Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vitória e liderança sem convencimento

Não, definitivamente não me acusem de pessimista, até porque quem me conhece e acompanha é testemunha do quanto privilegio e exalto nosso time do coração. Mas, já se foram seis jogos no mineiro, nenhuma única partida boa. Nem nas vitórias de ontem sobre o Itabirito, tampouco em cima do Athetic e Democrata, e ainda no empate e derrotas vergonhosas. O Atleticano está desconfiado e assustado com o desempenho do time dirigido pelo multi campeão Felipão.

O Galo começou, como era de se esperar, o dono do jogo. O domínio, entretanto, era improdutivo. Ficou tenso e o Itabirito ameaçou seguidas vezes abrir o placar. Até que numa boa jogada ensaiada de cobrança de falta, saiu o nosso gol. Bataglia, o nome do jogo por tudo que fez em campo, foi premiado com essa conclusão para as redes do novato no campeonato mineiro.

Veio o segundo tempo, bem no início, o segundo cartão amarelo desfalcou o adversário que seguiu com um a menos. No intervalo, para alguns amigos que me contataram e em grupos, disse que esperava as saídas de Mariano, Igor Gomes e Edenílson, por deficiência técnica e os dois primeiros com a agravante de estarem amarelados. Saíram apenas os dois primeiros e o lateral também por ter sentido uma contusão. Queria eu, disse nas prosas, as entradas do Saravia, Rubens e Alisson. Pois veio junto com o lateral argentino outra teimosia do Felipão. Edenílson.

Esses dois ex-jogadores do Internacional – Edenílson e Patrick – juntos em campo são enjoativos ao Torcedor e parecem ser provocação do treinador. O segundo, durante o tempo que esteve em campo, errou mais que Gomes na primeira metade do jogo. Pois, foi no terço final da etapa complementar, que o Galo – com um a mais desde o início desse tempo – começou a ameaçar o Itabirito. Alisson, na primeira jogada, colocou a bola na cabeça do Patrick que atrasou para o goleiro. Depois ele mesmo, Alisson, finalizou duas vezes e a segunda na forquilha da trave. Paulinho e Hulk também, até que o ídolo chegou ao gol do alívio – de número 99 pelo Galo – numa bela assistência de Rubens que entrou muito bem no lugar de Arana. Olha pra base, Felipão!

Por falar em base, o treinador levou apenas um zagueiro para o banco – preterindo Rômulo – nesse jogo em Brasília. Na metade do primeiro tempo, Rabello foi substituído por Fuchs e por pouco teria de improvisar com a entrada do Otávio e recuo do Bataglia, por Jemerson ter sentido também. Fui dormir, aliviado com a vitória e liderança, mas reflexivo. Jogadores como Rabello, Lemos, Fuchs (três zagueiros) e Zaracho estão com mais tempo no DM que este bloqueio em recuperação de cirurgias. Fiz quatro em menos de dois anos. Individualmente, esses jogadores, estão mais frágeis que eu com meus 66 anos de existência.

Pra fechar, amanhã farei outras considerações sobre o desempenho do time e as perspectivas com a rodada encerrada, reafirmo que temos de evoluir muito para motivar o Atleticano na temporada. Tá difícil. E, por fim, um pitaco nas GAFES DA SPORTV. Na primeira, o prepotente Paulo Cesar Vasconcelos, um dos menos chatos entre os malas do eixo destacou que o Itabirito – da cidade de Itabira onde nasceu o vascaíno Carlos Drummond de Andrade – blá blá blá. Só acompanho a TV pelas imagens e opto pelo amigo Caixa, mas ontem fiquei esperando ele se desculpar. Não é que, dissimuladamente, alertado evidentemente, mencionou que Telê Santana é de Itabirito. Sem comentar sua gafe e desconhecimento. Essa gente acredita que o Brasil é RJ e SP.

Depois, agora o locutor Fulano de Tal, bem no início do segundo tempo narrou uma jogada com a participação de Claudinei que foi substituído no intervalo. Até que, por volta dos 20 minutos, chamou o Itabirito de Athletic. Uma rede de televisão, com abrangência nacional, coloca uns imbecis desses numa transmissão. Drummond, torcedor do Valério de sua Itabira e Telê Santana não irão perdoar. E eu, na próxima, não vou cometer a asneira de ouvir comentaristas e narradores tendenciosos nas transmissões. Foi pra alimentar minha resistência com essa gente.

*fotos: Pedro Souza\Atlético

27 thoughts to “Vitória e liderança sem convencimento”

  1. Bom dia. Moçada é só o inicio, tirando o clássico…a temporada não começou…Os caras estão na deles, sem cobrança, só sombra e agua fresca…tem que cobrar é jogador e outra parem com esse trem de clube…agora é empresa…tem que cobrar o gerente, depois os donos…Saudações

  2. É a coisa anda tão feia que tem gente aqui com saudades do medíocre Guga e detonando um dos únicos craques do time, Hulk, o outro é o menino Alisson, preterido pelo desaposentado Felipão. Notícia boa: vamos nos classificar no Mineiro! Notícia má: ao que tudo indica, pegaremos o BBBruzeiro na semifinal e se jogar desse.jeito, não chegaremos à final. Espero que ao menos não percamos mais uma na Arena MRV…. Noticia ótima: Felipão anunciou ser o seu último ano como técnico de futebol! Só assim pros 4 Rs colocarem um técnico melhor em 2025. O problema é o ano todo pela frente, haja sofrimento….

  3. Boa tarde Eduardo e massa. Vencemos mais com um futebol de várzea. A Libertadores começa daqui a pouco e não temos um time pronto. Ok temos é Gaga 7×1 ultrapassado e teimoso igual uma porteira. Então os canelas de vidro foram para o DM. Igor rabelo um canela de vidro. Zaracho outra. Lemos e jemerson entregador . Todos treinadores tem seus afilhados na equipa Edenilson. Patrick. Jemerson entregador ninguém merece isso. Então a pifia diretoria pos o Victor de diretor de futebol simplesmente Galo virou cabide de emprego para ex jogadores. Aff. Alisson deveria ser titular mas não temos treinador que não enxerga os jogadores da base. Fora 7×1 ultrapassado e seus afilhados. Vergonha. Vá Galooooo

  4. Tem-se a certeza que a ” coisa ‘tá tão feia ” quando deparamos com a absoluta falta de capacidade das pessoas em pensar por conta própria .

    Adquirem ” conhecimento ” em menu de ideias que são ” vendidas ” no mercado e entregues por correspondência .

    Eu SE divirto !

    É PRACABÁ !

  5. Telê e o Sr. Nilson do Gás (Nilson Batista Cardoso 125 gols pelo Galo), também nosso conterrâneo, não perdoariam esse futebol medíocre e letárgico. Também estranhariam o tipo de investimento que levou um time de 03 anos à elite do futebol do estado. Marquinho Maradona falou que se tivesse isso no nosso tempo, o time profissional seria todo daqui. Eu quero ver gol, não precisa ser de placa eu quero ver gol! Transmissão amadora, pra um joguinho tipo pelada.

  6. Concordo plenamente com o blogueiro democrático. Está muito difícil e só penso nas pedreiras que virão proximamente, principalmente na Libertadores e Brasileirão. Contudo, um comentário especial sobre o jovem Alisson, que deve ser o menor salário de todos: PROMETE, e muito, esse menino! Ouvi dizer que a multa para a saída dele é de 350 milhões. Não duvido que já tem time com cacife, aqui e lá fora principalmente, preparando a grana para levar o craque e, quem sabe, “pagar dívidas” do CAM.

  7. Bom dia.

    O gramado do jogo, estava ridículo. Como liberar uma vergonha dessas?

    Infelizmente, o Igor Rabelo não está dando mais. A nossa defesa está muito complicada e ainda com várias contusões.

    Terá o nosso novo diretor de futebol, coragem para demitir o Felipão?

    A coisa está muiiiiito complicada esse ano.

  8. Bom dia,

    Pergunta que não consigo responder: Será que esse Pelipão não conhece a variação de jogo que se chama 4-3-3.
    Que m3rd@ só!
    Só coloca o terceiro atacante quando a equipe está ganhando ou no sufoco correndo atrás do placar.
    O fato de só levar 1 zagueiro reserva e Kardec com outros dois centroavantes demonstra que ele está desaprendendo.
    Fazedor de media, esse é o que está se mostrando:
    Precisa de reforços e não fala para não desagradar.
    Mantem medalhões para justificar investimento errado
    Não coloca no banco os maus jogadores na espera que voltem a jogar o já jogaram um dia…
    Quanto ao jogo, foi irritante no primeiro tempo ver tantos erros do Igor Gomes , não sei se era porque estava pela esquerda naquela falha de gramado, mas foi irritante. Só não foi pior do que o Hulk, igual, é claro que tantos erros do super herói que provocou o comentário de que “hoje tem gol do Hulk”, é sempre assim no pior jogo dele ele marca para salvar, na minha época isso tinha nome, “estrela”, ele tem e ninguém pode negar.
    Battaglia o melhor em campo, por incrível que pareça se o jogo aos 45 minutos eu diria que o Jemerson dividia com o ele esse mérito.
    Mas como o jogo são 90 minutos, ele jogou tudo que fez no primeiro tempo fora deixando o atacante passar por ele duas vezes como se não houvesse adversário contra, observação: para mim aquele migué da contusão foi para disfarçar as falhas, pior, ainda atrapalhou em 9 minutos a entrada do Alisson, imperdoável.
    Um breve comentário sobre a internet e o ti…ti…ti… do gol do Pavón e duas assistências pelo Grêmio, ele no Galo só jogol nos 72 jogos apenas duas vezes bem, uma contra o América e outra contra o Cuiabá na goleada de 4 x 0, os outros 70 jogos foram apagados.
    Jogador fominha e que não passava a bola.
    A 1 ano e meio de cumpri o contrato seria aqui o mesmo que fez no Boca e estava tirando a oportunidade do Alisson, estou muito mais feliz vendo o Alisson jogar.
    O atleticano tem que parar com a mania de criticar essas decisões de venda de jogadores porque não se sabe o motivo real que leva a ser tomada.
    Bom domingo a todos!

  9. A coisa tá tão feia que o Alison já é um craque consagrado, calma meu povo não é bem assim! Pelo visto “ ele” ainda defende e lembra do seu ídolo Hyoran. Reconhecimento é uma virtude, pracaba com esse assunto de uma vez, confessa que foi infeliz quando elogiou inúmeras vezes o “ craque” HYORAN, simples assim!

    1. Caro, Reinaldo (nome de gênio), sei que não é a mim que se refere, mas com certeza, Hyoran joga muito mais que Edenilson, Patrick…e estaria sendo muito mais útil ao time que esses bois cansados.

  10. Bom dia,!
    O Galo jogou com um jogador a menos boa parte do jogo. Até que Alisson entrou no lugar de NINGUÉM.
    Patrick, o outro protegido, entrou, pegava a bola e em vez de ir pra cima, recuava a bola irritantemente. Por fim, Rubens, que nunca deveria ficar de fora, entrou no lugar do péssimo Arana.
    Pra ser bem sincero, só as entradas de Alisson e Rubens, me deram alento e motivação em assistir o jogo.
    Fora Felipão e Edenilson!!!!

    1. Verdade. Se o Galo entrar com Alisson e sem Edenilson contra o kuei já vai melhorar muito. Mas o Felipão não vai fazer isso pra não dizer que cede a pressão.

  11. RUQUE e CAETANO :

    ontem , aqui neste blog , comentaristas deram a dimensão exata desses dois EMBUSTES que grudaram no clube como cracas em baleia

  12. E outra , senhores Ruque Gênio e Paulinho Craque :

    os torcedores , entre eles , têm todo o direito de xingarem uns aos outros, mas os senhores CALEM A BOCA e mantenham-se dentro do RESPEITO que devem à torcida e ao clube .

    MODINHA , meus caros , é a MEDIOCRIDADE de vocês .

  13. E não é que tem comentarista que ainda tenta imputar ao HYORAN o desastre desse time ?

    E outros , que elevam o Ruque à categoria de gênio e consideram Paulinho um craque ?

    Pois eu digo sem medo de errar :
    esse time é PODRE !

    Tem que entrar com os juvenis de uma vez , eles errando ou acertando, pois é a ÚNICA solução para trazer DIGNIDADE ao clube que um dia foi considerado GLORIOSO .

    O CLUBE ATLETICO MINEIRO ACABOU , fora e dentro de campo .

  14. MARIMBONDOS E CARANGUEJO:

    O desempenho do time atleticano está bem abaixo do que pode render a equipe e nisso há um nítido dedo do meio de FELIPÃO que mais atrapalha do que ajuda…

    Taticamente o time não demonstra nada porque falta aplicação. Pra começar, o time não tem compactação, não marca adiantado a partir da saída da bola no goleiro adversário tampouco ataca a bola quando esta é seguidamente perdida, principalmente por Paulinho, o rei das bolas perdidas. Falta vontade, disposição e aplicação de toda a equipe que corre errado…

    Na parte ofensiva é outro escárnio desse time sonolento, letárgico, lento na transição e devagar quase parando para atacar. A bola gira, vai, volta, retorna e fica nesse carrossel para caranguejo ver e assustar até o mestre do cinema de terror, o Alfred Hitchcock.

    É preciso que o STF intervenha, como fez com a CBF para reconduzir seu presidente ao cargo, para que menores de 18 anos e maiores de 60 estejam doravante proibidos de assistir, até pela TV, aos jogos do Atlético…

    Em todo o jogo o que se vê são assassinatos do futebol e morte da bola em cenas cruéis de um filme hitchcoquiano, como em “Marimbondos e Caranguejo”, o nome do filme atleticano…

    A propósito, MARIMBONDOS são os jogadores (medíocres e meia boca) e CARANGUEJO, o Felipão, o rei da retranca, do jogo pra trás e do Sette-um (blá-blá-blá nas entrevistas)…

    O futebol brasileiro se notabilizou e maravilhou o mundo pela irreverência do drible que é um dos fundamentos importantes para chegar e fazer o gol, a razão de ser e beabá desse esporte até fácil de jogar…

    Mas estão complicando o futebol do Atlético…

    E não é que só teve dois dribles durante todo o jogo. O do ALLISON naquela bola no trinco e o do RUBENS no gol do DR HULK…

    Onde fomos chegar?!!

    O time do Atlético não consegue mais dar um drible durante todo o jogo…

    A coisa tá feia!!!

    Mamãe me acode!!!

    Fora Felipão!!!

    1. ERNEST ,

      o que mais me revolta é ouvir essa PALHAÇADA da tal de MINUTAGEM e de MONITORAMENTO pra lançar juvenil no titular .

      Porra , Coutinho e Edu foram TITULARES no Santos com 15 ANOS , como REINALDO o foi aqui .

      Se formos listar jogadores que subiram antes dos 17 anos vamos ficar aqui o dia inteiro .

      Agora , arrumaram esse discurso com a ajuda dessa imprensa INSUPORTÁVEL que propaga essa bobagem todo santo dia .

      E tome CIGA contratando REFUGO mundo afora .

  15. O tal Rodrigo Caetano fez tanta merda no nosso CAM, que a invejosa CBF não resistiu e contratou o cara… obrigado Casa Bandida!!!

    Agora pra fechar o pacote dos sonhos, fica faltando esse novo diretor da CBF fazer o convite e levar o intragável treinador Atleticano para fazer parte de alguma Comissão da tal seleção canarinho!!!

    OBS.: e o futebol do nosso time??? Com um treinador moderno e ativo, teríamos um timaço jogando mas nas mãos do apagado, cansado, ultrapassado e teimoso Felipão, é apenas um time comum, mal treinado, sem brilho, sem vontade, sem alma e sem graça!!!

  16. Salve Massa e Guru

    Me poupei de ver este escárnio chamado de time e só vi os piores, ops, melhores momentos.
    Alguém em sã consciência iria realmente esperar uma melhora do time com o tal Edenilson em campo? E como nada está tão ruim que não possa piorar, entrou tb Patric. Meu Deus!
    Um time de 20 milhões por mês suando, para ganhar dos itabirito, que foi a Brasília viajando de Gontijo.
    E a diretoria passiva, vendo este imbecil à beira do campo, enterrando nosso time e depois vomitando asneiras na coletiva. Aposenta logo dinossauro!

  17. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Apesar da pífia atuação, merecem destaques no time do galo o Bruno Fuks, Bataghia, Alysson e Rubens. Todos merecem titularidade. O Arana, muito irritado e sem apresentar o futebol que o credenciou à seleção brasileira, merece dar o seu lugar a Rubens, que tem demonstrado, quando entra, o futebol que nós atleticamos aplaudimos. Gostaria de ver o galo com uma formação alternativa com: Everson, Bruno Fucks, Igor Rabelo e Lemos – Zaracho, Bataghia e Rubens – Scarpa e Alysson – Paulinho e Hulk.
    Hoje e sempre, galo,!!!

    1. ÂNGELO ,

      sabe o que me causa mais antipatia ?

      O RUBENS faz com pouco tempo em campo uma jogada PERFEITA de li há de fundo , coisa que o Arana já não faz há tempos .

      E dá uma melada pro Ruque que só teve o trabalho de bater na bola .

      Daí , TODA a comemoração e exaltação recaem em quem ?

      No detentor de direito de imagens que chama sobre si todas atenções .

      Difícil demais , parceiro !

  18. Bom dia xará e amigalos! A altura de Battaglia e DE NOVO o talento dele, sempre ele, HULK salvaram o GALO de mais um vexame. O time treinado pelo ultrapassado e teimoso Felipão continua com um futebol engessado e burocrático tocando excessivamente a bola para os lados e para trás não produzindo nada. Está dando sono assistir os jogos do GALO. Minha preocupação é enorme. Não por causa de campeonato rural, Libertadores e Copa do Brasil que tem todo ano mas com o Brasileirão. Temo a rabeira desse torneio. Itabirito encarou o GALO mesmo com 10 jogadores em campo. Tombense, Patrocinense e o fraquíssimo CSA-MG fizeram a mesma coisa. Todos eles muito elogiados pelo dinossauro treinador. Enquanto isso o dispensável Pavón estreou ontem pelo Grêmio fazendo gol e dando duas assistências. Em 2023 os rifados foram Keno, Guga. Porque esse patético treinador não começa o meio campo com Battaglia, Rubens e Scarpa e no ataque, Paulinho, Hulk e Alisson contra o Mequinha? Time do GALO continua lento e previsível….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *