Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O preço da falta de ambição

Em dois jogos, um com o time titular e o outro com o time reserva, em comum apenas que os jogadores não demonstraram qualquer vontade de vencer a partida. Na segunda-feira, com todos aqueles que podemos considerar os onze escolhidos pelo treinador, deixamos dois pontos pelo caminho. Ontem, não fosse o fenomenal Hulk, mais um empate indigesto teria ocorrido.

Segue a eterna discussão que seja qual for a opção o lado das críticas acaba tendo mais visibilidade. Priorizar uma competição em detrimento da outra e preservar o elenco para o jogo que – teoricamente – seria o mais importante da semana. Foi assim que ontem, utilizando apenas o goleiro Everson, o Galo enfrentou o time da Patrocinense.

Antes de entrar no mérito da partida, uma consideração de aperto que passei e no momento pude dividir com quatro companheiros que estavam próximos. Paulo Vilhena, Betinho Marques, Cláudio Resende e Hugo Lobão. Após o primeiro gol do Galo, o nosso goleiro Éverson precisou de atendimento médico. Na hora, como tenho ainda boa memória, a paranoia me atacou. Pelo mineiro de 2016, em situação idêntica, o Geovani – que substituía Victor (contundido nas férias), tomou uma pancada no rosto e teve de fazer uma cirurgia plástica.

Com isso, fomos para a Libertadores apenas com Uilson – o tal de Lauro veio depois pra compor grupo – e a eliminação foi questão de tempo. Felizmente, reagiu e foi até o final da partida. Mas, confesso, fiquei gelado ao lembrar dessa situação. Na ocasião, foi muito debatido sobre essa questão de preservar jogador para uma competição mais atrativa e ficar sem o atleta por um longo período.

Sobre o jogo, apesar da vitória e a consolidação da liderança da chave e até a classificação antecipada, nosso desempenho foi sofrível. Na segundona, naquele empate e com o time titular, já fora da mesma maneira, digno de todos os registros de reclamação pelos Atleticanos. Tivéssemos vencido aquela também, seguramente a liderança geral estaria assegurada para o fim da temporada. Afinal seriam quatro pontos a mais que o líder da chave A – América – também já matematicamente assegurado na fase final. Agora é definir os outros dois e qual entre os líderes será o líder geral com vantagem na decisão.

Não gostei do time, assim como não havia curtido na segundona, mas alguns jogadores se salvaram e outros comprovaram que estão longe de ser aquilo que o Galo precisa para a temporada. Rever, que até fez o gol da Patrocinense – contra – , Paulo Henrique – sem futebol para série A -, Nathan – que foi importante em 2021 e pode recuperar o que mostrou -, Pavon e Nathan Pescador. O lateral foi péssimo, num determinado momento teve a bola do primeiro tempo para se consagrar, saiu com ela pela linha de fundo, depois de uma boa arrancada. Já Pavón e Nathan, que ainda tento carregar esperança de reação, foram mal e junto com PH nem voltaram do intervalo.

Mesmo sendo time alternativo, reserva mesmo, não era para tomar sufoco da Patrocinense. O time do interior é fraco, mas mostrou vontade e garra, até mesmo algumas variações que o Galo não vem demonstrado em campo. O repertório de escanteios, por exemplo, é muito mais interessante que o nosso. Foi de um lance desse que nasceu o gol de empate marcado pelo nosso zagueiro.

Espero que lá na Venezuela, na quarta-feira frente ao Carabobo, o time honre a camisa do Galo e não nos deixe com cara de bobo. Uma boa vitória no meio da semana poderá liberar alguns titulares para o difícil compromisso frente ao América no próximo sábado. Pode ser, em caso de vitória, a confirmação do primeiro lugar geral. Empate nos mantem na frente, dependendo da última rodada e derrota nos tira a condição de líder geral. O Torcedor é guloso e quer é tudo.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

30 thoughts to “O preço da falta de ambição”

  1. Ê blogueiro, o ano nem começou e já vem você fofocando.
    Remember 2022 com o Turco…
    Encheram tanto o saco que no final nós não levamos nada.
    Vai começar tudo de novo?
    Haja paciência..

  2. Quanto ao Hulk, diagnosticado com covid, ficando fora da primeira partida, mesmo sem sintomas…nem vou comentar nada porque vão me “diagnosticar” de terraplanista. Santa hipocrisia!!!

  3. Mais um jogo horrível,estamos tomando sufoco de time de série B e D,tem muita coisa errada.
    Sasha,Nathan Silva,Pavón,PH, Hyorran, não servem nem para compor elenco.
    Esses caras já tiveram todas as chances e não mostraram nada.
    O incompetente do Hyorran não consegui escolher uma chuteira para um Campo molhado.
    O tal do Pedrinho entregou a marmita na segunda, ontem atravessou uma bola gerando mais um contra ataque.
    Time não faz gol.
    Hulk dependência total!!!
    Acho que vai ser um ano sofrível!!!

  4. sinceramente , torço fervorosamente e torcerei sempre, más devo dizer o que penso , coudet não é o técnico certo, pede demais e mesmo ainda sendo um início de trabalho algo já deveria ter sido mostrado , galo não mostrou nada até agora a não ser apatia , falta de jogadas, falta de empenho, times mal escalados, não cria , ambas as laterais muito fracas, meio campo que não pega, não agride. Tomara que dê liga, mas ficar querendo trazer jogador que já conhece ou jogou com ele não é sinal de bom trabalho .

  5. Boa tarde xará e amigalos!
    Notícias de última hora! Hulk não joga na Venezuela porque tentou positivo pra Covid e Alan Kardec não pode substitui-lo porque já é titular do time de Rodrigo Lasmar.

  6. Bom dia a todos!

    O GALO está sem válvula de escape pelas beiradas do campo, uma vez que não temos atacantes velocistas no elenco mais. Além disso, meio campo aberto dando o contra ataque ao rival porque temos apenas um marcador de ofício no setor. Esse esquema 4 x 1 x 3 x 2 só é viável com os 3 armadores no meio se esses 3 jogadores forem muito competitivos ( atacar e marcar ) e, exceto o Zaracho, não temos outros atletas com estas características.

    Vejam que já levamos gols em 4 dos 5 jogos, Éverson foi destaque em pelo menos 2 jogos… E estamos falando de Campeonato Mineiro! Coudet terá que rever o esquema, já que abriu mão do Jair e do Keno. Não está nada bom, preocupante!

    1. Corretíssimo!! Já notei que esse esquema não é adequado ao nosso Galo que carece de jogadores de beiradas e que nos deixa altamente vulneráveis no setor defensivo. Meu temor é que o treinador não deixa transparecer em nada a mínima intenção em mudança de esquema, o que pode atrapalhar nossos planos em 2023. Tomara que queime minha língua!

      1. Vargas está suspenso por conta da expulsão contra o Palmeiras na última edição da Libertadores. Terá de cumprir a automática e só estará apto a jogar na partida de volta no dia 1º de março.

  7. Bom dia.
    Análise na Lata:
    1 – Com as saídas de Nacho, Jair e Keno, o time ficou completamente “capenga”, não temos mais ninguém jogando pelas pontas. E substituí-los durante a temporada será muito difícil com o que temos;
    2 – Nossa depedência do Hulk ficou ainda maior;
    3 – Insistir com o Edenilson na lateral é burrice;
    4 – O Paulo Henrique tem sido muito sacrificado e queimado, as críticas a ele ao meu ver são injustas é preciso dar mais tempo a ele;
    5 – Esse Pavon é muito ruim, me lembra bastante o Neto Berola, mas bem inferior;
    6 – É necessário dar tempo de jogo ao Mateus Mendes e poupar o Éverson de vez em quando, afinal o MM agora é o reserva imediato e precisa estar em forma, para alguma eventualidade;
    7 – O Coudet tem mexido muito mal na equipe, ontem não devia ter tirado o Igor Gomes, as saídas do Nathan e do Paulo Henrique, também foram precipitadas.
    8 – …

  8. Bom dia,para todos!
    Esse tal de Pedrinho é ruim com força.
    Esse tal de Paulinho não tem tesão nenhum pra definir jogadas, é ruim com força.
    Nathan pescador e Yorran … dispensam comentários, são apenas jogadores medíocres pra compor elencos ruins.
    Esse Pavão que arrumaram é bom quebrador de bebedouro e aprendeu a cartilha certinho com o Fumacinha. ( Ótimo dupla pro Afogados da Ingazeira que ontem foi homenageado pelo Everson).
    Vai ser um déjà vu de 22 .
    O Hulk sozinho não vai ganhar títulos.

  9. No papel somos imbatíveis com o melhor elenco desse Mineiro mas dentro das 4 linhas tá bem fraco e sem graça o futebol do nosso GALO!!!

    Pergunta que não quer calar:

    – de que adianta só trazer jogador sem custo pagando apenas os salários se os caras são refugos e nada mais???

  10. Bom dia!
    Quesito evolução, zero. O enredo já é velho conhecido, ou seja, teimosia.
    Tão terrível quanto ver esse time em campo, são as entrevistas do treinador. Não passa nenhum conhecimento. Não fala nem espanhol, nem portunhol. É embromation mesmo.
    É verdade que o PH é péssimo, mas o Edenilson consegue a proeza de ser pior, infinitamente pior que o pobre coitado do LD.
    Rubens fez sua pior partida com a camisa do Galo. Nem a bela assistência pra o gol de Vargas conseguiu apagar o terror que foi sua partida.
    Gostei de ver o Pavon, lá no Boca, mas no Galo…que coisa horrorosa.
    Até aqui esse treinador tem demonstrado que é terrivelmente fraco. E não venham com essa conversa mole que é cornetagem ou falta de paciência…o cara é ruim mesmo. Infelizmente, se o Hulk não nos salvar, voltaremos da Libertadores mais cedo pra casa…da CB ídem. Vai sobrar o brasileirão e vamos lutar pra conseguir uma vaga na pré libertadores do ano que vem.
    Time sem ponta…onde já se viu? Até o fraquíssimo Ademir, que só sabe correr pela ponta e cruzar horrivelmente, não pode mais jogar de ponta, mas de meia. Vai inventar assim lá na pqp! Absurdo treinador ganhar uma fortuna, mandar o diretor (que não manda nada), contratar um monte de regugo, deixando o clube mais atolado na dívida e não conseguir fazer o básico.
    Cansado de tanto treinador burro!

  11. O jogo nos mostrou um adversário que usou suas estratégias: contra_ataque, velocidade, bola aérea, tudo normal. Pararam o jogo, fizeram cera, caíram no gramado, pediram atendimento médico, no final, o juiz fez certinho. Time ALTERNATIVO, na minha opinião, tem 2 objetivos: TESTAR JOGADORES e PASSAR RAIVA NA TORCIDA. Quando se tem um ex_jogador no elenco, RÉVER, e põe ele para jogar, é flertar com o perigo. O pior jogador em campo. Fez gol contra, não ganhou uma bola pelo alto, com quase 2 m de altura, não consegue antecipar, não tem velocidade, ostenta uma faixa de capitão e não é líder. RÉVER não é teste, é tragédia anunciada se entrar. Outro ponto a ser comentado é a IMPROVISAÇÃO: no segundo tempo, tivemos nas LATERAIS 2 MEIAS. RUBENS e EDENILSON. É inadmissível não ter o excelente EDENILSON no MEIO DE CAMPO do GALO. RUBENS é um bom MEIA, que se jogar como lateral, vai ferrar o GALO. Fraco na marcação, na maioria das jogadas tá no chão, dando carrinho, alerta para pênalti, não tem as manha do lateral. Porém tem muita vontade, só isso não basta. A direita vai melhorar com MARIANO e SARAVIA. A esquerda só temos DODÔ, que venha mais um LATERAL ESQUERDO, sem IMPROVISAÇÃO. Não tem jeito, nossos problemas se concentram nas LATERAIS e ZAGA. Com FUCHS, JEMERSON e MAURÍCIO LEMOS temos esperança, que venha mais um ZAGUEIRO. Vamos resolver isso RODRIGO CAETANO. Mais um grande gol decisivo do HULK. Mais um cartão amarelo, por reclamação, vai ficar de fora de jogos decisivos se não se controlar. Outra coisa, nem todas as faltas precisam ser batidas diretas, pode variar, surpreender o adversário.

  12. Bom dia amigos do Galo. Couber já está no Galo a aproximadamente 60 dias, mas parece que estes dois meses foi pouco, ele demonstra conhecer pouco das características de alguns jogadores do elenco. É cedo para cobrar do atual treinador? Não, não é! O NOSSO GALO estreia na principal competição das Américas esta semana e, sinceramente, está muito longe de apresentar um futebol condizente a qualidade do elenco. Fico imaginando, o que o técnico do CSA conseguiria com este elenco do Galo a sua disposição? P.S. Coudet , qual era a função do Pavón no jogo de ontem? Porque vc escalou o Rever? Que história é esta de “ estamos merecendo ganhar” ? Presta atenção, é vergonhoso um time com a estrutura e elenco do NOSSO GALO, ficar passando sufoco contra times que contratam jogadores apenas para disputar o Mineiro, ou mesmo o CSA que ficou 3 anos na B.

  13. “Bota ponta Coudet!” Diria o Zé da Galera ao ver o jogo do GALO se concentrar no meio de campo pelo fato dos laterais serem de médios p fracos. A dificuldade em furar retrancas vem dando seus sinais desde o primeiro jogo,e,se agrava qdo a ineficácia do ponto de apoio deste seu esquema de jogo q não muda,digasedipassagi, vem sendo o fator de desequilibrio do time. Depender de jogadas individuais para conseguir objetivos como vem acontecendo com o Hulk nem sempre será eficaz e o Edenilson como lateral? Cara é mais lento que o Augustin Vianna num raríssimo dia em que ele correu certo,quem o viu arrepia só de lembrar. Ontem acabou a pré temporada e período de testes p o GALO,de agora em diante é só pedreira. Se libertadores é obrigação,o BRASILEIRO é mais ainda. Se liga vivente! Vc olha p o banco de reservas tem duas pontas uma de cada lado e sentado nele,nenhum. Estrela sobre o nosso Escudo tem seis pontas e no banco nenhum. Coração tem ponta,lápis tem ponta,no bico do GALO tem ponta, até vc qdo jogava bola,apesar de ser meia armador de ofício,um dia vc já jogou de ponta,lembra?
    Desde q o futebol foi inventado o caminho mais curto p o gol adversário sempre foi pelas pontas,bota ponta Coudet!
    Saudações Atleticanas

  14. Considerações até agora.
    1: Pavon, é ruim. Esperamos dois anos, por um jogador medíocre, ele não vai melhorar, podem ter certeza.
    2: Esse técnico é teimoso. Voltou com o Edenilson, na direita. Mal sinal.
    3: O time tem pouca vontade de vencer. Péssimo sinal.
    4: dependemos do Hulk, mais que o ano passado.
    Assisti palmeiras x Corinthians no meio de semana, e aqui em MG estamos jogando um futebol muito abaixo. E mesmo assim, passamos sufoco. Esse Carabobo é várzea, não conta nada, é obrigação de passar. Mas fiquem de olho contra o América -mg,

  15. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    Mais um jogo sofrível do CAM, agora com o time “B”.

    Testar o time “B” foi importante para ver que a medida, se repetida nas competições mais importantes, como no Brasileirão, tem tudo para não funcionar pela falta de desempenho eficiente da equipe que jogou bem abaixo daquilo que se esperava.

    Tanto o time “A” quanto o time “B” padecem dos mesmos problemas, quais sejam:

    Saída de bola a partir do goleiro: piorou e muito. Na pressão alta do adversário o time não consegue mais sair jogando e a transição da bola só se faz por meio do inefetivo chutão;

    Laterais: no futebol atual os laterais precisam apoiar o jogo ofensivo para gerar amplitude e profundidade, eis que o esquema de Coudet (4-1-3-2) é dependente disso. Porém, os laterais atleticanos não avançam e não chegam a linha de fundo, no campo ofensivo, o que faz desse esquema tático uma bizarrice;

    Pontas: Coudet não gosta de pontas. E sem os ponteiros nem laterais alas que avançam, o time não tem mais o jogo pelas beiradas. Sem amplitude e profundidade o time tende a se afunilar pelo meio, o que tanto facilita a marcação pelo adversário quanto dificulta a armação, a transição e a posse ofensiva da bola;

    Posse da bola: uma coisa é a posse da bola e outra a posse ofensiva da bola. O Galo até consegue a posse da bola (toquinho de lado), todavia não consegue ter a posse ofensiva da bola, dado que o jogo afunilado pelo meio dificulta a criação de jogadas e tira da equipe a possibilidade do jogo ofensivo pelas beiradas;

    Contenção: um só volante dificulta a contenção e deixa a zaga exposta e fragilizada a contra-ataques do adversário;

    Dois atacantes: sem ponteiros resta a opção de dois atacantes. Essa opção torna o jogo afunilado e centralizado pelo meio, o que facilita demais a marcação dos atacantes pelo adversário;

    Marcação do Atlético: com dois atacantes a marcação da saída de bola a partir do goleiro adversário fica muito dificultada ou não ocorre. Tanto é que o todo-poderoso Patrocinense conseguia sair jogando sem que houvesse marcação alta pelo Atlético, que também fazia mal e porcamente a marcação baixa. A marcação atleticana está péssima;

    Escanteios: todo escanteio cobrado pelo Atlético redunda em nada. E como disse o Eduardo, como é bem treinada a equipe Patrocinense que ontem deu aulas de como cobrar escanteios com variações e perigo.

    Em suma, o time do Atlético piorou muito e faz um futebol pior do que fazia o Turco. O esquema 4-2-3-1 de Coudet não funciona e a continuar assim, com esse futebol pífio e sofrível, a temporada 23 tende ao fracasso.

    Com esse futebolzinho mequetrefe esse time não ganha nem o Mineiro.

    A ver…

    Ps: o juizão ontem ajudou. Aos 3 minutos do 1’T não marcou uma penalidade clara a favor da Patrocinense. E no final do jogo deu um acréscimo de mais oito minutos e o jogo deveria ter acabado aos 53. E não acabou porque esticou até 54 quando Hulk fez aquela pintura.

    Não fosse pelo Efeito CBN (“Cidinho Bola Nossa”), a Patrocinense teria arrancado um empate no Horto.

    Tá osso…

  16. Bom dia Massa e Guru

    Cheguei em casa rouco de tanto xingar ontem.
    Meu Deus, quando pensávamos que estivemos no fundo do poço com jogadores como: Bolt, Erazo, Denilson, Mansur, Emerson Conceição, Fábio Gomes, eis que surgem nada mais, nada menos do que PH e Nathan Silva.
    E se estamos falando de lateral, o que dizer deste futebol ridículo do Rubens, jogador que muitos teimam em fazer lobby, porque saiu desta base de merda que não revela ninguém, mas ele se mostra muito fraco assim como seu antecessor Dodô.
    E ainda de lateral, até onde Chacho pardal vai fcar colocando Edenilson lá? Outro fraquíssimo.
    Aliás, Chacho ontem ultrapassou a barreira da idiotice nas suas substituições e conseguiu colocar em campo no final um amontoado de jogadores que ganharam camisa pra jogar, sem nenhum esquema tático.
    Como vcs podem notar meu cornetômetro hoje está a todo vapor e não sem razão.
    Se estes jogadores de ontem tiverem vergonha na cara, vão pegar parte do seus salários e fazer um pix pro nosso herói verde. Só ele mesmo pra nos salvar.

  17. bom dia Eduardo e massa. ridículo este time reserva do galo não escapa nenhum. a se não fosse o incrível Hulk para nos salvar de outro vexame mais uma hora a casa cai. ridículo este treinador argentino ele treina mesmo estes amontoadas de peladeiros de várzea. este pavon deveria pagar para ele volta para Argentina jogador de várzea. Paulo Henrique se este for jogador eu sou o papai Noel. rsrs.Hyorran péssimo dos péssimos. Nathan pescador fraco e mediano. rever deveria aposentar a muito tempo. Nathan silva peladeiro de várzea. o Rubens perdido na lateral esquerdo. simplesmente não temos treinador. jogadores. etc. estou avisando já 2023 vá ser pior que 2022 queira não os fiscais do blog. rsrs.so falta o bobo nos eliminar da libertadores ai a casa caiu.aff.acorda treinador fraco. vai galooo.

    1. Hoje o Jerumin Lima acordou afetado. Veio correndo pra cá comemorar sua viagem até Nova Lima. Atento com o Galo, mas desatento ao solicitado aos donos deste espaço – a Torcida do Galo – que pediu pra abolir essa gente do pedaço.
      Oh! Dó d’oce Jeromin…vai curtir o carnaval. Eu já tô indo. Ah! E no próximo ano lá na nossa casa. Não como inquilino caloteiro.

  18. Vamos as notas:
    Everson : 7 falhou no Gol
    PH :1
    Nathan : 2
    Rever : 3
    Rubens :4
    Otávio: 7
    Yorran 6
    Nathan 5
    Pavon 3
    Vargas 7
    Paulinho 6
    Pedrinho 5
    Edenilson 4
    Hulk 10

  19. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    É caro Ávila, temos plantel de mais e futebol de menos. Continuamos esperando dar liga.
    Ainda bem que temos Hulk!
    Hoje é sempre, galo!!!

    1. Bom dia! Reforçando meus comentários anteriores, não tenho a mínima confiança nesse nosso treinador. E, nesse aspecto o Srs. Rodrigo Caetano e Sérgio Coelho são os responsáveis. Conheço um ditado popular de que “o barato sai caro.” Qual é o resultado que o Paulo Henrique e o Igor Gomes tem oferecido? Nenhum! Para muitos e, compartilho com a opinião, o camisa 10 (armador), é o cérebro do time. No jogo de ontem – em tese -, tínhamos 2 (Yoran e Igor), horríveis em todos os sentidos. Então o ” mestre Coudet,” substitui ambos e deixa o time “manco.” Concordo, espero que na quarta feira, não fiquemos com “CARA DE BOBOS.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *