Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Galo une o Brasil

Assim como foi em 2013, quando o Galo conquistou a Libertadores, sinto que nessa reta final de Brasileiro o nosso time está conquistando corações por todo o Brasil. Ao que percebo são duas as motivações de torcedores de outros clubes, nessa reta final onde apenas o Flamídia – ainda que com resíduos de percentual – poderia ameaçar a conquista do Campeonato Nacional.

A primeira delas, que a meu sentir também na conquista da América, é que o Atleticano é apaixonado, mas não é arrogante. Ao contrário, por onde passamos – qualquer um entre nós – deixa sempre um cheiro de perfume com a fragrância da harmonia pelo caminho. A segunda é a alta rejeição do clube carioca. Se tem a maior torcida do Brasil, graças ao Walter Clark – que confessou no livro “O campeão de audiência” as maracutaias pelo clube carioca – tem a maior taxa de rejeição. Quem não gosta, tem é ódio desse time queridinho da cbf/tv.

Diante disso, é perceptível pelas informações que temos e até mesmo pela reação em diferentes lugares deste imenso Brasil, que o Galo une os brasileiros nesta reta final. Palmeirenses, corintianos, são-paulinos, santistas, vascaínos, botafoguenses, tricolor carioca (só alguns poucos), gaúchos, baianos (hoje com exceção dos torcedores do Baêa), catarinenses, pernambucanos, goianos, paranaenses, nortistas e nordestinos todos fechados com o Galo.

Me lembrou até aquele músico mineiro reclamando. “O governador, o prefeito, o dono da rádio, todo mundo é Atleticano”. São mesmo, mas tem muito mais que imagina. É verdade, Rosinha, o mundo é Galo! Ah! A propósito, no caso de Belo Horizonte, refiro a torcedores de times da série A, portanto até os americanos. E, ao que sei, também pelo interior onde existem muitos times em cada cidade. Todo mundo fechado com o Galo.

E hoje, toda essa multidão terá a segunda oportunidade de explodir, caso o nosso time consiga uma vitória sobre os baianos. Com alguns desfalques, três deles, ao que penso, numa emboscada da arbitragem que premiou – seletivamente – Allan, Jair e Diego Costa com o terceiro cartão amarelo. Além deles, Rever no DM e ainda Dylan Borrero e Savarino por opção do treinador. Ao que entendi, com a chance finalmente dada ao bom Alan Franco, todos estrangeiros, extrapolam os cinco permitidos. Viajaram ainda Junior Alonso, Paraguaio; Vargas, chileno; e os argentinos Zaracho e Nacho.

Pela lista, imagina o time com Éverson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Arana; Tchê Tchê, Zaracho e Nacho; Vargas, Hulk e Keno. Acho muito difícil, embora o treinador Cuca sempre surpreenda, sair dessa formação. Além deles, viajaram Rafael, Guga, Igor Rabello, Micael, Dodô, Neto, Alan Franco, Nathan, Hyoran, Calebe e Sasha. Que elenco! Essa formação, confio, tem todas as condições de chegar pela madrugada no aeroporto de Confins sendo recebida por milhares de Atleticanos. Me lembro, em 1999, quando perdemos o título nacional, por ação de um árbitro de Minas Gerais (MResende), o elenco foi recebido por centenas de Torcedores que reconheceram o desempenho da equipe. Imagina, agora sendo campeão.

Sigo confiante que o Brasileiro será definitivamente fechado na noite de hoje em Salvador. Como disse ontem aqui neste nosso espaço, são seis match-points. Num deles a fatura vai fechar. Confio que será no dia de hoje, na cidade de São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Não caloteamos pai de santo, pai de terreiro, babalorixá, babaloxá, babá, ialorixá e nem mãe de santo ou qualquer terreiro ou candomblé. O Galo, diferente de outros clubes e até ex-jogador em atividade, é cumpridor de seus compromissos e acordos feitos. Então não temos débito e a eventual macumba baiana ou de terceiros não vai nos pegar. Assim seja!

*imagens: 1 e 2) Aeroporto de Confins; 3) Aeroporto de Salvador – todas extraídas das redes sociais, comprovando que o mundo é Galo.

44 thoughts to “O Galo une o Brasil”

  1. Boa noite, Eduardo.
    Uma sugestão de titulo para o seu próximo texto:
    “50 anos em 5 minutos”.
    Que felicidade é essa, amigo!
    O mundo se rende ao Galo, mágico e avassalador.
    NINGUEM FAZ O QUE O GALO FAZ! Vide Copa do Brasil 2014.
    É BI-CAMPEÃO!

  2. GALO BI-CAMPEÃO!
    A MINHA TERRA TEM PALMEIRAS ONDE CANTA O SABIÁ,VAMOS COMEMORAR O BI ATÉ O SOL RAIAR!
    AQUI É GALO! RESPEITEM!
    O KENOREX PROVOU QUE NÃO SÓ PARECE… MAS É CRAQUE! PELO MENOS NO JOGO DE HOJE, FEZ A DIFERENÇA!
    ACABOU A NOSSA ANSIEDADE.
    HOJE E SEMPRE, GALO!!!

  3. É CAMpeãooooooooooo!!
    Obrigado, meu Deus!
    Obrigado Keno!
    Obrigado Hulk!
    Obrigado, Nathan!
    Obrigado, Sasha!
    Obrigado, Eduardo Ávila!
    Obrigado, Canto do Galo!
    Obrigado, Massa!!
    Galoooooooooooo

  4. Caramba, chega o final de semana, mas não chega a hora do jogo…

    Hoje vai ser difícil, muito difícil. Até me contento com um empate, apesar de querer já definir isso rápido, mas o Bahia está em uma situação bem complicada e não vai facilitar, como nunca facilitou.

    De toda forma, a carne já está comprada, as camisas da coleção já estão na sala fazendo a decoração e a bandeira pendurada na sacada. Mesmo estando em São José dos Campos, meus vizinhos já sabem que hoje a noite, se tiver alguma comemoração, o apartamento de onde sairá a festa é o meu.

    Vamos Galo, ganhar o Brasileiro! Vamos, vamos Galo, ganhar o Brasileiro!

  5. boa tarde Eduardo e massa. hoje vencer e vencer mas vai ser um jogo muito difícil. o Bahia esta brigando para não cair para série B. haja coração e emoção. a galo o sonho está próximo. que podemos tirar este no na garganta depois de 50 anos. vai galoooooooooo.

  6. Se me permite, com devido respeito, discordo um pouco de você e vejo por um ângulo um pouco diferente:
    Não é o Galo que necessariamente Une o Brasil… Quem Necessariamente Une o Brasil é o FLAMENGO….antes que me amaldiçoem, vou explicar, kkkkkk.
    Atualmente, qualquer time que for jogar ou disputar algo com o Flamengo a torcida do Brasil será favor deste time e contra o Flamengo. Particularmente, outro dia tive um orgasmo quando o juiz deu o apito final e decretou a derrota do Flamídia na libertadores. Creio que também aconteceu com milhares.
    O Flamídia e sua torcida (salvo as exceções) na sua arrogância, prepotência e complô que se instalou ao longo dos anos para ajudá-lo, ferrando e desprezando os demais times, acionou uma Lei Implacável da Vida: A Lei da Ação e Reação.
    Aí está a explicação do desprezo geral que se instalou para com ele.
    Que nosso Querido Galo não saia do bom caminho incidindo no mesmo erro fatal.

    Bom, mas vim aqui para falar do Galo!! Porra!!
    Tenho muita fé que hoje se coroe o trabalho, a torcida e a resiliência de todos em prol deste título.
    Finalmente a Vitória!
    Clube Atlético Mineiro!!
    Campeão Brasileiro 2021

    Saudações Atleticanas.

    1. Caro, ao que disse – observe – esse é o segundo motivo dito no texto.
      Sigamos!
      É hoje o dia da alegria! E a tristeza, nem pode pensar em chegar…
      Diga espelho meu!
      Se há na avenida (seja em BH, MG, BR e no mundo) alguém mais feliz que o Atleticano?

  7. Bom dia a todos. Dia de jogar a vida, a história é o amor a essa camisa.
    Foco,concentração. Nada de entrar na pilha e calma. Muita calma. Não precisamos nos expor. Quem precisa da vitória são eles. Então vamos jogar c calma e encaixar aquele contra ataque e matar a partida.
    vamos GAAALOOOO, GANHAR O BRASILEIRO OOOOO!!!!!

  8. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    HOJE É , VENCER , VENCER , VENCER ……
    E SOLTAR O GRITO ,
    É CAMPEÃO…….

  9. 100% de acordo com o blogueiro, no tocante à confiança sobre a confirmação do título hoje e tb sobre a torcida geral pelo título do Galo, afinal, como bem define a faixa estendida nos jogos no Mineirão, TODO MUNDO É ATLETICANO.
    O Bahia não poderá estacionar o ônibus na frente do gol, precisa desesperadamente da vitória e vai ter que atacar, logo, abrindo espaços. Basta ao Galo se posicionar bem, não entrar na pilha, jogar sério como tem feito e ser eficiente quando as chances aparecerem. Se fizer um gol então no começo (o que não tem sido o normal), um abraço.
    Enfim, estamos com a faca, o queijo e quem sabe um acarajé nas mãos.
    O que a torcida pressentiu, tem tudo pra se realizar hoje. Merecemos.

  10. Os torcedores baianos estão ouriçados com o administrador do Aeroporto Internacional de Salvador, que por sinal é flamenguista. Estão considerando “traição” ao futebol baiano. O Galo não só vence, mas machuca os adversários. Kkkkk.

  11. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    A regularidade e o futebol apresentado nos faz confiantes.
    Não deu Terça, hoje vai dar.
    Fé em Deus e pé na tábua.
    Borá meu Galo.
    Faz a Massa Feliz.
    Tudo para o Atleticano é sofrido.
    Aqui é Galo.
    Forjado na dor na injustiça e no amor.

  12. Bom dia a todos!
    Jogo muito difícil hoje à noite. O Bahia está desesperado para sair da zona de rebaixamento então virá com tudo para cima do Galo. Isso pode ser bom para o nosso time, pois poderemos aproveitar os espaços deixados, mas, pode ser ruim também devido a pressão dos jogadores e torcida. Espero que consigamos fechar o campeonato hoje, jogar tranquilo contra o Red Bull e descansar frente ao Grêmio pensando na final da Copa do Brasil.
    Ávila, o Dylan se juntou a delegação na madrugada de hoje. Como você bem disse, espero que o Cuca dê oportunidade ao ótimo Allan Franco. Ele será um jogador fundamental para a temporada que se encerra e a que começará em Fevereiro de 2022. Que a diretoria não cometa a burrice de vende-lo ou empresta-lo a preço de banana, como vem sendo ventilado.
    Que venha a vitória, mesmo que no sufoco.

  13. Prezado Guru, discordo que tenha havido emboscada da arbitragem nos cartões amarelos. Aconteceu de novo o que já tinha acontecido – o Allan bancar de novo o nervosinho e chutar a bola para longe, o Jair dar uma de “carreta sem freio” e atropelar por trás um jogador adversário que estava se afastando da grande área e não impunha qualquer risco ao Galo. São os dois problemas recorrentes da dupla. O Allan já havia até melhorado, mas o Jair não, continua do mesmo jeito. São craques de bola, mas colocam o time em risco. Veja agora, os dois fora de jogo numa partida que pode definir o campeonato. No caso da nervosia do Allan, o que corrigiria seria aplicar multa por cartão amarelo “gratuito”. No caso do Jair, mostrar a ele o desempenho dos meio-campistas de categoria – nunca vi o Falcão, o Cerezo e o Clodoaldo , p. ex., darem carrinho no meio de campo. Isso é jogada de lateral para impedir cruzamento. Fora disso, é grossura. Oxalá não aconteça hoje qualquer desastre vinculado à ausência dos 2.

  14. Ah! Eu tô maluco… Ah! Eu tô maluco…

    Que orgulho ser Atleticano, com ascendência e descendência hereditária…
    Obrigado por tudo e por todos.

    Esse time tem história.
    Aliás, muita história…
    Eu já vi, presenciei e dou testemunho.
    É por isso que é grande…
    Ele foi muito injustiçado (roubado) na verdade.
    Logo, está apenas recuperando seu espaço de fato e de direito…
    CAM – o clube “onde se entra funcionário e sai torcedor”
    E o único onde o torcedor tem o “Galo tatuado na alma”.

    E a propósito:
    A nossa taça é especial, tem nela impressa “50 anos”, o que difere mais das outras…

    Bom jogo, para todos…

    “Somente sendo um pra saber”

  15. Caro AmiGalo FABRICIO, saudações. A respeito de sua pergunta ao Guru sobre a estrela amarela na camisa, tenho uma sugestão: Colocar uma outra estrela vazada em torno da atual estrela e assim sucessivamente nas outras conquistas que virão aos montes a partir de agora. Isso dará a sensação de expansão da estrela, como a amplitude de uma onda. Assim, além da marca dos campeonatos conquistados haveria a referência à expansão do novo Galo, cada vez mais forte, mais imponente e vencedor. Um abraço.

    É apenas uma ideia de um velho atleticano já em delírio com o nosso Galo.

  16. Bom dia xará e amigalos! 02-12-2021! GALO voltará da Boa Terra com o Título de Campeão Brasileiro!!! Sofrimentos e frustrações de anos passados ficarão na lembrança. GALO tem que manter seu futebol de garra, determinação e vontade de vencer!!! Que nossos guerreiros joguem como nunca!!!! Que nossas sonhos se transformem logo mais em um grito de CAMPEÃO!!! Que nossos corações aguentem tanta emoção!!! Hoje é dia de Hulk! Hoje é dia de Glória! Hoje é dia de SUPERAÇÃO!!! VAMOS MEU GALO QUERIDO! A NAÇÃO ATLETICANA VAI À LOUCURA!!! GALO DOIDO É GALO FORTE E VINGADOR! BORA GRITAR!!!! É CAMPEÃO!!!!!!!!

  17. Hoje, com a permissão do blogueiro, publicarei um poema do escritor português Manuel Alegre que retrata o meu espírito para o momento. O tal poema foi uma homenagem do mestre lusitano à Revolução dos Cravos que tirou Portugal das trevas; trevas nas quais nos encontramos há quase 50 anos.

    Foram dias, foram anos

    A esperar por um só dia

    Alegrias, desenganos

    Foi o tempo que doía

    Com seus riscos e seus danos

    Foi a noite e foi o dia

    Na esperança de um só dia

    O dia chegou! Vai, Galo, faz a gente feliz!!!

    1. Bom dia Teobaldo!

      Diria que este poema é um brinde à Vida, um brinde ao Galo! Você foi extremamente perspicaz em sua citação.

      Parabéns e obrigado!

    2. Prezado Amigalo, ótimo dia

      Parece que o poeta, Manoel Alegre, escreveu este belo poema para nos Atleticanos. Transcreve a trajetória de um período longo em nossa linda história.

    3. Que coisa linda, tirado das profundezas da alma. Nos serve, pois tal com o povo da terrinha por varias vezes vimos a nossa felicidade ser surrupiada, vergonhosa ou dissimuladamente.

  18. Vamos Galo,vamos cantar alto na Bahia,o Time deles é fraco, assisti o último jogo ,o lado esquerdo da defesa deles é uma avenida,o Cuca deve ter visto isso,vamos com tudo buscar esse caneco ,hoje é o dia de soltar esse grito instalado na garganta,Galo Campeão hoje,hoje,hoje

  19. Bom dia, Massa e Guru,

    Me recordo do nosso último jogo na terra do acarajé,quando vencíamos jogando bem e terminamos o primeiro tempo com o placar de 1 x 0. Espantosamente o time de Sampaoli no segundo tempo acabou entregando a jaca com nossa defesa entregando o ouro.
    Ainda bem que os tempos são outros e principalmente nosso técnico também.

    #VAMOS GALO GANHAR O BRASILEIRO!

  20. Bom dia Eduardo e Atleticano! Chegou o dia, é agora o momento de o Atlético encerrar a fila, e eliminar a cisma de uruca que o perseguiu nesses 50 anos, seja por maracutaias de arbitragem, de regulamentos esdrúxulos da cbfla e .
    Hoje temos que jogar com inteligência, concentração e garra. estar atentos para evitar bobeadas e não deixar o Bahia jogar. Eles virão com certo desespero e aí estará nosso grande trunfo.
    arrisco e dizer que o gol do título sairá de Hulk, Nacho ou Sasha. expectativa enorme e que irá coroar o nosso ano de 2021, tão sofrido com as mazelas da COVID, do desemprego e da economia recessiva do pais. Saudações Atleticanas

  21. O time que a torcida escalou entra em campo com todo o respaldo possível , pra jogar com toda nossa raça pra vencer .

    Tem alguma outra coisa importante acontecendo no mundo hoje , além do ATLÉTICO em campo ?

    p.s.
    Eu ri demais de um desabafo que ouvi ontem de um torcedor, aos gritos :
    EU QUERO MINHA VIDA DE VOLTA !
    Segundo ele , já não aguenta mais nem trabalhar , de tanto esperar um jogo pra gritar CAMPEÃO !
    É na terça, é no domingo , na outra terça , na quinta …..

  22. Bom dia Canto do Galo!
    É hoje o dia da alegria de gritar é Campeão.
    Como dizia Roberto Drummond ” o Atlético é o território livre do coração de Minas Gerais “. Congrega todas as religiões, partidos políticos, profissões…
    Nos tempos atuais como será que o Roberto Drummond escreveria, com sua sensibilidade e brilhantismo, sobre esse fenômeno que o Galo de Hulk vem provocando- a portabilidade no futebol . Torcedores rivais vestindo a camisa do Galo e gritando Aqui é Galo.
    O S. Rosa agora pira de vez .

  23. Hoje é o dia tão aguardado da minha vita, uma que tenho 42 anos e com isso espero esse dia chegar para cantar é campeão é campeão é campeão brasileiro de 2021 e poder colocar mais uma estrela amarela na nossa camisa. Espero que o time hoje entre com vontade de ser campeão e não pense no jogo de domingo, quero ser campeão hoje não vamos dar sopa para o azar. O que vc acha nobre blogueiro devemos ou não acrescentar uma outra estrela amarela no nosso manto?

      1. Prezado Fabrício, a pergunta foi feita ao Nobre Ávila, mas, me permita opinar também.
        Ao invés de acrescentar uma nova estrela, seria lindo demais que os próximos escudos do Galo viessem bordados de dourado como os do Manto da Massa podendo representar todas as nossas conquistas e a estrela acima mostrando que o Clube Atlético Mineiro é único e indescritível.

        1. Hoje é meu aniversário, e o melhor presente de todos os tempos o Galo vai me proporcionar com o título do brasileirão. Pra cima deles Galôôô!!!

    1. CARO FABRÍCIO , ÓTIMA PERGUNTA.
      ACRESCENTAR OU NÃO OUTRA ESTRELA NO UNIFORME. ???
      COM UMA O MANTO É MUITO BONITO .

    2. Essa coisa de empilhar estrelas na camisa a cada conquista é de gente cheia de vaidade. A estrela da camisa do Galo agora não representa mais título algum, ou melhor, representa o melhor e maior de todos os títulos: a torcida apaixonada do Galo. Então, para quê mais estrelas se a que está lá agora representa a torcida mais apaixonada e apaixonante do mundo inteiro?

      1. Caro AmiGalo FABRICIO, saudações. A respeito de sua pergunta ao Guru sobre a estrela amarela na camisa, tenho uma sugestão: Colocar uma outra estrela vazada em torno da atual estrela e assim sucessivamente nas outras conquistas que virão aos montes a partir de agora. Isso dará a sensação de expansão da estrela, como a amplitude de uma onda. Assim, além da marca dos campeonatos conquistados haveria a referência à expansão do novo Galo, cada vez mais forte, mais imponente e vencedor. Estou de acordo com o Jorge 19. Encher o escudo de estrela vai acabar por desfigurar o símbolo, pois, muitos outros títulos virão doravante. Um abraço.

        É apenas uma ideia de um velho atleticano já em delírio com o nosso Galo.

  24. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    CHEGOU A HORA DE SOLTAR O GRITO QUE ENCONTRA-SE ENTALADO HÁ 50 ANOS: É CAMPEÃO…É CAMPEÃO…É CAMPEÃO.
    Hoje e sempre, galo!!!

  25. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 36/38 – Bahia (fora) – Essa agonia vai ter fim. No Fla x Ceará, fomos pros bares, tomamos chuva, choramos e fomos CAMpeões por míseros 08 minutos. Tudo a ver com o Galo.

    Continuamos confiando nos guerreiros comandados pelo “incrível” Hulk, o super-herói mais humano do planeta. Admirável sua humildade, inteligência e capacidade de decidir.

    Jogo recheado de emoções nos extremos: ameaça de rebaixamento X possibilidade de título.

    Cuca tem 02 opções na cuca:
    1) Igor Rabelo como 3º zagueiro, Zaracho, Tche2 e Nacho no meio e no ataque, Keno + Hulk.

    2) Ou não escalar Igor de cara e colocar Vargas, Hulk e Keno. Eu prefiro a opção 2).

    Mas, atenção!

    Não podemos perder o meio campo. A marcação tem que ser semelhante à de Alan e Jair.

    Rossi é perigoso, catimbeiro e provoca cartões. Deve ser marcado e ignorado na pilhagem.

    Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 22 (fora), num total de 105/114 pontos disputados.

    Libera nosso grito de CAMpeão, Gaaloôô!

  26. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Não tem alternativas e nem contas a fazer. O Galo tem é que jogar a bola que vem jogando durante todo o campeonato. A opção é única: Vencer, vencer, vencer. Que sentido faz ficar torcendo para um Ceará da vida esperando resultado positivo e depois não ser capaz de fazer o seu próprio resultado?

    NÃO, GALO, MIL VEZES NÃO, GALO. Nada de vacilar no fim. Isso é coisa do passado. Por isso a melhor e mais apaixonada torcida do mundo já está comemorando desde domingo. Acreditamos em você; jogue por nós.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO, JOGANDO COMO CAMPEÃO E HONRANDO A SUA TORCIDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.