Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Empate indigesto que não me abala

A mim, mesmo tendo voltado para casa com o gosto amargo e azedo do empate, mantenho meu sentimento de que o time do Galo tem sido outro nas mãos do Gabriel Milito. O Criciúma, esse estorvo no nosso caminho, chegou ao sétimo empate com o Galo. O mais louco, foram com o jogo de ontem 22 confrontos, sendo que por dez vezes fomos derrotados e temos tão e somente cinco triunfos sobre esse time catarinense. Entalado e causando engasgo!

Sobre o jogo, que o treinador – prudentemente – optou por preservar alguns jogadores, diria que foi dominado pelo Galo do início ao fim. Porém, a pontaria não estava calibrada, todo mundo perdeu gol. Chutes de longa distância não ameaçavam a meta do adversário, indo – quase sempre – para fora. E não foi só o Paulinho, também Hulk, Scarpa (que fez seu terceiro e bonito gol em quatro jogos), até o fogoso Alisson – que entrou no final – todos espirrando o taco. Sem direção e até sem força, quando acertavam a meta.

Arana, um dos poupados, teve de entrar em ação com a contusão – de novo – do garoto Rubens. O time Atleticano atuou como em partidas anteriores, com intensidade e repertório, situação que não estava ocorrendo em tempos recentes. Jogadas ensaiadas, que têm originado gols, como Otávio na cabeça do Saravia e Hulk encontrando o desconcertante Scarpa entrando pelo lado direito do nosso ataque na área dos caras. É perceptível que o apetite é outro, jogadores buscando o resultado com muito tesão na vitória.

A tensão existiu, embora diferente da ocasião que os resultados não aconteciam, mas em função desse placar perigoso de um a zero. E o castigo veio, numa das poucas vezes que ameaçaram nosso sistema defensivo. Falha generalizada. Ainda assim, machucados com o gol sofrido, o Galo seguiu no ataque. Vargas, que eu mesmo critiquei e recentemente disse aqui – sob certo protesto – entrou e foi guerreiro. Teve uma situação que quase conseguimos o tento e os três pontos. A bola pererecou na área deles, bem à frente do goleiro, mas não apareceu um pé para balançar as redes. Com isso, dois pontos que caem no ralo. Diferente daquele empate na primeira rodada, que foi na “mão grande”, ontem foi por absoluta fatalidade. Sigamos!

Ao acordar, bem cedinho, para postar aqui no nosso espaço me lembrei que em 2021 iniciamos com uma derrota de virada – em casa – para o Fortaleza. No final comemoramos o título. A caminhada é longa, são 38 rodadas, estamos ainda com apenas dois jogos cumpridos. Tem tempo e muito água para rolar. O juiz, que eu temia muito, diferente do sujeito do domingo frente ao Corinthians pouco apareceu. O que é saudável, embora no primeiro tempo – sou sim implacável – tenha marcado duas faltas inexistentes do Lemos e afinado quando um zagueiro do Criciúma bicudou o Hulk bem próximo dele. Nada que comprometesse, mas aconteceu!

Agora, caríssimas e caros, é olhar para a frente. A maratona é longa. Depois de amanhã, sábado, já temos jogo pelo Brasileirão frente ao vice campeão mineiro. Vamos buscar a vitória, claro, afinal somos candidato ao título e não lutamos contra o rebaixamento. Cada qual no seu quadrado, que venha aquela gente que comemorou conquista – que não veio – antecipada. E, já na terça, o adversário será o Peñarol pela Libertadores. O time uruguaio está na segunda colocação e persegue o nosso Galo, que é líder com 100% de aproveitamento. Não temos tempo a perder, por isso reitero, olhar sempre para frente. O Galo de Milito, pelo que vi nos seis jogos, me faz lembrar de décadas passadas.

Tinha uma música, que só os mais velhos irão lembrar, que dizia: “avante Galo…cocorocó…vai o rolo compressor do meu Galo carijó…a massa toda vibra e grita pedindo olé…a bola rola de pé em pé”. E esse time, sob a batuta do Milito, faz a bola rolar de pé em pé. Tem momentos que parece esconder la pelota. Acreditem!

Em tempo: ontem tentei ver o jogo num dos setores mais privilegiados do estádio. Impossível, a partida começa e as pessoas ficam de pé, deixando as cadeiras vazias e escolhem ver o jogo como nos tempos dos geraldinos. Pior, tem outros – nada contra quem tem o péssimo hábito de fumar -, que acendem seu cigarro cafona ou pretenso charmoso paioso e solta a fumaça no nariz de quem não tolera. A maioria dessas vitimas com problemas de saúde que na condição de fumante passivo é determinante ao agravamento. Enfim, aí nos dois casos, é mais questão de educação e berço.

*foto: Pedro Souza/Atlético

36 thoughts to “Empate indigesto que não me abala”

  1. Bom dia MASSA!

    Revendo meus e-mails da semana, que ainda não havia tido tempo de verificar, tenho a grata surpresa de ter recebido quatro e-mails do Canto do 9ALO. Porém com resenhas antigas, ainda da fase de classificação da Champions League Mineira.

    Não sei por qual motivo meu e-mail foi excluído do Canto do 9ALO.

    Nobre Guru, se foi por algo impublicável, se ofendi alguém, creio que isso não aconteceu, salvo aqueles do time de “merda”, foi Riascus quem disse, fica aqui meu pedido de desculpas, não foi minha intenção.

    Espero estar de volta ao Canto do 9ALO. Fez falta nesse longo período ausente.

    Grato!

    BBBOOOOORRRRAAAAAA 999AAAAALLLLLLÔOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!

    1. Caro! Eu nem sei como funciona esse mecanismo. Como já disse, sou refratário, faço – mecanicamente – tão e somente a postagem do texto. Esse envio, ao que penso, é do provedor. Não cometo discriminação. Faço apenas a liberação dos comentários, onde insistia em liberar (quase) todos. Só recentemente, por razões que nos incomodaram a todos, seletivamente passei a evitar dois ou três. No mais, sigamos!!!

  2. Boa tarde, Ávila e demais. Sem “um articulador no meio-de-campo que municie o ataque”, (obrigado AngeloML) é complicado mesmo.

  3. Concordo que o resultado não pode abalar aos torcedores e que devemos seguir confiantes mas, não podemos fugir da decepção que foi esse 1 x 1 em casa, contra um time de Série B que vai brigar apenas para permanecer na Séria A.

    Obs.: toda e qualquer mudança nas escalações para que alguns jogadores sejam preservados etc, é válida de acordo com o jogo mas, concordo com o amigalo GB quando diz que escalar Lemos e Rabello juntos é demais e o risco é grande… não são confiáveis!!!

    1. Concordo, porém Fucks e Jemerson estavam machucados. A única opção seria se ele entrasse com o Rômulo, zagueiro novo que vem da base. E acho que o Milito não faria isso, mas enfim….

  4. Prezado blogueiro, veja a coisa pelo lado positivo: você está fumando “de graça”. Abraços e um ótimo dia a todos os amiGalos!

  5. Concordo com o blogueiro democrático, porquanto, mesmo tendo sido contra, antes da contratação do Milito, acho que o Galo, com certeza, é outro. Vamos torcer amiGalos! Prá nós é tudo difícil mesmo, mas temos que ACREDITAR!

  6. Cada partida na Arena MRV uma surpresa negativa aparece, dessa vez o apagão das luzes do estádio. Como disse um anti, parece jogo de várzea. Como pode uma estrutura cara como essa, na hora do jogo os refletores se apagam? Sinceramente mais uma vergonha na conta da MRV.

  7. Bom dia Eduardo e a todos! Concordo com seu comentário em tudo. Porém quero fazer um alerta para a diretoria do Galo. Apesar de estar entrando bem nos jogos, tenham cuidado e não renovem o contrato do Vargas. Jogador chinelinho e que nos 06 últimos meses de contrato come a bola. Depois renova por 02 anos e mais um ano e meio de chinelinho, como o Felipe falou em uma entrevista: “O jogador tem que jogar bem e não machucar nos 06 últimos meses de contrato”. Cuidado Galo!

  8. Galoamigos, bom dia!

    Ontem, após o primeiro gol, o Galo teve outras chances claras de ampliar o placar. Infelizmente não conseguiu. Quando começou a errar as chances em demasia, já bateu o flerte com o empate. Quantas vezes vimos este filme? Abraço!

  9. Mais do mesmo , somente isto e mais nada , empate com criciuma em casa , time de 20 milhoes contra time de salario minimo , jogo que será lembrado nas ultimas rodadas do brasileirao, acontece.parmera perder pro inter , tambem acontece. time ficando conhecido como salvador de candidato a b , sabado tem outro postulante , bbb. sigamos

  10. Bom dia Eduardo e Massa Atleticana.
    É ontem podíamos sair com os 3 pontos, mas…. Lamentável e triste a contusão do Rubens, que Deus o ajude na rápida recuperação.
    Eu desde a época em pensar construir a Arena eu fui contra. BH tem o Mineirão, nosso salão de festas, e o Horto (apesar de ser do Coelho). Sempre dizia que era só fazer um acordo com o Estado e Atlético e o nosso eterno rival assumiria a administração do Mineirão. Falaram que seria a Arena num valor e ficou muito maisss. Vendeu o Shoping, agora falam em vender a Sede de Lourdes, estão acabando com o Atlético.
    Eu sou superticioso, no passado um dirigente do Galo, tem uma imagem de uma Santa na Sede que o manto é azul e branco, ele mandou pintar o manto de preto e branco. O Atlético começou a perder inúmeros jogos e títulos. Voltaram com as cores da imagem. Na construção da Arena disseram que um funcionário da obra, torcedor do time do outro lado da lagoa, enterrou um sapo, sei lá o que, e fez promessa contra o Atlético. Hoje tá difícil ganhar lá na Arena, é no sufoco e não ganhamos do nosso maior rival lá. Tem que levar um padre, um benzedor, e fazer umas rezas. Sai zica para lá.
    Aqui é Galooo

    1. Com todo o respeito, amiGalo Magno Oliveira, e sem o efeito policialesco e mal-educado que alguns imaginam, fiquei muito curioso ao ler que “era só fazer um acordo com o Estado e Atlético e o nosso eterno rival assumiriam a administração do Mineirão”. Mantidas as relações de respeito e cordialidade, pergunto: Como você imagina que isso seria possível?

  11. Meu Guru, bom dia!
    Apesar do empate em casa. Ruim né? O time está engrenando aos poucos. Eu só que o nosso SUPER HULK DE VOLTA.
    De antiguidade, que tal esta: “Meu Galinho carijó, é doido pro forobodo. Fica i ano inteiro no poleiro, mas quando ele desde, faz barulho no terreiro. Bate na raposa, no coelhinho e no leão. o meu galinho não é sopa não”.
    Como é bom ser bem vivido, antigo, com muitas e boas lembranças¹
    Abraços!

  12. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    É indiscutível a melhoria do time com o Milito, mas ainda precisa de muitos ajustes para tornar um time competitivo. Na minha opinião, o que não quer dizer nada, falta um articulador no meio-de-campo que municie o ataque. O Milito, ao que tudo indica, vai rodar o time e dificilmente veremos repetição de escalação, Quando o Scarpa foi contratado, entendia que ele deveria ocupar a meia avançada, buscando municiar ao Hulk e ao Paulinho. Mas não é isto que está acontecendo. O lugar do Scarpa no campo de jogo deveria ser o atualmente ocupado por Igor Gomes, com liberdade de transitar por todos os lados do campo, sem amarras, com Alysson na direita. Mas o Scarpa na direita não rende o que poderia render e o meio-de-campo, que atualmente não tem um jogador com a visão e o passe do Scarpa, não está proporcionando ao ataque alternativas tão necessárias. Mas continuo acreditando no trabalho do Milito, embora ache que as alterações estão sendo feitas tardiamente.
    Hoje e sempre, galo!!!
    .

  13. Bom dia, ainda acho que o Galo nao tem elenco a altura de Palmeiras e Flamengo, mas a SAF acredita que sim, como boa parte da Imprensa tambem,entao vamos aguardas os proximos jogos para ver quem tem razao!Espero um desfecho vitorioso para mostrar que estou enganado!

  14. Vejo o resultado com normalidade também , sequer decepcionante . Tentarei explicar e justificar. Galo teve a posse de bola, as ações amplas da partida e a impressão de que sairia vencedor com tranquilidade, tendo aberto o placar com mais uma assistência de Hulk e a efetividade do Scarpa, que vai assumindo seu protagonismo. Só que o Criciúma tinha uma boa troca de passes e mesmo umas conexões interessantes. Fluía um jogo até agradável de se ver. Costumamos desconsiderar e/ou menosprezar o adversário. Fiquei com a organização do time catarinense na cabeça e, momentos antes do empate bateu uma premonição .
    Este jogo será ingrato com um dos dois times. 1×0 Galo desampara a luta operária Catarinense. Criciúma conseguindo empatar, aí o Galo é que mastigará o amargo da improvável adversidade àquela altura , pois , o Galo, feito uma cobra trocando de pele, vai deixando pra trás as cascas do estilo Felipão . Deu no que deu. Aquela bola que ninguém conseguiu interceptar cortando toda a extensão da área atleticana como uma faca de gelo afiada até ser aproveitada por Mateusinho.

    1. Jorge Luis,

      Sou seu fã, camarada, e que maravilha seu texto…

      Dá gosto ler e saborear suas palavras sempre muito bem escritas e colocadas com capricho e esmero…

      Sobre o jogo você foi muito claro, nada melodramático: “…vejo o resultado com normalidade também, sequer decepcionante…”…

      Sobre o Atlético sob nova direção (MILITO), você muito bem descreveu que agora “…o Galo, feito uma cobra trocando de pele, vai deixando pra trás as cascas do estilo Felipão…”…

      Sobre o resultado da partida, você foi cirúrgico ao dizer que o Galo mastigou o amargo da improvável adversidade àquela altura por aquele gol resultante de uma bola que cortou a área como uma faca afiada…

      Sensacional!!!

  15. Pontos preciosos deixados pra trás. Pra recuperar esses pontos, só vitória fora de casa contra urubu ou porco. Dominamos a partida mas faltou matar o jogo. O time está muito melhor do que com o horroroso Felipão (fraco com força), mas não podemos dar mole contra Criciúma. Lembrei de 1988, qdo os catarinenses venceram no Mineirão, gol do Adilson Heleno. Depois do jogo, Telê meteu o pé e ainda levou Sérgio Araújo pro framengo. Acho que estamos no caminho, Milito é bom treinador. Mas acho que as referências técnicas ofensivas do time (Hulk, Paulinho, Scarpa), nao podem deixar o campo todos juntos eqto o jogo nao estiver resolvido. Qto ao gol do adversário, coloco na conta do fraco Igor Rabello. Passou o jogo errando passes e mal posicionado, no gol dos caras, tirou o pé da bola permitindo a conclusão do adversário. Sigamos, sabado tem mais! Torcendo pra contusão do Rubens nao ser séria. SAN

  16. Resultado mentiroso.
    O time jogou bem sim e o empate foi um castigo, principalmente pela falta de pontaria de nossos jogadores. Coisas do futebol.
    A lamentar as atuações de Lemos (vem invariavelmente jogando mal), Paulinho e Hulk. Aliás sobre Hulk, tenho achado o jogador cansado e sem a mesma pegada de antes. Será que já é efeito da idade?
    Precisamos urgentemente de reforços pro lugar e opções dos nossos 2 jogadores de frente.
    Vamos pra cima das Marias.

  17. Salve Massa e Guru

    Resultado mentiroso.
    O time jogou bem sim e o empate foi um castigo, principalmente pela falta de pontaria de nossos jogadores. Coisas do futebol.
    A lamentar as atuações de Lemos (vem invariavelmente jogando mal), Paulinho e Hulk. Aliás sobre Hulk, tenho achado o jogador cansado e sem a mesma pegada de antes. Será que já é efeito da idade?
    Precisamos urgentemente de reforços pro lugar e opções dos nossos 2 jogadores de frente.
    Vamos pra cima das Marias.

  18. Sua analise da partida foi certeira, Eduardo. Só faltou dizer que pra ser campeão precisamos parar de entregar.
    E a questão central é: uma dupla de zaga com Igor Rabelo e Mauricio Lemos consegue parar de entregar?
    Nâo confio em nenhum dos dois.

  19. Bom dia xará e amigalos! GALO é isso. Vem até jogando bem mas a síndrome de entregar a rapadura para times vindos da série B continua. Esse Criciúma não joga a serie A há 10 longos anos!!! E o GALO dá mole novamente. Acorda GALO!!! BRASILEIRÃO não perdoa!!! Se nao pontuar o suficiente fica pra trás. Vi Scarpa melhor em campo e Paulinho figura completamente perdida e apagada. Alisson entrou bem e pede passagem. Agora o GALO tem a obrigação de acabar com a outra síndrome da “freguesia diante da Mariada na Arena”.

  20. Avisem ai o Igor Rabelo que o 7×1 não está mais no banco e parar de dá cutão, quando precisou de dar chutão sacaneou e tirou o pé.

  21. Bom dia!
    Fora Arena MRV!
    Se o jogo de sábado fosse no Mineirão, teria certeza da vitória, mas nessa Arena…sei não.

  22. Bom dia.
    Parabéns pela resenha de hoje. No futebol nem sempre o melhor ganha. Não é ciência exata.
    Também sigo confiante no treinador e nos jogadores. Nota-se claramente uma mudança da água para o vinho.
    Obs.: ao todo serão 38 rodadas, e não 28.
    Saudações alvinegras.

  23. Galo precisa perder a mania de deixar ir embora pontos contra adversários medíocres. Achava que era um problema pra psicólogo resolver mas acho que um psiquiatra seria o mais indicado.

    1. Nosso Galo deu mole ontem, não existe jogo ganho ,tem que se esforçar pra ganhar, subestimou o adversário e tomou o empate, broxante e lamentável esse resultado, perder pontos para Times fracos dentro de casa é de foder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *