Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Amanhã tem show no picadeiro do Circo CBF

Quando eu era criança, isso já tem décadas – já passam de meio século –, a agitação em torno da temporada circense em Araxá agitava a cidade. Me lembro, que entre dezenas deles o que mais encantava era o Circo Garcia, que além dos incríveis malabaristas e bichos ferozes traziam os palhaços que soltavam talcos pelo traseiro e a inesquecível ximbica que estourava pneus e explodia o motor. Era um misto de sustos e gargalhadas que, em duas horas de espetáculo, estasiavam a imaginação de crianças e adultos.

Pois que, depois de 50 anos desse espetáculo circense, no meu caso e de muitos Atleticanos seguimos assistindo o mesmo roteiro da organização do futebol brasileiro. Malabarismos e contorcionismos (isso mesmo malabarismo) para tentar iludir o brasileiro de que naquela casa existe seriedade. Feras amestradas, por cariocas e paulistas, se fazendo de lobo mau para amedrontar quem se opõe a aquela zona institucionalizada. E, evidentemente, os palhaços para distrair e tentar fazer rir a um público que tem tempos não acha a menor graça em toda aquela mediocridade.

Não foi fácil para o Galo, depois de décadas, superar as armadilhas que essa instituição – dirigida sob a batuta e interesse comercial de uma rede de televisão – impôs e nos furtou títulos nacionais por diversas ocasiões. Ano passado, Torcedores e dirigentes, reagiram e exigiram paridade na arbitragem, decisões administrativas e até naquele famigerado tribunal suspeito de Justiça Desportiva. Como resultado, ao final do ano, dois títulos na cota do Galo. Brasileiro e Copa do Brasil.

Dito isso, o regulamento – isso é indiscutível – prevê uma tal de supercopa entre os campeões das duas competições. Um jogo único para a CBF e TV faturar quase 200 milhões de reais e repassar sete aos dois clubes (Cinco ao vencedor e dois ao perdedor). Na hipótese do mesmo clube vencer as duas competições, pelas regras aprovadas por todos, o vice do Brasileiro passa a ter a vaga nesse Caça Níquel. Por desejo do destino, o Galo pega então o Flamídia – de maior torcida no Brasil e concomitante a isso, também o mais odiado pelos brasileiros – e entre os protegidos pelo esquema (CBF/TV) o time que mais títulos conquistou nesse sistema podre.

Então para os donos da bola. CBF e TV, esse campeonato de jogo único, passou a ter mais importância que o brasileiro de 38 rodadas e a Copa Brasil com 10 jogos. No primeiro, o Galo ficou 13 pontos à frente do segundo colocado, já na outra competição, venceu nove das dez partidas. Cumprindo o regulamento, o Galo não imaginava que a CBF em TV em conluio com o adversário carioca, promoveriam tanta bandalheira nessa Caça Níquel.

Dirigentes do time carioca, com a intenção clara e suja de provocação, lançam declarações bombásticas – como se numa eventual derrota do Galo – os dois títulos de 2021 fossem até cancelados pelo mais protegido desse esquema. Parta tanto, as duas comparsas anteciparam local da partida ao concorrente que reservou hotel e o único CT para o adversário. Nossa diretoria avisou que, em confronto com o regulamento, só mandaria o time para Cuiabá na véspera do jogo. E segue assim o picadeiro oficial da CBF.

Amanhã, num jogo que vale 5mi ao vencedor e 2mi ao perdedor, a organização irá movimentar quase 200 milhões numa partida que não vale nada. Nem classificação, ranking, história, nada além de encher a CBF de dinheiro para continuar promovendo os desmandos que culminaram com o afastamento dos seus quatro últimos presidentes. Onde estão Teixeira, Marin, Del Nero e Caboclo? Isto, per si só, responde que nada mudou naquela pocilga.

19 thoughts to “Amanhã tem show no picadeiro do Circo CBF”

    1. E outros o contra-recibo. Comédia trocada não dói e nem mata ninguém, só aguça a rivalidade. Rivalidade? Qual? Onde? Em Minas somos os únicos, no Brasil ganhamos todas. Então…esse ….. tá querendo aparecer.

  1. Penso que este jogo vale sim. Espero uma bela vitória em cima do histórico rival, em busca do título!
    Além da premiação, teremos visibilidade nacional, valorização da marca e mais um caneco pra sede de Lourdes. Acho interessante.
    No futebol os troféus são sempre bem-vindos.
    Vamos, Galo!!
    Saudações

  2. El Turco! Ouça bem o que disse Mariano. Não inventa!
    Meu time pra amanhã:
    Everson
    Mariano
    Nathan Silva
    Godin
    Arana
    Allan
    Jair
    Zaracho (tomara que esteja disponível)
    Savarino (carrasco de mulambo)
    Hulk (o melhor do Brasil e que ficou fora da seleção dos comentaristas de “credibilidade” do sportv)
    Keno

  3. Olá amigos da bola!

    Não vejo necessidade em nos preocupar com local da partida! Aqui, ali, acolá, “tanto faz” mesma coisa!

    Agora!
    Penso que o que a diretoria do Galo deveria ter se preocupado, era em relação a arbitragem. Tinham que ter pedido árbitro de fora! Inadmissível aceitar arbitragem brasileira…

    Alguém acha que não seremos garfados??????

    Principalmente após a insistente “campanha”, realizada de forma indireta contra o Galo! Foram duas semanas seguidas, mídia mineira e brasileira, dizendo que o Galo é beneficiado pela arbitragem, que se caiu na área é pênalti etc! Até o rádio, veículo de comunicação cheio de cruzeirenses, “comprado” por atleticano, fez campanha indireta contra!

    Com tudo isso…

    Aliás, nem precisava disso tudo! Todos sabemos com certeza, que com isso ou sem isso, o árbitro vai inverter faltas, parar ataque do Galo e tantas outras malandragens que eles fazem quando querem favorecer/prejudicar alguém!

    Vamos aguardar!…

  4. Supercopa SEMPRE existiu na Europa, e temos a oportunidade de ganhar a 3 edição da copa. Eu só espero que não seja, como no último jogo contra o Flamengo, onde o Galo SEM motivo nenhum, entrou supernervoso e perdeu de 1×0 um jogo onde tinha tudo, para ganhar tranquilo, mas a mídia pilhou o jogo, e burramente o time “entrou na onda”. Se o Time jogar bola e não cair em picuinha boba, ele vence, por que Hoje o Galo é mais time que o flamengo inegavelmente.

  5. Como disse no último comentário, que por sinal não foi publicado aqui, que mal tem uma organização aproveitar a oportunidade e faturar em cima? Acho que o jogo vale $5 milhões. É pouco? Quanto ganhamos com um jogo frente o cruzeiro, que é o de maior renda? Além disso, o jogo é um teste para nosso treinador. Não que ele tenha a obrigação de ganhar, mas trata de um confronto entre dois gigantes e é sempre bom. Acho que o esquema deles pode funcionar com o juiz. Fora isso, é Galo na cabeça.

    1. Acabei de conferir no spam e lixeira. Não tinha nada lá, confira antes de acusar se o seu comentário foi enviado. Só tem na lixeira alguns ofensivos de gente que nem tem postado ultimamente e no spam daqueles IDs fakes que estão inclusive denunciados na Delegacia Especializada. Nada seu em nenhum dos casos. Pelo menos com este nick. Sigamos!!!

  6. bom dia Eduardo e massa. amanhã é jogar bem e vencer o menguinho.espero eu que EL turco não inventa e põe os melhores a jogarem. o foguete molhado foi bem vendido e espero que seja feliz para onde for.agora a base do galo deve ser todos demitidos ou fechar porque para sair um Bernard vá demorar mais 100 anos. aff. o galo precisa de contratar mais reforços urgente um lateral direito e um reserva para o Hulk porque depender do Fábio bolt e sascha estamos ferrados. vai galooooooooo.

  7. Acho que a gente está criando um caso à toa. Gastando bala em mosquito. Isto é um jogo de pré-temporada, comemorativo. Flamengo não ganhou nada, vai lá participar, regulamento é assim também em outros países. Isto é uma cópia do sistema de alguns países europeus. Vale um troféu e uns bons trocados. Simples.
    Jogar alegre, com afinco, testando situações, ousando.
    Vamu Galo, jogar bola! Foda-se a CBF, o flamengo, as polêmicas.

  8. Bom dia massa

    A melhor resposta do galo será uma vitória e o caneco na sede de Lourdes.
    Vamos mandar a CBF, flamerda e a tv, pra PQP

  9. Bom dia!!!

    Sobre a CBF e a TV, uma novidade que pode alterar a relação dos clubes diante de ambas envolve a criação da Liga de Futebol.

    Em junho do ano passado, após o afastamento de Caboclo da CBF, os clubes fizeram um movimento para criação da Liga de Futebol.

    Esse movimento ganhou força depois da edição, também no ano passado, da Lei do Mandante que prevê que a este cabe a negociação dos valores da transmissão dos jogos da TV, tirando do clube visitante o poder de negociar os valores da transmissão da partida.

    Consta que a partir de 2024 se encerram os contratos sobre transmissão de jogos anteriormente estabelecidos com a TV e a partir de então cada clube, na condição de mandante, estaria livre para negociar os valores de televisionamento das partidas.

    A Liga pretende unir os clubes para que estes tenham, segundo o discurso criado, melhores condições de negociar valores. A falta de adesão de um ou outro clube teria o poder de dificultar a formação da Liga.

    Segundo uma proposta inicial, um investidor da Liga teria 25% das receitas do Brasileirão por até 75 anos, com o restante dos valores divididos entre os clubes. Já existem outras propostas em ao menos mais dois investidores.

    A Liga de Clubes teria uma avaliação inicial em US$ 4 bilhões. A venda de até 25% da Liga para o parceiro geraria algo por volta de US$ 1 bilhão, dinheiro esse que seria repassado aos clubes.

    Com a criação da Liga, a ideia é a de os clubes assumirem a organização do Campeonato Brasileiro e da Série B, em modelo semelhante ao das ligas europeias, com a CBF na continuação da administração da Seleção Brasileira e das outras competições nacionais (Copa do Brasil, Série C e Série D).

    Os campeonatos estaduais continuariam a existir, porém com os clubes filiados à Liga mandando a campo seus times do Sub-20.

    Os clubes estão rachados em relação à proposta inicial de formação da Liga. As federações estaduais seriam um peso contra a Liga. Mas essa parece inevitável, como inevitável também parece ser a transformação em Clube-empresa da maioria dos clubes brasileiros no curto e médio prazo.

    O que se apresenta para o Atlético, em curto prazo, talvez seja, já a partir do próximo ano, sua transformação em Clube-empresa com sua adesão, em 2024, à Liga de Futebol.

    A ver…

  10. Bom dia!! Parece que 1981 não acabou ainda! Absolutamente
    repugnante os bastidores dessa partida! Torcer muito para uma boa vitória do Galo e se não vier vou continuar apoiando. Nada mudará.

  11. Bom dia!
    Que nossos jogadores entrem em campo com o mesmo desejo de nós torcedores. Ou seja, triturar o time da orcrim (cbf/globolixo/imprensa marrom).
    Esse ano estarei torcendo pra mais um vexame da selecinha!

  12. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    O regulamento esdrúxulo, com certeza aprovado pelos clubes, assegura o jogo de amanhã. Vamos cumprir o que está definido e vencer e convencer com uma boa atuação. Temos time para impor uma derrota ao Flamerda, e isto é o que importa.
    Portanto, vamos com todas as armas disponíveis para cima do Urubu.
    Amanhã há de ser novo dia…
    Hoje e sempre, Galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *