Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Entre Céu e o Inferno

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

Em matéria recente o Superesportes, Portal UAI, destacou que o Atlético mudou o perfil adotado nos últimos anos e encorpou o seu time-base para buscar taças com as contratações, até agora, de apenas três jogadores nesta temporada: o lateral-esquerdo Dodô, o armador Nacho Fernández e o atacante Hulk.

O diferencial das contratações feitas nesse ano de 2021, sinalizado nos nomes de Hulk e Nacho Fernandes em particular, indica que a ideia de montar um time estelar, que seja a amostra de um clube referência no futebol latino-americano e mundial, como tão fartamente propalado pelos mecenas e referendado pelo atual comando e, a bem da verdade, também pela diretoria anterior, efetivamente saiu do papel.

A referida matéria lembrou, ainda e, com muita justiça, que a base da equipe com a qual Cuca vai trabalhar foi montada pelo ex-treinador alvinegro Jorge Sampaoli, que pediu vários reforços durante o segundo semestre do ano passado. Entre erros e acertos, me parece induvidoso e, poucos irão discordar disso, que Sampaoli deu, de fato, uma inestimável contribuição para que o atlético mudasse de patamar. Aliás, o argentino entendeu com absoluta razão e, percepção impar, que teria que sacudir, senão, revolucionar a cultura organizacional do clube.

Sobre as dificuldades que ele encontrou e o triste desfecho de sua passagem pelo clube muitos já falaram à exaustão e eu próprio já escrevi aqui e em outros espaços. O que vale a pena resgatar em tudo isso e que vai ao encontro do mote deste ensaio é o temor de vários atleticanos em relação às consequências desta transformação do Atlético desenhada e conduzida com mão de ferro pelo ex-treinador. Será que o Atlético deixaria de ser Atlético? Explico:

Para muitos só seria possível fazer surgir um novo Atlético se a essência e a identidade do Atlético de hoje fossem conspurcadas. Enfim, suprimidas. Penso diferente, não obstante reconheça que, de médio a longo prazos, existam riscos reais de que isto aconteça, se medidas e ações especificas e determinados cuidados não forem implementados.

Se fora de campo os desafios são imensos, as dividas pipocam, a eclosão de uma nova onda da pandemia, ainda mais perversa e devastadora muda radicalmente o cenário do futebol no planeta e as consequentes quedas de receita, impõem ao clube se readequar às exigências desse momento absurdamente atípico, equacionar as demandas relativas às quatro linhas também são tão imperiosas e delicadas quanto.

Aqui é preciso lembrar que varias dividas, algumas insuspeitas, outras surpreendentes por razões diversas, se somaram a outras já previstas, exatamente no momento em que o futebol é paralisado por causa da pandemia e, consequentemente, a receita das cotas televisas murcha por imposição contratual.

A extinção do time de transição e a saída do treinador Leandro Zago foram as primeiras iniciativas do comando atleticano, tão logo o clube percebeu a gravidade da situação. Mas, como alocar e, principalmente, preservar vários e vários garotos que, em principio, não poderiam e, nem teria como, serem incorporados ao elenco principal, sob pena de se promover um inchaço de elenco que poderia inviabilizar o trabalho?

O fim do time de transição, além de configurar um “case” indigesto de descontinuidade de um projeto, que escancara a falta de base e estrutura financeira que pudessem sustentá-lo, traz ao clube outros problemas igualmente graves e desafiadores. Graças ao exitoso trabalho que vinha sendo desenvolvido na base do clube pelo ex-diretor Júnior Chávare, com destaque particular ao projeto “DNA DO GALO”, e pelo próprio time de transição, foi possível constatar a olho nu o elevado potencial dos garotos, independentemente de idade e categoria. E isso impõe ao clube cuidados, estratégias e a adoção de mecanismos para preservar, cuidar, polir, trabalhar e garantir a evolução satisfatória desses garotos, seja para garantir dividendos esportivos, seja para auferir resultados financeiros.

Enfim, o clube tem obrigação de buscar potencializar as oportunidades de todos esses garotos, sem exceção. Historicamente as crias da base atleticana são jogadas em uma espécie de limbo onde não têm mais o apoio do pessoal das categorias de baixo que se sentem desobrigadas e, muito menos, dos homens que respondem pelo time profissional, que geralmente pouco os conhece e não contam com eles. Lançados á sua própria sorte, ele se contorcem entre a expectativa de alcançarem o céu em suas carreiras ou de se precipitarem de vez no inferno do ostracismo e da vida nômade, destino infeliz e certo para a grande a maioria deles.

Não existe bônus sem ônus. Cuidado, Atlético! Se errar com esses garotos o preço a pagar será muito caro. Afinal, a bola pune, não é mesmo?

25 thoughts to “Entre Céu e o Inferno”

  1. Quem acredita que o Shopping ainda não foi vendido desde quando foi vendido 51%,, tendo ficado apenas com 49%, ou seja, perdendo força sobre aquele patrimônio,deve acreditar em Papai Noel! Não existe almoço de graça. O clube tem dono. Torço prá que tudo dê certo, obviamente, por ser um atleticano “sem vergonha na cara”, ou seja, podem me maltratar, fazendo tudo de errado e não ganhando títulos: vou ser Galo até morrer!

  2. Sou contra vender patrimônio. Do Diamond já foi 50,1%, se for para vender o restante, não pode ser menos de 500 milhões. Afinal até o início da construção do estádio, o valor pago estava aplicado e diziam que estava em uns 450 milhões. Se for verdade, vender por 300 milhões, me parece lesivo ao clube.
    Agora a sede , por mim , jamais deveria ser vendida, tinha que ser tombada, como patrimônio histórico da torcida e da cidade.

  3. PAULO SILVA ,

    permita-me : estava eu com meus 16 anos a bater minha bolinha no América . Tinha do meu lado o Roberto Batata . Pelo menos umas três, quatro vezes ao mês , a gente ficava ali de bobeira com os juvenis e era chamado para o coletivo contra os profissionais .

    Lembro que aí já chegava uma minuta de contrato para os pais assinarem para a gente integrar os quadros do elenco .

    Meu pai não quis , eu estava entrando para o secundário .
    Era pra estudar .

    Relatei isso para dizer que a coisa mais normal do mundo era a turma do principal olhar para o infanto/juvenil e ver quem já poderia servir para alguma coisa e já começar a lançar os garotos .

    Desnecessário listar a quantidade absurda de jogadores que chegaram ao time principal para serem titulares com 17/18 anos

    E hoje a turma enche a boca pra falar de “case” de time de transição.

    É “pracabá” !

    1. Caro José Eduardo. Não tive o privilégio de como você, jogar em times infanto-juvenis daquela época. Mas participei como titular, ao lado do Getúlio, ele mesmo, na seleção do 12 RI. Com dezoito anos já era velho para os times de baixo, como eram chamados, mas o sargento da minha companhia me disse que se eu quisesse ele me apresentaria para um diretor do Cruzeiro para jogar lá. É claro que não fui. Não só porque era o Cruzeiro, mas porque não era o que eu gostaria de fazer na época. Como eu disse, naquele tempo era uma simbiose entre os de baixo e os de cima. Por isso tantos craques já subiam dando show. Hoje só sobem os “inhos” que ficam chorando dentro do campo.

  4. Caros,

    Tem q se questionar: SERÁ?…SER Atleticano e pensar q É, é a mesma coisa?, tá loko nego Véi!!!

    No EDITORIAL de ontem o amante da CARTOLA RG veio criticar o pessoal q tá criticando a situação da EMPRESA qnd a própria EMPRESA divulga q para INQUACIONAR a dívida ela quer o RESTO da LOJA com toda a mercadoria dentro…É BRINCADEIRA?

    VENDER VENDER VENDER!!! Viva o NOSSO IDEAL!!!

    Agora, percebam a sutileza de um ELEFANTE: O Cuca vai trabalhar com o elenco deixado pelo Sampaoli, o treinador q deu uma inestimável contribuição para que o NOSSO GALO mudasse de patamar…PQP!!! Nem ouso mais invocar NOSSA SENHORA DE LOURDES! Tô partindo direto para o PQP!

    Será q A PATOTA lero lero groZEROlheira pensa realmente q apenas uns POUCOS atleticanos ñ perceberam a mudança de patamar pq são CORNETAS inveterados?…mas o NOSSO GALO agora é outro, ñ sentiram? Ñ sentiram o dedo dos MECENAS? Será q essa PATOTA honestamente pensa como escreve, SE PENSA, ou são uns VELHINHOS deslumbrados com contos de fada? CRUZES!

    NO TOCANTE da PATOTA, para onde houve mudança no NOSSO patamar? 3º lugar no Br e vaga em liberta? FALÁCIA maliciosa e desonesta, e se o Atleticano fosse um cego e ainda IDIOTA? Deixar bons ELENCOS para outros continuarem SEMPRE foi uma tradição no NOSSO GALO. SEMPRE houve!…Aliás, o último GRANDE trabalho EXCELENTE de montagem de elenco com resultados DENTRO DE CAMPO, prático, do zero, no NOSSO GALO foi exatamente do KALIL/MALUF/CUCA, q entrega para Autuori e para o Burrinho um TIMAÇO.. pronto, destruam isso!!! FATO!!! Iustrich > Telê é outro! Barbatana > Procópio, etc! Se buscar na história, verá q o PATAMAR DO NOSSO GALO sempre foi ALTO, passando de uma mão para outra…QUASE ninguém é INSUBSTITUÍVEL!!!

    A CACHORRADA é democrática, cabem os VIRA LATAS, vivos inclusive, e os Lulluzinhos, ui, meu pezins delicados, q solada forte!!!

    O FATO q ñ cala? Vai sobrar pelo menos a SEDE? Ñ pensamos no SIMBOLISMO para o CAM dessas propriedades q tão sendo ENTREGUES aos especuladores tão valiosas qnt o Escudo, As Cores, A Camisa, O Hino e etc? Mas ñ, os caras ñ querem refletir pq resolveram APOIAR INCONDICIONALMENTE a CARTOLA da vez. Só dão em grana, com se o mundo todo fosse SÓCIO da Inglaterra, dos EUA e da China & afins! Se querem MODERNOS!!! Ou melhor, NOVO!!!

    E O TIME, ñ em outro patamar, mas em 2º plano ou 3º plano?

    Tá: qual legado da equipe da transição?: !: Ou NOSSA BASE tem jogador bom, preparado ou Gabriel ñ pode ser titular de um time q quer ser VENCEDOR! Ou everson MANO do QUIABO n teria q convocar sua esposa para se garantir com apoio das VIUVAS, o q é péssimo prá FAMIGLIA! A BASE continua sem dar serviço, ou vamos esperar os meninos cresceram? Ora bolas!!!

    SAMPAOLI ñ deixou um TIME PRONTO! Há posições carentes gritantes no NOSSO TIME, o elenco no todo é falho, isso é CLARO! Agora, se começam as cabeçadas para começar com o PAPO FURADO de time EM FORMAÇÃO e q tudo será AZUL no AnoQueVem, qnd então vamo nos firmar no NOVO PATAMAR, q a NOVA ARENA dos meninins vem aí e o bicho vai pegar…PÁRA!

    A plantada dos CARTOLAS do verão de 2005, sobre DÍVIDA, tá aparecendo para justificar q ñ vão CUIDAR/VIGIAR a METALIDADE q entregou o Br pq ñ teve EMPENHO VENCEDOR nos bastidores e, no campo de jg, pq ñ teve qualidade técnica com um ELENCO DESEQUILIBRADO (Keno se machucou e o time sumiu na reta final, p. ex.) e continua sendo! FATO!

    Saudades dO MAIOR CRONISTA ATLETICANO DE TODOS OS TEMPOS, SE Ñ FOSSE O MAIOR GOLEIRO DA NOSSA GLORIOSA HISTORIA! “No Atlético o errado é q tá certo!” VIVA O MESTRE KAFUNGA!!!

    Abs!!!

    Abs!

    1. Caro VIANA. Eu nem quis comentar sobre o artigo de hoje por causa dessa coisa
      de dizer que o ex-embuste (BARATA) deixou time pronto.
      Curuzcredo e credemcruz. Obrigado por dizer o que eu penso.

  5. Bom dia,

    O texto do “Paulo Silva” foi muito feliz, disse realmente o que acontece.
    Creio que o problema do não aproveitamento da base está enraizado no clube nos tempos atuais.
    Este ano a necessidade de se dar uma folga aos atletas profissionais nos trouxe uma forma diferente de se tratar esse assunto, ou seja, foi feito uma apresentação destes jovens jogadores a massa atleticana que não acompanha a base, assim creio que quando e se acontecer do aproveitamento de algum deles, já saberão que estão ali por terem valor, teremos maior paciência quando não demonstrarem de cara seu valor.
    Sou completamente a favor do aproveitamento da base exatamente naquelas posições que estamos precisando, Zagueiro, volante e atacante de área.
    Com uma base já formada, um calendário massacrante, pandemia e convocações para seleções, vejo o momento ideal para se dar as oportunidades.
    Neto e Guilherme Castilho, Felipe Felício e Guilherme Santos, Talison, não vou trazer nomes de zagueiros porque não deram a eles a mesma oportunidade de aparecer, mas, deve haver dois jogadores aptos a formarem no principal.
    Não vejo necessidade de ir ao mercado, contratar jogador sem identificação, mercenários e que já estão realizados profissionalmente é só para sangrar as finanças do clube.
    Enquanto a diretoria não intender que estão nestes jogadores da base a fonte de renda para pagar essa dívida do clube, eles não trabalharam em pró da base.
    Aprender a super valorizar seu atleta como fazem outros clubes, o Flamengo foi exemplo em 2019, vendendo 364 milhões em jogadores.
    Um valor desses é 30% da dívida do Atlético, mas, além de revelar, dar oportunidade de aparecer, precisa principalmente saber dar valorização a seu ativo, aqui no Galo quando vendemos jogadores sempre os valores são no mínimo 50% menor do que em outros times, espero que o diretor de futebol que veio de outra praça também mude isto.
    Nossos jogadores da base atual estão na mesma idade dos que foram contratados em 2020, o que mostra a predisposição em sempre estar olhando para o quintal do próximo em detrimento ao nosso, isso para mim é cultural, chega a ser chato ouvir em todas as lives, torcedores pedindo contratações, vamos dar chance para a base gente.
    Hoje voltando a falar de futebol, estou presente não só apenas lendo e me enfastiando.
    Boa semana a todos!

    1. Caro WELLINGTON. Saudações. Realmente os jovens apareceram nesse ano pela necessidade de dar folga aos marmanjos. Foi só aqueles voltarem e empacotaram os meninos de novo. Isso não é cultura, é burrice.

      O problema todo está nas comissões de empresários e não duvido que nas rachadinhas também.
      O clube que se foda.

  6. Bom dia, o Kafunga com os impagáveis ” cabeça de Bagre, não tem core core, no Brasil é errado é o certo é o Márcio Renato com suas colunas no Diário da Tarde, além do Son Salvador com seu fino humor. A página do Bitoque às segundas no Diário da Tarde tbem era muito legal. Abraço Barata

  7. Salve, Massa, Max e Guru!

    Pelo que vem sendo divulgado, inclusive com opinião de especialistas, o grande problema do clube são as dívidas de curto prazo, que sugam milhões de reais de juros a cada ano. Não sou nenhum conhecedor da matéria, mas na minha humilde opinião, precisamos estancar esta sangria, seja vendendo o shopping ou renegociando as dívidas em condições mais favoráveis. E detalhe não precisamos pagar a dívida por inteiro de imediato já que grande parte dela já está negociada em condições pagáveis através do profut.
    Mas o que precisamos de imediato é descobrir e despedir imediatamente os X9 que existem no clube e ficam dando informações à imprensa e caçadores de notícias, e por tabela dando margem a crises no clube. Isto já vem acontecendo há tempos e estes FDPs continuam lá.

  8. Bom dia!
    Sinceramente eu não entendo os critérios de avaliação dos jogadores da base. Às vezes surgem nomes que são todos pela imprensa como jóias e quando a gente vai ver na prática, não passam de bijouterias de quinta (Renan Oliveira, Bruninho…tem até um que esqueci o apelido, que estava no grupo campeão da Libertadores). Em outros casos você vê um Alessandro Vinícios, alguns minutos apenas em campo e você fica bem impressionado e quer ver mais. Só que misteriosamente desaparece sem ter mais chances. Marquinhos foi nosso melhor atacante no final de 2019, acho, aí chegou a fraude argentina e o futebol do moleque desapareceu. Tomara que eu me enganei mas não acho que Cuca vá dar chances aos garotos que estão despontando. Ele vai abraçar o péssimo Allan por exemplo e não vai soltar nem a pau. Não me esqueço de Richarlyson.

  9. Eu passei o olho na matéria, bem por alto, bem por alto, mas me detive numa frase :
    ” … o fim do time de transição (meudeusdoceu, um ajuntamento de jogadores sem aproveitamento) além de configurar um “case” (arghh) indigesto de descontinuidade de um projeto …” .

    Não fui nem pra frente nem pra trás.
    O futebol , aquele negócio de chutar uma bola pra frente e colocar na casinha , virou abstração.

    Crendeuspai !!!

    Que saudade dos Nogueiras , Saldanhas , Drumonds , Fragas, …

    1. Barata, seu ingrato, nunca se esqueça “dos idiotas da objetividade”; “dos meias que não pisam na área”; “da valorização da posse de bola”; “do jogo vertical a partir da transição em velocidade”…

      Vendo, lendo e ouvindo tais pérolas fico a lembrar meu velho pai: “Futebol tem dois segredos: chutar a bola forte e rasteira onde o goleiro não está e jogar a bola por cima pra embaraiá os béqui”. Quanta sabiduria do velho!!!

      ps.: fico imaginando o que seria “jogo vertical”… será que é dar uma “bicuda” pra cima e esperar a bola cair pra todo mundo correr atrás dela? Lá em Montes Claros quando esse lance acontecia tinha sempre um que gritava “quem chutar mais alto ganha um leitão”!!!!

  10. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    ESSA HISTÓRIA DESSA GIGANTESCA DÍVIDA DO GALO ESTÁ MUITO MAL CONTADA.
    “VENDER” 50% DO SHOPPING POR MENOS DE 500 MILHÕES , NÃO É VENDER , MAS DOAR.
    AGORA VENDER A NOSSA SEDE AÍ JÁ É DEMAIS , ISSO SERÁ O CAOS. ISSO NÃO PODE E A TORCIDA NÃO PODE PERMITIR.
    QUANTO À VENDA DO SHOPPING , DESDE QUE SEJA POR NO MÍNIMO 500 MILHÕES E SOLUCIONANDO TODO O PROBLEMA DA DÍVIDA ATLETICANA SERÁ ACEITÁVEL , MAS VENDER O SHOPPING E CONTINUAR DEVENDO AÍ NÃO DÁ.
    MESMO PORQUE OS JUROS DESSA SUPOSTA DÍVIDA SÃO ESCORCHANTES E O GALO NECESSARIAMENTE TEM QUE BOTAR O PÉ NA PAREDE E OBTER UM GRANDE DESCONTO PARA A QUITAÇÃO DE TODAS AS DÍVIDAS. CHEGA DE PAGAR JUROS ESCORCHANTES.
    TROCAR O SHOPPING POR TODA A DÍVIDA É ACEITÁVEL , AGORA AINDA CONTINUAR DEVENDO NÃO DÁ.
    NUMA NEGOCIAÇÃO DESSA O GALO PRECISA FAZER SUAS EXIGÊNCIAS.
    “”VENDER A SEDE , JAMAIS””.

    1. Paulo Roberto, bom dia.

      Realmente há muita coisa estranha e nebulosa nesse noticiário panfletário e mal intencionado sobre os assuntos do Atlético.

      Mas, uma coisa é certa. Não existe nenhuma possibilidade do clube se desfazer de sua sede na Av. Olégario Maciel, porquanto o imóvel pertence aos sócios da própria sede e não ao Atlético. Existem amarras jurídicas, portanto, que, por ora, impedem qualquer negócio.

      Muita gente compra tudo o que se fala pelo papel de face, não conhece o estatuto do clube e acredita pia e irreflexivamente em tudo de ruim que se diz.

      A própria venda da metade restante do Shopping também depende do cumprimento de medidas estabelecidas no estatuto e, por razões diversas, tem muitas resistências internas.

      E mais: os próprios mecenas são os primeiros a não quererem ínviabilizar o clube, pois estariam jogando o dinheiro que INVESTIRAM no lixo.

      Os garotos da base, que são o objeto do artigo, sempre penaram em razão da falta de planejamento e cuidados. E vão continuar penando enquanto o clube não equalizar suas contas e não caminhar como deveria.

      Parece que os homens que estão conduzindo Atlético já se aperceberam disso.

      Mas, é preciso materializar de vez o discurso.

      E, por incrível que possa parecer, ainda tem atleticano que acredita que pode tratar as questões de dentro das quatro linhas à margem do que ocorre fora delas. Santa inocência.

      Saudações atleticanas.

  11. Bom dia Max. Bom dia a todos. Ler que renovaram por mais dois anos o contrato do Gabriel é broxante. Parece que a sina de defesa peneira continuará para alegria dos adversários do nosso Galo. Dificilmente seremos campeões de uma Libertadores com Rever, Guga, Bueno e Gabriel integrando um sistema defensivo. Será que nessa base não existe um beque melhor que esse Gabriel ?

    1. Bom dia Domingos,

      Vejo diferente, pode ser exatamente o indício de venda do Gabriel, melhorar sua multa recisória.
      Estou contigo, e espero estar com a razão.

  12. TÔ ACHANDO MUITO ESTRANHA ESSA HISTÓRIA.
    QUEM VAZOU PARA A MÍDIA ESSA DÍVIDA ESTRATOSFÉRICA.??
    AGORA VAZAM QUE O ATLÉTICO PRECISA VENDER O SHOPPING E A SEDE E QUE NÃO DÁ PRÁ PAGAR NEM METADE DA DÍVIDA.
    QUEM RECEBE ESSES JUROS ENORMES??
    QUAL A TAXA DESSES JUROS??
    QUAIS SÃO OS VERDADEIROS CREDORES??
    TUDO MUITO NEBULOSO.
    ISSO NÃO VAI ACABAR BEM , PARA O GALO , É CLARO.

  13. Bom dia Eduardo, Max Pereira, atleticanas e atleticanos que conhecem como poucos a dificuldade que o CAM tem de aproveitar inteligentemente os garotos formados em sua base. Foi o tempo em que essa base era parte integrante desse todo que é o CAM. Há muito tempo alguém, por motivo ignorado resolveu dividir o Galo entre profissionais e base e transformou a base em algo descartável.

    Me lembro bem do tempo em que os garotos da base conviviam diuturnamente com os profissionais numa simbiose que permitia que eles não se sentissem estranhos quando atingissem o nível técnico, e não a idade, para integrar o “time de cima”.

    Hoje, com todos os recursos materiais em mãos, falta à base do Galo o mais importante; talento humano capaz de compreender a importância de um setor que consome milhões de reais por ano para formar um atleta que depois é ignorado como algo sem valor. Ignoram a “prata da casa” para buscar em outros termos atletas às vezes, de qualidade inferior aos formados pelo clube. Não há, entre os responsáveis pelos profissionais alguém capaz de promover a integração entre os dois setores. A base forma e os de cima descartam.

    Vivemos essa realidade que transpira crueldade se considerarmos o quanto o clube é prejudicado por essa falta de visão. A esperança é que os atuais dirigentes consigam reverter esse modo de agir e passem a privilegiar o trabalho desenvolvido com a garotada.

    Uma boa quarta-feira para todos nós, véspera de jogo do Galo, o que sem dúvida torna a semana bem mais interessante.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO, FORMANDO BONS JOGADORES E À ESPERA DE QUE ALGUÉM DO COMANDO ENXERGUE ISSO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *