Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Bahia será uma entre seis alternativas

Amanhã, em Salvador, o Galo terá o primeiro entre seis match-points para se consagrar com o título da temporada. Dessas alternativas, três delas dependem exclusivamente do Galo. Uma vitória ou dois empates bastam para a consolidar a melhor campanha entre todos os times brasileiros da série A. Estou entre aqueles que acreditam numa grande vitória dentro da Fonte Nova.

Nosso time está embalado, vem de uma extraordinária virada sobre o FluC. Dos nossos últimos dez jogos, sendo nove pelo Brasileiro e um pela Copa do Brasil, vencemos oito e foram um empate e uma derrota 83,33%. No turno, em 19 jogos, tivemos 13v, 3e e 3d; no returno até o momento em 16 jogos são 11v, 3e, 2 d; num total de 35 partidas sendo 24 vitórias, seis empates e cinco derrotas. O aproveitamento geral é de 74,29%, sendo 73,68% no turno e 75% no returno.

Nos três jogos que nos restam, precisamos de dois pontos em nove a serem disputados, vale dizer, 22,22%. Confio que vamos vencer todos eles, ou seja, vamos ter 100% de aproveitamento nos jogos que faltam pelo Brasileiro. Já na quinta-feira, na cidade de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, o Atleticano pessimista vai enterrar toda sua agonia onde desejar.

Ontem, se o Ceará tivesse pontuado em cima do Flamídia – como consequência o campeonato teria encerrado – mas os cariocas venceram. Resultado absolutamente normal, tendo em vista os elencos dos dois times. Creio que a folha de pagamento dos cearenses deve ser praticamente o salário do atacante Gabriel do rubro negro.

Pois que, pelas redes sociais e mesmo no meu whatsapp, não faltaram aqueles que se alimentam do pessimismo. Toda a brilhante campanha, ao que cheguei a ler, ia pelo ralo em poucos dias. O concorrente vai vencer todas as partidas e nós não vamos ganhar uma única que seja, descartando até – alguns entre eles – a possibilidade de dois empates. PQP! Reitero o que disse aqui na Segundona – que não é divisão isso é coisa de gente vaidosa – só uma catástrofe poderia nos tirar o título. Uma hecatombe não irá acontecer, isso é coisa da idade medieval, vivemos tempos modernos.

Dito isso, reforço minha convicção, ainda que o adversário vença seus próximos compromissos. Eles pegam o Sport, já rebaixado fora de casa, depois recebe o Santos e encerra frente ao Atlético GO. O Galo, além do Bahia amanhã, receberá o Bragantino no domingo (com 60 mil Atleticanos desde que a diretoria tenha consciência e não cometa aquele desatino nos valores dos ingressos), fechando com o Grêmio em Porto Alegre.

Nada complicado, como pensaram e até sugeriram alguns na noite de ontem (recebi até um absurdo fora Cuca), afinal – reitero – o resultado foi absolutamente dentro da expectativa. Até porque o jogo foi no Rio de Janeiro, com a presença maciça do torcedor do clube tentando melhorar o baixo astral com a perda de mais um título comemorado antes da hora como aconteceu no sábado passado.

Sigamos, venha o Bahia, que será um adversário complicado, pois brigam contra o rebaixamento. Faltando também três partidas, o tricolor baiano está na zona da degola e virá desesperado para cima do Galo. Nosso elenco, experiente e qualificado, saberá explorar e confio muito que amanhã o Brasileiro terá sua definitiva conclusão com o nosso time assegurando e consolidando a liderança da competição.

Pra cima deles, Galo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

34 thoughts to “O Bahia será uma entre seis alternativas”

    1. Sim, será um ótimo dia de liberdade. Belo Horizonte, Minas Gerais e o Brasil jamais irão esquecer essa quinta-feira. E no mundo também haverá festa pela conquista. Eu acredito!

  1. Boa tarde. Tomara que o time entre para vencer, amanhã, e não com esta estória que faltam 3 jogos e deixe tudo para BH. Não é bom dar chance ao azar.
    Também prefiro o Savarino, ao Vargas.

  2. Boa tarde!
    Amanhã é o jogo mais importante do Galo de Hulk. É entrar e vencer! Sem essa de outra chance. É amanhã! Amanhã! Amanhã!!! 81 pontos e Galo campeão brasileiro de 2021!

  3. Bom dia, Guru e Atleticanos e Atleticanas! Guru, esquece esses maus agourentos ,desconfio que é para te irritar ou aparecer por ser um comentário totalmente desproporcional.Eu que estive no Maracanã em 71, talvez veja o jogo domingo – a concorrência do ingresso é mto grande. – Vamos tentar ou deixar para os mais jovens. Quero dizer que gostei muito do resultado de ontem do flamerda,um time como o do Galo que faz uma campanha extraordinária,não precisa da gente torcer para o ceará e ser campeão,não é legal.Nós não precisamos do flamerda,eles é que tem nos secar.E,olha que eu torço contra esse time desde da época de Henrique,Babá,Dida…
    Então, Atleticanos e Atleticanas,vou festejar,vou festejar o seu penar… com muito malte,nessa quinta,e parafraseando um samba enredo no qual eu gosto muito.” OQUE SERÁ DO AMANHÃ,PERGUNTE A QUEM SOUBER,O QUE SERA QUE VAI ACONTECER”…O GALO MAIS LINDO DO MUNDO É CAMPEÃO.

  4. Bom dia,

    Foco total no Bahia e os três pontos.
    Jogo mais importante do Ano, até o momento.
    A vitória além do título será o descanso necessário para nosso time encarar uma final da Copa do Brasil sem ter que mandar jogadores ao sul para enfrentar o Grêmio.
    O jogo de ontem demonstrou que o Flamengo não terá moleza, o Ceará que estava desfalcado do seu principal jogador, o Vina, estava nitidamente enfraquecida na armação.
    Uma pena o Sport ter antecipado sua queda antes do jogo contra o Flamengo, seria uma situação parecida entre nosso jogo e do Flamengo.
    Estou com dificuldade de esperar até amanhã, aff.
    Boa quarta a todos!

  5. Bom dia a todos. Amanhã é jogar p acabar o campeonato e no próximo só festa e descansar alguns jogadores .
    Sem vacilo galo. Por favor.
    VAMOS GAAALOOOOO, GANHAR O BRASILEIROOOO !!!!!!

  6. Bom dia, Eduardo!

    Por muito pouco, ontem já poderíamos comemorar, quando o Ceará teve a chance do empate nos acréscimos. Mas prefiro que o Galo não dependa e nem precise ser ajudado pelo flamídia, em qualquer circunstância.
    Pensei em ir à Fonte Nova, amanhã, mas o jogo é de alto risco (Bahia lutando pra não cair), estádio lotado, torcida costuma causar confusões, brigas e outros danos a coisas e pessoas, se perder. Ocorre que o Galo de hoje SABE GANHAR, ao invés de saber sofrer, como dizem alguns comentaristas de mesmices. Amanhã, 02/12/2021, por volta de 20:00h, o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO será o primeiro e o último CAMPEÃO BRASILEIRO de que se falará no mundo. Vai, BI-CAMpeão!
    Agora, causa-me estranheza o portal Uai estampar foto de Celso Roth em matéria do Galo, mesmo em se tratando da última vitória na Fonte Nova. PQP!

  7. Bom dia. Confesso que estava esperando a confirmação do CAMpeonato ontem. Expectativa de preparar pra CB o quanto antes, mas… acho que não é o que o torcedor do Galo merece. Com vitórias de outros ou fora de casa. Desta vez na Bahia, em 71 no Rio. Salvo uma derrota pros baianos (o que seria demasiada pressão), confirmar contra o Bragantino em casa seria o ápice. Mas não podemos perder lá, igual na CB. Vi os jogos do Bahia contra gremistas e goianos. O Galo tem totais condições de ganhar não só do Bragantino (pareciam já de férias contra o Juventude ontem), mas tanto do Bahia quanto do Grêmio, este mais ainda, rebaixado. Alguém já falou aqui que o Galo seria campeão quando ganhasse dos times do sul lá. Também tô acreditando nas três vitórias, mas confesso que depois de confirmarem o título, vão desconcentrar, normal.

  8. Bom dia, Amigalos!

    Ontem, por alguns minutos tive uma sensação estranha. Ser campeão no sofá não seria a mais excitante, mas ser campeão é algo que queremos muito! Pensei até que parariam de dizer que o VAR nos ajudou e diriam que o Flamídia não conseguiu manter o ritmo.
    Mas não vamos desanimar! É questão de tempo e título vai chegar! Vamos ganhar jogando e torcendo!
    Saudações atleticanas!

  9. Bom dia!
    O melhor seria ser campeão amanhã, estamos vendo o que os cartões endereçados nos causaram pra esta partida. Imagina tirarem o Hulk do jogo do final de semana sem termos finalizado o campeonato!
    Pra cima deles Galo sem dar chance ao azar!
    Abraço,

  10. Caro Eduardo.
    Eu estou otimista. Valeu a festa do torcedor e dos jogadores no Mineirão. Entretanto, me incomoda muito o planejamento da festa do título proposta abertamente pela diretoria – trio elétrico, reuniões com a PBH e MP. Eu preferiria, primeiro fechar e depois, planejar a festa. Festa que a torcida do Galo sabe fazer muito bem, planejada ou não. O Galo está muito regular e consistente, mas se observarmos um corte em uma sequência de jogos no início do campeonato, vemos que contra Chape (casa), Ceará (f) e Santos (f), anotamos 1 ponto em 9.
    Não é uma questão de respeitar o Flamengo, esse não merece nenhum respeito devido a sua história. É uma questão de respeitar Bahia, Bragantino e Grêmio, este último um time grande, que por concepção é aquele que cai e volta.
    Abs e respeito
    Renato

  11. bom dia Eduardo e massa. amanhã será um jogo muito difícil. o Bahia esta brigando para não cair para série B.foco total amanhã. e esperamos que acaba amanhã este brasileirão para o galo porque aja pressão alta domingo. rsrs.a galo o sonho está próximo basta 2 pontos. aja coração e emoção.

  12. Bom dia xará e amigalos! Eu achei que ontem seria 1×1 no jogo do CBFLA x Ceará. Mesmo não acontecendo resultado favorável eu espero que nosso GALO entre na partida contra o Baêa com um futebol de campeão! Pilhado, atento, com fome de bola!!! NÃO se ganha campeonato de forma fácil. Tudo é suado e complicado. Então espero que na volta da Bahia o vôo faça uma escala no Rio para pegar a Taça. Não sei o que Cuca irá arrumar no meio campo mas temos que confiar. Que assim seja …

    1. Só não entendi pq deixou duas opções de velocidade em Belo Horizonte: Dylan e Savarino… Tomara que a tática que ele use, seja qual for, dê resultado. 1 a 0 amanhã como foi em Curitiba é goleada e mais do que suficiente para gritar campeão!

  13. Bom dia AmiGalos,

    Em 27/10/2021 escrevi um texto que postei aqui, “To Bi or not Bi”, já confirmando, por antecipação o título de 2021.
    Não tenho bola de cristal, nem sou médium, apenas acredito nos discursos motivados dos nossos guerreiros em campo e na vantagem adquirida ao longo do CAMpeonato.
    No Brasil a pena máxima é de 30 anos, no nosso caso já dura a quase 50 anos. Portanto, somos dignos e merecedores de milhões e milhões de pedidos de desculpas.

    “A vos do Anjo sussurrou no meu ouvido, eu não duvido e já escuto os teus sinais, que tu virias numa manhã de domingo e eu te anuncio nos sinos das Catedrais. Tu vens, tu vens, eu não duvido e já escuto os teus sinais”.
    Obrigado Alceu Valença pela profecia.

    Saudações

    “Somente sendo um pra saber”.

  14. “Nada complicado, como pensaram e até sugeriram alguns na noite de ontem (recebi até um absurdo fora Cuca)”

    O Ceará não ganhou nem empatou, e a culpa é do Cuca?
    Quem é que entende isso?

    Amanhã é o dia da conquista. Festa de entrega no fim de semana!

  15. Um time que fez quase tudo certo em 35 de 38 partidas do campeonato, certamente não vai deixar de continuar fazendo tudo igual nas últimas três partidas. Isso é a lógica do raciocínio puro. Para duvidar disso tem que ser mais que um atleticano velho e cansado de todas as decepções que esse Galo já nos causou. Eu sou um velho atleticano cujo coração não cabe mais decepções. É por isso que aprendi durante o ano que temos um novo Galo. Galo planejado para ser campeão e não para continuar a tremer nos momentos decisivos. Acabou aquele Galo de saída e que não conseguia chegar.

    O Galo de hoje é outro e só não enxerga isso quem não quer, como por exemplo, a mídia tóxica do eixo e alguns invejosos da mídia mineira. O Galo é o campeão brasileiro de 2021. A jornada ainda não terminou, mas o título e a taça já têm dono e vão para a sede do CAM. Quando é apenas um detalhe que não dura nem uma semana mais. Para quem espera a quase cinquenta anos isso não é nada.

    Já fiz o meu check-up, tomo um monte de remédios e quero mais é gritar, cantar, pular e festejar até a bombinha parar.

  16. AMANHÃ será o jogo da vida do atleticano.
    Vai ser o jogo mais difícil de todos os tempos … o Bahia precisa desesperadamente vencer.
    Com a ausência de allan, Jair e Diego Costa, é momento de mudar o esquema. JOGAR COM 3 atacantes, vai ter espaço. Cuca, é momento do técnico agir.
    Minha escalação: Everson, Mariano, Nathan, Alonso e Arana; Tche tche, zaracho e nacho; keno, vargas e Hulk.

    1. Bom dia. Já pedindo desculpas pela gracinha, mas cadê o terceiro atacante? Brincadeiras à parte (só pra opinar sobre o Vargas), se ele tivesse o Rever, poderia até surpreender com três zagueiros e o Arana mais livre. Não sei se jogaria com o Rabelo. Voltando à brincadeira, caso o Savarino tenha condições, prefiro ele ao Vargas, que acho pouco objetivo e produtivo. O Tchê Tchê de 1° volante é temerário, pela falta de desarmes e saída de bola mais lenta e não tão eficiente. Mas o Alan Franco nem relacionado estava sendo. Pode pintar o Dylan também, querendo manter mais o meio (coisas do Cuca). Acho que alguma surpresa na escalação vai ter.

  17. Apenas alguns pitacos:

    1) Como é sofrido torcer pra time ruim…

    2)FALTA POUCO = FALTA TUDO!

    3) Ingresso caro não exclui o público, desde que “o produto” a ser entregue, compense (no último domingo os 60 mil estavam lá).

    4) Só depende de nós…. continuo aguardando sem contar com o ovo no pé da galinha!

    5) Fora, CUca, estuprador dos meus sonhos! É pessoal, é imperdoável, é insuperável. Se perdemos a culpa será dele; se ganharmos (e vou comemorar muito, não tenham dúvidas) será apesar dele! Não vejo a hora de vê-lo longe do Atlético; pode ser por qualquer motivo, para mim isso não será relevante!

    Avante, Galão da Massa, que os sonhos não envelhecem!!!!

  18. Bom dia a todos!
    Ontem chegamos a erguer a taça por alguns minutos. Não fosse a tentativa do jogador do Ceará sair driblando frente a sua área poderíamos estar comemorando nosso tão sonhado título Brasileiro. Coisas do futebol. Meu coração não está mais aguentando de tanta ansiedade, que venha nosso título no início da noite de amanhã lá na Belíssima Fonte Nova frente ao Bahia.
    O segundo Estado brasileiro mais bonito, perdendo apenas para a Nossa Minas Gerais, estará com os olhos de todos os Atleticanos voltados para lá. Queremos a taça e espero que os jogadores conquistem-a amanhã para poderem desembarcar no aeroporto nos braços da Massa.
    Vai Galo, faz a Massa feliz!

  19. De minha parte, tenho confiança que virá amanhã. Se não vier, de domingo não passa. Oras… E por acaso este time entrou em férias antes do final da temporada? E não temos ainda a CB logo após, e vamos entrar pra ganharmos o 3º título do ano, ou não? O grupo não está fechado e compromissado com o clube e a torcida? Alguma coisa se quebrou depois do jogo de domingo, apenas pq a torcida soltou o grito que estava entalado? Então. Vai acontecer na hora certa, a torcida apenas pressentiu e avisou. O foco está mantido e a Massa segue firme e junto, garrado com o time. O maior problema é esperar chegar a quinta a noite, tem uma quarta inteira ainda pela frente.

  20. Bom dia amigalos. Acho que a tensão está tomando conta de nós torcedores, ou pelo menos de mim. É tanta vontade de soltar o grito de campeã que estou ficando engasgada. Sei que dependemos só de nós, mas parece que está sendo uma eternidade se concretizar esse sonho. Vamos Galão da Massa. Faça a sua torcida ainda mais feliz. Nós dê o direito de soltar o grito de Campeão e nos alivie o peito.

  21. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    ONTEM NO JOGO DO CBFLA , O LOCUTOR E COMENTARISTAS DA TV SÓ FALTARAM ENTRAR EM CAMPO E EMPURRAR A BOLA CONTRA O GOL DO CEARÁ , TAMANHA ERA A TORCIDA A FAVOR DOS CARIOCAS.
    IMORAL ESSE COMPORTAMENTO.
    É AMANHÃ , QUE SEREMOS CAMPEÕES.
    UMA VITÓRIA CONTRA O BAHIA CONSAGRARÁ A NOSSA EXCELENTE CAMPANHA NESSE BRASILEIRÃO.
    AQUI É GALO.

  22. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Vamos parar de pensar nos outros e pensar unicamente em nós. Temos time de sobra para fazermos, e bem, o dever de casa.
    Se não for amanhã, será no fim de semana a consagração do campeonato.
    Sigamos…
    Hoje e sempre, galo!!!

  23. Nunca esquecer que dependemos , como voce disse, de nossa força somente. O jogo da vida é amanhã, o jogo do titulo. Jamais dependemos de ninguem , ontem, por exemplo o ceará não entrou em campo na etapa inicial , errou, jogou mal. O cheirinho , precisando de dar uma satisfação à torcida , jogou a vida , segundo guga e comentaristas, lavaram a alma, encontraram a paz perdida após as tamancadas da temporada . Nada disto foi suficiente pra encobrir o cheirinho no ar, nem o grito da torcida modinha que foi engolida em Montevidéu , após o ultimo vexame. Amanhã , teremos que jogar tudo, como disse, o jogo do ano, o jogo da vida o jogo do titulo. Com inteligencia , com a determinação que nos acostumamos a ver, determinados.

  24. Nós temos um bom time , certo ?
    Jogadores empenhados , com vontade , como demonstraram no domingo , quando jogamos a primeira das quatro decisões .

    Caso a hecatombe não seja “provocada” , que é meu único temor , sem problemas .

    O caneco vem amanhã , com a delegação .

    1. Caro Barata!
      Perfeito!
      Se temos time, vamos ganhar no campo, sem depender dos outros.
      Não quero esmola, quero dignidade com o campeonato conquistado pelas nossas forças.
      Abraço.

  25. Bom da, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Pois é, não deu. O Ceará não conseguiu tirar pontos do Flamengo e o jogo continua. Teria sido bom, mas ganhar em campo é muito melhor. O Galo segue dependendo só dele para ser campeão. Isso significa que está tudo normal, afinal, quando alguém já ajudou o Galo, além dos atleticanos? Portanto, nada de fazer contas e nem depender de várias alternativas, a única válida é o Galo continuar a jogar bola, só jogar bola e nada mais.

    De qualquer modo nessa semana a gente resolve essa pendenga. Não é mais uma questão de se, mas apenas de quando o Galo será oficialmente campeão brasileiro de 2021. Vamos, Galo, ganhar o brasileiro. Não, não vamos ganhar, já ganhamos o brasileiro.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO NO PLANETA BOLA. DEPENDENDO SÓ DE SI E DOS ATLETICANOS, COMO SEMPRE FOI EM SUA VIDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *