Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sem carnaval com a cabeça na Libertadores

Foi se o tempo que atleta profissional se divertia na folia, atualmente com diversas competições e jogos durante a festa, não podem se permitir – como nós – ao frenético ritmo que toma conta das ruas de Belo Horizonte. No meu caso, se sábado priorizei o nosso Galo, ontem, hoje e amanhã, com uma garrafa de água mineral na mão, percorro alguns escolhidos blocos para festejar o reino de Momo.

Para os jogadores do nosso Galo, que na Brasileirão não fizeram o dever de casa bem feito, têm agora que viajar até a Venezuela (sem o Hulk) pra disputar vaga na pré Libertadores. Que não voltem com cara de bobo, afinal já no sábado temos pela frente o América. Um empate simples já garante a primeira colocação geral da competição. Mas, sem sufoco – caro Coudet -, quero meu Galo de volta com duas grandes vitórias. Sobre os venezuelanos e, claro, em cima da segunda força de Minas Gerais.

A rodada, sexta do mineiro, será complementada ainda nessa segunda-feira. O Democrata de Governador Valadares recebe o Pouso Alegre. Além dessa partida da rodada, outros dois jogos atrasados ainda criam expectativas sobre as equipes que disputam as duas vagas remanescentes para a fase final. Se Galo e coelho já estão garantidos nas chaves A e B, na C todos têm condições de chegar na primeira colocação. Some-se a isso, que além do Democrata, que completa a sexta partida logo mais, o Ipatinga tem dois jogos a menos, em caso de vitórias do time do Vale do Aço sobre Vila Nova e Patrocinense, dispara na primeira colocação.

Já a quarta vaga, tirando Galo e coelho e o líder da chave C, que será do melhor segundo colocado, apenas os concorrentes da B não têm chance. Na A, grupo do Galo, correm nessa disputa ainda o Pouso Alegre e Athletic, enquanto na outra – a C – se todos têm chances de liderar, igualmente podem ocupar essa segunda melhor campanha geral. Faltam ainda dois jogos, no caso nosso que o que nos interessa, além do América, ainda temos o Democrata na última rodada. Antecipadamente, caso a primeira colocação geral seja consolidada no próximo final de semana, defendo que o Galo – aliado, claro – a vaga do mata mata da Libertadores, envie a Valadares não o time reserva, mas o sub-20. Preservar para a fase final do mineiro e o próximo compromisso da Libertadores.

A temporada será longa e alguns jogadores, especialmente as mais recentes contratações, precisam se adaptar. Por exemplo, o Edenílson, tanto flertado pelo Galo, até o momento não mostrou o futebol esperado. No meio de campo, sua posição de origem, menos ainda na improvisada opção de socorrer a lateral direita. Sábado, foram no mínimo dois vacilos, ambos colocando em risco nosso sistema defensivo.

Quanto ao Pavón, em quem sempre depositei grande confiança – até festejei a entrega da camisa 9 ao argentino – se vinha passando em branco, diria que depois dessa partida frente à Patrocinense, entrou foi no débito. Camisa 9, que já foi de Dario e de Reinaldo – até mesmo de Tardelli e tantos outros ídolos da nossa história – sugere e requer de quem veste muito mais que Pavón vem demonstrando em campo. Também, convenhamos, ano passado foi do nada saudoso Fábio Gomes. Chispa! Sai zica! Chama lá na Cidade do Galo os Reis Dadá e Reinaldo para benzer o argentino.

Sigamos!

*fotos: 1) Pedro Souza/Atlético; 2) redes sociais

10 thoughts to “Sem carnaval com a cabeça na Libertadores”

  1. Boa tarde Eduardo e amigos do Galo. Na minha opinião, Edenilson e Pavón, são jogadores com qualidade técnica acima da média, o fato é que ambos estão sendo muito mal aproveitados pelo técnico, que ainda não mostrou porquê veio. Coudet, tem um elenco qualificado em mãos e nada acrescentou ao futebol ruim apresentado pelo Galo em 2022. A tolerância da massa tem limite, se este técnico não apresentar resultados convincente nos próximos jogos, a massa vai exigir mudanças.

  2. A novidade nos relacionados para a LIBERTADORES. Com exceção da comissão técnica, NÃO TEREMOS NENHUM JOGADOR ESTRANGEIRO NO GALO: SARAVIA e MAURÍCIO LEMOS se preparando fisicamente. ZARACHO em recuperação de contusão. VARGAS e PAVON suspensos.

  3. O GALO do Eduardo CHACHO vai ser marcado pelo futebol COLETIVO. Com essa proposta de jogo, no esquema 4:1:3:2, o futebol COLETIVO tem que sobressair. É o futebol solidário, laterais, meias e atacantes se ajudando. Quanto mais ele repetir o time, mais conjunto, mais confiança. O GALO não pode ser dependente de um único jogador. Não podemos cair nessa armadilha. No futebol atual isso é inadmissível. Precisamos ter opções ao HULK em tudo: jogar, fazer gols, bater faltas, pênaltis, até para dar entrevistas, autógrafos e reclamar com o juiz… O GALO não tem um dono. Futebol é COLETIVO. Eu acredito em nossos MEIAS e ATACANTES. Precisamos reforçar a lateral ESQUERDA e trazer mais um ZAGUEIRO.

  4. Edenilson, se utilizado na posição correta, pode ser uma das armas do Galo contra a Hulk-dependência.
    Ou mesmo para fazer dobradinha de artilharia com nosso super-herói.
    Ele, nos últimos anos, sempre estava nos top goleadores do Internacional.

  5. Bom dia, Eduardo e AmiGalos!!!

    É Eduardo, esse Pavon é misterioso…

    Chegou com pinta de craque e até agora, nada…

    Só que é preciso reconhecer que o cara, até agora, não jogou sequer uma partida completa ainda pelo Galo…

    Entra treinador e sai treinador e Pavon continua jogando mais no banco do que em campo…

    Também, essa de escalar o cara e tirá-lo da partida no intervalo ou colocá-lo em campo depois dos 30 minutos do segundo tempo não vai dar ao jogador a sequência que ele tanto precisa para jogar, pegar ritmo de jogo e ganhar confiança…

    Pior é que o seu compatriota Coudet não gosta de pontas e do jogo pelas beiradas. Coudet gosta mesmo é de jogo embolado pelo meio, numa confusão tática da p@44@…

    Então, caro Eduardo, estimo que o Pavon continuará misterioso…

    Pavon vai continuar como Vargas, que de há muito deveria ser titular nesse time. Tanto um quanto o outro vão jogar muito de vez em quando e olha lá…

    Do meio pra frente eu escalaria, na base titular, um 3-3, com dois volantes, um meia, dois extremas e um centroavante, assim:

    Allan e Igor Gomes; e Vargas como meia ofensivo…

    E Pavon e Paulinho nas beiradas e Hulk de centravantão…

    E Zaracho?

    Não gosto. Tem nome de craque, é idolatrado pela Massa, porém, para mim, tá devendo muito futebol…

    Na origem é um meia ofensivo. Mas é um meia ofensivo que não pisa na área, não faz gols e não tem boa assistência ou não dá o último passe para o gol; se é assim não pode ser considerado um bom meia ofensivo.

    Por isso deve ser que Zaracho virou uma espécie de curinga dos treinadores (1′ volante; 2′ volante; meia sem posição fixa; ponta direita etc.). De tanto ser escalado de curinga, Zaracho já não sabe onde jogar…

    Pra fechar, o seguinte: não espero nada este ano dos argentinos do grupo: Pavon, o misterioso; Zaracho, o curinga; e Coudet, o antipontas…

    Tá osso!!!

  6. Bom dia Massa e Guru

    Se a preocupação de parte da torcida já foi sentida após a partida de sábado, imagine hoje com a ausência do heroi verde.
    Mas temos elenco e minha confiança ainda continua intacta, ainda mais em saber que PH nem viajou com a equipe.
    Aliás, se está cedo para cobrar de Chacho sobre o desempenho do clube, não é cedo para cobrá-lo por ter indicado este lateral medíocre, cobrar tb do tal CIGA, que validou mais esta estapafúrdia contratação.
    Enfim, só de não termos Nathan Silva, PH, Pavon e Edenilson de lateral em campo, já é bom caminho para um resultado positivo.

  7. Bom dia!
    Confesso que não estou muito animado com esse esquema, o tal do losango de Coudet. Precisamos de um ponta veloz e bem aberto pela direita. Como o fumaça tem sido uma decepção, eu lançaria mão do garoto Alisson que é rápido e habilidoso. Mas…
    De qualquer forma tenho gostado de ver a coragem do treinador em pelo menos levar pra Venezuela os garotos Cadu e o LD que me fugiu o nome.
    Que os nossos laterais e os responsáveis por proteger a zaga, não permitam cruzamentos e evitem cometer faltas nas proximidades da área. Nosso antiaéreo é horrível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *