Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Felipão precisa entender o Atleticano

Sou, confesso e já repeti aqui, um entre muitos Atleticanos que gostaram da contração do treinador. Naquele momento que assumiu, em substituição ao emocionalmente instável Coudet, somamos rodadas sem vencer. Só no Brasileirão, ao que me recordo, foram sete jogos (quatro derrotas e três empates) conquistando tão e somente três míseros pontos em 21 possíveis. Ao final, ficamos a apenas quatro do vencedor da competição. Fez falta.

Pra refrescar a memória, que tenho razoável, estreou com Fluminense (empate), depois pegou o Fortaleza (derrota) e seguiu América (e), Corinthians (d), Goiás (e), Grêmio (d) e Flamídia (d). Adicione-se empates e derrota pela Libertadores, Libertad e Palmeiras, nessa ordem. Daí vencemos o São Paulo – pelo BR -, encerrando um jejum de nove jogos, e logo depois num empate sem gols, eliminados da Libertadores.

Veio o segundo turno, a equipe dirigida pelo Scolari reagiu – prefiro acreditar que pela ação e orientação do treinador – merecendo o título simbólico de campeão do returno. Após as férias e com uma única contratação pontual, dentro do que o próprio técnico vinha pregando, mantida a base do elenco que assumiu em meados do ano passado. Scarpa seria a peça que faltou para o equilíbrio do time.

Pois bem, depois de seis rodadas no mineiro, com 10 pontos em 18 disputados (3 vitórias, um empate e duas derrotas), o time mesmo vencendo não convence e tampouco motiva ao exigente Torcedor Atleticano. Ao contrário, saiu vaiado em algumas partidas na condição de mandante, como nas derrota e empate para equipes tecnicamente inferiores ao Galo. Sábado último, apesar de vencer – em Brasília – ao recém-nascido Itabirito, deixou muito Atleticano irritado com o pífio desempenho em campo.

O treinador, ao voltar para Belo Horizonte, por um vídeo, teria se estranhado com parte da Massa no aeroporto. Vi e revi essa gravação em dois ângulos diferentes, porém não é possível identificar o que teria dito, mas pela cara amarrada não foi uma reação amistosa. Dalí para cá, algumas informações – não confirmadas – dão conta que estaria pensando em deixar o comando Atleticano. Considerações pessoais, me sinto à vontade para registrar, não queria sua saída pois acho que pode fazer o time produzir muito mais que isso que rendeu até o momento. Entretanto, para ficar aqui contrariado, igualmente não me incomodaria se a decisão unilateral fosse por abandonar o barco. Prefiro insistir na continuidade, desde que seja agradável e conveniente as partes.

É importante que Felipão saiba que aqui em Minas Gerais, além de o Atleticano ser maioria e ter uma Torcida apaixonada, somos o time com maior número de conquistas entre todas as equipes concorrentes. Estaduais são dez a mais que o segundo colocado – 48 a 38 cada -, caminhando para o penta. Lembre Felipão, o senhor foi penta mundial, não arranhe sua imagem. Se perder essa oportunidade de repeteco no estadual mineiro, será – implacavelmente – lembrado e cobrado. Adicione o fato de o Galo ser o último mineiro a conquistar além do campeonato regional, ainda a Libertadores, o Brasileiro, a Copa do Brasil, Super Copa e Recopa. Outros, sim, entre times de Minas Gerais, até ganharam títulos e classificações, mas nas séries B, C e D nacionais.

Por fim, caro senhor Luiz Felipe Scolari, lembre-se que ainda vamos ter pela frente na temporada, além desse estadual, a Libertadores – que vale vaga para dois mundiais -, o Brasileirão e a Copa do Brasil. Essa última, entre os mineiros, o Galo só vai entrar depois dessa fase prévia e classificatória para clubes de menor expressão e visibilidade. Além do nosso time, outros três mineiros ainda lutam por vaga. São América, Athletic e Vila Nova, já que dois outros foram eliminados na noite de ontem com derrotas vergonhosas quando jogavam por empate simples.

E, aqui no estadual, frente a ambos, jogando em casa, conquistamos tão e somente um em seis pontos possíveis. Bora trabalhar, Felipão, ficar de cara amarrada e zangada para Torcedor e setorista não tem ajudado em nossa confiança e humor. Descruza os braços, tira as mãos do bolso e atira – braços e mãos – de trás pra frente do corpo, comandando e agitando seu elenco a vencer e convencer essa exigente Massa.

*fotos: Pedro Souza\Atlético

22 thoughts to “Felipão precisa entender o Atleticano”

  1. Boa tarde Eduardo e massa. Não esperava nada do Victor é outro pal mandato dos donos do Galo. Repito quando o 7×1 ultrapassado for demitido ja fomos eliminado em tudo. A estreia do Victor foi elogiar o péssimo treinador junto com a rainha da Inglaterra e donos do Galo. Vergonha vocês não entendem nada de futebol. infelizmente o 2024 vá ser pior que 2022.2023. Com este péssimo treinador ultrapassado nem o poderoso rural ganha. Aff. Vá Galooooo

  2. Nestas “N” décadas comendo o *pão q o cramulhão amassou* atrás do CAM, já vi de tudo e mais um pouco. De torcedor invadindo o gramado e sair no braço com o juiz, fincar a bandeira do Gigantesco dentro do gol,pedir a cabeça do finado mestre Telê no Horto,do finado Gerson por ñ furar gol nas märiä,no Horto tbm, fui no protesto em 2008 e ajudei a lavar a calçada da Sede _ q querem passar nos cobres, só q esquecem q ela tem 900 donos e eu sou um deles com duas cotas e já adianto NÃO ESTÃO Á VENDA _,fiquei de fora no Mineirão no mesmo ano no jogo frente ao coxa no boicote chamado, ” diretoria zero, público zero” marcada na Comunidade do GALO no Orkut,já vi treinador escalar alambrado e sair no braço com torcedor á, ver o GALO ser roubado inúmeras vezes dentro de campo,fora dele em 20/07/2023 foi a primeira vez ,e …parar por aqui senão meu comment fica maior q o texto. Dito isso, nestas “N” décadas vi td acima relatado,mas JAMAIS vi um bosta de um treinador fazer o que esse moleque de 74 anos de idade vem fazendo desde q foi ” plantado estrategicamente dentro do GALO”. Não é a primeira vez q esse moleque de 74 anos me manda tnc_ sim! Ofendeu um irmão de cores,eu tbm me sinto ofendido. Foi assim q aprendí._ , aconteceu em Uberlândia,no campo dos menin,em Confins e vai acontecer de novo, questão de dias .Esse sr pode ter sido tudo ,mas no GALO ainda é um NADA. Ele é igual a Nokia,a Olimpus, Nikon e uscaraiu,q um dia tbm já foram top 1 em seus segmentos e hj pouco são lembradas pelo q ja foram um dia. Esse sr é cópia fiel do modo de pensar dos ricaços em tudo,não atoa passam pano, e endossam, tudo q esse ele faz. Qtº mais esse sr constranger a tudo e á todos,melhor,assim as cobranças q estariam voltadas á eles nem chegam perto. O velho e aguerrido CAM q durante 115 anos forjou o caráter de todo um imenso e fiel povo, se tornou isso daí ,um brinquedinho de ricaço q pouco se lixa p quem foi q amassou o pão,dando lucro , pode ser qqr um. Não sou fora Scolari,sou fora QUEM PASSA PANO p essa turma de ricaços criados com leite de pêra q tomou o extinto e Gigantesco CAM de assalto e na mão grande. Diretoria zero, zero da minha grana suada.

  3. A torcida do Galo já tolerou muita coisa e ainda tolera… não toleramos desrespeito com a torcida, isso inclui amizades com o rival, mas criticar a torcida e xingar um torcedor que APENAS fez seu papel de CORNETA, que geralmente condiz com a opinião da maioria da MASSA foi a gota d’água. Esse senhor infelizmente vai ficar morcegando até mandarem ele embora, já que o único motivo que o fez sair da aposentadoria foi um astronômico salário igual ou maior ao do HULK.
    Espero que seja homem pra pedir pra sair, não tem o menor clima pra sua continuidade.
    Um técnico pra treinar o Clube Atlético Mineiro só tem dois requisitos: Respeitar a massa e jogar sem medo! Só isso! E o atual treinador não cumpre nenhum dos dois.
    Gostaria muito de ver o Cuca de volta, calar a boca dos anti, mas ainda preferiria que fosse dada uma chance ao Lucas Gonçalves, conhece bem os jogadores e tem um estilo de jogo que irá agradar aos jogadores e a torcida.

  4. Salve Massa e Guru

    Este imbecil já deveria ter ido embora há tempos e se depender de mim, pago o uber e vou até Confins para comemorar sua saída.
    Ele pensa que aqui vai tripudiar a torcida, como fez em outros clubes? Aqui não violão!
    Ele não disse que não ouve a torcida? Porque se irritou com a cobrança?
    O time na mão deste cara é uma bagunça, medroso, covarde e não mostra em campo nenhuma vontade.
    Claro o paizão garante a titularidade pro seus peixes!
    Vá pro colo do capeta Felipão e leve consigo o título mundial que vc tanto usa pra justificar esta postura arrogante e imbecil.

  5. Bom dia!
    Não há mais clima pra o turrão, teimoso e mal educado Felipão.
    Vai embora! Será um favor. E essa diretoria fraca nem precisa se preocupar em contratar outro treinador, porque é desastre na certa. Fica com Lucas Gonçalves e pronto.
    Fora Felipão, Edenilson e Patrick!
    Ficamos livres do péssimo Rodrigo Caetano.

  6. Bom dia.

    O recado está aí, para quem quiser ver.

    Tombense e Marias eliminados da copa do Brasil.

    O GALO sofreu para empatar com a Tombense, e tirando o jogo contra o Democrata gv, poderíamos ter sido derrotados nas demais partidas.

    O time não corre, não marca ninguém, não tem poder de criação…

    Tá dando preguiça assistir aos jogos do GALO.
    Abraço.

  7. Bom dia….primeiramente digo que sou cruzeirense. Entendo que a zoação faz parte desse mundo de futebol…da mesma forma que zoamos quando vcs foram “alagados” tb no nordeste. Mas o curioso é ler que vcs não ganharam de times “inferiores” e que esses 2 times foram eliminados ontem. Poder-se-ia concluir que os 2 classificados são superiores ao Atlético? Ou seria Soberba? Temos entender, com todo respeito, que futebol não se ganha com nome. Ontem em nenhum momento, pós jogo, meu clube alegou “grama alta” ou chuva” como estratégia do adversário. Pelo contrário, cada jogador reconheceu o vexame, fato que não foi feito pelas estrelas de folha salarial estratosférica. Muita coisa ainda vai acontecer nesse ano. As vezes o Atlético vai se encontrar de novo com o Palmeiras em alguma fase da Libertadores e ai será a hora da zoação. Vamos em frente, respeitando-nos mutuamente, pois somos simples torcedores ao contrário dos artistas principais que não fazem nada por nós e sim por eles. Não tem santo nessa história. “Sigamos”…

  8. Bom dia xará e amigalos. Vejam como nosso GALO está abaixo da crítica. CSA-MG eliminado da Copa do Brasil pelo Sousa-PB. Tombense eliminado da Copa do Brasil pelo Anápolis-GO. Tanto CSA-MG e Tombense encararam e jogaram melhor do que o GALO neste fraquíssimo campeonato mineiro, um torneio de nivel técnico baixo e o GALO não consegue sobressair. Vamos ver se a coisa melhora contra o também fraco Mequinha Série B no sábado…

    1. Resposta ao Cruzeirense Marquinhos: Não consegui achar a palavra “inferior” ou “superior” no meu comentário ou de outro amigalo no que se refere ao seu time ou ao Tombense. Apenas que o GALO jogou pior do que esses dois times no campeonato mineiro.

  9. Dizem que chumbo trocado não dói. Pois é…

    Na cena do aeroporto, Felipão teria mandado um torcedor para aquele lugar em resposta ao mesmo torcedor que teria feito o mesmo, v”.
    “ô Felipão, vai tomar caju!!!”…

    A escaramuça houve entre um e outro e não entre o treinador e a Massa…

    O BARATA dirá que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra. Uma coisa é uma rusga entre o treinador e um torcedor e outra seria entre e a Massa …

    São coisas distintas…

    Como não passou o fato de uma escaramuça específica entre duas pessoas e só, não pode isso se transformar em motivo para a Torcida exigir a demissão do treinador ou a sua punição pelo Clube…

    Mas a Torcida, a maioria, depois do fato quer por que quer a cabeça do Felipão em uma bandeja…

    Em enquetes feitas nos canais do Beto Guerra e Breno Galante deu mais de 80% de favoráveis a demissão do treinador…

    Esse fato está escondendo algo que a Torcida e a imprensa parecem ter se esquecido…

    Quando o COUDET deu aquele chilique e acabou demitido, o motivo daquela histeria teria sido a desidratação do elenco que era considerado curto e estava sendo desmontado…

    Felipão chegou, pôs panos quentes e blindou a Direção em relação a reforços. Apenas chegou Scarpa e mais ninguém…

    O time depois da campanha de 21 foi desmanchado a tal ponto que perdeu os ponteiros num ataque que ficou manco e claudicante. O elenco é curto e está sem reposição do que era em 21.

    O problema não será resolvido com a queda do treinador. O problema é que quem chegar não vai a priori conseguir pôr ordem na casa…

    Quem chegar e no máximo irá dar conta de tocar até dezembro, isso se não cair antes.

    “Ah, mas o time com Felipão não está jogando nada e mamãe me acode”, dirá o torcedor que está vendo o pífio desempenho da equipe em campo…

    Concordo!!!

    E aqui há um impasse e um cabo de guerra: enquanto a Torcida acha que o Felipão é o problema, a Direção acha que ele é a solução…

    E o Victor Baggi, na condição de novo Diretor de Futebol e diante de uma primeira crise, tratou de atuar como bombeiro e jogou água na fervura, blindando tanto o treinador, quanto a Direção e o próprio Time.

    Victor, sem fazer nada, terá feito muita coisa.

    E convenhamos…

    Tem hora pra tudo. Tem hora que o melhor é não fazer nada do que arriscar a querer fazer demais.

    O Victor terá agido bem.

    1. O Felipão não escalando nunca mais, Edenilson, Patrick e Kardec, pode ir tranquilo tomar onde ele quiser, na hora que ele quiser, e pode continuar no cargo dele ganhando sua fortuna mensal. Se ele não escalar os citados já vai ajudar bastante.

  10. Felipão pode sumir pro raio que o parta, se ele nao tem paciência com o torcedor imagine o torcedor com esse tombado! Sair do galo será a salvação do nosso 2024. Técnico péssimo, não consegue armar um time caríssimo e qualificado para disputar o poderosíssimo campeonato mineiro. Nos poupe a todos e vaza.

  11. Sugestão de escalação para a proxima partida: Everson Sousa, Saravia Sousa, Fuchs Sousa, Jemerson Sousa, Rubens Sousa, Otávio Sousa, Bataglia Sousa, Alisson Sousa, Scarpa Sousa, Hulk Sousa e Paulinho Sousa.

  12. Enquanto o torcedor não encarar a realidade , a turma “vai levando” .
    Pro buraco , claro .

    Exemplo disso é lermos que Scolari TERIA se desentendido com um torcedor .

    Teria , não , ele o fez , em “alta e boa leitura labial” , parafraseando a máxima .

    Mas , também , não é pra causar desespero algum , afinal o time está a caminho (se não acontecer um choque de alta tensão)
    de disputar seu primeiro grande título na Arena multiuso :
    o Troféu Inconfidência !

    Vai ser o máximo !

  13. Caro Eduardo,
    acredito que a maré vai mudar. Aliás a derrota para o tri B foi um acaso, pergunte ao Souza que ele irá confirmar. Mais importante que alguns jogos que , algumas pessoas fazem até volta olímpica quando ganham, o importante é título. Confio que vamos conseguir.

  14. Bom dia Eduardo e Massa.

    Já disse aqui algumas vezes #ForaFelipão e chega da colônia de Curitiba (nada de Cuca mais). Não queremos mais técnicos ultrapassados, rancorosos.

    Felipão é rancoroso com a Massa, com alguns jornalistas em entrevistas, etc. Queremos técnico com métodos mais modernos.

    Aqui é Galooo.

  15. SOUZA , com duas BALAS perdidas (não tão perdidas assim, encontraram as redes) , caetano saindo , filipao repensando em sair , o ano promete . Vai , GALOOOOOOOO

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    O Felipão, se é que ja teve, perdeu a confiança dos torcedores do galo. Se não se encontra em condições de entregar resultados, e com prazo de validade vencido no fim do ano, o que pode ser um fator desestimulante para o treinador, o melhor a fazer é pedir o boné, a diretoria aceitar, e vida que se segue. O Felipão perdeu o grupo, isto é um fato. Escala mal e parece-me míope em não ver que existem jogadores da base que merecem disputar a titularidade. Insistir sempre com protegidos pode ser o fator de desestabilizacao do time . Alguns jogadores têm demonstrado desconforto no posicionamento no campo. Recentemente o Scarpa demonstrou esse descontentamento. E quando os jogadores não se sentem bem no campo de jogo, os resultados são os que estão entregando o galo. A saída de Felipão é o que melhor pode acontecer neste momento.
    Insistir com quem não quer continuar é desmotivante para a equipe e para nós torcedores.
    Vamos pensar pra frente…
    Hoje e sempre, galo!!!

  17. Bom dia !
    Neste dia 22 de fevereiro Atlético 4 X 0 Bahia em 1978
    Atlético 2 X 1 CRB- AL em 1984.
    O que tem haver essas vitórias com o dia de hoje, assim como o assunto Felipão? Nada haver, o real motivo é vir aqui hoje para ler as zoeiras do vexamoso azulado. Tinha certeza que tinha post hoje. Não ia passar em branco. Hoje o Eduardo vai divertir muito.
    Fotos do Pedro Souza, que não é com S , mas é Sousa.

  18. Bom dia Eduardo Avila de SOUZA. Bom dia a todos. Souza somos todos nós! Esse Felipao conseguiu perder duas vezes para o Cruzeiro. Só sabe jogar na retranca. O próprio Arana já reclamou desse negócio de ficar ” levantando bola na area”. E por que esse Edenilson não sai do time? E a insistencia com esse Jemerson? Felipao Só agrada os donos do time, pois é um técnico que não pede reforços. Qual outro técnico iria se contentar com Mariano e Saravia de Laterais? Quer saber? Eu vou torcer para o América dar uma lapada no Galo. A gente perde o mineiro, mas fica livre desse Felipao, Edenilson e Jemerson. Ah, mas qual outro técnico? Coloquem o Lucas Gonçalves, com o Rever de auxiliar. Podem ter certeza que pior do que está não fica. E afastem do time, o Edenilson, Jemerson, Patrick, Alan Kardec, Mariano e Pedrinho. Sábado eu sou kuei. Chega desse Felipao! Por fim Avila, com o Felipao, ver jogo do Galo não é prazeiroso, aquilo é punição, mesmo no segundo turno do Brasileiro aquelas retrancas, aqueles chutoes, ninguém merece. E ainda nao tem o mínimo de educação nas entrevistas. Fica criticando e menosprezando a torcida. Como diría Padre Torga: É PRACABA MESMO! FORA FELIPAO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *