Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Momentos intensos na vida do Atleticano

A semana, que encerra hoje coincidindo com a abertura da festa momesca, foi muito movimentada lá pelos lados da Cidade do Galo. Apresentação de novos contratados, jogo com a segundona, preparação para a reta final da fase classificatória do mineiro e até mesmo o confronto que vale vaga na Libertadores.

Para a partida de logo mais, ainda no Horto e com pouco mais da metade da capacidade de ingressos vendida, podemos carimbar a classificação para a reta final do campeonato estadual. Com o empate ontem do coelho, agora resta ao Galo vencer, para consolidar a primeira colocação geral ao final dos oito jogos dessa fase de grupos. Será nossa sexta partida.

No próximo sábado, depois de voltar da Venezuela – por teimosia da tv e da própria fmf, vamos pegar nosso principal concorrente um dia após a chegada dessa longa viagem. Jogamos lá na quarta – 22 de fevereiro à noite – pisando em solo belorizontino só na sexta. A má vontade da tv e da federação, obriga o Galo a jogar já no dia seguinte. Com isso, assim como hoje, o time poderá ser alternativo.

Creio, até diferente do que vem sendo informado, que o Galo poderá começar com Éverson – único entre os titulares – em ação. Daí pra frente, sem nossos principais jogadores, teremos Paulo Henrique, Nathan, Rever e Rubens; Otávio, Igor Gomes e Hyoran; Ademir (eu preferia Pavón), Sasha e Vargas. Será que o jogador argentino, compatriota do próprio treinador, continuará preterido mesmo com um time escalado sem os principais jogadores? Enfim, estou me baseando pelas informações recebidas.

Importante, ou melhor, fundamental é vencer hoje e até mesmo – na medida do possível – fazer saldo de gols para assegurar a vantagem na reta final do mineiro. Ao que penso, apesar de ser sábado de carnaval – festa popular que tradicionalmente movimenta nossa BH e o time ser quase todo formado por reservas – merecia casa cheia em busca desse ideal de classificação e colocação.

Antes de fechar a prosa de hoje, minha consideração sobre os dois jogadores que foram apresentados na semana. Não conheço o futebol de Saravia e tampouco de Maurício Lemos, mas se o treinador é quem está bancando essas contratações, quero confiar que serão de grande utilidade ao Galo. São duas posições, lateral direita e zaga, que estamos carentes. Ainda que não sejam titulares, seguramente serão duas importantes opções de banco para toda a temporada. Resta aos dois e ao treinador mostrar que os críticos estão equivocados.

Por fim, um pitaco pessoal e que em nada terá influência em campo. Ontem, 45 jogadores foram inscritos para a Libertadores – sendo 14 da base e entre os quais já ouvi falar de dois ou três – e um deles (goleiro Diego Fernandes) utilizando a camisa 12 que foi eternizada como do torcedor em 2006. Sugestão do amiGalo Ernest Soares, que sempre comenta aqui neste espaço e levada na ocasião por este blogueiro à diretoria. Acho eu, que neste momento, deveriam ter utilizado qualquer dos números em aberto e preservado até que fosse necessário o uso desta numeração. Além do 2, também não foram contemplados o 21, 24, 27 e 30. É como penso! A eternização da camisa 12 ao Torcedor, é algo que orgulha todo Atleticano. Deveria ser respeitado. Faltou alguém pra dar esse toque lá na hora dessa definição.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

16 thoughts to “Momentos intensos na vida do Atleticano”

  1. Alívio no final com esse incrível Hulk. Mas…é muito pouco em se tratante de equipe. Preocupante a situação. Esse Pavon pode ser devolvido à semelhança do seu compatriota horrível Nacho.
    A verdade é que se não pudermos contar com Hulk a coisa fica feia. Futebol não se joga apenas com um jogador, ainda que ele valha por 10.

  2. Como é a vida né , tem um cara que reclamou que o Cruzeiro fazia gols nos acréscimos do mineiro e hoje juiz deu 6 minutos no primeiro tempo e 10 minutos no segundo tempo aí saiu o gol e terminou o jogo , será que vai comentar alguma coisa?

    1. Se sua intenção foi de mencionar o blogueiro, te faria duas observações. Os acréscimos, cara palida, foram de 8 e não 6 (engano ou mentirinha?), distraido. Pelo cai cai que todo time pequeno, como aquele na segundona também adotou. O gol foi aos 9 de acréscimo, pois diferente de alguns useiros e veseiros, deixou correr mais um por dois motivos. O adversário na prorrogação protelou o andamento da partida e a bola no ataque não deve ser interrompida a partida. No mais, aqui em MG – com todo respeito – não tem comparação. É o Galo, bem depois o América e mais dez que se regulam.

  3. Olá amigos da bola!

    Até aqui, paramim, o time titular tem jogado muito mal. Muito jogador força, um bolo no meio….. Ruim!

    Se entrar com pontas e jogar pelas pontas!… O time reserva goleia fácil hoje!

    Na frente: Hyoran, Sasha e Ademir.

    No meio, Vargas, Igor Gomes e Otávio na volãncia.

    Rubens lateral esquerda, RÉVER melhor zagueiro do Galo, com Nathan. Na lateral esquerda, o
    que veio do Juventude. Esse time joga solto, bonito, tem jogadores habilidosos.

    Para mim, esse time seria o titular, com entradas de Rulk em lugar de Sasha, Arana em lugar de Rubens, Mariano na lateral direita, Jemerson em lugar de Nathan.

    Éverson

    Mariano
    Jemerson
    RÉVER

    Arana

    Otávio
    Igor Gomes
    Vargas

    Ademir
    Rulk
    Hyoran ou Paulinho, ou quem sabe o badalado garoto argentino depois que retornar de contusão e começar a jogar futebol

    Time habilidoso, melhor!

  4. boa tarde Eduardo e massa. hoje vencer e vencer para classificar neste poderoso rural. ainda não ve nada diferente neste time do galo de 2022 aliás vê sim lento e mau treinado.ganhar do poderoso democrata SL foi fácil quando pegou uma equipe de segunda divisão sofreu para arrancar um empate. hoje temos que atulerar Ademir foguete apagado .Nathan silva. Hyoran fraco . sascha fraco. pavon ainda não mostrou ok veio fazer no galo. Vargas fraco. sobre estes 2 reforços nunca ve jogar o zagueiro se for melhor que Nathan silva e saraiva for melhor que Guga avenida ja esta bom. vai galooo.

  5. O nosso CAM têm o melhor elenco disparado desse Mineiro, portanto, mesmo com reservas, é hiper, super, mega favorito ao jogo de hoje mas precisa confirmar isso dentro das 4 linhas… queremos mais 3 pontos na tabela e vamos pra cima!!!

  6. Sinceramente estou torcendo muito pra que estes 2 contratados sejam destaques do galo na temporada, mas infelizmente não acredito, chega de jogador pra compor o grupo, precisamos de jogadores pra chegar e ser titular. Tomara que eu esteja errado.

  7. Bom dia! Daqui alguns dias, vamos mudar o nome de Clube Atlético Mineiro para Clube Atlético Eduardo Coudet. Haja vista que, está enchendo, o o nosso CAM de seus “protegidos.” Embora reconheço que Edenilson e Patríc, tenham sido boas contratações.

  8. Obrigado pela dica, se Hyoran e Sasha vão jogar não perderei meu tempo assistindo, para completar o trio calafrio falta o Nathan pesacador. Os três têm uma coisa em comum: um gol ou uma assistência a cada dez jogos, coisa pífia. Não me venham dizer que são bons de grupo, para mim o sinônimo disto é “meia boca”.

  9. Prezado Blogueiro, com as devidas venias eu nunca gostei dessa questão de eternizar uma determinada numeração de camisa e também sou a favor dos tempos antigos onde a numeração dos jogadores titulares iam de 1 a 11, os times do Brasil quiseram copiar a moda dos europeus, mas esqueceram de copiar o calendário de lá

  10. Bom dia!
    Os comentaristas da Itatizeiro, “nada bairristas”, falavam ontem que não esperavam outro resultado, senão a vitória do cuei sobre o Ipatinga. Caíram do cavalo mais uma vez.
    Quanto ao time do Galo hoje, eu deixaria de fora Vargas, Sasha e Ademir. Tomara que eu queime a língua mas já cansei desses improdutivos personagens em campo.

  11. Bom dia Massa e Guru

    Com titulares ou reserva, estarei hoje no indepa. Se forem os reservas será uma boa oportunidade pra Fumacinha e demais companheiros provarem que estão no elenco porque merecem. Caso contrário,podem pegar o boné e zarpar.
    Sobre os dois contratados, a torcida, principalmente os corneteiros, precisam entender que eles vieram, como disse meu Guru, a pedido de Chacho. Então se não derem certo que seja cobrado o técnico e não o diretor de futebol.
    Torço para estar errado, mas as credenciais deles não sinalizam sucesso, assim como foi a do PH.
    Bom se vestiu o nosso manto, vou apoiar e fim de papo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *