Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Se torço contra o vento, imagina hoje…

Ontem, recuperando de um pequeno procedimento médico, recebi uma mensagem do amiGalo Alfeu Queiroga que me acendeu para essa partida de hoje. Explicando, fiz uma tal de rizotomia, que é quase uma cirurgia. Tenho uma hérnia de disco, adquirida numa caminhada da Savassi até o trevo de Itabirito – em 15 de novembro de 2006 – quando o Galo consolidou o retorno para a série A.

Desde a ocasião, tenho crises violentas com uma dor que me impede até de locomover. Ainda assim, arrastando, estive nos jogos de sábado e terça (América e Athletic) para ver as duas vitórias do Galo. Pois bem, cá estou no pós operatório – acreditando na ciência e recuperação – , quando recebo a mensagem que transcrevo. “A gente torce contra a hérnia, igual torce contra o vento”. O dito e a analogia ao saudoso amigo Roberto Drummond, me fizeram lembrar de jogos e títulos que essa gente nos roubou por tempos.

Então, caríssimas e caros, mesmo – como venho dizendo nos últimos dias (o azedume pode ser uma mistura dessa dor física e o ressentimento histórico com a CBF, TV e Flamídia), essa disputa não tem valor histórico, estatístico e nem técnico. Porém, os acontecimentos dos últimos dias, aliado à nossa história rivalidade e agora sugerida sutilmente na mensagem do Alceu, cá estou – em repouso – mas ligado na partida.

Vencer hoje esses queridinhos e apadrinhados pelo esquema mais sujo e sórdido do futebol brasileiro vale muito mais que um amistoso de tempos passados. A vitória, nessa partida de interesse da CBF, vai apagar a chama de quem quer renascer das cinzas queimadas por toda atitude ante desportiva e negação aos princípios morais e éticos que deveriam orientar um concorrente, a organização das competições e a própria emissora que manipula a opinião pública tem décadas.

Uma vitória do Galo hoje, se ocorrer, vai reacender a Torcida que anda distante dos estádios. Já falamos sobre isso, o valor de ingresso e exigências excessivas que foram revogadas para o acesso do Torcedor – porém ganhar dessa gente estimula até quem sente dor física. Esse sim, pelo histórico, é o grande rival do Galo. Doméstico, temos apenas adversários e já superamos, tendo no principal rival mineiro o kuei.

Pela lista dos relacionados, percebo que o treinador levou todos os principais jogadores. Estão na delegação Zaracho e Vargas. Levou 30 atletas, significando que vai lançar o que – em suas observações – o Galo tem de melhor. E, quanto a isso, já disse e repito, time por time somos muito superiores ao Flamídia. Ainda que venham com os reforços da arbitragem – dentro de campo e no VAR –, pilantragem da CBF e da TV.

Somos muito superiores aos cariocas, desde sempre, pois as eventuais derrotas do passado tiveram as assinaturas de Aragão e Wrighr. Ao que vi, cumprindo ordens e roteiro definido dos interesses comercias da TV, do regime político ocasião e tendo a CBF como o pau mandato dessa gente. Então, diante disso e influenciando pela manifestação do Alceu, se já torço contra o vento tem tempos – nos últimos dias contra a hérnia – frente ao Flamídia torço contra sempre. Seja com qual adversário for, sou contra o time do Rio de Janeiro.

E, hoje, lá onde a CBF, a TV e o próprio Flamídia decidiram fazer essa partida, sou Galo como sempre fui. Pelo Galo torço até em jogo de palitinho numa mesa de bar. Tanto que, quem tem mais proximidade comigo, sabe que não perco jogo por nada. Assim foram nos últimos jogos e sempre na minha vida. Já fui a jogo recém operado, viajei durante uma noite de ônibus depois de uma festa de casamento na família para ver o Galo no dia seguinte. E assim sempre será.

Pra fechar, me permito reproduzir parte do comentário de ontem do Gualter – assina Mendonça Abreu – “Torcer muito por uma boa vitória do Galo e se não vier vou continuar apoiando. Nada mudará”. Tô fechado com o amiGalo. Sempre com o nosso time do coração, independente de resultados e da sacanagem dessa CBF/TV.

Se vier uma tempestade, uma hérnia, o Flamídia ou qualquer adversário, sou Galo sempre. Sigamos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

16 thoughts to “Se torço contra o vento, imagina hoje…”

  1. Um jogaço!
    Nunca tinha visto uma disputa de pênaltis como essa. Everson, baita goleiro!
    Ah se fosse o Réver a fazer a lambança feita por Godin…acho até que o Réver deve voltar até o Galo contratar um zagueiro de verdade. Inadmissível a atuação de Godin.
    Apesar disso, gostei das mudanças feitas por El Turco. Mandou muito bem. Ademir e Vargas foram fundamentais pra que o Galo não saísse derrotado.
    É CAMpeão!!!!!!
    Galoooooooo!!!!

  2. Ávila, boa e rápida recuperação. Fique firme.
    O jogo hoje, além de bom teste para o Turco, é chance de faturar $5 milhões que já ajuda. Se o fla ganhar, será glória sem honra. Se o Galo ganhar será honra e glória. Mas, o resultado não significa nada e seja qual for para nós a emoção continua. O Galo é emoção, coisa que cruzeirense não entende.

  3. Bom dia xará e amigalos! GALO é superior ao CBFLA e irá vencer o jogo logo mais. Hulk vai levantar a taça da Supercopa do Campeão (campeão porque foi um só ano passado). Também levaremos para a Sede de Lourdes o título da Supercopa Guanabara. Jogaremos contra 20 adversários (11 jogadores do CBFLA, 1 juiz, 2 bandeiras, 3 VAR, 1 narrador da Globo, 2 comentaristas). Mesmo assim o GALO mostrará sua força. Campeão Brasileiro e Copa do Brasil 2 x Campeão Taça Guanabara 0.

  4. Vejo esta birra contra o Flamengo, mas sei lá, devo ser o único Atleticano que nutre uma admiração por eles. Vejo semelhanças entre a massa e a torcida deles. Somos as maiores do Brasil. Considero o Flamengo meu segundo time. Admiro Zico como admiro Reinaldo. Já estive no Maracanã e senti a mesma energia que no Mineirão. Enfim, que hoje vença o melhor.

    1. Paulo, boa tarde
      Porque vc acha que o atleticano tem birra do protegido da TV e da CBF?
      te recomendo ver o vídeo que nosso Guru Mor postou aqui neste espaço, com relatos da roubalheira que foi feita durante anos contra o Galo.
      Advinha quem era o time que foi o principal protagonista?

    2. Atleticano não tem segundo time. Atleticano quer que hj vença o Atlético. Vc não eh Atleticano, talvez até ache que seja, mas eu te garanto que vc não é. Torça para o melhor, nós, Atleticanos, torcemos para o Galo. SAN

  5. Bom dia!
    Boa recuperação, caro blogueiro!
    Embora achando um absurdo nossa diretoria ter aceitado esse escárnio da orcrim, numa disputa pra ver quem é o super campeão, sendo que o Galo ganhou tudo e o flalixo não ganhou nada, já estou concentrado pra ver o Galão de Hulk dar uma surra nesse time da tv maligna.
    Se o Galo perder, vou continuar atleticano. Nada vai mudar nesse sentido, mas se for por incompetência e invencionices do treinador, com certeza aqui estarei com minha corneta pedindo a cabeça de El Turco.
    Barata está sumido. Seus comentários fazem muita falta aqui.

  6. Bom dia!!!

    Que o Regulamento da Competição é esdrúxulo, isso é:

    “(…)

    Art. 2º – A SUPERCOPA será disputada, na forma deste regulamento, pelos 2 (dois) clubes identificados no Anexo A – Relação dos Clubes Participantes, em conformidade com o seguinte critério técnico de participação: Critério 1 – Ter sido o campeão do Campeonato Brasileiro de 2021; Critério 2 – Ter sido o campeão da Copa Intelbras do Brasil de 2021. §1 o – Caso um mesmo clube conquiste a vaga pelos 2 (dois) critérios, o adversário do clube na SUPERCOPA será o Vice-Campeão do Campeonato Brasileiro de 2021…”.

    O Regulamento é um acinte ao bom senso!!!

    Hoje deveria ser um jogo amistoso, com o urubu entregando as faixas de campeão para o Galo, para se falar em justiça desportiva, dado que o próprio regulamento fala em “critério técnico”.

    Só que a realidade não é essa!!!

    Então é torcer contra o vento e lutar, lutar e lutar…

    Contra tudo e contra todos, sempre com o Galo!!!

    Vamooooo Turcoooooooo!!!

  7. Bom dia. Dia de jogo do Galo é assim. E pode ser contra quem for. É Galo! Ainda mais contra quem… o pior bando do futebol brasileiro. Claro, todos esperando uma boa vitória e também apresentação do time. E mesmo que não jogue bem, ganhando já vale. Agora, caso não vença, nada muda em relação aos nossos sentimentos ao time, alguns excessos talvez… mas pode servir pra mudar alguns detalhes no time, que ainda não consolidou uma forma de jogar, nem parece ter havido ainda uma completa sinergia entre comissão técnica e jogadores. Eu acho um ótimo teste pra iniciar a temporada.

  8. Prezados Atleticanos, bom dia!

    O correto seria não ter o jogo, pois o Galo faturou os 2 títulos. Mas, a Casa Bandida do Futebol (CBF) não quer perder dinheiro, né? Inúmeros são os interesses: patrocinadores, cota de TV, publicidade em campo, bilheteria, etc.

    O time deles não ganhou nada relevante em 2021. Se ganharem será um “prêmio de consolação”. Já o Galo jogará numa boa, sem pressão nenhuma.

    Eles é que têm a obrigação de ganhar essa “Copa Caça Níquel”.

    E podem ser o único supercampeão que nem campeão foi.

    Davi Luis, que se acha craque acima da média (e não é), gosta de fazer pose ao dar passes. Só que ele “telegrafa” algumas vezes e uma interceptação de bola pode se transformar em gol nosso. Atacantes, fiquem atentos!

    Bora Gaalllôô, levantar a 1ª taça do ano!

  9. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    A hérnia de disco já era! Assim como você, também sofri por muitos anos com esse incômodo. Bola pra frente. Breve recuperação! Afinal, o atleticano é antes de tudo um Bravo! Duro de quebrar como uma rocha.
    Quanto ao jogo de logo mais, se o Galo não entrar em provocações, a fatura é certa. Temos mais time e ao que parece o time está muito a fim deste título.
    Hoje, será um bom teste para avaliarmos a evolução do galo sob o comando do “El Turco”.
    Vamos que vamos e pronta recuperação!
    Hoje e sempre, Galo!!!

  10. Boa dia Massa e Guru.

    “Torcer muito por uma boa vitória do Galo e se não vier vou continuar apoiando. Nada mudará”.

    Pois é Guru, que o espírito do nosso amigalo que escreveu estas palavras, possa contaminar e servir de lição os torcedores do Twitter, que hoje diante de qualquer resultado que não seja a vitória, ficam freneticamente teclando suas cornetas.
    Ricca Perone em uma live chamou a atenção do atleticano para não cair na armadilha da soberba, pois nossa torcida sempre foi reconhecida pelo apoio e engajamento.
    E Hoje engajados vamos pracima do Flamidia e seus comparsas (CBF e TV). Só espero que o time não entre pilhado como no último jogo lá no Rio.

    Vamo, vamo, meu Galo!Com muita raça e amor … !

  11. Bom domingo Alvinegro!

    Dá-lhes, Galo!!!

    Massa, El Turco, Hulk e Cia: sangue nos olhos e bola na rede do Flarrapo, CBFlobo e Eixo Maligno!!!

    Vamos, Galo, ganhar a Supercopa!!!

    1. Bom dia amigos do Galo. Acredito que o jogo de hoje tem um peso muito grande na sequência do trabalho do El Turco no NOSSO GALO. Isto porque, talvez a maioria da torcida do GALO, ainda não põe muita fé no trabalho dele por aqui.
      Vencer, com certeza significa ter o apoio da massa para sequência do trabalho e o credencia perante o elenco.
      A nossa diretoria precisa parar com mimimi , isto só atrapalha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *