Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Resgate da mentalidade vencedora no nosso Galo

Atendendo pedido e desafio do blogueiro, nosso leitor e comentarista deste espaço, Domingos Sávio, hoje nos brinda com suas preciosas obervações. Sem delongas, vamos ao que diz nosso amiGalo!

Domingos Sávio de Mendonça

Bom dia aos nobres Atleticanos e Atleticanas! Inicialmente, gostaria de agradecer ao nosso Eduardo de Ávila a oportunidade de ocupar esse importante espaço democrático para resenhar sobre o momento do Galo.

Assim, acompanhando os bastidores do nosso time, percebo que, finalmente, a direção do Clube, com o apoio de seus patrocinadores, está criando as condições necessárias para voltarmos ao protagonismo em campeonatos relevantes, pelas seguintes razões:

1. Sampaoli, ao ser perguntado pela imprensa sobre o desempenho do Galo na vitória sobre o rival, foi pragmático e certeiro: “muito esforço e pouco futebol”, para em seguida, concluir “precisamos mudar a cultura: o time tem que empurrar a torcida e não a torcida empurrar o time. ”

2. Ato contínuo, o argentino estabeleceu como escopo de seu trabalho, a disputa do título brasileiro de 2020 e, para tanto, definiu com estratégia de jogo a busca do ataque, quer seja atuando em casa, ou fora de casa.

Aleluia, finalmente um técnico contratado pelo Galo, demonstra ambição por conquista do título do brasileirão e propõe a direção atitudes compatíveis com tal desiderato.

3. Outrossim, ao meu cuidar, é animador saber que Ricardo Oliveira, Di Santos, Martinez e Hernandes integram a lista de dispensa do Sampaoli, e, ainda, que o argentino, constatou a necessidade de contratação de um zagueiro, um volante, um armador e um centroavante, que tenham capacidade de assumirem a titularidade do time.

Nessas condições, cabe então, ao Diretor Alexandre Matos, com o respaldo do Presidente do Clube e de seus patrocinadores, providenciar as contratações indicadas pelo técnico para viabilizar o projeto esportivo estabelecido.

4. Registre-se, por necessário, que a demissão do treinador de goleiros, bem como a contratação do Rafael, poderá sepultar os famigerados chutões do Vitor por ocasião das reposições de bola. Finalmente alguém percebeu que goleiro deve ter capacidade para participar do jogo coletivamente.

5. Noutra vertente, embora reconheça existir resistência, de parte da torcida, a contratação do Alexandre Matos, ouso divergir, por entender que o projeto esportivo estabelecido, somente será exitoso, se o Diretor de Futebol tiver competência para viabilizar as contratações indicadas pelo técnico, bem como para reincidir contratos ou arranjar clubes para jogadores desprovidos de capacidade técnica ou física para integrar uma equipe campeã.

Finalizando nossas breves considerações registro ainda, a atitude positiva do Sampaoli, ao concordar e defender, publicamente, a redução em vinte e cinco por cento das remunerações pagas pelo clube, que excedam a cinco mil reais.

Por fim peço vênia, ao Marcio Renato, ilustre barbacenense e colunista do extinto Diário da Tarde, para parafraseá-lo, despedindo dos AmiGalos com a sua tradicional: Saudações Atleticanas!

*fotos: 1) arquivo do blog; 2) Bruno Cantini/Atlético

11 thoughts to “Resgate da mentalidade vencedora no nosso Galo”

  1. Gostei muito do seu texto, caro. Direto e objetivo. Concordo demais com seu ponto de vista. Criticando e destacando o que vê de bom, na mesma proporção, sem compromisso com nenhum lado. Nem crítico de tudo, nem passador de pano. Equilíbrio é o segredo, acho! O caminho é esse. SAN

  2. É o q se espera q aconteça de fato,caro Domingos! Só q este “resgate da mentalidade vencedora do nosso GALO” passa pelo mesmo processo q vem se perpetuando à décadas dentro da Instituição; a velha e surrada panelinha dentro da igrejinha. Agora mesmo,dezembro p ser mais específico, poderá ocorrer dentro do Clube algo inédito_e inacreditável,pq não (!)_ q seria uma oposição fortíssima dentro da própria situação. De um lado 7 ,apoiado por quem de fato assumiu a gestão do Clube_ ou alguém ainda tem dúvidas disto_,mesmo q indiretamente,do outro Castellar Neto,apoiado pelo Kalil e nas pontas a oposição q nunca existiu e qdo existiu só fez m&##@ e não é preciso ficar lembrando dela. Torçamos p q no final de tudo isto o CAM realmente tenha à sua frente pessoas com mentalidade vencedora e com visão futura. Chega de ver o CAM ser apenas um mero coadjuvante_ em todos os sentidos _enquanto uns poucos se contentam em apenas lustrar a panelinha q existe dentro da igrejinha. Parabéns pelo texto,um abraço! SAN

  3. Prezado Sávio e demais atleticanos.
    Em resumida sintese você externou tudo aquilo que o atleticano quer! Comando com responsabilidade. E isto parece- me ser a cartilha do sampaoli. Sem intromissão, cada um no seu canto. Permita- me, com o devido respeito, face ao brilhantismo do seu texto, apelida- lo de Domingos sábio. Parabéns ao Ávila por proporcionar textos como o do Roberto, da insuperável Lucy e agora do sábio Sálvio. Hoje e sempre galo!!!

  4. Bom dia Amigalos,
    Domimgos Sávio foi preciso no seus comentários – Texto simples e objetivo – papo reto..
    Para alcançar objetivos de vitorias e títulos é preciso mudar a mentalidade e a cultura.
    Parar com esse negocio de que pro GALO tudo é difícil, tudo é complicado, todos jogam contra. Pra competência não existe “adversários” e nem juízes (a exceção para o jogo da liberta contra o flamerda no serra dourada onde o Juiz fez por merecer o protagonismo da vergonha – o maior assalto no futebol mundial de todos os tempos).
    Por outro lado, a torcida do GALO (a melhor e mais fanática do mundo) precisa parar com o tal do “eu acredito” – quem tem que acreditar são os caras que estão no campo., A Torcida vai acreditar se a turma que chuta a bola tiver consciência e atitude de que pode e deve ganhar, no futebol, na raça e na entrega.
    Quanto à barca que deve partir em breve, os seus ocupantes devem ser:
    Patric / Lucas Hernandez / Edinho / Ze Wellison / Matinez / Di Santo / Ricardo Oliveira / Clayton e mais aqueles que estão treinando em separado….. sic….pode ter mais alguns se não incutirem em si a mentalidade do coletivo e bem comum que é o GALO CAMPEÃO.
    No mais, vamos que vamos, porque o corona é vírus e não tem remédio.
    um abraço vencedor a todos os AMIGALOS, independente de idade, cor, credo, ideologia politica e gênero, Porque aqui é só GALO – O time de todos para todos

  5. Bom dia!!!

    Grande Domingos Sávio!!!

    Boa resenha que evidenciou algo importante no Atlético de Sampaoli: a mudança de mentalidade.

    Agora vemos um rumo que aliás está no Hino: jogar para “vencer, vencer e vencer”.

    Só isso já terá sido mais que a metade do bom caminho para novos tempos de vitórias e triunfos…

    A outra metade diz respeito ao time e aos jogadores.

    Todos bem sabemos que com esse time que foi, aliás, melhorado, não será possível conquistas de títulos.

    O Domingos Sávio e todos deste Canto do Galo sabemos que faltam quatro peças para o time chegar nas cabeças das disputas e abocanhar o Brasileirão…

    Sem a chegada de ao menos um zagueiro, um meia ofensivo e um centroavante que cheguem para a titularidade não há como conquistar o Brasileirão…

    Pelo que li de reportagem sobre isso, o presidente 7C tem sinalizado que não irá contratar novos jogadores pela questão financeira que foi muito impactada pela COVID 19.

    Resumindo, estimo que com esse time, com o que temos de elenco, vamos alcançar melhores resultados e desempenho, porém não ao ponto de conquistar o Brasileirão.

    Vamo que vamo!!!

  6. Bom dia,

    Excelente o texto Domingos Sávio, mas, o mais significativo é sentir o otimismo voltar ao Atléticano.
    Parece muito fácil esta fórmula, um bom técnico, focado e com respaldo da diretoria, um bom diretor também com respaldo da diretoria, e patrocínio disposto a ajudar.
    Só que, quando se coloca tudo isto na mão de incompetêntes, podem se lambuzar e fazer só besteiras, haja visto Hernandes, Martiniz, Di Santo.
    Como disse o Alberto, o foco tem que ser o Brasileiro, se vai conseguir é outros quinhentos, mas se a torcida sentir isto na equipe, além do apoio também aflora nela o sentimento de outrora que nós fez apaixonar tanto por este clube.
    Quem pensa pequeno nunca chega ao topo.
    Acrescentaria a lista de dispensa o José Welison, Rever, Otero é o Patric.
    Boa quinta para todos!

  7. Victor, Patric, Rever, Martinez, Lucas Hernandes, Ze Wellison, Edinho, Di Santo, Ricardo Oliveira, Hyoran… vcs que estão com viagem só de ida marcada, por favor, muito cuidado. Os tempos estão difíceis e tem um tal de coronavirus que nao escolhe vítima. Vão, mas se protejam.

  8. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de TODOS os matizes!
    Bom dia Domingos! Quem diria que um dia um ” racional” seria o responsável pelo texto! Aliás, bem ao seu estilo: direto e muito objetivo.
    Parece que o atual técnico está demolindo o barracão. A meta não será G ” qualquer coisa”; uma vaguinha na sul Americana. Quer título. Conseguir será outro desafio.
    Parece também que agora empresários não escalam o time. Se a lista de dispensa se concretizar, já terá sido uma vitória!
    Chega do di Santo que veio procurar o futebol que nunca teve aqui nas Minas Gerais! Desnecessário citar os demais.
    TORCER sempre sem nunca PERDER a capacidade de julgar!

    1. Muito bom, Alberto!!!

      Nada de G16… Há de mudar a postura e a estratégia no CAM que têm que ser vencedoras.

      Nada de contentar com o “não cair”…

      E viva o Galo!!!

  9. Bom dia Domingos, Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    só acrescentaria na sua lista de dispensas, Patric, que na minha opinião deveria encabeçar a lista, DEZ ANOS sem jogar absolutamente nada( não porque ele não queria mas porque ele não sabe) é muito tempo e, como sempre, afirmo, mesmo com a saída dele, alguém deveria vir a público explicar essa insanidade, porque mantê-lo aqui por tanto tempo?? Sempre lembrando que nesse tempo foi emprestado para SEIS equipes e sempre devolvido, parece um bumerangue, a gente joga e ele volta, a gente joga e ele volta, a gente joga e ele volta, a gente joga e ele volta… Zé Wellison também tem que sair junto ao tal Clayton o maior foguete molhado do futebol brasileiro em tempos recentes, o pior é que ainda tem gente que acha que um dia ele ainda vai estourar e fica sempre pedindo nova chance pra ele….
    Uma ótima quinta a todos, que fiquem em casa…. Já temos atleticanos demais “do lado de lá” e não precisamos de mais para interceder por nós, ahahahahhahahahahahahahahahahah

  10. Bom dia Massa, Savio e Guru

    Savio sem muitas delongas, vc foi certeiro em seu post. A vinda de Sampaoli tem muito mais representatividade do que a sua capacidade de montar e dirigir um time de futebol.
    Finalmente, temos um treinador com moral e personalidade pra mandar embora jogadores que tinham lugar garantido no time e que por anos vinham corroendo as finanças do clube, a famosa turma da panela.
    Digo isto, porque com a eminente saída de RO, estará sendo quebrado mais um elo da corrente de jogadores derruba técnicos, antes capitaneada pelo famigerado Elias e com vários membros que mandavam e desmandavam no clube. Ainda restam uns dois ou três elos, mas estes já estão com os dias contados como podemos perceber com chegada de reforços recentes.
    A célebre frase de Sampaoli “precisamos mudar a cultura: o time tem que empurrar a torcida e não a torcida empurrar o time. ”, para mim será a maior mudança no clube pós 2014, já que depois deste ano glorioso, a única coisa que vimos foi a torcida tentando empurrar em vão no campo, um bando de jogadores vagabundos e preguiçosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *