Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Pós folia o Galo precisa reagir

Passada a festa de momo, foliões ou não, o Atleticano espera que o time hoje mostre evolução. Foram quatro jogos até agora na temporada, com duas vitórias e igual número de derrotas. Ambas inaceitáveis para times de qualidade técnica muito inferior ao nosso elenco. Na primeira, apesar do pasto de Patrocínio, não era para ser aquele futebolzinho. Assim como na outra, dentro da nossa casa, inadmissível o time não mostrar qualquer vontade de vencer a partida. Anorexia pelo gol e por vitórias. Presidente e treinador sabem que é fundamental vencer hoje para não correr riscos.

Se a vitória sobre o fraco Democrata não motivou, quero crer que o triunfo sobre o Athletic seja motivador para a sequência da temporada. Não pelo futebol apresentado, que se manteve sofrível como nos jogos anteriores – incluindo o último do ano passado – mas por ter vencido talvez a melhor equipe do interior mineiro. E ainda, pela necessidade de fazer três pontos, em busca da liderança do grupo. O risco de depender da melhor campanha de segundo colocado é enorme. Nosso grupo é o mais fraco entre todos da competição.

Vamos ter as ausências de Lemos e Zaracho, que voltam para o Departamento Médico, onde – especialmente o segundo – tem costumeiramente se hospedado. Com a suspensão de Jemerson, única maneira de Felipão não escalar o zagueiro, a zaga deverá ser Rabello e Fuchs. Pelo lado direito, apesar de eu e muitos preferirem Saravia, a opção do treinador é por Mariano. Fora isso, seguem Éverson e Arana.

Creio que virá com Otávio e Bataglia, o que é mais racional. E junto com Scarpa, Felipão tem opções de sobra. Além do seu preferido Igor Gomes, que deve fechar o quarteto para o jogo de hoje, ainda poderia lançar Rubens – na sua verdadeira posição -, Edenílson (rejeitado pela Massa) ou Pedrinho. Teria ainda Alan Franco e Alisson. Lá na frente, é consensual, entre Atleticanos e quem escala. Paulinho e Hulk. A curiosidade fica por conta de quem o técnico irá optar para o banco. Meninos da base ou os mesmos bois cansados que não estão motivando ao Torcedor. O mencionado Alisson, Cadu e Isaac estão relacionados.

Convém lembrar que o time de Tombos, em quatro jogos – diferente do nosso Galo – está invicto e soma oito pontos. Tem duas vitórias e o mesmo número de empates, sem ter sofrido uma única derrota. Vale dizer, é uma boa equipe, com dois pontos a mais que o nosso time, numa eventual possibilidade de segunda colocação, supera e asseguraria essa vaga adicional. Se não vencer, mesmo em caso de empate, pode sinalizar adeus ao penta. Portanto, fundamental é que treinador e elenco entendam o tamanho do buraco que estão nos colocando e recupere enquanto ainda existe possibilidade de classificação.

Por fim, jurei que não voltaria ao assunto extra campo, mas ao que ouço por onde passo, não sou voz isolada. Refiro ao valor do estacionamento cobrado pela Estapar\Zul+ nos jogos do Estádio do Galo. Cem reais, com todo respeito e consideração a empresa que foi parceira na construção daquela Arena – que é nossa e eu comprei à vista duas cativas – ultrapassa todos os limites da razoabilidade. É achacar o Torcedor Atleticano. Começou com 40, foi a 50, depois 70 – aí já houve grita e sinais de alerta -, mas continuaram nessa sangria até atingir aos três dígitos. Cem reais é sacanagem. Estacionei numa garagem próxima, me senti bem e acolhido pela senhora, ao valor de 50 reais. Voltei P com a derrota vergonhosa, mas entendendo ter contribuido tanto para a economia informal quanto por resistir a essa prática de preço abusivo.

*fotos: Pedro Souza\Atlético

12 thoughts to “Pós folia o Galo precisa reagir”

  1. Boa Tarde.

    Me parece que esse time do Galo gosta de trabalhar com a água no nariz, foi assim quando começou a ganhar no Brasileiro de 23, aquele momento era o limite para a libertadores e tarde para o título, o jogo anterior pelo mineiro também tinha o mesmo enredo.
    Então que seja vitórias e dedicação de agora até o fim desse mineiro.
    Minha escalação não teria mudança para a prevista na defesa, Mariano e Saravia para mim não tenho preferência nenhuma, quanto ao meio seria Bataglia e Otávio, Scarpa e Rubens, na frente o Paulinho e Hulk.
    Porém, não me iludo com o Felipão, então será Igor Gomes ou Edenilson.
    Felipão está demonstrando um sentimento péssimo com relação a torcida, não sei dizer o que, se é desprezo ou birra, só sei que no momento de se posicionar é pura arrogância.
    Tenho a certeza que quando foi treinador do Cruzeiro deveria respeitar mais do que agora.
    Tenho até uma inveja boa do São Paulo e Corinthians que trouxeram treinadores promissores e que já demonstraram seus valores no passado bem recente.
    Espero por uma boa vitória hoje.
    Quanto ao preço do estacionamento, não pago, mas acho um escracho com o Atleticano que de alguma forma também ajudou e ajuda na construção e manutenção da Arena com seu bilhete, sua cadeira e sua mensalidade de associado.

  2. Caros,

    ‘Nesse dia de Galo’, o Atlético cumpria tabela contra a Portuguesa e comemorava o título do Campeonato Brasileiro de 1937.

    “O Atlético Mineiro é, desde ontem à noite, o Campeão dos Campeões. Notável e digno é, sem dúvida, o feito do prestigioso clube das alterosas. Competindo com equipes valorosas, todas campeãs estaduais, e onde se destacava como franco favorito o Fluminense, campeão carioca. O Atlético, produzindo destacadas performances, conseguiu sagra-se campeão mesmo antes de ter cessado a sua campanha na competição”.

    Elenco campeão

    Goleiros:
    Kafunga e Clóvis

    Zagueiros:
    Florindo e Kim

    Lateral-direito:
    Zezé Procópio

    Laterais-esquerdo:
    Alcindo, Bala e Elair

    Meio-campistas:
    Lola e Alfredo Bernardino

    Atacantes:
    Paulista, Guará, Nicola, Resende e Bazzoni

    Fonte: https://falagalo.com.br/nesse-dia-de-galo-o-atletico-cumpria-tabela-contra-a-portuguesa-e-comemorava-o-titulo-de-campeonato-brasileiro-de-1937/

    É TRI, É TRI!!!

  3. Bom dia xará e amigalos! Preocupante a performance deste milionário elenco do GALO no fraquíssimo campeonato mineiro. Continuamos sem a contratação de um lateral direito confiável, sem um zagueiro de respeito e um atacante veloz. E Felipão vai com sua tática lenta e previsível para os adversários de qualidade duvidosa. Libertadores está logo ali….

  4. 100 pilas no estacionamento da AMRV?!! É caro, além da conta, e o preço é injusto, convenhamos…

    Sobre as citações de Mariano, Fucks, Igor Rabello e Zaracho, eis aí os 4k ou os quatro canelas de vidro do elenco. O quinto K é Pedrinho, sexto K é Kardec e o sétimo K é o Vargas…

    O normal dessa turma é o DM e o chinelinho. Quando voltam ao time e voltam fora de ritmo. Aí, quando começam a querer jogar e mostrar futebol, uma nova lesão acontece, num ciclo vicioso…

    Esses caras, então, nunca jogam em alta performance e estão sempre fora de ritmo e devendo bom futebol…

    Sobre a escalação do time pra hoje, o ÁVILA escreveu que o Felipão “ainda poderia ‘LANÇAR’ o Rubens na sua verdadeira posição…”…

    Qual posição?

    Meia ofensivo ou camisa 10 do time?

    Ponta de lança?

    Meia de armação?

    Ponta esquerda?

    Qual a verdadeira posição do Rubens?!!

    Estimo que Rubens seja hoje um lateral de ofício e reserva do Arana…

    Mas voltando ao que o ÁVILA sugere, de escalar o Rubens na verdadeira posição, a inferência é que o Felipão não vá fazer isso…

    Se o Barbatana ou Procópio Cardoso fossem o treinador e o Rubens poderia agora jogar na verdadeira posição…

    Resta, porém, saber qual a verdadeira posição?!!!

    Alguém se arriscaria a dizer qual?!!

    1. Ernest!
      As melhores atuações do Rubens foram na ponta esquerda, alternando o posicionamento com o Arana. Com o Rubens na esquerda, parece-me que o Arana se arrisca mais ao ataque. Rubens, pela ineficiência atual fo Arana, poderia ocupar a lateral esquerda até que o dito cujo(Arana) volte a jogar o futebol que o consagrou como o melhor lateral esquerdo em atividade no Brasil. Entraria hoje com o meio- de-campo formado por: Otávio, Bataghia, Scarpa e Rubens, ou alternativamente com o Rubens na lateral esquerda, e meio-de-campo com Otávio, Allan Franco, Bataghia e Scarpa. O galo precisa além de jogadores, de ousadia ao jogar. Sempre o mesmo do mesmo. Nada…
      Abraço.

  5. Bom dia!
    Se entrar com Edenilson, vai perder o meio campo e tomar bolas nas costas dos laterais, que por sua vez, estão perdendo muito na marcação.
    Hoje não pretendo assistir ao jogo pra não ter o desprazer de ver Edenilson em campo.

  6. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Espero que a folia tenha acabado e os atletas comecem a jogar bola. Até agora , só ilusão…bora galo mostrar ao que veio!
    Hoje e sempre, galo!!!

  7. Bom dia, prezados Atleticanos

    Vai deslanchar? Vai sim. Bem fez Hulk silenciando no pós jogo do Athletic. Mostrou grandeza, respondendo, em campo, as ofensas do prefeito midiático. Super-herói não se nivela por baixo.

    Fuchs e Rabelo serão escalados e um dos dois poderia nos dar esperança de solução pra zaga. Lemos é nosso melhor pelo chão, é rápido, antecipa bem, mas peca nas bolas aéreas. Merece nota 7, no máximo. A zaga de hoje chega perto dessa nota? Veremos como se viram, por baixo e pelo alto.

    No ataque, tá faltando o Paulinho de 2023. Se bem que a criatividade de todos, pra fazer a bola chegar com qualidade nos atacantes, ainda está deixando muito a desejar. É fato.
    Despedir do Carnaval com vitória, Gaaalôôôô.

  8. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Na minha opinião, o Felipao irá escalar o meio campo com Otávio, Edenilson, Scarpa e Igor Gomes. Ele não está nem aí para nossas opiniões. Tanto que bancou o Jemerson, mesmo depois de tantas lambanças. O Ernest, sempre nos sugere pensar como funciona a ” família Scolari”. Vejam que o Filipao, voltou o Hulck para a função de Capitao e ainda, voltou o Rubens a condição de reserva do Arana, que é mantido como titular apesar de estar muito mal. O Clube e o Filipao e o Hulck devem ter como objetivo a Libertadores, competicao mata-mata que dá vaga para o mundial 2025 e que o Hulck ainda nao conquistou. Sería muito legal o Filipao se despedir do Futebol no fim do ano, conquistando a Libertadores e o Huclk conquistar este título com a camisa do Galo, pois o Rever, gostemos ou não é jogador que conquistou a Libertadores, o Brasileiro e a Copa do Brasil com a camisa do Galo. Hoje é vitória do Galo, com gols do Hulck.

    1. Boa tarde Eduardo e massa. Logo mais vemos Edenilson e companhia. E para piorar pavon no segundo tempo. Só não temos jemerson entregador porque está com 3 cartão amarelo. Este Gaga ultrapassado não percebe que no rural que é bom para dar chances aos jogadores da base. Não. o Gaga ultrapassado não enxerga que arana está numa péssima fase. Igor rabelo outro que não esta jogando nada junto com Paulinho. Então Rubens e jogadores da base mofam no banco de reservas. Estamos fritos e torrados com este 7×1 ultrapassado e seus bois cansados. E 2024 está so começando. Aff. Acorda SAF e 7×1. Vai Galoooooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *