Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sem os titulares, Galo entra em ação nesse domingo

Imagem: site do Atlético

Uma das coisas que a vida me ensinou foi ceder ao desejo da maioria. Assim como diz um antigo provérbio, “vox populis vox Dei”, que traduzido ao bom e preciso português significa “a voz do povo é a voz de Deus”, vindo de ensinamentos bíblicos. Não tenho vocação para a teimosia.

Faço essa consideração para assegurar que me rendo à maioria das manifestações, na postagem de ontem, a respeito do time reserva para o Campeonato Mineiro. Mantenho, entretanto, minha preferência pelo uso dos titulares. Ocorre que o Atleticano, de maneira geral, opta por uma boa pré-temporada em busca de objetivos bem maiores que a conquista do título regional.

Outra consideração a ser feita, embora ontem ao redigir já tivesse conhecimento, é que não seria esse grupo que está na Flórida Cup e, sim, os reservas imediatos do time titular que Oswaldo de Oliveira vem desenhando nos treinamentos. Menos mal, afinal, se este amontoado que tem Mansur, Leleu e Pablo fez feio na terceirona, imagina o que seria na divisão principal. Então, caros, sigo a maioria e – como se sabe – visto a camisa preta e branca representando o Galo. Para cima deles, Galo.

Hoje, neste último domingo sem o futebol principal do Galo, temos a oportunidade de dose dupla do nosso time do coração. Às 16h, em Orlando (EUA), este time alternativo enfrenta o Atlético Nacional. Será um duelo dificílimo, afinal, o time colombiano já venceu a Libertadores em duas ocasiões (1989 e 2016) e foi também o último vencedor da Recopa (2017). Nessa aventura contratual – aliada à opção pela pré-temporada –, o Galo levou seu terceiro time para a competição.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Logo depois, às 19h, em Osasco, será a vez do sub-20 pegar novamente o Audax, agora pela terceira fase da Copa São Paulo. No turno, fomos derrotados pelo time paulista, num gol em uma penalidade duvidosa (já vi e revi o lance várias vezes), sendo nosso único revés na competição. Até agora foram quatro jogos e três belas vitórias. Convém lembrar que na derrota para o mesmo adversário o Galo usou time mesclado, poupando titulares. Até no sub-20 estão poupando jogadores.

Pois bem, enquanto não chega a quinta-feira, quando teremos a oportunidade de avaliar quais substitutos jogarão bem, nestas duas partidas de hoje poderemos ver alguma peça a ser aproveitada durante o ano. Outros, com todo respeito, podem imitar os passos de figurões que já seguiram seu caminho em times menores, sejam de Minas Gerais ou até de outras praças.

Conforme já pude manifestar, entre os jogadores que estão nos Estados Unidos, estarei atento ao goleiro Cleiton, ao lateral direito Adson, aos zagueiros Donato e Rodrigão (este se atuar e, caso aconteça, chegar ao final da partida), a Cícero, Thalis e talvez Xavier. Fora isso, nada de interessante pode-se perceber no time dirigido por Caio Zanardi. Ah! Adilson e Ralph podem merecer uma segunda oportunidade.

Pelo time sub-20, agora com todos os titulares e sem poupar, destaco o goleiro Matheus Mendes (depois de rever alguns lances dos quatro jogos), o zagueiro Juan e os atacantes Welinton e Alerrandro. Este último, que andou sumido um tempo, promete muito. O garoto, que acabou de completar 18 anos, se não deixar o sentimento da “máscara” lhe subir à cabeça, promete dar alegrias e fazer minha geração relembrar de “O menino Rei”, aquela genialidade que foi Reinaldo nos anos 70 e 80.

35 thoughts to “Sem os titulares, Galo entra em ação nesse domingo”

  1. Prezados, o fato é que a atual base do Galo é uma herança maldita da gestão André Figueiredo. Mas o André Figueiredo não deve ter obrigado o técnico Ricardo Resende a escalar um lateral esquerdo horroroso como esse Carlos Gabriel. Se posiciona mal, não acerta nem um passe e é facilmente driblado. Como pode?!

  2. Time ridículo do Galinho.
    Pode fechar a base.
    Só dá chutão.
    O gol que o camisa 7 perdeu é brincadeira de mal gosto.
    Jogo na mão.
    Desonraram nossa camisa.

  3. Será que o fato de o presidente ter falado que o time está pronto nao é para desviar o foco de negociações que estão em andamento? Será que as negociações com Walace e Scarpa são apenas especulações? Acho que o Gallo precisa aparecer e dar explicações à torcida: o time está pronto? Há interesse em contratar mais atletas? Se sim, para quais posições? Há apoio do BMG na busca por reforços? Qual será o destino dos jogadores do time que está na Flórida? Abraços

  4. GALO NOS EUA

    Eu só pergunto e ninguém vai responder: como pode a diretoria do Atlético mandar um timeco desse para representar o clube nos EUA?
    Não merecia nem ir a Sete Lagoas a pé.

    1. Quem foi o cara que aprovou nos testes estes “jogadores”??? O centroavante tem quase 2,00m e não domina uma bola!!!! Este foi o grande trabalho do André Figueiredo, este cara tinha que ser preso!!!!!

  5. O time do ATLÉTICO em 2018, tá ficando até bem reforçado. Pena que o Técnico do ATLÉTICO é o Osvaldo Oliveira (Técnico Fraco ). Agora em Janeiro de 2018 fará exatos 18 ANOS que o Osvaldo Oliveira conquistou o Mundial da FIFA em 2000 pelo CORINTHIANS. Na verdade quem conquistou o título foi o Timaço do CORINTHIANS (Dida, Adilson Batista, Fábio Luciano, Marcelinho Carioca, Vampeta, Rincon, Luizão, Fernando Baiano, Edu Gaspar, Edilson Capitinha, Ricardinho, etc uma verdadeira SELEÇÃO). Nesses 18 Anos passados o Sr. Osvaldo Oliveira rodou por vários times do Brasil (Palmeiras, Santos, São Paulo, Corinthians Novamente, Fluminense, Flamengo, Botafogo, Vasco, Cruzeiro, etc etc etc etc …) ele não conseguiu ganhar mais nada. Fraquíssimo Técnico!!!!
    Sinceramente se o ATLÉTICO conquistar títulos esse ano, será méritos totais do Time.
    Não vejo nada de mais nesse Osvaldo Oliveira.
    Pra falar bem a verdade acho quem nem Campeonato Mineiro o ATLÉTICO ganha com o Osvaldo Oliveira. Veremos daqui alguns meses.
    Espero que Eu esteja totalmente errado. Acho o Osvaldo Oliveira muito Fraco!!!!!
    Tomará que ele queime minha Língua e depois de 18 Anos volte a ganhar alguma coisa como Técnico.
    Saudações 100% Alvinegras!!!!!

  6. No momento 2×0 pro Atl Nacional, fora o chocolate…como erra passe esse time ridículo que está representando muito mal o Galo lá fora. Que planejamento de merda. Por que entrou nessa porcaria de torneio? Só pra deixar o domingo da gente pior?

  7. Boa tarde!
    Permita-me começar discordando, caro blogueiro, mas a voz do povo nunca foi e nunca será a voz de Deus. É um ditado ridículo e não tem nada a ver com a Bíblia.

    Terminou o primeiro tempo de Galo x Atl Nacional. Thalis é um Renan Oliveira bem piorado. O Tal do Adson, lateral direito é horroroso. O Ralf que, quando estava na base eu o preferia ao Yago, é na verdade uma lástima. O comentarista disse que no primeiro jogo o Mansur foi muito bem. Como assim? O cara não defende e muito menos ataca. Nem vou falar de Pablo e os outros…

    No jogo treino contra o poderoso Guarani, ganhamos de 2×0 com gols de Blanco e Maidana. Ou seja, nosso ataque não existiu. Espero que na quinta eu mude de polo.

  8. boa tarde Eduardo e massa,so não entendo se os titulares vai treinar e o ritimo de jogos,esta certo de por os reservas para o mineiro,tem que treinar mesmo,mas precisamos de mais reforços,um 10,um volante pegador,e lateral direito,esquerdo e zagueiro,mas pela entrevista do novo presidente não vai ter mais reforços,vai galooooooooooooooooooooo.

  9. Boa tarde! Jogo treino, jogo do time C e jogo do sub-20 neste domingo… para satisfazer em parte a nossa saudade! Mas isso não me faz esquecer a necessidade de reforços. É isso o que me interessa neste momento. Faltam um volante e um meia, no mínimo. Abraços

    1. Ainda bem, né? Janeiro é o pior mês do ano. Ansiedade por contratações e dispensas. E o domingo sem o Galo, então? Fico num mau humor… ?

  10. Respeito a opinião e compadeço daqueles que queriam muito já ver o time em campo, não há verdade aqui, apenas muita vontade de Galo, mas sobre essa questão de torcida do interior não terem a oportunidade de ver o time ao vivo, a bem da verdade é que, desde o fim da Geral do Mineirão e a ida para o Indepa com a ‘modernização’ dos preços, uma grande parcela da torcida está privada de ver o time mesmo na capital.

  11. Oi Eduardo e Amigos. boa tarde!
    Para mim, está muito claro que o planejamento adotado até agora, está perfeito.
    Diria que os atletas que estão disputando a Florida Cup tem a última chance de mostrar se podem compor o Elenco. Para eles, é a oportunidade de colocarem a pipa no ar.
    Mesma coisa acontecerá com o Time alternativo que disputará o Mineiro.
    A Diretoria agiu corretamente e abre mais espaço para todos terem uma segunda chance.
    Este será o divisor de águas que ajudará a Comissão Técnica definir quem fará parte da tão sonhada barca.
    Saudações

  12. Bom dia , Eduardo. Como quase sempre , concordo com suas ponderações. Acho que a atual diretoria é constituida por gente ponderada e que vai levar o Galo, com o tempo, a grandes resultados. Não adianta ter pressa agora, acho que o time deve muito e tem que ter cuidado com as finanças sim. Em relação às promessas, não ví ainda o Alerrandro, vou tentar ver hoje. O Thalis tem um grande futuro. Quanto ao time da Flórida, time que tem Leleu, Pablo e outros nunca vai chegar a lugar nenhum. Em tempo; outro dia recebí um videozinho com jogadas do Reinaldo, lembrei muito do Messi- dribles curtos, gols por cima do goleiro. Era um craque!

  13. Caro Barba,
    A voz do povo é a voz de Deus? Então Viva Deus, democrata das antigas! (antes q venham com heresias, sou temente a Deus e as boas leis, a mais ninguém!). Deus com seus assuntos, nós com os nossos…7 declarou na Flórida q o time tá pronto. Gostaria de ver esse time pronto jogando antes do começo dA Competição por excelência: QUEREMOS O BR18. É muito tempo até lá e ñ podemos de forma alguma incorrer no equívoco do time formado. Se cairmos nessa falácia, vcs verão os JABAZEIROS tomarem conta: “é patrick ou danilo ou Arouca + 10, qnd ñ patrick com a 10, já q pedem tanto um 10”, “eu acredito na camisa contra a tempestade”, “tem q ter paciência, o CAM tá quebrado”, uma ladainha interminável. Outra ideia atravessada, ñ serei hipócrita, é a doutrinação religiosa dentro do CAM. Essa panela de falsários ñ vai dar certo. Tomara q a direção esteja atenta a essa patifaria. Queremos O CLUBE ATLÉTICO MINEIRO um Clube verdadeiramente democrático. O único FUNDAMENTALISMO admitido é o ALVINEGRO! no Santos deu biziu…esse cabrito dá merda em tudo qnt é lugar…
    Obs.: logo mais, dose dupla de CAM. Interessa o jogo contra o Audax 19h00. Será q sai dali um lateral direito, um meia atacante, um jogador de futebol?
    Obs.: a barca tá entrando na panela, atleticanos de fé ñ caiam nessa armadilha…fora Datrick, Panilo, Beger Rornardo, Pliuri, Hyablo, Lesur e Manseu, essas divindades da perna de pau convicta…êta, Diabo!

  14. Parabéns Eduardo, pela sensatez…..temos que ter os objetivos muito claros e para isso uma boa preparação é fundamental, e pode , não tem como afirmar , fazer muita diferença ao longo do ano.O futebol hoje a parte física conta demais, e o encaixe técnico e tático, entrosamento e um companheiro conhecer o outro, saber como ele se posiciona, como ele gosta de receber a bola , etc….importante demais, e os chamados reservas precisam estar no mesmo nível de preparação dos titulares, porque pra ganhar algo de relevância, precisa de elenco de nível e qualificado….tenho fé que o time do Galo esse ano vai jogar com raça e intensidade, do jeito que a Massa gosta……sem aquele futebol de “ veteranos” e burocrático…..abraços

  15. Em jogos do interior tem que ser enviado time reserva mesmo. Mineiro tem que fazer parte da pré temporada. Time titular nos jogos na capital. É pensar grande para o ano todo.

  16. O turma chata, se faz pre temporada ta ruim, se nao faz tambem ta ano passado a mesma lenga lenga pra mim decisao super acertada o foco tem que ser Brasileiro e CB e se der forcar um pouquinho a Sul Americana. Muita gente reclamando do Ricardo Guimaraes, o cara e banqueiro ele empresta pra quem ele quiser se querem se ferrar nas dividas deixa elas, garanto que ele tambem ofereceu ao GALO mas agora e pes no chão a conta um dia chega so pro Ricardo 50 milhas, 50 milhas FIFA isso sem juros e tem a Minas Arena. Essa represa vai estourar fora os salarios astronomicos se querem se endividar phodas se elas. Ou entao vamos comecar a olhar para os ceus da Bolivia, Colombia, ES E BH. Haja pó. Saudacoes Alvinegras aos verdadeiros Atleticanos.

    1. Concordo integralmente Lugalo, tem uma turma que só sabe reclamar,nada está bom pra esse pessoal. Acredito que a diretoria acerta em mandar os reservas.

      Quanto ao banqueiro atleticano emprestando pros Smurfs, futebol é futebol, negócios a parte. Ele faz negócio com quem ele quiser; não gostou, paciência. Não temos nada que ficar vigiando o que o crüzeiro faz, nosso time é o GALO. Além do mais, estão se afundando em dívidas impagáveis, não dou dois anos pra eles caírem pra segundona.

      Saudações!

  17. Este time ´´reserva´´tem muito jogador rodado e alguns até já ganharam alguns títulos: Vítor, Patrick, Danilo, Yago, Blanco, Yuri, Carlos, Valdívia e Erick. Para o campeonato mineiro está bom demais. É a chance para alguns mostrarem que podem ter vaga no time principal e mantém dois times em atividade. Gostei.
    Agora só falta o zagueiro, o camisa 5 e o 10.

  18. Bom dia Xará e Amigalos!!!! Prezados estamos chegando na metade do mês e nada das contratações tão esperadas, espero que tenhamos algumas novidades está semana!!
    Segue abaixo algumas sugestões: um LD, pode ser o Vitor Ferraz do Santos, Bruno ex SP, Mariano ex galo!!!! Um grande zagueiro, Vítor Hugo ex América e Palmeiras, Pablo ex curintia, Doria ex Botafogo ou Igor Ferraz do Botafogo!!! Volantes: contratava logo os dois que estão sendo especulados o Walace e o Hudson, não acredito que o Elias irá acabar a temporada no galo, acho que ele vai forcar a barra para sair!!!!! Quanto ao tão pedido camisa 10, acho que no momento o galo tem o Cazares, Otero, Marco Túlio e Tales, acho que sem o MariCONE e o Robinho, o futebol do Cazares vai brilhar este ano!!!! Amigalos acho que para um time ser campeão tem que ter uma zaga sólida por isso acho primordial a contratação de mais um zagueiro e um bom LD, acho que o Léo Silva já deu o que tinha que dá, o Gabriel eu tenho a nítida impressão que existe uma imposição da diretoria para ele ser titular para ter uma possível venda, acho ele muito fraco e o Maidana é uma aposta que acho que vai dar muito certo mas não formando dupla ou com Léo ou Gabriel!!!! Saudações Atleticanas, Bica Bicudo!!!!

  19. Bom dia Nação Alvinegra!!!
    Bom dia Eduardo!!!
    A respeito da base, mais especificamente do Sub 20 que está disputando a copinha, sou um dos que cobrou aqui a ausência do Alerrandro nos jogos da base. Visto que o estava acompanhando seu futebol desde o sub 15. Deposito muita confiança neste garoto. Ele é goleador, define bem as jogadas e não é egoísta, fazendo o papel de garçom também…
    Olha, tomara que continue com os pés no chão. Tenho esperanças nele.
    Força Galoooooooo!!!

  20. Bom dia e otimo domingo, a torcida Atleticana que e enorme aqui no sul de minas, fica esperando um jogo deste para matar a vontade de ver o Galo em campo, e os imbecis do Tecnico, Presidente e Diretor de futebol, vao enviar um time reserva, meus sinceros pesames a estas pessoas, que cada vez mais contribuem para afundar nosso amado e glorioso Atletico!

    1. Voce não deixa de ter razão Elder. A torcida do Atlético é muito mais apaixonada no interior. Por que digo isto? no interior se tem bem menos diversão que na capital. Não existem cinemas , shoppings e tantas outras atrações. Então aqui o torcedor tem mais tempi para viver o Galo quase 24 horas por dia. Tem as rodinhas diárias nas praças sobre futebol. Por isso proponho que o time venha com pelo menos 4 tiltuares em campo.

    2. Caro Elder José, ótimo domingo. Me permita dialogar. Moro em São Paulo e também não posso ver muito o nosso Galo em campo. Mas será que, diferente do “ajuntado” que está na Flórida Cup, não vale a pena acompanhar o jogo do Galo? Esses reservas jogarão muito em 2018. Digo o mesmo para o caro Eduardo Blogueiro. Vá sim ver um time que terá Gustavo Blanco, Eric, Yago, Valdívia etc. Grande abraço, grande domingo.

  21. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! É importante uma pré-temporada bem feita. Do contrário, não fariam isso na Europa. O Torcedor do interior precisa compreender, afinal a gente torce é para o Galo e não para jogador A ou B. Sem contar que o time que vai estrear não é tão desfigurado… Essa rodagem dos reservas vai mostrar quem é quem, e que poderá defender nossas cores na temporada. Quanto ao “amontoado” que visita o Tio Sam, o Corinthians conseguiu dar um vexame maior… Lembrando que estão com o time principal. Você é um otimista inveterado, Eduardo. Alerrandro é uma bela promessa e não precisa sequer aproximar-se do Rei. Se servir para engraxar as chuteiras dele já estará muito acima dos cabeças de bagre que temos revelado… Vai Galooooo! ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *