Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Maratona e espera do Carabobo

Depois de quase uma noite inteira e praticamente todo dia seguinte em viagem – 16 horas e três voos – o Galo finalmente está descansando e se concentrando na partida de amanhã frente ao Carabobo, em Caracas, na Venezuela. Neste estádio, da Universidade Central daquele país, nosso time enfrentou o La Guaira e empatou (1 a 1) – em 2021 – na primeira rodada da fase de grupos da mesma Libertadores. Daqueles jogadores utilizados, ainda estão no Galo Everson (o destaque da partida), Allan e Sasha que devem começar jogando. Ainda Rever, Nathan (estão na delegação); também Vargas (suspenso), Arana e Zaracho -autor do gol – (ambos contundidos) e Hulk (covid).

Naquele ano, avançamos e depois de eliminar no mata-mata os dois argentinos mais tradicionais – Boca Junior e River Plate – capitulamos com o Palmeiras após dois empates nas semifinais. Foi zero lá e um aqui, pelo critério da ocasião (gol fora de casa), perdemos a vaga na finalíssima. Foram 12 jogos, vencemos sete vezes e empatamos cinco, saindo da competição sem uma única derrota. Também em 2021, vencemos as títulos nacionais, Brasileirão e Copa do Brasil.

Faço essas considerações, exclusivamente, com a intenção de animar ao Atleticano para a temporada que está apenas começando. Ninguém, entre nós, gostou dos jogos dessa semana pelo mineiro. Eu fui em ambos e voltei pra casa P da vida, nas duas oportunidades. Disse aqui, com time titular e depois com reserva, que não senti a vontade de vencer nas duas partidas. Passou, agora é olhar pra frente, torcer e sonhar.

Qual entre nós, eu assumo, depois do empate em um gol com o La Guaira, imaginava uma campanha tão irrepreensível como no ano de 2021. Adicione-se a isso, vale lembrar, que começamos o Brasileiro com uma derrota vergonhosa por 2 a 1 para o Fortaleza dentro do Mineirão. E de virada no final do jogo. Dois gols de Pikachu, pode? E depois equilibramos e o fim de ano foi uma festa.

Porque não sonhar com outra temporada brilhante como aquela. Na minha condição de torcedor guloso, quero já o mineiro, seguido da Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores e – consequentemente – o Mundial de clubes. Por falar em mineiro, ontem à noite, completando a sexta rodada, pelo grupo C, o Democrata de Valadares venceu o Pouso Alegre (1 a 0). Foi a nove pontos e assumiu a liderança do grupo. Amanhã, o Ipatinga, que tem dois jogos a menos que os demais, enfrenta o Vila Nova. Se vencer, chega a oito (ainda com um jogo a menos), mesma pontuação dos outros dois clubes, embolando completamente a situação.

Mas hoje falo de Libertadores e não de mineiro. Pela primeira vez, em tempos, uma delegação Atleticana viaja sem um único estrangeiro entre os jogadores. Apenas o treinador Coudet e parte de sua comissão técnica são gringos. A ausência do Hulk, por mais que incomode a muitos – inclusive ao blogueiro – vai nos dar a oportunidade de eliminar o medo da hulkdependência. Confio no elenco, ainda que tenha uma ou outra critica individualizada. E, a decisão final dessa classificação, será no Mineirão na próxima quarta-feira. Acredito em casa cheia.

Pra cima deles, Galo!

Nota de pesar: Perdemos ontem uma pessoa incrível da nossa rede de Atleticanidade. Fabiana Helen Midori Steele – a Fabi do Fred Melo Paiva – que deixa nosso fraternal e estimado amigo ao lado do querido Kiko. Fabi, paulistana da gema, aprendeu a viver essa magia Atleticana ao lado do seu companheiro e do seu filho. A GaloSampa, de quem tirei a foto do post, está em luto, assim como toda a Massa e o próprio Clube Atlético Mineiro. Força Fred! Você é muito querido, assim como a Fabi e Kiko, por toda a torcida do Galão da Massa.

*imagens: 1 e 2) Pedro Souza/Atlético; 3) extraída no TT da GaloSampa

5 thoughts to “Maratona e espera do Carabobo”

  1. Boa Tarde,

    Meus sentimentos a toda família do Fred Paiva.
    Acredito que amanhã o nosso treinador irá escalar o Ademir para substituir o Hulk, apenas uma opinião, não que seja minha vontade.
    No Galo estamos vendo a saída de Paulo Henrique após 3 partidas, podendo ainda fazer uma 4ª contra o coelho para poupar o Mariano, espero que deixe algum dinheiro no caixa do Galo, porque futebol por futebol, fico com o Vitor Gabriel.
    De repente e na hora mais importante estamos vendo meio time do Galo barrado para este compromisso, agora veremos a força do nosso elenco, se estamos preparados para toda a temporada de 2023.
    Vamos para cima, aqui é Galo!

  2. Bom dia!
    Minhas condolências à família enlutada.
    Que a pontaria dos nossos atacantes esteja calibrada e que nossa defesa pare de tomar sufoco nas aéreas.
    Ah…e que tenham aprendido com os times inferiores de Minas a jogar com gana de vencer.

  3. Que Deus Pai descanse a alma de Fabiana Helen Midori Steele – a Fabi do Fred Melo Paiva….

    Felizes os que nascem atleticanos. Felizes os que morrem atleticanos…

    1. bom dia Eduardo e massa. meus sentimentos a todos familiares do Fred Paiva. sobre o galo repito ainda não sei ok este treinador veio fazer no galo mais de 2 meses no comando ok vê o galo apático. lento e buraco no meio do campo. ano passado quem puxava o contra ataque era o keno hoje não temos mais isso simplesmente embolam no meio do campo e não sabem ok fazer. alguém duvida que vamos levar um sufoco do bobo da Venezuela eu não isto se não abrir as pernas. abre o olho treinador argentino e jogadores o bobo não é bobo.rsrs.vai galoooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *