Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Expectativas para a sequência da temporada


Com a vaga na final mineira bem encaminhada, o Atleticano – além de sonhar com o penta campeonato estadual – planeja e deseja grandes conquistas no ano que está apenas começando. Depois de uma fase classificatória complicada, perdendo e empatando jogos fora da curva para o elenco que o Galo dispõe, vencemos bem o América até então invicto e somando três empates seguidos e intragáveis com o nosso time.
Os dois a zero, com o bom futebol apresentado – que pode e deve ser ainda melhorado – sinaliza por devolver a confiança e auto estima ao Torcedor. O placar foi até pequeno pelo que apresentamos na partida de sábado, notadamente após o segundo tento, mas devolveu a confiança da Massa com o elenco e comissão técnica. Evidente que, apesar do ótimo resultado, a vaga só será definida ao final da próxima partida. Classificamos com outra vitória, um empate ou mesmo derrota por diferença de um gol. Cautela deve ser a palavra de ordem.
Tão bom ou mesmo melhor foi sentir que a equipe, que esteve bem, tem todas as condições de crescer ainda muito mais nessa reta final de estadual e nas competições que iniciam em abril. Depois do mineiro começam o Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Ontem e mesmo no sábado pós jogo, nas prosas que tive e em duas lives que participei (Bolivar e Breno Galante), a resenha era sobre quais os jogadores cairão na preferência do treinador para a equipe base principal.

No gol, Éverson é o dono da posição, e ainda temos o bom Mateus Mendes como opção para as eventuais necessidades. O garoto já foi testado em quatro ocasiões e mostrou qualidade em todas essas oportunidades. Nas semifinais do mineiro de 2021, frente à Tombense, com a expulsão do titular, entrou em campo e foi logo defendendo uma penalidade. Vencemos por três a zero e no jogo seguinte, selando a classificação, empate em um gol com o mesmo adversário. Ano passado, por duas vezes, igualmente substituindo Éverson suspenso, nas partidas frente São Paulo (fora) e Goiás (casa). Vitorias por 2 a 0 e 2 a 1. Vencemos três e empatamos uma única partida. Bom retrospecto.
Creio que o setor mais vulnerável na atualidade é a zaga, notadamente a lateral direita. Saravia, um tanto quanto afoito e estabanado, tem sido a melhor opção. Além dele, Mariano que não tem sido o mesmo de 2021, Edenilson em situações de emergência e Vitinho (Vitor Gabriel) que ainda necessita de melhor maturação. No miolo da zaga, o contestado Jemerson tem sido o preferido do treinador. Além dele, temos três bons jogadores – Lemos. Fuchs e Rabello – que não conseguem ter sequência e frequentam o DM com mais regularidade que o gramado. Rômulo da base, assim como Vitinho, carece de rodagem. Ainda sequer teve oportunidade no time principal. Arana é absoluto na lateral esquerda, porém sem opção de contar com reserva de ofício. Rubens, meio campista, vem acumulando essa condição.

Daí pra frente, felizmente, temos boas opções. São apenas seis vagas e chegamos a uma dezena e meia de nomes para essas posições. Em minha opinião que não significa nada, excluem Edenílson, Patrick, Pedrinho, Kardec e Vargas (esse sob judice). Essa que a opinião nossa não vale nada, estou me valendo do amiGalo Teobaldo, que lamentavelmente ainda sumido dos comentários. Entendo, sei as razões, respeito e comungo dos motivos de seu afastamento, mas me valho de seus ensinamentos.
Pois bem, para a volância, temos Bataglia – fazendo dupla com Alan Franco – contando ainda com Otávio e o garoto Paulo Vitor. Ainda Scarpa, Zaracho, Rubens em sua verdadeira posição e quando entra – de início ou no meio da partida – dá outra cara a equipe. Ainda a opção do Igor Gomes, que acionado durante o jogo tem bom desempenho, diferente de quando lhe é dada a titularidade. E para o ataque, Alisson – que pode atuar avançado ou mesmo no meio e mais Hulk, Paulinho, Cadu, Palácios (que acabou de chegar) e Bernardo que vem no meio do ano. Tem até o Isaac, a ser considerado, apesar do seu empresário. Fato é que se Felipão utilizar qualquer esquema (4-3-3 ou 4-4-2), terá dificuldade e boa dor de cabeça para escolher a formação. Qualquer que seja a opção do treinador, será alvo de críticas, dos especialistas e do Atleticano.
É o ônus de quem escala. Começa o jogo vaiado e termina aplaudido. Ou vice versa. Ou até mesmo vaiado e excomungado, como também aplaudido e ovacionado. Afinal assim é e sempre será o torcedor de futebol, com o Atleticano não é diferente. Independente de qualquer situação, quero é o penta mineiro, o tri da Copa do Brasil, o tetra do Brasileiro e a segunda Liberadores. Então, Felipão, se vira!
*fotos: Pedro Souza/Atlético

17 thoughts to “Expectativas para a sequência da temporada”

  1. Votando aqui para dizer que somos chatos sim, cobramos muito do clube, dos jogadores e dos dirigentes, mas tb reconhecemos quando fazem coisas boas.
    O Patch e as homenagens à mulheres notáveis no uniforme no último jogo foi simplesmente sensacional.

    # Parabéns Galo pela iniciativa!

    1. Bem lembrado, caro! Foi muito bacana mesmo e, por falha do blogueiro, não mencionado no texto. Imperdoável.
      Interessante também, iniciativas como essa, estão acontecendo em diversas áreas na atual gestão. O Instituto Galo é pioneiro e preciso em suas ações sociais. Isso tudo é o Galo contemporâneo. Reciclar é preciso!

  2. O cara chegou aqui com 34/35 anos, já multi milionário mas com um profissionalismo absurdo… provou a todos que a sua escolha pelo nosso CAM não seria em vão… 180 jogos, 100 gols e até onde lembro, 6 canecos conquistados e muito respeito pelo clube e pela torcida… seu nome pro futebol é HULK!!!

    OBS.: se eu pudesse escalar o time para o próximo confronto contra o Coelho, entraria com dois volantes marcadores para ajudar a nossa frágil defesa!!!

  3. Futebol é diversão , antes de qualquer outra coisa .

    Serve para descontrair , para alegrar, serve até para torcer , e o fator que embala tudo isso é a resenha .

    Ah ! , nada como uma boa discussão.

    Então , tem os que se acham os depositários da fidelidade do “ser atleticano” , os querubins em defesa da glória do clube .

    Entre suas características estão a soberba e a vaidade , que colocam seu objeto de admiração num pedestal inalcancável pelas críticas do torcedor comum .

    Sim , existe o torcedor comum , aquele que ri , chora , aplaude, contesta , discorda, no exercício pleno de sua liberdade de expressão e de explosão de seus sentimentos .

    E existem , como disse acima , os querubins , que exteriorizam suas opiniões com desdém e enfado para com aqueles que têm suas próprias convicções e não aceitam essa forma caricaturizada e emproada dos que seguem o Manual do Bom Torcedor .

    Enfim , cada qual com seu cada qual.

    É PRACABÁ !

  4. Bom dia xará e amigalos!
    Para o momento estou esperando nosso GALO devolver as duas derrotas ridículas para o CSA-MG dentro de casa. Só assim para acreditar de vez que a tão esperada evolução chegou. É esperar pra ver…

  5. Saudações Alvinegras. Nosso amigo Paulo Soares, falou quase tudo que eu queria dizer. Está nos faltando humildade. Tanto para o time quanto para nossa situação de torcedor.
    Fui a Arena pela primeira vez ontem (após a morte do meu Pai não tinha tido coragem ainda de voltar ao campo e foi muito emocionante) e claro que fui após vários testes que a Arena já passou, mas o que vi foi um orgulho e tanto, sem ter o que dar pitaco para reclamar, imaginei meu Pai ali aquele atleticano raiz que estaria com 80 anos, entrando pela primeira vez em um Estádio daquele, qual não seria a sua emoção, ele, que juntamente com a geração de nosso ilustre escriba tanto sofreram e foram humilhados e roubados, e sempre taxados de torcedor de time pobre. Que orgulho meu Deus, onde chegamos, ele diria.
    Achei a acústica boa e em jogos gigantes, a Massa irá dar o retorno que se espera de pressão e tudo mais, tudo é muito novo ainda para a Massa, Mas acredito piamente que nossa Arena irá se tornar o caldeirão não hora que a onça for beber água. A massa sempre será insana. O povo sempre arruma motivos para reclamar , tá doido, cheguei em cima da hora, estacionei ao lado da Arena, entrei super tranquilo, sem trânsito sem nada, até as vias de acesso são melhores que ao redor do Mineirão, mas tudo o povo reclama.
    Acho que está faltando um pouco de Humildade ao Atleticano, penso que estamos esquecendo nossas raízes e o quão foi difícil chegar onde chegamos.
    Nosso elenco não é o top 3 mais do Brasil, tal como o Paulo Soares disse, mas ainda acredito que estamos no top 5 , mas independente disso, o Galo sempre encarou grandes adversários mesmo com time inferiores e revertia isso na raça e na vontade.
    Agora que as coisas irão começar a esquentar, temos um bom elenco e temos tudo p alcançar algo grande esse semestre, desde que grande parte da torcida, entenda que o Galo vai naquele roteiro, contra tudo e contra todos, e com a união time e torcida fica mais fácil. Mas pra isso é preciso olhar pra dentro e entender que o time precisa da torcida, e nos unirmos e abraçarmos todos os jogadores e comissão técnica, é o que temos e é assim que seguiremos, portanto ficar de biquinho e pirraça com esse ou aquele não irá mudar nada.
    Borá meu Galo, quando tá valendo tá valendo.
    Aqui é Galo porra, criando na dor na injustiça e no Amor.

    1. Parabéns Tiago!!!!
      Tudo que precisava ser dito, foi exposto em seu comentário. Não somos torcedores, somos Atleticanos. Sempre fomos diferenciados em apoiar e amar nosso Galo. Acompanho o Blogueiro, por achar propositivos seus textos, por ser da mesma geração e por considerar o Galo como um membro de minha família. Infelizmente o extremismo atual e o complexo de vira Latas, estão nos diminuindo e igualando a torcedores comuns. Se tivéssemos todos os atletas do Real Madrid, ainda assim escolheriam alguns para pegar no pé. Vamos apoiar como verdadeiros ATLETICANOS

  6. #FORA FELIPÃO

    Salve Massa e Guru
    Verdade que a classificação ficou mais perto, porém é bom lembrar que com este placar e uma aberração do tal de KuD, entregamos a paçoca na Copa do Brasil.
    Então, a ordem é FOCO TOTAL e nada de soberba.
    Qto ao time, basta o asqueroso entregador de camisas não inventar, escalar quem merece, não inventar de colocar seus protegidos em campo e arrumar urgente posição pra o Scarpa que está em campo igual barata tonta.
    Então o Felipão não atrapalhar, a vaga será nossa!

    Alô diretoria e 4R´s até quando vcs vão segurar a barra de nossos 2 laterais direitos

  7. Bom dia !
    Não somos os melhores, mas também não somos uma bagaceira. Falta um pouco de humildade para aceitar que não estamos mais entre os três melhores elencos do país. 2021 vai ficando distante e está na hora de trabalhar com humildade, com a consciência do limite desse elenco. No futebol nem sempre o melhor orçamento de um clube é a certeza de títulos, principalmente no Brasil. A história do Galo nos mostra isso- em 1971 não tínhamos o melhor elenco, mas tínhamos um grande técnico que conseguiu montar um grupo que apresentou um futebol solidário e conseguimos ser o primeiro campeão brasileiro.
    Essa coisa de timaço , os três melhores elencos, só coloca pressão e ilusão encima do grupo de jogadores.
    A barca de jogadores que não estão rendendo é pesada- Patrick, Edenilson, Kardec, Pedrinho, Jemerson, Vargas . Ainda tem a turma do DM e o investimento em jogadores medianos, como Saravia e Otávio, que acabam tirando a chance de lançamento de jogadores da base . Veja o exemplo do Pavon que abriu espaço para o Alisson.
    Erraram muito de 2022 para cá na formação desse elenco, tanto na liberação de jogadores importantes como na contratação de jogadores que não renderam o esperado.
    Contudo, ainda acho que se trabalhar bem , privilegiando os que estão em melhor forma física e técnica, podemos ganhar algum título de expressão. Agora, se escalar pelo nome e salário vamos ficar mais um ano sem nada.

  8. Um time com mostras de que pode e deve deixar pras o futebol insosso que vinha praticando desde o Bahia e derrotas para o BBB. Preocupa uns clarões enormes no meio campo em certos momentos, com o adversário avançando demasiado a vontade. Mesmo assim, ali Batalha é um destaque tanto na contenção quanto nas transições pro ataque. E quanto ao goleador, que para muitos (onde faço questão de me incluir) já tem lugar cativo de referência na significância atleticana, para uns é Ruque, assim simplesmente distorcido.

  9. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Como dizia Padre Torga, o apressado come cru. Então, na minha opinião, o que tbem não significa nada, devemos aguardar a final do mineiro, pois este time do Galo, no jogo contra o Kuiei foi bafejado pela sorte. Se o gol feito perdido pelo Mateusinho tivesse entrado, sei não viu.. Este time do Galo tá devendo duas VITÓRIAS CONVINCENTES sobre o Cruzeiro. O time deles foi eliminado da Copa do Brasil pelo Souza. Não é possível que este time do Galo não sabe furar um retranca? Passada a euforia da vitória sobre o Kuiei é hora de colocar os pés no chao, para nao sermos vitimas da filosofia ” tem de piorar para melhorar”. O América é time da Segunda Divisão. Jogadores como Allisson e Rubens são promessas, precisam ser testados em grandes jogos. Alan Franco é meia boca. Lateral direito não temos. Jemerson é fraco. Mauricio Lemos pessimo no jogo aéreo. Rabelo e Zaracho são fichados no DM. Para almejar títulos de expressao, o Galo precisa de reforços: um lateral direito, um zagueiro é um segundo volante( todos para serem titulares) e um jogador tipo aquele Micael que era do Flamengo ou Jhon Arias do Fluminense. Cara do um contra um. Contratar promessa da Colombia, promessa do Atletic, colocar as expectativas em Allisson, cadu, Rubens e manter no plantel Mariano, Saravia, Jemerson, Edenilson, Patrick, Kardec é muito preocupante. No Galo é preciso partir uma barca capitaneada pelo Felipao e de chegar reforços de verdade e não apostas. O Galo não é casa loterica!

    1. Se o Paulinho tivesse marcado aquele gol, o arqueiro azul pegou no susto, sei sim que o resultado teria sido outro na derrota reclamada. Isso é futebol.
      Gosto de Franco e acredito serem Rubens e Alisson realidades, que Cadu possa se juntar a eles. Nossa pequena divergência não nos coloca em posições antagonicas. Ao contrário, por conhece-lo bem, sei que desejamos o melhor ao nosso Galo.
      Muito diferente, por exemplo, de alguns poucos que investem no caos. Viveremos bons e maus momentos, festejando e sofrendo em cada deles, sem perder a essencia da Atleticanidade. E, o que acho mais saudável,mostrando a cara qual seja a situação. Já os torcedores da tragédia só se expõe no momento adverso. Viste algum comemorando os títulos recentes?
      Sigamos, caro Domingos Sávio, ainda vamos viver muito choros. De alegrias e também de tristezas, mas sempre Gaaalooo!

      1. “Muito diferente, por exemplo, de ALGUNS POUCOS que investem no caos”.

        O blogueiro não sabe contar – Rsssssss… sigamos (ou não)!

        Minhas cordiais saudações a todos os amiGalos, em especial ao GB pelo comentário de ontem, 10/03/24 às 14:08h

        ps.: E o tal café? Sai ou não sai?

      2. Além de discordar sobre o Alan Franco, endosso também a opinião do Ávila e de fato Rubens e Alisson são realidade e não promessas!

    2. DOMINGOS SÁVIO ,

      muito boa a sua resenha .

      Afinal , existe o mundo ilusório e o mundo real , e cada qual navegue o seu barco onde melhor lhe aprouver.

      A escolha de um ou outro caminho não confere a ninguém a outorga de ser MAIS ou MENOS atleticano que o outro .

    3. Concordo com o comentário, com exceção do Alan Franco. Não o acho meia boca e sim injustiçado! Sempre foi preterido pelos piores Otávio e Edenílson, quando teve sequência antes da grave Covid que pegou, foi bem. O resto eu endosso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *