanto a isso., Mas, no seu jeito gauchão de “machochô”, estava precisando ouvir mais e esbravejar menos. É assim que as coisas andam! É Galoooo até morrer!

  16. Bom dia !
    Arana o melhor em campo, com boas jogadas com Paulinho, que também foi bem ontem.
    Jemerson claudicante, periclitante, sempre nos dando a sensação que vai entregar a paçoca. Uma pena o Felipão não ter dado chance a nenhum zagueiro da base. Se precisar, vai lançar algum jogador da base em situação de pressão, pois agora vem libertadores, copa do Brasil e brasileiro. A oportunidade era o Mineiro. Como Igor Rabelo, Lemos e Fuchs sempre vão para o DM , é muito plausível de isso acontecer.
    Saravia parece que joga obnubilado, que confusão que ele arruma com a bola. Tem hora que parece que vai dar um nó nas próprias pernas.
    Meio de campo hoje, sem o Zaracho disponível, tem que ser Battaglia, Alan Franco e Scarpa. Na frente Alisson ou Rubens , Hulk e Paulinho.
    Agora foram bem também o Patrick, Kardec e Edenilson que não atrapalharam o jogo. Já o Vargas vamos ter que engolir . Que queime a nossa língua.

  17. Bom dia Prezado Eduardo e Massa Atleticana.

    É foi um bom jogo, até que enfim, neste ano. Mas ainda precisamos evoluir muiiito no aspecto técnico e físico (principalmente). Tem jogador que já ao final do primeiro está com uma gravata vermelha imensa. Cadê a preparação física?

    Com este treinador ULTRAPASSADO temo muito começar o BR e Libertadores.

    Acho que tem colocado o Scarpa fora de posição onde não rende nada, erra passes absurdos. Sobre os garotos são excelentes, precisa alguém lá no CT, Eder, Rever, Leonardo Silva, Vitor, ter uma conversa no pé do ouvido para serem mais coletivos e menos individualistas. Todos são ótimos, prometem muito.

    Aqui é Galooo em Volta Redonda-RJ.

  18. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    A meu ver, o futebol apresentado pelo Atlético foi aceitável, nada que acrescente ao futebol até então apresentado. Entretanto, algumas atuações merecem destaques. O futebol apresentado pelo Arana, como nos velhos tempos, e a sempre consistente atuação de Bataghia. Pos o Juninho, a mola propulsora do América no bolso. Juninho não viu a cor da bola. Não houve marcação individual, mas com inteligência, o Bataghia ocupou os espaços por onde o Juninho costuma jogar. Não teve espaços e assim o time do América teve dificuldades. Mas estamos rumo ao pentacampeonato que está logo ali.
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Bom dia, Eduardo, Massa e ÂngeloML.
      Eu não entendi uma reportagem do “melhor em campo” dizendo que o “publico elegeu o Juninho” como o melhor em campo, mas 2 repórteres da #globolixo votaram em HIulk e assim este foi eleito o melhor em campo.
      Será que a galera (público) estava enxergando o Juninho quando o Batáglia estava com a bola? Kakakaka Como diz o comentário: O Bataglia engoliu o Juninho que não viu a cor da bola…Ou o Bataglia é transparente…

  19. Bom Domingo amigalos, futebol do Galo continua meia boca, burocrático,lento, previsível, sonolento, displicente, principal destaque da partida foi o Guilherme Arana, disparado o melhor jogador em campo

  20. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Contrariando minha opinião, ontem Arana foi um dos melhores em campo. Que continue assim. Felipao ontem esqueceu o Edenilson, Patrick, Alan Kardec, o que é ótimo. E fez uma mudança certeira no intervalo( Rubens no lugar do Igor Gomes). Parabéns. Que continue assim. E ontem o time teve vontade em campo. Por fim, eu acho que o Vargas tá querendo mostrar serviço este ano, pois entrou no fim e não entrou no estilo Eduardo Barata( emburrado), tá visivelmente em forma física e o ser humano quando desafiado pode querer mostrar seu valor. Além do mais está no último ano de contrato e terá a chance de mostrar que ainda pode jogar em alto nivel. Por tudo isto, na minha opinião Vargas pode ser um grande reforço para o Galo em 2024. Bola ele tem. Aquele passe para o Alan Franco, a movimentaçao em campo, mesmo tendo entrado no apagar das luzes, mostrou um cara querendo apresentar serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *