Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Está de volta o meu Galo Vingador!

Enfim hoje, desde cedo, o futebol mineiro volta a campo. E, ao final da tarde, será a vez do Galo reencontrar o Atleticano, ainda que pela televisão e rádio. A partida, em Poços de Caldas, será a segunda sob o comando do Cuca e terá os desfalques de Tardelli, Rever e desta vez também do Alan Franco e Jair. Os dois primeiros ainda não atuaram com o novo treinador e entre os outros dois apenas Jair, que foi amarelado e substituído na partida anterior. Franco ficou no banco e não foi utilizado naquela tarde que brilhou o estreante Nacho.

Tivemos dez dias de paralisação, atrasando duas rodadas, vamos torcer para que não ocorra outra necessidade de medidas que dificultem ainda mais a competição. A CBF, ao que fomos informados, já avisou às Federações que eventuais atrasos nos campeonatos regionais não serão considerados para alterar a tabela do Brasileiro. Também a Copa do Brasil, organizada pela mesma instituição, não sofrerá atrasos. Ainda a Conmebol, organizadora da Libertadores e da Sul-Americana, já sinalizou não admitir atrasos e – se for o caso – transferir jogos para outros países.

Diante disso, duas medidas deverão ser rigorosamente seguidas pelos clubes e seus torcedores: os protocolos para cada partida e o respeito da população às medidas de isolamento. Aqui em Minas Gerais, conforme aqui no blog mencionamos, o governo cumpriu com a medida e não impôs novo atraso na competição mineira.

Cabe agora a nós fazer a nossa parte. Cuidados para não contrair e nem transmitir o vírus. A vacina está batendo à nossa porta. Sigamos as orientações dos médicos. São duas doses e a imunização pessoal só 15 dias após a segunda dose, já a coletiva com a vacinação completa de toda a população. Já se foram mais de um ano, faltam poucos meses. Cuidemo-nos!

Em meio a isso, para contagiar nossa paixão Atleticana, o time seguiu para Poços de Caldas com algumas novidades na lista anunciada. Além das três ausências, curiosamente, entre os 23 relacionados apenas dois goleiros. Os 12 possíveis para o banco, em tese, sugerem dois para aquela posição em um para cada uma das demais. Ficou de fora o bom Matheus Mendes, que promete ter um grande futuro com a camisa do Galo.

Ao que percebo, Cuca pode promover um revezamento no gol, uma vez que os dois que estão com a delegação vêm merecendo elogios pela comissão técnica e sendo dito que estão no mesmo nível. Guga deve retornar numa lateral e Arana na outra, mantendo o miolo da zaga com Igor Rabello e Junior Alonso. Já no meio de campo, com a ausência de Jair, creio que será Allan, Zaracho e Nacho.

E lá na frente, também penso, mantidos Hulk Vargas e Keno. No banco outro time, que para o Mineiro, seria viável ser utilizado. Um entre os goleiros e ainda Mariano, Bueno, Gabriel e Dodô; Calebe, Hyoran e Nathan; Savarino Sacha e Marrony e ainda o Savinho.

Temos inclusive garotos, como Felipe (deposito muita fé nesse jovem goleador), Talison (idem), Neto (também), e mais Giovani, Echaporã, Matheus Lima, Rubens, Júlio César, Iago, entre outros. E os dois Guilhermes, Castilho e Santos, cedidos ao Juventude (RS) e Coimbra (MG). Acredito nessa rapaziada.

Com tudo isso ainda insisto que carecemos de um lateral para o lado direito e dois zagueiros, sendo um para assumir a posição ao lado de Junior Alonso. Ah! E mais, sem sair nenhum entre os principais jogadores do legado de Sampaoli. Já outros, mesmo que tenham sido indicados por ele, ainda sem ter mostrado a que vieram, aí sim admito serem liberados.

Vencer hoje, matemática e praticamente, assegura a vaga na fase final do Mineiro e sinaliza uma grande possibilidade da primeira colocação geral para o mata-mata decisivo da competição. Pelo regulamento, a equipe melhor colocada decide com a vantagem de dois empates ou resultados a favor e contra, com igualdade no saldo de gols. E o título carimba, mais uma vez, a hegemonia do Galo em Minas Gerais. Sigamos!!!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

22 thoughts to “Está de volta o meu Galo Vingador!”

  1. Olá amigos da bola!

    Hulk tem que jogar no meio, vindo de trás, era assim que atuava na Seleção. Na ponta, raramente ele vai armar alguma coisa, muito menos chutar a gol, o cara chuta forte, tem que vir de trás. Treinador precisa ser inteligente e aproveitar melhor de cada atleta.

    Com o treinador da base, zaracho atuou principalmente como meia ofensivo e por isso se destacou! O cara não pode jogar na volância. É desperdício.

    Precisamos de no mínimo, mais um bom zagueiro e um centroavante matador, estilo Jô.

    Galo precisa continuar com as coisas boas que Sampaoli deixou.

    Marcação alta “sempre”
    Precisamos colocar velocidade
    Jogadas pelo fundo

  2. E o cucabol,hein!!!
    E o cascudinho do início do CAMpeonato, cadê???
    E o futebol do GALO, cadê??
    Ah,não! É o gramado q estava ruim…
    só p um lado???
    A bola pune,segue o jogo! Que jogo????

  3. o pardal do cuca ja fez merda na equipe. eu disse que ias criticar este burro que pegou a doença do sampaoli. Gabriel. Hyorran. mariano. Allan. Everson frangueiro. seu cuca burro.levou um banho de bola do poderoso caldence só o salário do Everson frangueiro deve pagar um ano de salários da equipe da caldence. vergonha. é com este time que vamos para libertadores cuca seu burro e teimoso.

  4. Que defesa horrorosa! Mas o Cuca acha que não precisa mexer ali. E o cara ainda escala Mariano, Gabriel, Everson…pqp!!
    Cuca e esse time de Sampaoli podiam ter ficado mais tempo de férias. Meu prazer de ver o time jogando durou pouquíssimo tempo.

  5. Cuca podia ter ficado lá cuidando da mãe dele. O time estava bem com a molecada. Que show de horrores nessa tarde. Pqp!!
    Se Hulk fosse da base não ficava nem 15 minutos em campo. O cara é grosso duplamente.
    Tava bom demais pra ser verdade. Agora é aquele protecionismo aos jogadores de empresários fortes. Cuca não me engana.

  6. Boa tarde xará e amigalos!!
    É isso aí….o elenco é bom mas precisamos urgentemente de pelo menos um zagueiro para assumir a titularidade ao lado de Alonso. GALO deve ter como possíveis adversários na Libertadores o River Plate, Boca Juniors e Olímpia. Não dá pra contar com Rever, Gabriel, Igor Rabello e o péssimo Bueno. Quanto a Tardelli parece que vai ficar mais no DM do que a disposição de Cuca. Apesar disso o ataque conta com bons jogadores. O que me preocupa é a defesa, que não foi bem no Brasileirão….
    Placar do RURALITO hoje: GALO 3 X Poços de Caldas 0.

  7. Caros,

    Peço licença!

    Ontem……………..

    Em cores e ao vivo, A DEMOCRACIA e o seus PARADOXOS!!!

    VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO com responsabilidade e honestidade!

    Ñ é provocação a nenhum membro do NOSSO CANTINHO só NOSSO (sei Q NOSSO GALO ñ se mistura com POLÍTICA, nem com RELIGIÃO! (AQUI É só GALO, e é por isso mesmo!). A matéria é sobre NOSSO GALO!

    A provocação é à REFLEXÃO mais apurada de o pq NOSSO GALO ser um GRANDE CLUBE prá nós, MINEIROS e muitos outros brasileiros, mas ser um marginal nos bastidores da CBF/GLOBO (Graças a Deus KALIL ñ permitiu q a CORJA apitasse nossos jgs na LA13; na Copa do Brasil14, então eles foram pegos de surpresa, no contrapé, atropelados por uma MÁQUINA desgovernada…

    …tive a curiosidade de trazer prá vcs uma reportagem q relata um fato curioso DOCUMENTADO e tornado PÚBLICO ocorrido na década de 70.

    Tirem as conclusões!

    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/ditadura-monitorou-jogadores-do-atletico-mg-por-aloisio-morais/

    O saudoso ROBERTO DRUMMOND , um grande cronista e tb foi um DEMOCRATA de 4 costados, q detestava CENSURA, e q por acaso era atleticano nas hrs vagas, RD sempre denunciou essa PREZEPADA! CORAGEM/VALENTIA e honestidade é o NOME dele!!!

    PESSOAL PENSA Q NOSSO gigante GALO É UM CLUBE PROVINCIANO, q vive de VENDER E ENTREGAR!

    Abs!

    1. Prezado Viana. Eu só não entendo a nossa birra contra a atual CBF, pois temos um atleticano autentico( Castelar ex-presidnte da FMF) como um dos vice-presidentes da entidade, faturando cento e vinte mil por mês. O prezado saberia quem o indicou para este cargo?

    2. Caro Viana, pra mim, todas as agruras extra campo sofridas por nosso Galo nos 70/80, decorrem do posicionamento do cracaço (em todos os aspectos) Reinaldo. Tenho muito orgulho do Rei! SAN

  8. Achei interessante a observação do RICARDO GALUPPO sobre o número de jogadores do elenco, mas se nesse quadro estiverem só o Réver, Alonso, Gabriel, Igor Rabelo e Bueno como zagueiros, não será bom. A não ser que, sempre que jogar fora de casa o time entre com três zagueiros, dois volantes de marcação e fique com os laterais e três atacantes para fazer o serviço lá na frente. No Mineirão pode ficar com dois zagueiros e mais um atacante. Tudo depende, é claro de quem for escalado. O ideal mesmo é que tenhamos mais zagueiros do nível do Alonso.

  9. TEOBALDO ,

    você é torcedor do Ateneu ?
    Parece que estão a fazer um bom trabalho
    com a garotada por lá para disputar os tais
    “sub qualquer coisa” .

    É o melhor caminho a seguir e vai dar bom
    exemplo para os clubes do interior .

    1. Barata, querido, eu era torcedor do Matsulfur, time já extinto se não estou enganado, que pertencia à antiga Cia de Materiais Sulfurosos S/A que funcionava em Montes Claros. Lé pelos idos da década de 1980 aquele timaço saia em excursões dominicais pelo Norte de Minas e ia a Espinosa/MG, onde eu costumava passar férias na casa de meus tios, enfrentar o melhor time local, o Cruzeirinho. Daí, virou meu time, se é que me entende. Se o Matsulfur daqueles tempos enfrentasse o Cruzeiro de hoje, certamente seria goleada… kkkkkkkkk!!!!!

  10. Ôba , jogo de futebol e muita resenha sobre
    bola rolando , preferências e “cornetagem”
    para alegrar a torcida .

    E eu , ranzinza como sou , já digo logo que
    o campeonato já está decidido , com uma
    dúvida apenas , se teremos algum empate
    pela frente com o América .

    E o Gabriel , hein ?
    Vai ser a bola da vez até quando ?
    Falta-lhe um bom relações públicas.
    Assim como tem o Réver , que não joga
    nada desde o banco que comeu para o
    Jemerson e até hoje vende a sua pipoca .

  11. Bom dia!
    Primeiramente o que realmente interessa, Galo em campo hoje.

    Tardelli. Sempre torci muito por esse cara, que se identificou muito com o clube e a torcida, até querer por duas vezes sua “independência financeira”. Além disso, quando estava pra voltar ao Brasil se deixou leiloar e preteriu o Galo pra ir ao gaymio. Agora, depois de ter seu contrato renovado, não sai do DM. Por mim, pode rescindir o contrato dele.

    Quando vejo a possível escalação e a possível insistência com Allan, chego a ficar revoltado. Como é que um perna de pau desses tem tanta chance, sendo que na base temos jogadores muito melhores? Neto, por exemplo. Isso pra mim é proteção e coisa de empresário. Eh..Cuca, eu não me esqueço de Richarlyson.

    Vou tentar ignorar essa situações que me chateiam e que descrevi acima, e vou pensar em ver o Galo jogando um lindo futebol hoje à tarde, com Zaracho e Nacho dando um show.

  12. Acho interessante que a montagem do elenco está levando em conta a quantidade e a característica das competições que o Galo terá pela frente. O time que será titular na Libertadores não será, necessariamente, o mesmo que entrará jogando nas partidas do Brasileirão. O fato de Cuca ter limitado o grupo a 35 nomes é positivo. Mostra aos jogadores que, com três competições importantes ja asseguradas na temporada, todos poderão brilhar. Assim como você, aposto nos meninos da base. Bola pra frente. Eu acredito.

  13. Salve, Massa e Guru!

    Finalmente vamos sair do campo das especulações, dívidas, mudança de nome e escudo e ir realmente para onde queremos: o campo de futebol. Para mim, a ausência de Rever novamente já é uma pá de cal para o jogador e prenúncio de que não devemos contar com ele nesta temporada. Tá na hora de buscar um zagueiro pra fazer dupla com Alonso, já que Igor Rabelo e Gabriel nunca despertaram confiança.
    Quanto ao jogo de hoje, gostaria que Cuca experimentasse Hulk de centroavante colocando Savarino na direita, pois não confio nem em Vargas e nem em Sacha.

  14. Bom dia Ávila. Bom dia a todos: Tardelli e Rever já começam com lesões e o Jair canela de vidro é isso aí, desde que foi mandado embora do Internacional para o Sport. Creio que a aposentadoria é a solução para os dois primeiros. Atacante tem de conseguir pressionar zagueiros e velocidade para contraatacar. Zagueiro sem velocidade para marcar atacante fica complicado. O Jair é mais um daqueles jogadores que, infelizmente, vivem no vaivém das lesões musculares. Finalizo parabenizando o diretor de futebol: se for para contratar zagueiros e volante é para chegar e vestir a camisa. Trazer para ” compor elenco” não resolve, além de impedir a utilização de jogadores da base. Creio que irão esperar a janela de junho para trazerem o ” Nascho” da zaga. Para Mineiro e fase inicial da Libertadores Alonso, Igor Rabelo, Rever é Gabriel serão os zagueiros. Que o ataque faça muitos gols então.

  15. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos felizes pela volta do Galo ao campo. Na realidade esta quinta-feira só vale a pena por isso. Ter o Galo em campo enchendo os nossos olhos e alegrando nossos corações é tudo de bom. O resto é resto.

    Não importa o time que vai entrar em campo. Importa é a camisa que eles estarão vestindo e nós sabemos bem quanto ela vale. Pena que a garotada que poderia ser a garantia de nosso futuro já está empacotada e escondida em algum canto, enquanto um monte de marmanjos que não têm nada a mostrar de interessante fica por aí sugando o clube.

    Mas é o Galo e por isso tem o nosso apoio. Que venha a Caldense e quem mais quiser levar uma surra.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO. NÃO COMO GOSTARÍAMOS, MAS MESMO ASSIM É O GALO.

  16. bom dia Eduardo e massa. enfim hoje volta a jogar no galo o maior de Minas. ja estava deprimido sem ver os jogos do galo. rsrs.o anjo entregador Gabriel renovou o contrato por mais 3 anos como esta diretoria gosta de patricar. então o cuca ea diretoria esta sastifeitos com a equipe do galo ou eles são cegos ou eu não entendo nada de futebol. então cuca e Caetano não precisamos de volantes marcador. zagueiro e lateral direito? é com esta defesa furada e Guga avenida Allan pessimo que vamos para libertadores. acorda se não vai ser mas um ano no cheiro por títulos importantes. não adianta termos um ataque espetacular e uma defesa péssima. abre o olho cuca e Caetano. vai galooooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *