Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Hora de decidir e se impor

Paulo Peixoto

Chegou a hora da decisão, e não se trata apenas da busca do título do 47° Campeonato Mineiro pelo Galo, o maior vencedor estadual. Vencer os smurfs deve ser a palavra de ordem nessa preparação para sábado.

A não ser um maluco, ninguém acha que o favorito para essa conquista não seja o CAM multicampeão. É o melhor time e o melhor elenco.

Favoritismo, porém, se mostra no campo. Ainda mais quando se trata de clássico contra o maior rival estadual. A semana de preparação para o clássico tem que ser com foco total. Os jogadores precisam entrar em campo sabendo que muito provavelmente os smurfs vão jogar duro, como já fizeram no jogo passado.

Vamos enfrentar um time bem organizado tecnicamente e que tem mostrado muita disposição no campo de jogo. Os smurfs vão tentar bloquear o meio-campo para evitar que haja criação por aquele setor, tal como fizeram no jogo passado, assim eu penso.

Só que no jogo passado eles erraram na saída e deram espaços na defesa. O que não dá para acontecer é o time de Antonio Mohamed desperdiçar gols incríveis como fizeram nossos craques no jogo passado. Em clássico com tal rivalidade errar gols fáceis é um pecado enorme.

Então, o último clássico deve servir de referência para o Galo jogar essa final com torcida dividida, como acontecia nos jogos do passado.

Certamente o Galo sabe que precisa aplicar o seu bom futebol, mas todos precisam estar ligados para a possibilidade de ser um jogo marrento, catimbado e provocativo. Por isso a preparação ao longo de toda a semana tem um peso muito grande.

Espero que Antonio Mohamed escale o melhor meio-campo para essa partida. Salvo uma ou outra jogada individual, suponho que será o meio-campo o fator de desequilíbrio nesse jogo. No mais, é preparar os jogadores para o clássico e descansar bem os que estavam com as suas seleções nacionais.

Como já disse, ninguém coloca em dúvida a superioridade do Galo comparado com o seu rival. Mas para isso o Galo precisará se impor e provar no jogo a sua superioridade.

A rivalidade entre Atlético e smurfs é histórica e sempre deu muito trabalho para a polícia. Ainda assim a PM dizia ser mais fácil o controle no estádio com as duas torcidas. O problema estava na segurança fora do estádio e por toda a cidade.

O ambiente do futebol nos tempos atuais ficou ainda mais carregado e violento. Agora, a FMF resolveu fazer a decisão em partida única e trouxe de volta a torcida dividida, cinco anos depois da última experiência.

A PM liberou o jogo com as duas torcidas dividindo o estádio, segundo a FMF. A PM, por sua vez, não disse que liberava ou barrava. Inteligentemente, nunca assumiu essa responsabilidade. Na nota que li na imprensa, a PM disse apenas que estava pronta para cumprir a decisão da federação.

Se a PM tivesse barrado, haveria apenas uma torcida, a do time de melhor campanha na competição, o Galo, conforme o regulamento aprovado para a disputa estadual.

Sendo a decisão em única partida, acho justo que seja, então, com torcida dividida. Mas como não entendo patavinas de segurança, não sei se a decisão foi acertada ou não. Só teremos essa resposta após o balanço final da polícia.

Está tudo pronto pelo lado do Galo. Espero que não surjam problemas de última hora, especialmente com os jogadores servindo as suas seleções.

No mais, é ver como será dentro e fora de campo. Pega firme e vai forte, Galo! Torcida, cante, grite e zoe, mas sem agredir. Futebol é rivalidade, não é guerra.

18 thoughts to “Hora de decidir e se impor”

    1. E não se esqueça que títulos regionais o Galo já soma 46 e esse CSA 38. Que nas últimas 16 decisões – incluindo essa – o Galo esteve em todas e os adversários se alternaram. Teve CSA, com seu nome anterior (que sucedeu Yale, Palestra Itália, Palestra Mineiro e Ypiranga), América, Ipatinga (do Itair, antes que fosse seu), Caldense, Tombense. Só conferir.

  1. Boa tarde para todos!
    Clássico é clássico e vice e versa, como diria o poeta.
    Quantas vezes esperamos que o Galo desse o troco no antigo cruzeiro e isso não aconteceu? Agora diante do csa MG temos mais uma chance e…quem sabe…
    pelo menos até agora não mudaram o nome .

  2. Imaginem que é o Flamengo do outro lado. Tem que entrar 100% focado para se impor física e taticamente. Se faz um gol rápido, acaba com o esquema deles e não poderão fazer cera. Aí abre a porteira. Não pode deixar eles respirarem, tem que jogar com intensidade. O time deles é novo, inexperiente, se começar perdendo não aguentarão a pressão, ficarão descontrolados. Parte pra cima e abre o placar antes dos 15 , fica a dica.

  3. Pra ser bem autêntico, clássico é clássico e deve ser jogado com a maior seriedade, especificamente na atual circunstâncias em que o Galo é obviamente superior. Então tem que mais uma vez confirmar dentro do campo e tenho fé que assim será, este grupo não decepcionou e assimilou em sua plenitude o compromisso com a instituição Atlético Mineiro e sua torcida fenomenal. Confio que nossos atletas não entrarão de salto alto e nem cairão em arapucas para os nervos armadas pelo adversário.
    Não gosto de final em jogo único, premia-se o time de pior campanha, seja o torneio que for, mas se assim foi o regulamento, não resta outra opção que não seja a vitória e o título. Dá mais moral pra iniciarmos a Libertadores e o Brasileirão, além de reforçar a posição do adversário como um desesperado e não-favorito à vaga na série B. Dizem que Campeonato Mineiro é rural, depende do prisma por onde se olha, mas se ele está aí, há frutos a serem colhidos (e escolhidos) pelo vencedor, desde que não contaminados por ilusões, enquanto restos amargos ou apodrecidos é o que sobra mais à mão do perdedor. Seriedade, compromisso, vontade de ser campeão. Sim, nós temos. Bora Galo!

  4. Bom dia,

    Para o próximo jogo podemos ter dois fatores essenciais para o resultado, a presença de Alonso e Zaracho.
    Quanto ao fator favoritismo, apesar de não gostar do sujeito, Casagrande, disse nesta semana no Sportv que “Se o Galo jogar o pior futebol praticado por ele e o Cruzeiro seu melhor futebol apresentado, ainda assim o Galo é favorito”.
    A prudência ainda insiste em manter a máxima de que “Clássico é clássico”.
    A PM deve estar contando que com o clássico dividido terá apenas nas mediações do Mineirão toda a bandidagem junta e assim não terá mortes por motivo de confronto a 40 km de distância, pelo menos antes e durante ao jogo. Veremos….
    Como no Brasil ficou normal governador e prefeito ser especializado em medicina também me parece normal que membros de federação de futebol seja especialista em segurança, tudo normal…..
    Espero apenas que o calendário não influencie negativamente no psicológico dos jogadores naquela de se poupar para a viagem e jogo pela libertadores.
    Temos elenco para jogar em todas as competições e sermos campeões.
    Boa terça feira a todos!

  5. Bom dia amigos do Galo. Concordo plenamente, o NOSSO GALO tem que se impor, lembrar que o jogo vale campeonato, nada de ritmo de treino.
    P.S. : Reclama de gramados, reclama do campeonato, reclama de árbitros, reclama da mídia. Confins é logo ali.

  6. Bom dia!
    O Galão entrando em campo com Arana, Zaracho, Keno e Hulk, aí não tem coré, coré.
    Que não haja nenhum torcedor imbecil e criminoso na torcida do Galo e que a torcida smurfete trema com o canto do Galo!

    1. Amigalo Galo Roberto de Oliveira

      Vou mandar seu comentário pro repórter sem noção que perguntou ao Turco se o Roque Júnior não estava fazendo ele perder noite de sono.
      O Turco muito educado e paciente desconversou, mas ele deveria dar a seguinte resposta:
      Sim, estou perdendo noite de sono, mas não com o Vitor Roque e sim como vou escalar 11 jogadores em um time que tem 18 a 20 titulares.
      É cada pergunta idiota, que até entendo porque jogador não gosta de ir pra coletiva.

  7. Bom dia Massa, Paulo e Guru

    Sim a partida final do ruralito finalmente chegou e depois de um regulamento nefasto entraremos em campo em pé de igualdade com os smurfs, como bem qualifica o adversário Peixoto neste post.
    Aliás,por mais que venha acertando, espero que nossa diretoria reveja a postura do clube com relação à nossa participação neste campeonato pa o próximo ano .
    Sem arrogância e sem soberba, não pode um clube cuja folha salarial ultrapassa os 12 milhões mensais, entrar em campo e pagar para jogar, mesmo com 30 mil pagantes como no último jogo.
    Também não é admissível o clube aceitar um contrato com a emissora lixo, onde ele é total refém da marcação de jogos, em locais e horários esdrúxulos a troco de migalhas. Onde está a valorização da marca?
    Pior ainda, é o clube ser refém também de um armação dos clubes do interior e com a participação e conivência dos dois mequetrefes rivais clubes aqui da capital, com a nítida intenção de tirar do Galo a vantagem por ter a melhor campanha.
    E não me venham com esta história de que o ruralito não pode acabar para não prejudicar os torcedores do interior que ficam esperando a oportunidade de ver o grande da capital nesta ocasião, pois na hora da onça beber água, estes mesmos clubes ao invés de olhar para o torcedor do interior,acaba vendendo seus jogos pra capital em busca de renda.
    Que o ruralito se f#@!, se as coisas não mudarem e não houver seriedade, que passemos a jogar com o sub 20 e a torcida deve entender que estaremos sujeitos a perder o título por esta atitude.
    Afinal de contas, quem manda nesta p@#a aqui em Minas? Vamos botar a p*@# na mesa Galo!

  8. Bom dia a todos!
    A diferença do primeiro clássico para este que será o decisivo no estadual é a provável escalação de um monstro no meio campo chamado Matias Zaracho. O time do Galo sem ele é um, com ele é outro. Como joga bola esse garoto.
    Clássico passado nosso time perdeu completamente o meio de campo, isso fez com que o adversário conseguisse segurar nosso time. Se não engano, aquele jogo tínhamos Allan, Jair e Nacho no meio, eles tinham uns 5 jogadores.
    Minha escalação para esta final contaria com Éverson, Mariano, Réver (não sei das condições físicas do Alonso) e Natan, Arana, Allan, Jair, Nacho, Zaracho, Keno e Hulk.
    Jogando com seriedade e sem desrespeitar o adversário será mais fácil buscar o resultado positivo.

  9. O elenco tem que ir preparado pra jogar uma guerra, e dar o seu máximo, sem tirar o pé. Galo isso, pq já cansei de ver o galo perder clássico, na vontade. Enquanto o outro lado, dá a vida pra ganhar da gente, e não aceita perder facilmente. Espero que o Turco não invente, e coloque já de início o Alonso com Nathan, e Zaracho no meio.

  10. Na minha modesta opinião, estão fazendo tudo para reerguer o outro time, nas emissoras de rádio parece que quem está na libertadores, na primeira divisão é o outro time, o Galo tem que está preparado pois vão entrar forte nas divididas igual fizeram no jogo passado com a complacência da arbitragem. Abra o olho e jogue o futebol, assim não vai adiantar tentar catimbar, vamos conquistar mais um título.. saudações alvinegras..

  11. Somos favoritos, sim, e devemos impor o nosso favoritismo. Sem pedância, qualquer resultado que não seja a nossa vitória será surpresa pra mim. Inteligência, foco e determinação sem entrar na pilha do CSA-MG que praticará um jogo violento, amarrado e catimbado, tentando tudo numa única oportunidade.

    1. Falando em jogo violento, há que se tomar cuidado com a dupla Allan e Jair, que encaram todas as brigas que lhes são propostas, principalmente o Jair. Risco do Galo ter um dos dois expulsos por revide de jogada violenta, recurso que certamente será usado pelo CSA.

    2. Teobaldo, ótimo dia

      Meu pensamento é a mesmo, somos favoritos sim, o elenco é muito melhor, uma folha salarial no mínimo umas dez vez superior ao do CSA-MG.
      O fato de ser apenas um jogo para mim não importa, tem que partir para cima e decidir. Um jogo apenas só favorece ao CSA MG pelo fato de constar uma derrota mesmo para eles quando computaram as estatísticas de vitórias de cada lado, se fossem dois jogos seriam duas derrotas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *