Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reação e comprometimento, já!


Em meio a tanto – disse, me disse, não disse –, o Galo pega na tarde de hoje o líder geral do campeonato mineiro até o momento. O América, surpreendentemente ou não, em seis jogos venceu quatro vezes e teve dois empates. Interessante, nas duas derrapadas, o coelho não superou adversários teoricamente mais fracos e jogando em casa. Itabirito e Vila Nova empataram em zero no mesmo Independência, que vai abrigar nosso confronto com o antigo rival de Minas Gerais. Goleou o Pouso Alegre e o Ipatinga, metendo seis gols em cada deles, e nas outras duas partidas dois a zero nos adversários.
Nosso time tem de entrar em campo totalmente diferente do que apresentou até o momento. Nas seis rodadas, com sinceridade, apenas 10 pontos em três vitórias e um empate, aliado a duas vexatórias derrotas, não coincide com a tradição Atleticana e tampouco com o elenco caro e qualificado que Felipão tem em mãos. E é sobre ele toda essa celeuma que referi na abertura. Xingou ou não o Torcedor no aeroporto. Se sim, pouco importa se foi palavrão ou tão e somente ter chamado de chato. Nosso maior patrimônio, em que pese o enorme valor financeiro dos sócios da SAF, ainda é a nossa fiel e apaixonada Torcida. Que tem de ser respeitada. Ainda que exista, infiltrados, que se dizem Atleticanos e suas manifestações sempre na contramão.
Antes de entrar no mérito do que esperamos para hoje, afirmo sem medo de errar, que essas informações – distorcidas ou inventadas – é o resultado dessa nova ordem no futebol. E não é só no Galo, mas virou regra. Não é mais permitido o acesso de setoristas nos Centros de Treinamentos. Aliado a falta de informações precisas, facultaram o surgimento de personagens descompromissados com a verdade – conhecidos como fake news – espalhando informações falsas para alarmar o público-alvo. Todos os times passam por isso, até mesmo em outros setores da nossa vida e cotidiano. Preferem a informação via assessoria e notinhas de desmentido, nesse caso muitas vezes mais mentirosas que a fofoca.

Dito isso, vamos ao que interessa ao Atleticano neste sábado e sétima rodada do mineiro. Vencer, vencer, vencer, mais que ser o nosso ideal, virou necessidade. Em caso de mais algum descuido, o fantasma de ficar fora da fase final é iminente. Nessa altura, considerando que três concorrentes estão a nossa frente na classificação geral e um outro só perde a quarta melhor campanha por um gol a menos de saldo, quero esquecer a disputa pelo pódio final e centrar na busca dessa vaga. Seria um mico, vexame similar a Afogados ou Alagados de Sousa, se essa vaga não for do Galo. Afinal, se temos 48 títulos e o segundo apenas 38, vale lembrar ainda que nas últimas 17 competições o Galo esteve em todas as finais. Venceu dez vezes e foi vice nas sete outras. Disputou a final com cinco times diferentes. Essa hegemonia não pode sofrer abalo, caro Luiz Felipe Scolari. Ação!
Vencer hoje, pelos cálculos matemáticos, praticamente assegura a vaga no quadrangular final, mas longe da desejada melhor campanha. Nossos concorrentes, exceção do América que é o adversário da rodada, tem jogos teoricamente fáceis. Vale dizer, se seguir esse roteiro de classificação, vamos ter de enfrentar concorrentes precisando vencer uma e empatar outra partida. Ou, noutra possibilidade, vencendo uma e perdendo outra, garantir o triunfo no saldo de gols. Sem dois resultados iguais.
Para tanto, eu a grande maioria dos Torcedores do Galo, queremos e esperamos atitude diferente da equipe no jogo de hoje. A começar pelas escolhas do treinador. Se uma hora antes, ao ser divulgada a escalação, ler que Felipão insistirá com Edenílson e Patrick, claro vai ficar que quer o confronto com a Massa. A melhor formação para o setor, qualquer um sabe, é Battaglia, Otávio (ou Alan Franco), Zaracho e Scarpa. Como o argentino está – de novo – no DM, sua vaga deveria ser preenchida com Rubens ou mesmo Alisson. Mas, Felipão – o penta mundial – enxerga diferente. No mais o Éverson; Saravia (se não fosse a suspensão de Mariano, esse seria o escolhido pelo treineiro), Fuchs, Jermerson (só pelas contusões de Rabello e Lemos) e Arana. Lá na frente Paulinho e Hulk.
*fotos: Pedro Souza/Atlético

14 thoughts to “Reação e comprometimento, já!”

  1. Boa tarde,

    Hoje eu iria de 4-3-3 com o Alisson indo para cima deles e segurando o lateral.
    Mas se o Felipão teimar no 4-4-2 seria o Bataglia e o Rubens.
    Espero que não cometa o erro de numa necessidade improvisar o “Edenilson” com zagueiro ao invés de colocar o Rômulo, digo Edenilson todos sabemos o porquê, afinal ele tem que arrumar um lugarzinho para seu protegido, Everson que se cuide.
    Tenho a sensação que o Felipão acertou sua saída para o final do mineiro com acerto entre as partes para ficar legal para ambas as partes.
    Pode ser apenas vontade, não sei.
    Bom jogo a todos!

    OBS: Hoje coloquei meu nome utilizado no google, para reafirmar os dois gols do Sousa.

  2. Bom dia xará e amigalos. GALO vai começar o jogo com Edenilson e Igor Gomes tocando bola pra trás e demasiadamente para os lados e recuando chamando o Mequinha para seu campo. Quem sabe no segundo tempo com a entrada de Alisson e Rubens dando velocidade a coisa não muda!!! Vamos ver….

  3. Bom dia Eduardo e massa. Não espero nada do Galo do 7×1 ultrapassado. Aliás espero sim outro vexame na arena da vergonha junto com seus afilhados. Uma pifia saf com minúsculo junto com rainha da Inglaterra e com Victor pal mandado. Infelizmente ok sobrou foi nos Galo de verdade ok tem no comando quer só os lucros piadas vocês não me apresentam. Logo mais veremos edenilson e Igor Gomes péssimos. E para piorar o Gaga 7×1 no segundo tempo entra com kardek. Pedrinho e Patrick. Vazaaaa 7×1 ultrapassado e seus afilhados. Aff. Vá Galooooo

  4. Concordo com o blogueiro democrático, em gênero, grau e número! Só acrescentaria (praticamente na mesma linha do blogueiro que aprova o atleta) que o Alisson já deveria ser escalado desde o inícío. Hoje será um ótimo jogo para ele mostrar o seu tamanho de craque. Sem exagero algum! Escrevam aí!
    Nota: nem conheço o “menino” fora das quatro linhas!

  5. Bom dia, meu Guru!
    Esperamos que o Galão da Massa não deixe o kuei escapar.
    Hoje vou tentr usar esse nosso espaço para passar um recado para o nosso herói Hulk. Na entrevista após a renovação do contrto, o qual os “jornalistas Marias” não queriam, ele declarou ser “atleticano doente”.
    Favor fazer chegar a ele que o ATLETICANO E FANÁTICO, doente são as Marias!
    Abraços, prá cima deles GALO.

  6. Galo e Kuei vão duelar num jogo, pasmem, o América é o favorito…

    Aliás, quem falou isso foi o ruk num momento de lucidez pelo futebol pífio dos caras que não estão jogando bulhufas. E o ruk admitiu o óbvio…

    Fato!!!

    Então, uma derrota logo mais não é só possível, mas muito provável…

    Aí é que tá…

    E se o GALO perder e ficar fora das finais do Rural, a despeito do último jogo semana que vem na última rodada da classificatória…

    Um problemão decorrente disso é o Atlético não conseguir vaga para a Copa do Brasil 2025.

    Minas Gerais tem cinco vagas na Copa do Brasil e a 5ª vaga fica para o campeão do ruralito, o Troféu Inconfidência.

    Os clubes entre 5º e 8º na classificação geral da primeira fase disputam esse torneio consolação, algo impensável até agora, mas perde pra ver…

    O Ruralito de 2020 teve a participação do Cruzeiro que abriu mão de jogar com o Uberlândia que se sagrou campeão…

    Naquele jogo, quase meio time do Uberlândia testou positivo para Covid e a raposa véia se aproveitou da situação para vazar da disputa e evitar sabiamente dar a volta olímpica com esse troféu nas mãos, o que seria uma mancha na história do time azul, como alertava o padre Souza, o padre capelão da Toca da Raposa…

    Agora imagina a cena. O Atlético campeão do ruralito e dando volta olímpica com esse troféu sendo levantado por Paulinho e meia dúzia de modinhas gritando “É CAMPEÃO!!!”…

    Mamãe me acode!!!

    Em suma, o jogo de hoje será muito interessante…

    A pergunta que fica é se o Felipão pode cair hoje em caso de derrota?

    O Domingos Sávio está apostando que sim e até torcendo para o Kuei vencer e o circo pegar fogo…

    Pelo sim pelo não e o melhor será o Victor Baggi fazer uma visita hoje ainda antes do jogo para pedir ao Comandante do Corpo de Bombeiros a prontidão da linha de combate a incêndios de plantão…

    Que drama!!!

    Ô lôco!!!

  7. Se ainda existisse a “turma do prato”, certamente o finado Kafunga tecendo suas_ nem um pouco politicamente corretas_ análises sobre esse time do infiltrado, já teria mandado:” se trocar a bola por um tijolo nego nem percebe,saem todos embuc**ados correndo atrás dele!” _ não necessariamente assim,mas algo mais ou menos parecido com isso_. Não atoa o 7 persegue esse cidadão azulado! Tal qual na casa que falta pão, onde todo mundo manda e ninguém tem razão.No GALO é assim, ninguém sabe quem manda! Gerido por 7 viventes cada qual com um pensamento diferente, nota-se q a razão passa bem longe dessa gente q de abnegada não tem nada. Ainda acredito q Alvinegro no Mundo só tem o GALO e q o resto sejam times de duas cores, porém ,acredito piamente q o SETE continua sendo o número dos mentirosos, essa gente não me engana mais, aliás jamais enganou!

  8. Bom dia!
    Cláudio Rezende, setorista do Galo na Itatiaia, soltou ontem, a “fake news” de que o Patrick entrou bem na última partida. Essa emissora, com seus péssimos comentaristas, quer enfiar goela abaixo dos atleticanos, que Edenilson e Patrick não podem ficar de fora do time. Infelizmente a imprensa oficial enfia um monte de fake news na sociedade brasileira, mas como é oficial, fica valendo como verdade. Mas aqui não tem trouxa!
    Fora Felipão, Edenilson e Patrick!!!

  9. Everson
    Saravia
    Rômulo
    Bruno Fuchs
    Arana
    Battaglia
    Alan Franco
    Scarpa
    Rubens
    Hulk
    Paulinho

    Nossa fiel e apaixonada Torcida, com seu DNA ímpar nas Minas Gerais, terá que ser a resistência contra a pasteurização da alma Atleticana pelo grande capital. Esse negócio de soccer é bom pra americano, afinal aqui é Galo ou não é p@##@

  10. Salve Massa e Guru

    Além de um melhor futebol, o que mais espero no jogo de hoje é ver a torcida que vai ao indepa expor diversos cartazes e faixas e gritar em alto e bom som: “Ei Felipão VTC”.
    No futebol não duvido nada e já até pensei que, ao escalar e fazer o time jogar tão mal, Felipão na realidade, que é dar o título para nosso ex rival, que ele tanto adora.
    Nunca vou torcer para a derrota do meu time, mas se a vitória vier, que venha com muito sacrifício e pouco futebol, para enterrar de vez a passagem deste arrogante e imbecil como treinador do Galo.
    Encontro marcado em Confins para comemorar a saída do técnico!

    1. Certissímo!!! Um senhor arrogante, mal educado, ignorante e desrespeitoso com todos, principalmente os jornalistas que são os responsáveis pela ligação de informações ao povo, à torcida. Quando um pessoa se torna figura pública, o mínimo que tem que ter é equilíbrio, educação e respeito . Se não tiver, pega o boné e sai de cena !!

  11. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Uma derrota hoje será LIVRAMENTO! O estilo de jogo do Felipao não tem nada a ver com a pretensão de fazer da Arena um Caldeirao, onde o Galo ” parte para cima”, empolga a sua torcida e impoe temor aos adversarios. Esse técnico não tem ” tesao ” em ganhar do Cruzeiro. É amigo pessoal do Ronaldo e do Tostao! E o Galo do Felipao não pratica um futebol prazeiroso de assistir. Muitos atleticanos da gema deixaram de ver os jogos do Galo, pois ficar passando aperto contra times semiamadores é um absurdo. Depois do 6×1, ganhamos uma Libertadores. Depois de Ingazeira, saímos da fila de 50 anos do Brasileiro. Então que venha a disputa do Trofeu Inconfidencia. Como ensinava o Padre Torga aos seus discípulos no Colégio Salesiano em Araxá: Há males que vem para o bem! O ATLETICANO NAO MERECE FICAR ATURANDO ESSE FILIPAO. VOLTA PRO MAR OFERENDA!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *