Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Time alternativo valendo pontos

Ao que tudo indica, logo mais no Mineirão, outra vez o Galo vai de time alternativo pelo Campeonato Mineiro. Foi assim que, frente ao Vila Nova e URT, cinco pontos ficaram pelo caminho na fase classificatória do estadual. Nas primeira rodada, o empate em Nova Lima, com apenas três (Ademir, Savarino e Zaracho) dos principais jogadores atuando. Nenhum deles o tempo todo. Já em Patos de Minas, nenhum e metade do time utilizado eram de atletas que são terceira opção do elenco.

Sinceramente esse rodízio, ao que me sugere, não seria mais necessário para a sequência da competição. Entre os 36 profissionais, quem mostrou qualidade para permanecer na temporada já teve oportunidade para ser avaliado. Preservar os titulares e as principais opções para a partida de domingo – valendo pela Caça Níquel da CBF – não entendo que se justifique. Foi assim que deixamos a liderança escapar para quem comemora essa condição como título. Fosse, ao menos, com time mesclado.

Entre os profissionais que Mohamed tem à disposição, pelo que meu sentimento pessoal percebe, cinco deles carecem de rodagem em times menores para buscar ritmo e experiência. São eles: Micael, Rubens, Felipe Felício, Luiz Felipe e Echaporã. Além deles, ao que percebo, Tchê Tchê dificilmente fica a partir de maio e Fábio Gomes tem de mostrar muito mais do que vimos até agora, não vejo chances de aproveitamento na temporada.

Vale dizer que, aqueles 16 mais frequentes – Éverson, Mariano, Godín, Nathan Silva, Rever, Arana, Allan e Jair. Ainda: Zaracho, Nacho, Otávio, Hulk, Vargas, Keno, Savarino e Ademir – terão as companhias de praticamente os mesmos do ano passado. Sendo assim, o grupo deverá ser fechado com as presenças dos goleiros Rafael, Matheus Mendes e Gabriel Delfim. Dos laterais Guga e Dodô e os zagueiros Igor Rabello e Vitor Mendes. Meio campistas Guilherme Castilho, Calebe, Dylan Borrero e Neto. E dos atacantes Sasha e Savinho.

Reitero que essa é a situação que aos meus olhos se apresenta como a mais plausível, tendo em vista o que cada jogador mostrou durante essa fase preparatória. Talvez chegue ainda o Pavón, que pode – informação de ontem à noite – sacramentar a saída do Savinho, e ainda algumas chegadas e saídas até abril, quando verdadeiramente começa a temporada dos títulos cobiçados para 2022.

Pelo apresentado até o momento, não vejo mais motivos para novas experiências com esse mesmo grupo. Da mesma maneira, questiono essa eventual escalação de time alternativo, quando o Galo precisa retomar a busca pela classificação para a fase final do Mineiro. Evidente está que as quatro vagas estão entre os cinco primeiros colocados até o momento. No meio da tabela, Democrata e Tombense, ainda podem crescer e ameaçar. Fato é que precisamos assegurar uma das vagas e não será suportável disputar a classificação nas rodadas finais.

Quanto do jogo de domingo, em que pese adorar ganhar do Flamídia, essa Supercopa só tem importância para a mídia carioca. A dor de cotovelo com os títulos do Galo no ano passado são o combustível de um time acostumado a comemorar títulos com o benefício da CBF. Essa mesma promíscua entidade, que durante décadas atua para beneficiar times do eixo RJ/SP – destacadamente Flamídia, FluC, Curinthia e porcos – que agora pretende dar uma importância que esse Caça Níquel nunca teve.

Creio que vamos ganhar essa partida única no domingo, mesmo com todas as manobras da CBF para favorecer os cariocas, desde a escolha e catimba do local da partida até a esculhambação do adversário ter reservado hotel e CT antes mesmo do anúncio oficial. Enfim, caso o Galo – que comprovou em campo ganhando o BR e CB ser muito mais time que o queridinho – os dois títulos não estão em jogo.

Fosse eu dirigente, mandaria sim o time alternativo para Cuiabá, para dar ritmo de jogo aos jogadores menos utilizados. E, hoje, no Mineirão, pelo campeonato estadual, mandaria a campo os principais jogadores do Galo. Ao que já se espera, com essa decisão de escalar time alternativo, outra vez vamos ter público ridículo e longe da tradição e da história de relacionamento com a Massa.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

32 thoughts to “Time alternativo valendo pontos”

  1. Boa tarde blogueiro!
    Acredito que existam pessoas no Galo que lêem vosso Canto do Galo de fato. Á duas semanas atrás fiz um relato em um de vossos posts ( era um domingo) do pouco caso( reclame constante daqueles que não residem em BH,ou,residem fora do Estado e até do interior) que tratam o torcedor galista. Relatei que havia comprado uma camisa e uma bandeira comemorativa em alusão aos 100.000 sócios gnv lançada em outubro do ano passado com previsão de entrega em 22 dias. Me senti desrespeitado,assim como muitos outros galos doidos,que também est(ão)avam na mesma situação que a minha,sem sinal de fumaça ou outra mensagem que pelo ao menos indicasse que o quê foi acordado seria cumprido. Pois bem! Ontem para surpresa minha os dois itens chegaram finalmente. Agradeço de antemão por ter publicado meu comentário sobre o assunto em questão, porém, mantenho minha indignação quanto ao mal atendimento on line por parte do site oficial do shopping da massa para com os torcedores. Para ser ruim,precisa melhorar muito; lá não se encontra nada do que se procura e quando tem é tudo o que você não quer. Tem dois/três anos que encaminho e-mails sugerindo melhoras a quem de direito e pelo visto não deram muito importância á eles,com isso perdem vendas e ainda tem propaganda negativa de graça. Obrigado pelo espaço.

  2. boa tarde Eduardo e massa. esta certo em por o time alternativo a jogar para ver quais jogadores podem ficar no banco de reservas. mas não vou mentir contra a poderosa URT foi um vexame de várzea do time alternativo. mas EL turco deveria por o Guilherme Castilho a jogar desde o início não duvido que ele coloca o péssimo tchê tchê e Felipe no ataque porque depender do Fábio caneludo estamos fritos. rsrs.sobre a base por favor diretoria não pensa duas vezes em aceitar 6.5 milhões de euros no foguete molhado. agora doaram o marquinhos por misero 1.5 milhões de euros dinheiro de copo de cachaça .rsrs.hoje vencere vencer. vai galoooooooooooo.

  3. Boa tarde amigos do Galo. Nas redes sociais dizem que o Savinho, não entrará em campo hoje porque está sendo negociado por 6,5 milhões de euros para o mesmo grupo dono Machester City. Se confirmadas estas informações, em termos de mercado do futebol, este valor não é baixo não?
    Marquinhos por R$9.500.000,00, é isto mesmo?

  4. FOCO TOTAL CONTRA O FLAMENGO…
    VALE DEMAIS ESSE TÍTULO, TEM QUE IR LÁ E SACOLAR O TIME DELES.
    O TIME DO GALO É MELHOR, ESTÁ BEM E ACHO QUE HOJE PODERIA IR COM OS TITULARES PRA GANHAR RITMO.

  5. BOA TARDE A TODOS.
    ESSE SAVINHO ATÉ HOJE NÃO PROVOU QUE SERÁ UM CRAQUE.
    PORTANTO , SE O GALO ACHAR UMA BOA GRANA PODE VENDER LOGO. NÃO PERCA TEMPO.
    DETALHE – “”O GALO NUNCA FOI UM BOM VENDERDOR , NUNCA SOUBE VENDER””.

    1. Boa tarde Paulo Roberto. Savinho, nunca teve oportunidade real, alguns jogos seguidos como titular, o garoto tem apenas 17 anos. Qualquer pereba do Vasco ( segunda divisão ) é vendido por valores melhores que estes. Espero que a diretoria saiba o que está fazendo.

  6. Boa tarde, MASSA!

    Guru, vou discordar de vc, mas respeito sua opinião e dos demais. A meu ver temos sim de ir com time alternativo, que com certeza não será aquele regra 3 que vimos contra a URT. Aliás, esse time nós nunca mais veremos atuar. Apesar de terem jogado vários ditos “titulares reservas”. Creio que o Turco aprendeu e irá com alguns titulares no banco e se necessário entraram no decorrer do jogo.

    Precisamos do time completo para a final da Supercopa. Concordemos ou não qto a realização dessa partida, lá no início do ano, qdo começaram os campeonatos, no regulamento estava escrito que seria desse jeito. O 9ALO e todos os times concordaram. Se caso fosse o contrário, estaríamos aqui reivindicando nosso direitos de jogar a final. Então temos de parar com o mimimi e ir lá e vencer. Detesto o mulambo mais do que o csa-MG, merrequinha, Caldense, SP, entre outros. Temos de ir lá jogar e temos a obrigação de vencer.

    Qto a questão do jogo ser em Cuiabá, o erro foi da diretoria. Era pra ser no DF, deram piti. Depois SP, tb deram piti. Aí foi para os cantos onde o mulambo mais tem torcida, que gostemos ou não é quase que no país todo. Concordo que a forma como foi escolhido e eles foram privilegiados, é revoltante. Mas essas maracutaias conhecemos de longa data. Se inicialmente tivesse aceito DF ou SP, era fácil para nossa torcida invadir. Agora ficou complicado. Independente de tudo isso, que considerem como sendo a extensão da casa deles, devemos ir lá e vencer. Contra tudo e contra todos.

    BBOOOOORRRRAAAAAA 99AAAAAALLLLLLÔOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!

    PS.: Por que nunca falam em levar os jogos do mulambo para o Sul do país? Por que a diretoria não sugeriu isso ao invés de querer jogar em BHte, que pelo regulamento não podia? Falha gritante. Vamos deixar de mimimi diretoria e trabalhar mais.

    1. Só uma correção em relação a sua fala vom relação ao jogo ser em Brasília, foi a própria CBF que retirou o jogo de lá devido ao fato da Prefeitura ter proibido jogos com presença de torcida

  7. Não sou de comentar em matérias atleticanas, pois sou cruzeirense. Concordo com praticamente tudo que o colunista escreveu, mas vejo um “medinho” da derrota do atlético e uma justificativa antecipada e desnecessária. O Flamengo está com time totalmente desarrumado e com um técnico totalmente perdido. Já o técnico do atlético, esperto, manteve o que o Cuca fez e a memória disso os fortalece. Mas entrei aqui para comentar uma coisa e não sobre o time do atlético. Então, a queixa da CBF é justa, mas o tratamento que a CBF deu ao atlético é a mesma que a FMF dispensa ao cruzeiro e demais filiados. O que acontece lá, acontece aqui com o atlético tendo privilégios e informações porque a FMF é atleticana, assim como a CBF é flamenguista, ou seja, tudo está dentro da normalidade e pimenta nos olhos dos outros é refresco! Mas o atlético atual é um grande time e não precisa de desculpas prévias. Então, vamos pro jogo!

  8. Se o Sávio fica aqui a maioria da torcida detona o garoto e o chama de “foguete molhado”. Se a diretoria o vende e mantém um percentual para possível lucro adiante foi “mal negócio”, na avaliação desses mesmos torcedores.

    Fica difícil entender a cabeça desses caras. Sempre criticando.

    A verdade é que ele ainda não mostrou ser o craque que esperávamos. E também é verdade que ele é muito jovem, não chegou ao ápice fisico e técnico e teve poucas chances no time titular, com todas as estrelas ao seu lado.

    Então fica a dúvida sobre o real potencial dele. Quem trabalha diariamente no CT deve saber mais sobre isso.

    Penso que vendê-lo pelo valor que estão divulgando, cerca de 38 milhões de reais, não é péssimo. Até porque caso o Galo mantenha uns 20 a 30% do seu passe, pode levar mais uma bela quantia no futuro.
    E ele não teria muitas oportunidades esse ano, assim como foi em 2021.

    Torço para que estoure lá fora, jogue muito e seja vendido por uma fortuna.

    A minha única duvida é a seguinte: quem vai levar o dinheiro é o Clube ou os abutres empresários?

  9. Bom dia xará e amigalos!

    Espero que hoje Mohamed El Turco não comece a partida com Tche Tche e Calebe apenas na criação do meio campo e quatro atacantes. Já ficou mais do que provado que este esquema não funciona. Esse Atlético de São João Del Rey não é time bobo. A minha crítica fica por conta de Nacho que não deve jogar hoje. Se Nacho é poupado quando é que ele finalmente entrará em forma e ritmo de jogo???????? Se poupar Keno hoje. Quando será que Keno for poupado quando é que finalmente entrará em forma??????? Com a palavra a Comissão Técnica. GALO 3 X ATLÉTICO DE SÃO JOÃO DEL REY 0!!!!

  10. Bom dia, Canto do Galo!
    Na ” Super Copa”, se for entrar em campo, tem que ser com o time titular. Time alternativo corremos o risco de sofrer uma goleada e virarmos chacota nacional. Acho que em 1979 , fizemos um amistoso com o Flamengo- Pelé jogou com os flamenguistas- e sofremos uma goleada de 5×1. A torcida do Flamengo sempre nos provoca cantando 5×1, até que o Galo de Mixirica enfiou 6 neles, no estádio de Ipatinga. Temos que entrar concentrados e passar o rolo compressor nos urubus.
    Esse Fábio Gomes ao que parece vai para o pote de centroavantes “rompedores” que não vingaram no Galo- Ziquita, Joãozinho Paulista, Caio Cambalhota, Jorge Campos, Mixirica, Jael, Ricardo Bueno, Hélder, Denilson. Tem um tuiteiro do Galo que diz ter acompanhado o Fábio Gomes na liga americana e que ele tem futebol para estar no Galo, que ele esteja certo e eu queime minha língua.
    Centroavante rompedor que deu certo no Galo, que eu vi , só o Dario.

  11. Bom dia!!!

    Interessante nós, atleticanos aqui do Blog.

    Cada um de nós tem um pensamento totalmente diferente um do outro e ninguém concorda com ninguém em nada.

    Graças a Deus, por isso.

    Imaginem todos nós com pensamento igual.

    Deus nos livre disso…

    A riqueza do Blog e da arquibancada está na discordância.

    A única coisa que concordamos é que somos, todos nós, atleticanos, e isso basta…

    Sobre as questões que o Eduardo levantou, penso:

    _ que Savinho seja vendido correndo;
    _ que o time alternativo hoje é nada a ver;
    _ que contra o Flamengo tem que entrar para vencer sempre;
    _ que o valor do ingresso está amargo e não vai dar ninguém hoje no Estádio, a não ser as testemunhas de que este jogo existiu.

    Vamo que vamo!!!

  12. A pelada patrocinada pela CBF, às custas dos clubes, naturalmente, ganhou proporções de geradora de crises por culpa exclusiva do Atlético. De fato, a única coisa que está em jogo é a diferença a ser paga ao vencedor (R$ 5 milhões) em relação ao perdedor (R$ 2 milhões). Vejo alguns amiGalos defendendo time alternativo nesse confronto, mas se fizermos isso e tomarmos uma naba gigantesca, serão os mesmos a cornetar que a base é fraca, que o plantel é limitado, que o planejamento está errado, que o treinador não sabe nada, blá, blá, blá! Eu continuo achando (apenas achando) que o planejamento está correto, ou seja, no Campeonato Rural poupar e testar contra os menores (times do interior) e colocar time titular contra o insignificante Coelhinho Pompom e contra o falido CSA-MG que, em tempo, continua sendo vergonhosamente favorecido no noticiário esportivo do estado (TODOS OS CANAIS E MÍDIAS, indistintamente) e, também, pelas arbitragens. Olho vivo, Galo, que Rural é Mundial e, acima de tudo, gerador de crises para o restante da temporada!!!

  13. Nos livrando das promessas da base, só dando oportunidades em times alternativo ou reserva, nunca preciosos minutos com o time principal. Abaixando a cabeça e engolindo engodos dos mesmos trapaceiros de sempre. Parece que regredimos no tempo. Cadê aquele Galo com espírito de Vencedor? O relator tem razão: time alternativo em Cuiabá e time principal na competição que tá valendo. Bananada pra mídia…

  14. Complementando meu comentário anterior:
    Debutei no Mineirão aos 11 anos de idade em um jogo entre Galo e Flamerda. Foi em 1987 na extinta Copa União e o Galo de Telê venceu por 1×0 com gol de Renato Morungaba com uma belíssima festa no estádio. Assim como hoje, que o Galo já deveria ser declarado superCAMpeão do Brasil, naquela oportunidade o Galo, como campeão do turno e do returno invicto, deveria ter ido direto à final. Mas sabendo como as decisões de regulamento são feitas pela CBFla, os molambos herdaram a vaga na semifinal como segundo colocado do grupo. Por isso e MUITO mais não podemos dar qualquer moleza para este time que tanto se beneficiou de manobras, para dizer o mínimo.

  15. Bom dia a todos!
    Acho que o turco ainda poderia fazer mais alguns testes na equipe durante o mineiro. Como já disse aqui em outras oportunidades, gostaria de ver o Castilho, Vitor Mendes e Calebe atuando mais tempo com os principais jogadores. Castilho e Vitor Mendes ainda não tiveram essa oportunidade, já o Calebe sempre entra muito bem nos jogos ao lado dos titulares. Creio que esses três no momento são as jóias do Galo.
    Ao que parece o Sávio está sendo vendido por cerca de 6,5 milhões de Euros. Confesso que não vi futebol nele para que o clube faça um esforço para mante-lo. O dinheiro desta venda será muito bem vinda.

  16. Ridícula a venda do Sávio para o Manchester City por 6 milhões de €, valor risível. O cara é titular e destaque da seleção sub 17. O Flamengo vendeu Renier por 30 milhões de euros. O que está acontecendo com o Galo? O Marquinhos foi vendido somente por 3 milhões de euros, mesmo destacando na Europa.

  17. Bom dia, todos! Tenho uma dúvida e gostaria que alguém, se souber, me esclarecesse um detalhe sobre o jogo de domingo. Pelo regulamento, o Galo tem direito na metade dos ingressos e, claro, não vai vender quase nada deles. O que vai acontecer com os ingressos não vendidos? O Galo, obrigatoriamente, vai repassar ao flamerda. até que dia? Ou o Galo terá que arcar com os valores? Não duvido nada que isso poderá acontecer.

  18. Bom dia Amigalos,
    Creio que será das poucas vezes que vou discordar do guru Ávila, mas para o flamerda não gosto de perder nem em par ou ímpar. Eles, incluindo a mídia lixo do eixo, estão apostando tudo neste jogo como uma possível salvação do ano vexatório de 2021. Por isso não podemos dar a eles este gostinho. Vamos entrar com tudo e calar mais uma vez a arrogância que impera daqueles lados. Meio a zero está de bom tamanho, mas ficaria extasiado com uma goleada, imagina a choradeira. Vamo Galão que o ano só esta começando…

  19. Boa dia Massa e Guru.

    Sempre defendi aqui neste espaço o apoio à direção, pelo trabalho que vem sendo realizado, mas este apoio não quer dizer que quando necessário, eu nunca estaria criticando.
    Pois bem, a venda de Marquinhos e agora a notícia da venda de Savinho, foi mais um soco na boca do estômago do atleticano. Não, não pela venda em si, mas pelos valores que estão sendo anunciados.
    A conclusão a que se chaga é que: troca-se os mosquitos mas a m@rda continua a mesma, ou seja, o clube mantém a fama de mal negociador, de vender mal. E olha que hoje temos um comitê de experts em negociação. Cadê a expertise então?
    A diretoria devia negociar as suas venda, com a mesma vontade que a faz manter um preço exorbitante do valor de ingresso para um campeonato Mineiro, ou seja, com o torcedor o rigor com a venda de jogadores a chepa da feira!
    Mas a torcida sabe dar o troco e hoje com certeza vamos ter um Mineirão cheio de testemunhas ao invés de torcida, ou seja, quase ninguém. Aprenda diretoria!

  20. Qualquer time que entrar em campo tem obrigação de vencer e bem estes time amadores do campeonato mineiro e o time da SAF está goleando jogando com reservas e no momento não tem como comparar a grandeza dos times.

  21. O 2º tempo na vitória contra o Coelho foi bastante animador. Vimos um futebol bem parecido com aquele de 2021 nos deu muitas alegrias e títulos.

    Hoje será time misto? Ok, mas alguns precisam jogar mais, antes da decisão de domingo da tal Supercopa da CBF.

    É o caso de Keno e Savarino pra ganharem ritmo e de Godin pra aprimorar o entrosamento.

    Mohamed e a Comissão Técnica têm trabalhado bem, com planejamento criterioso. O início é promissor com vistas ao calendário abarrotado de jogos até Novembro/2022, antes da Copa do Mundo. Ganhar em casa, Gaaloôôô!

  22. Bom dia. Penso da seguinte forma. O dia hj amanheceu chuvoso, campo pesado, jogo as 21 hrs, pqp, porque colocar os principais jogadores p risco de contusão? Por outro lado, concordo que qq experiência que se faça agora, as mudanças serão mínimas. Sabemos praticamente quem são os titulares e as opções, mas temos que dar oportunidade a quem quer mostrar serviço, mas p o jogo de domingo. Se o galo quisesse mesmo dar um tapa de luva na CBF faria exatamente isso. Time alternativo domingo, jogando a arrogância da CBF, da rede bobo e dos torcedores do flamerda no lixo e ainda chegaria domingo pela manhã, PRA ACABA kkkk. Chupa flamerda.
    Chupa Maria ( só p relembrar os tempos kkkk).

    1. Supercopa é muito mais importante que campeonato mineiro, eu quero começar o ano ganhando um título nacional em cima do Flamengo. Para o jogo de hoje, eu só espero que o Turco faça uma escalação minimamente descente, pq se for aquela bagunça igual contra a URT nem compensa assistir o jogo

  23. Bom dia Avila. Bom dia a todos. A venda do Savinho para o Grupo City por 6, 5 milhões de euros nao pode ser desperdiçada. O contrato desse jogador acaba em setembro do ano que vem, entao a partir de abril de 2023, pode assinar contrato com quem quiser e o Galo nada receberá. Que nao deixem o cavalo passar arriado. E mais a mais, no Galo, ele nao vai jogar, pois a concorrência é grande. Ontem o Breno Galante entrevistou Eudes Pedro, auxiliar de Cuca, que esclsreceu duas coisas: no Brasileiro, o Savarino se recusou a viajar com a delegação por estar fora do time titular e que a situação de estar sendo investigado pela Polícia Federal, acabou refletindo no comportamento do Diego Costa no Galo.

  24. Falou tudo nobre blogueiro, também defendo que deveríamos mandar um time todo reserva para essa Supercopa ainda mais agora com essa manobra da CBF com a escolha de Cuiabá como sede do jogo

  25. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Acredito que estará em campo, hoje, o time alternativo. Como o jogo vai ser em BH, com a presença dos atleticanos, espero um time tenha um melhor comportamento. Se o Kenno precisa de jogo para melhorar a sua condição de campo, seria uma boa se ele entrasse durante o jogo.
    Mesmo com time alternativo, temos que proporcionar espetáculo melhor que os anteriores. Vamos prestigiar os garotos.
    Hoje e sempre, Galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *