Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O paciente Atleticano começa de novo a reagir

Considerando que até a resignação também tem limite, ao que percebo entre os Torcedores é uma grande decepção após o resultado – mais até pela péssima apresentação do time – na estreia da fase de grupos da Copa Libertadores. O presidente “obviamente” (como adora usar esse adverbio de modo) pensa diferente da Massa. Temos, em boa parte dos que ouço, até apoiado sua gestão em buscar o equilíbrio financeiro herdado por dívidas megalomaníacas e históricas, mas também desejamos vitórias e títulos.

Incrível como o time, que opto por chamar de “expressinho” e que joga hoje pelo Mineiro, tem mostrado muito mais vontade e determinação que os titulares. Um amigo dos tempos de criança, Atleticano da gema, chegou a lembrar do Yustrick. Para ele, o elenco é muito qualificado e é preciso que se dê um murro na mesa para provocar a reação nos jogadores. O “homão”, alcunha do Yustrick, dava murro e “bordoada” era nos jogadores.

Ainda assim, com os olhos nas redes sociais, estou em direção ao Uruguai. Saí de Belo Horizonte na madrugada deste sábado, via São Paulo, com previsão de chegar a Montevideo ao meio dia. Planejei essa viagem no dia seguinte á vitória sobre o Defensor na casa do adversário. Tivesse esperado os dois jogos seguintes, talvez capitulasse desse programa. Enfim, que os deuses acompanhem o Galo, na difícil missão de reagir em solo uruguaio.

O treinador não é o único responsável pelo desencanto, ainda que momentâneo, que estamos vivendo. Acima dele tem o diretor Marques, que assim como Geovânio agora, Guilherme em tempos passados e ele próprio chegaram aqui desacreditados. Os dois últimos deram a volta por cima e se tornaram ídolos. Tem tempos que isso não acontece. E o novo contratado, caso repita esse fenômeno, só poderá atuar a partir da próxima fase da Libertadores. Isto, se o Galo avançar. E acima do Marques, uma diretoria, capitaneada pelo Sette.

Lá de longe, pelas redes sociais, estarei acompanhando os reservas em Patrocínio tentando se manter na liderança da competição. Em oito jogos, sendo três com o time principal e cinco com os reservas (num deles com reservas dos reservas), estamos à frente do Regional. Aqui o Galo tomou apenas três gols, sendo dois deles de penalidade e o terceiro com uma zaga formada por Rea e Mancini. Que sigam nessa trajetória.

Vou chegar à capital uruguaia e sentir o clima, seguramente eufórico pelos donos da casa, que estrearam com uma grande vitória fora de seus domínios. O Galo, ao contrário, foi derrotado pelo fraquíssimo time do Cerro Portenho dentro de Belo Horizonte. Entre os sete clubes brasileiros na Libertadores, fomos o único a atuar em casa e, ainda assim, derrotados. Os outros todos jogaram como visitante e apenas o Paranaense foi derrotado. Quatro deles venceram na casa do adversário e o Grêmio arrancou um bom empate.

Espero apenas que os onze escolhidos por Levir para atuar na próxima terça feira, tenham vergonha na cara a revertam o animo do Torcedor que – em grande número foi ao Mineirão nima quarta feira de pura cinzas. Encontrei com pessoas que viajaram 400, 500 quilômetros e voltaram pra casa com gosto amargo, tanto pela derrota quanto de uma apresentação pífia de nossa equipe.

Reação já!

Em tempo: O caso Chara exige melhor explicação. Ou se tem transparência total ou seria melhor não jogar farofa no ventilador. Meias palavras geram muita conversa fiada, procedente ou não.

*fotos: Bruno Cantini, Atlético

36 thoughts to “O paciente Atleticano começa de novo a reagir”

  1. LEVIR NÃO DÁ. TÁ VELHO E ULTRAPASSADO E É TEIMOSO E PIRRACENTO.
    MORRE ABRAÇADO COM ELIAS E PATRIC. FALTA PONTAS DE VELOCIDADE E CHARÁ CUSTOU MESMO 27 MILHÕES.??

  2. LEVIR está ultrapassado , mas pedir a saída dele nesse momento não é aconselhável . Contratar quem.???
    Com Raça , Pegada e melhorando o esquema tático e o Preparo Físico pode dar uma arrumada nesse time.
    EVIDENTEMENTE SEM PATRIC E ELIAS. F. SANTOS Precisa continuar pois não temos outro para a posição e convenhamos o HULK é muito ruim.

  3. Os números estão aí, mas o futebol não. Como disse anteriormente, empate não é o fim do mundo, mas uma derrota deixa a faca a uns 2 mm do coração. Concordo plenamente quando diz que o Levi esta perdido e parece meio que tendo devaneios, talvez pela idade e também pela teimosia. Como voce citou o Luan como meia esquerda ora todo mundo sabe que ele rende pela direita. E o Chará joga melhor pela esquerda e ta jogando na direita, na realidade o burro ta brincando com a sorte. Ninguém mais aguenta Patric e Elias no time titular, Fábio Santos é o único que temos ali, mas também poderia tentar uma improvisação ali. Talvez essa é a diferença pro time Alternativo que pelo menos mostra raça e alguns jogadores que ja merecem chance quando outros não rendem. Guga é uma unanimidade. E Alerrandro pede passagem. Quando algum jogador começa a render e ameaçar seus pupilos ele logo uma arruma uma maneira de tira-los de cena, isso é jogar contra o Clube e defender suas idéias ultrapassadas. E mais uma pergunta pro burro com sorte, porque alguns jogadores no time titular não rendem, mas no alternativo jogam muito mais. será que estão sendo mal aproveitados quando escalados no time titular? alguém comentou no post anterior que pra amanhã era a zaga titular e o Luan no lugar do Natan e tava muito melhor que o time titular, to começando a acreditar. Cleiton, Guga, Rever, Igor Rabelo, Hulk, José Wellisson, Jair, Luan, Cazares, Chará e Alerrandro, sei não viu.

  4. Boa tarde Guru e demais AMIGALO!!! Ainda penso que somos meros coadjuvante no Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileiro…..

  5. JUMENTINO!!! Caro Eduardo e Amigos Galistas, Boa tarde!!! Me desculpem, mas não há explicação para as decisões deste “Burro sem sorte”!! Ele teve méritos em achar o time e esquema ideais. O Galo titular estava indo bem… todos sabemos que o time é MUITO limitado, mas as peças estavam encaixadas.. e funcionando!!! Daí, ele mexe, remexe (como diz o Caixa) e foi aquele vexame diante da massa contra o Defensor (zero a zero diante do estádio lotado). Todos pensam: vai fazer o mais simples contra o Cerro Portenho!!!.. a torcida comparece em grande número (acredito que se não tivesse feito aquela m. contra o Defensor, seriam mais de 50.000 no mineirão)… daí, o Levir Desculpido, mantém o esquema que NÃO DEU CERTO!!! Meu Deus!!! Eu mesmo, moro em São Paulo – dei um jeito de permanecer em BH p/ ver o GALÃO. Quando vi a escalação, fiquei com tanta raiva que deu vontade de vender o ingresso – qualquer um poderia prever o que viria pela frente. O nome do filme: “Um jumento sem sorte!!!” Agora, ele já disse que manterá este esquema. ESTOU COM MUITA PENA DE VOCÊ, QUE ESTÁ EM MONTEVIDÉU A ESSAS ALTURAS… A SORTE (do Jumento sem Sorte) é que o jogo não será transmitido por nenhum canal!!! (desculpe o palavreado – não costumo me expressar assim!.. mas, a minha indignação com este Burrico passou muito dos limites)!! De verdade, não tenho esperanças de nos classificarmos em um grupo tão fraco na Libertadores!

  6. Elias tem um poder de persuasão incompreensível, mesmo jogando mal, o time muda o jeito de jogar por ele – há algo de podre no Reino da Dinamarca…

    Fabio Santos só joga porque não temos um bom reserva, assim deveria ser com o Chará. Fora elias!!!!

    Eu acredito que temos elenco para chegar, pelo menos, nas quartas de finais da Libertadores, basta escalar o time certo.

  7. Se alguém pensa que temos condições de ganhar alguma coisa com PATRIC E ELIAS em campo está muito enganado.
    Os jogadores chegam ao CT de luxo do GALO e ficam impressionados com tanta mordomia e aí ficam preguiçosos e esquecem de jogar futebol.
    Nossos Problemas :
    1- ELIAS E PATRIC EM CAMPO.
    2- DESORGANIZAÇÃO TÁTICA.
    3- FALTA DE PEGADA E RAÇA.
    4 – PREPARO FÍSICO. O TIME CANSA NO SEGUNDO TEMPO.
    5- TEMOSIA DE LEVIR CULPI.

  8. Como sempre a torcida já elegeu um culpado pelo Galo ta liderando o campeonato Brasileiro com time reserva e perdeu um jogo na fase de grupos da liberta.
    Já começaram fora Levir…
    O mesmo fora Marcelo Oliveira na véspera de um jogo decisivo, fora Diego Aguirre, fora Thiago Larghi, fora Roger Machado.
    Uma derrota e está tudo acabado, talvez pelo sistema de jogo em que ele é responsável pela escolha e cabe a ele a decidir pois recebe muito bem pra isso. Vária vezes vi aqui pessoas que hoje critica pedir 3 volantes, inclusive com avanço do Elias como foi feito, ai ele faz e ta errado. Fora Levir.
    Mesmo questionamento pelo lateral Guga que é melhor que Patric e mais cedo ou mais tarde vai assumir a vaga, o que também concordo mais respeito a decisão dele, mesmo assim fora Levir.
    Somos muito imediatista, infelizmente isso por parte da torcida prejudica muito nosso Galo. Coloca pressão desnecessária nos jogadores. Veja exemplo Alerrando, pra muitos não poderia mais usar a camisa do Galo e agora vem mostrando seu valor. Cazares muito criticado e hj está super bem. Ta chato demais ver isso, claro que respeito a opinião de todos, mais acho que devíamos fazer uma reflexão, mudar técnico vai fazer diferença?
    Quantos tivemos depois de 2014 e quantos títulos ganhamos?
    Quem viria para o lugar dele?
    As vezes parte da torcida mesmo com boa intenção coloca uma crise onde não tem. Não tem nada perdido, estamos firmes e fortes. Jogar feio ou bonito o que vale é resultado. Tenho certeza que vamos classificar na liberta.
    GALOOOO

    1. “Jogar feio ou bonito o que vale é resultado”
      Perder pro Cerro dentro de casa é o que?

      Fora Elias!
      Fora Fábio Santos!
      Fora Patric!

      1. Normal para o futebol brasileiro de hoje.
        Time atacou uma vez e na falha da Zaga do Rever, Igor Rabello e Victor gol do time deles.
        Porque ninguém fala da Zaga que errou?
        Faz parte, perde quem joga. Não tem nada perdido.

  9. Boa noite xará e amigalos. Queria ter otimismo do Gurú para este próximo jogo contra o Nacional do Uruguai. Uma equipe muito superior e chata do que o fraquíssimo Cerro que nos proporcionou mais um vexame nesse 2019. Ao que tudo indica o bordão EU ACREDITO será mais uma vez o mantra de todos nós nos quatro últimos jogos desta fase de grupos(não temos time para vencer no Uruguai). Assim o GALO terá que fazer pelo menos 10 ou 12 pontos em 16 possíveis.

  10. Conversa fiada. Todos sabem que estamos contratando jogadores medianos, porque temos uma finança menos que mediana. Nesse contexto, estamos tirando leite de pedra.
    Só se engana quem quiser. Os tempos mudaram. Quem tem que provar que o Galo é vendaval e a torcida. Que nem lotou o jogo de quarta feira. Ou somos videntes ou verdadeiros bundões. Aqui é Galo porra !!!!

  11. Olha , Patrick continuar no time titular é um absurdo gigante . Alô Marques, fala com o técnico ou será preciso a torcida não ir aos jogos para entenderem ???
    Elias é péssimo , atrasa o time, não marca e não arma . O que ainda faz no clube ?
    Já Fabio Santos , não joga nada há tempos … marca de longe , da mt espaço . Lamentável o que o Sr Levir Culpi anda fazendo ..,

  12. Todo bom time começa com um bom goleiro, ainda que alguma peça não esteja bem e falhe mas nessa hora um bom goleiro faz a diferença, e foi o que faltou na quarta

  13. É no mínimo estranho que em todas as passagens deste ex- treinador tenha
    problemas com algum jogador,e nunca estes são esclarecidos para que nós torcedores saibamos,a única coisa que ele faz é contar piadas nada engraçadas,mostrar um time bem treinado e vitorioso, é o que esperamos dele que é muito bem pago para isto.Não tendo competência para tal,pegue seu boné e suma do Galo.Saudações Atleticanas a todos!

  14. Boa tarde amigos do Galo. Acho, pelo que estamos vendo em campo, que o Levir gasta mais tempo elaborando piadas e entrevistas sem graça, do que treinando o time. Parece um Bôbo. Está cada dia mais difícil encaminhar mensagens aqui.

  15. Ninguém ganha título importante tendo, no mesmo time, Patrick, Fábio Santos, Elias, Adilson e Ricardo Oliveira. Meio time perdido.

  16. Pois é, tivemos até o São Paulo interessado no futebol do Patric. Deixar de vender Elias e Patric é Puro amadorismo que resulta em prejuízo de milhões. Hê Marques, acorda, você é Diretor de Futebol, mexa-se, mostre serviço, você está se queimando com a massa.

  17. Bom dia Massa Atleticana!
    De fato nobre guru, transparência é fundamental.
    Não sou nem nunca fui fã do futebol (?) do Patric, mas preferiria ter mais uns cinco iguais a ele hoje no time do que continuar a ver o descompromisso dos ditos bons de bola que estão vestindo nosso manto sagrado. Pelo menos saberíamos da limitação dos caras, mas teríamos esforço e vontade em campo. Poderia dar certo.
    Quanto ao Fabio Finge que Marca Santos, o cara esta no time errado.
    Deveria se mudar pro lado mais fresco da lagoa.
    Preocupa-se em ficar mostrando tatuagem tribal na coxa e fica levando bola nas costas e entre as pernas ficando igual dançarino de balé, rodopiando procurando os atacantes adversários…
    Quanto ao elias (com minusculo mesmo), bunda de bigorna, não há mais o que falar…se escrever o que penso serei censurado e correrei sério risco de ter de responder a um processo por difamação.
    Estou tão de saco cheio que não registrarei meu mantra cotidiano diário do dia a dia (pra quem não sabe, PelamordeDeus, elias nãããããããããooooooo…)
    Dito isso só me resta esperar que minha desesperança não se concretize e que possamos comemorar uma vitória hoje e na próxima quarta.
    Saudações Alvinegras.

  18. Bom dia massa, sobretudo a comparação citando Marques e Guilherme vou discordar quando você diz que a tempos não aconteceu.
    Se me lembro bem o Tardelli chegou desacreditado, mais pra frente Leo Silva, Pierre, Donizzete, Ronaldinho e o Jo todos chegaram com desconfiança do atleticano aliás não confiamos nem em nossas crias, que o digam Marcos Rocha e Bernard que tiveram que perambular por aí em outros clubes até terem uma chance real no galo, Rocha inclusive até fome passou no norte do país e aqui no galo sempre foi muito cobrados e questionado ou vocês se esqueceram da avenida Marcos Rocha, esse ótimo lateral moderno só foi ser reconhecido de verdadeiro depois que resolveu me ter o pé em nossos traseiros e ir para o Palmeiras ou será que estou falando algumas mentiras.

    1. Olà,Antonio.sempre disse que o Marcos Rocha è um dos,senao melhor,grandes laterais do mundo.com a dispensa do Pierre e Donizeti que sempre resguardaram a defesa,o Marcos Rocha caiu de produçao pois nao existe lateral que marque,desarme,arme e volte para marcar ao mesmo tempo sem uma cobertura eficiente.por culpa de tècnicos ruins,roger machado e tiago larghi entre outros perdemos ele,Lucas Pratto_o melhor atacante do futebol sul americano em atividade.o Geuvanio pode ser que jogue no time pois com este tècnico atual pode desistir.

  19. Durante os anos 2016-2018, vimos por aqui a espécie de atleticano defensora da continuidade acima de tudo. O grande problema foi que o FRACASSADO mandou embora o Levir em 2015, e isso foi o início de todos os nossos problemas.
    Levir Culpi é um idiota. Recusou o Nenê em 2015, melhor jogador do returno do Brasileiro. Achou que com Carlos e Dodô ia dar pra bater de frente com o Corinthians. Saiu de forma ridícula pro Inter na Libertadores. Saiu pro FIGUEIRENSE na Copa do Brasil. Foi humilhado tomando 3×0 do Corinthians no Horto, 3×1 das Marias (se buscar este jogo, vai ver como o VAGABUNDO Patric entrega um gol de bandeja pro Gabriel Xavier – aliás, no returno do BR2015, empate 1×1, o gol também é falha dele). Levir foi muitíssimo bem mandado embora. O fato de o Peidomuceno (Secretário do Ministério das Laranjas …) não ter conseguido uma reposição minimamente digna é outra história, mas todo mundo já viu que competencia ali passou longe.
    De que adianta trazer reforço se o burro sem sorte não escala!! Cansei disso, tenho paciência mais não. Se Patric for relacionado, não vou no jogo. Se ele estiver em campo, não assisto nem pela TV.
    Fora a molecagem de colocar Nathan. Levir Culpi é um velho caquético, que deveria estar aposentado.

  20. Senhores bom dia.
    Na verdade Levir já está cansativo, não demora a torcida pedir a demissão dele. Se cair nessa fase da libertadores, devido sua teimosia, apesar do fraco elenco, ele cai. Colocou Tardelli e Ronaldo gaúcho no banco e morre de amores por Patrick? Acho que ele não sabe o que é futebol a tempos.

  21. Bom dia. Assim como todos, também estou revoltado, principalmente com o “Burro com Sorte”, que conseguiu destruir o único setor que funcionava, ou seja, o ataque. Com três volantes foram dois jogos em casa e nenhum gol sequer, torcida e jogadores de cara feia etc. E pior, ainda vem com essa que o time jogo bem, dominou jogo e tal. Não sou fã do Chará, mas não temos outro, então tem que ser ele mesmo. Se os NÚMEROS dele não estão bons, que me mostrem então os números de Elias e Patrick pelo menos. Abraço a todos. GALO SEMPRE!

  22. Bom dia, Eduardo e Massa do Galo!
    Pelo visto, não haverá mudanças nem nas laterais, nem no meio campo, tirando o Adilson que estará suspenso, e nem no ataque. Portanto, não espero nada além de um empate, na melhor das hipóteses. E caso isso aconteça, o empate, é capaz do burrinho dizer: “achamos a formação ideal”. Talvez, quem sabe, uma traulitada (não vou torcer por isso), no lombo, não faça o piadista mudar de postura e rever seus conceitos. Mesmo perdendo lá, ainda dará pra recuperar caso haja uma mudança radical. Porque do jeito que está não dá!

    E eu achando que ia ver Alessandro Vinícios hoje, parece que vou ter que ver Nathan. Que fase!!!

  23. Chara : segundo o Monge , os “números” o colocaram
    no banco.
    Será que os do Elias são computados ?
    Quem aguenta tanta conversa fiada ?
    P.S.
    Todo jogador que chega se diz impressionado com a
    estrutura do clube .
    Daí pensa que veio para um clube de lazer e fica ali
    tomando sol , dando mergulhos na piscina , ouvindo
    um som e curtindo as piadas do Monge
    Futebol ? Pra quê ?

    1. Barata além do zero a esquerda do Elias tem o Fábio Santos que não consegue acertar um cruzamento e não sabe o que é assistência a uns três anos.
      Até o Patric tem jogado melhor que o Fábio Santos e isso não é de hoje não os jogadores mais criticados de 2018 foram justamente Elias e Fábio Santos e eles seguem titulares absolutos em 2019 e o Galo segue nos fazendo raiva.
      O melhor momento do Galo em 2018 foi quando o Elias perdeu a posição para o Gustavo Blanco será que ninguém enxerga isso?? porque não vendeu o Elias para o Inter? e agora quem vai querer pagar por ele??

    2. Amigo, os jogadores podem ser péssimos… o time é meia boca, mas o Levir Desculpido tinha achado o esquema… e cometeu a burrice de voltar atrás, alterando tudo e, assim, colocou tudo a perder!!! O Galo não fez um golzinho em dois jogos contra times horrorosos!!! O nome do filme é: “um jumento sem sorte!!” (é muita burrice!!! e fica dando desculpas, com arbitragem e com alguns jogadores, especialmente, o Chará!)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *