Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Uma noite de horrores

Nem mesmo os três pontos, conquistados numa penalidade ao apagar das luzes daquele show medonho de ontem no Mineirão, conseguiram aliviar a tensão com o futebol apresentado pelo Galo. E até diria, que nas quatro partidas sem os principais jogadores do elenco pelo campeonato mineiro, talvez essa formação tenha a sido a que mais agradou ao Atleticano.

Por pouco, mas por muito pouco mesmo, estaríamos aqui a lamentar mais pontos atirados pelo ralo nesse instável início de temporada. “Sete pontos na conta de Mohamed”, ensaiei como título para essa prosa de agora, abortada pelo gol do Hulk em discutível penalidade. Achei que foi, mas sou suspeito, porém ele – juiz – deixou de marcar outro claríssimo.

O jogo foi todo ruim, mas entre os que estavam no gramado, o pior time foi o trio de arbitragem. Digo, o bandeira 2 nem tanto, mas o outro que corria do lado das tribunas de imprensa (o número 1) e o próprio árbitro foram terríveis. Esse bandeirinha tomou uma esculhambação do Hulk e afinou para o super herói Atleticano. Já o juizinho, conseguiu a façanha de desagradar aos dois times no gramado.

Até o momento, em sete jogos – 21 pontos possíveis – o Galo soma apenas 16 conquistados. A derrota para a URT e o empate com o Vila Nova, arrancaram os cinco pontos que o Torcedor vem reclamando. Até entendo, não fosse o fato de outro time estar à frente no aproveitamento, esses dois resultados nem seriam tão fortemente cobrados. Em função disso, o treinador Mohamed, tem dois caminhos para aliviar a ira do Torcedor. Vencer domingo a Supercopa Caça Níquel da CBF e também o jogo do próximo dia 6 de março. Só assim, não vale apenas parte, o Atleticano vai conseguir digerir essa segunda colocação até o momento.

Sobre o fraco jogo, diria que dois jogadores – a meu juízo – tiveram atuação sofrível. O capitão América, ídolo de muitas conquistas, Rever, e também o Guga. O primeiro conseguiu a façanha de depois de dar duas pexotadas, quase colocando em risco nosso goleiro, fazer um lançamento de lado para ninguém aumentando a tensão na arquibancada. O lateral, com todo respeito, aguçou seus críticos na cornetagem.

De bom, além – claro – da vitória e os três pontos foi o futebol apresentado pelo estreante Otávio. Ele, tendo ainda Allan e Jair em forma, asseguram ao Galo a tranquilidade pela escolha de dois deles a cada partida. Em 2013, ano da conquista da Libertadores, tínhamos Pierre, Donizete e Josué, aliviando a Massa quando um deles não podia atuar.

Reitero que temos 16 jogadores titulares no elenco. Além do time que entrou jogando frente ao América – aqueles 11 acredito que serão utilizados desde o início domingo em Cuiabá – ainda os próprios Rever (apesar do que mostrou ontem) e Otávio, ainda Savarino, Keno e Vargas. Os demais são opções de banco, precisando ralar muito para convencer a nós – chatos e exigentes – Atleticanos. Sim, depois da temporada excepcional de 2021, não vai ser qualquer foguete molhado a motivar a Massa. O resultado está ai, terça-feira numa noite chuvosa, pouco mais de 13 mil de público. Pouco para um time tão especial como é o nosso Galo.

Dois toques finais para fechar a prosa de hoje. Depender da entrada de Fábio Gomes para tentar salvar o quase péssimo empate é desesperador. E, em meio a comemoração do gol “aleluia”, presenciar um jogador experiente e o maior ídolo desse elenco, o incrível Hulk, receber um cartão amarelo infantil, só fez aumentar a ira de quem foi ao Mineirão. Arrancar a camisa, pedindo a punição, é imperdoável. Contra o Athletic!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

35 thoughts to “Uma noite de horrores”

  1. Começou como no ano passado com Cuca, voces não torcem, parecem que são Marias, meninas do lado azul, aqui é galo, tenham paciencia.

  2. boa noite Eduardo e massa. mas um xou de horrores deste EL turco burro e teimoso que não entende porraa nenhuma de futebol. se fosse bom não vinha para o galo. os modinhas e verdadeiros atleticanos apareceram todos com suas sabedorias. aff.um treinador burro que vá cair abraçados com tchê tchê Guga e Fábio bosta, apareceu mais um dudamerda no galo espero que queima minha língua mas com este treinador burro nem no cheirinho vamos ficar. ontem vencemos com um pênalti inventado pelo péssima arbitragem. a EL turco sua batata esta assando acorda porraa. vai galooooooooo.

  3. Calma gente, o técnico acabou de chegar, não há motivo para desespero. Acredito que ele fez certo ontem, poupou o time para o jogo que realmente vale, a SUPERCOPA.
    VALE SIM E VALE DEMAIS. E ESPECIALMENTE, GANHAR DO FLAMENGO.
    Esse negócio de desmerecer o torneio , com o devido respeito, é desculpa pronta para derrota e aqui, meu amigo. AQUI É GALO PORRA.
    EU CONFIO NO MEU TIME.. DOMINGO GALO 3X1 E VOLTA OLÍMPICA.

  4. Boa tarde a todos! Em primeiro lugar, não é pq temos um time ótimo e realmente temos, apesar das vendas e empréstimos feitos este ano, que vamos ganhar tudo e de todos! Não vamos, ninguém ganha tudo e sempre, ok? Em segundo lugar, ontem o time que jogou não será o time titular que vai jogar contra o Flamengo. Arana, Nathan Silva, Allan, Jair e Godín não jogaram. Em terceiro lugar, um toró daqueles atrapalha qualquer time em qualquer campo. Em quarto lugar, apesar dos tropeços -pra mim o único inaceitável foi perder da URT – somos líderes do Mineiro. Em quinto lugar, o único teste mesmo foi o jogo com o América, time de Séria A e com o time todo titular e nele mesmo podendo ser melhor, ganhamos de 2 a 0 merecidamente. Portanto, essa corneta e choradeira com louco já pedindo até cabeça de técnico com um mês de trabalho cheira a sandice, pelo amor de Deus! Vamos esperar as provas de fogo contra Flamerda e marias para aí sim tirarmos uma conclusão mais razoável sobre elenco, técnico e principalmente desempenho do time.

  5. Bom dia,
    Meu Deus! Já tem atleticano mandando o treinador de volta para o México. Com 6 jogos apenas, já querem ver o time voando em campo. Penso que não é assim. O campeontato mineiro é para testar jogadores e esquemas táticos. O time “alternativo” não foi bem em alguns jogos, mas mostrou que temos um jogador como Calebe, muito bom pelo meio. Dilan Borrero, por exemplo, pouco acrescentou, mesmo sendo escalado, desde o início, em todos os jogos. Quanto ao Fábio Costa, fico na dúvida se foi uma boa contratação. É torcer para que dê certo. E no mais, o importante é o Galão entrar em campo no domingo com o time titular completo para sapecar uns três no Flamer……

  6. Olá amigos da bola 2

    Se lembram quando Sampaoli chegou erdou aquele time medroso e horroroso do Dudamel?

    Pois é!

    Já no outro jogo contra o Vila Nova lá em Nova Lima, foi visível a mudança para melhor!

    Foi visível o estilo ofensivo do homem! Ficou visível a marcação alta! Ficou visível o toque de bola em velocidade!……

    Então: não me venham com essa de que tem corneta, de que é preciso tempo!

    Para!….
    Nosso elenco hoje, é fortíssimo!…

    Sampaoli tinha no meio Nathan e Hyoran. Sasha era nosso centroavante

    Guga lateral

    Então???

  7. Eu já disse quando o Galo contratou Dudamel, e vou repetir agora com El Turco: leva tempo para saber se um técnico é bom; mas dá para perceber rápido quando é ruim.

    E El Turco é MUITO ruim.

    Terá vida curta.
    Por mim, já reservem 3 passagens só de ida Cuiabá – Buenos Aires. E vão com Deus.

  8. Está definitivamente aberta a temporada de concerto de corneta de uma nota só. Aquele papo de início de temporada, observação do elenco, foi todo por água abaixo. O técnico já não presta, está tudo errado.
    Valha-nos Deus!

    1. Vamos lá

      Se lembram quando Sampaoli chegou erdou aquele time medroso e horroroso do Dudamel?

      Pois é!

      Já no outro jogo contra o Vila Nova lá em Nova Lima, foi visível a mudança para melhor!

      Foi visível o estilo ofensivo do homem! Ficou visível a marcação alta! Ficou visível o toque de bola em velocidade!……

      Então: não me venham com essa de que tem corneta, de que é preciso tempo!

      Para!….
      Nosso elenco hoje, é fortíssimo!…

      Sampaoli tinha no meio Nathan e Hyoran. Sasha era nosso centroavante

      Guga lateral

      Então???

  9. Bom dia xará e amigalos!

    Péssima atuação de todo o time. A retranca do Atlético de São João Del Rei é a mesma do Mequinha e provavelmente a do CSA-MG e de vários adversários do GALO em 2022. El Turco parece ainda não ter a fórmula de furar intensa marcação. Estamos quase em Março. Já é hora do treinador mostrar a que veio. Espero que mostre no jogo caça níquel contra o protegido CBFLA. Uma pergunta para o restante da temporada: numa possível ausência de Hulk por suspensão ou contusão vamos depender realmente de Fábio Gomes???

  10. O blogueiro insiste em desvalorizar um título que o Galo pode conquistar domingo, só por medo da possibilidade de perder a conquista, é pequeno demais pensar assim. Ontem a TORCIDA do GALO saiu do Mineirão cantando: vamos galo, ganhar a Supercopa, vamos Galo, ganhar a Supercopa..
    O jogo de ontem, eu fico com 2 boas notícias: Keno tem tudo para ser o craque do time nesse ano, e Otávio, condiz com as espectativas lançadas sobre ele.

  11. Olá amigos da bola!

    Se for para colocar Fábio Gomes, que não sabe cabecear, melhor improvisar Rever de centroavante, que sobe e sabe cabecear como poucos!

    Time do Mohamed dá mais chutões que do Cuca! Meu Deus!

    Saudades de Sampaoli! Não admitia chutões

    Aquilo era futebol…. Marcação alta, toques/troca de passes em alta velocidade!…

    É difícil pesquisar e trazer treinador nesse estilo?

    Não né!

    Fortaleza tem um argentino excelente!….

    A impressão que tenho, é que fomos enganados em relação ao treinador! Disseram uma coisa, é é outra!

  12. Bom Dia! Esse time treina? Essa foi uma pergunta que o Eduardo (blog), fez no tempo do Dudame_a. Se no jogo anterior criticamos a complacência do Arbitro em não expulsar o jogador do América. Ontem, no meu entender houve rigor na marcação do pênalti. Por fim concordo, os 2 próximos jogos serão determinantes para a manutenção do Dudabel 2, no comando técnico do CAM.

    1. Com certeza. Acho uma vergonha se prejudicar time do interior que luta tanto e com muitas dificuldades para fazer futebol. Aí, vem um árbitro, despreparado, e joga todo o trabalho do treinador no lixo. Sim, porque não foram somente os tres pontos que o athletic perdeu. Mais que isso, os jogadores ja sabem que adianta serem perfeitos taticamente porque o soprador de latinha vai favorecer o time da Federação ou um outro time da capital.Quem vai reembolsar os jogadores do athletic que não receberão bicho pelo jogo de ontem? Para eles, esse dinheiro fará falta! Tiraram o leite dos meninos, mas o dinheiro do árbitro estava garantido.

  13. Bom dia!
    Péssimo juiz! Deveria ter expulsado o defensor do Athletic se aplicasse a regra e desse os cartões amarelos. No final tentou compensar marcando um pênalti, a meu ver, inexistente.
    A nossa sorte é que temos 16 excelentes jogadores, que se forem bem escalados podem fazer frente a qualquer time do Brasil e da América, mas confesso que estou desanimado com El Turco. Não estou entendendo essa insistência com Tchê Tchê. Castilho estava comendo a bola no Juventude. Veio com status de quase titular e o argentino está simplesmente matando um ativo do Galo pra insistir com um péssimo jogador que nem vai ficar no Galo. Ou vai? Creindeuspai!
    Definitivamente Guga não é jogador pro Galo. O caro blogueiro reclamou com razão do Rever, mas também não gostei de Igor Rabelo e nem de Dodô que não acertou absolutamente nada.
    Acho até que tinha que ter entrado com o time principal ontem, pois seria o último “treino” antes de pegar o flalixo.

  14. Bom dia a todos!
    O campeonato mineiro serve para fazer testes na equipe e para o treinador observar os jogadores que ele pode contar ao longo do ano. Nesse quesito o turco está fazendo muito bem. Certamente viu as deficiências do Guga e Fábio Santos, as boas qualidades do Calebe e Otávio.
    Agora, o futebol apresentado pelos reservas ficou muito abaixo do esperado. Está um time desconexo e sem brio, algo normal de acontecer quando se faz uma troca de comando técnico e tem pouco tempo de trabalho. Os jogadores vão aos poucos tentando entender o estilo de jogo do turco e o que ele espera que os jogadores façam. Isso não acontece da noite para dia. O Cuca ano passado precisou de uns dois meses de treinos e jogos para que o time entendesse o conceito que ele queria implantar. O mesmo ocorrerá com o turco que completará um mês de trabalho amanhã. Ainda é muito cedo para cobrarmos, ainda mais nos jogos do estadual e um time ainda em pré temporada.
    Prefiro depositar minha confiança que o trabalho será muito bem feito para o restante do ano.

  15. Bom dia, todos! “Ganhou? Ganhou! E daí?” E daí que está mal, muito mal. Sete jogos e nada, nada de evolução, pior, involução, retrocesso, só não vê quem não quer. Não há padrão de jogo, nem desenho do que seria, jogadores fora de posição. ontem foi a vez do Ademir experimentar jogar pela primeira vez na vida pela esquerda. Claro que torço muito pelo Turco e principalmente pelo time, mas é visível que o trabalho por enquanto não é bom. Desculpe aqueles que não gostam que façamos críticas, mas não vou esperar a “Obra ficar pronta”. Para domingo é torcer pelo talento individual, pois coletivo já era.

  16. Engraçado que o time está em pré temporada, e já querem queimar tudo. Lá na frente quando estivermos disputando títulos importantes e faltar perna e jogadores por lesão, quero ver se alguém vai voltar para falar que deveria ter jogado o mineiro com a base. Será que aquele penalty mandrake foi armação da CBF, globo e afins para ajudar o galo?

    1. Certíssimo amigalo,
      Alguns torcedores acham que entendem mais de futebol que os profissionais que estão dirigindo o time. Ontem mesmo por pouco o Igor Rabelo não se machucou com gravidade.

  17. “Reitero que temos 16 jogadores titulares no elenco” – Isso sim conforta-me para o restinho da temporada 2022.

    Em complemento, defendo que o jogador que tirar a camisa do clube deveria ser expulso de campo e isso deveria estar na regra do futebol. É inadmissível que no momento mais importante do jogo (o gol), o atleta simplesmente se sinta no direito de “esconder” a marca do patrocinador (que paga as contas do clube e o salário dele) e o escudo do time (que é quem o projeta), à troco de um gesto bobo, infantil até. Vale lembar que o clube e os patrocinadores são partes importantes da cadeia que sustenta toda essa estrutura e não podem simplesmente serem alijados da necessária exposição que visa reforçar as suas marcas.

  18. Bom dia!!!

    Mais um jogo ruim com desempenho aquém do que pode o elenco atleticano.

    A montagem tática do time me parece bagunçada demais.

    O Atlético entrou num 4-4-2 ou 4-3-3? Borrero jogou de ponteiro direito ou meia direita?

    Depois das cinco mexidas no 2ºT, o time entrou no 4-2-4 que o treinador vem tentando implantar no Atlético.

    Com as saídas de Tchê Tchê, Calebe, Borrero, Sasha e Keno, o 4-2-4 do meio pra frente ficou assim:

    Otávio e Nacho.

    Savarino, Hulk, Fábio Gomes e Ademir.

    Com Ademir movimentado para a ponta esquerda, o jogador voltou para a direita e se embolou de vez com Savarino por ali numa bagunça tática pelos dois na ponta direita ou cumprindo a mesma função, fora falar do Nacho que às vezes caía por ali embolando ainda mais o time naquele setor que também contava com Hulk que gosta de jogar por ali.

    Em suma, o jogo foi muito ruim. O time não se encontrou. E o Atlético não soube furar a retranca do time de São João Del Rey. Não fosse o erro da arbitragem, que achou uma penalidade, o Atlético estaria jogando até agora e não teria sequer feito um gol, ainda.

    Para a partida contra o Flamengo o Atlético não está pronto e a sensação é que o time vai para a partida para fazer um jogo roleta russa, ou seja, não há como prever o que vai acontecer.

    Se não dá para saber o que vai acontecer domingo também não dá para saber o que vai acontecer no restante da temporada.

    O time vai engrenar ou não?

    Sei não…

  19. Boa dia Massa e Guru.

    Jogo ruim do time, que precisou de um pênalti Mandrake pra dando margem para as cornetas rondarem de novo os ouvidos de El Turco! Também jogar sem laterais e sem centroavante dá nisso. Além do capitão América Guru, junto a ele, Guga, Dodô e Sacha!
    Mesmo entendendo que é um começo de trabalho, El Turco precisa corrigir um grande defeito que o time vem apresentando: o time não chuta em gol.
    Pior, um jogo que não tinha tanta pressão, agora com a partida pífia de ontem, tomou ares de crítico.

  20. Bom dia! Nao gostei do jogo, mas ainda estamos no começo da temporada, li de Joao Vitor Marques que escreveu a materia do jogo para o Superesportes e ouvi daquele ex juiz que sempre atuava mal intencionado o tal Sandro Meira Ricci, esses caras tem uma ma vontade com o Galo que e de danar, entao eles disseram que nao foi penalti, eu ja tenho minha opiniao e digo que foi sim! Agora o que tem de Juiz fraco nesse Campeonato Mineiro e de arrepiar! Mas nao justifica o pessimo futebol apresentado ontem! Que domingo venha uma grande vitoria sobre o Flamidia!

  21. Fora as pixotadas do Rever e a costumeira “apresentação” do Guga, diria a péssima entrada do tchau tchau, perdendo oportunidade clara. A insistência com Dylan, nunca vista com qualquer outro garoto que não seja do Cury e as péssimas finalizações do Savarino de fora da área. Todo jogo tenta umas 5. Nunca vi acertar uma. Em 7×2 metros é incocebível…

  22. Bom dia Avila. Quem venha duas derrotas para mandar esse embusteiro para o Mexico. Sinceramente essa insistência com tche tche é inaceitavel. Poxa todos sabemos que o cara nao vai ficar e o Jenio insiste na sua escalacao. E o pior o cara é um argentino da linhagem do escudero, ou seja, desprovido de gana. #voltapromexicoturcoembusteiro!!

    1. Bom Dia! Mesmo chateado com as eventuais derrotas (ainda mais para quem!), concordo com a sua opinião. Pois no meu entender, haverá tempo de recolocar oo “trem” nos trilhos.

  23. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanas!
    Mais um circo de horrores!
    Nada a comemorar em termos de futebol.
    Vamos aguardar o jogo de domingo contra o Flamerda.
    Não tem como comentar um futebol que não existiu. Mas continuamos otimistas. Nada de terra arrasada, por enquanto!
    Hoje e sempre, galo!!!

  24. Bom dia. Jogo horrorivel. Pqp. A única válvula de escape era o Keno, ainda fora do ideal. P mim, colocaria como inocentes: Otávio, dodô, keno e kalebe. Os demais, inclusive os Srs savarino e Ademir tem que treinar chutes e cabeçadas. Pelo amor de Deus. Time sem alma, parece que estão de salto alto. Cuidado, domingo tem jogo, com interesses diversos e uma sapecada, irá , para a mídia, jogar todos os títulos do ano passado na sarjeta.
    Vamos baixar a bola, respirar e começar a jogar concentrado e com objetivos claros. O time do Atletic, veio com uma postura organizada, toque de bola e só não assustou mais pq tem ainda limitações. O tal do Mococa e o camisa 10 desfilaram em campo ontem. Acredito que o salário de cada um deva ser uns 40 mil.
    Vamos começar a focar, nos nossos interesses, que são títulos e faturamento.
    Me preocupa muito este último, pq estão vendendo todos p atingir meta, mas ainda prefiro que essas metas sejam cumpridas com as premiações. Sem bons jogadores, não teremos títulos.
    Acorda galo.
    Credo.

  25. Bom dia. Jogo horrorivel. Pqp. A única válvula de escape era o Keno, ainda fora do ideal. P mim, colocaria como inocentes: Otávio, dodô, keno e kalebe. Os demais, inclusive os Srs savarino e Ademir tem que treinar chutes e cabeçadas. Pelo amor de Deus. Time sem alma, parece que estão de salto alto. Cuidado, domingo tem jogo, com interesses diversos e uma sapecada, irá , para a mídia, jogar todos os títulos do ano passado na sarjeta.
    Vamos baixar a bola, respirar e começar a jogar concentrado e com objetivos claros. O time do Atletic, veio com uma postura organizada, toque de bola e só não assustou mais pq tem ainda limitações. O tal do Mococa e o camisa 10 desfilaram em campo ontem. Acredito que o salário de cada um deva ser uns 40 mil.
    Vamos começar a focar, nos nossos interesses, que são títulos e faturamento.
    Me preocupa muito este último, pq estão vendendo todos p atingir meta, mas ainda prefiro que essas metas sejam cumpridas com as premiações. Sem bons jogadores, não teremos títulos.
    Acorda galo.

  26. É interessante como cada um vê o jogo de futebol. Por isso tem de ter um único treinador, pq cada um tem uma leitura. O nobre Eduardo achou que Rever e Guga foram mal, na minha opinião Rever forçou algumas jogadas, Guga errou o que tentou e nem apoiou, mas vc viu Sacha em campo? Aliás acho que ficamos órfão de centro avante, pois tirando Hulk, o Tal de Fábio e esse Sacha estão mostrando que nada acrescentam. Aliás o Sacha veio de apadrinhamento, pq acredito que nenhum torcedor diria eu quero o Sacha no meu time. Bottero deslocado foi mal, gostei do Otávio e só. O Pênalti não foi pênalti, mas até então, os árbitros tem sido mais rigorosos com o Galo no quesito faltas, do que com os adversários. O Atlético jogando daquela forma da trabalho pra qualquer um, o Turco tem feito certo em revezar, ninguém poderá reclamar de oportunidades, agora Domingo começa de fato o ano e independente do resultado, vale o que se apresenta em campo e eu espero que seja no mínimo o que jogamos ano passado, pois vencer ou ganhar, nem sempre o melhor vence, mas vencer jogando bem aí é nota de crédito para o restante da temporada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *