Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Segue o líder

Já tem quem queira o time alternativo, recheado de garotos da base, na sequência do mineiro. Outra vitória convincente do galinho, agora contra o Patrocinense, que era o mandante e teve de jogar em Belo Horizonte pelas limitações da crise sanitária da COVID. Sem público, o que deixa o estádio triste. Os meninos não tomaram conhecimento do adversário e construíram o placar de três a um.

Com uma única alteração em relação a quem vinha atuando – Vargas no lugar do Tardelli – o Galo foi soberano durante toda a partida. É um bom e estimulante início de temporada, claro, mas convém registrar que todos os quatro times do interior que vencemos até agora são bastante frágeis. A meu entender, o melhor tem sido as peças novas de meninos que subiram para o profissional.

No decorrer da partida, Neto – que inclusive falamos dele durante a semana – entrou e mostrou personalidade. Ao ser lançado, liberou o Zaracho – que segue muito bem – que vinha jogando mais à frente dos zagueiros. Neto dividiu com ele essa condição e o argentino pôde se lançar mais. Quase fica na cara do goleiro em boa jogada do Vargas.

Faltando pouco mais de 15 minutos entraram ainda Felipe e Savinho. Ambos vêm mostrando boas qualidades e ontem, talvez pelo pouco prazo, estavam mais tímidos em campo. Savinho até foi mais efetivo, mas Felipe não teve oportunidades, talvez já pelo placar bem elástico. O Galo ficou queimando tempo. Já Echaporã, embora tenha entrado bem serelepe, teve pouquíssimo tempo para tentar incendiar o final do jogo.

Um a zero no primeiro tempo e logo no inicio da etapa final, o segundo gol. Num descuido, até numa falta – a meu ver duvidosa – o adversário fez seu único tento. Diferente de uma possível e eventual reação foi o Galo quem cresceu e acabou chegando ao terceiro gol. Rabelo, com assistência de Gabriel e falta lançada na área por Calebe, abriu o placar.

Aos dez minutos do segundo tempo, já tínhamos números definitivos. Os dois gols foram em bolas roubadas no campo de defesa do adversário, onde nossos atacantes tomaram o lance e balançaram as redes. Marrony interceptou uma tentativa de avanço do zagueiro e serviu a Vargas, que marcou. Depois foi Dylan Borrero que enxergou Marrony e o atacante fechou o placar.

Gostei de toda a equipe, mas fazendo justiça as críticas que venho pontuando, os três gringos tiveram atuação destacada. Zaracho, estável, segue sendo destaque do time. Borrero e Vargas, esses dois mereceram sim as cobranças recebidas, pois ontem deram a volta por cima. Boas atuações de ambos. É motivante perceber que estamos construindo uma equipe com opções para todos os setores do campo. Ainda quero um lateral e zagueiro, talvez um volante, uma vez que coloco fé no Neto.

Como manifestei, aprovei o time todo, porém faço destaque sobre Hulk. Mais à vontade em campo, foi perigoso enquanto jogou. Num chute a gol a bola fez tanto efeito que quase nocauteou o goleiro do Patrocinense. Depois cobrou uma falta, finalizou com os pés e com a cabeça. Será de muita valia na campanha de 2021.

O árbitro, considerado um dos melhores do quadro de Minas Gerais, sempre mereceu alguns questionamentos de minha parte. Não vou repetir o lance de penalidade, com paradinha, entre outros. Ontem vinha bem, até que num contra-ataque fulminante do Galo, Hulk recebeu falta dupla – ele incontinenti assinalou – e a jogada seguia com Vargas que teria apenas o goleiro pela frente.

Isso ao final da primeira fase do jogo, ele não deu a vantagem para o que seria provavelmente o segundo gol Atleticano. E a comunicação com o bandeira de número um, apesar dos apetrechos eletrônicos pendurados nos dois corpos, também sofria de melhor entendimento. Por, no mínimo duas vezes, ele foi notado gesticulando para o auxiliar à distância. Vida que segue, e o Galo alternativo assegura 100% de aproveitamento no mineiro.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

18 thoughts to “Segue o líder”

  1. ROBERTO ,

    que bom que não só eu tive a impressão de ver Danival no Neto.

    Você foi certeiro na semelhança: cabeça em pé , espichada , a ter uma visão ampla da armação do time , o que lhe dá uma ótima vantagem na execução da jogada.

    Muito boa sua observação !

  2. Caro Blogueiro democrático. Liderar um mineiro, com apenas um jogador recebendo praticamente a folha dos onze de cada clube, não faz nada de mais. Não vi um golzinho do Hulk, jogando só contra clubes menores. Está cedo? Está. Mas já era hora, pelo que ganha e pelo estardalhaço com sua chegada. Olhe: NÃO ACREDITO AINDA. Falta ao Galo aquilo que há mais de três anos digo aqui: DIREÇÃO, que não basta ser bem intencionada e com grana (porque o Clube tem dono), é preciso ter a MALANDRAGEM, no bom sentido, que o futebol (principalmente o brasileiro) exige.

  3. Caros,

    Obs.:Ô Mecenas, fi! GOLEIRO!!! Ñ se enganem, a EMPRESA precisa de um GOLEIRO! UmA Grande Companhia é UM GRANDE ARQUEIRO + 10!

    Zaracho é O VOLANTE: técnico, sai pro jg, tem pulmao tamém, parece bem a GRANDE escola argentina de meio campistas…uma lapidada aqui outra ali, mais e mais jgs, porém a camisa é prá ele (tem essa de FORMAR pro futuro, ñ)…Jogador é o q entra em campo e JOGA! Sobe um da BASE prá jogar com ele ali e seja o q Deus quiser!

    Rapaziada, moçada & afins, tudo bem, vestiu o manto vem o apoio,: Jair e Allan, são comprovadamente MEIA BOCA! Ñ seguram a onda impondo respeito na frente da NOSSA ZAGA num campeonato forte como é o Br! Tem q ter um BUTINEIRO mas IGNORANTE, sim, e ñ butineiro bonzim! Sobre zaga, Ô Mecena? Fala Mecenas! Aproveita q O Anjinho dos Adversários tá caindo nas graças da JABAZEIRA e passa no SAL, o mais rápida (perde tempo com esse PATRICK da zaga, ñ!)

    HULK: jogador tá se mostrando comprometido com O Projeto, embora ñ tenha aquela técnica refinada do GRANDES meio campista, tal R10, deve ou pode ser testado mais de PONTA DE LANÇA ou MEIA ATACANTE e menos escondido nas pontas…isso pq, atualmente, ñ temos um BOM MEIO CAMPO ajustado! NOVO ele ñ é, pode ser lapidado pro meíúca?

    O acima é pq NÓS TEMOS Q TER UM MEIO DE responsa prá levantar o BRASILEIRO! O Brasileiro é o alvo! NOSSO CAM tem q ser OBJETIVO: O Torcedor Alvinegro chegou no Ano Q Vem! VIVA O ANO QUE VEM! O Futuro JA É!!! Vamo GALO, antes q futebol vire outra coisa…TEMPOS ESTRANHOS!

    TEMPOS ESTRANHOS é a forçação de barra da TURMA de IDEOLÓGOS da neutralidade do NOVO e do reNOVO q de NOVO num tem PORRA nenhum >>> segue…

    IGOR 12/03/2021 às 15:14, em ROMPENDO PARADIGMAS >>> vem de me acusar de falar muita BOBAGEM, e eu preciso responder a isso pq se alguém (EU) fala BOBAGEM e o nego responde com BOBAGEM, qual é a conclusão se tem muito ASTRONAUTA q acredita em TERRA PLANA?

    A história do NOSSO GALO é muito BEM CONTADA, existe a tradição FALADA de pai prá filho, existem livros, existe a rede hj a contar e a descontar tudo, e, prá sair da NOTA MARCADA, ela A HISTÓRIA ñ é propriedade nem de uma versão ou muito menos de uma opinião > OPINIÃO de tomate cru é acerola!

    eu ñ parto da opinião q PAULO CURY é maior q RICARDO GUIMARÃES > os fato são óbvios > basta ver a administração PAULO CURY, suas CONQUISTAS e a grande conquista da administração RICARDO GUIMARÃES! >>>A ñ ser um MARIA! Todo MARIA curte a administração atleticana de 2005 > Por que será? O q aconteceu em 2005? PASSA O PANO AZUL? A gente espera tanto uma VERSÃO “científica” o q aconteceu naquela verão!

    Dos fatos para a OPINIÃO > ñ discuto SUCESSO de ninguém FORA do Galo, aqui se discute GALO > antes da minha OPINIÃO sobre Ricardo Guimarães, outro FATO > RG ñ financiou as conquistas da Libertadores e do Copa do Brasil…Cara, ñ creio no IMBECIL! É mais cegueira para poder sustentar A FALÁCIA do q se quer ver > se O BMG ñ financiava o Futebol do Brasil inteiro , pq TODO clube tinha uma BMG pendurada no escudo? > DESENHA O FATO > mais um FATO > através do NOSSO GALO, abriu as portas para o seu banco > mas aí é OPINIÃO de uso!

    “Ricardo Guimarães e Rubens Menin merecem uma estátua no CT e outra na Arena.”

    > alguém prá afirmar tal aberração acima Ñ pode ser atleticano, SEM QUESTIONAMENTOS, ou se é, é da facção NOVO ou do ReNOVO q de NOVO num tem PORRA nenhuma, ou então ñ SE dá ao RESPEITO > É MARIA travestida de atleticano!

    Viva O NOVO tempos! VIVA A EMPRESA!

    Abs fraternal aos q ACREDITAM!

  4. A tal da “marcação” contra determinado jogador não é de hoje .

    Tivemos o Gerson , artilheiro , mas que fora escolhido a bola da vez com a ajuda dos “analistas” .

    Chegou a ser vaiado em uma partida em que assinalara cinco gols .

    Portanto , GABRIEL , aguente firme,
    que por aqui a coisa é feia , haja vista que até hoje cultuam o futebol (!?!?) de um Réver da vida .

    1. Recordar é viver,caro José Eduardo!
      Gérson_in memorian_ lembro dele sendo vaiado até no aquecimento enquanto esteve em campo pelo @Atletico. Esse jogo ao qual vc muito bem lembrou,foi no Independência e ficou marcado até a presente data como a maior goleada imposta por um time na Copa do Brasil,11 x 0 no Caiçara-Pi. Gerson foi artilheiro da CB por três X consecutivas_ 2 X pelo CAM e uma pelo Internacional, o qual ajudou na conquista do Estadual e CB de 1992_ É o 22° maior artilheiro da história do @Atletico e mesmo assim era perseguido implacavelmente por acharem q ele pipocava_ o q jamais foi comprovado. A meu juízo,se doava como contra qq outro oponente_em jogos frente ao reBaixado,vai entender! Forte abraço.
      Saudações Atleticanas

  5. A superioridade do nosso CAM é muito grande não só nos valores individuais como no coletivo…

    O Treinador Interino Lucas Gonçalves se mostra qualificado para assumir essa função pelo Mineiro e acredito até que vá mais longe no comando pois a situação do Cuca é muito delicada nesse momento…

    Uma alteração que todo Atleticano quer ver é o lançamento do Talison como titular pra testar o garoto e porque não, o Neto tbm…

    Fora isso, tudo no seu devido lugar com o nosso CAM protagonista e líder absoluto!!!!!

  6. Adoro o Campeonato Rural. Ganhamos de todo mundo, o árbitro não rouba do nosso time (para o nosso time também não, pô!!!), a nossa base mostra que é phoda, os nossos gringos confirmam que são os melhores, o nosso treinador está sempre confiante e renovando a equipe com todas as opções, os jogadores são sempre dedicados… enfim, o verdadeiro país das maravilhas!!! E eu, a Alice perfeita!! Vaaaaiiii Gaaaalolllllooooo!!!!!

  7. bom dia Eduardo e massa. mas uma Vitória do galo.estou gostando do time mas a teimosia do interino em manter mariano. borrero. Gabriel no time estes 3 jogadores na minha opinião não faz falta nenhuma ao galo. porque não entra com zagueiro da base,lateral direito da base,Neto de titular. o Vargas voltou e foi titular e poque não entrou com Felipe.e Tardelli ja voltou para Dm.aff.otimo domingo a todos amigalos. vai galoooo.

  8. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que gostaram do que viram em campo ontem. Eu gostei e o Guru blogueiro também. Aliás, nosso Guru nem conseguiu esperar hoje para fazer a crônica sobre o jogo. Fez ontem mesmo. Eu gostei do time como um todo. Estou impressionado com uma defesa em que o Igor Rabelo e o Gabriel são os zagueiros, ser a melhor do campeonato. Não me lembro de quando o Galo teve uma defesa considerada a melhor de torneio algum. Quanto ao ataque, nenhuma novidade. O Galo sempre figurou entre os melhores ataques de qualquer coisa que ele dispute. É o seu DNA.

    Agora fico na expectativa da chegada do Cuca. Meu desejo é que quando ele começar a trabalhar com o time ele deixe só os garotos nesse time que disputa o campeonato e leve os experientes para formar o seu time. Eu acredito nessa rapaziada que joga sério e aguenta o rojão.

    Voltando ao jogo percebi que o Dylan, o Vargas e o Hulk estão melhorando com a sequência de jogos. O chileno declarou que não estava satisfeito consigo mesmo e voltou mais cedo para treinar mais. Parece que deu certo. Hulk está entrando no ritmo e o Dylan, com a sequência está ficando mais confiante. Os três podem ficar no chamado time de cima e deixar o espaço para a garotada. Felipe, Júlio César, Neto, Talison, Savinho precisam de tempo em campo para adquirirem confiança e renderem o que sabem.

    Galo líder, invicto e absoluto. Estou ficando viciado em dizer isso. Um ótimo domingo para todos nós. Ainda tenho um restinho de Stela para derrubar. Alguém é servido?

    O GALO ESTÁ ENCHENDO OS OLHOS. SÓ QUE DESSA VEZ SÃO LÁGRIMAS DE ALEGRIA.

  9. Vai me desculpar mas borrero não dá. É muito ruim. Com esse tanto de opção pra posição, em especial os meninos da base, a “jóia” colombiana é totalmente dispensável.

  10. Mais uma coisa. Sávio entrou costurando pelo meio, na entrada da área e foi parado com falta. Aí eu pensei, agora o muleque se consagra. Afinal é um exímio cobrador de faltas, principalmente na entrada da área, mas inexplicavelmente não deixaram o garoto cobrar, embora Dodô tenha batido bem, obrigando o goleiro praticar grande intervenção.

  11. Fui chamado a ouvir o cara da narração
    na TV e suas sandices e malabarismos
    verbais assim que o “Savinho que tem
    apenas dezesseis anos” entrou no jogo,

    Se o empresário do jogador não tomar
    uma providência urgente esse narrador
    de araque vai criar uma “pecha” para o
    garoto difícil de ser superada

  12. Mais um jogo de futebol super agradável .

    ZARACHO !!!
    Quais serão os outros dez ?

    GIVANILDO !!!
    Chega pra treinar de jatinho particular .
    Entra nos jogos do Mineiro e corre como
    um principiante .
    Divide todas , se entrega em campo .
    A isto se chama profissionalismo .
    Isto é respeito para com o clube .
    Isto é respeito para com o torcedor .
    Respeito para com o adversário .
    Respeito pela competição , em que pese
    uns e outros por aí ficarem a desdenhar
    e debochar ,a criticar e minimizar nosso
    campeonato .

    Então , ZARACHO , HULK e mais nove .

    E o Neto ?
    A mim me lembrou o Danival .
    Se jogar a mesma bola estamos feitos .

    1. Prezado Amigalo
      Sou das antigas, de ir na Vila Olímpica assistir treinos do Galo. Também achei o Neto parecido com o Príncipe Danival. Precisa ser mais rápido no desenvolvimento do jogo. Mas a categoria e a cabeça levantada já são bom sinal. Um bom treinador com certeza vai ensinar este menino. Um abraço

  13. Bom dia!
    Sempre feliz com a vitória!
    Porém, acho que o interino está perdendo a oportunidade de mostrar melhor os valores da base. Não sei porque a insistência em Mariano, se poderíamos ver o Talison. Da mesma forma os outros garotos deveriam ter mais oportunidades que os marmanjos. Afinal, o laboratório é agora no “urbano”. Dos marmanjos eu usaria apenas os que foram contratados recentemente. Mas como todo treinador, inclusive interino, gosta de empacar e de ser teimoso…
    Por falar em recém contratado, estou gostando de ver Dodô, além de Hulk. Acho que estamos bem servidos na LE e também no ataque.

  14. Bom dia a todos. Não gostei das atuações do Gabriel, erro de saida, demora na recomposição e não ter subido na bola do gol adversário. E novamente o Mariano, sem comentários. Esses dois destoando na defesa, embora o Gabriel venha de gol e assistência. Mas muito inconstante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *