Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sem a bola rolando

Conforme era previsto, final de semana sem Galo é depressivo. Por mais que tente aliviar, desde Netflix, passando por sites de informações (só notícia desanimadora), até mesmo tentando saber sobre o treinamento do time e eventuais negociações, não é a mesma coisa. O bom é ver jogo, ainda que pela TV ou até mesmo só ouvindo, e comemorar a “bola na rede”. Do adversário, claro!

Se nada mudar, esperamos que seja mantida a paralisação somente até quarta-feira, dia 31 de março, já no dia seguinte – apesar de ser 1º de abril – verdadeiramente vamos ter a volta do futebol e a alegria do Atleticano no gramado. O calendário ficou super apertado, uma vez que faltam ainda dez jogos do mineiro, que em concomitante serão disputados durante a fase de grupos da Libertadores.

Repito, como disse dias atrás, com essa situação o treinador deverá rever os critérios de liberações e intensificar a necessidade de reforçar o setor defensivo. Vamos precisar de alternativas para avançar nas duas competições e nos prepararmos para o Brasileiro e Copa do Brasil a partir das oitavas, quando o Galo inicia sua participação.

Dois assuntos, com a falta do futebol, tomaram conta do dia a dia Atleticano, excepcionalmente aos treinamentos. A questão de uma proposta de alteração de nome e escudo e a dívida acumulada do nosso clube. Quanto ao primeiro, diria que tenho a maior estima pelo Atleticano Virgílio Guimarães, porém – até porque nem eu e nem ninguém foi consultado – estou entre aqueles que seguem a cartilha: “113 anos com o mesmo nome e mesmas cores”, portanto – salvo necessário – não vou tomar conhecimento.

A mim continuará sendo o único Atlético entre todos, os demais como o Paranaense que se expliquem. Goiano, Acreano, Estadunidense ou o que quem que seja. A cor Preta e branca será sempre do Galo, ainda que exista o meu Araxá – Ganso –, jamais Botafogo, Juventus da Itália ou quem quer que seja. Outros clubes têm o Galo de mascote, como o Tupi e CRB, e daí? Galo, camisa preta e branca e Atlético para mim é um só! O Clube Atlético Mineiro!

Quanto ao balanço que aponta eventual endividamento na ordem de 1bi, por hora não ocupo em preocupar-me, considerando alguns fatores. Ao contrário daqueles que insistem em propagar essa situação, ao que sei, nossas dividas são em longo prazo. O patrimônio do Galo responde pelo valor desse passivo. Boa parte desse milhão é junto aos 4Rs, que – publicamente – vêm manifestando sobre juros zero e prazo elástico. Acrescento uma opinião pessoal, se o estádio irá mesmo trazer aquela receita anunciada, não vejo razão em me opor à venda da outra metade do shopping para quitar o que realmente preocupa, que são os juros anuais dessa dívida.

Ocorre que, não sou economista e nada sei sobre esse tema financeiro, opto então por acreditar e confiar nas palavras do Rubens, Rafael, Ricardo e Renato. Creio que nenhum deles se atreveria a mentir e iludir nove milhões de Atleticanos. Seria um ônus terrível, então reitero que minha visão é por confiar neles. Tenho minhas duas cadeiras, compradas no primeiro momento de vendas, e reafirmo que até prova em contrário, minha opção é de total e absoluta confiança no suporte financeiro que esses benfeitores estão oferecendo ao nosso time do coração. Talvez falte, ai vou concordar com os que se preocupam, maior transparência sobre tudo isso. Que eles venham à público, didaticamente, mostrar a nós leigos toda essa operação.

Quero é vitórias e títulos, finanças sob controle, o que vem sendo sinalizado por quem entende do mercado. Para tanto, não ofereço meu ouvido ou olhar para quem torce contra, como muitos entendidos do eixo, que não suportam ver o Galo se organizando. O Estádio então é a grande dor de cotovelo dessa gente. Já os daqui, como são poucos e estão reduzidos na rivalidade momentânea com o América, menos ainda vou me ocupar.

Em tempo: ontem trouxemos aqui o depoimento super legal do amiGalo William Santos, amanhã será dia do Galuppo e na quarta – excepcionalmente – o Max. É que como a partida entre Galo e Caldense está marcada para quinta, o blogüeiro privilegia a si próprio escrever o pré e pós jogo a cada rodada. Galo Sempre!

*imagens: Divulgação

13 thoughts to “Sem a bola rolando”

  1. Nosso Planejamento e o de Deus.
    A quase 30 anos vi uma oportunidade no Atlético, a esperança do Clube saneado, estruturado e com condições de elencar bons times com a venda do Estádio Antônio Carlos para a construção do Shopping. Por muito tempo fiquei aguardando vendo times ridículos como os do início da década 90. Porém sempre confiando que um dia estaríamos competindo com belos times que viamos à época como o São Paulo e Palmeiras. Ansiedade tamanha que gostaria de ver logo passar os 30 anos de arrendamento e ter o Shopping faturando e poder curtir o sonhado Galo Forte como previsto. Bem, está findando o tal prazo temos Sede, Labareda, Cidade do Galo, 1/2 do Shopping, time Forte e Arena nova em construção. Contudo o BILHÃO devido prova-nos que a vida passa rápido demais, e não há nada sem sofrimento neste mundo, inclusive para os Clubes ao qual dedicamos tanto amor. Estamos melhores sem dúvida, porém as dificuldades sempre existirão. Obrigado meu Deus!

  2. Nosso Planejamento e o de Deus.
    A quase 30 anos vi uma oportunidade no Atlético, a esperança do Clube saneado, estruturado e com condições de elencar bons times com a venda do Estádio Antônio Carlos para a construção do Shopping. Por muito tempo fiquei aguardando vendo times ridículos como os do início da década 90. Porém sempre confiando que um dia estaríamos competindo com belos times que viamos à época como o São Paulo e Palmeiras. Ansiedade tamanha que gostaria de ver logo passar os 30 anos de arrendamento e ter o Shopping faturando e poder curtir o sonhado Galo Forte como previsto. Bem, está findando o tal prazo temos Sede, Labareda, Cidade do Galo, 1/2 do Shopping, time Forte e Arena nova em construção. Contudo o BILHÃO devido prova-nos que a vida passa rápido demais, e não há nada sem sofrimento neste mundo, inclusive para os Clubes ao qual dedicamos tanto amor. Estamos melhores sem dúvida, porém as dificuldades sempre existirão. Obrigado meu Deus!

  3. Há uma coletiva de meados de 2019 em que Sette Câmara se gaba, apesar de sua gestão até então sem títulos, que “fizemos auditorias e agora sabemos a real situação do clube”. Isso é um ciclo sem fim. Parece que o Galo só existe para dar dinheiro para empresas de auditoria, ano após ano. Criaram o tal “Portal da Transparência” que não tem as informações que interessam ao torcedor. O rival informa o percentual exato que tem de cada jogador. O Flamengo detalha até a casa dos centavos quanto foi gasto em aquisição de jogador, inclusive as comissões a empresário. Aqui vivemos descobrindo pautas bomba, como a recente do André Cury. Até quando??
    A verdade é que tirando meia dúzia de “insiders”, o atleticano se posiciona a favor ou contra a venda do Diamond na base do achismo, já que a informação está escondida.

  4. Irmãos atleticanos, irmãos porque nosso sangue sempre sera alvinegro! Quanto a mudança de nome, nem vou tentar entender o que o cidadão quis, aparecer talvez. Acho que deveria trabalhar mais para o povo como deputado eleito e menos com esse tipo de ideia. Quanto a dívida, todos sabemos que, por enquanto só tende a aumentar, não sabemos os acordos feitos, conhecemos apenas palavras, e falar até papagaio fala. Espero que estejam sendo honestos com o galo e tenham realmente boas intenções, se este for o caso merecem estatua na Arena MRV. Concordo com a venda do Shopping, mas o valor teria de passar por auditoria e fiscalização para ser bem utilizado e nao parar nos bolsos de dirigentes. Mas além da venda é preciso comando para não iniciar novas dívidas, pois se for assim perderemos patrimônio e a dívida continuará a crescer. A diretoria tem de ser racional. Em 4 anos nosso ex presidente não montou um elenco sequer “mais ou menos”, repetiram austeridade ao mesmo tempo em que contratavam Bolt (em dólar) e outros.

  5. Todo mundo sabe que o Galo precisa de um lateral direito (Guga e Mariano não convenceram) e um zagueiro (só temos Alonso). Mas parece que o Cuca não quer mais ninguém. Quando chegarem as fases decisivas das competições espero que a torcida não lamente por isso.

  6. Sem a bola rolando,neste mar de abobrinhas , como mudança do nome Atletico, unico e imutavel , nem chega a ser factoide, tamanha irrelevancia deste tema. Dividas , dividas, que sempre existiu e que o atleticano convive a decadas. O que interessa , a reportagem de Rubens Menin,dizendo do corte de despesas , economia verdadeira com corte de supersalarios , implantado nesta eterna dinastia vitalicia, chamada Clube Atletico Mineiro, onde todos tiram sua lasquinha (bota lasquinha aí), de pai pra filho , forever.. Agrada nos sobremaneira, sentir o fato deste empresario estar lidando com nossa administração financeira , periclitante e perdulária, querendo dar um basta nisto. Agrada nos saber que um homem de seu porte e potencial em gestão , tente colocar nosso galo nos trilhos do profissionalismo , se auto sustentar. Este é o ponto. Transparencia, preto no branco, como nossas cores. Nos não queremos caridade, esmola, queremos uma administração seria, enxuta e que coloque o time em ponto de bala pra disputar tudo. Achei estranho o mecenas não falar sobre o gasto de 75 milhoes com empresários. Inadmissivel isto. chega quinta feira, pra bola rolar, nem que seja neste insosso mineiro

  7. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Rubens Menim disse ao Portal Fala Galo que foram economizado 100 milhões com demissões e cortes de despesa. Eu gostaria de saber detalhes pois é um absurdo este desperdício de milhões feitos por Diretorias do Galo. Os demitidos eram cabides de emprego? Existiam ” rachadinhas ” nos mega salários pagos desnecessariamente no Galo? Falo desnecessariamente pq até hoje não vi qualquer notícia que os demitidos estão fazendo falta

  8. Bom dia!
    Vamos ao que interessa. Galo em campo. Já que o calendário está apertado, coloca a mulecada pra disputar o “urbano” que dá pra ser campeão com os pés nas costas.

  9. Sobre as dívidas , reitero e finalizo :
    problema dos DONOS , o clube é deles e eles
    são “experts” em ganhar “muitos dinheiros” .

    Eles não são loucos em deixar se perderem
    os valores da marca CAM .

    Quanto a mim , TORCEDOR DO TIME , me
    importa tão somente o futebol em campo .

    Agora , surpresa ao saber o nome do cara a
    querer trocar o nome do Atlético :
    Virgílio Guimarães !!!!

    Amigo de infância em Curvelo , com quem
    mantenho uma boa relação, vou ligar agora
    para ralhar com ele .

    Acho que ele deve estar sentindo falta do
    Licor de Pequi Cristal para saborear após
    as refeições .

    Em casa de minhas tias sempre tinha um
    guardado na cristaleira .
    Vou ver se ainda tem alguma garrafa por
    lá e vou levar pra ele .

  10. bom dia Eduardo e massa. disse tudo Eduardo. final de semana sem jogo do galo é simplesmente não existir final de semana. rsrs. para mim o concelheiro que inventou trocar o nome do galo é simplesmente uma Maria disfarçada no galo. quem troca de nomes e cores é Marias caloteiras e freguesas. atretico pr.etc.sobre as dívidas do galo vai continuar a aumentar não tem rendas de jogos,não vendem jogadores. etc.esta na hora da diretoria reduzir os salários altíssimos dos jogadores que ganham milhões por ano.repito não almoços grátis estamos a cruzeirar ea dívidas so almentar. ok que este raio do vírus fez no mundo. aff.otima semana a todos amigalos. vai galooo.

  11. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Finalmente uma semana de verdade com jogo do Galo. Azar do adversário.

    Nesses dias de ostracismo li e ouvi muito sobre as dívidas do CAM. Só comentários de ignorantes financeiros e invejosos. Nada a preocupar. O CAM nasceu devendo, deveu a vida inteira, continua devendo e vai dever até o mundo acabar. Vou repetir o que já disse aqui e em outros lugares muitas vezes: Tudo o que o CAM possui foi adquirido através de dívidas e tudo o que o CAM possui vale muito mais que as suas dívidas. Preocupar com quê e para quê?

    Boa semana para todos nós. Com dívidas ou sem o CAM é o maior e melhor de Minas e do Brasil.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO NO PLANETA BOLA E PRONTO PARA DOMINAR O MUNDO.

    1. Prezado Paulo, ótimo dia
      Respeito muitíssimo seus textos aqui no blog, entretanto, essa dívida não pode ser desconsiderada, não apenas pelo montante que já chegou a 1Bi, mas da forma irresponsável como a fizeram. Se continuar assim daqui a pouco não terá patrimônio que cubra essa dívida. Temos exemplo perto de casa para ver o que acontecendo, além de alguns clubes tradicionais do futebol brasileiro.
      Quem está segurando o rojão são os 4 R’s, mas irão cobrar isso, pode ter certeza, quem contribui de graça são os sócios torcedores e mais ninguém.

      1. Prezado Leonardo, saudações.
        Eu não disse nada parecido com desconsiderar as dívidas do CAM.

        Ela são reais e absolutas como todas as dívidas já existentes na vida do CAM desde a sua fundação. Conheço e acompanho o CAM há quase setenta anos e nunca ouvi falar que ele não estivesse devendo e muito. Até já venderam o seu estádio para pagar dívidas e elas não acabaram. Nunca ouvi sequer uma única vez que essas dívidas tenham diminuído. E no entanto, o CAM é cada vez mais forte e poderoso, possuindo um dos maiores patrimônios, se não o maior, entre todos os clubes brasileiros.

        Quem tem que se preocupar com dívida é o Corinthians que deve muito mais que o CAM e não tem patrimônio para garantir. E você não vê ninguém da mídia repercutindo dívida do Corinthians o tempo todo.

        Nem a Portuguesa de Desportos faliu ou ficou inadimplente por causa de dívida. Nem o Cruzeiro vai falir por isso.

        Ficar falando e temendo as dívidas do CAM é ignorar gestão financeira, não saber nada de gestão econômica e pensar como operário que morre de medo do SPC.

        Vou repetir para ver se você entende. Tudo oque o CAM possui foi adquirido com dívidas.
        E assim será até a eternidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *