Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Rodada pra definir os confrontos

Com três equipes matematicamente classificadas, resta a última vaga a ser confirmada, que deve ser do nosso Galo. Para perder essa derradeira quarta classificação, teríamos de ser derrotados pelo Ipatinga e ainda Uberlândia ou Vila Nova vencendo tirar sete ou nove gols – respectivamente – do saldo que nos é favorável. Portanto, sem medo de errar, temos 99,99 (pelo meu instinto e até pela UFMG probabilidades).

Como o regulamento é absurdamente injusto, fazendo com que a competição seja desinteressante, temos algumas considerações acerca dos jogos de hoje. Nosso time será alterado, em algumas posições até com a utilização de jogadores que a Massa vem pedindo insistentemente. Não são os casos de Edenílson e Vargas, cotados para começar a partida. Mas de Rubens e Alisson, sendo que o primeiro deles vem merecendo lugar é na sua posição de origem. Mas, pelas circunstâncias se tornou reserva do Arana.

Contusões e cartões – nesse caso uma das aberrações do regulamento – forçam a preservar jogadores que estão com dois amarelos. Se receber o terceiro, fica fora do primeiro jogo das semifinais, não sendo advertidos entra na fase final zerado desse risco. E, daí o registro, o jogador em sete jogos está pendurado, é demais. Teve, no caso do Jemerson, que na quinta rodada ficou fora. Em quatro jogos recebeu três amarelos. Duro. Neste mesmo jogo, Otávio – outro – recebeu o amarelo aos 57 minutos do segundo tempo com o jogo em dois a zero para o Galo.

Convenhamos, regulamento para uma competição de tiro curto (oito jogos na faze classificatória, dez se parar na semifinais e 12 se disputar o título), zerar cartões amarelos na reta final é muito permissivo. Incentivo ao profissional em não se preocupar com essa advertência. Terrível aos sujeitos que mais critico nas minhas postagens, os juízes – que reitero são fracos – e tem a obrigação de levar a partida com isenção. Nem sempre conseguem. É fato. Essa anistia das advertências é vergonhosa.

Outro detalhe desse regulamento digno de ser criticado. Em qualquer das alternativas acima, o Galo vai pegar o time com a segunda melhor colocação entre os campeões de grupo. Confirmando nossa primeira colocação na chave B, vamos encerrar com menos pontos que qualquer dos três, mas o melhor segundo colocado – com vaga nas semifinais – que virá do grupo A, pega o time de melhor campanha entre todos. Absurdamente injusto, mas regulamentar. E se assim diz o regulamento, assim deve ser cumprido. Ao que sinto, pela lógica e – repito se confirmando nossa vaga – devemos pegar o América nas semifinais

De volta ao time comandado pelo Felipão – considerando essa opção e suas teimosias – o Galo deve ir de Éverson; Edenílson, Fuchs, Jemerson e Rubens; Bataglia, Alan Franco, Igor Gomes e Scarpa; Alísson e Vargas. De bom, ao meu pensar, Rubens (embora fora da sua posição), Alan Franco e Alísson, todos carecendo de rodagem. Ainda dentro do meu livre juízo de quem acompanha o Galo de perto, lamento o não aproveitamento de Vitinho e Isaac ou Cadu. Seria coerente com o pretendido pela direção Atleticana, ou seja de dar oportunidade aos garotos que subiram da base. O lateral jogou apenas um tempo nos profissionais, foi com Coudet no mineiro\23, frente ao Democrata Sete Lagoas. Os dois atacantes, se somar os tempos de cada deles, não atinge 45 minutos. E Edenílson e Vargas, em campo. Felipão não é incoerente, é tão e somente, teimoso. Vai que ele surpreende. Sigamos!

Em tempo: tive uma semana pessoal muito agitada, daí ficar quatro dias sem postar. Tempos de mudanças!

*foto: Pedro Souza\Atlético

20 thoughts to “Rodada pra definir os confrontos”

  1. Bom dia Eduardo e massa. Mas logo veremos 7×1 burro ultrapassado e seus bois cansados. Enquanto isso jogadores da base mofam no banco de reservas. Então está pifia diretoria fraca está contratado um jogador meia boca por 15 milhões. Deixaram o savarino para o foguinho por uma mixaria. Enquanto isto até ás cabulosas ganham mais no patrocínio Master que o Galo. Ajam incompetência desta saf e diretoria. Treinador não temos. Jogadores até agora incrível Hulk. Alisson e Rubens os outros estão de férias. Acorda saf diretoria fraca .7×1 ultrapassado e bois cansados. Vá Galooooo.

  2. Bom dia, prezados Atleticanos

    Necessidade zero de Hulk, Paulinho e Arana serem titulares. Há risco de 3º amarelo e fora do 1º jogo da semi na Arena MRV. Quem for escalado, mostre valor.

    De melhor time do 2º turno do BR, à derrota de 4×1 do Bahia, vemos um futebol pobre. Dá agonia ver o Galo jogar.

    Os caras não engrenam. Não há um mísero “corta luz” pra surpreender e até gerar gol. Muitos cruzamentos inúteis. Raro ter enfiada de bola inteligente. E quando tem, erram o gol.

    Dependemos da raça e habilidade de Hulk, um super-herói sobrecarregado pelo futebol fraco dos demais. Alisson é exceção, por partir pra cima e tentar fazer gol. Ganhar e convencer, Gaaalôôôô.

  3. Hoje bem cedo, minha amiga e companheira de jogos do galo me chamou para ir à arena dos mercenarios que muitos insistem em chamar de arena do galo; disse a ela que não tenho tesão e sequer paciencia para ver um time tão desinteressado pela tv imagina na arena que é de qualquer um menos nossa, como não vou pagar ingresso não tenho direito de reclamar do time, certo? Mas posso dizer que torço com todas as forças pela perda do campeonato e que seja maneira vexatória, na esperança de que algo posso mudar e que o resto do ano não seja jogado no lixo, como já ocorrido em 2022 e 2023 anos que forma ruins e pelo visto nada foi aprendido, nem sequer pelos torcedores que ficam aí pensando em pentacampeonato que sinceramente não interessa, o que interessa realmente é a libertadores, a copa do brasil e o brasileirao, com este time e com este técnico está bem claro que não caminharemos nestas competições. Acho o elenco bom sim, porem muito estrelismo e falta de pulso, tá bem claro que jogadores não estão se sentindo “á vontade” com Felipão, e quem vai resolver isto? Sergio coelho,? Vitor ? me poupe né.
    Torcerei contra, apesar de ser muito dificil, mas na esperança de que esta diretoria pífia acorde a tempo.

  4. O galo é um time de tormenta. Cria suas tempestades sem precisar. Alguém pode indicar um técnico que venha e resolva? Não defendo Felipão, mas vamos voltar a fazer experiências? Concordo c o amigalo: independente de quem entra ou comanda o time, quero ser CAMpeao, preferencialmente de um título grande. Não estou preocupado c o mineiro. Mas que ele mostra nossa fragilidade, isso mostra.
    Vamos galo, vamos acordar ⏰️. Tá na hora.

  5. Voltando aqui para dois comentários :

    1 – A pergunta que vale ouro: de quem é a culpa por este time fracassado e este futebol indecente e horroroso?
    Pra mim a culpa é 70% 4R´s e diretoria 20% Felipão e 10% jogadores. Porque? Porque a diretoria e os investidores é que trouxeram este crápula para treinar nosso time e os jogadores são comandados pelo mesmo crápula.
    Alguém ai já identificou o sujeito oculto?

    2 – FORA FELIPÃO!!!!!!

  6. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Padre Torga em sua sapiencia, dizia: ” Em Tapirai a gente gosta de matar capado gordo”. Ou seja, tem de pegar o Cruzeiro na semifinal e ir a forra das duas últimas derrotas vergonhosas, com duas VITÓRIAS acachapantes: 4×0, na primeira partida e 6×0 na segunda. Só assim, para este time ser contemplado com o livramento da Sanha de Eduardo Barata, que nos últimos tempos anda acabrunhado com esse time do Galo.

    1. Um dado, padre Torga foi capelão em Tapira e não Tapiraí. Essas duas cidades estão distantes, uma da outra, por cerca de 100m em linha reta e o dobro por estrada. Imagino cerca de 3h de viagem. O saudoso padre não faria, tampouco fez, esse percurso.

    2. DOMINGOS SÁVIO ,

      acabrunhado , não !

      Apenas e tão somente constatando a falácia que foi impregnada na mente do torcedor modinha ( segundo o Ruque e o Paulinho ) que propagava/propaga aos quatro ventos que o time dos Rs é muuuuito qualificado

      Esse elenco não vale o que o gato enterra

      A mediocridade desse departamento de futebol da SAF é tão significativa quanto a soberba e a empáfia que tomaram de assalto as cores preta e branca que um dia lutaram contra a tempestade

  7. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Com o futebol que o galo vem apresentando, qualquer resultado é lucro.
    Hoje e sempre, galo!!!

  8. Salve Massa e Guru

    Guru se vc está reclamando do regulamento, então o que dizer do nível técnico deste falido campeonato?
    Para se ter uma ideia, temos a quarta menos pior colocação, de um campeonato que os três que estão a nossa frente, saíram prematuramente da Copa do Brasil, perdendo para equipes de série D.
    Mas voltando ao nosso time, o conto da carochinha de que temos um bom elenco a cada dia cai como um castelo de cartas, expondo a má administração e a enganação desta SAF e seus paus mandados.
    Edenilson, Vargas, Kardec, Pedrinho, Patric, todos come e dormes e futebol que é bom nada, já deveriam estar dentro da barca e junte a eles Marisano e Jemerson, que são simplesmente horrorosos.
    Ops, me esqueci, não vou ao jogo hoje e portanto não pagarei ingresso, mas em compensação pago GNV e comprei produtos do clube. A quem procuro no clube, para saber se nesta condição ainda tenho direito de criticar?
    Bando de vagabundos!

    Nota:
    Em jogos do Galo na Arena, mesmo com público sem torcida adversária, aparece a PM para recomendar e até proibir a rua de fogo. Hoje tem jogo dos arquirrivais na mesma cidade e na mesma hora e até agora não vi ninguém aparecer. E dai?

    1. Sobre o pífio campeonato estadual, o desempenho de MG na Copa do Brasil responde. Com exceção do Galo, que ainda deve confirmar a vaga na fase final, os outros três caíram no primeiro jogo. E o Galo, sendo o maior de Minas, só entra depois dessas prévias entre times pequenos.

  9. Bom dia !
    O que eu quero ver é o Galo pentacampeão . Se vai ser com Edenilson, Patrick, Vargas, Pedrinho, Kardec ou qualquer outro desses jogadores questionados, já não importa, pois a gestão do clube decidiu seguir com Felipão e estamos tendo que engolir. Ganha o título , pois o negócio é não deixar a arrogância do outro lado da lagoa voltar.

    1. ganhar este fraquissimo campeonato com uma campanha tão pífia será jogar o resto do ano na lama, pois mudanças precisam ser feitas, ganhando este campeonato muito alem de fraco manterá tudo como está. As vezes, mesmo sendo doloroso é preciso perder para aprender e seguir.

  10. Bom dia, todos! Caro, Eduardo, Não tive como não lembrar de vc ontem quando saiu a tabela do Brasileiro 24. Vamos novamente jogar a partida do primeiro turno contra o flamerda em casa, sendo que no returno vamos à casa deles. Achei que vc fosse até falar disso hoje. Quanto ao jogo de hoje, é esperar para ver quem vamos eliminar nas semi finais.

    1. Estou me guardando para este post. Como se não bastasse, além do flamídia os demais principais concorrentes ao título da mesma maneira. E tem que questione nossas reclamações. Bandidos!

    2. Pois é Luis Claudio, o ano passado foi 3×0 no Maracana e perdemos de 2×1 no Indepa.Ganhamos do Coritiba fora perdemos na Arena.

  11. Bom dia Eduardo e Massa!
    Postando uma ou duas vezes por semana já está bom demais, caro Ávila. O que não pode é você nos abandonar.
    Gostaria também de ver os garotos da base em campo hoje, inclusive na zaga no lugar do Jemerson. Mas o teimoso deve mandar o seu “esquadrão” em campo. Edenilson, Patrick, Vargas e Kardec. Cruiscredo!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *