Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O primeiro desafio no caminho do tetra

Estamos buscando nossa quarta conquista seguida, que se confirmada, será nosso 48º título estadual. Como demonstrei ontem, os campeonatos regionais, ao longo dos últimos tempos perderam muito de sua força e – consequentemente – importância. Ao que sinto, pelas resenhas diárias, o grande estímulo do Atleticano é a manutenção da incontestável hegemonia em Minas Gerais.

Tomara que essa eventual e possível marca, estamos quase nos 50 mineiros (faltam três e se confirmar outra, apenas dois), reacenda essa motivação entre os Atleticanos. Ao longo dos tempos, inúmeras vezes já pude discorrer aqui que o principal clássico mineiro, sempre teve o Galo como um dos protagonistas.

Já foi com o Vila Nova, depois os dois de Belo Horizonte – um a cada novo tempo -, e no momento atual está aberta essa segunda vaga. O coelho, nosso concorrente em mais uma final, tá – passo a passo – nessa briga agora com o Athetic de São João Del Rey. Será Galo x guerreiro? O futuro dirá! Registre se ainda, que será nossa 17ª final consecutiva, sendo que neste período, além dos dois de BH, enfrentamos Ipatinga, Caldense e Tombense. O América será nosso contendor pela quarta vez nesse recorte de 17 anos. Em 2016 nos superou.

Nas 16 edições anteriores, que mencionamos, o Galo faturou nove títulos e foi vice nas demais sete. Se temos 47, os que nos seguem somam 38, 16, 5 (Vila Nova) e dois ou menos. Até mesmo como vice lideramos. São 39 do Galo, 26, 16, 6 e abaixo. Vale dizer, 86 vezes entre os dois primeiros, contra 64, 32 e menos que isso. Reitero, o outro nome do que falo é um só. Hegemonia do “maior de Minas”, conforme reconheceu ontem na mídia a própria Adidas, fornecedora de material do Galo e outros times menores do nosso estado.

Dito isso, sem delongar – ainda mais – a semana foi cheia de conversa fiada, manobras oficiais ou não, que encheram as resenhas das duas torcidas envolvidas. O coelho, depois de receber afago da comissão de arbitragem, ainda se ocupou em polêmica com torcedora vizinha ao estádio cedido ao clube americano em comodato pelo governo de Minas Gerais. É o mesmo que determinados ex-árbitros (três que me lembre) passar recibo nas críticas que sempre fiz e – até que mudem o comportamento – farei aqui e por onde passar. Perda de tempo.

Quanto ao juiz de hoje, tomara que tenha refletido sobre essa pressão que lhe foi feita, se comportando genuína e exclusivamente de maneira profissional dentro do campo de jogo. Pênalti é pênalti, VAR é para auxiliar e não tem o apito na boca, dirigente da federação não tem de dar pitaco – antes, durante ou após as partidas, sobretudo publicamente – deixando que as decisões sejam tomadas pelo árbitro central.

Sobre os times para hoje, ainda que reconhecendo que nosso adversário esteja atuando faz mais tempo juntos, elenco por elenco, temos muito mais qualidade. Essas duas situações, lado a lado, irão decidir o mineiro de 2023. O melhor entrosamento e conhecimento dos jogadores e seu comandante, ou nosso treinador – depois de duas semanas – conseguiu passar seu jeito de trabalhar ao instável time Atleticano até o momento. Vamos saber disso logo mais à tarde. Quero confiar no Coudet.

É a primeira etapa da decisão, pois o segundo confronto está marcado para o próximo fim de semana no Mineirão. Finalmente, obrigados a alterar a data prevista, vamos decidir no domingo – isso sim é dia de final – e não no sábado como queria a fmf/tv por força contratual. E, nesse 9 de abril, seguramente, a Massa vai mostrar a sua força e a sua cara e quem é o verdadeiro dono de Minas lotando pelas últimas vezes o gigante da Pampulha. A cada dia que passa estamos mais próximos da inauguração da nossa casa.

Para logo mais, sem suspensões e ainda com o DM cheio (tinha tempos que não era tão ocupado como atualmente), creio que o treinador irá mandar a campo: Éverson; Saravia, Lemos, Jemerson e Dodô; Otávio, Zaracho, Pedrinho e Patrick; Paulinho e Hulk. Pode pintar, não seria surpresa, Rubens e não Dodô e Edenilson na vaga que mencionei Pedrinho. Sejam quais forem, ainda que outros nem citados, a expectativa é que o time encaminhe o título já nessa primeira partida decisiva.

Vamos Galo! Ganhar também o mineiro!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

16 thoughts to “O primeiro desafio no caminho do tetra”

  1. Vergonha!
    Vergonha!
    Treinador fraco e sem vergonha!
    Pavon, o único que estava jogando no ataque e o bosta do treinador tira o cara pra colocar seus protegidos. Desanimador esse treinador.
    Hulk uma bosta e Paulinho outra bosta. Mas o treinador não tira os caras.

  2. Boa tarde xará e amigalos! Outra oportunidade de passar o sarrafo no Kuei. Que deixem a modéstia de lado e acabem logo com o ruralito pra focar em Libertadores.

  3. Muito bom que alguns estão colocando o kuei como favorito. Que seja. O último jogo foi assim: o América teve mais chances no início. Não marcou. O GALO foi lá e gol. Nos acréscimos do primeiro tempo o KUEI empatou. No segundo tempo o América encolheu e só deu GALO. Mas alguns comentadores e YOUTUBERS do GALO querem passar a idéia de domínio do KUEI. Deixa né. Para hoje, espero que CHACHO não escale RUBENS como lateral, ele NUNCA foi lateral, estão forçando a barra. Outro que tem que ser excluído de entrar é o ex-jogador RÉVER, os puxa saco dele já escalaram ele como terceiro zagueiro, volante e pasmem, até centroavante. Vaza do meu GALO RÉVER. Chega de mamar. Se entrar entrega. Acorda CHACHO. Para hoje: EVERSON. SARAVIA, LEMOS, JEMERSON e DODÔ. OTÁVIO (até BATAGLIA chegar). EDENILSON sim senhores, ZARACHO e PATRICK. HULK e PAULINHO. Deixa o KUEI vim, eles não são favoritos?

  4. Pra cima do coelho hj, sem dar mole pra não ser surpreendido, mas em condições normais, o Galo tem que vencer essa partida, pois tem um time/elenco muito superior. Quanto ao termo “maior de Minas”, que resultou inclusive num imbróglio com a fabricante de uniformes (que camisa feia, a nova do Galo), sou contra, não uso e acho extremamente provinciano. A partir do momento que dissermos que somos “os maiores de MG”, estamos aceitando que existe alguém fora do estado que seja maior que o Galo. Não existe! Nem no brasil e nem no mundo! Basta dizer que o Galo é o maior. Ponto. O futebol só existe porque o Galo existe, somos a maior entidade do planeta. Rumo ao tetra! SAN

    1. Sempre tive essa convicção!
      Abraços!
      Esse trem de ficar falando que é grande,é necessidade de auto afirmação de gente mesquinha.

  5. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer e mas nada. mas para isso tem que jogar a sério.vamos jogar com uma equipe bem treinada então treinador e jogadores abrem os olhos. que Everson para de enrolar no jogo e não faz outra merda porque arbitragem pifia esta de olho no galo. sobre arbitragem mineira foi a diretoria cega e muda que quis agora não vem reclamar porque o mequinnha queria arbitragem de outro estado. nos jornais esportivos de Portugal dizem que o galo está contratando o médio argentino que jogou em equipas de Portugal. Sporting. Braga. etc. não lembro deste jogador a jogar aqui. espero que não seja outro pavon. nacho preguiça. etc.rsrs. galo 2×0. vai galooo.

  6. Bom dia masse e Guru

    O episódio com a torcedora veio justamente para mostrar a pequinês deste time de merda, que agora se acha grande.
    Ao que parece a arrogância e a vaidade (viadagem?) do nosso ex-rival contaminou nosso adversário de hoje e se antes havia simpatia por este time, hoje tenho total aversão.
    Mal sabe eles que ao fazer a bizarrice com nossa torcedora, simplesmente jogaram mais lenha na fogueira e o o micróbio, terá o mesmo destino terá de tantos outros que tentaram tripudiar nossas cores, nosso hino e nossa torcida.
    Vamos Galo, que nossa jornada é longa e espinhosa, mas saiba que a massa estará sempre ao seu lado, para o que der e vier, com ou sem janela!

  7. Bom dia!
    Ontem a segunda força de Minas bateu o vasxxco da gama por 2×0 em pleno Rio.
    Mas o cuei foi esperto, ajudou maria a chegar na semi pra se livrar da segunda força, o Atlhetic e pra ir pra final contra o Maior de Minas, segundo a Adidas.

  8. Bom dia, todos! Finalmente chegou o dia que teremos jogo do Galo, ufa! Estou com muita expectativa para ver o que mudou nessas duas semanas de treinamentos. Para mim todo título é importante, por isso espero a vitória hoje, mas com um pouco de pensamento na libertadores. Em relação ao time, acho que o Coudet poderia escalar o ataque com o Pavon e o Huck, já que não podemos correr o risco de perder nenhum dos dois atacantes, Paulinho e Vargas, disponíveis para a próxima quinta. Já na lateral direita, o Mariano, que foi o melhor do Brasil na posição no ano passado, poderia ser o escolhido para melhorar a parte física.

  9. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Se o Galo não conseguir ganhar o Mineiro, com vantagem de dois resultados iguais, parafraseando Barata, aí é pracaba! Perder titulo para América, como vai ganhar do Palmeiras, Flamengo e outros times melhores. Ganhar esse mineiro é obrigação. Perder é um Vexame! Hoje é ganhar de , no mínimo 3×0 é focar na Libertadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *