Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sem definição de elenco começa o debate sucessório

Como podem perceber, apesar da ausência de jogos e a consequente abstinência do Galo, nossa turma não deixa a peteca cair aqui neste Canto do Galo. E o melhor, gente que sempre contribuiu para a manutenção de nosso debate, agora mostrando sua cara e expondo o que pensa.

Foi assim com a Lucy, que finalmente topou uma primeira postagem (que venham outras), ontem o Domingos Sávio. Para o final de semana já tem outro na agulha e na próxima semana, possivelmente, outros dois. Isso assegura ao espaço continuidade e o cumprimento do seu propósito maior de dar voz e vez ao Atleticano.

Com isso, o blogüeiro andou folgado na semana, mas não sem acompanhar os assuntos que nos rodeiam e interessa ao Torcedor. Como bem trouxe ontem o nosso Domingos, além de alguns reforços, temos de encontrar lugar para atracar uma draga de jogadores que não vem dando resultado.

Cada um de nós tem uma lista, é verdade, mas fato é que nela os nomes praticamente se repetem. Lembro-me, talvez um mês atrás, postamos aqui essa relação. Em nada mudou, a notícia boa é que agora temos um treinador que chegou e quer mostrar serviço. Para isso, necessário se faz, dispensar e contratar.

De dois dias para cá, ainda sem novidades quanto ao elenco, estamos acompanhando um início de movimento relacionado às eleições do fim de ano. Como me registrou ontem o Galo da Mata, na falta de uma oposição, nasce resistência dentro da situação.

O nome do Castellar Guimarães começou a ganhar força não só internamente, mas – o que acho saudável – entre os Atleticanos da arquibancada. Aqueles que compram ingressos e produtos licenciados.

São os Torcedores, que nunca são ouvidos, que asseguram público e renda nos jogos e ainda consomem camisas e outros badulaques. Também o Pay Per View, com isso fazendo receita para a diretoria contratar e montar uma boa equipe.

Tudo isso em tese, pois time bom mesmo desde 2014 não temos. Outro amiGalo, Jorge Guimarães que é radicado em São Paulo, me perguntou o que achava do nome do ex-Procurador Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais para a presidência.

Ressalte-se que, estive com ele uma única vez, quando o Galo jogou no México com o Atlas pela Libertadores. Fomos no mesmo voo e durante esse período lá trocamos duas ou três palavras.

Respondi ao Guima e posso reproduzir aqui. “Ao que sei, difere da arrogância do Sette; da indolência do Nepo e do personalismo do Kalil. Então acho que valeria a tentativa”. Fiz ainda a ressalva de que não estou aderindo ou fazendo apologia dessa eventual candidatura, mas apenas dando uma opinião preliminar.

Até porque, estamos em abril e com o futebol parado tem 15 dias e nem sabemos até quando, portanto, acho prematuro esse debate. Seja como as coisas evoluírem, na verdade, o que eu quero é uma reação ainda nesta temporada. Tenho dito aqui, quero gritar campeão ainda neste 2020. Desde 2017 não posso soltar os pulmões para comemorar um título. Lamentável!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

17 thoughts to “Sem definição de elenco começa o debate sucessório”

  1. Boa noite, Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    não vou falar da sucessão pois não tenho conhecimento suficiente pra falar do assunto… Acredito na Lucy, Eduardo, no Domingos, e todos os atleticanos que tem maior conhecimento que eu… O que me preocupa é que o próximo presidente, provavelmente será o presidente que irá inaugurar o nosso estádio e não sei se BMG e MRV vão querer que seja um adversário…
    Mas o que me trouxe aqui é a MELHOR NOTÍCIA DOS ÚLTIMOS ANOS (na minha opinião) o Galo RESCINDIU o contrato com PATRIC!!!!!!!!!!! Quase não estou acreditando!!!!! Só peço que não seja fake news, tão comuns nos dias de hoje… Ele não vai completar 10 ANOS!!!! parece que o Galo realmente mudou de mentalidade!!!!!
    Em meio a essa tragédia que assola o mundo só mesmo o Galo pra me proporcionar tamanha alegria!!!!!! Que ele seja feliz no Sport!!!!! E que a torcida do Sport possa um dia nos perdoar!!!!
    Um ótima noite a todos…

  2. Debate sucessório em 03 de abril? No máximo, um balão de ensaio. Até aqui, ao que se sabe, a escolha será o ruim e o pior ainda. Difícil é dizer quem é o ruim e quem é o pior ainda. Bom, se eu ponho minha formação “pra jogo”, então a venda de parte do Shopping para a construção da Arena é péssimo negócio. Mas, ainda assim foi aprovado quase à unanimidade. Logo, não me parece que se trate de um assunto que será regido pela racionalidade. Aos 13 anos ganhei um cartão de Kalil pai, com souvenires comuns do Galo, e aquilo foi marcante para mim. Difícil descrever o que senti. Já velho, acordei minha esposa em plena madrugada para chorar com ela porque o maldito destino ia nos tirar de novo a chance de seguir. Tal como em 1982, a magia ia ser derrotada pelo pragmatismo. Ela nada disse, sentou-se ao meu lado e pôs a mão em meu ombro enquanto Riascos ia para a bola. Em 2005, o Galo caiu. Não é preciso dizer quem era o presidente. Eu nem sei por que estou escrevendo isso. Minha isenção para esse assunto é ZERO ABSOLUTO. Duvido que o Galo precise de mecenas, e não creio que investidores precisem ser administradores (e até poderia enveredar por teses consagradas nesse sentido, mas não creio que seja o caso, e estou com muita preguiça de aprofundar nesse assunto). Eu voto na eleição do Galo? NÃO. Mas posso torcer. E nunca vi torcedor racional. Então, pra quem eu torço: para quem disputar contra Ricardo Guimarães. “Ah, mas o Galo precisa de Ricardo Guimarães”. Então essa é uma razão a mais para que eu torça para quem estiver do lado oposto. Se depende, não deveria.

  3. Eu prometi a mim mesmo não falar mais de
    bastidores , atentando-me tão somente ao
    futebol dentro de campo .

    Mas , olha só , o DOMINGOS SÁVIO e a LUCY
    e ainda o ALBERTO MTC2 estão a nos dizer a
    verdade : Kalil já era !

    Não há outro caminho a trilhar :
    querendo a torcida ou não , o Atlético tem
    que seguir a nova ordem do futebol .

    Não há almoço grátis no universo da bola, e
    o clube não se mantém com populismo .

    Em pese a minha discordância sobre como
    essa turma opera , pelo menos estão a usar
    “os seus próprios dinheiros” para permitir
    que o Clube Atlético Mineiro sobreviva .

    Que se consolide o triunvirato !

  4. Pelos motivos expostos com propriedade, pela Lucy e pelo Domingos, nessa briga, estou com 7 Camara. Prefiro ele ao Castellar. É melhor para o GALO. SAN

  5. Prezado Ávila,
    Nesta longa caminhada, até a volta à normalidade dos jogos de futebol, porque não selecionar participantes do seu blog para que contem sua história de como se tornou atleticano. Seria uma oportunidade única para que possamos conhecer melhor cada um dos participantes e ao mesmo tempo estreitar ainda mais os relacionamentos entre nós atleticanos. Fica a sugestão. Encaminhei- lhe por email o meu agradecimento pela deferência a este ainda jovem atleticano, apesar da proximidade dos meus 80 anos. Sinceros agradecimentos.

  6. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu estão ansiosos pela volta do futebol.

    Nem tanto pelo futebol em si mas, pela volta do Galo que, convenhamos, tem muito tempo que não joga futebol. A meu ver tem quase seis anos que o Galo entra e sai de campo sem que eu perceba que ele jogou futebol.

    Mas isto é passado. Os ares atuais nos confortam com a expectativa de que não contêm só um vírus ruim. Coisas novas são trazidas até nós mostrando que o Galo passa por uma evolução. Não mais aquela canhestra revolução bolivariana mas, uma evolução Sampaolina capaz de transformar para melhor tudo que diz respeito ao futebol do Galo.

    Só de ver a lista de possíveis dispensas no elenco atual, liberando espaço e feijão no CT para novos jogadores já me deixa animado.

    Pensar que apesar do recolhimento o Sampa não descansa e maquina novos rumos para o nosso Galo me deixa feliz no meu retiro. Já sonho com um time que não só entra em campo e espera ansioso o apito final. Teremos um time que joga, que pensa, que corre, que não se conforma com outro resultado que não seja a vitória.

    Que venha o novo Galo. Estaremos aqui, como sempre estivemos, prontos para aplaudir e sermos empurrados por esse promissor time do Galo.

    Um abraço atleticano para todos os AmiGalos. Um excelente fim de semana para todos nós.

    E VIVA O GALO, POIS, SEM O GALO NÃO HÁ VIDA.

  7. Prezado, sabemos que no nosso Galo, temos um clã de famílias que tomaram posse da gestão do Clube, isso não é bom em minha opinião.

    Independente de quem será o novo presidente, faço apenas um apelo: CUIDEM DAS DIVISÕES DE BASE do Clube. É ali que podemos continuar vivos e fortes, enfrentando equipes que possuem um faturamento de cotas de tv e patrocínios de camisa maiores.

    E afastem esses malditos empresários de jogadores que ficam nos bastidores ditam o que querem.

  8. Bom dia,

    Assunto espinhoso este, mas, penso que todos inclusive o Kalil, erraram muito no início de mandato, o importante é aprender com os erros para não voltar a acontecer.
    Não sei se é pelo ano de eleições ou pelo fato de ter ganho experiência, mas, está parecendo que o atual presidente começou a colocar ordem na casa, e um novo presidente poderia ser a volta aos mesmos erros de antes, e não sei até quando o torcedor vai aguentar.
    Não sou partidário de nenhum dos dois, mas, minha opinião levando em contas o passado, continuaria dando oportunidade ao atual, até mesmo porque ele tem claramente os maiores investidores do Galo ao seu lado.

  9. Conheço o “Castelarzinho” (assim que o chamamos, desde os bancos da Faculdade de Direito da PUC, tendo sido ambos da mesma turma). Mais vivido, com mais experiência, mais preparado, com certeza é melhor que o outro, na minha opinião. Ademais, o “Castelarzinho” é um cara vaidoso, NO BOM SENTIDO, ou seja, gosta sempre de servir e se sair bem por onde passa. Se for candidato, torço por ele é claro, não por ser colega e amigo, mas, acima de tudo, pelas qualidades acima apontadas e que, sem dúvida, se eleito, será muito melhor para o nosso grandioso Galo.

  10. “Vivemos esperando dias melhores, Dias de Paz, dias a mais, dias que não deixaremos para trás…”
    Eu não conheço o Castellar mas sei que foi quem fofocou pro Kalil que Guimarães pediu a demissão do Kalilzinho, que ganhava 80mil, ou seja, é inimigo do trio… E sei também que como prêmio ganhou o apoio dele nessa candidatura, não sem colocar outro Kalil – um primo – de vice.
    Sette é péssimo! Ninguém duvida. Assim como Nepolino, todos sabem que Kalil quem colocou 7, e indicou Gallo. E o que fez para tirar? Para impedir a sucessão de erros???
    Agora que Os Menins e RG trouxeram, se comprometeram com parte do salário de Sampaoli e a fazerem outros investimentos no CAM. Kalil quer aparecer colocando mais paus mandados lá dentro??? Qual sua ‘carteira de investimentos’ no Clube?
    E antes que algum fã meu diga algo tipo “banqueiro não é abnegado, RG quer tomar o Diamond, Menin quer comprar o Clube a preço de banana”; pergunto, e tem virgem nesse puteiro? Foram e ainda serão investidos milhões de Reais das empresas MRV E BMG para a construção da Arena. Quem investe quer lucro. Inaugurar a Arena sem um Time competitivo seria um fiasco retumbante, por consequência PREJUÍZO pra quem investiu.
    Ora, Senhores, sejamos pragmáticos. Eu lamento MUITO que esse trio queira apoiar 7, gostaria e espero que tenham outro nome. Mas se não tiver, lamento, Castellar, que 7 continue. O CAM é um Clube falido, e não se faz futebol – ainda mais agora com o mundo em crise – apenas com boas intenções.
    LARGA O OSSO, Kalil! Deixa de ser ventríloquo. Cuide da prefeitura e continue infernizando e querendo ocupar o lugar do Zema, que isso o senhor até que faz bem.
    Por fim, mais uma vez deixo os meus aplausos para o Senhor Rubens Menin, pelo engajamento social nesse momento de crise. Além de várias doações (através da MRV, Banco Inter e outros) como os 10 milhões para a compra de respiradores pra MG; doou 500mil, ainda cantou, e encantou, Dias Melhores/Flausino na campanha da FHEMIG para ajudar na compra de EPIs.
    Aplausos também ao Banco BMG pela doação de milhões em alimentos. Aplausos ainda a Rede MaterDei que disponibilizou 250 leitos na região metropolitana de BH.
    Hoje esse é meu Trio Maldito. O resto é perfumaria.
    “Vivemos esperando o dia em que seremos melhores em tudo…Dias Melhores Pra Sempre!”

  11. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de TODOS os matizes!
    Surge um nome para supostamente se opor a atual diretoria.
    Essa mesma diretoria que foi colocada pelo “de. Boquirroto”. Agora ele supostamente se insurge contra sua ex criação, e lança uma nova criatura!
    Poderíamos chamar essa situação de: “oposição mais do mesmo”.
    TORCER sempre sem nunca PERDER a capacidade de julgar!

  12. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. As ligações do Kalil com os Castelares sao muito fortes. Kalil indicou um deles para a Presidência da FMF e em seguida para a Vice-Presidencia da CBF. O Castelar que preside o Conselho é ocupante de Cargo comissionado na Prefeitura ( Procurador Geral do Município), nomeado, obviamente pelo Kalil. É importante observar que o filho do Kalil quando saiu do galo disse que o Ricardo Guimarães pediu a sua demissão ao Sete Câmara. Sete e RG negaram o fato. Aí vem o funcionário do Kalil na Prefeitura( Castelar Guimarães) confirmar que o RG pediu a demissão do filho do Kalil. Registre-se que o filho do Kalil ganhava 75 mil por mês no Galo, e após a saída dele nao houve a necessidade de contratar outro médico para o seu lugar. A minha conclusao: Os dois Castelares, tanto o Procurador da Prefeitura, quanto o Vice da CBF, são favorecidos com cargos pelo Kalil, e por divida de gratificação irao permitir que o Kalil continue usando o Galo para empregar familiares e amigos. Por outro lado, Ricardo Guimarães e Rubens Menim, parecem ter interesse em transformar o Galo em um clube empresa, no qual eles serão os acionistas majoritarios. Sintetizando, a eleição vai indicar quem tem mais Força no Conselho( Kalil, com afilhado Castelar) ou Ricardo Guimarães( com seu afilhado Sette Câmara). Para nao ficar em cima do muro, apesar da arrogância do Sette, eu torço para que eles consigam êxito no projeto esportivo e que o Kalil e sua turma sejam felizes nos seus projetos políticos. Prefiro o Galo como clube empresa, do que submetido a uma administração feudal, na qual o Clube se destina a atender interesses familiares e políticos do Kalil e de seus prepostos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *