Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Cadu (gol): destaque do fim de semana

Na condição de Torcedor (o T maiúsculo é pelo nosso Galo), que acompanha o time tem décadas e tendo vivido glórias e frustrações, tenho um cadiquinho de registros na memória que alimentam minha Atleticanidade. Já contei alguns aqui e não pretendo repetir, mesmo porque estamos a quatro jogos na busca de mais um penta estadual na nossa rica história. E também, evidente, com o início da temporada das grandes competições avizinhando.

Depois de um início de ano, até o momento com apenas oito jogos realizados, quero crer que a atitude do elenco depois da boa vitória de sábado será outro na busca dessas conquistas. Tivemos, nessa oitava partida, a oportunidade que eu esperava desde a primeira rodada. Dar minutagem aos garotos da base, revezando – jogo a jogo – experiências com os jogadores recém promovidos. Talvez aquele mau resultado, no pasto de Patrocínio, possa ter impedido essas experiências. Aliado, também, a derrota inesperada para times menores de Minas Gerais.

Fato é que, entre tapas e beijos, chegamos ao momento da verdade no âmbito mineiro. Ao que estamos acompanhando, o futebol mineiro – incluem todos e o próprio Galo – vive uma situação preocupante. Entre os quatro classificados para a fase final do estadual, os três melhores colocados foram – bisonhamente – eliminados da Copa do Brasil na primeira e única partida. O Galo, quarto colocado no campeonato regional, só vai entrar a partir da terceira fase, quando os classificados nas duas eliminatórias preliminares se juntam aos grandes clubes brasileiros.

Fiz essa curta digressão para tentar animar o desconfiado Atleticano. Não sem razão, o Torcedor do Galo anda com a pulga atrás da orelha. Afinal, depois de oito jogos, apenas quatro vitórias, dois empates (inesperados) e igual número de derrotas (vexatórias), não poderia ser diferente. O público no nosso estádio, tem sido menor que a força da Massa. Ainda assim colocamos 35 mil no sábado, superando todos os jogos do mineiro e até o clássico carioca da rodada. Evidente que o preço dos ingressos e estacionamento (neste caso um achaque, que chega a ser maior que o bilhete de acesso), contribuem. Mas o time no gramado, pode e deveria superar esse fato broxante.

No sábado, a vitória e atuação – destacadamente dos meninos da base – reacenderam essa chama que andava em fogo baixo. Rubens, Alísson e Cadu encantaram a Massa. Os dois primeiros, já tem tempos, vem sendo cobrada suas escalações ao treinador. Saíram, por motivações compreensíveis no intervalo, e o estreante permaneceu brilhando em campo. Até essa partida, que Cadu entrou como titular e atuou o tempo todo, o garoto havia jogado apenas 12 míseros minutos no time principal. Um minuto frente ao Alianza de Lima (me lembro, entrou e quase fez um gol de letra ou calcanhar), dez minutos com o Coritiba lá no Paraná e outros sessenta segundos – já na nossa casa e com Felipão – pegando o Fortaleza. Nesse último confronto arrasou e soma agora quatro jogos e quatro vitórias Atleticanas. O menino tem 100% de aproveitamento.

Porém, a meu juízo, o que deixou de melhor nessa ótima impressão é que jogou como gente grande. Antes de marcar seu gol, o segundo do Galo, ele teve participações importantes. No lance do primeiro, marcado por Rubens, ele estava lá na área atraindo a marcação. Logo depois tentou uma meia bicicleta. Na sequência, deslocou e entrou na cara do gol, chutando fraco para a defesa do goleiro. Até que veio a premiação. No cruzamento perfeito do Alisson, que deixou o lateral do Ipatinga sem rumo e foi substituído no intervalo, o Cadu foi preciso e testou para as redes. Primeiro gol como profissional.

E seguiu o seu roteiro pessoal. Nos acréscimos, uma triangulação perfeita dele, Bataglia e Igor Gomes, por pouco esse último ampliava o placar ainda no primeiro tempo. Mostrando que é jogador de equipe, com a posse da bola do lado direito do ataque próximo ao arqueiro, rolou para Bataglia fechar o placar.  Neste caso do tento assinalado pelo argentino, diferente do Isaac, que entrou fogoso na partida, serviu ao companheiro melhor colocado. Espírito de equipe. Teria feito o segundo dele e quarto do Galo, não tivesse o mencionado Isaac sido fominha na última bola do jogo. Cadu estava livre debaixo do gol, mas o outro estreante não teve o mesmo comportamento do nome do jogo. Anote: Cadu. Já tem quem o chame de Cadugol!

Não sou Zé das Camisas, longe disso, mas tempos atrás num início de temporada falei de um jovem que atende por Savinho. Fui criticado aqui, depois de o garoto ter sido lançado sempre em finais de jogos. Vendido, a contragosto meu, está arrasando no campeonato espanhol e acabou de ser convocado para a selecinha da cbf. As vezes a gente acerta, apesar das reações contrárias. A mim interessa só uma coisa. O Galo, não me importo se tenho ou não razão, torço a favor e nunca contra. Assim e por isso, registro meu reconhecimento à nova realidade do Galo. Se não fosse como está sendo conduzido, talvez ainda estivéssemos na fila. Sigamos! Cadu é bola cheia!

Em tempo: O Instituto Galo, referência na área social entre todos os grandes clubes brasileiros, está vendendo camisas oficiais (listradas e brancas) autografadas pelos nossos ídolos. Custam R$ 1.313,00 cada unidade, podendo ser adquiridas pelo número (31)99435-0123 – com Eliziê. O Galo se distingue a todos pela prática do assistencialismo.

*fotos: Pedro Vale\Foro FC

18 thoughts to “Cadu (gol): destaque do fim de semana”

  1. Bem, a contra gosto do Felipão , tem o Alison , o Cadu, o Rubens, q são fatos bons.
    Não se pode mais falar em dívida e q seríamos o próximo a falir.
    Arena MRV, temos q considerar como excelente. E não criar fatos negativos.
    A Cidade do Galo vai ter mais investimentos.
    E os 200 milhões w entrarão?
    Então, nem tudo está ruim ou perdido.

  2. Boa Noite,

    Foi um jogo de encher os olhos, destaque para Alisson e Cadú.
    Cadú só não se consagrou totalmente devido ao Issac sentir que aquele era o momento também de marcar sua estreia, foi fominha.
    Destaque também para o Alan franco e Scarpa que tímido na presença do Hulk, se sentiu protagonista e foi, buscou bola na defesa e trouxa ao ataque.
    Espero que tenha servido de aviso para os demais se preocuparem com as posições que não estão fazendo por merecer.

  3. Boa tarde!
    Ganhamos do poderoso Ipatinga com parte da garotada . Acho até que ganharíamos mesmo com os bois cansados,os homens de confiança do Felipão.
    Agora o rural começa de fato.
    Vamos aguaídá…(como diria o filósofo)

  4. Verdade seja dita, todos os times do interior de MG são fracos (Tombense e Atlhetic se salvam) e os jogos do nosso GALO nessa fase classificatória serviram de treinos de luxo uniformizados e com a presença das torcidas pagando ingresso.

    Agora sim com as semifinais, começa o Mineiro e mesmo não tendo vantagem alguma, somos considerados os favoritos (será???), porém, com Felipão no poder de treinar / escalar e Jemerson, Edenilson, Patrick, Pedrinho, Vargas (some pra nunca mais) e Kardec, desanima todo e qualquer Atleticano.

    Chega destes caras (todos muito ricos e cheios de preguiça) que estão aí a mêses e mêses e não ajudam em nada e não fazem o time evoluir. Os garotos estão voando e mostrando algo que estes bois cansados não mostram nunca… VONTADE, DETERMINAÇÃO e RAÇA.

    A qualidade de cada um destes meninos vai aparecer com o tempo mas é notório que já merecem mais minutagem nos jogos… a hora deles já é agora mas o treinador Maria, que gosta de bater de frente com a torcida e teimoso que e´, não vai dar o braço a torcer e vai voltar com a sua trupe poderosa já no primeiro jogo das semis. Que esses caras da tal família Scolari calem a minha boca e levantem o caneco.

    #forafelipãomaria

  5. Bom dia xará e amigalos!
    Disse tudo o Gurú dos atleticanos! Infelizmente a teimosia ainda vai reinar na Cidade do GALO por um bom tempo. E agora Felipão!!! Vai ter que finalmente vencer um clássico para chegar nas finais do ruralito heim!!!!!!!!! O Dinossauro está na corda bamba…

  6. #FORA FELIPÃO!!!!
    Salve massa e Guru

    Guru ontem na live do Breno me chamou a atenção sua fala de que há atleticanos que nunca veem coisas positivas no clube e só criticam.

    Permita-me discordar perguntando: o que o clube tem feito ultimamente para provar que este torcedor está errado?

    Mentiras dos investidores, torcedor sendo tratado como mero consumidor, técnico arrogante pisoteando a torcida com a conivência da direção, jogadores medíocres ganhando os tubos sem dar resultado, futebol pífio, preços dos ingressos e estacionamento abusivos, promessas de contratações que sabidamente não vão acontecer, performance do time horrível nas últimas 3 temporadas, atraso na entrega do manto da massa sem manifestação da diretoria, problemas na Arena que já deveriam ter sido resolvidos.
    Como vc acha que o torcedor mais crítico se sente diante deste cenário?
    O clube tem algo positivo sim, sua torcida, pois mesmo sendo tratado como trouxa no sábado como vc mesmo citou foram 35 mil em um jogo contra um time mequetrefe.
    E o que ganhamos em troca? O imbecil do treinador mandando o torcedor TNC, que pediu a escalação da base e detalhe.
    Mas o torcedor atleticano e mesmo os mais críticos, é resiliente e apoiará o time, mesmo sendo colocado em segundo plano.

    #Aqui é Galo P@#!

      1. Perfeito Guru

        Continuemos confiantes que nesta próxima fase o time dê resposta à torcida. Afinal como disse nosso eterno ídolo Bruxo:
        QUANDO TÁ VALENDO, TÁ VALENDO.

    1. Bem, a contra gosto do Felipão , tem o Alison , o Cadu, o Rubens, q são fatos bons.
      Não se pode mais falar em dívida e q seríamos o próximo a falir.
      Arena MRV, temos q considerar como excelente. E não criar fatos negativos.
      A Cidade do Galo vai ter mais investimentos.
      E os 200 milhões w entrarão?
      Então, nem tudo está ruim ou perdido.

  7. Saudações Alvinegras, saudades de poder participar desta resenha atleticana, mas o tempo anda curto, tal como imagino para todos.
    E nessa correria da vida nosso Galo já está as portas da primeira decisão e as competições de peso se aproximam.
    Ando chateado com Felipão, e desgostoso com o time, mas isso em nossa bipolaridade é fácil de mudar, pois 3 boas vitórias ai a Massa já muda o ânimo total, eu conheço a Massa, eu faço parte dela, E sinceramente ainda acredito que esse time irá evoluir e que contra adversários mais fortes iremos ter mais espaço p jogar e os jogadores jogarão com mais entusiasmo.
    Sempre tentarei ver o copo meio cheio.
    Scarpa no fluminense e no palmeiras só desencantou a partir do oitavo jogo, ele está o sétimo jogo, ainda vai evoluir, não é extra clase, mas é muito bom de bola, e irá evoluir muito ainda, e Paulinho voltará a marcar, ano passado fez somente um gol no Mineiro e o resto do ano todos sabem o que aconteceu.
    Mas entendo meus amigalos mais críticos e imediatistas, isso faz parte de nossa Atleticanicidade.
    Borá meu Galo, faz a Massa feliz.
    Aqui é Galo porra.
    Forjado na dor, no amor e na injustiça.

  8. Bom dia Eduardo e massa. Alegria de pobre dura pouco. Rsrs. Tenho quase certeza que no próximo jogo o Gaga 7×1 ultrapassado volta com seus bois cansados. Cadu.rubens e Alisson jogaram porque o Gaga poupou os titulares. Aliás Paulinho. Arana e Igor Gomes deveriam mofar no banco de reservas não estão Jogando nada a tempos. Precisamos urgente de um treinador que enxerga não este Gaga aposentado teimoso. Simplesmente não temos uma equipa para não ganhar nada até o Gaga ultrapassado continuar no Galo. Ótima semana para todos Amigalos. Vá Galooooo.

  9. A questão que eu coloco não é sobre o gol marcado , sobre a melada pro Bataglia , sobre o posicionamento para aquela jogada à la Bebeto .

    Mas sobre a inteligência pra jogar o futebol .

    A mim me impressionou muito a capacidade de se movimentar em campo demonstrada pelo Cadu .

    A maneira de conduzir a bola , a procura incessante por estar bem colocado para dar opção de jogada , essas particularidades demonstram o tirocínio desse garoto .

    Ao vê-lo praticar o futebol com essa inteligência e esse reciocínio a gente vê o quanto o tal do Paulinho é grotesco .

    Allyson , sem retoques : vai pra cima, vai ao fundo e sabe melar uma bola .

    Rubens , anos-luz do Arana , que vergou sob o peso da máscara que lhe roubou o futebol .

    Alvíssaras !
    Temos os garotos para assumirem o time principal , porque ter que aguentar Ruque como gênio e Paulinho e Arana como craques É PRACABÁ .

    1. Agora o Arana não vale nada. Pelo amor de Deus. O cara está em má fase. Amanhã as vitorias voltam e vocês enfiam o rabo entre as pernas. Me ajuda. Vamos criticar, mas com discernimento.

  10. Bom dia, todos! Fechamos a primeira fase do Mineiro, agora é só jogo pra valer até o final do ano. O que eu vi até agora é que, infelizmente, dificilmente vamos ganhar um título importante este ano. O time é bom, temos bons jogadores, mas o elenco não está no mesmo nível e a diretoria já deixou claro que não teremos grandes reforços. Claro que estou analisando em relação aos nossos grandes adversários, principalmente o porco e o urubu. Temos que ser realistas e entender a intenção da diretoria de sanear as contas do clube, para aí poder fazer grandes investimentos no futebol. Se for isso mesmo eu terei a paciência de esperar esses dois anos, pedidos pela diretoria, para arrumar a casa e fazer do Galo maior do que já é.

  11. Zé das Camisas era o roupeiro do Atlético que também era treinador das categorias de Base, em tripla missão. Era um curinga e mais, olheiro dos bons…

    Foi, aliás, o Zé quem lapidou Reinaldo, Cerezo, Marcelo Oliveira, Paulo Isidoro e aquele grande time de 77…

    Marcelo Oliveira, entrevistado no podcast Resenha Cortes, disse que o grande time de 77 do Atlético, dirigido pelo saudoso Barbatana, tinha 23 atletas da Base num elenco com 30 jogadores…

    No jogo contra o Ipatinga no último domingo, uma surpresa agradável: foram listados pelo treinador 13 crias do Galo: Matheus Mendes, Gabriel Delfim, Vitinho, Jemerson, Rubens, Rômulo, Caio Ribas, Paulo Vitor, João Rafael, Júlio César, Alisson, Cadu e Isaac…

    Marcelo Oliveira, voltando à entrevista, disse que o treinador de 77 foi Barbatana e quem lançou aquela meninada que terá sido a maior e melhor geração do Galo de todos os tempos…

    Barbatana foi técnico dos juvenis do Atlético que tinha Reinaldo e Cia. E quando Barbatana assumiu o time de 77 ele simplesmente ele já conhecia a molecada que pôs pra jogar e encantou o Brasil e o mundo…

    Se FELIPÃO fosse um pouquinho mais ousado, poderá facilmente colocar como titulares Rubens, Alisson e Cadu. Rubens atuando ao lado de Bataglia como um volante-meia pela esquerda fazendo dupla com Arana. Alisson de ponta-meia-direita e Cadu de centroavante, assim:

    … Arana; Bataglia, Rubens e Scarpa; Alisson, Hulk e Cadu.

    E Paulinho?!!

    Paulinho é banco…

    Claro, Felipão não vai fazer isso, mas poderia. Não vai fazer porque Felipão é refém da hierarquia de grupo que ele mesmo criou por causa da família (Scolari)…

    Por causa da família, dificilmente, penso, a garotada terá nova chance de jogar. Felipão é teimoso e irá morrer abraçado às próprias convicções…

    E o Atlético segue vivendo em dois mundos: o mundo ideal, na cabeça da Torcida, com a meninada em campo. E no mundo real com o Felipão mandando a campo os bois cansados…

    A realidade é dura, cruel e é isso aí…

  12. Bom dia!
    Cadu entregou mais nesse jogo que atacantes como Vargas e Kardec, nesses últimos dois anos. Ter renovado com Vargas foi um erro muito caro para o clube , tanto financeiro quanto na evolução de promessas da base, pois tinha lugar cativo, pelo seu nome, na preferência de treinadores. Assim como ocorre com Edenilson, Patrick e outros como Mariano, este com todo respeito pelo que jogou em 2021 e parte de 2022. Ainda tem contratações como Saravia, Otávio , por exemplo, que são jogadores medianos, mas com salários altos, e acabam tirando a chance de jogadores da base.
    Esse elenco do Galo é mediano hoje, não estamos entre os 3 melhores elencos do Brasil, como em 2021. Elenco caro, com escolhas erradas feitas pela direção de futebol.
    Mesmo assim, na história do Galo, foram várias às vezes que não tínhamos o melhor elenco, mas com treinadores que tiravam o melhor do elenco e a força da Massa no Mineirão, chegávamos nas primeiras colocações do Brasileiro.

  13. Bom dia!
    Confesso que esperava mais de Isaac que de Cadu, mas o segundo entrou com muita personalidade e se o Turrão não pisar na bola, o garoto pode ser acionado pra o lugar de Paulinho, quando este não estiver correspondendo em determinada partida. Mas ainda boto fé no Isaac, mesmo ele não aproveitando bem a oportunidade.
    Já o Alisson…menino de ouro.

  14. Bom dia Avila. Bom dia a todos. A vida é feita de aprendizado. Confesso que não acreditava no Savinho. Foi um erro. Em relação ao Cadu, eu ainda fico com uma pulga atrás da orelha, pois como dizia o Padre Torga: angu de um dia não engorda cachorro. Já vi muita gente ” deitar” em um jogo de campeonato mineiro e não vingar. O lateral Mailton é um exemplo que me recordo. Da base do Galo, Savinho é execeçao: Tcho, Renan Oliveira, Bruninho, Dodo , etc..são a regra. Que o Cadu seja uma mistura de Reinaldo com Ronaldinho. Vamos aguardar!!!@

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *