Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Time decorado e cautela com o árbitro

Éverson; Mariano, Fuchs, Lemos e Arana; Otávio, Bataglia e Pedrinho; Pavón, Hulk e Paulinho. Nos tempos atuais, qualquer Atleticano – criança ou adulto – e mesmo não Atleticanos sabe de cor a escalação do nosso time do coração. Depois do jeito argentino de ser – Sampaoli e Coudet -, que a cada partida tinham uma formação diferente, finalmente sabemos quais são os onze titulares do Felipão.

Na era Cuca, quando vencemos quase tudo – três títulos (Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil) em quatro competições (faltou a Libertadores) – tínhamos uma formação base. Mas, em determinadas partidas, o treinador fazia algumas alterações de acordo com o esquema do adversário. Agora tem sido diferente, salvo situações de contusão ou suspensão. E hoje, todos esses jogadores, estão aptos a atuarem. Então, não creio que possa haver alguma alteração. Temos de vencer o lanterna Coritiba e seguir avançando na tabela de classificação.

E o melhor nessa busca do G4 – uma vez que a possibilidade de virar G5 ou G6 vem sendo encurtada – é ter esses titulares e boas opções de banco. Para citar poucos, mas estão à disposição os dois Igor – Rabello e Gomes -, ainda Zaracho e Alan Franco, todos em condições de titularidade. Também Edenílson e Patrick, sempre acionados pelo treinador; Hyoran, Rubens e outros que vem sendo utilizados com sucesso. É um bom elenco, que mesmo assegurando a sonhada vaga na Libertadores, deverá passar por uma pequena reformulação. Rejuvenescimento com o aproveitamento de alguns da base e contratações pontuais certamente estão no planejamento da próxima temporada.

A confiança do Torcedor nas ruas está em alta. Nem mesmo a escolha do árbitro carioca Marcelo de Lima Henrique incomodou o Atleticano. Ao que sei, esse juiz carioca de nascimento e coração, está apitando pela Federação Cearense. Não deveria ser permitido, mas a cbf faz que não percebe e escala logo ele, desafeto notório do nosso Galo. Segundo levantamento do bom amigo Zé Roberto Galo da Mata, tão cismado com arbitragem quanto eu, com Lima Henrique no comando, foram várias situações de constrangimento.

Tanto que de 2015 pra cá, ele só apitou seis jogos do Galo. Três derrotas, um empate e duas vitórias. Vencemos o Inter (2 a 1/2015) e o adversário de hoje – Coritiba (1 a 0/ 2022). Empate com o Santos (1 a 1/2022) e derrotas para o Paranaense (1 a 0/2022), Santos (1 a 0/2017) e Palmeiras (1 a 0/2022). Essa derrota para o Paranaense foi muito polêmica. Nessa partida obrigou o Torcedor do Galo ir pra porta do Hotel. Prejudicou demais e expulsou Marcos Rocha ainda no primeiro tempo. Nossos jogadores precisam ter cuidado com esse juiz.

Em 2013, me lembro, em nossa estreia na vitoriosa Libertadores, foi o árbitro da vitória sobre o São Paulo (2 a 1). Foi tão mal que obrigou o então presidente Kalil a exigir juiz estrangeiro nas oitavas contra o mesmo time paulista. Vencemos lá e cá, seguindo rumo ao triunfo daquela inesquecível e maior conquista de toda história Atleticana. De olho no Marcelo Lima Henrique, CBFla/CBFlu estão no páreo. Pra cima do coxa, Gaaalooo.

Pra fechar, ontem à noite, lá no cafezinho do Pátio tive a grata alegria de prosear rapidamente com duas torcedoras do Coritiba. Jade e Gracie, filha e mãe, que moram em São Paulo e são apaixonadas pelo time paranaense. Foi uma rápida e divertida resenha. Sabem tudo de futebol e estão em BH só pela partida decisiva ao time delas. Se toda prosa entre adversários fosse tão saudável quanto foi a nossa, o futebol seria muito mais divertido. Boa sorte a ambas, mas só a partir da próxima rodada.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

20 thoughts to “Time decorado e cautela com o árbitro”

  1. Ô Eduardo, favor fazer uma reportagem sobre os lesionados dos times que estão na cabeça, pois parece-me que as lesões deles estão em alta( Ex. Dudú ) e o nosso DM está vazio. Abraços, Saleh

  2. WILSON ,

    como eu disse , a tal “estatística” vai sendo revista a cada rodada .

    No final , ela sempre acerta .

    Ciência , meu caro , em futebol , passa longe .

    Que o diga o GABIRU , a mais impensada das “certezas” .

    Em 10 minutos , o terceiro reserva do ataque do ABEL decidiu um título mundial .

  3. Bom dia!
    O Eduardo citou esse árbitro safado que já nos prejudicou muito.
    Ontem vi uma parte do jogo do orgasmo da emissora lixo ( sem som)
    pude constatar o safado bombadão, todo rilex,todo relaxado apitando um jogo de cumpadis de fim de semana no sítio.Distribuindo tampinhas nas costas de lado a lado.

  4. Bom dia xará e amigalos! O time é esse Gurú! Esses são os jogadores para vencer o Coxa logo mais no Terreirão do GALO. Com o apoio da MASSA o GALÃO vai ficar só 9 pontos atrás do Foguinho que vai perder pro FluminenC. Como bem disse o Fred Melo Paiva em sua brilhante coluna ontem: “Há coisas que só acontecem com o Botafogo e há muito mais coisas que só acontecem com o GALO”. Vamos que vamos!!!!!

  5. O TIME DO CORITIBA:

    O CORITIBA FOOT BALL CLUB é o lanterna do BR23 com míseros 17 pontos (4v 5e 17d), num aproveitamento pífio de apenas 22%…

    O Alviverde Coritibano foi transformado em SAF (90/10) em junho passado (R$ 1,1 bilhão) em operação por meio da TREECORP INVESTIMENTOS que atua nos setores de consumo, saúde, tecnologia e serviços financeiros e que tem como empresário de referência a conhecida pessoa de ROBERTO JUSTUS que tem colocado pressão para o clube não sofrer o sexto rebaixamento na sua história (1989, 1993, 2005, 2009 e 2017)…

    O COXA tem o 5º pior ataque com 27 gols feitos e a pior defesa da competição com 53 gols sofridos. O saldo está negativo em – 26 tentos…

    É ao lado do América o pior visitante neste Brasileirão com dez derrotas sofridas, dois empates e apenas uma vitória conseguida longe de casa…

    O treinador Thiago Kosloski deve manter a base do time (4-3-3) que venceu o FURACÃO no clássico Atletiba por 2 a 0, no último domingo, quando o COXA quebrou uma sequência de oito derrotas seguidas…

    O provável COXA:

    Gabriel; Natanael, Henrique, Kuscevic e Victor Luis; Willian Farias, Matheus Bianqui e Sebastián Gómez; Robson, Slimani e Diogo Oliveira…

    Três desfalques são certos: o meia Marcelino Moreno (suspensão), o zagueiro Maurício Antônio (lesão) e o lateral Hayner (lesão).

    O histórico do confronto aponta o CFC um freguês de carteirinha do CAM. Em 48 confrontos foram 12 vitórias do ALVIVERDE e 30 vitórias do ALVINEGRO.

    Por essa e por outras que o GALO é favoritaço e o COXA franco atirador. E aí é que mora o perigo…

    O futebol prega peças, a bola pune e um resultado inesperado pode advir de onde menos se espera, naquele efeito porco magro. Se o GALO entrar naquele joguinho preguiçoso e tentando cozinhar o TICO-TICO em banho-maria, como bem alertou o EVANDRO PEREIRA, sei não…

    Ao contrário, o GALO tem que jogar com força impiedosa desde o início, como quem bate uma pedra num ovo, e sair para matar o jogo rápido sem dar nenhuma chance nem misericórdia para o COXA que entrou numa, com ROBERTO JUSTUS, de EU ACREDITO!!!

    E o ÁVILA, que se transformou no REI DO CAFÉGALO e um grande cicerone de BH (“desse jeito, até eu”, diria o padre TORGA), já muito bem anteviu o estrago que aquela velha raposa pode fazer logo mais na ARENA MRV…

    Chegou a hora do GALO vencer, vencer bem, convencer e confirmar o AGORA VAI!!!

    Vamoooo, GALOOOOOOO!!!

  6. Mesmo com toda empolgação e com a iminente conquista do título, é meu entendimento que estamos perdendo ótima chance para testar jovens jogadores e, em complemento, rejuvenescer o plantel.

    1. Teobaldo,
      Vc. está coberto de razão. Certo está o Palmeiras, que vai aproveitar os jogos deste ano para testar a joias da base. No Galo, NADA! Vai acabar vendendo a meninada por preço absurdamente baixo. Vide Sávio, cedido praticamente de graça para o futebol europeu, em parte pela recusa de parte da torcida de torcida de aceitá-lo e chamá-lo de foguete molhado. Fica vivo, GALO!!!

  7. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 26/38 – Coritiba (casa) – Confiança nas alturas e pés no chão. Não existe jogo ganho antes do apito inicial.

    O Galo está numa crescente, nos alegrando a cada vitória em busca do G4. Degrau a degrau estamos chegando.

    Que os zagueiros “arrepiem”, os meio campistas roubem bolas e sejam criativos.

    E os atacantes façam os gols pra deixar feliz este final de domingão.

    Nossos pontos perdidos: 15 (casa) e 20 (fora), num total de 75/114 pontos disputados. Ganhar bem na nossa Casa, Gaaloôô!

  8. Que tarefa ingloria, penosa, dificil, secar o inominavel carioca contra este curintia, este time horroroso que ganhou de mão beijada a continuidade na copa do brasili deste ano , nos eliminando, graças ao argentino que colocou nosso time reserva e , acreditem, Hulk no banco, Inacreditável como não foi demitido no vestiario, junto com o diretor caetano, acredite quem quiser ,Pois bem, curica empatou , contra toda logica possivel , e , assistindo , na rede lixo, todos torcendo descaradamente pro flamerda , até o ricardinho , que eu julgava isento. ledio, “Dom ” carmona, conheço de outros carnavais, sempre professoral e didatico , ditando catedra , falando o obvio (e torcendo pelo lixo carioca). Ontem, nao tive a menor duvida que o emprego desta corja passa pela obrigatoriedade de torcer pelo inominavel. SIGAMOS. Hoje , teremos o coxa , time que depreda estadio e promove confusão quando rebaixado , seguindo sua rotina anual,paticipando da A somente pra sujar a agua dos times que brigam pelo titulo , esta a missão e sina deles. Portanto, todo cuidado é pouco com o tico tico. Somos invisiveis pra midia esportiva , não existimos , não somos citados em nenhuma projeção , continuemos assim , contra tudo e todos , até no fogo amigo entre nós, sendo considerados lunaticos por acreditar que bateremos campeoes , continuemos assim , acreditando que nosso estoque de lambanças e vacilos foi esgotado , e continuar na nossa meteórica coleta de pontos , jogando mal, jogando bem . Vamos , galo , a cada rodada que passa , os isentões , que adoram tachar de modinhas os torcedores que acreditam ,se juntam a nós , os crédulos que acreditam até no futebol do edenilson , se rendem e daqui 4,5 rodadas, dirão : sempre acreditei

  9. Bom dia Avila, Bom dia Joaquim Portugal: Na vida de Padre Torga, deve-se destacar o livramento de Eduardo Avila. Caso contrário, estaria hoje nas garras do Tinhoso. Graças a ações pedagógicas de Padre Torga, temos, esse democrático do Galo. Feitos os devidos esclarecimentos da importância do Mentor de Eduardo Avila, hoje o Galo vence, o Botafogo perde, o Gremio também e o Bragantino empata. Rumo ao titulo: Eu acredito!!

  10. Bom dia!
    Que não tenhamos a ingrata surpresa de ver Edenilson nessa escalação. Na última partida, enquanto esse inútil esteve no meio campo, foi um sufoco danado, prejudicando o time todo, especialmente o Pedrinho que vinha numa crescente mas nesse jogo nem viu a cor da bola. O time só melhorou quando Igor Gomes e Alan Franco entraram. Espero que hoje realmente nossa meiuca tenha essa formação apresentada pelo Eduardo.
    Como eu gostaria de nunca mais ver Edenilson e Patrick vestindo a camisa do Galo!
    Que Everson seja notado hoje só pelo uniforme (que seja o preto).
    Que Paulinho, Hulk e Pavon balancem as redes do coxa branca!

      1. Wilson de Oliveira Garcia, Edenilson não saiu do jogo nem a pau mas foi deslocado para a direita. Enquanto esse inútil esteve no meio campo o Galo não viu a cor da bola. Só melhorou quando os citados entraram. Entendeu?

  11. Bom dia.

    Jogo difícil como serão todos.
    Todos os times estão lutando por alguma coisa nesse campeonato.
    Ingresso no celular!
    Vamos lá GALO!

  12. Bom dia Eduardo e massa. Hoje vencer e vencer que os Jogadores jogam como fosse um final de um campeonato. O coxa branca deve vim fechado e jogar por uma bola. O coxa está com um pé na série B junto com o mequinha mas será um jogo difícil.
    . Galo 2×0 . vá Galooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *