Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Previsibilidade confirmada

Deu o que já era esperado, mas só pudemos afirmar ao final da rodada completa e simultânea, com os três times da capital e Tombense decidindo título o estadual. Os cruzamentos das semifinais, igualmente, sem surpresas. Galo e kuei, com a vantagem em caso de igualdade para o adversário. Já na outra, esse privilégio também é para o time de BH. Se der zebra, nesse caso do lado de lá, aí essa mesma condição poderá ser do nosso time. Caso avance eliminando o América. Claro! E estou confiante.

Entre as demais equipes, somente o Vila Nova, um dos três clubes do nosso estado que segue na Copa do Brasil – além do nosso time do coração e Athletic –, ficou na zona do limbo. Escapou de disputar a repescagem e não alcançou vaga na decisão da taça Inconfidência. Se liga na CB, leão! Esse troféu mineiro de consolação, será disputado entre Athletic x Uberlândia e Pouso Alegre x Itabirito. Numa única oportunidade, essa competição iniciada em 2020, teve time da capital na disputa. Já venceram, pela ordem: Uberlândia, Pouso Alegre, Democrata GV e Tombense.

Já Ipatinga, Democrata (nossas duas vitórias fáceis) e Patrocinense (daquele pasto da primeira rodada), brigam para se salvar das duas vagas do descenso. Esse último, acabou conhecendo a praga do Atleticano. Graças aos seus diretores e administração municipal, que na primeira rodada fizeram aquele papelão de um campo sem condições de jogo. Como diria na minha infância: “bem feito, coisa boa, com Galo não se brinca”. Cadê aquelas pessoas notáveis que se vangloriaram do fato para buscar visibilidade? “Sumiu, ninguém sabe, ninguém viu”!

Sobre o nosso jogo e a vitória por três e que poderia ter sido muito mais, apesar da fragilidade do time de Ipatinga, posso afirmar que foi a melhor partida do Galo na temporada. Com cinco jogadores poupados, por acumularem dois cartões amarelos (Saravia, Arana, Otávio, Paulinho e Hulk), quatro contumazes hóspedes do DM (Mariano, Lemos, Rabello e Zaracho) e o chileno Vargas com saída encaminhada, Felipão teve de engolir três garotos da base para iniciar a partida e outros nove no banco de reservas. E os três que saíram jogando brilharam. Todos!

Alísson e Rubens, foram substituídos no intervalo, ambos amarelados. O primeiro cassado em campo, deixou o lateralzinho adversário atordoado – vi o rapaz até apontando o dedo para o nosso cria da base – e o outro sentiu contusão no ombro. Daí entraram os bois cansados Patrick e Pedrinho. Com essa e outras alterações de posicionamento o time caiu de produção. Ele inverteu Igor Gomes e Scarpa de lado, ambos renderam menos, e ainda trocou o posicionamento de Edenílson com Alan Franco. O time só não foi ameaçado pela fragilidade do Ipatinga. São situações de jogo, que cá da minha ignorância tática, não consigo entender. Mas a minha praia é outra. Só pagante pode reclamar!

Jogamos e vencemos, reitero, em nossa melhor exibição no campeonato mineiro. Que venham as semifinais e, jogando como time que impõe, as finais e o título. É o que espera o Atleticano, pagador ou não de ingresso – nesse caso quase cem mil GNV – para aquecer a temporada e criar uma atmosfera boa para as demais competições que se iniciam em abril. Brasileiro, Copa do Brasil (essa só para time grande, os pequenos estão tentando credenciamento) e a Copa Libertadores. A mim, o grande destaque do jogo foi Cadu, cuja titularidade só aconteceu pela saída iminente do Vargas. Felipão já evoluiu, pois Kardec ficou no banco e nem foi requisitado. Amanhã falo mais sobre o jogo e esse garoto. Tem bom futuro! Acredito no seu potencial.

*fotos: Pedro Souza\Atlético

16 thoughts to “Previsibilidade confirmada”

  1. Nunca gostei de Felipão, ganhou a copa de 2002, não tiro o merito, mas o time era fantástico. Ja os times que ele treinou tô cagando, não torço pra nenhum deles, mas sei bem que é disparado o maior mau humorado sem educação e sem razão do futebol. Me lembro bem de coletivas absurdas dele no passado, é ultrapassado sim , não serve para o galo, fico feliz pelos garotos da base sim, mas o adversário é pior time do brasil. Torço pela eliminação contra o coelho em prol de mudanças, pensando no resto do ano que não pode ser jogado na lama como 2022 e 2023, com Felipão no comando seremos ridículos!

  2. Felipão é intragável…

    Mal humorado…

    Mal educado…

    Cara de babaca…

    Ultrapassado e velho pra essa profissão…

    Dá nojo de ver esse tipo vestindo nossa gloriosa camisa na beira do gramado…

    Fora FELIPÃO!!!!

  3. Outra coisa: pra que botar Pedrinho no jogo? Primeiro que faz a mesma função do Scarpa. Segundo, se queria outro meia, porque não botou o Caio Ribas, pra dar experiência pro garoto?

  4. Rubens e Allison muito bem, como todas as vezes que entraram. Cadu arrebentou , excelente! Paulo Victor muito bem, volante firme e raçudo. Agora Isaac perdeu a chance de se firmar, sendo fominha no lance em que Cadu estava sozinho de frente para o gol. Era só rolar ..

  5. Bom dia xará e amigalos! Será que o teimoso treinador realmente evoluiu Gurú? Pelo menos teve que “engolir” a garotada que botou velocidade nesse time. E contra o Kuei? Como a teimosia fala mais alto vai voltar a lentidão com passes para trás e para os lados….

  6. Bom dia Eduardo e Amigalos. Este treinador ULTRAPASSADO, rancoroso, viram durante o jogo como ele é? Pois é, o Atlético está nesta 3° colocação por pura teimosia do Felipão não querer colocar os garotos da base já no primeiro jogo onde perdemos. Tá a grama estava ruim, sim, mas para os jovens era moleza. Até o empate com o Tombense e América por teimosia do ultrapassado treinador. Queremos mais oportunidades dos jovens juntos com os principais jogadores.

    Bom domingo para todos e ótima semana

    Aqui é Galooo

  7. # FORA FELIPÃO!
    Salve Massa e Guru

    Não meus caros, não é este técnico asqueroso quem tem escalado a base nos dois ou três últimos jogos. Quem vem escalando a garotada são as saídas de jogadores e a pressão da torcida, principalmente aqueles que não tem direito a protestar.
    Sabe Guru porque vc achou o jogo de ontem o melhor da temporada? Porque no primeiro tempo, a garotada faminta estava em campo e contaminou os bois velhos que estavam no jogo.
    Prova disto é que bastou sair dois garotos e com a entrada de 2 bois velhos a coisa voltou ao normal. Aliás, alguém neste clube precisa justificar como Patric e Pedrinho ainda estão vestindo nosso manto.
    Mas o mistério foi resolvido, a garotada só vai entrar se os parças deixarem, porque o Galo hoje é uma panela de ex jogadores e a camaradagem corre solta.
    Fiquem tranquilos Edenilson, Patric, Pedrinho, Kardec, Mariano, Jemerson, vcs são da panela e assim como no estacionamento da cidade do Galo, no time deste asqueroso vcs tem vaga garantida!

    Nota: ontem postei aqui minha indignação sobre nenhuma autoridade ter proibido jogos dos arquirrivais no mesmo dia e horário. O resultado está ai, agora quem vai aparecer para prestar contas?
    Indiferente de rivalidade minhas solidariedades à família do torcedor que faleceu

  8. MORTE DE TORCEDOR EM BH:

    O STJD puniu o SPORT pelo ataque violento de integrantes de uma torcida organizada contra o ônibus com a delegação com jogadores do FORTALEZA em uma rodovia federal em Pernambuco dias atrás…

    O SPORT deverá jogar com portões fechados e sem a presença de sua torcida como resultado da punição do STJD…

    O STJD viu descumprimento pelo SPORT da legislação (Lei Geral do Esporte) relativo ao dever dos clubes em garantir segurança aos torcedores, motivo pelo qual “fez-se necessário, para preservar a segurança nos futuros jogos”, da medida de caráter cautelar.

    O presidente do SPORT disse que a punição é seletiva, absurda e arbitrária, eis que o Clube, nada poderia fazer para impedir o fato que ocorreu longe de seu estádio, na via pública e em uma rodovia federal…

    Também disse que o SPORT somente “foi punido por conta do CEP”, ou seja, de ser o SPORT um clube nordestino. Ele citou vários outros casos havidos com clubes do eixo que não receberam punição em casos graves de violência semelhantes havidos. Aliás, ele até citou o caso do apedrejamento do ônibus com a delegação do GALO no Maracanã e disse que o FLAMENGO não foi punido.

    Agora, com a morte do torcedor em BH, em briga de organizadas de ATLÉTICO e CRUZEIRO, a torcida do SPORT e mídia em Pernambuco está cobrando se o STJD dará ao caso mineiro um tratamento isonômico, ou seja, se ATLÉTICO e CRUZEIRO receberão imediata punição de jogar sem torcida como acabou de acontecer com o SPORT…

    A propósito, a morte do torcedor em BH, além de dois outros torcedores que terminaram baleados, é algo trágico, e que sinaliza uma sociedade doente pela barbárie e estupidez do ser humano que continua violento e mau.

    Este fato, que foi uma tragédia, aliás anunciada ao longo da semana, diz muito mais sobre a Segurança Pública, o Sistema Penal e o Sistema de Justiça, em seus defeitos e disfunções, do que qualquer outra coisa.

    Mas…

    Não duvido nada se ATLÉTICO e CRUZEIRO tomarem severa punição, resultante de operação psicológica adredemente orquestrada, típica cortina de fumaça, para esconder as reais causas do problema…

    Como dizia o Padre Torga, “cria corvos e eles lhe arrancarão os olhos!!!””

    Esperem pra ver…

    1. Amiga-lo

      O futebol vem perdendo de goleada para a violência, é isso.
      Infelizmente tenho que concordar em parte com o diretor do Sport, como um clube pode garantir que há 15, 20 ou 30 km de distância do local da partida não haja violência.
      Infelizmente são as autoridades que basculham a sua responsabilidade para o clube.
      No caso de ontem, a federação e os responsáveis pela segurança do estado deveriam ter tido a sensatez de não permitir jogos dos arquirrivais no mesmo dia e horário.
      No fim saíram perdendo todos, mas com certeza ninguém dará a cara a tapa para assumir

  9. Bom dia Avila. Só pagarte pode reclamar? Ontem o Filipao mandou um torcedor que reclamava com ele ir tomar suco de caju. Sinceramente e a torcida vai cobrar do Hulck em porta de CT? E o Filipao foi claro, não vai dar chance para jogador da base na sequencia. O time do Filipao é Everson, Mariano, Lemos, Arana, Bataglia, Edenilson, Zaracho e Scarpa, Paulinho e Hulck. E não adianta reclamar porque os donos da SAF é que mandam e estão fechados com o Felipao. E ainda tem gente se matando por time de futebol?

  10. Prezados Ávila, atleticanas e stleticanos!
    A quem disse que time da base não dá caldo está na hora de colocar a viola no saco e ir cantar noutro lugar. Chegaram chegando. Vamos oportunalizar a base. Chega de bois cansados…
    Hoje e sempre, galo!!!

  11. Bom dia !
    Bom primeiro tempo, com os destaques Alisson, Rubens e Cadu. Bataglia e Alan Franco juntos podem ser uma boa alternativa, quando Zaracho não puder jogar.
    Agora o Patrick, pelo amor de Deus, sem a mínima condição de jogar bola. O cara não entra em forma.
    Contratar determinados jogadores e preterir jogadores formados no clube me parece não ter nada de gestão profissional. Há tempos isso ocorre no Galo, não é só com essa diretoria. Um garoto da base sai muito mais barato que contratações de jogadores que estão na descendência e se não conseguirem vingar , pelo menos não irão pesar nas finanças di clube. Fazer 3 ou 4 contratações arriscadas num elenco de uns 30 jogadores ainda acho razoável , pois contratações tem sempre um que de aposta, mas ter uma barca de uns 10 jogadores, um terço do elenco, é duro para qualquer clube.

  12. Bom dia!
    Alisson e Rubens não podem ficar de fora. Quando a bola chega nos pés de Alisson a gente já fica esperando que vai sai coisa boa, seja num drible, passe, chute a gol ou lançamento. Bendita saída de Pavon! Já o Cadu, que fez gol e deu assistência, mostrou que tem potencial pra disputar a titularidade com Paulinho. Mas…para o TURRÃO, os bois cansados e inoperantes é que podem enfrentar o River Plate. A verdade é que esse dinossauro, só colocou os garotos porque não tinha outro jeito.
    Fora Felipão, Edenilson e Patrick!
    Vaza Vargas!!!

    1. Boa tarde.

      Como cada vez mais eu tenho visto cada vez menos notícias, eu fico assustado com a incapacidade de quem fez essa tabela, colocando o GALO e as meninas para jogar a última rodada do turno classificatório em BH.

      Quanto a morte ocorrida, se foi de alguém que já saiu de casa pronto para algum tipo de confronto, não há nada a lamentar, pois é o risco do negócio em que essa gente se meteu.

      Não gosto do Felipão e não aceito as pessoas cobrarem de nós, míseros torcedores, nomes para substituí-lo.
      Existe uma equipe técnica no clube, que já ganha muito dinheiro para isso e é responsabilidade deles.
      Seja CiGA, siga, vá, go, sei lá o que, o meu papel é torcer e protestar quando eu achar que devo.

      Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *