Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Nosso olhar de volta ao Brasileirão

Finalmente o campeonato nacional terá sequência neste sábado. Interessante, depois de rodadas com jogos em atraso, com todas as equipes com exatas 25 partidas já cumpridas. Sem aquela possibilidade de algum concorrente ficar com mais ou menos jogos que o outro. Embora, começando hoje (7/out) só vá encerrar no próximo sábado (14/out). E assim será, salvo alguma surpreendente alteração, por quatro rodadas consecutivas, da 26ª até a 29ª.

Pelo menos é o que prevê a tabela anunciada pela cbf para os próximos confrontos. A partir da 30ª rodada ainda carece de anúncio oficial por parte da organização das competições. Nossos adversários serão, pela ordem o Coritiba (BH), Palmeiras (SP), CSA (BH e somos mandante na nossa Arena) e Bragantino (interior de SP). Já amanhã a primeira – 18h30m – com as arquibancadas lotadas. Assim imagino.

Depois serão três jogos em Belo Horizonte. Os dois primeiros com Fluminense e Fortaleza e na sequência, como visitante, o América. Coincidentemente o time carioca, desde que não haja qualquer arranjo casuístico da cbf, devendo ser no dia 29 de outubro. Ou seja, uma semana antes da grande final da Libertadores. Como a partida dessa decisão está programada para o Rio de Janeiro, nenhuma justificativa essa gente irá encontrar para adiar o confronto.

Serão duas sequências, de quatro e três jogos cada, que irão definir nossas pretensões na temporada. Creio que podemos conquistar de 17 a 21 pontos ao final desses sete confrontos. Lembrando que desse total serão cinco partidas em Belo Horizonte, sendo que somente uma delas – com o coelho – não será no estádio do Galo. As duas fora de BH acontecerão em São Paulo, os porcos na capital e o Massa Bruta em Bragança Paulista. No momento, respectivamente, ocupam a quarta e a segunda colocação. Bragantino tem 45 pontos e Palmeiras 44. O Galo está com exatos 40.

Faço todas essas considerações, com a intenção de mostrar e alertar aos amiGalos, que além de torcer pelas vitórias do nosso time do coração ainda temos de secar quem está à nossa frente e aqueles que nos seguem colados. É o preço de vacilos na segunda metade do primeiro turno. O Atleticano, calejado, sabe muito bem conviver com essas situações. Tomara que ao final tenhamos motivo para comemorar e até dar boas risadas alcançando o objetivo da classificação.

Por fim, dormi na sexta e acordei neste sábado, sem atualização das vendas dos ingressos no dia de ontem. Até quinta, beirava 35 mil Atleticanos com acesso assegurado. Entre as seis equipes que jogam hoje, em três jogos programados, apenas o Flamídia vai merecer minha secação. O time carioca está com 43 pontos, portanto três a mais que o Galo (seguramente em torno de dez deles assegurados pela má arbitragem) e sabemos que a dupla cbf/tv investe pesado para manter essa gente na zona de classificação da Libertadores.

Todos os demais estão distantes e o mais próximo, no caso o São Paulo (34) já tem vaga assegurada naquela competição. Foi campeão da Copa do Brasil, exatamente em cima do Flamídia. E assim será até a última rodada do Brasileirão. Um olho no Galo e o outro nos adversários. Que venham os concorrentes, a Massa sempre responde em apoio ao nosso Clube Atlético Mineiro. Assim será!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

16 thoughts to “Nosso olhar de volta ao Brasileirão”

    1. Sugiro que não tenha pressa em conhecer o padre salesiano. O saudoso professor de matemática, em vida, conviveu na sala de aula com o blogüeiro. Nos dias atuais, dois dos meus amigos (Domingos Sávio e Otto/o primeiro sempre por aqui e o outro eventualmente) estão trocando confidenciais com o padre Torga. Eu não tenho pressa. E você?

  1. Boa tarde!
    Caro amigo, Eduardo de Ávila, aprendi que certas substâncias desprezíveis o Sol se encarrega de secar, portanto não perca seu tempo “secando” essa merda carioca.
    Abraços!

  2. Tá no site da Itatiaia: Fábio Gomes faz dois gols na final do campeonato australiano e conquista o título nacional. E o Barata, e Teobaldo ficavam queimando este centrovante. Volta Fábio Gomes. Você será o Renaldo do século XXI.

  3. Bom dia Eduardo e massa. O Galo depende dele e secar os adversários para conseguir a libertadores ou pre libertadores. Porque o Brasileiro de 2023 fica entre foguinho. Bragantino. Porcos. Grémio. etc. O jogo contra o coxa branca será muito difícil e que os jogadores e 7×1 põe as barbas de molho. Rsrs . Vamos jogar contra várias pedreira fora e em casa. Fora. Gamas. Porcos. Flamerda. Bragantino. Em casa. Grémio. São paulo. Flor. As cabulosas vá dar a vida contra o Galo e mequinha também. Vá Galooooo.

  4. BARATA,

    Não assisti a entrevista do KLOSE, conforme você mencionou ontem. Até andei tentando achá-la no YouTube, mas em vão…

    Em todo o caso, vi uma fala dele aqui noutra entrevista na qual ele diz que o futebol está cada vez mais físico e mais atlético, deixando subentendido nas entrelinhas que isso dificulta o jogo mais técnico e deixa o futebol mais feio e chato, ao que depreendi…

    KLOSE foi um gigante do futebol mundial. Maior artilheiro de todas as Copas do Mundo, com 16 gols, alcançou as três chuteiras cobiçadas no futebol: de bronze, de prata e de ouro…

    De quebra ele estava na Seleção Alemã do 7 a 1 em cima do Brasil de FELIPÃO em 2014 no MINEIRÃO…

    E naquele jogo, por aquela TV, o comentarista era justamente o RONALDO FENÔMENO que assistiu e comentou o seu recorde de artilharia das Copas até então ser quebrado por um gol justamente de KLOSE…

    Padre Torga dirá que no mundo espiritual não existem coincidências, mas Providência Divina. Para Ronaldo, que deve ter sentido muito a quebra de seu recorde por KLOSE, dentro do próprio MINEIRÃO de onde surgiu para o futebol, deve ter ficado uma pergunta inconsciente:

    “___ Por que, meu DEUS, dessa forma?!!”…

    Só sei de uma coisa: aquele “7 a 1” da ALEMANHA em cima do todo-poderoso BRASIL, em casa e numa semifinal de COPA DO MUNDO, não foi uma coincidência…

    Aquele “7 a 1” representou muito mais do que um placar elástico e significou a morte do futebol brasileiro, a pá de cal, a tampa do caixão se fechando…

    Quem viu o futebol brasileiro brilhar, viu!!!

    Quem não viu, virou MODINHA…

    MODINHA porque o Padrão FIFA imposto no BRASIL em 2014 acabou com os estádios de futebol e pôs no lugar ARENAS…

    O MINEIRÃO jaz morto na Pampulha e a ARENA MRV segue feliz pelo EFEITO MODINHA…

    É PRACABÁ!!!

    1. ERNEST ,

      você se supera a cada postagem que publica .
      Perfeito !

      Quanto a entrevista do KLOSE vou ver aqui o tal do link e posto aqui pra você e para os que se importam com o verdadeiro futebol .

    2. Bendito padre Torga!
      E assim acabou o futebol brasileiro. Tudo explicadim, tim tim por tim tim.
      Peço permissão ao amiGalo Ernest pra copiar o texto e compartilhar com alguns amigos.

  5. O matemático padre Torga afirmava que a única maneira de chegar ao impossível é acreditar que é possível…

    Do Departamento de Matemática da UFMG sobre a probabilidade por time para ser CAMPEÃO: BOT 70%, BRAG 9, GRE 8, PAL 6, FLA 3, FLU 2 e CAM 1,2%…

    EU ACREDITO!!!

    1. ERNEST ,

      essa tal “estatística” , no futebol , não resiste a 90 minutos de bola rolando, quanto mais a uma rodada inteira .
      É a coisa mais imponderável do mundo .

      Muda a cada penalidade não marcada , a cada jogada impensável de um moleque atrevido que resulta em gol depois de seu time estar sendo massacrado pela tal “posse de bola” do adversário .

      Mas , tudo bem : deixa os meninos da Universidade brincarem com seus números mágicos .

      1. Barata, se olhar os resultados de anos anteriores, creio que os garotos da matemática acertaram… ou não? Ciência, meu caro. Ciência.

    2. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Padre Torga também afirmava: não está morto, quem peleia! Eu também acredito! Em mais quatro rodadas o Galo vai estar a 04 pontos do líder. Ai faltando nove partidas para a reta final, este percentual de chance de títulos vai lá arribar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *