Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vale o dito pelo R10?


Chegou a hora dessa gente mostrar seu valor! Nosso encerramento de temporada, ano passado, aliado aos jogos do campeonato mineiro são estarrecedores. Somando esses nove jogos, são três derrotas – todas vexatórias -, dois empates – inesperados – e quatro vitórias absolutamente normais. Democrata, Athletic, Itabirito e Ipatinga, com todo respeito aos moradores de Governador Valadares, São João Del Rey e as outras duas com o mesmo nome dos times locais, não são adversários para medir força com o Galo.
Já empatar com América, coincidentemente nosso adversário de hoje, pode ser considerado aceitável, mas Tombense na nossa casa jamais. Assim como as três derrotas, ainda que duas delas tenham sido na casa dos adversários, mas aquela na Arena do Galo ainda não foi digerida. Ainda que numa das outras duas, uma tenha sido num pasto, patrocinado (sem intenção de trocadilho infame) pelo adversário e a prefeitura (que merece ser minúscula) de uma cidade tão querida e simpática. Foi uma derrapada municipal, próprio de quem não se importa com a Justiça. Talvez prestem conta com a (justiça) divina!
Pois é, bem ou mal, fato é que chegamos – a duras penas (de galo) – a fase decisiva do estadual. Com a pior campanha, entre todos os finalistas, também podemos afirmar que somos o único entre os mineiros ainda na Copa do Brasil. Os outros três, todos, foram eliminados na primeira e única partida da fase classificatória desta competição nacional. Já o Galo, assim como os principais clubes brasileiros, só entra na disputa a partir da terceira fase. As duas primeiras é para “oportunizar times menores a avançarem na CB. De Minas, quatro já ficaram pelo caminho, restam Galo e – por enquanto – Athletic do prefeito falastrão.

E é com esse espírito de ser o maior e melhor de Minas, ao longo dos tempos e na atualidade, que vamos iniciar a fase de “quando tá valendo tá valendo” – como diria Ronaldinho -, um dos maiores ídolos da nossa história Atleticana. O adversário de hoje e do próximo final de semana, tem a vantagem de dois empates ou mesmo vitória e derrota que lhe assegurem a igualdade no saldo de gols, mas temos – indubitavelmente – elenco muito superior. Tanto ao concorrente de hoje quanto aos demais times de Minas Gerais. Entretanto, a postura tem de ser diferente daquilo que assistimos na fase classificatória. O Atleticano, ao que parece, desconfiado nem deve lotar todas as cadeiras do estádio do Galo. Fruto dessa insatisfação.
Chegou a hora desse elenco, pouco reforçado em relação a temporada passada, mostrar seu valor e a confiança da diretoria e comissão técnica. É o mínimo que podemos esperar num ano que temos ainda disputas importantíssimas pela frente. Brasileiro e Copa do Brasil, competições nacionais, ainda a Libertadores que vale vaga no mundial – assim como em 2013 – quando o Galo foi o melhor das Américas. Vencer o mineiro, que se tem pouco valor de conquista é um peso para quem perde, seria o marco pra buscar resgatar a confiança e auto estima do Torcedor Atleticano. Que anda muito “P” da vida com a atuação do time e os consequentes resultados em campo.
Para isso, tem de vencer o América e motivar a Massa. Só com uma vitória consistente e convincente, irá caminhar nessa direção. Felipão, ao que estamos acompanhando – com exceção de Zaracho – terá todo o elenco à disposição para esse primeiro confronto. Nem vou arriscar nas escolhas, embora semana passada, tivesse sido certeiro. É que, diferente do meu pensar e do desejo do Torcedor, ele prefere os jogadores mais rodados. Portanto, dificilmente irá ousar com Rubens e Cadu, talvez com Alisson, mas deve manter e até voltar com alguns contestados. Vamos esperar a escalação oficial. Em campo, o Atleticano quer e espera comprometimento de todo o elenco. Tá aí a oportunidade de trazer a Massa de volta para apoiar o time na reta final do mineiro e nas demais competições que se iniciam em abril. Pra cima deles, Gaaalooo!
*fotos: Pedro Souza/Atlético

15 thoughts to “Vale o dito pelo R10?”

  1. Pois é, quando tá valendo, tá valendo. Diante do Galo caiu o único invicto da competição. E agora podemos perder por um gol de diferença pra chegarmos à nossa 19ª final seguida (tem q conferir pra saber se essa sequência já é um recorde).
    E se der a lógica, vai se repetir a final de 2020 do mineiro.

  2. Boa tarde!
    Edenilson, Vargas, Patrick, Pedrinho, Kardec…e até mesmo Arana. Se entra com esses bois cansados ou mesmo um deles, significa que a vaca não saiu do brejo.
    Cansado desse Felipão e dessas escolhas hierárquicas. Essa mula tinha que aprender que joga quem estiver melhor.

  3. Jemerson vai jogar……
    Vamos perder…. derrota certa.
    Esse cara é uma porcaria e responsável por vários gols no Galo.
    O Felipão é burro mesmo.
    Haja paciência com esse jurássico.

  4. Jemerson vai jogar……
    Vamos perder…. derrota certa.
    Esse cara é uma porcaria e responsável por vários gols no Galo.
    O Felipão é burro mesmo.

  5. Bom dia xará e amigalos! Chegou a hora dessa equipe parar com o futebol pífio incluindo o jogo contra o Bahia no final do Brasileirão de 2023. Chegou a hora de Felipão acabar com o “mais do mesmo”. Chegou a hora de Felipão vencer o primeiro clássico. Galo tem levado banho de bola desse Mequinha que em 2024 terá a dificílima tarefa de se manter na Série B e não cair pra C!!! Espero outra estratégia hoje e um jogo diferente por parte do GALO.

  6. Bom dia Eduardo e massa. Mas logo veremos o Gaga ultrapassado e seus afilhados a passear em campo contra o kuei.rsrs. scarpa precisa sair de férias. Paulinho precisa ressuscitar. Arana deveria sair de férias. Aliás o Gaga ultrapassado tirano jogadores das posições scarpa de ala esquerda. Aff. Sabe quanto veremos Cadu. Rubens e Alisson jogar juntos de novo? talvez quando o Gaga 7×1 ultrapassado vazaaaa do Galo. Logo mais preparar-te para ataque cardíacos com seus afilhados. Edenilson. Vargas e Patrick e jermeson. A se tivesse uma diretoria. Aff. Cuidado com kuei Gaga 7×1 burro e bois cansados. Vá Galooooo.

  7. Manchete:

    Menin insatisfeito reclama do desempenho da equipe.
    Ele não paga ingresso e ainda quer reclamar? Felipão, enquadra o Menin ai!

  8. Bom dia, prezados Atleticanos

    Ontem foi o Dia Internacional da Mulher e temos que reverenciar D. Alice Neves, mãe de Mário Neves, um dos 22 meninos fundadores do Galo. Eles jogavam bola no Parque Municipal.

    Na sua pensão, ela costurava, com muito amor, os uniformes em preto e branco para o time, bem como as bandeiras a serem balançadas nos campos. Pois que ela nos ajude a ser pentacampeões.

    Não tá nada fácil pelo futebol apresentado. O time fez a pior campanha entre os 04 e tem que vencer clássicos, “simples assim”. Ou seja, ganhar em casa e empatar fora, ou quem sabe, ganhar o 2º tbém, sempre na casa deles.

    Que venha a vitória para nos alegrar e deixar felizes, também, as milhões de alteticanas, incluindo Dona Alice, esteja onde estivar. Boora, Gaaalôôôô.

  9. Bom dia, todos! Como grande especialista em cornetagem que eu sou, gostaria de ver meu Galo hoje com o Bataglia, Rubens, Scarpa e Alisson. Hulk e Paulinho.

  10. Bom dia Avila. Padre Torga, dizia que as vezes se ganha perdendo ou se perde ganhando. Se o Galo ganhar esse pentacampeonato será uma ilusão. Um time que tem na defesa jogadores do nivel de Mariano, Jemerson e Arana( seu desempenho atual é horroroso), não tem cacife para ganhar títulos maiores. O Flamengo foi no Bragantino e contratou Leo Ortiz para REFORCAR a zaga. Isto é reforço. O pior cenário para o Galo é ganhar esse Mineiro. Se for eliminado pelo América, teremos um ganho enorme: livramento desse Filipao e ficará desmascarada a farsa do elenco qualificado. Então na esteira das liçoes do Padre Torga, uma derrota na Arena para o Kuiei nos proporcionara o livramento desse Filipao e a possibilidade de correçao de rumos. A conquista desse mineiro, além de ser injusta pela campanha do time, vai ser uma cortina de fumaça para encobrir a farsa do elenco qualificado.

  11. # FORA FELIPÃO

    Salve Massa e Guru
    Verdade Guru, Hora da operação amnésia!
    Hora de esquecer o futebol covarde e vergonhoso jogado pelo time deste asqueroso treinador, hora de esquecer que temos no elenco, uns 5 ou 6 jogadores bois cansados, que só se andam aparecendo, para ir ao banco sacar dinheiro do salário astronômico e vergonhoso que o clube paga.
    Hora de esquecer a inércia e bananagem da diretoria omissa.
    Hora de esquecer a sacanagem que esta SAF vem fazendo com o torcedor ao enganá-lo prometendo contratações e time competitivo.
    Enfim, o Galo é nossa razão de ser e por ele, uma amnésiasinha nesta hora não custa nada.
    #VAI PRA CIMA DELES GALO!!!!!

  12. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Jogo encardido o de logo mais. Temos plantel mas não temos time que inspira confiança. Mas…se jogar bola, temos todas condições de um bom placar. Também acho que só o Alysson será aproveitado como titular. Rubens e Cadu serão reservas. Chega de sofrimentos e está na hora de sintonia entre time e torcida, porque até agora, cada qual para o seu lado. Está na hora de uma sacudidela e o galo começar o ano de 24 porque até agora não jogou nada. Mas somos teimosos e vamos acreditar no imponderável…
    Hoje e sempre, galo!!!

  13. Bom dia!
    Estamos aguardando o “timaço” dos Menins dar as caras, porque até agora, timaço só na folha de pagamento. Mesmo ano passado, na recuperação no segundo turno do Brasileiro, o futebol apresentado não foi grande coisa, com exceção do jogo no Rio contra o urubu. Foi o futebol de resultados do Felipão, mas nem isso estamos tendo esse ano.
    O primeiro tempo contra o o Ipatinga, mostrou- se um time mais organizado, objetivo, que os medalhões do elenco se inspirem nos jovens Cadu, Alisson e Rubens e nos tragam a classificação para final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *