Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Aguardando o domingão do Galão

Venho cá, entre o primeiro e o próximo jogo das semifinais, com o propósito de manter acesa a chama da classificação à final do nosso time do coração. Como sabem os parceiros do Canto do Galo, retomei as postagens, porém sem assumir o compromisso de publicar diariamente. Questões pessoais, notadamente relacionadas a qualidade de vida, me sugerem dessa maneira.

Entretanto, nosso Mentor Espiritual tem sido benevolente com esse escrevinhador (copiado do saudoso Roberto Drummond), e isso me estimula a corresponder com a parte que me cabe neste minifúndio (também do Bob Drummond). Meus dias, com a graça dEle, têm sido de muita felicidade e intensas alterações, incluindo mudança de moradia. Agora, com a acomodação desse período, comprometo – na medida do possível – por manter viva essa chama em P&B neste espaço do Atleticano.

Pois é, depois da boa vitória do final de semana, estamos vivendo a expectativa de mais uma grande final do estadual. Se confirmar, será a 18ª final consecutiva com a presença do Galo. Nas 17 anteriores, vencemos dez vezes e em sete ocasiões fomos vice campeões. Um dado interessante, se somos o time com maior quantidade de conquistas do mineiro (48 vezes, contra 38 e 16 dos que nos seguem) temos também o maior número de vice-campeonatos. Por 39 vezes o Galo, não sendo o primeiro, ficou em segundo lugar. Os mesmos adversários, aqui também estão atrás na fila, são 26 e 17 vice para cada deles. O nome disse é hegemonia!

São dados históricos e contra esses números não existe argumento. Se o Galo passar pelo América, ainda temos de confirmar em campo – classificando com outra vitória, empate ou até mesmo derrota desde que por um gol de diferença – ainda temos dois jogos para selar uma eventual conquista. Em busca do penta. E, ao que sinto pelas ruas, a confiança está reencontrando o Atleticano. As duas últimas partidas, Ipatinga e América, tanto pelas vitórias quanto pelo desempenho da equipe são a razão desse movimento de reação no meio da Massa.

O treinador, com suas convicções – algumas vezes na contra mão do sentimento do Torcedor – também demonstrou uma sensível mudança de comportamento. Cheguei até a chama-lo de teimoso, não recuo da afirmação, embora reconheça que não estou lá no dia a dia da Cidade do Galo para justificar meu pensamento. É e será sempre o sentimento do Atleticano que existe dentro de mim a me guiar. Já disse e reitero. Aqui não sou jornalista, sou Torcedor. E essa condição me permite resenhar e cornetar sim, pagando ou não pagando ingresso. Se bem que paguei, antecipadamente, por duas cadeiras no estádio do Galo. À vista!

Que venha o América e nossos jogadores atuem com a vontade e determinação que a história do Galo sugere. Assim, seguramente, vamos carimbar a classificação para mais uma final e com boa possibilidade de título. Do lado de lá, venha qual for, temos de entrar – no caso de classificação – em busca do título. Tombense, essa grata surpresa do interior de Minas, recentemente decidiu título com o Galo. Se avançar, iguala com o coelho que nesses quatro últimos anos decidiu duas vezes o estadual com o Galo. Que seja uma reta final feliz para o nosso time do coração. É o desejo de 10 milhões de Atleticanos espalhados pelo mundo e concentrados na nossa Belo Horizonte e Minas Gerais.

Em tempo: E na Copa do Brasil, depois das eliminações dos remanescentes Vila Nova e Athletic, restou o Galo para dignificar nosso estado na competição. Quando entrar na disputa, é hora de cantar o hino: “honramos o nome de Minas, no cenário esportivo mundial”. Aqui é Gaaalooo, po##@!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

24 thoughts to “Aguardando o domingão do Galão”

  1. Saudações Alvinegras.
    Ótimas notícias que nosso ilustre escriba nos trouxe e que Deus permita vc continuar assim, saúdavel e feliz e com boas novas sempre. Vc merece.
    E que suas publicações continuem nos alegrando e nos entretendo aqui por muitos anos, e nos levando sempre ao bom debate.
    Lembrando que apesar de divergir de alguns amigalos aqui não me julgo mais ou menos atleticano que ninguém, Todos nos aqui temos uma só paixão.
    E em nossa bipolaridade, basta uma sequência de grandes jogos para estarmos todos alinhados e felizes aqui. E eu creio que esse ano isso acontecerá.
    Aqui é Galo, forjado na dor, no amor e na Injustiça

  2. Bom dia Eduardo e massa. Em primeiro lugar que ótima notícia Eduardo voltando com as portagens no meio da semana. Está página é única que podemos falar um pouco do Galo não conheço outra. No Domingo que vem o kuei. Pés no chão porque não ganhamos nada. Espero eu e milhões que scarpa volta de férias. Que 7×1 ultrapassado não inventa. Meio de campo batagllia e Otávio ou allan franco. Ataque incrível Hulk. Paulinho e Alisson. Vá Galooooo.

  3. Bom dia Eduardo, bom dia a todos. Ontem assisti o jogo do Atletic x CRB para ver o jogador Robert. Com sinceridade, fraco. Espero que o Ciga tenho visto o jogo. O Galo precisa de parar de contratar apostas e contratar REFORCOS, pelo menos um zagueiro e um lateral direito.

  4. Essa hegemonia do Galo no Campeonato Mineiro ao contrário de ver com alegria só mostra o quanto que é um torneio fraco, com uma abissal diferença entre os times da capital contra os do interior. Como comparar uma folha de.pagamento de quase 20 milhões com clubes amadores das cidades de Minas que ao final do campeonato manda todos os jogadores embora. Por isso acho ilusória essa comemoração de hegemonia nesse Ruralzão e depois fazer feio no Braisleito, Copa do Brasil e Libertadores. Quero ver hegemonia nesses torneios, contra Democrata, Tombense, Patrocinense é OBRIGAÇÃO!

    1. Se não somos hegemonia nacional, debite aos desmandos da cbf e sua arbitragem e mesmo o stjd, mas de Minas somos o maior e melhor aqui e no Brasil. A atual Copa do Brasil responde por essa afirmação. Dos seis mineiros, cinco já tombaram (três no primeiro confronto e dois no segundo), já o Galo – maior e melhor – entradepois dessa briga de cachorro pequinês.

      1. comemorar derrota de Vila Nova, Athletic e Tombense, para mim times semi-amadores de séries C ou D pra baixo e do Cruzeiro e America caindo de ruindade é muito pouco no meu pensar. Temos que comemorar conquistas de títulos importantes, derrotas desses timinhos e nada é a mesma coisa!. A soberba precede a ruína, isso é bíblico, Provérbios 16:18-19.

        1. Registrar que entre os mineiros só restou o Galo é comemorar? Ao que parece usou o espelho e régua pessoais, queria que todos tivessem seguido, mas caíram nos primeiro e segundo passos.

    2. Comentario correto e verdadeiro. Somentefaltou dizer que OBRIGAÇÃO também contra times tipo csa-mg e kuei , fregueses de caderneta

  5. Bom dia, meu Guru!
    Antes de mais nada, foi com grande alegria que te enconrie ontem na Praça da Assembléia e vê-lo saudável, alegre, bem fisicamente e, além de tudo a cada dia MAIS ATLETICANO. Que o Nosso Protetor continui a te proteger, para o tenhamos junto a nossa grande Massa Atleticana por muitos e muitos anos.
    Que venha o Keil e, após, as Marias, para podermos comemorar o nosso PENTA!
    Abraços e felicidades.

  6. Bom dia a todos… pois é… caminhando para mais uma final. Caro, estar na frente numa fila de “vice” não é coisa para se comemorar. Como disse um piloto de automobilismo, “segundo lugar é o primeiro dos últimos”. “Noves fora”…..tem uma coisa que está me preocupando. É o tal julgamento. Está tudo mundo esquecendo, como se nada estivesse acontecendo. Ninguém sabe, mas todos imaginam o que acontece nos bastidores. Pq adiaram o julgamento considerando que na data marcada ainda não tínhamos a certeza matemática da classificação e resolveram marcar agora que a classificação está encaminhada? Ninguém, nem mesmo o nobre blogueiro, tocou nesse assunto. Sem querer ser politicamente correto, mas não se justifica esse grito da “torcida” nos tempos de hoje. Por analogia, seria a mesma coisa dos gritos de “macaco” ou de “jogar banana”. Temos que ficar atentos…

    1. Bora lá. 48 (quase 49) somados a 39 se der ruim, 40), chegamos a 88 vezes nas duas primeiras colocações. Já os demais abaixo de 55 e até menos de 35.
      Se aplicar a sugestão feita da Fórmula 1, com 10 pontos ao primeiro e seis ao segundo arrisco: somaríamos – possivelmente – mais que o dobro do segundo e – chutometro – talvez a soma dos demais.
      Vai aparecer contestação e até matemático de ocasião pra fazer essas contas. Eu não! Aqui é Galo e defendo mesmo, goste ou não adversários menores.

      1. Sempre preferi o Senna e até o Fittipaldi. Eram mais nacionalistas. O primeiro com notável e reconhecido trabalho social é o segundo, junto ao irmão Wilsinho, ousou com uma escuderia brasileira. A Copersucar. Agora percebo mais intensamente minha resistência ao piquezinho.

  7. Edu, que bom que superou os desafios e está em um momento de plena felicidade. Te desejo tudo de melhor, sempre! Obrigado, por mesmo na dificuldade, nos agraciar com esse espaço de debate.

    Abs

  8. Bom dia !
    Dirigente , jogador, técnico e outros atores de um clube de futebol precisam saber filtrar o que há de bom nas cornetadas de torcedores, blogueiros e mesmo jornalistas. No mundo de hoje, de redes sociais, se forem levar a sério toda cornetada, o cara pira. Como ficar irritado, por exemplo, com a pequena torcedora que deu entrevista para o Thiago Reis, da Itatiaia, após o jogo com o América. A garota, mesmo com a vitória, descascou o Felipão e os ” três patetas” Patrick, Edenilson e Jemerson, e virou notícia em sites famosos.
    Sou contra os rumos que o Conselho do CAM deu ao clube, mas torcer contra não consigo. Meu GalonaVeia está vencendo e, provavelmente, não renovarei, porque ficou um sentimento de não pertencer mais a esse patrimônio imaterial que é o CAM . O clube agora tem dono e , ao contrário do que disse o Kalil – que o Galo é nosso, o estádio é nosso- não tenho mais esse sentimento. Agora é de uma turma de empresários e vão fazer o que bem entendem, como estão fazendo.
    Talvez possa até vir a digerir isso com o tempo e mudar minha opinião, mas no momento o sentimento ainda é de fim de uma era, fim de uma grande energia, daquela MASSA no Mineirão fazendo festa. Saímos de um Woodstock para um multishow Acústico com essa turma. Estamos sendo engessado pelas case de sucesso, valuation e outros ations desse mundo empresarial. Vamos aguardar e ver no que vai dar.

    1. PAULO SOARES ,

      você não está sozinho , creia .

      Conheço é muita gente que tem esse mesmo sentimento seu .

      Principalmente no que se refere à MASSA , ao GALÔÔÔ , imortalizados nas arquibancadas do Horto e do Mineirão .

        1. Leonardo Mello,
          O que alguns membros do conselho sempre diziam é que tínhamos patrimônio para equalizar as dívidas. Que com gestão profissional se resolveria. Lá trás, quando a dívida ainda podia ser administrada esses mesmos membros do conselho, que hoje são gestores e donos do clube deixaram o barco correr. Enfiaram o clube já endividado em construção de estádio aumentando mais a divida. Quando assumiram em 2020 diziam que o Galo não precisaria virar SAF. Depois que não tinham intenção de comprar a SAF . Tem estratégia, tem método . A culpa é só deles? Claro que não. O conselho do clube sempre avalizou as contas do clube, que nos levou a essa situação. Lá em 2017 se o clube tivesse vendido o Diamond e equalizado as dívidas e implantado a tão falada gestão profissional, o nosso caminho seria outro. Tem que ter estratégia como diz um gestor do clube. Lá em 2013 plantaram a semente do estádio do Galo e depois de pronto milagrosamente o clube tem que virar SAF. Hoje a SAF tece elogios ao conselho do clube ” muito legal” , como não elogiar são parceiros nessa empreitada.
          O que a torcida tem que ter é um olhar crítico de todo esse processo, porque se não irão molda-la no modo de ser que esses gestores tem como referência. Ficaremos americanizado ou quem sabe um europeu, não foi assim que o Palácios disse ” me senti na Europa. Se matarem nossas raízes, que nos levou a ser gigantes, com uma torcida ímpar, só seremos mais um nesse mundinho do capital, ” da força da grana que ergue e destrói coisas belas”.

    2. Prezado Paulo Soares,

      Respeito a sua opinião, mas se não virasse SAF iria quebrar, não existia recursos financeiros suficientes para evitar a falência, o que você sugeria para evitar o colapso financeiro do Clube?

  9. Bom dia Eduardo e Massa Atleticana. Excelente notícia Caro Eduardo que estará conosco por mais tempo. Desejo felicidades na nova Morada com muita saúde e alegrias.

    Pois é, falando de decisões eu ainda acho muito importante os campeonatos regionais. Serve para colocar o time no ponto ideal para outras competições. E é muito gostoso ser Campeão Mineiro, e quem é contra principalmente é a emissora l*** que detém os direitos de transmissão. Que coloca nossos jogos nos piores horários e datas com a conivência da Diretoria Atleticana. Tem que bater na mesa e não aceitar.

    E aqui é Galooo p**** em Volta Redonda-RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *