Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Time para a decisão e acesso do torcedor

Entre os seis selecionáveis do Galo convocados para esse fechamento de eliminatórias, com exceção de Vargas, os demais devem retornar ilesos de eventuais contusões após o encerramento da última rodada. Os dois zagueiros – Godín e Alonso –atuaram desde o início pelos seus países. O uruguaio atuou o jogo todo e, já classificado, foi mais feliz na vitória sobre o Chile. O paraguaio, que atuou na lateral esquerda e acabou substituído – previamente eliminado – foi derrotado pelo Peru que conseguiu aquela vaga de repescagem. Éverson, mais uma vez, serviu para emoldurar o banco para do treinador Tite.

Se Arana foi aproveitado faltando cinco minutos, depois de uma boa partida na semana anterior pelo time da cbf, Savarino atuou dez minutos e não conseguiu evitar a derrota da Venezuela para a Colômbia. A baixa nessas convocações, novamente, foi Vargas. Será a segunda vez consecutiva que os chilenos devolvem o jogador contundido para o Galo. Da primeira ocasião, uma entorse no joelho, desfalcou o nosso time boa parte do Mineiro. Desta vez, segundo informações dos chilenos, foi por questão física. Não se pode, ainda, prever sobre seu aproveitamento no time Atleticano para a decisão de sábado. Além dele, temos o Dodô afastado por contusão.

Fora essa duvida do atacante e a ausência certa do lateral, salvo surpresa de última hora, o treinador terá todo o elenco à sua disposição para a partida final do mineiro. Além deles, jogadores que estavam suspensos ou foram poupados estarão de volta. Até mesmo contundido, no caso Mariano, que já atuou um tempo frente ao time da Caldense. Hulk, que recebeu o terceiro cartão amarelo na primeira partida da semifinal, cumpriu a suspensão na vitória por três a zero sobre o time do interior. Já Nathan Silva foi poupado e até ficou como opção de banco na partida anterior.

Como demonstrei aqui neste nosso espaço na segunda-feira, mais de metade dos considerados titulares não foram utilizados no final da última semana. O sistema defensivo foi de Rafael; Guga, Rabello, Rever e Rubens. Mariano, conforme mencionado, atuou parte daquele compromisso, em busca de recuperar ritmo de jogo. Esse setor do Galo, ao que penso, deverá ser com Éverson; Mariano, Nathan Silva, Júnior Alonso (ou Godín) e Arana.

No meio de campo, desde a contenção ao sistema defensivo até a armação, creio que serão os mesmos dessa última partida. Allan, Jair, Zaracho e Nacho. Isso no caso de utilizar o sistema 4-4-2. Tendo à frente Hulk e Keno. Porém, se o treinador optar por 4-3-3, ao que percebo, o argentino Nacho vai para o banco e essa vaga ficaria entre Ademir (preferido pela maioiria dos Torcedores) ou Savarino (que tem sido mais frequente com El Turco).

Notem, listei 14 jogadores, onde só cabem 11. E de sobra ainda temos toda aquela zaga que enfrentou o time de Poços de Caldas, ainda Otávio, Borrero, Sasha e tantos outros que seriam titulares em muitas equipes brasileiras. Vale dizer, temos sim – como venho insistentemente – assegurando, em torno de 20 titulares para essa longa temporada. São três competições, a partir do encerramento do mineiro, que vamos ter pela frente. Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Decorrente dessa última, caso o time chegue ao título, ainda o Mundial.

Por fim, até gostaria muito de deixar de fazer esse registro, mas a falta de informação sugere mais uma vez reclamar dessa famigerada fmf. Com essa burrice de jogo único, a arquibancada ficará meio a meio, no sábado. Hoje, quarta-feira, faltando três dias para a decisão é que a federação irá colocar os ingressos à venda. Dormimos ontem com informações imprecisas, uma vez que o site da fmf nada informou sobre essa comercialização. O adversário fez vazar que os valores de inteira serão de 100 reais a 200 reais.

Sobre a venda, ao que a informação paralela divulgou será à partir de hoje – em horário ainda a ser definido – pela internet. Já outra fonte, essa de um tuiteiro bem informado, não haverá preferência de compra aos sócios torcedores de nenhuma das equipes que decidem o título mineiro. Pra fechar, diria (opinião de quem está blogueiro), como maltratam o torcedor aqui nessa nossa Minas Gerais. Quando os clubes se responsabilizam pela venda dos ingressos, falo do Galo e dos demais, isso não acontece. Bastou o mando de campo ser da fmf para viver toda essa insegurança.

Sigamos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

20 thoughts to “Time para a decisão e acesso do torcedor”

  1. Boa noite!
    Chega o natal e não chega o sábado…
    fmf, globolixo, cbf, stf, stjd…< GALO
    Lamentável mais uma ausência por lesão do essencial Vargas no time atleticano!!

  2. Caro blogueiro, li agora no Portal Uai notícias que o Galo lindo ganhou somente 3 das últimas 10 finais do mineiro contra o rival azul, ou seja 7×3 para eles, e que no geral foram 24 finais, com o retrospecto de 14 para eles e 9 para nós? Não acreditaria se a fonte não fosse fidelíssima. Estou chocado! Ainda bem que no contexto geral estamos à frente. Mais um motivo para devolvermos aquele placar de 2011 no próximo sábado.

    1. Nas últimas 10, vencemos seis (2012, 2013, 2015, 2017, 2020 e 2021); o atual CSA – com um de seus nomes – três (2014, 2018 e 2019 – todas com erros de arbitragem a favor dessa gente) e o América uma conquista (2016).
      Fora isso é MENTIRA!

      1. O GaloIndio se referiu ao confronto direto em finais. E ele está certo. Estamos devendo neste tipo de confronto. Sábado começaremos a reescrever isto. Aqui é Galo, porr@!!!

  3. Bom dia,

    Concordo plenamente com a escalação do Eduardo, apenas tenho preferencia pelo Alonso e Zaracho, porém analisando o que vem fazendo o treinador, creio que deve vir de Godin e Nacho.
    Sendo que o zagueiro está nitidamente jogando com o nome e o Nacho perdi apenas no preparo físico e força de marcação para o Zaracho, ambos estaremos bem servido.
    No mais espero que o Galo meta um sapeca nesse timinho e mande ele e o FMF para onde merecem.
    Boa quarta a todos!

  4. Bom dia. A mim não causou estranheza alguma. Estranho seria se a bandalheira não sobresaísse. Insisto que é atribuído a este campeonato, um peso que já não mais existe. Outrora sim, agora irrelevante. Alguns dirão, que temos a hegemonia, precisamos nos manter sempre à frente, etc. Pra mim, insisto, irrisório. No muito, finalizar pré-temporada, ritmo pros titulares. No mais, gostaria de mais testes pros Mendes (goleiro e zagueiro), Castilho, Neto, Echaporã, Felipes e claro, o Rubens, mas na dele, de meia.

  5. Olá amigos da bola!

    Penso que RÉVER será titular.

    Galo precisa entrar ligado, marcar alto, jogar em velocidade.

    Ataque
    Keno, Hulk, Ademir, já que Vargas se contundiu de novo!

    Meio
    Zaracho, Jair, Alan

  6. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    El Turco mandou bem até aqui…

    Mohamed aproveitou o Mineiro tanto para testar todos os jogadores quanto para implantar seu sistema de jogo que apresenta boas variações (4-2-4; 4-2-3-1; 4-4-2; e 4-3-3).

    A melhor formação foi o Turco começar as partidas no 4-4-2 (maior segurança) e terminá-las no 4-3-3 (maior ofensividade).

    Sobre o 4-2-4, essa formação tática não encaixou, eis que a defesa ficou exposta pelo buraco criado no meio-campo por falta da devida compactação da equipe.

    No 4-4-2 e 4-3-3 o time respondeu melhor e creio que estas sejam as formações respectivas que o Turco irá iniciar e terminar o jogo final contra o CSA-MG.

    Sobre a escalação, infiro que o Turco pode entrar com Guga e Godín na linha de quatro defensiva.

    Embora Alonso seja o titular de fato, ainda não é de direito, porquanto não chegou a jogar com o Turco. Então, a bem da coerência de vestiário, o treinador deve optar por Godín.

    Não estranharia se o Turco entrasse com Réver que vem jogando muito bem, podendo a dupla de zaga ser Natan e Godín (ou Natan e Réver).

    Na lateral-direita o Guga pode pintar de titular, uma vez que Mariano ficou bom tempo no DM e estaria ainda sem ritmo ideal de jogo.

    Sobre o jogo final, o Galo é até mais favorito que na partida anterior contra o mesmo CSA.

    Naquela partida a equipe ainda não estava tão afinada como agora e havia mais dúvidas sobre o trabalho do Turco até então.

    Mas como o Time do Turco parece ter encontrado a melhor formação e sistema de jogo, e vem respondendo bem ao que o treinador quer e almeja, o favoritismo do Atlético aumentou agora em relação aquela última partida.

    Então, é aguardar e ver.

    Agora está valendo!!!

    1. É, testou muito né! Tchê tchê 396 minutos, Neto que é da mesma posição 34 minutos. Rever Alavanca 413 minutos, Vitor Mendes 96′,….

  7. Bom dia a todos!
    Elenco quase todo disponível para a final do campeonato. Se o Galo entrar com o que tem de melhor e jogar com vontade, ganharemos a partida e faturaremos o caneco. Agora, se o Galo não entrar com os melhores, e for para a final com uma escalação parecida com essa: Rafael, Guga, Réver e Rabello, Rubens, Otávio, Castilho, Calebe, Ademir, Savarino e Sasha, jogando sério, ganharemos também o caneco.
    No futebol, tudo pode acontecer, mas se o Galo jogar com vontade e respeitando o adversário, utilizando qualquer uma duas escalações, a primeira já conhecida e a segunda mencionada acima, as chances de título serão maiores do que a do rival, então, Vai pra cima deles Galo!
    Vale lembrar, quando o time deles era superior ao nosso, nunca se importaram em ganhar e até mesmo humilhar nosso time, espero que nossos jogadores entendam isso e não tenham compaixão caso tenham a oportunidade de fazer um placar elástico.

  8. Final em jogo único num campeonato de roça tá bão dimais, sô!!! E só está sendo assim porque o objetivo era prejudicar o Atlético. E, pior ainda, é que pelo Estatuto do Torcedor, essa fórmula será, OBRIGATORIAMENTE, repetida no ano que vem. Num campeonato deficitário (o Atlético levou 30 mil pagantes contra a Caldense e teve prejuízo de R$ 41 mil), no qual a TV “espremeu os clubes” e pagou uma ninharia pela transmissão (não adianta chorar; comercialmente fez o papel dela), em que a final em 2 jogos permitiria que os finalistas ganhassem uma grana, e tirassem o pé da lama, temos que engolir a final em jogo único só porque 11 times medíocres assim o quiseram para esconder a própria incompetência.

  9. bom dia Eduardo e massa. estás seleções só nos causa prejuízos. o Vargas esta contundido e pouco tempo ficou semanas por causa da seleção .o savarino a meses veio contundido e ficou meses no DM.e para piorar a cbflixo convoca jogadores do galo para ser reserva da seleção da vergonha. arana foi titular no jogo anterior. um aviso para EL Turco é Hulk e zaracho e mais 9 de titulares. o nacho preguiça é reserva. acorda EL turco. ótima quarta-feira a todos amigalos. vai galooo.

  10. Bom dia Massa e Guru

    Engraçado, senão trágico, que numa final entre os maiores rivais o protagonismo ficar com a FMF, bando de safados.
    Ontem postei aqui a minha indignação e ira sobre o regulamento, sobre a submissão frente à TV e o tratamento dado ao torcedor.
    O Galo se realmente pretende ser protagonista e ser o maior das Américas, precisa através de sua diretoria, fazer valer a sua força e não aceitar estas coisas que vem acontecendo com relação ao ruralito.
    Pior, tivemos semana cheia para trabalhar no rural e agora vamos enfrentar uma maratona de quarta e domingo nos campeonatos que realmente valem alguma coisa.
    Para o próximo ano, sub 20 ou até mesmo a desistência de participar, mas ´precisamos urgentemente dar um basta nesta bandalheira.

    1. Bom dia.
      Mas vc não acha que o dito Rural, já que está no calendário, não serve para rodar o elenco, fazer testes e ainda começar a dar um ritmo para o time titular começar a temporada, exatamente como foi executado até aqui? Se jogássemos com o sub20 isso não seria possível. Agora, concordo com a dificuldade da logística entre a final e a estreia na Libertadores, pode pesar. Mas de minha parte acredito que o elenco vai dar conta do recado. Agora que tá valendo, tá valendo.

      1. Meu Caro Galo Caipira

        Pois é vc levantou um dilema que eu mesmo já havia postado aqui. Vc Tem razão, o rural deve ser utilizado para treino e preparativo para a maratona, mas se não fizermos nada, os onze anões vão se juntar novamente à famigerada FMF e TV e vai ferrar com a gente.

    2. Mas claro que quero ganhar das marias. E outra, o que é aquela enquete mequetrefe do GE, de craque do campeonato? Hulk e o famoso quem? Gostaria de saber quem tornou elegível à craque, um simples jogador mediano, num elenco de série B. Não faltava mais nada. Seria cômico esse cara ganhar, na votação alienada/alienante, e o Hulk artilheiro e volta olímpica

    3. Caro JBGalo, obrigado pela interação no meu comentário ontem. Só não dei uma tréplica amistosa porque quando vi já era tarde da noite e eu julguei que o guro de barba, o mito, a lenda, estivesse dormindo.
      Abraço!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *