Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Ainda o empate e projetando as semifinais


Com as classificações praticamente definidas para as semifinais, restam além dessa confirmação a definição dos três que disputam a repescagem do inferno – dois serão rebaixados – e os quatro que irão disputar o torneio Inconfidência de consolação. Conforme esperado, os três de BH na decisão do título e ainda Tombense. Ao que me lembre, apenas uma única vez desse troféu destinado aos times menores teve um de BH na disputa. Foi em 2020, o Uberlândia foi declarado campeão, com a desistência do classificado para a grande final.
Sobre o jogo de sábado, no empate frente ao América, ainda restam algumas considerações que estão no pensar e na boca dos Atleticanos. Ao ser anunciada a escalação, com a ausência do talismã Edenílson – isso para o Felipão – o Torcedor se sentiu aliviado. A outra surpresa, presença de Vargas no banco de reservas, coincidentemente logo após a confirmação da saída de Caetano e a ascensão de Vitor ao posto de diretor de futebol. Coincidência?
Espanto, porém no banco, com direito a 12 suplentes, lá estavam um goleiro, um lateral improvisado e um zagueiro. Os outros nove entre meio campistas e atacantes. Vitinho e outros da base, seguiram preteridos. O jogo começou morno, com aquele chamado falso domínio do Galo, que acabou sendo castigado com o gol americano ao final do primeiro tempo. Antes disso, dois tentos – um de cada lado – bem anulados pelos bandeiras. Se deixasse com o árbitro, validaria o do nosso adversário.

Veio a segunda etapa, o Galo deixou a impressão de estar ligeiramente melhor que o kuei e a nossa própria atuação dos primeiros 45 minutos, mas a bola não entrava. O goleiro, que já havia defendido uma bela finalização do Alisson, nesse tempo inicial fez dois milagres. Na conclusão de Paulinho e num vacilo – quase gol contra de um zagueiro – sinalizando outra derrota. Mas aí, numa falta sofrida e cobrada pelo Hulk, o paredão do kuei falhou e oportunismo do Rubens garantiu o empate.
Foi mais um jogo ruim do nosso Galo, que precisa melhorar e muito para sonhar com o penta estadual. Erros de passe, onde nesse quesito se notabilizou o Igor Gomes, com verdadeiras melancias (diria Gerson) ou tijolos ao servir algum companheiro. Falta de treino, acho! De bom, o Rubens, que entrou e comprovou merecer a titularidade ali onde foi escalado. Ainda assim, merecia uma punição.Essa imbecilidade de balançar as redes e tirar a camisa jogando para o chão ou para o alto. Isso merece castigo, seja para garoto ou veterano
Sobre a fase final, diria que dificilmente deixa de ser os quatro mencionados no início. Os outros três estão matematicamente classificados, restando a definição do nosso time que não imagino diferente da situação atual. O Galo só fica fora se perder para o Ipatinga, na nossa casa, e Uberlândia ou Vila Nova vencerem. Aliado a isso, que os resultados tirem a enorme diferença no saldo gols, sete e nove, cada deles. Com isso, as semifinais – pelo regulamento – prevê o melhor primeiro colocado com o melhor segundo. E os dois outros campeões de chave se enfrentando. Devemos pegar o kuei em jogos de ida e volta. Em caso de avançar para a final, só teríamos a vantagem caso Tombense supere o primeiro geral. Esse é o quadro para a rodada final e os possíveis mata mata da próxima fase. Que venham Ipatinga, América e quem for numa eventual finalíssima. Aqui é Gaaalooo, po##@!
*fotos: Pedro Souza\Atlético

26 thoughts to “Ainda o empate e projetando as semifinais”

  1. Prezado, blogueiro, bom dia. Não tenho recebido as postagens no meu email.
    Quanto ao time, penso que existe rachadinha no elenco com o técnico. Agora, vamos combinar: precisamos urgente de um lateral direito, esse Saravia não serviu pro botafogo gente, vai servir pro galo? E se não der chances a base no estadual, eles terão chances quando? Olha o caso do menino Isaac.

  2. Dias atrás ousei fazer um comentário aqui, pena enésima vez, que a falta de COMANDO competente no Galo é histórica, nos últimos tempos. Chego a pensar que (não critiquem, porque sei bem o quanto o figuraça era mafioso…) o que falta no Galo é um cara tipo Eurico foi no Vasco, ou seja, se o técnico não o ouvisse quando as coisas estavam ruins era demitido na hora e tudo naquele tipo ditatorial que o cara tinha! Claro que recrimino QUALQUER ATITUDE DITATORIAL. Mas, de nada adianta dinheiro, sem conhecimento profundo de futebol. VEJAM AÍ: na reportagem em destaque do UAI de hoje, está estampado que algo de ruim está ocorrendo com Felipão/Diretoria, mas, por incrível que pareça, com o homão cobrando posição dos seus superiores…
    Só nos resta o quê? Torcer e muito para que muitas coisas mudem, já que, para nós, foi, é e será sempre GALO ATÉ MORRER!

  3. Concordo consigo plenamente!
    Devido a ineficácia de Rodigo Caetano, o Galo tem Kardec, Vargas, Pedrinho, e o Edenilson e Patrick, esses são tb marretos.
    Não ter renovado com Mariano e Saraiva e Igor Rabelo e Jemerson.
    Enquadrar o Arana.
    Por a base, sim pq o máximo que pode ocorrer, é falhar igual os titulares manhosos.
    Digo manhosos pq sabem jogar, estão entrosados entre si e com o técnico. Se o Felipão não acrescenta + novidades pq não realizam o que já foi jogado anteriormente. Se acrescenta e treina oq não realizam? Se conhecem e são profissionais.
    Base: Merecem o Alisson, Rômulo, Isacc e Rubens de meia ou aberto pela esquerda e não reserva de lateral.
    Responsabilidades:
    Diretoria e Rodrigo Caetano: 35%, Jogadores:45% e
    Felipão: 20%.
    Contratar
    2 LD titular e reserva.
    1 Z titular.
    1 LE reserva.
    1 V reserva.
    1 At de lado direito titular.
    1 Centroavante.
    Coragem Felipão e Apoio Diretoria pra por na reserva o Paulinho, Scarpa, Arana, Edenilson, Mariano e Lemos.
    Abs e Força Galo!!!

  4. Boa tarde Eduardo e massa. Estamos no mato sem cachorro.rsrs. ditado antigo na roça aonde nasce e crescir. Estamos fritos e torrados com a pifia saf e diretoria fraca que não entendem nada de futebol. A saudades do Kalil ja tinha mandado este Gaga ultrapassado a vazar a muito tempo junto com seus afilhados. Aff. Espero que ficamos em quarto e seja eliminado contra as gazelas para vê se esta pifia diretoria vá continuar a passar a mão na cabeça deste Gaga ultrapassado. Mas ja que não tem comando vamos ser massacrados até final do ano. Acorda SAF. Vazaaaa Gaga e seus afilhados. Vergonha. Vá Galooooo.

  5. Boa tarde!
    De positivo do jogo de sábado foi a ressurreição do Vargas, acredito muito nesse moço. SQN!
    Lá pelas tantas, o jênio saca o menino e coloca essa múmia chilena que nos brindou com três eliminações de Libertadores .
    Acho até que não adianta trocar o Felipão não,todo brasileiro técnico que chegar ( mas não vai chegar nenhum) vai querer recuperar Edenilson, Patrik,Vargas,Kardec e mais outros medalhões safados que não querem nada a não ser baladas.

  6. Breno Galante abriu a live hoje dizendo que Felipão está prestigiado com a diretoria. Claro que está. Que não está nada prestigiada com essa diretoria é a torcida do Galo. Nunca a torcida do Galo esteve tão desprestigiada com uma diretoria como agora.

  7. Esse departamento de futebol do Atlético S/A é horroroso .

    Dirigentes e jogadores não têm a mínima condição de representar o que um dia foi o GLORIOSO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO .

    Tecem loas a esse Ruque ( em 21 foi fundamental ) condecorando-o como LIDERANÇA de um elenco que proporcionou um VEXAME que ficou/ficará gravado indelevelmente na vida dessa SAF : as derrotas HUMILHANTES para os Azuis nos primeiros jogos entre eles na Arena Acústica ( gostei dessa ideia , Acústica ) .

    Com isso que está aí não há como recuperar a credibilidade .

  8. Bom dia xará e amigalos!
    O que menos preocupa é vencer esse campeonato rural de baixíssimo nivel técnico. Pelo andar da carruagem seremos facilmente eliminados pelo Mequinha. A angústia do atleticano é esse desempenho pífio que se arrasta desde final de 2023 nos tirarda Libertadores já na primeira fase. Aí o treinador teimoso jogará a toalha, pedirá sinceras desculpas e deixará o time com o pires na mão para o Brasileirão e Copa do Brasil. Esse é o planejamento do GALO para 2024.

  9. Salve Massa e Guru

    Foi preciso um adversário para jogar por terra todo o discurso do sem noção do treinador, que fizemos um bom jogo.
    Juninho simplesmente disse em outras palavras : este time do Galo é uma piada, limitado e mal treinado e a única jogada que eles têm é cobrança de falta com o Hulk e prova do que ele falou foi a raiva que demonstro no final da partida, por ter empatado com uma equipe medíocre.
    O duro é ver gente da imprensa e até youtubers enxergando evolução onde não houve e não há a muito tempo. Depois não querem ser chamados de passa pano.
    Qualquer abestado que não entende de futebol, sabe que o time é um lixo, mas “temos um dos melhores elencos do Brasil”
    O clube hoje é um antro de paus mandados. Sergio Coelho, Victor, Lamorier e o próprio técnico estão alinhados com os investidores, ou seja: nada de contratação e nosso elenco é qualificado, vamos empurrando esta carroça.
    Vão morrer todos abraçados e pior ainda, vão levar a torcida pra este buraco.
    Clube que se preza que vêm Edenilso, Vargas, Patric, Alan Kardec, Mariano, Jemerson e Saravia, Igor Gomes como time elenco qualificado, está fadado a fracasso.
    Chega de mentira, chega de enganação, não temos elenco, não temos time, não temos direção e não temos técnico. Simples assim

  10. Bom dia !
    O Galo tem a quarta campanha em aproveitamento dos semifinalistas até o momento. Azuis 16 pontos e 5 vitórias, Coelho e Tombense 15 pontos e 4 vitórias e o Galo 11 pontos e 3 vitórias. Tem ainda o Athletic com 10 pontos e 3 vitórias . Muito pouco , mas muito pouco mesmo, vergonhosa campanha até aqui. Fica a esperança desse elenco apresentar um mínimo de organização e jogo coletivo para termos chances reais do pentacampeonato. Tem que acabar com essa soberba de achar que está entre os três melhores elencos do país, já estivemos em 2021 e início de 2022, depois houve o desmantelamento do elenco vitorioso. As equipes vem qualificando seus elencos- Internacional, Grêmio, São Paulo, Fluminense, Bahia, Flamengo, Palmeiras e outros. O Galo está estagnado se achando o Galo de 2021. Tem que ser mais humilde, pés no chão nesse momento para organizar um esquema de jogo dentro do limite técnico do elenco.

  11. Curiosidade¹ : A última vez que q o GALO foi 4°na classificação geral da fase classificação do Estadual, foi lá em 2005.
    Curiosidade² : Diretoria era composta de: ex-jogador como dir.de futebol – Sérjo Rabbit como ger.de futebol –
    Ricardo Guimarães como pres. – e
    um tbm técnico ultrapassado o qual foi demitido após a eliminação na semifinal.
    Curiosidade³ : O time principal era formado por jogadores(?) caros que fingiam jogar _ no YouTube tem um deles, Luiz Mário, q expõe claramente o pq desse “fingiam jogar” _ e tinha tbm, um monte de moleque da base pedindo passagem q qdo foram lembrados já era tarde demais. Coincidências,nada mais!
    Para fechar.Não faz um ano q aprovaram a saf, e o CAM a cada dia que passa perde mais e mais a sua identidade com o seu maior patrimônio que é a sua torcida. Coincidência!?

    1. JOSÉ ROBERTO ,

      todas as ações da SAF até agora , em todos os sentidos , foram na direção de não deixar pedra sobre pedra no que foi construído em mais de 100 anos na história do CAM .

      Já elegeram , com a ajuda dos tais influenciadores , até o símbolo maior da Instituição através dos tempos , o “genial” , o “colosso” Ruque .

      Mário de Castro ?
      Guará ?
      Zé do Monte ?
      Dario ?
      Reinaldo ?
      Ronaldinho ?

      Que nada !
      Ruque , Ruque , Ruque !

      1. Olá José Eduardo,td bem com o sr!?
        Então! Caso tivesse acesso a estes ricaços iria sugerir a eles q dessem uma olhada numa relíquia publicada em 1974 chamada:Enciclopédia Atlético de Todos Os Tempos. – A Vida, as Lutas, as Glórias do Clube Atlético Mineiro, O Campeoníssimo das Gerais._ Popularmente conhecida como Enciclopédia do GALO de Aldechi Ziller_ em especial as págs. 43 – 45 – 47 – 53 – 60 – 71-75-77 onde encontrarão verdadeiros Esquadrões Alvinegros q fizeram a História do extinto_ por eles, frise-se _ CAM. Nao ia adiantar muito pq esses feitos não lhes rendem dividendos q é o q lhes interessa. Se nem o Aldechi Ziller é lembrado por essa gente da saf ,imagine os Jogadores _ com J maiúsculo _ q fizeram a História do Clube sem ter metade do q esses jogadores atuais tem a sua disposição. Cada dia mais desligado deste atlético/saf q aos poucos vai enterrando os grandes feitos de um Clube com 115Anos de existência. Forte abraço,caro.

  12. Bom dia Avila. Bom dia a todos. O Corinthians manifestou intenção de contratar o Patrick. Desistiu quando viu o salário dele no Galo: 800 mil. E tem contrato até dezembro de 2025. Três anos de contrato: 39 salarios( com décimo terceiro). Esse Patrick vai custar 31 milhões e 200 mil aos cofres do Clube. Isto estou falando do Patrick. Quanto ganha o Kardec? Contrato de 03 anos para o Kardec? Me desculpe, mas o Galo é o paraíso dos empresários. Padre Torga, abominava os “mensalinhos”. Será que tem gato nesse telhado?

    1. Boa tarde, Domingos Sávio!
      O “maior diretor de futebol do Brasil”, especialista em contratar jogador “sem custo” é o responsável por isso. Por mim ele deveria estar preso.

  13. Se Hulk é craque ou não , cabível a rusga. Pão ou pães é questão de opiniães, ensina o mestre Guimarães Rosa. Agora , incluir Hulk não ser craque no rol de ingredientes da labirintite atleticana (desmanche da essência e futebol do Galo perante maresias da tradição , modernidade e Saf) aí não . É negar o talento do cara para fazer gol e decidir partidas , tendo-o feito abundantemente com a nossa camisa e por isso já guindado ao panteão dos maiores, pertinente mente, a pães e opiniães!

  14. O FELIPÃO vai cair?!!

    Nãooooo!!!

    A Torcida do Atlético nunca foi tão longe para derrubar um técnico e a cantata em uníssono, alto e bom som, “hei, Felipão, vai tomar caju!!!”, foi prova disso…

    E aqui uma pergunta se impõe: Como esse time não joga nada com Felipão?!!

    Que o Felipão seja um técnico competente, é, convenhamos. Foi muito campeão e onde foi seus times jogavam bola. E por que o Alvinegro não joga nada, a despeito de ter um elenco até bom e um técnico muito campeão?!!

    Será por causa do técnico ou será por causa dos jogadores?

    Imagino que o problema não está no técnico e sim nos jogadores, cujo grupo rachou, como já estava rachado com o Turco, Coudet e Cuca…

    Todos esses treinadores caíram por má vontade e falta de raça desse grupo. Aliás, nunca antes na história do Atlético tivemos um grupo tão sem raça, sem vontade e sem tesão como esse que está aí…

    E sejamos sinceros e realistas. Qual outro técnico vai chegar e botar ordem na casa, no vestiário e enfim, vai dar conta de pôr essa cambada pra jogar?!!

    Nenhum outro vai dar conta dessa bagunça, nem mesmo o Cuca que já experimentou a ingratidão desses caras que o derrubaram por má vontade e orgulho demais dessa rapaziada…

    Terá chegado a hora de o presidente Sérgio Coelho entrar no vestiário chutando a porta, dando copada d’água e murros na mesa para dizer:

    “__ Saibam de uma coisa: o Felipão não vai cair e vamos seguir com ele até dezembro. Tratem de jogar bola, honrar o manto e a tradição do Clube, respeitar o Torcedor que paga ou não paga ingresso, e é isso é o que temos pra hoje!!! Se tem aqui alguém que vai tomar caju, esse alguém será vocês, seus po44@$ do c@4@lh@!!!”…

    Eu fui um aqui que já pediu, várias vezes, “Fora Felipão!!!

    Não faço isso mais não!!!

    Eu estava redondamente enganado!!!

    1. Caro amigalo Ernest

      permita-me discordar

      O Felipão é competente? Não: foi.
      Se ele foi campeão no passado, ele tb foi o protagonista do maior vexame do futebol brasileiro.
      O futebol mudou, mas a cabeça deste técnico não. O futebol que o time dele pratica sempre foi e sempre será reativo, totalmente contrário ao nosso DNA.
      Galo é time de briga e hoje nas mãos deste dinossauro viramos galinha.
      A manutenção deste camarada é somente para atender ao perfil de pau mandado da diretoria.

    2. Então estava assistindo Internacional e Gremio. A vibraçao do Coudet junto a torcida. O comportamento do time naquela entregada de rapadura contra o Corinthians. O Zaracho deu um mole danado na marcaçao do Roger Guedes.. A falta de vontade nos clássicos, é algo no mínimo estranho….É como dizia Padre Torga: ha algo mais entre o Céu e a terra do que os avioes de carreira!

  15. Bom dia!
    Até gosto do Igor Gomes pela entrega, disposição e luta, mas daí a ser titular, não dá. E nesse último jogo, como bem observou Eduardo, o cara não acertou nada. Rubens tem que ser titular ou no lugar de Igor Gomes ou mesmo no lugar do Arana, que também não está jogando nada.
    E até agora Felipão não foi demitido. Novos e difíceis tempos.
    Fora Felipão e Edenilson…. Patrick também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *