Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Um olho no jogo e o outro no esquema

Infelizmente, em função do longo histórico e os sinais evidentes da primeira rodada, temos de iniciar essa vigília imediatamente. Ontem, ainda que rápida e sutilmente, descrevi sobre essas trapalhadas – ou trapaças – que a cbf ao longo de décadas promove em desserviço ao futebol brasileiro. Daí, numa ação cínica e dissimulada, pune três dos inúmeros árbitros que promoveram ações – será por erros ou maracutaia – na rodada inicial do Campeonato Brasileiro.

Não confio mesmo. A mim além dos três, outros também mereciam rigor, como – por exemplo – o sujeito que apitou o jogo do Botafogo em Belo Horizonte. Beneficiou ao time carioca, como se isso fosse novidade, mas como o outro venceu passaram por cima dessa necessária investigação. Quando digo investigação, entendam, não estou – ainda – sugerindo má fé. No mínimo, má qualidade da arbitragem.

E me preocupa, pois o responsável pelo setor na cbf – o tal ws que é da confiança do ed, siameses rodrigues (?) – teria dito aos seus subordinados que “a arbitragem está bem, tem que estar confiante, tudo certo”. Isso em meio a essa tripla e pequena punição aos péssimos juízes do final de semana. E, aguardem, os bam bam bam Daronco, Sampaio e Claus ainda nem foram escalados. Esses …! O goiano, ao que soube, vai pegar uma geladeira, pois a federação do seu estado se posicionou a favor das reclamações do Atlético GO. O chefe da arbitragem, é sabido e notório, não tem liderança, confiança e credibilidade entre os árbitros. Assim nem Exu da Bahia vai segurar a situação!

Já o outro olho do jogo segue confiante no trabalho do Milito. O Atleticano, faz tempo, não criava tanta expectativa positiva quanto agora. Eu mesmo, não fujo das minhas colocações feitas e convicções, temia a outro gringo – argentino – depois de tantas apostas equivocadas. Pois, não é que o Gabriel Milito tem sugerido acreditar no seu trabalho. Tão legal quanto depois de cinco jogos sem derrota (três vitórias e dois empates, esse último no “apito amigo” do adversário), é sentir o time bem no gramado. Leve, diferente de tempos recentes, sequer estamos preocupados com as escolhas do treinador. Recuperou a auto confiança do elenco e, consequentemente, a auto estima do Atleticano.

Lembro ainda que nossas três próximas partidas – duas do Brasileiro e uma pela Libertadores – serão no estádio do Galo. É importantíssimo que a Massa lote as arquibancadas, motivando e levando o time em busca do resultado. Pontuar no início do nacional e consolidar a vaga na fase de grupos da competição sul-americana, irão nos credenciar às conquistas que todo Atleticano sonha para a temporada em andamento. E se tem algo que o Torcedor do Galo se distingue dos demais é essa sinergia entre campo e arquibancada.

Para hoje, num bom horário de 20h (quero chegar lá às 17h), espero mais de 30 mil Atleticanos em apoio aos novos tempos que sinalizam na nossa história de paixão e fé. Confiante em uma boa apresentação e a conquista dos três pontos, acredito que Milito deverá utilizar o Éverson; Mariano, Lemos, Rabelo e Rubens; Otávio, Alan Franco e Scarpa; Alisson, Vargas e Paulinho. Chute puro! Não me baseio em qualquer tipo de informação, mas pela intuição e a necessidade e seu próprio (treinador) jeito de ser. Vem, alternadamente, promovendo esse inteligente rodízio. E o melhor, podemos depois falar disso, recuperando atletas que estavam em baixa. Hoje temos cerca de 20 em condições de titularidade.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

15 thoughts to “Um olho no jogo e o outro no esquema”

  1. Temporada 2024 : titulos a comemorar até agora : Penta, saída de caetano , saída de filipao , chegada de milito , e esta semana ainda , se Deus quiser , saídas de edenilson e patric. mauricio lesmos e kardec , na fila de espera pra continuar limpando o elenco

  2. Espero que o complexo de Robin Hood, tenha desaparecido junto com o seu criador (Felipão), agora com Milito a ordem é Faca na Caveira.

  3. Bom dia, Eduardo e Massa.
    Com um olho no campo e outro na ladroagem!
    Só uma pequena observação quanto ao posicionamento do Menin sobre domingo: Aplaudiu a providência da CBF. Mesmo desconfiado, também concordo. MAS, faltou uma outra exigência. (Postei no twiter em resposta à sua manifestação): Tem que cobrar a divulgação das conversas do VAR nos dois lances de autoria do Fagner: No pênalti sobre o Arana e em seguida na agressão ao Zaracho. Se não tiver a gravação, os membros do VAR também deverão ser responsabilizados e punidos. e, quiçá, iniciado um processo para anulação da partida. E se houver a manifestação favorável à continuidade do lance, deverão ser responsabilizados com mais rigor, pois na cabine do VAR tem câmeras de todos os ângulos.
    Não pode ficar barato para esses canalhas.

  4. Bom dia.

    Contra Santos, Coritiba, Goiás e América,o GALO somou 13 pontos no campeonato passado.

    Estou substituindo o Criciúma pelo Coritiba e espero os 3 pontos hoje.

    Não gostei da sua escalação caro Ávila, pois Mariano e Igor Rabelo juntos é sinal de lesão muscular em 1 ou nos 2 jogadores (Infelizmente).

    Abraço.

  5. ” Um olho no jogo e o outro no esquema”.
    Permita-me completar, caro temporão; e os dois nas bolinhas do pote . Já teve de tudo, surfistinha escolher uma bolinha ,devolver ao pote , finge q mistura e faz novo sorteio sem o meu constrangimento,moças girando as mãos deixando uma bola específica sempre no centro das demais e ao final essa pouco manipulada é a escolhida,e por aí vai. Assim como já teve o #DeOlhoNoApito, por motivos óbvios hj ás 14:30 hrs é ficar de olho na terceira mão do sorteio q sempre fica escondida,como num passe de mágica aparece e é qdo algo sobrenatural acontece.
    Oferecimento: óticas enigma – sua visão anda meio embaçada? Você precisa de óculos !

  6. Salve Massa e Guru

    Postura, palavra chave, que ficou ausente durante 9 meses e que com a chegada do novo técnico, voltou a fazer parte do cotidiano do time. E se seu antecessor teve uma atitude mal caratista de ofender a instituição, as palavras de Milito na última entrevista mostra uma postura contrária. Atitude de respeito e admiração pela instituição, onde hoje está empregado:

    https://www.youtube.com/watch?v=Ny1SdSXGXis

    E pensar que tivemos que aguentar aquele agourento por tanto tempo.

  7. Bom dia xará e amigalos.
    Um olho no jogo e outro no trio de ladroagem. Esse é o cartão de visitas do Brasileirão 2024. Quanto a escalação de Gabriel Milito acredito que Hulk começa jogando ao lado de Paulinho. Como porco magro é que suja a água é melhor o GALÃO garantir os três pontos já no primeiro tempo e poupar os titulares na etapa complementar. Sem dúvida dá pra faturar 9 pontos(6 no brasileirão e 3 na libertadores) nos próximos jogos na Arena. BORA MEU GALÃO!!!!!!!!!

  8. Bom dia, todos! Jogo do Galo, quarta feira às 20 horas, que bom! Preparando a skol gelada com uma carne de sol com mandioca e o melhor, tendo ao meu lado a minha filha de 13 anos que assumiu de vez sua atleticanidade. Espero somente a vitória, de preferencia com esse time citado pelo Eduardo. Poupar hoje para ganhar sábado e embalar no Brasileiro.

  9. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 02/38 – Criciúma (casa) – A vitória é inegociável. É obrigação. O time deles tem investimento modesto. Nosso elenco é muito superior tecnicamente.

    O jogo será uma baba? Não necessariamente.

    Haverá retranca brava, tipo ferrolho. Veremos como Milito vai armar e orientar o time pra furar o bloqueio.

    Uma coisa é certa. Pra buscar o título do BR, não podemos perder pontos pra times cujo principal objetivo é permanecer na série A. E este é o caso.

    Nossos pontos perdidos: 00 (casa) e 02 (fora), num total de 03/114 pontos disputados. Ganhar em casa, Gaaalooôô!

  10. Bom dia, bons tempos!
    Graças a Deus estamos livres dos péssimos Rodrigo Caetano, Edenilson e Patrick. Nota 10 pra são Victor!
    Pra completar temos um bom argentino no comando da equipe.
    Vai pra cima deles Galoooooo!!!

    1. O TIME DO CRICIÚMA:

      Atual Campeão Catarinense, o Tigre está de retorno à Série A após permanecer dez anos longe da primeira divisão…

      No ano passado, o Criciúma foi o vice-campeão da Série B e retornou para a Série A juntamente com o campeão Vitória, o Juventude e o Atlético Goianiense, este último operado pelo Varmengo que não está de brincadeira…

      Comandada pelo técnico Cláudio Tencati, desde 2021, a equipe está na terceira fase da Copa do Brasil e vai a jogo muito motivada, não sem razão…

      Para a atual temporada, o Tigre anunciou nove reforços, como Matheuzinho, ex-América, e o atacante congôles Yannick Bolasie, de 34 anos, ex-Aston Villa e Everton, da Inglaterra…

      No jogo de estreia o Criciúma empatou de 1 a 1 em casa contra o Juventude em um jogo bem disputado e debaixo de chuva em campo pesado…

      O provável 4-5-1 do Criciúma:

      Alisson; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Miguel Trauco; Barreto, Meritão, Marquinhos Gabriel, Fellipe Mateus e Marcelo Hermes; e Arthur Caike (Eder).

      O Atlético é favorito, mas…

      Todo cuidado é pouco para o jogo de logo mais às 20h…

      Primeiro, porque o Tigre tem um time bem treinado e é uma uma equipe organizada, cascuda, operária e guerreira…

      Segundo, porque o Galo tem tido comportamento esquizofrênico no Brasileirão, um tigre contra times grandes e um gatinho contra as chamadas equipes menores, com todo respeito ao Tigre…

      Terceiro, porque no histórico do confronto o Criciúma é um adversário indigesto e pedra no sapato atleticano…

      Em 21 jogos entre CAM x CRI, o Tigre conquistou dez vitórias, contra cinco do Galo e seis empates. O Galo marcou 23 gols e sofreu 30…

      Ou seja, o ATLÉTICO é freguês do CRICIÚMA e durmam com um barulho desses…

      Como dirá o Domingos Sávio, em citação de adágio popular argentino de Padre Torga,“No creo en brujas, pero que las hay, las hay”…

      Parafraseando o Domingos Sávio, no contexto futebolístico, eu não creio em tabu no futebol, mas que tabus no futebol existem, existem…

      Então, o GALO de MILITO, o cabelo de bruxa, que trate de jogar muita bola e com muita seriedade, se quiser conquistar os três pontos…

      E nada de entrar na pilha de provocações dos adversários, que são botineiros, nem do árbitro que vai cavar expulsões e amarelos nos juvenis que caem como patinhos, ô lôco!!!

      Obs:

      Anotem e observem durante a partida: Jemerson vai tomar um cartão no início do jogo, antes dos trinta minutos da primeira etapa…

      Depois do cartão o zagueiro sossega o facho e consegue terminar a partida sem expulsão…

      Vá entender…

      1. Vou discordar de vc. O Atlético-GO teve um penalti a seu favor e não converteu,jogou com 10 praticamente o jogo inteiro. Quanto ao penalti pro mingau houve sim. O lateral do dragão subiu com o braço e tocou levemente na boca do Bruno Henrique. Vi o lance por todos os ângulos várias vezes. Foi um toque leve mas tocou,tanto que sangrou,e olha que sou atleticano. Agora o penalti para o Grêmio foi vergonhoso,o jogador do vasco quase levou a bola pra casa rsrsrs.

  11. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Se for para jogar com time alternativo, entraria com Cadu no lugar do Vargas! Esta é a oportunidade para se testar o garoto. No mais, acompanho a escalação por você escolhida!
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Me penitêncio com sua escolha, digo até que prefiro, mas não creio em tanta ousadia. Se bem que, até já disse, o Milito é abusado. Não lhe falta coragem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *