Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tabelas sem critérios nas competições

A barbaridade, mais uma, do sábado teve como componente indiscutível a estupidez da tabela do campeonato mineiro. Em tempos passados, ainda até recentemente, as duas maiores torcidas de Belo Horizonte não tinham jogos concomitantes da última rodada realizados na capital. Até mesmo o então clássico, tradicionalmente marcado para a rodada de encerramento, passou a ser jogado no meio da competição. Deu no que deu! Responsabilidade, ainda que parcial, dessa insensatez.

Filho de peixe, peixinho é”, diz um ditado popular. Se a nossa federação cometeu esse deslize, que deve ser corrigido para o próximo ano, seus dirigentes seguem o roteiro da cbf. Aqui, a meu juízo, necessário se faz a revisão do regulamento. Horroroso, assim como o paulista, o carioca, o gaúcho, o paranaense e em quase todos os estados. Não é por acaso que os campeonatos regionais estão – ano a ano – perdendo a sua força e seu charme.

Ao que interessa de fato. A cbf anunciou a tabela do Brasileirão – este sim por pontos corridos – muito mais atrativo e cobiçado que os estaduais. Como este espaço vem denunciado faz tempos, mais uma vez a vagabundagem oficial – nada me convence o contrário – prevê nosso confronto com o flamídia aqui no primeiro turno e no Rio de Janeiro a segunda partida. Tem sido o roteiro, armado e arquitetado intra muros pela direção desse time carioca e os dirigentes da falida cbf. Até num confronto de Copa do Brasil, o “sorteio” definiu dessa maneira. Esse sorteio também deixa dúvidas. Um certo ex-jogador, encarregado de tirar a bolinha (seria uma quente e a outra fria?), trocou sob a vista das imagens. Recentemente, uma mocinha, igualmente deixou suspeitas ao rolar essas bolinhas de maneira estranha. Enfim, no caso da tabela do BR, não é sorteio e sim imposição. Nem falei, ainda, da arbitragem. Nociva!

Essa gente carioca vem a BH, como já ocorreu e um dirigentezinho – acostumado a morder virilha de torcedor – reclama que não teve escolta do aeroporto ao Hotel. Ora, vá te catar, escolta para uma delegação de futebol no meio de uma competição? Não é por acaso que, este privilegiado estado vem protagonizando cenas ridículas, como pudemos ver na partida Botafogo e FluminenC do último final de semana. Ridículos, provincianismo, varzeano. Se acham os tais, mas se não fossem as muitas artimanhas em favor do eixo (rj/sp)– especialmente para cariocas – a história do esporte bretão no Brasil seria diferente e muito mais interessante. A responsabilidade deste fracasso internacional está na história da cbf. Qual foi o último presidente que completou mandato na entidade? Os cinco recentes, todos, não estão relacionados. Inclusive o atual que está judicializado.

Fato é que a cbf, ao longo de décadas, em prejuízo dos clubes de outros estados, beneficia cariocas e até paulistas. Fossem isentos, no caso do Galo, os três títulos nacionais seriam – no mínimo – o dobro. 1977, 1980, 1999, 2012 e 2015 são os mais escandalosos, mas temos outros para fazer essa afirmação. E, agora, em 2024, a orquestração já mostrou sua cara. Quais são os favoritos ao título, embora a competição ainda vá iniciar em abril? Galo, claro, mais Grêmio, Palmeiras, Flamídia e São Paulo. Todos, todos esses concorrentes, no primeiro turno enfrentam nosso time em Belo Horizonte. O mesmo ocorre até com a partida entre os times de Minas Gerais.

Vai querer me convencer que é fruto do acaso! Nunca! É deliberado mesmo. No caso do time carioca, que sempre questionei aqui, agora vamos para o sexto ano que esse confronto em cinco ocasiões é disputado lá na casa dessa gente no turno final. Apenas e tão somente, entre 2019 e agora 2024, no ano de 2020, o jogo do returno foi em Belo Horizonte. Na ocasião ganhamos lá e cá (1 a 0 e 4 a 0), me lembro, foi nos tempos do Sampaoli. São quatro anos seguidos (21/22/23/24) que a cbf, cuidadosamente, faz essa sacanagem. E, todos sabem, quando vamos lá no returno o que essa marginalidade oficial promove. Ingressos, entrada e saída do Torcedor Atleticano, ônibus da delegação. Coisa de provincianos. Pra fechar esse registo, nessa tabela da temporada, o responsável por essa bandalheira (trabalho minucioso) teve a cara de pau de – propositalmente – prejudicar ao Galo. Vagabundos!

*imagens: arquivo do blog

23 thoughts to “Tabelas sem critérios nas competições”

  1. Essa questão da tabela eu imagino que seja uma “comodidade” daqueles que a fazem, só introduzindo os clubes que sobem da série B e permanecendo os confrontos dos anos anteriores, já que são jogos de ida e volta ninguém imagina um favorecimento para clube A ou B.

    A tabela sempre procura revezar os jogos do Cruzeiro e Atlético em Belo Horizonte, sempre quando um joga em casa o outro está jogando fora, essa logística sempre existiu. Agora se a Diretoria e a Comissão Técnica do Galo nunca se manifestou abertamente contra essa tabela, imagino que para eles é indiferente a ordem dos jogos, não há prejuízo ao clube.

    Ainda não consegui enxergar onde o clube é prejudicado jogando contra o Flamengo a primeira partida aqui e a outra no Rio de Janeiro, já que todos jogam contra todos em jogos ida e volta, pontos corridos, não é mata-mata.

    Enquanto a diretoria e torcida pensar que são sempre prejudicados pela CBF, arbitragem, Globo, mídia do eixo e não preocuparem em fazer um time competitivo, um elenco forte, ficaremos sempre nessas desculpas esfarrapadas de mau perdedor.

  2. Em outros tempos, compartilharia de vossa irresignação.
    Contudo, com esse futebol apresentado pelo Galo, com esse treinador, a certeza de que Alisson e Cadu não serão titulares e com a ausência de opções ofensivas no elenco, pouco importa a ordem dos fatores, nesse caso será como a matemática.
    Espero sinceramente estar errado!

  3. Boa tarde.

    Indignar-se faz parte do processo das pessoas que tem caráter e que devem denunciar o que está errado.

    Não existe mas , nem meio mas.

    Abraço.

  4. FLÁVIO ARRUDA ,

    o ARANA não joga nada desde antes da contusão .

    Haja má fase pra durar tanto tempo .

    Jogador na atualidade tem uma estrutura de apoio “marqueteiro” que é colossal .

    Porque o cara fez isso ou aquilo de bom numa época ele se torna inimputável .

    Exemplo disso está nos narradores e comentaristas , que passam o tempo todo a exaltar os ungidos , como esse ARANA .

    É o jogo inteiro repetindo “ele tem qualidade” , “ele tem um ótimo passe” , “finaliza muito bem” ( fez um gol aqui , outro ali ) , daí a “galera” vai na onda .

    O Arana não ‘tá jogando NADA !
    Paulinho não ‘tá jogando NADA !
    Hulk não ‘tá jogando NADA !

    Podem jogar alguma coisa ?
    Podem , quem sabe .

    Mas , por hoje , o banco é o melhor lugar pra eles .

  5. CBF = Casa Bandida do Futebol

    E se juntar o STJD + Comissão de Arbitragem + Rede Esgoto vira uma milícia do futebol.

    O nosso CAM vai disputar os torneios batendo de frente com os melhores mas precisa com urgência de um treinador… chega desse senhor na beira do campo!!!

  6. Bom dia!
    Muito inglória a nossa luta contra o sistema.
    Os nossos dirigentes,ano após ano, não fazem um planejamento adequado,sincero,de plantel,de uma pré-temporada com um técnico com o perfil do CAM.
    Infelizmente.
    Seguimos esperando milagres, alguém acredita que com Felipãos,Edenilsons,Pedrinhos, Patrics, Vargas,etc… ganharemos alguma coisa importante este ano?
    Sempre que tivemos bons planteis ganhamos títulos importantes.
    Mas infelizmente a diretoria do Atlético sempre foi das piores do futebol mundial.
    ( Existem raríssimas exceções ao longo da nossa história).

  7. Bom dia Eduardo e massa. A cbflixo vive nos prejudicando a décadas mais sai diretoria e entram e vivem puxando saco e levando porta na cara. Rsrs. Então com esta pifia diretoria amadora é demais Então agora o Victor de diretor de futebol e rainha da Inglaterra são todos pals mandado. Está pifia diretoria não tem tomates de proibir arbitragem que nos prejudicam na cara e dentro de casa. a diretoria e saf é tão incompetentes que contratou um jogador meia boca por 15 milhões, um jogador que jogou 47 jogos e fez 4 gols . Deixaram o savarino ir para o foguinho por mixaria e contrata um jogador desconhecido por milhões aja incompetentes.aff. repito o Galo para ser campeão precisa de ter um treinador. Jogadores e uma equipa competitiva hoje não temos. Ok temos é um treinador ultrapassado e 90 por cento de bois cansados a mamar no Galo. Aff. Acorda saf. Treinador ultrapassado e bois cansados. Vá Galooooo.

  8. Bom dia!

    Com todo respeito ao nobre articulista, para um time que perdeu, na arena MRV, as 02 últimas (e primeiras em casa!!) para o CSA/MG, tanto faz esta questão de ser “lá ou aqui” os jogos do returno, carinhosamente ajustados pela “casa bandida”.
    Sds.

    1. É o mesmo time que, como qualquer outro, ganha jogos complicados e perde outros fáceis. Assim como os mencionados, venceu fora Palmeiras e flamídia, nessa magia que é o futebol. Quanto ao de Minas, mencionado pelo torcedor, seria aquele do bbb ou outro?

      1. Primeiramente, sim, trata-se do BBB! rsss…..
        E pela sua resposta entendi que, mesmo a “casa bandida” atuando nos bastidores para armar os jogos pela conveniência do “eixo”, cabe ao Galo “fazer o dever de casa” e, se possível, “como qualquer outro”, beliscar alguma coisa em terrenos adversários, indiferente de ser turno ou returno, certo!?!? Desta forma, o “eterno prejuízo” que causam ao nosso time, mas que ninguém (absolutamente ninguém!!) toma providências (leia-se; dirigentes!) seria apenas mais um obstáculo a ser vencido por um clube, e time, que trabalha, luta e joga para, sempre, disputar e ganhar títulos. Acho que esta eterna narrativa (que evidencia, sim, um fato incontestável!) acaba colocando o nosso Galão (clube e time) em uma “zona de conforto” em sua peleja, tipo ” vamos lá, mas se não der certo podemos jogar a culpa na CBF, globolixo etc e tá tudo bem”! Com todo respeito ao nobre e culto articulista, prefiro o Galo de 2021 que, mesmo “contra tudo e contra todos”, fez o que sempre esperamos dele e ganhou tudo. Sigamos acreditando.
        Sds.

  9. Mandei um comentário hoje pela manhã que não foi publicado. Creio que tenha sido problema no envio. Mas resumidamente eu disse que concordo com a indignação do blogueiro em relação à cbflixo, globolixo e afins. Porém culpo também a atual diretoria que ou é fraca e incompetente ou é conivente com o sistema pernicioso. Não engulo aquela derrota vergonhosa pra o Bahia, salvando o time do City do rebaixamento. Aliás o Galo tem sido salvador não só do Bahia mas também do timinho do Ronaldo gordo.

    1. O blogüeiro, que já faz tempo vem alternando postagens e salas de espera, entrou noutro período de exames chatos e demorados. Lamento!

  10. Bom dia….concordo com o Angeloml. Se fizer o dever de casa pouco altera. Ate pq em 21 como vc disse foi assim e no final o titulo foi nosso. Se o caso é sobre a forma de que nos recebem, ingressos etc..basta fazer o mesmo no campeonato seguinte (o que não acho correto). Enfim, vamos focar no nosso quintal e esquecer os vizinhos. Chorar com antecedência é dar munição para sermos zoados. Abraços

  11. Bom dia xará e amigalos! É isso aí Gurú! A velha e vagabunda CBF(Confederação Brasileira de Falcatruas) que já disse a que veio em 2024. Assim como no Brasileirão será na Copa do Brasil onde o “sorteio” para os jogos de volta sempre favorecem os “amiguinhos” da Confederação e da Comissão de Ladroagem que apita os jogos. Isso não acaba. Onde fica a Matriz dessa “entidade” mesmo? O Rio de Janeiro continua “lindo”…

  12. Contra Fluminense, Botafogo e Vasco a primeira partida é no RJ e a segunda aqui em MG …
    A CBF deve tá perseguindo estes times também

    1. E contra o flamidia, pelo quarto ano consecutivo – convenientemente – da mesma maneira. Ainda bem que eu me coloco entre aqueles que exercem a indignação. Ou essa condição não pode ser invocada. O Atleticano tem esse direito? Acho que até um dever. Já quem aceita não pode indignar. Eu posso!

    2. Em minha primeira manifestação sobre seu comentário, por ter sido feita na parada do sinal, faltou um dado. Não por esquecimento, mas por indispor no momento de detalhe da afirmação. Pois bem, o Vasco mencionado por vossa pessoa, joga aqui em BH no primeiro turno e não no Rio de Janeiro. Faltou-me o número da rodada, que será a 18a., portanto – quero crer – foi simplesmente um equívoco no seu contraditório.

  13. #FORA FELIPÃO
    Salve Massa e Guru

    Não resta dúvida que há sacanagem na elaboração da tabela pela CBF, mas pergunto: Porque os times e especialmente o nosso, não participam ou fiscalizam desta elaboração justamente para evitar isto?
    Portanto há conivência de nossa parte com a bandidagem, mas quem mais sofre com esta bandidagem é o torcedor.
    Aqui, até por perfil do mineiro os caras são recebidos de maneira civilizada, mas lá. até pelo perfil dos cariocas (claro com exceções e restritos ao futebol) somos recebidos pra guerra.
    Direção do time adversário, torcedores e até a polícia carioca, nos tratam mal e invariavelmente somos alvo de violência.
    Mas o que o torcedor Guru, como nós podemos fazer se nossa direção nunca bateu à porta da CBF para reclamar e exigir uma ação sobre isto?
    Hoje infelizmente temos uma diretoria e investidores bananas, que com os torcedores são uns leões mas com os outros não passam de gatinhos.

  14. Bom dia !
    Como a melhor SAF do Brasil, a SAF 4Rs, aceita essa imposição ao Galo. Será que tem algum ganho para o clube se sujeitar a isso.
    A vida do Galo não será nada fácil nesse brasileiro de 2024. Vários times se reforçaram- Flamengo, Fluminense, Palmeiras, São Paulo, Internacional, Grêmio- e a briga pelas primeiras posições será acirrada. Ainda tem equipes do meio da tabela, que também estão mais fortes esse ano- Vasco, Bragantino, Bahia, Athletico Paraná, Botafogo e até o azulado de MG.
    Se o trabalho não for bem feito o Galo corre o risco de fazer água esse ano. Não adianta ficar na imprensa dizendo que estamoss entre os 3 melhores elencos do Brasil , porque já não estamos. Acorda pra realidade, pois 2021 já vai ficando distante. Se o trabalho do comando técnico for bem feito, até podemos chegar nas primeiras posições, mas se continuar com o nível que tivemos no mineiro até aqui, teremos dias ruins até o final do ano.

  15. Bom dia!
    Me associo ao caro blogueiro na indignação a essa patifaria e bandidagem praticada por cbflixo, globolixo e afins. Porém quero me indignar também por essa diretoria do Galo que não faz nada a respeito, não dá o grito. Ou ela é muito fraca ou é conivente por motivos escusos. Não engulo aquela derrota acachapante, vergonhosa e ESTRANHA pra o time do Bahia ano passado. Tem caroço nesse angu!

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Caro Ávila, embora você esteja com a razão em relação ao favorecimento dos times do eixo nos sorteios, sou de opinião que, em se tratando de cumprimento de tabela onde os jogos do galo não caracterizam mata-mata, muito pouco altera a sua condição no campeonato. Basta ganhar em casa e pressionar o adversário no returno. Se fosse mata-mata para decisão de título com jogos de ida e volta, aí sim, eu me preocuparia, mas não o sendo, se tivermos competência de fazermos o dever de casa bem feito, pouca ou quase nenhuma interferência terá a tabela. Com relação aos times com condições de disputar o título do brasileirão de 2024, não podemos esquecer do Internacional que está com um plantel qualificadíssimo. No mais, é esquecermos as maracutaias, pelo menos, momentaneamente, e centramos na decisão do rural. Rural é obrigação e brasileirão é disputa de título com outros de mesma categoria.
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *