Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reações e provocações do dia seguinte

A segunda-feira, pós definição de mais uma final entre o Galo e csa/MG, me trouxe dois tipos de observação e decorrentes delas algumas constatações. Antes de entrar nessa prosa, vale registrar, desta vez não ouvi do Alencarzinho e nem de outros próceres americanos as reclamações de praxe. Admito que, como já dissemos aqui neste espaço, depois daquela lambança frente ao novato North ainda estejam com o rosto vermelho – no mínimo amarelado – pela classificação assegurada a interesses de terceiros. Assim como também não registraram quando foram derrotados em outro confronto com time da capital. Tudo vai se fechando e confirmando.

E é por essa desconfiança, consolidada pelas atuações do apito em jogos da primeira fase (classificatória) que o Galo deve se prevenir e acompanhar de perto os bastidores da escolha para a final de domingo. Lembrando que nessas partidas do turno, fomos prejudicados em vários jogos, incluindo o que vencemos ao mesmo adversário da decisão do campeonato mineiro. Foi árbitro cbf – no caso um capixaba – que igual aos colegas mineiros, deixou de dar penalidade a favor do Galo. Atenção com os escalados para atuar no gramado e também nesse tal var. Inaceitável aquele sujeiito de domingo, que “não viu” a penalidade no final do jogo e coincidentemente teve dois pesos e duas medidas no jogo com o Grêmio na semana passada.

De volta ao início proposto para a resenha. É fato que o Atleticano anda ressabiado com o time e – especialmente – com a gestão saf. O desempenho em campo, evidentemente, como consequência das decisões monocráticas do comando administrativo/financeiro e seu efeito no elenco. Sem querer entrar mais a fundo nessa questão – pelo menos neste momento de decisão – fato é que para quem acompanha o Galo por décadas é perceptível que o desejo do Torcedor não sensibiliza como em tempos passados. E diria mais, acompanhando o noticiário, igualmente notamos que com esse modelo saf do Galo, os demais representantes e detentores de fatia dessa sociedade anônima não aparecem quando se debate contratações e perspectivas de futuro.

Ainda que o Torcedor desconfiado, ontem o ambiente na capital mundial do Galo era de descontração. Alguns, muito poucos, ainda (parece auto defesa ou defesa prévia) vomitando que vamos perder a final. São os mesmos que na semana já dava como certa a eliminação nas semifinais. Coincidentemente também durante a campanha irregular da fase classificatória apregoavam que sequer avançaríamos para a decisão. E chegamos à 20ª final consecutiva. Fazendo coro com esses pessimistas, provocações (tentativa, diria) do lado de lá da lagoa, insistindo por impor sua soberba de que o título já está decidido para premiar o grande investidor da equipe. Chego até a desconfiar desse discurso, não por receio no gramado, mas por fatores extracampo. E não é gratuito, basta rever o que aconteceu nas oito primeiras rodadas. Cá, lá e até em jogos de interesse como coelho e North de Montes Claros.

Em contraponto a isso, a esmagadora maioria dos Atleticanos – onde me incluo -, confiando numa mudança de roteiro com o Eduardo Dominguez. O Barba, evidente que dependendo dos resultados futuros, pode ser uma grata surpresa até mesmo a nós mesmos. Imagina, caso se confirme, como irá reagir a imprensa do eixo. Ontem, não vi mas soube e até recebi recortes, o nosso Éverson foi defendido por essa gente para a seleção Brasileira. Em que pese a realização do profissional e sua valorização bem e como do próprio clube, reafirmo que não curto jogador do Galo servindo a selecinha da cbf. Pura birra, embora eu não seja menino birrento. Não torço pela amarelo canarinho, a exemplo de Mário de Castro, minha única camisa no futebol é listrada em preto e branco. Nada além do Galo. Eventualmente o Ganso (Araxá) que é igualzinha ao manto sagrado.

Dito isso, sobre otimismo da maioria da Massa e pessimismo de alguns poucos que se associam aos provocadores do lado de lá, o que eu – Eduardo Barba (mas que não é o treinador e tampouco tem renda tão extraordinária como o outro) – consigo extrair é que voltamos ao debate sobre eventual melhoria no desempenho do time nos jogos. Não foi uma partida brilhante frente ao América, mas o suficiente para avançar até a finalíssima, diferente do desconforto que vivemos sob o comando de outro argentino. As camisas reapareceram pelas ruas de Belo Horizonte na segunda-feira e a cara Atleticana é de otimismo. Em que pese os sempre derrotistas, vou acreditar na reação. Se não acontecer, havendo motivação, vou criticar e reclamar. Hoje estou sim muito confiante. Assim seja!

*fotos: 1) Daniela Veiga/Atlético

7 thoughts to “Reações e provocações do dia seguinte”

  1. Igualmente confiante, entendo que duas coisas poderão ocorrer no nosso jogo com o Csa/MG: se ganharmos mesmo do “favorito” da mídia para esse jogo (se esquece sempre que jogo é jogado), o Barba se embala com certeza; se perdermos, não se pode debitar nada ao gringo e ainda teremos a satisfação do “fica Tite”…

  2. Salve Massa e Guru

    É certa a nossa insatisfação com o futebol apresentado pelo time e não sem razão, afinal não se vê evolução a cada jogo. Nossa esperamos é que com a vinda do Barba, isto aconteça.
    Mas pelo que parece a coisa não anda boa só pro lado do Galo, pois o Felipe Luiz foi mandado embora do Flamerda, O Tite tá mais queimado do que fio de cobre nas mãos de ladrão, o Pezzolano tá sendo fritado no inter, o Dinis caiu no Vasco.
    Mas como aqui falamos só de Galo, vamos à nossa realidade e parece que finalmente Igor Gomes e Bernard perderam o status de figurinhas carimbadas no time. Que alívio! Já não sem tempo!
    Agora, que Jr. Alonso se junte a eles, porque sinceramente não consigo mais ver este cara em campo. Obrigado pelos serviços e tchau e benção!
    Outro ponto é que, como o jogo de domingo pode ser (espero que não decidido nos pênaltis é bom alguém alertar ao Barba quais jogadores nossos têm mais capacidade nesta cobranças.
    Não podemos mais correr riscos como corremos no domingo, com cobradores tipo Jr. Alonso colocando em risco nosso título.

  3. Bom dia xará e amigalos. Vamos acreditar que a defesa não levará gols e nosso ataque irá chutar a gol. Se El Barba conseguir isso já na próxima partida e instalar a crise no csa-mg os atleticanos de saco cheio do péssimo futebol apresentado nos últimos 5 anos ficarão mais otimistas. E não é que o bagre Junior Santos vai voltar ao Botafogo. Na realidade o GALO está se safando de mais um costumeiro calote ao devolver esse peladeiro(não devem ter pago nem uma parcela). Sigamos….

  4. Bom dia Ávila. Final. Jogo único. O que deixa o atleticano ressabiado é a qualidade, no mínimo duvidosa do nosso sistema defensivo e a inoperância do ataque. Vamos depender do Everson fechar a casinha e um gol de falta, escanteio ou algo semelhante. Um time de tem Preciado, Júnior Alonso na defesa e Reiner fazendo dupla de ataque é complicado. O técnico podia ajudar né: esse Preciado não marca ninguém, então coloca o Alan Franco ali. No meio é o Cisse com Maicon, Vitor Hugo e Scarpa. A dupla de ataque, eu escalaria Cassierra e Minda, mas tem a tal da hierarquia e iremos de Hulk e Dudu. Mas a boa notícia é a saída do Júnior Santos. ALELUIA. Falta o Bernard e o Igor Gomes vazarem….

    1. Amigalo DS

      Acrescente nesta sua listinha por favor Jr. Alonso e Natanael! Tá osso vendo estes dois vestirem nosso manto.
      E quanto a Preciado, vamos dar mais algumas oportunidades. Quem sabe até o fim do ano ele entra em forma?

  5. Será se o interesse do Bota no repatriamento desta vez põe fim ao imbróglio Junior Santos ? Tergiversarei: o fracasso desse atleta foi algo que não debito ao Ciga, a Safe, aos dirigentes, aos torcedores , ao próprio jogador que deve estar tão chateado quanto nós. Um indecifrável enigma. O cara tava na ponta dos cascos, literalmente, ninguém atalhava quando arrancava com a bola dominada, marcava gol adoidado, pós liberta, quando assinalou gol na gente na final, todo mundo queria contratar, incluindo o BBBruzeiro, de modo que quando o Galo venceu a concorrência eu achei bom demais. Daí diante quem poderia imaginar tamanha decepção? Talvez a ocorrida com aquele Jobson, coincidentemente vindo do Bota e com o estilo parecido, arrancadas impetuosas para o gol, mas que aqui igualmente fracassou.

    1. Jorge, tem o Diego Souza e a maior de todas um seu Xará, que veio do Bahia para substituir o Reinaldo. E teve o tal de Clayton do Figueirense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading