Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Hora de recuperar prestígio e confiança em terras uruguaias

Minha condição de Atleticano, isolado em Montevideo desde sábado, me colocou numa situação de solitário até o dia seguinte. Cheguei aqui com tempo para sentir o clima que nos aguarda para a difícil missão em reverter a lambança da primeira rodada em casa. Confesso que não percebo nos adversários a mesma paixão que temos no Brasil e, notadamente, em nós Atleticanos. As camisas que, alternadamente, venho usando desde a minha chegada vem sendo facilmente identificada e festejada pelos torcedores do Peñarol.

Assim, como já fizemos com o Estudiantes, o Bayern e o Borússia, todas com sucesso. Diferente de quando teve gente que torceu pelo Olímpia do Paraguai. Vida que segue, daqui de Montevideo – via aplicativo – acompanhei a dura partida do expresssinho frente à Patrocínense. Alerrandro, agora também artilheiro do Mineiro ao lado do outro Atleticano Ricardo Oliveira, garantiu a vitória no finalzinho.

Apesar do gol e a permanência na liderança, o jovem goleador deveria tirar uma lição daquela jogada. Guga fez o que ele, Alerrandro, raramente faz. Podia ter chutado em direção ao gol, mas preferiu servir ao companheiro melhor colocado. Isso que faz um time ser campeão. Coletivo. O expressinho, mesmo com essa partida fraca, vem fazendo o que o time principal não tem conseguido. Vencer e, as vezes, convencer.

Segunda-feira, depois que o time e boa parte dos Atleticanos já pisavam em Montevideo, minha expectativa para o compromisso de hoje à noite deu saltos. Creio, seguramente, na possibilidade de mudar a expectativa gerada com o imprevisível resultado da semana passada em Belo Horizonte. Aquilo, a meu juizo, foi fato isolado e responsabilidade da má escalação do treinador naquela noite. Tomara que hoje ele corrija aquela borrada e nos traga de volta à esperança por novo título da Libertadores.

Estive na manhã de ontem no confortável e aprazível  hotel onde o Galo está hospedado. Lugar melhor para se preparar nao deve existir por aqui ou onde for, de maneira que por falta de descanso e ambiente de absoluta  descontração não haverá de ser. Vencer, como sempre, continua sendo o nosso ideal. Algo inusitado me aconteceu ontem, quando passei pelo local, que me motivou a acreditar ainda mais na vitória e mudança no roteiro imperdoável da primeira rodada. A se confirmar conto aqui no próximo post.

Peço permissão aos amiGalos para dividir a alegría de boa parte da viagem de vinda até Montevideo. Naqueles horários nada atrativos da madrugada de sexta para sábado, desde Confins até Guarulhos (refiro à longa espera na sala de embarque em BH e SP), a resenha sobre futebol foi dividida entre o blogueiro e duas simpáticas irmãs que tinham Orlando como destino. Júnia e Cássia, belorizontinas da gema são filhas de um Atleticano ilustre do passado. Nascidas sob o manto preto & branco do Galo, a primeira se mantém fiel aos ensinamentos do pai, enquanto a outra se deixou capitular no casamento.

Senti saudade do meu saudoso irmão Fausto, que também tinha opção pelo outro lado da lagoa, e assim – como elas – não permitíamos interferência na nossa relação de irmandade e amizade. Ficávamos, como elas, no campo da curtição.

Já aqui aguardando o momento do jogo, nada melhor que dividir essa paixão com mineiros Atleticanos que aqui continuam chegando. No mesmo hotel que fiquei, o casal Emanuel e Ângela, ela Atleticana e que leva o companheiro para ver o seu time do coração. Pelas ruas da capital uruguaia, encontro Felipe Antônio, divinopolitano e residente em Campinas, que veio ao Uruguai tambem – exclusivamente – para apoiar o nosso Galo.

Por fim, um pedido aos jogadores. Façam por nós que aqui estamos e pelos milhões de Atleticanos que estão acompanhando pelo rádio e televisão, o que deixaram de jogar na semana passada. Só a vitória interessa!

*fotos: Bruno Cantini, Atletico

30 thoughts to “Hora de recuperar prestígio e confiança em terras uruguaias”

  1. Bom dia Eduardo e massa. Isto se for um bom dia. A minha paciência ja acabou a tempos com o burro sem sorte. Se no galo tivesse um presidente e um diretor de futebol demitia o Levir já no Uruguai,mas como não temos presidente e diretor de futebol vai esperar primeiro ser eliminado também da copa do Brasil. Etc.ja tinha dito e repito estamos no mesmo patamar de 2017.2018.com um timeco de peladeiros que só nos passa vergonha e vexame. A massa não merece este timeco que a diretoria amontou. Chega. Mais um ano jogado no lixo. Fora Levir burro sem sorte e seu afilhados. Vai galooo.

  2. FORA IGOR RABELLO, SEM CONDICOES DE SER TITULAR! CUSTOU CARO ESSA CONTRATACAO PRA ELIMINAR O TIME DE FORMA FACIL TOMANDO GOL DO ANÁO! MANDA DE VOLTA PRO BOSTAFOGO!

  3. Mova-se Sette Câmara!
    Demita logo esse burro teimoso e pirracento!
    Mas contratar quem?
    Contrate qualquer um, mas faça-o assinar um termo em que ele se comprometa a nunca, mas nunca mesmo, escalar Patric, Elias e Fábio Santos. Se ele fizer isso, ou seja, não escalar esses pernas de pau, garanto-lhe que o Galo passa a ter pelo menos um time decente.

    Fora Levir!
    E leve seus amantes!
    Fora Elias!
    Fora Patric!
    Fora Fábio Santos!

  4. BOA NOITE!
    Parece-me que o prestígio não foi recuperado em terras uruguais.
    O time é poupado para perder de pouco. Não há outra explicação. Vt 2018. Sofreremos muito neste ano de 2019.
    Ah! Domingo tem clássico! O clássico das multidões! Hora de recuperar o prestígio e manter a liderança do rural!
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR.

  5. Hora da virada seria a dispensa dos parasitas, que ganham muita grana e apresentam pouco futebol – às vezes, menos é mais. Esse grupo, se for bem treinado, poderia render títulos. Nosso elenco não é tão ruim assim, o problema é a forma que usam as peças.

    Exemplo disso são Cazares e Roger Guedes – ambos foram massacrados pela torcida em 2018 por causa de alguns erros – quase foram dispensados. Bastou ajustar o time que eles apresentaram um belo futebol.

    No esporte coletivo não dá para manter uma “maça podre” no grupo, pois contamina os colegas. E, pelo histórico, essa maça podre se chama Elias. Ele não deveria jogar como ‘ponta’, pois não tem velocidade nem habilidade para isso. Acho muito estranho essa escalação dos 2 últimos jogos!

    Apesar disso, vou torcer para o Galo ganhar, independente da escalação, mas se entrar com Elias na ponta, acho que a torcida organizada deveria protestar na porta da diretoria. A imprensa também poderia dar mais voz aos torcedores, apontando o erro do treinador/diretoria.

    Abraço e boa sorte, caro Eduardo.

  6. Boa tarde Guru e AMIGALOS. Está muito difícil torcer para o Galo com Patrick em campo. O futebol apresentado é horrível. A impressão é de ser um time sem compromisso. Lamentável!!!!!

  7. Ai, Grande Gandalf (com muito respeito),to lendo essa galera sem acreditar.
    Nao sei porque mas eu SEMPRE acredito.
    Hoje Galao 2 a 1 no Nacional. A noite vai ser longa.
    Espora eles GALAO.

  8. Boa tarde xará e amigalos!!!!!!!!!!!!!!! Que sua ilustre presença em terras uruguaias possa refletir no futebol apresentado pelo GALO!!! O problema é a repetição deste esquema de jogo COVARDE do BURRO SEM SORTE. Elias nunca foi atacante. Luan já foi, não é mais. Então ou Ricardo Oliveira vai inventar alguma coisa ou vai ficar isolado novamente. O DURO é assistir o Patric e o Fábio Santos jogarem viu…..(Até a cerveja esquenta…). Mesmo assim tenho que continuar ACREDITANDO….

  9. Pode até ganhar hoje, mas não me iludo. Ja fui muito fã do levir, mas depois do campeonato de 2015, dava para fazer que ele não é um técnico da prateleira de cima por suas próprias limitações. Levir não é estudioso e não possui variações táticas. Futebol praticado pelo time dele sempre foi na base do bumba meu boi. prova disso é que ele fez de tudo para perder a copa do Brasil em 2014., Foi bonito ver o Galo massacrando Gambas e mulambos no Mineirão depois de sair perdendo? Foi lindo, mas um treinador que preze por maior equilíbrio do time teria facilitado as coisas. A verdade é que não tem treinador disponível no mercado. Eu queria o Abel Braga, mas dá para ver que o cara nao tem mais repertório, principalmente após a morte do filho. Um que poderia dar certo novamente é o Cuca, apesar de ser mau caráter e traíra. Esses estagiários ai quero que passem longe. Talvez um dia gostaria de ver o Carille no Galo, mas desde que tenha material humano para trabalhar. Então melhor nem criar muita expectativa. Quem dera se o Galo nos surpreendesse e levasse a Copa do Brasil, que é muito mais plausível que a libertadores, mas não acredito. Espero estar errado, mas creio que enquanto Levir estiver no Galo, juntamente com essa diretoria de pouquíssima ambição, vamos ficar no meio de tabela e, se bobear, com jejum até no campeonato mineiro.
    Reage, Galo!

  10. Boa tarde Eduardo. Curta Montevideo e a nossa Vitória hoje.
    CANTO DO GALO – O MELHOR BLOG DO MUNDO.

    LEVIR DEVE ESTAR MUITO CONFUSO. ESCALAR O PÉSSIMO ELIAS DE PONTA DIREITA BEIRA A INSANIDADE
    ELIAS não joga nem na própria posição como vai jogar de ponta.??????
    VÍTOR
    GUGA
    RÉVER
    ÍGOR RABELO
    F.SANTOS
    J. WELLISON
    JAIR
    CAZARES
    CHARÁ
    R.OLIVEIRA
    LUAN
    É O QUE TEMOS DE MELHOR. NÃO ADIANTA INVENTAR.

  11. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Bom passeio ilustre escriba e que o dia de hoje termine de forma majestosa para nós, com uma vitória do Galão da Massa. Eu estou confiante na vitória, apesar de saber que será muito mais difícil hoje, mas o Galão da Massa pode se redimir e nos dar a vitória hoje.
    Bica Bicudo.
    Eu torço contra o vento.
    4×1 Galão da Massa.

  12. Boa tarde a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Hora da virada! Ok.
    Pergunto: o que mudou na mentalidade da diretoria, no futebol e mentalidade do elenco para que a tal virada ocorra?
    Estamos assistindo o vt de 2018. Isso é fato!
    Uma Vitória hoje não será a virada. Conforme sempre escrevi, o ATLETICANO comemora vitórias. Outros comemoram TÍTULOS! Virada será comemorar neste ano ano um título importante.
    Acho pouco provável.
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

  13. Olá amigos da bola!

    Vou torcer….Mas,

    Não acredito na vitória. Não porque o Nacional seja forte, pelo contrário, não passa de um time meia boca, para não dizer fraco.

    Entretanto, tenho que reconhecer, é um clube com passado vitorioso, três Libertadores e três mundiais no currículum.

    Não acredito na vitória do Galo, muito pelo esquema medroso do nosso treinador. Três volantes, todo recuado, não marca pressão, abdica quase sempre do ataque em velocidade, os laterais raramente sobem………. Como dizem, o medo de perder, tira a vontade de vencer.

    Não me canso em dizer, o elenco do Galo, nas mãos de treinador com DNA ofensivo, renderia muito…… Mas muito mais…….

    No entanto, infelizmente nas últimas temporadas nosso Galo foi dirigido apenas por treineiros medrosos, com os mesmos esquemas medíocres. Qual a diferença do Galo do Osvaldo, para galo do Larghi, para o galo do Levir?

    Nenhuma.

    Time medroso.

  14. Alô nobre guru, boa estadia na gelada Montevidéu. Hoje a noite só a vitória interessa dadas as circunstâncias que o próprio time se colocou. Tenho que Levir Culpi perdeu a mão e com ideias retrógradas não consegue fazer o time jogar, além disso a insistência tosca com determinados jogadores irrita. Talvez este jogo, com o Sette in loco, seja decisivo para a permanência do técnico… Fico apenas imaginado o que Guga deve pensar quando vê Patrick titular… Difícil entender também porque o Galo perdeu a chance de ouro de negociar Elias e ainda o mantém como titular. Fato é que desde a derrota para o Cerro não tenho acompanhado o noticiário, tamanha a raiva e nem lido as notícias. Os jogadores não entendem o que o Galo significa para nós, se um dia isso acontecer, genuinamente, ganharemos tudo!

  15. Bom dia, Eduardo. Infelizmente, nos últimos anos o que mais vejo aqui no seu blog é esta chamada: “hora da virada”. Se ela se repete tanto, é por que as coisas vão mal, muito mal. Lamento informar, mas com uma diretoria que não procurar nem se informar onde pode, e não pode, colocar uma propaganda numa camisa, e acaba sendo multada pela Comembol, então imagina como esta mesma diretoria procura se informar dos jogadores que pretendem contratar? Daí a gente entende do por que contratar um Chará por 6 milhões de dólares. Entende-se também manter o Elias, um inútil em campo, ao invés de vendê-lo para o Inter. E por aí vai. Não Eduardo, não haverá virada nem hoje e nem nunca com tanto amadorismo na administração do nosso querido Galo. Saudações alvinegras.

  16. Bom dia Eduardo,
    Faça um ótimo proveito da sua viagem, estive com a minha esposa e meu filho ai em montevidéu no início de dezembro. Se vc aprecia uma boa cerveja artesanal, sugiro ir na cervejaria Los Horneros, no bairro de Pocitos. Excelentes cervejas e chopes artesanais e diversos cortes e sabores de carne. Depois disso, nada melhor do que desfrutar de uma vitoria do galo.

    grande abraço

  17. Bom dia, Eduardo!
    Hoje à noite vou torcer como sempre por uma vitória do nosso Galão, independentemente de quem seja escalado. Isso é fato. Porém, espero que Levir deixe a teimosia de lado e pare com essa ideia ridícula de 3 volantes e entenda de uma vez por todas que Guga é o titular da LD e fim de papo.
    Meu time pra hoje seria:
    Victor (Cleiton), Guga, Rever, Igor Rabelo e Fábio Santos (por falta de opção); José Welison, Jair, Cazares; Luan (pela direita), Ricardo Oliveira e Chara (pela esquerda). Simples assim. Aí era só correr pro abraço. Mas…

    Que você curta bastante sua viagem com os outros atleticanos e que volte bem e em segurança!

    Dios te bendiga!

  18. Caro Eduardo que você traga sorte para o nosso Galo, pois ele vai precisar ainda mias com esse treinador de time japonês que nem o Japão quer mais…. Parece que o burro perdeu a sorte que tinha, e continua teimando em escalar Patric de titular. Já disse várias vezes que tem algo muito estranho nessa história, como pode uma porcaria dessas ficar 10 anos no Galo? Quando alguém virá a público explicar o motivo? Nesse tempo todo só ganhou um mineiro e ainda por cima na reserva. O Guga vem pedindo passagem e mostrando que é infinitamente mais jogador que ele mas o jumento, por pirraça, ou por desconhecimento insiste em escalá-lo. Com esse jogador no time titular não acredito que chegaremos a lugar algum, pois em algum momento ele vai entregar o jogo. A torcida do Galo pode forçar a sua saída, basta vaiá-lo no aquecimento, antes de entrar em campo. Vamos fazer a nossa parte, porque depois não vai adiantar nada reclamar……

  19. Como a imprensa adora criticar os jovens da base: o Alerrandro é artilheiro do mineiro, mesmo quando faz gols é massacrado. Falar que o cara não toca a bola quando está na frente do gol é demais para mim. Ele é atacante, tem que concluir mesmo, tem que ser fominha. Veja o Ricardo Oliveira, não toca pra ninguém. Vocês da imprensa são muito difíceis, gostam mesmo é dos medalhões, como Elias, Geovanio, Fábio Santos, etc. aff

    1. É sua opinião, que tem o nosso respeito. Apenas sugiro reler e tentar entender o dito. Alerrandro tem grande futuro e merece cuidado da direção e Torcedor. Não acho, entretanto, que centroavante tem de ser fominha. Esse tipo de jogador só em pelada colegial. E, tampouco, o acho fominha. Foi em determinados lances no sábado. Só isso!

    2. Prezado, fala sério. Este Alerrandro é um tremendo perna de pau, tal como Patrick, Lucas Cândido, Ralf, e tentos outros. NUNCA teria chance no cuzeiro. Aliás, compare o nível do time deles. A diferença é técnico e diretoria: lá eles nunca dariam chances para estes pernas de pau. No Galo eles brotam que nem capim. Faça uma reflexão : quais dos nossos atletas teriam condições de jogar no cuzero? Vitor, Rever, Rabelo, Luan, Cazares, mas nenhum desses como titular absoluto (talvez Rever). O restante nem reservas seriam. E Alerrandro, nem América seria reserva.

  20. Bom dia Eduardo, que seu otimismo em uma vitoria hoje possa de fato se tornar realidade.
    Aos Atleticanos, independente do resultado da partida em Montevidéu, está na hora de nós torcedores partimos para uma ação mais efetiva em relação à diretoria, treinador e elenco. Não podemos ficar silente diante:
    a) do péssimo futebol e resultados apresentado na libertadores,
    b) de uma diretoria que não se abre perante o torcedor para clarificar o que de fato anda acontecendo em Lourdes e o que estão fazendo para equacionar os problemas financeiros do clube e se há condições de melhorar o limitado elenco,
    c) cobrar o seu Levir resultados e mudanças em sua bizarrice em manter no time jogadores sem interesse, compromisso e sem futebol produtivo.
    Os protestos tem que voltar, senão não conseguiremos melhorar em nada. Saudações Atleticanas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.