Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A fmf tumultuando a decisão mineira

Intencional ou não, creio que sim, a fmf conseguiu colocar luzes na decisão de um campeonato – que por responsabilidade de gestão – tem se mostrado a cada ano mais desinteressante. Na verdade, os estaduais – em todas as unidades da Federação – têm perdido seu charme. Não só aqui em Minas Gerais, mas acentuadamente aqui, todos por ações que mancham uma competição que décadas passadas fora mais importante que torneios nacionais.

Lembro-me, ainda criança, de acompanhar – sou dos tempos da revista Placar – estado por estado. No Rio Grande do Sul, por exemplo, na virada dos anos 60 para 70, uma hegemonia do Grêmio e logo depois do Internacional. Em São Paulo, na mesma ocasião, Santos e Palmeiras se alternavam – com o São Paulo fazendo cócegas – e Corinthians num longo jejum. Houve até uma decisão, por erro de contagem das penalidades – Armando Marques – acabou provocando a divisão do título entre o Santos e Portuguesa.

Lá no Rio de Janeiro, para onde convergiam as maiores atenções – tinha sido capital da República e as grandes emissoras de rádios cariocas dominavam a audiência por todo o Brasil – era bem mais acirrado. Os quatro maiores (Botafogo, Fluminense, Flamengo e o Vasco a reboque) se revezavam nesse pódio. Até o Bangu foi campeão numa final que terminou em verdadeira pancadaria. Almir Pernambuquinho, me lembro bem, desceu o sarrafo e brigou, impedindo o time campeão ser premiado no granado. Ainda tinha o tradicional América – rubro do Andaraí – que normalmente montava boas equipes.

Pelos nossos lados, das Minas Gerais, depois que o Siderúrgica levantou seu derradeiro título, iniciou a era de um time emergente. Até então era Galo e América (coelho), que realizavam o clássico das multidões. Lá atrás, havia sido Galo e Vila Nova (Leão). Conquistamos um título e o América outro, num período de uma década. A partir de metade dos anos 70, voltamos à condição de protagonista, que nos rende até o momento 47 conquistas estaduais.

Fato é que, indiscutivelmente, os campeonatos locais predominavam – acompanhei também de outros estados como o Paraná – que tinha na época o Colorado (que depois numa fusão com o Pinheiros) deu origem ao time que tem o mesmo nome do estado. Colorado, Atlético e Coritiba eram os principais. Na Bahia já era mesmo o BaVi. Em Pernambuco, o acirramento entre Santa Cruz – seguramente na ocasião o melhor estruturado -,Náutico e Sport agitavam o futebol no nordeste. Goiás, além do time com o nome do estado, ainda Vila Nova, Atlético e o sumido Goiânia, homônimo da capital.

Cá na nossa Minas Gerais, para um então menino do interior, em função de o time da minha cidade – Araxá – ter ascendido à Primeira Divisão, o Ganso encurtou meu caminho e – como já disse inúmeras vezes a ação providencial de um saudoso cunhado – me aproximou do encantador Galo Carijó. Naquela época, não perdia uma revista “Mineirão”, que tratava exclusivamente do futebol mineiro.

E o Ganso, por anos seguidos, foi campeão do interior. O preto e branco daquela equipe, se mistura à camisa idêntica do Galo. A de Atlético e Araxá, G de Galo e Ganso, preto e branco em listras verticais e simétricas – longe desse código de barras da atualidade – embalaram a transição da infância, pré adolescência e adolescência plena.

Diante disso, quando percebo nos dias de hoje o esvaziamento dos estaduais, e – no caso específico do mineiro que é talvez um dos mais desinteressantes de todo o Brasil – me sinto abatido, nostálgico e completamente deprimido. As federações estaduais – notadamente a daqui – talvez até por subordinação à cbf/tv, conseguiram acabar com o interesse do torcedor pela competição. Ainda nas comemorações dos 115 anos, temos de conviver com essa tentativa oficial em tumultuar o ambiente. O que pode incomodar tanto essa gente? As recentes conquistas e a sequência de títulos mineiros? O Estádio? O mascote? Por amor, deixem as coisas serem resolvidas no campo e sem a interferência de fatores estranhos.

Pra completar esse quadro desolador, amanhã iniciamos a decisão, previamente conturbada pela ação ineficaz, irresponsável e nefasta da fmf – especialmente por parte da comissão de arbitragem – que resolveu por razões inexplicáveis, acender uma fogueira e jogar lenha. A atitude e seus possíveis desdobramentos, acredito, tenha sido minuciosamente pensada pelos responsáveis por esse ato insensato. Enfim, só pra fechar, quando esses mesmos senhores – até mesmo se olhando no espelho – tiveram atitude similar ao ver o Galo vergonhosamente prejudicado? Exemplos dessas situações não me faltam! Ora, se os próprios atores dessa punição, afirmam que o mencionado lance é interpretativo. Qual o real interesse motivou todo esse escarcéu?

*imagens: 1) Atlético; 2 e 3) divulgação

43 thoughts to “A fmf tumultuando a decisão mineira”

    1. Veio ou véio, no sentido “velho” pejorativo tentado? Idade avançada, caro covarde que se esconde no anonimato, é só para aqueles que Ele escolhe. É um privilégio, que premia aos que respeitaram a vida na juventude. Como diz um ilustre amigo que fui presenteado nessa longa e existência. Não tenho culpa se sou jovem tem mais tempo que você. Aproveite sua pretensa pouca idade, pois Ele costuma apressar afoitos, arrogantes e grosseiros. Eu e meus amiGalos 60tões, 70tões, 80tões,temos muita história pra contar. Já jovens que se passam por temidos, ao contrário, não deixam nenhum legado. Anônimos ou (des)aparecidos. Reclame lá com a Adidas, não tenho nada com isso, sou do “maior de Minas”.

  1. Tem jeito ñ. Tudo contra nos. Cbf, cbd. Bolinhas do sorteio. Flamerda,globolixo. É agora pra completar até a justiça condenando nosso ilustre torcedor por tentativa de homicídio. Ehhh. Esquisofrenia. Perseguição. Tudo isto pq ganhamos depois de 50 anos . O Atletic que vai a pqp. São tudo fdp. Aqui é galo

    1. Caro Roberto, que assina ainda Luiz Ferreira, sua tentativa de ironia/provocativa merecia lixeira. Misturando seu livre pensar com seu próprio espelho, mas até achei divertida sua pretensão e pressa na avaliação do blogueiro. Queria então que eu estivesse à vossa disposição para liberar sua verborreia, mas tenho outros afazeres. Segue, então, não em sua homenagem, sim para mostrar aos amiGalos, o que está sujeito quem assina um blog a receber. Já vai seguir sua outra postagem – anônima – na sequência.
      Em tempo: já havia respondido, mas volto com esse pós post. Como disse, não estava on de tarde, só agora me inteirando de fatos. Sua revolta não é comigo, mas com a Adidas, infelizmente não tenho o “fale conosco” de quem lançou a camisa nova do “maior de Minas”. Pesquise!

  2. Revendo aqui um Atlético e Tupi , em 2013 .

    4 gols magistrais !
    Que time era aquele , meu Deus !

    Foi contra o Tupi , não importa , o que importa é a magia , a criação de jogadas , os arremates .

    Bacana demais !

  3. Boa tarde à todos! Prezado Eduardo, essa FMF é uma tragédia, uma vergonha. Uma instituição que a muito se tornou familiar, politica e, uma confraria entre amigos. Quanto ao chefe de arbitragem, o Sr. Juliano Lopes Lobato (esse eu conheço), nunca passou de um arbitro normal, para não dizer ruim e sem nenhum destaque no futebol mineiro, quanto mais no futebol nacional. Você Eduardo, lembrou bem outro dia, que o maior destaque deste chefe de arbitragem, foi ter apitado um jogo no mineirão CAM x VALERIO e, o saldo fica por conta da triste história. Em se falando do clássico, sempre que o América vai enfrentar o galo em jogos decisivos, o tal vice presidente, Alencarzinho (bicheiro), gosta de tumultuar e colocar pressão na arbitragem, como já fez desde a semana passada, quando disse que preferia árbitros de fora do estado. Esse é outro velho conhecido do futebol mineiro. Imaginem com que cabeça o juiz de amanhã vai entrar em campo?! A verdade é que os estaduais precisam acabar para os grandes, ou que, o galo faça como o genérico/PR e utilize apenas a base no mineiro, mas para isso é necessário a ajuda e compreensão da torcida. Abraços,

  4. Como sempre muito bem informado, nobre Ávila.

    Mas veja bem: se vai ser adiado o 2º jogo contra o Kuei, por que o site da Federação ainda não mudou a Tabela respectiva? Onde estaria o estagiário que não alterou a grade?

    Tenho uma suposição:

    A Federação não mudou porque é a TV quem decide.

    Acredito que a TV vá mudar para domingo (9), porém definindo a partida para às 11h da manhã para não conflitar o horário com os interesses comerciais da emissora.

    As 11 horas tem aquela vantagem, a de poder fritar o ovo do tropeiro do Mineirão no asfalto do entorno do estádio em razão do sol senegalesco no horário da partida.

    A Federação ficará felizona pela mudança do dia e horário da partida e deverá emitir nota oficial para trombetear que atendeu os interesses do Atlético pelo aumento do tempo de descanso dos atletas.

    Mas há um porém: a mudança para as 11h do domingo (9) não resolve a questão do tempo mínimo de descanso dos atletas que são de 66 horas, conforme reza o RGC 23 (Regulamento Geral das Competições)…

    Então, assim, mudança para inglês ver, tipo ganha mas não leva…

    A conferir…

  5. Bom dia amigalos, é revoltante ver esse vagabundo desse Cury cobrando o Galo, alguém tem que dar um cacete nesse aproveitador, nossa dívida nunca vai acabar com essa administração amadora, somando os salários do Pavon,Vargas, Pedrinho e Edenilson são 3,6 milhões jogadores no ralo, esqueci do Alan Kardec que não tem previsão de volta

  6. Bom dia.
    Estou lendo a notícia que o micróbio verde, colocou uma placa e fechou a janela da torcedora do GALO, que assistia aos jogos no independência.
    Porque o independência foi cedido graciosamente a esse time?
    É uma vergonha que os governantes tenham pago pelo menos 2 reformas nesse estádio e os donos desse timinho ajam como esse patrimônio sempre fosse deles. Esperaram o Raimundo Sampaio falecer e fizeram uma tunga no estádio. Newton Cardoso e Leopoldo Bessone.

    1. Liga não J. Eustáquio

      É apenas uma jogada de marketing do meleca pra ganhar holofote. Eles agora estão com mania de grandeza e se achando o novo rival do Galo.
      E pensar que a tempos tínhamos simpatia por este time. Hoje ele me causa tanto nojo quanto o ex-rival.
      Quero que ele assim como seu coirmão azul, vão pra série B

  7. Bom dia, para todos!
    Essa fmf ( com minúsculas) que federaçãozinha vagabunda e todas as outras, começando pela FIFA .
    E o futebol? Pobre esporte bretão, em outros tempos havia muitos craques e muitos bons jogadores, hoje os craques são rarississimos e 98% é cabeça de bagre apadrinhados por gananciosos empresários.
    Pobre esporte bretão! Quando chega o VAR pra corrigir os erros e mitigar injustiças ( ninguém foi tão roubado como o CAM) me aparece as casas de apostas. Triste!
    De verdadeiro mesmo, só a paixão do torcedor.

  8. Como não tenho nada pra dizer, vou repetir com outras palavras… as maiores atrações das finais do Mineiro serão os árbitros e o VAR… a que ponto chegamos quando se têm um LIXO de Federação comandando o futebol de Minas Gerais… acharam um caminho para terem os holofotes voltados pra ela e está escancarado que não querem ver o TETRA do nosso CAM… abre o olho Presidente Sérgio Coelho!!!

    OBS.: acreditando que os jogadores do nosso GALO vão voar em campo depois de um “descanso” de 2 semanas sem jogos!!!

  9. Deveriam acabar com os estaduais, ou Atlético, Cruzeiro e Ámerica já entrarem na semi final com o campeão do interior, somente 4 datas semi final e final.
    Com isso daria para antecipar a Copa do Brasil e não ficar essa loucura de 9 jogos em Abril isso é SURREAL.

  10. Bom dia prezado Eduardo e amigos. Muito bem colocado em tudo. Sobre o campeonato Mineiro eu culpo além da ineficiente federação mas principalmente a emissora, que não vejo há muito tempo, que esvaziou o nosso campeonato até querendo tempos atrás fazer um campeonato Minas/Rio substituindo os 2 regionais.
    Sobre o jogo amanhã o que nosso Atlético, jogadores, tem que fazer é jogar bola. Nada de reclamar por reclamar, principalmente o nosso Goleador Hulk que já está marcado pelas arbitragens tendenciosas.
    Aqui é Galooo p**** em Volta Redonda/RJ

  11. Bom dia meu caro e caros amigalos.
    O motivo disso tudo é tumultuar, criar clima. O GALO e sua diretoria tem que passar por cima disso e focar principalmente na libertadores . Esse título mineiro vale mais p América do que pra nós e sem desdenhar, mas temos que pensar grande e pra pensar grande temos que afastar essas fofocas do nosso meio e mais ainda, FORTALECER O ELENCO. COM ESSES AI VAI SER DIFICIL AGUENTAR TUDO O QUE VEM PELA FRENTE.

  12. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Sensacional o seu post de hoje. Essa reminiscência que nos leva à nostalgia dos nossos tempos de jovens, mexeu muito comigo. Como não lembrar do campeonato mineiro de 1956 quando o galo foi penta-campeão. Como não recordar dos times que integravam o campeonato mineiro da década de cinquenta, além do Atlético Mineiro, América e Cruzeiro, Asas, Pedro Leopoldo, Renascença, Sete de Setembro, Siderúrgica, Democrata, Bela Vista, Valério Doce, Meridional, Metaluzina que faziam o famoso clássico do interior, ME-ME, e tantos outros que agora me fogem da memória?
    Mas naquela época, Ávila, os campeonatos regionais tinham um significado especial e que hoje não se sustentam frente à outras competições de âmbito nacional. Mas nos enchia de orgulho ver Vaduca, Tomazinho, Zé do Monte, Haroldo, Alvinho, Lucas, Ubaldo Miranda, Arizona, Mussula, e tantos outros, que honraram e dignificaram essa camisa preta e branca. Hoje, o rural como atualmente denominado, não nos empolga mais…
    O Rural só presta atualmente como pré-temporada para os torneios importantes, Copa do Brasil, Libertadores, Sul Americana, Brasileiro e Mundial. Fomos muito felizes naquela época e continuamos ser felizes nos dias atuais pois, o galo continua a nos dar as alegrias como antigamente e continua ser o dono do terreiro nas Minas Gerasis. Como já está incorporado no nosso vocabulário, o galo não é só um time de futebol, é uma religião. Não torcemos por um time, torcermos por uma nação…
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Caro Ângelo, muitas saudades daqueles bons tempos. A rivalidade sadia, sem violência, rendia dias de curtição. Hoje é muito intere$$e, destruindo o romantismo do passado.

      1. Caro Barata!
        Além de tenso era uma viagem quase que interminável!
        E naquela época contestávamos quando diziam que minas não tinha praia, lembras? Falávamos orgulhosos da praia do “Ó” de Sabará. Não deixávamos por menos, claro que sempre com o espírito de gozação!
        Abraço.

    2. Eu prefiro o título de 54, o nosso primeiro Tri (eu não estava lá, mas conheço a história), que integrou o penta de 1956. Tínhamos batido na trave duas vezes: em 1948 – América, com Mr. Barrick no apito e gol de um policial militar que ficou junto à trave e ajudou a empurrar a bola pra dentro da nossa meta – essa história é confirmada aos risos pelo meu pai de 95 anos, americano doente que odeia o Atlético kkkkk, coitado do velho) e em 1951 – Villa Nova, gol de Vaduca no Independência. Fomos novamente Bi-campeões em 1952 e 1953 e a decisão contra o Palestra (acho que esse time já morreu). Eles jogavam por uma vitória em três partidas. O Galão venceu as duas primeiras e houve um empate na terceira. Como tudo ficou empatado fomos para a “derradeira” e vencemos por 2 X 0, gols de Lucas Miranda e Joel (centro-avante de Divinópolis). O nosso time-base: Sinval; Afonso e Oswaldo; Mexicano, Zé do Monte e Haroldo; Lucas Miranda, Ubaldo, Joel, Gastão (Tomazinho) e Amorim. Galoooooooo!!!!!!!

  13. Casas de apostas financiando times de futebol, programas esportivos, youtubers, e nós, “os inocentes” tentando acreditar na lisura dos resultados e no caráter de jogadores, dirigentes e árbitros…se a gente não acreditar, a gente para de torcer. Agora, como faço pra parar de torcer pro Galo? Até os anos 90 eu tentei várias vezes e não consegui, então desisti de tentar. Por isso, EU ACREDITO!!
    EU ACREDITO!
    EU ACREDITO!
    EU ACREDITO!

    1. GALO ROBERTO ,

      e nas transmissões dos jogos ?

      Deixaram de narrar as partidas , pois passam o tempo todo apresentando estatísticas que , ó coincidência , remetem ao menu de apostas dos sites .

      É PRACABÁ !

  14. Bom dia, todos! Todas as críticas à FMF e outras entidades esportivas brasileira são pertinentes. No entanto não podemos deixar de criticar a diretoria do Galo que sem explicação deixa tudo acontecer sem tomar nenhuma atitude. Não me lembro de um primeiro trimestre com tantos absurdos acontecendo e nenhum posicionamento concreto da diretoria sendo feito como agora em 2023. Escrevi ontem aqui neste espaço sobre a mudança do segundo jogo da final de sábado para domingo, devido o agendamento do nosso compromisso na quinta pela liberta, quando poderia ser na terça ou na quarta. Nenhuma final de estadual foi alterada, somente a nossa., prejudicando torcedores do interior que, como eu, pretendiam ir à BH para ver o jogo. Isso mostra toda a insignificância que estamos sendo tratados. Acho que estamos muito entusiasmados com a inauguração da Arena e estamos esquecendo de cobrar da diretoria transparência.

    1. Prezado Ávila:
      Me permita discordar da colocação sua e de outros amigos atleticanos como eu acerca da desimportância dos campeonatos regionais. Eu acredito que para os torcedores do interior que não têm condições de vir a Bh para os jogos, é uma grande e talvez única oportunidade de assistir aos jogos do nosso Galo em suas cidades ou cidades próximas do evento. Basta ver o tamanho das recepções quando da chegada da delegação. E também a alegria dos torcedores ao verem pessoalmente seus ídolos. É minha modesta opinião.

  15. Pelo que o dr Lasmar disse, Kardec ainda vai demorar pra voltar aos gramados. Quem sabe ele não volta pras peladas de fim de ano!?

  16. Muito válido o comentário sobre forças de fora tentando tumultuar o ambiente da final. Não é a primeira nem será a última vez que isso acontece.
    Mas o Galo vai vencer. Passando por cima dessa corja. Seremos campeões mais uma vez!

    Gostaria de propor outra reflexão aqui: até quando vamos continuar contratando mal e vendendo pior ainda?
    A saída de Eduardo Sasha praticamente de graça para o Bragantino (foi comprado por mais de 10 milhões junto ao Santos) e a vinda do Alan Kardec (seriamente comprometido na parte física) ganhando salário altíssimo provam o quanto ainda somos amadores na questão de negociações.
    Se pegarmos exemplos do passado vamos ficar horas aqui debatendo a mesma coisa. O CAM é uma verdadeira mãe para os empresários. Não tem cabimento. E quem se ferra nessa sacanagen é o próprio clube, sempre. Depois jogam a culpa pela incompetência (ou seria ma fé?) na taxa de juros, na inflação, na alta do dólar, no clima, na natureza….

  17. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Parece que a estupidez humana não tem mesmo limite. No site do Jornal o Tempo, tem uma matéria, mostrando o América colocando uma placa no Indepa, para tirar a visão do campo de jogo de uma moradora atleticana. Muito mediocre!! Mas o nosso Galo pode acabar com isto em campo: taca um 3×0 amanhã e acaba com isto! Foram 12 días de treinou e 03 de descanso. O Gramado é excelente. O horário também. Então, o que falta para esse elenco millonario se impor em campo? Será que o nosso técnico de um milhão de reais, não consegue alternativa tática para o esquema de jogo do Mancini? E vamos perder na vontade para o Juninho e Ale? Hora de Hulck, Paulinho, VARGAS, PAVON, que juntos, recebem mais que o elenco do Cuiei fazerem , pelo menos 03 gols. Simples assim.

    1. DOMINGOS , permita-me :

      os 4 gols do Deca sobre o time azul foram pinturas de jogadas / arremates .

      Estou a dizer isto pois gosto muito de futebol , e aprecio um jogo bem jogado .

      Vamos vencer o alvi-verde ?
      Creio que sim .

      Mas o time deles não é bobo e o Juninho/Alê ‘tão jogando muita bola .

      1. Prezado Barata, os fatos estão ai: O Cuei deu duas lapadas no Cruzeiro. O Galo empatou ,na bacia das almas, com o mesmo adversário e, na minha opinião, nao jogou melhor que o Atletic, nos 180 minutos. Se classificou, em razao da melhor campanha. Mas como dizia Ronaldinho Gaucho: agora tá valendo e o Cuei é freguez do Galo. GALO 3X0.

  18. Bom dia Massa e Guru

    Entendo seus sentimentos Guru, mas por mais que a FMF seja nefasta, incompetente e bandida, não podemos desconsiderar que, o próprio clube tem sua parcela de culpa em tudo que está acontecendo.
    Como postei ontem, se hoje somos reconhecidamente um dos três melhores e mais respeitados clube do Brasil, o que dirá em relação à Minas Gerais?
    O Galo como carro chefe deste mequetrefe campeonato rural, deveria impor (sem arrogância), sua importância e liderança junto à FMF e exigir mudanças, para que o campeonato seja ao mesmo tempo sério, rendoso e profissional, mas nossos dirigentes se rendem aos desmandos dos vagabundos que dirigem o futebol mineiro.
    Fato é que, sem esta sem impor nossa importância e liderança, continuaremos vendo um time de mais de 3 bilhões jogar em campos sem estrutura, com invasões de campo e jogando em dias e horários estapafúrdios.
    Tá na hora de por a pica na mesa Galo!

    1. GALO ROBERTO ,

      e nas transmissões dos jogos ?

      Deixaram de narrar as partidas , pois passam o tempo todo apresentando estatísticas que , ó coincidência , remetem ao menu de apostas dos sites .

      É PRACABÁ !

  19. Bom dia, Ávila e Canto do Galo!!!

    A estreia na Libertadores (Libertad do Paraguai) será na quinta que vem (6), às 19h, no Mineirão. No sábado (8), às 16h30, novamente no Mineirão, o time decidirá a finalíssima do Mineiro contra o América. Menos de 48 horas separam as duas partidas, conforme a tabela de jogos constante do site da FMF.

    Ocorre que o RGC (Regulamento Geral das Competições 2023 da FMF) prevê ao menos 66 horas de intervalo entre partidas.

    Se o Atlético tentar mudar a partida contra o América para domingo (9), para garantir tempo de descanso mínimo para os atletas, terá que combinar com os russos (FMF e TV).

    A FMF anda, por meio de sua Ouvidoria, criando dificuldades para o Atlético perante a arbitragem, mídia e opinião pública por meio de notas oficiais casuísticas em desfavor do CAM. A TV, aquela mesma que andou zombando do Atlético no GE Minas e BBB, é outra que não vai pôr boa vontade para facilitar a vida do Alvinegro.

    A propósito, e o sorteio das bolinhas da CB?

    Como sempre, o Galo segue contra tudo e contra todos…

    Vamo que vamo…

    1. A partida já foi adiada, só falta a nota oficial do segundo confronto.
      Desde o anúncio do jogo da Libertadores foi confirmada a alteração.

  20. Bom dia !
    Desvalorizar os estaduais é desvalorizar um produto cultural do nosso país. A grande mídia, há anos, vem impondo a ideia que são ruins e devem acabar. Os estaduais foram o alicerce do nosso futebol e com eles formamos as melhores seleções, pois sempre foram como uma maternidade para geração dos grandes jogadores. Desvalorizam nossa cultura para impor um modelo europeu- nesse continente eles dão valor aos seus torneios centenários.
    Nessas décadas de 60 e 70 , quando começou a surgir os torneios nacionais, os times de outras regiões do país se apresentavam com força para disputar os incipientes torneios nacionais- Bahia campeão, Fortaleza, Náutico, nos anos 60 chegavam as finais dos torneios existentes. Já nos anos 70, tínhamos Santa Cruz com grande equipe e equipes que até vinham do interior dos Estados, como Londrina em 77, Brasil de Pelotas, Criciúma, Juventude e outros.
    O que precisamos é atualizar esses torneios, que já foram as joias do nosso futebol.
    Pode parecer incoerência, mas nos anos 60 e 70 o futebol era mais democrático, pois hoje o apelo é o capital e se implantarem a liga nos moldes da Libra pior ficará. Se Flamengo e Corinthians são os “campeões” de audiência isso foi fruto, principalmente, de uma determinada rede de tv. O justo seria uma divisão igual para todos os clubes, 50% dividido igualmente entre os clubes e 50% de acordo com a performance, pois afinal, clubes do eixo sempre foram beneficiados historicamente em transmissões desde a era do rádio e com isso conseguiram maiores torcidas, que permitem hoje serem os preferidos pelos patrocinadores.

    1. PAULO SOARES ,

      com é gratificante ler postagem tão sensata quanto esta .

      “(…) maternidade para geração de grandes jogadores”

      Hoje os caras vão buscar no Japão , nas Arábias , em Marte , o atleta que nasceu em Pedro Leopoldo , em Muriaé , em Vespasiano , em Formiga, mas que não teve NINGUÉM para vê-lo a iniciar sua carreira em nosso interior ou em nossos campos de várzea na capital .

      Dura e terrível realidade !

      1. Lembro alguns nomes que vieram para o Galo de times do interior
        Modesto e Vandinho do Uberaba
        Fernando Roberto e Catatau do Guarani de Divinopolis
        Batista do Uberlândia
        Luis Alberto do Valério Doce de Itabira
        Formiga do Tupi de Juiz de Fora
        Luizinho do Vila Nova de Nova Lima
        Pois é, caro José Roberto Barata, hoje virou raridade um jogador do interior brilhar no futebol no campeonato mineiro e vir a fazer sucesso no futebol.

  21. Bom dia e otimo fim de semana! Amanha e dia de Galo,vamos rumo ha uma grande vitoria! Lembro com saudades de ouvir na Itatiaia o saudoso Vilabaldo Alves narrando os gols do titulo de 1976 quando a garotada do Galo deu um passeio nos “veios” do rival! Aqueles foram bons tempos de Campenonato Mineiro!

  22. Preferia tanto falar do time do que da podridão que tá virando o futebol. Nunca se pôde confiar na arbitragem e mesmo depois do var a coisa não mudou, porque são os mesmos árbitros que sentam lá de frente pra Tv para avaliarem a revelia os lances. Outra coisa que incomoda são essas novas modalidades de apostas em jogos, tipo a tal da KTO, a própria Betano nosso patrocinador e várias outras, tem muita gente financiando jogadores e juízes aí para mudarem resultados de jogos, visto as investigaçoes de jogador recebendo para cometer pênaltis para favorecer um ou outro apostador. Onde vamos parar?

  23. Bom dia!
    Infelizmente, por culpa de nossos dirigentes, especialmente os passados, o Galo vive comendo na mão dessa orcrim, tv, empresários, cbf, fmf, etc. Se não fosse assim o Galo já podia, por exemplo, mandar esse campeonato lá pra pqp e não participar mais dessa merda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *