Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

“É campeão” ecoando por BH, MG, BR e o mundo

Que mistério tem o Atlético que, às vezes, parece que ele é gente? Que a gente associa às pessoas da família pai, mãe, irmão, tio, prima? Que mistério tem o Atlético que a gente o confunde com uma religião? Que a gente tem vontade de rezar: Ave Atlético cheio de graça?

Que mistério tem o Atlético que, a simples presença de sua camisa preta e branca, um milagre se opera? Que tudo se alegra à passagem de sua bandeira? Que tudo se transfigura num mar preto e branco? Ser Atleticano é um querer bem. É uma ideologia. Não me perguntem se eu sou de esquerda ou de direita. Acima de tudo sou Atleticano, e nesse amor, pertenço ao maior partido político que existe, o PCAM,…

Esse fragmento de um, entre milhares de textos do meu saudoso amigo Roberto Drummond, foi um dos que li ao voltar pra casa depois da tarde/noite Atleticana. Passei parte da madrugada lendo e recordando de fatos e de pessoas que – como Roberto – iluminaram minha vida Atleticana. Afinal, estive presente em vários momentos desde o início dos anos 70 em muitos – bota muito nisso – jogos do nosso Galo seduzido desde criança por outro também saudoso cunhado Fausto Barbosa de Paiva. Foi ele que me fez Atleticano.

Após a vitória épica, como sempre em nossas grandes conquistas, fui para a porta da sede de Lourdes. Que emocionante abraçar e festejar com, conhecidos e desconhecidos, mas que a paixão Atleticana nos torna próximos e íntimos quando estamos no ambiente do nosso time do coração. Esse título foi muito merecido. Temos, e nisso a imprensa do eixo não consegue contrapor, o melhor time do futebol brasileiro.

Lideramos a competição, quase que de ponta a ponta, ao que me recordo quando superamos o Juventude na 15ª rodada do primeiro turno (08 de agosto) assumimos a primeira colocação e nunca mais perdemos essa posição na tabela. Até o momento, faltando ainda dois jogos, o Galo que soma 81 pontos venceu 25 vezes, empatou seis e perdeu apenas cinco jogos. Nos dois compromissos que faltam, que não muda nada mais, podemos fazer nada, um, dois, três quatro ou seis pontos. Creio nos seis, mas ouvi gente querendo parar nessa pontuação para lembrar do ano de 1981 quando aconteceu a vergonha do Serra Dourada. Acho que vamos aos 87 pontos no final da competição.

Sobre o jogo, que ao melhor estilo do nosso Galo, será lembrado para todo o sempre (amém), recorro ao bom amigo Fred Melo Paiva. Ele, que é o papa da literatura Atleticana, registrou tem tempos que a senha do Galo para as grandes viradas e – consequente – conquistas e estar perdendo de dois gols a zero. New Old Boys e Olímpia na Libertadores (2013) e Corinthians e Flamídia na Copa do Brasil (2014) comprovam a tese do grande Fred. Ontem foram apenas cinco minutos, depois de estar perdendo por dois, para fazer os três gols da extraordinária vitória.

Lembrei ainda, durante as comemorações, que quando asseguramos a volta para a série A (2006), perdíamos para o Coritiba por dois a zero e chegamos à vitória em três a dois. Talvez naquela partida com o Palmeiras, nas semifinais da Libertadores, tenha faltado essa senha com Deus. Brincadeiras à parte, acredito que após aquela eliminação, o foco da equipe ficou nas competições nacionais. Somos campeões do Brasileirão e podemos ainda ser da Copa do Brasil. Em 2022, seguramente, vamos continuar brilhando e no topo para desespero da concorrência. Que venham de novo o regional, o nacional e a CB, agregando ainda a Libertadores e o consequente mundial.

O dia de ontem, que entra para a rica história Atleticana, começou bem cedinho com as ruas inundadas de camisas preta e branca. No meio da tarde o trânsito começou a mostrar retenções. Muita gente saiu do trabalho mais cedo e agitou a cidade. Uma hora antes do jogo, buzinaço e foguetório contagiava e anunciava do final feliz. Ao apito final, o barulho que já era contundente se tornou ensurdecedor por toda essa Cidade do Galo, que atende pela alcunha de Belo Horizonte. Quem manda aqui e no território mineiro é o Galo. Ponto!

Afirmo, sem medo de errar que os tempos restantes para o encerramento de 2021 serão de festa da Massa, em dias ou não das quatro partidas que faltam no ano. O estado de espírito e o humor da capital dos mineiros é dosado pelo Atleticano. Desde os primórdios e por todo os tempos, quem manda no território é o Galo. Que venham Bragantino e Grêmio, pelo BR, e o Paranaense nos dois confrontos decisivos da Copa do Brasil.

Aqui é Gaaalooo, po##@!

Fotos: Pedro Souza/Atlético

78 thoughts to ““É campeão” ecoando por BH, MG, BR e o mundo”

  1. Boa noite….
    Lendo sua coluna hoje…. *”saudoso cunhado Fausto Barbosa de Paiva. Foi ele que me fez Atleticano”* ….

    Foi esta a mensagem que recebi de minha filha Paola que mora no Rio de Janeiro:

    obrigada por me fazer atleticana

    ORGULHO TOTAL

    1. Caro Guy, fico feliz por vc e sua filha – a minha agora segue também Atleticana – confirmando a versão cantada nas arquibancadas: “de geração em geração”.
      Aqui é Galo!

    1. Concordo. Já que surgiram vários títulos por fax, nada mais legítimo do que o primeiro campeonato em nível nacional também ser reconhecido como campeonato brasileiro da série A.

  2. “Como vai impedir,
    quando Galo insistir
    em cantar
    Água nova brotando
    E a gente se amando
    Sem parar”

    Finalmente este dia chegou para gente. Após anos ou décadas de sacanagem e roubalheira, desta vez o Galo não deu chance para que coisas estranhas voltassem a acontecer e é campeão com todos os méritos contra tudo e todos
    Ano que vem espero cantar novamente de Galo. E espero o mesmo para sair destes tempos obscuros de gente incompetente, maldosa e criminosa!
    Viva o Galo!

  3. Ó, lembrei de uma coisa aqui. Na hora da festa, tem de tudo. Mas depois que passar a euforia, voltemos com a cabeça no lugar e juízo: nada de acrescentar mais uma estrela no escudo. Deixa a original quietinha no lugar dela, tá muito bom assim.

  4. ( X ) Mineiro 2021 ( X ) Tri da B , com um pezinho na C ( X ) Zero titulo Cheirinho ( X ) BI CAMPEÃO BRASILEIRO , com sobra ( ) BI COPA DO BRASIL

  5. Saudações alvinegras! Só sei que só sei do GAAAAAAALLLLLOOOOOOOO!!
    Que alegria infinita essa conquista. Domingo estarei lá novamente para bater muitas palmas para todos: MASSA, TIME e DIRETORIA! SARAVÁ E MUITO AXÉ PRA TODOS!!
    Pra quem quiser ver todos os gols do GALO no BR 2021:

  6. Simplesmente sensacional este nosso título! Mais do que merecido! Obrigado e parabéns pelo blog, Eduardo, leitura diária obrigatória!

  7. GALO O CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2021!
    OBRIGADO MEU DEUS…
    GALO CAMPEÃO, FLAMENGO NADA E CRUZEIRO TRÍPLICE SERIE B.
    O MUNDO É SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. 50 anos de hiato. A estrela acima do escudo representa A PRIMAZIA, O PIONEIRISMO. Nenhum título vale mais que o primeiro. É o maior de todos.
    O primeiro campeão brasileiro é o Galo. É nossa essa primazia, nada de mais estrelas.

    O time mais equilibrado foi campeão ao estilo Galo Doido. Já tinha “flamengaço-classificadaço” postando no Twitter impropérios ao Galo (um tal Renato Mauricio Prado). Essa gente não se emenda.

    Se bem que, infelizmente, a principal notícia de esportes ontem não foi a fantástica conquista do Galo. O Flamengo não deixou. A principal notícia esportiva do dia foi essa:

    “Família de vítima do incêndio no Ninho aciona o Flamengo na Justiça… – Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2021/12/02/familia-de-vitima-do-incendio-no-ninho-aciona-o-flamengo-na-justica.htm?cmpid=copiaecola

    Desculpe aí, mas o Flamengo disputar o mesmo campeonato que os demais clubes brasileiros ME CAUSA NOJO.

    Dizem que o Flamengo é o Bangu da Rede Globo. Comentário muito ofensivo. Ao Bangu.

  9. E ousaram fazer 2 x 0 no Galo quando estava valendo alguma coisa…. Que ótimo! Valeu demais!!! Alegria sem tamanho! Obrigado a todos envolvidos nessa saga para tirar o nó da garganta e parabéns para todos nós atleticanos.

    Ps: A diretoria tinha prometido usar o manto da massa em um jogo. Poderia ser nesse da entrega da taça. Já serviria como mais uma homenagem para nós, “a massa”!!! Seria demais.

  10. VIVA OS 4 R
    RUBENS E RAFAEL MENIN ,
    RICARDO GUIMARÃES ,
    RENATO SALVADOR.
    GAAALÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ

    NO MEIO DAS COMEMORAÇÕES , JÁ ESTOU LIGADO NO BI DA COPA DO BRASIL.
    VIVA O BI DO BRASILEIRÃO.
    VAMOS CONQUISTAR O BI DA COPA DO BRASIL , PESSOAL.

  11. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    OBRIGADO GALO PELA SUA EXISTÊNCIA.
    OBRIGADO MEU PAI POR TER ME PASSADO ESSE AMOR INCONDICIONAL PELO GALO.
    ESTOU MUITO FELIZ.

  12. É campeão !!!! Muita alegria. Obrigado, Eduardo, por nos controlar nos momentos de raiva e decepção com o time, neste espaço, sempre com sua moderação e educação pertinentes. Valeu !!!

  13. Boa tarde!
    Quantas vezes eu chorei e até cheguei a pensar, “porque meu pai me fez atleticano!?”É muito sofrimento. A gente não ganha nada. E eu me contentava em torcer pra Massa, que sempre deu show. A mais fiel, a mais quente, a mais retumbante, que faz do Galo o mais querido (de verdade)…aí vieram Libertadores, Copa do Brasil, Recopa e agora, ele é Bi Campeão!! A partir de ontem, coloquei na minha prateleira de ídolos, Keno, Sasha, Hulk, Nathan, Everson (que baita goleiro!), Arana, o melhor LE do mundo, Mariano… o time todo, inclusive eles: Tchê Tchê, Guga e o Cuca.
    Obrigado, 4 Rs!
    Obrigado, Sérgio Coelho, grande presidente!
    Obrigado, Caetano!
    Obrigado, Ávila, Lugalo, Joaquim-Portugal, grande Barata, Domingos Sávio, EduGalodoido, Ernest, Paulo Silva, Paulo Soares, Paulo Roberto, Barros, enfim, todos os frequentadores desse espaço democrático, o melhor “Canto do Galo”! Obrigado também às mulheres atleticanas que enriquecem esse espaço, com suas importantes opiniões, inclusive ela, a que infelizmente sumiu daqui, nossa querida Lucy!
    Agora eu quero ser bi da CB! Ô Cuca, vê se não inventa….kkkkkkkkkk

  14. boa tarde Eduardo e massa. a galo não tenho palavras. a galo o sonho se realizou. a galo em 1971 não tinha nascido. nasci em 74. a Eduardo obrigado por nos atulerar anos aqui no blog. a amigalos obrigado por estarmos aqui a anos nos comentando galo.a 4 Rs obrigado. a massa gigantesca do galo espalhado pelo mundo afora. a cuca e jogadores obrigado por nos tirar este no na garganta e gritar somos bicampeãoooooooooo.a galo o gigantesco do Brasil e do mundo acordou. aja
    saúde. frio.vinho.cervejas.churrasco
    é campeãoooooooo. vai galoooooo.

  15. É GALO valente! É GALO vingador! É GALO campeão. Obrigado, GALÃO! Quando o vi campeão, pela primeira vez, tinha 25 anos. Hoje tenho 75. Obrigado pelo título. Posso partir dessa para outra dimensão, com a certeza de tê-lo visto campeão pela segunda vez. Que felicidade!!!

  16. GRANDE DIA AMIGALOS!

    Só uma pergunta, Complete a frase!
    O GALO _ _ _ _ _ _! O GALO _ _ _ _ _ _! O GALO _ _ _ _ _ _! O GALO _ _ _ _ _ _! DE NOVO!
    GANHOU DE NOVO!
    Data histórica, em 71 tinha 11 anos e vi com meu saudoso AMIGO E PAI o GOL do DADA!
    Agora BICAMPÃO !!!!!!!! Não interessa que esperei 50 anos como as Marias tão rinchado.
    Agora será 50 anos de GALO!!!!!!!!

  17. Bom dia!
    0 vitórias 0 empates… Acabou!
    BiCAMpeão!
    Parabéns a todos nós Atleticanos!
    Otimistas, pessimistas, ranzinzas…
    Parabéns a todos os frequentadores do blog, sintam-se abraçados!

  18. Bom dia,

    Parabéns a todos os envolvidos com o CAMpeão, todos tem uma participação nesse título que tanto alegra a nós atleticanos.
    E o Galo Ganhou!
    E o Galo é Bi campeão Brasileiro.
    E que venha muito mais.
    Foco na Copa do Brasil, porque agora não queremos mais parar de comemorar.
    Parabéns a todos que aqui vivem diariamente o Galo.

  19. No Galo não existe título sem emoção kkkkkkkkkkkkkkkkkkk BI CAMPEÃO GALOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  20. Bem, depois de ter chorado ontem igual chorei em 2013, só tenho uma coisa a dizer!!!
    ALTEREM A IMAGEM DO CANTO DO GALO PQ AGORA SOMOS BIIIICAMPEEEEÕES!!!
    Grande abraço a todos!!!

  21. Bem, depois de ter chorado ontem igual chorei em 2013, só tenho uma coisa a dizer!!!
    ALTEREM A IMAGEM DO CANTO DO GALO PQ AGORA SOMOS BIIIICAMPEEEEÕES!!!
    Grande abraço a todos!!!

  22. Foi o título da redenção ! O peso era grande demais! O time, agora, vai jogar com menos pressão. A porteira abriu!
    Eduardo, quero fazer um agradecimento especial à vc. De uma forma ou de outra, vc mobilizou a torcida. Usou o espaço com sabedoria e, com certeza, evitou uma possível garfada da cbf/TV. SAN

  23. Li certa vez uma entrevista do presidente do Real Madrid, no dia seguinte à conquista de uma Liga dos Campeões. Foi perguntado sobre a comemoração e o que faria, ele respondeu categoricamente:
    – Começo hoje a trabalhar pela conquista da próxima.

    A partir de agora foco total na decisão da Copa do Brasil.
    O ano não acabou e reserva grandes emoções ainda.
    Vamos descansar os caras, treinar bem e entrar na ponta dos cascos na final.
    A hora da colheita chegou. Viramos a página. Agora somos temidos e respeitados.
    GALO é o maior time do Brasil!!! Legítimo CAMpeão Nacional

  24. Há aproximadamente 5 meses, não venho dando meus “pitacos” nesse espaço. O quase campeão contra o Fla e São Paulo – embora não seja supersticioso, fiquei aguardando o dia como o de ontem para gritar “É CAMPEÃO! Recordo que em1971 estava servindo o Exército – inclusive em serviço de guarda. Confesso que naquela época não era um autêntico torcedor do CAM, embora tinha simpatia por um CAM amador da minha cidade natal. Depois de 1971, o CAM passou a ser uma das minhas paixões.

  25. Excelente dia!! Feliz demais com esse título!! Definitivamente não somos torcedores de um time de futebol, somos Atleticanos!! Parabéns a todos os envolvidos nesta conquista, do mais humilde dos funcionários até a diretoria!! Aqui é Galo, p+#&@!!!

  26. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Vamos Galo, comemorar o brasileiro. Vamos, vamos Galo, comemorar o brasileiro.

    Mudou o canto, mas a festa é a mesma. Galo bicampeão brasileiro, unindo a massa atleticana na maior festa que a cidade do Galo já viu e teve a oportunidade de participar. Não há como descrever a euforia atleticana em comemoração ao título. Com certeza a alegria do atleticano foi acelerada pela vitória espetacular lá na Bahia. Vitória da raça, do talento e do amor.

    Há pouco a dizer e muito a comemorar.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO NO PLANETA BOLA. E VIVA O GALO, POIS, SEM O GALO NÃO HÁ VIDA.

  27. Ontem, quando o Galo tomou o segundo gol, um filme passou em minha cabeça. Veio 99, quando passei a noite em claro chorando após o roubo contra o Corinthians. Me lembrei das mágoas tão contadas por meu tio que me fez atleticano, de 77, 80, 81. Me lembrei da chuva em São Caetano, do Rebaixamento e ida ao estádio em todos os jogos da Segundona…me lembrei da maracutaia de 2012. E um frio atravessou minha espinha.
    Eis que em 5 min a mágica aconteceu. Temos que aproveitar esse momento, esse time é muito especial. E o Cuca…fiquei magoado com ele por conta do Mundial, mas perdoar é o sentimento mais nobre do ser humano. E como não perdoar? Ele acertou nossa defesa, manteve o grupo coeso e tem muito mérito nessa conquista. Ontem suas alterações foram fundamentais…muito obrigado, senhor Stival!
    Vc estará para sempre guardado em meu coração! Domingo tem mais comemoração e depois ainda a final da CB, isso tudo no Centenário das Marias Tri rebaixadas.
    Estamos vivendo algo que talvez vamos ter a real noção do que foi apenas muito tempo depois. Estou me sentindo embriagado, como se estivesse em um sonho! Bora comemorar massa, todos nós merecemos!

    1. Thiago. Peço licença para replicar tudo o que vc escreveu. Senti esse mesmo frio na barriga. Xinguei e depois comemorei tanto. Essa festa é nossa e ficará ainda maior com a conquista da Copa do Brasil e tudo isso no centenário do Tri rebaixado. É muita alegria.

  28. Meu caro Eduardo e amigos.
    Eu moro no RS e frequento o blog desde o inicio e nunca escrevo aqui, apenas leio, mas hoje resolvi dizer algo. Tenho quase 69 anos e vi o Galo ser campeão em 1971 e ser roubado durante todo esse intervalo. Estou feliz, pois vivi para ver meu Galão campeão outra vez. Um grande abraço á você Avila, e a todos os que vem aqui independente das opiniões, pois no final todos nós temos a mesma religião. Somos atleticanos.

    1. Galão Campeão 2021, é muita alegria pro Atleticano sofrido,tiramos um peso enorme das costas,batemos na trave várias vezes,mas ontem finalmente podemos soltar o grito de Campeão, parabéns a comissão técnica e ao Cuca que entra pra história como o maior treinador da história do Galo

      em p

  29. Bom dia, Massa e Guru,
    Com os olhos ainda marejados de lagrimas e embriagado pelas comemorações, faço deste post uma carta aberta de agradecimento:

    Obrigado Dudamel, pelos seus fracassos que fez o clube viver uma das maiores vergonhas de sua história.
    Obrigado Bolt, Erasmo; Emerson Conceição, Denilson, Zé Wellerson, Mansur e tantos outros jogadores medíocres que infelizmente vestiram nosso manto;;
    Obrigado aos Osvaldo de Oliveira, Rogérios Micales, Rodrigos Santanas da vida;
    Obrigado Renato Gaucho, que desdenhou novamente de nosso clube e preferiu ir para nosso maior arquirrival
    Obrigado Cazares, Otero, Fredcone. Elias, Ricardo Oliveira que nos mostraram o quanto éramos infelizes ao apoiar jogadores como vcs;
    Obrigado Afogados da Ingazeira, que nos fez passar por vergonha nacional;
    Obrigado CBF, STJD e mídia do eixo por provocar no atleticano o sentimento de que precisaríamos passar por cia de tudo e de todos;
    Obrigado aos incrédulos e oportunistas, por prever que iríamos cruzeirar;
    Enfim, obrigado a todos que direta ou indiretamente foram exemplo e contribuíram para entendermos que precisaríamos mudar se quiséssemos voltar a ser vencedores e respeitados.
    E o resultado desta mudança está ai pra quem quiser ver: GALO FORTE E VINGADOR!

    1. “Obrigado Renato Gaucho, que desdenhou novamente de nosso clube e preferiu ir para nosso maior arquirrival”

      Além de não ter vindo, graças a Deus, foi pro flamerda e foi um fracasso.

    2. JBHGALO, suas lembranças são pertinentes e oportunas. Nos momentos de gozar o sucesso, não podemos nos esquecer das pedras que encontramos no caminho. Pois são apoiando nelas que subimos cada vez mais alto.

      Eu só aliviaria um pouco para o Otero, que era limitado, mas esforçado. E, ao contrário do seu ‘parça’ Cazares, honrou o manto enquanto o vestiu.

      E reforçaria a lembrança com relação ao Renato Gaúcho, peladeiro vaidoso que seria o maior equívoco que poderíamos ter cometido. Mas tenho que agradecer a ele porque a ojeriza que ele sente por nós foi que nos salvou desse erro que seria fatal. Infelizmente, nós não retribuímos na mesma medida esse sentimento que ele tem por nós. Quem sabe a partir de agora, caia a ficha do peladeiro que ele é e de como ele detesta o Galo. Da minha parte, a recíproca é verdadeira. Por mim, nunca passaria nem na porta do Galo.

      Por fim, embora você tenha citado a “mídia do eixo”, não posso deixar de fazer uma “menção desonrosa” a três “jornalistas” em especial: JC, Mauro e Renato. Três torcedores que se travestem de jornalistas e que deveriam abandonar a hipocrisia e fazer ‘torcida jornalística’. Ao menos não enganariam aos incautos que não correriam o risco de os julgarem imparciais. Não há nada de errado em ser torcedor e jornalista. O erro é a hipocrisia de se considerarem jornalistas isentos. De quererem fazer “análises” ao invés de simplesmente colocar sua opinião clubística deixando claro que eles têm lado, sim. Hoje estão todos, do alto de sua arrogância e pretensão, remoendo sua inveja, despeito e rancor. Chola! Chola muito! Chola mais! Chola, chola, chola que eu quero ver! “Vou festejar, o teu sofrer, o teu penar!”

  30. Nesta sexta de ressaca, rindo à toa , quero, antes de mais nada, antes de enaltecer cuca, o manso , HULK, o atleticano, KENO , o mago do futebol , Zaracho , o que calou munha boca, bem calada, a não ser pra elogiar, Jair, Allan, Nathan Silva , Mariano, Alonso, SAVARINO , Arana e todos os outros envolvidos. Quero registrar minha deferencia e agradecimento especial, a um jogador esforçado, abnegado e acima de tudo, profissional , SASHA. Que sempre que entra nos jogos , dá a sua colaboração , se entrega em campo. A partida de ontem , que fez o baêa se sentir atropelado por tsuname , deve ser valorizada e muito, pelo fato de tentarem dar a vida em campo, com apoio de trinta mil torcedores. Ganhamos de um time valente e brioso e vencemos somente pelo fato de sermos melhores, muito melhores A o cheirinho , cria da globo cbf agradecimento também por valorizar nosso titulo , sigam bem, no cheirinho , saboreando o campeonato carioca. Ano que vem , tem mais , favor não morrerem antes, de inveja do GALÃO DA MASSA

    1. EVANDRO ,

      Sasha é o jogador que minha filha tem como referência .

      Ela sempre quer vê-lo em campo , pois entende que ele dá bastante opção com seus deslocamentos .

      Interessante observação !!!

      1. Sim, o atleta, reserva imediato de Hulk deveria ser um cara conformado com a reserva , insatisfeito. O seu profissionalismo, amigo Barata , reside exatamente aí : não procura encrenca, é amigo de todos, vibra com o time, quando no banco de reservas e quando entra mostra comprometimento com nossa camisa . Meu amigo Barata , amanha vou fazer a viagem de minha vida , vou pro EUA passar uma temporada com minha filha que mora em Nova Iorque e trabalha no Itamarati. Vou preocupado se conseguirei acompanhar a copa do Brasil , 12 e 15 de dezembro. Fica com Deus amigo ranzinza kkk, fã de cuca o manso , abraço a voce e, ao Eduardo e todos amigalos que fiz aqui neste nosso espaço , um dia falaremos de novo. Vou feliz , muito feliz com nosso galçao da massa. Um abraço cordial

  31. Não deixemos de agradecer ao Sette Câmara por incorporar ao Galo os 4Rs. Obrigalo Rubens e Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador. Obrigalo ao Sampaoli que fez com que o Galo mudasse de visão e começasse a pensar grande. Foi na insistência dele em busca da glória e maestria do Alexandre Mattos, que o Galo contratou Zaracho, Éverson, Alonso, Mariano, Sasha, Vargas, Keno e Allan Franco. Agradecer também ao Rodrigo Caetano que contratou somente Hulk, Nacho, Dodô, Diego Costa e trouxe de volta o Natan. Todos esses citados foram fundamentais na nossa conquista, assim como o nosso presidente Sérgio Coelho que brigou muito para defender o nosso Galo. ObriGalo a todos!
    ObriGalo Ávila por disponibilizar um espaço para a Massa poder dar seu palpite e cornetar sobre o nosso CLUBE ATLÉTICO MINEIRO.
    VAI GALO!

    1. Participação honrosa do Sampaoli, que não trouxe resultados imediatos, mas plantou a semente da mudança. Se não fosse sua insistência, estaríamos na fila até hoje.

    2. Sampaoli fez o Galo pensar alto. Está na presença dele o grande divisor de águas. Fez uma limpa na turma dos acomodados. Obrigado !

  32. Bom dia Bi Campeões!!!
    Incontestável!! GALO Campeão de fato e direito!!
    É CAMPEÃO!!! Esse grito ficou entalado por muito tempo… 77 eu não sabia tanto das coisas.. mas em 80, 99, 2012, o “garfo” nos tirou títulos que eram mais que certos.
    Chora Eixo do mal.. A justiça está sendo feita.
    E ObriGALO ao CLUBE ATLÉTICO MINEIRO por nos proporcionar emoções tão grandes quanto essa. Como diz um amigalo daqui do blog: “Somente sendo um pra saber.”
    TODOS NÓS SOMOS CLUBE ATLÉTICO MINEIRO!!!
    GALOOOOOOOOOÔÔÔ

  33. Bom dia a todos!
    É CAMPEÃO, É CAMPEÃO, É CAMPEÃO, É CAMPEÃO, É CAMPEÃO!
    Ah, Galo, como você me faz feliz! O que seria da vida sem o Clube Atlético Mineiro?
    Cuca, seu maldito, me fez doar minhas camisas do Galo para depois fazer com que eu comprasse camisas novas novamente. Obrigado por isso e, principalmente por queimar minha língua. Eu não queria você no comando do Galo, mas você chegou de mansinho, foi ajeitando o time e nos trouxe mais um título gigante e pode nos brindar com outro daqui duas semanas. E como você tem o domínio dos seus atletas e sabe o que está fazendo, hein. Os tão criticados anteriormente pela Massa Sasha e Natan nos brindaram com uma virada épica ao estilo que somente o Galo sabe fazer. Serão lembrados eternamente por toda a Massa.
    Não há palavras suficientes para expressar tamanha a gratidão que temos por todos você.
    Obrigalo!

  34. O TÍTULO DA JUSTIÇA! Caros atleticanos. Este título após 50 anos devem ser dedicados, nem mais, nem menos, a:
    1) Todos os times deste meio século, em especial para os de 77 e 80, na figura do Rei, que chorei junto no Domingo na vitória sobre o FluminenC. Foi o maior jogador que vi jogar, injustiçado pelas arbitragens e pontapés dos adversários. Abreviaram a carreira de um dos maiores de todos os tempos. Acompanhados por todos daquela seleção. Também para os Mixiricas e Catanhas da vida, que nos mataram de raiva, mas nos fizeram mais esperançosos em dias melhores.
    2) Todos aqueles que se foram neste período, incluindo especialmente meu pai, que me ensinou ser Atleticano, me levando sempre ao estádio, inclusive o Antonio Carlos, com 3 anos. Tenho a maior herança que ele me deixou que é sua carteira de associado do Galo.
    3) A meus filhos, em especial minha filha, que não existe ser humano mais Atleticano no mundo. Pode ter igual. Mais não!
    4) Aos 4 R’s que implantaram no Galo uma gestão séria que nos fará vibrar com muitos titulos que estão por vir. Trabalho sério e honesto, que está fazendo a midia desavisada a ter dúvidas quanto a intenção.
    5) E a todos nós, que não somos torcedores, somos Atleticanos! Que festa linda ontem na sede, um mar de gente por toda a cidade, mostrando para todos quem manda neste terreiro!
    VIVA O GALO, JUSTO CAMPEÃO BRASILEIRO!

    5) Ao Eduardo, que abre este espaço democrático para nossas alegrias, frustrações, revoltas, lamentos e por aí vai. Tudo por amor ao Galo mais lindo do mundo.

  35. Bom dia Mestre Eduardo e Campeões (Atleticanos)! que vitória sonho realizado em ver finalmente o Atlético Campeão Brasileiro. é um bi que deveria ser um hexa ou hepta, Por ironia do destino ontem foi um dia de trabalho daqueles que extrapolou o horário. Com isso, mesmo sabendo do jogo de extrema importância para o Galo , não pude deixar de fazer a visita diária ao não pude de deixar de ir fazer uma visita ao Santíssimo Sacramento, Resultado: cheguei em casa e o jogo tinha acabado de terminar e me informaram da vitória épica. Daí fui ao You tube ver os canais de nossos amigalos, passando por “eu acredito”, “galo tube”, “identidade treze”, “canal alvinegro”, “radio web galo” e com destaque para o “canal do Breno Galante”, onde tive a grata surpresa de ver o mestre comentando sobre a conquista do Atlético.
    Ao rever os lances da partida e vários comentários me veio à memoria o quanto o Alético foi prejudicado para ficar 50 anos na fila. Em 80 ao Maracanã com aquela vergonha aramada por aramengão de cbfla, e em outras oportunidades como 1977, 1999, 2013 e outros.
    é uma conquista recheada de fatos para grava-la na história como:
    a) a espera de 50 anos chegou enfim no tempo do advento em que comera-se a espera pela chegada do menino Jesus.
    b) uma vitória sacramentada em cinco minutos;
    c) uma jornada com características de feito épico perdendo por dois a zero e virar o jogo na caso do adversário;
    d) participações destacadas de Keno e dos dois que vieram do banco e alteraram o padrão ofensivo do time Sacha e Nathan parabéns.
    Enfim agora é comemorar, e depois focar na copa do brasil. a alegrai para o natal vem crescendo para o atleticano. saudações e parabéns ao elenco , ao técnico e sua comissão, à diretoria e ao torcedor, Saudações campeãs atleticanas.

  36. Hoje é dia de só comemorar. Parabéns pra mim, parabéns pra vc, parabéns pra nós, por sermos atleticanos. Parabéns para os milhões que realizaram esse sonho e aos que se foram sem ver pessoalmente. É BI Campeao legítimo.bPor méritos, por competência como poucos assim o foram. E o Galo heim…..hehehe…o Galo Ganhou!!

  37. Eduardo , sugere para a diretoria colocar teloes no independencia e vender ingressos .
    vamos lotar os 2 campos.
    de preferencia com chopp de graça no Indepa e preços populares

  38. Um turbilhão de lembranças !

    Os filhos – todos – reunidos e gritando SOMOS BI , pai , você é BI de verdade .

    Um passeio pra VER a MASSA , pois que impedido de aglomerar .

    Revendo , a todo momento ,Nathan e Keno Marrento destruindo o Bahia, sob a batuta do Hulk , o líder máximo dessa conquista , em uma virada que já entrou para a história.

    Cinco minutos (ou um pouco mais) eletrizantes !

    Tinha que ser assim , para expurgar todos os demônios .

    Ah ! , Drumond , que texto épico você nos proporcionaria hoje !!!

  39. Um turbilhão de lembranças !

    Os filhos – todos – reunidos e gritando SOMOS BI , pai , você é BI de verdade .

    Um passeio pra VER a MASSA , pois impedido de aglomerar .

    Revendo , a todo momento ,Nathan e Keno Marrento destruindo o Bahia, sob a batuta do Hulk , o líder máximo dessa conquista , em uma virada que já entrou para a história.

    Cinco minutos (ou um pouco mais) eletrizantes !

    Tinha que ser assim , para expurgar todos os demônios .

    Ah ! , Drumond , que texto épico você nos proporcionaria hoje !!!

    1. José Eduardo Barata e demais amigalos, ótimo dia,

      E o GALO?
      O Galo é CAMPEÃO.

      Parabéns ao elenco.

      1. Todos de parabéns!

        Cumpriu o esperado: Galo Campeão; Keno deixo seu bom futebol para o final do campeonato sendo um dos heróis da conquista!!

        Atlético Mineiro Campeão Brasileiro 2021

  40. Bom dia massa!!! E que dia…..Galão campeão de FATO e de DIREITO! Meu falecido pai sonhava com esse dia, entretanto deve estar, assim como nós, comemorando muito lá do céu!!Orgulho de ter herdado deste homem, o amor INCONDICIONAL pelo nosso Clube Atlético Mineiro!! Galo sempre….uma paixão de pai para filho!!

  41. Galooooooo! Foi show demais!!! O time todo jogou muito, principalmente o Keno. Merecidissimo esse título. A lamentar esse jornal ficar dando espaço para Mauro César e Renato Maurício Prado. O primeiro, quando trabalhava na ESPN, já era demonstrava que o lado torcedor era muito maior que o lado jornalista. Agora só ficou o lado torcedor. Já o tal RMP, que foi demitido do SporTV levando pito do Galvão no ar, é chato demais! Toda vez que escutava opinião contrária e que falava mal do seu time, brigava com os colegas de mesa. Na FOX, chegou a chamar comercial após discutir com o Sormani dizendo que ele não sabia nada do Flamengo. Parece que só ele sabe, né?! Agora, chamou nossa conquista de troféu Menin. Então, como vamos chamar aquela garfada do Serra Dourada em 81?! Já sei: vamos chamar o título deles de Troféu Wright, que tal? Sem o apito amigo, o urubu teria uns 10 títulos a menos!!! Ridículo! Espero que o EM pare de dar espaço pra esses torcedores, pois jornalistas não são…

    1. Concordo com você, de minha parte esses dois – bostinhas como outros – não terão nunca meu clique. Aqui é Galo, po##@!
      Esses trastes provocam em busca de visibilidade do torcedor. Ignoremos ssamerda!

  42. Bom dia Canto do Galo!
    De 71 para 2021 Galo Campeão Brasileiro. Adivinhe
    Olé olá o nosso Galo tá botando pra quebrar.
    Eu acreditei após os 2×0 do Bahia. Estava escrito que ontem, 02 de dezembro de 2021 , era o dia da alegria de ser novamente campeão brasileiro.
    Quebra-se uma zica de 50 anos. Importante para a alma Atleticana ficar mais leve, pois as cicatrizes de 77, 80, 99 e 2012 continuaram em nossas almas, agora um pouco remediada , aliviada.
    Parabéns a direção, ao Cuca e sua comissão e aos jogadores que souberam dimensionar o sofrimento da Massa nesses 50 anos e lutar por esse título tão esperado.
    E o Galo o Galo ganhou E o Galo o Galo é Campeão!

  43. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    BI CAMPEÃO
    BI CAMPEÃO
    BI CAMPEÃO
    GAAAAAALÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ

  44. Caro amigo Ávla!

    Desculpe, mas hoje eu nem li seu texto. A tarde eu leio com calma.

    Só vim aqui pra comemorar o Galão mais lindo do mundo!

    Gaaaaaalllllloooooo!!!!!!

    Ps. Vamos deixar o post do título como o mais comentado do blog, sendo pelo menos um positivo dentre os que estão entre os mais populares. O Galo ganhou! E o Galo é CAMpeão!

  45. Parafraseando Ronaldo Drummond. ” Enquanto houver uma camisa preta e branca pendurada no varal durante uma tempestade,o atleticano torce contra o vento”. É campeão é campeão é campeão. Obrigado galo, obrigado Hulk, obrigado Cuca o maior treinador do galo de todos os tempos

  46. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Texto bastante oportuno!
    Somos abençoados por fazer parte deste blog. Nas alegrias e nas tristezas estamos sempre juntos, pois somos atleticanos de fé.
    Noite difícil! Comemoração até altas horas, pois o grito entalado por 50 anos, precisava de mais tempo para colocar pra fora toda nossa alegria.
    Obrigado Galo! Sem você a vida perde a razão de ser vivida.
    Sigamos na busca da copa do Brasil!
    Hoje e sempre, Galo!!!

  47. GALOOOOOOOOOOOOOOOO! Parabéns, Massa, jogadores, comissão técnica e diretoria. Todos trabalharam com competência e merecem esse título. Parabéns pra todos nós! Neste momento são muitas lembranças. De qdo saí do Mineirão em 87, naquela q foi a maior tristeza que um garoto poderia ter naquele momento de sua vida; de 91 com o gol impedido do Tilico; da catarse de 99, atrapalhada pelo vagabundo do marcio rezende; da chuva torrencial que tomei em São Caetano em 2001 e de tantos outros momentos acompanhando nosso Galo pelo brasil e pelo mundo! Nós merecemos! O GALO é a maior instituição deste planeta, o futebol só existe por causa do Galo. Valeu Eduardo! GALO SEMPRE! SAN

  48. Bom dia a todos!!!!!! Estava assistindo, mas quando o Bahia fez 2 a 0. Desisti. Confesso que neste momento senti ódio do time. Pra que fazer a gente sofrer mais? Caminhei até minha casa me sentindo envergonhado. Que raiva. Fui embora, mas foi só chegar em casa e escutei o foguetório e outro. Pensei: será que empatou? E tinha mesmo empatado. Liguei a TV e saiu o 3 a 2 de virada. Dai pra frente só rezando p tempo acabar. Postei nas redes sociais o seguinte texto:
    Sei la. Um misto de alegria, alívio e amor. Eu nasci ATLETICANO, mas demorei a entender e com o tempo a vida se encarregou de me levar a esse time maravilhoso. Foi sofrido? Foi. Muitas vezes ficamos pelo caminho? Sim. Mas nada disso me afastou de um time que é a minha cara. Nada pra mim foi fácil, tb perdi na vida. Mas a resiliência, dedicação me fizeram seguir em frente. Assim é o galo. Obrigado Deus, por atender minhas orações. Time abençoado e dedicado. me faltam palavras, mas o coração está cheio de emoção. Que sua estrada CAM, seja repleta de alegrias. Obrigado por me fazer feliz.

  49. Bom dia Ávila e Canto do Galo!!!

    Quanta alegriaaaaaaaaaaaaaa!!!

    Galooooooooooooo!!!

    Estão dizendo por aí uma impropriedade que não podemos aceitar.

    Não são 50 anos sem título do Brasileirão, mas sim 49 anos.

    A diferença, que parece pouca, é gigante.

    Gigantesca porque esse quase jubileu, ou 50 anos, sem o Bi que nunca vinha, decorreu de muitas, muitas e muitas injustiças…

    E aceitar mais um ano de injustiça é algo inaceitável para a Massa que nunca deixou de acreditar e de estar junto do Time e do Clube.

    E o Clube, Eduardo, deveria fazer a “Camisa 49 Nunca Mais” para gravar esse mote divisor de águas na história do CAM.

    Não iremos mais aceitar um milímetro de injustiça sequer, como roubalheiras, mão grande, ladroagens e o escambau.

    E o Baêa, putz!!!

    Que virada épica…

    Se não for sofrido não é Galo!!!

    Obrigado, SENHOR DEUS, por conceder-me a chance de testemunhar esse momento!!!

    O Galo ganhouuuuuuuuuuuuu!!!

    Viva o Galooooooooooooo!!!

    E viva o Canto do Galooooooooooooo!!!

  50. Chegou, e não foi surpresa, a Massa já havia decretado o título e foi da única forma que poderia ter sido, com uma montanha russa de emoções, sendo que terminou lá no alto. Ainda assim, quem poderia imaginar uma virada daquele jeito, com 3 gols em 5 minutos? Fomos da frustração, apreensão, à euforia, no tempo de fazer um xixi. Lavamos a alma, dedico este título a todos os atleticanos que sentiram na pele, tatuaram na alma e carregaram o fardo de tanta injustiça ao longo de nossa gigantesca HISTÓRIA. Considero um ciclo que começou a se fechar em 2013, passamos a limpo em 2021 e daqui em diante, novos tempos, um Atlético sempre altivo e temido pelos adversários, o time a ser batido no futebol brasileiro, sulamericano e quiçá, mundial. Obrigado a todos vcs que carregaram junto este clube, este time por tantos anos, as costas arqueadas pelo peso e esforço nos momentos mais difíceis, e aos mais jovens por nunca terem se curvado às tentações de moda, do simples torcer pelo sucesso que acenava como algo fácil. Ser atleticano nos torna especiais, temos luz própria e mais brilhante, quem não é NUNCA terá o sabor desta existência. Parabéns, Massa, parabéns time, clube, funcionários, TODOS os que construíram ao longo dos anos a fantástica saga do CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, o mais lindo do mundo!
    Muito obrigado!

    1. Nesse dia que não encontro palavras para agradecer por esse título maravilhoso, faço minhas as suas palavras. Realmente disse tudo que eu gostaria de dizer. Obrigado Galo, você me faz feliz!!!! Você é uma luz que só quem a conhece é que pode entender. Não há explicação para o “ser Atleticano”. Hoje é só chorar, comemorar e agradecer!

  51. Bom dia CAMpeões,

    Hoje só vou pegar uma letra de música emprestada do Queen:

    “We are the Champions”

    Nós somos os CAMpeões”

    Eu paguei minhas dívidas
    Vez por vez
    Eu completei minha sentença
    Mas não cometi nenhum crime

    E erros sérios
    Fiz poucos
    Eu tive meu pouco de areia
    Chutado na minha cara
    Mas eu sobrevivi

    Nós somos os CAMpeões – meus amigos
    E nós continuaremos lutando
    Até o fim
    Nós somos os CAMpeões
    Nós somos os CAMpeões
    Não tem vez pra perdedores
    Pois nós somos os CAMpeões do mundo

    Eu tenho feito minhas reverências
    E atendido as chamadas do palco
    Vocês me trouxeram fama e fortuna
    E tudo que vem com isso
    Eu agradeço à todos vocês
    Mas isto não tem sido nenhum canteiro de rosas
    Nenhuma viagem de prazeres
    Eu considero isso um desafio
    Diante de toda raça humana
    E eu não irei fracassar

    Nós somos os CAMpeões – meus amigos
    E nós continuaremos lutando
    Até o fim
    Nós somos os CAMpeões
    Nós somos os CAMpeões
    Não tem vez pra perdedores
    Pois nós somos os CAMpeões”.

    By Queen & Adam Lambert

    “Somente sendo um pra saber”

    1. Bom dia xará e amigalos Campeões Brasileiros!!!!
      Parabéns Gurú Eduardo de Ávila que brilhantemente nos representa!!! Parabéns meu querido pai que mora no andar de cima,atleticano ilustre e Conselheiro Benemérito do Clube Atlético Mineiro. Meu pai que me tanta vezes me acompanhou em jogos no Mineirão!! Parabéns à Diretoria do GALO (Todos os departamentos, diretores, funcionários e Presidente Sérgio Coelho). Que alegria Meu Deus ver meu Galo no topo e calando a boca do eixo maldito! Parabéns a todo o brilhante elenco deste fortíssimo GALO! Parabéns aos antigos ídolos (Reinaldo, Dadá, Cerezo, Éder, Victor, Lei Silva e tantos outros…) Parabéns Massa mais querida do Mundo!!! Nós merecemos e ficaremos assim em Estado de Graça para sempre! Obrigado Comissão técnica, especialmente ao excepcional Cuca que foi injustiçado por boa parte da mídia maldita! Obrigado aos 4Rs que são verdadeiros atleticanos de alma e coração!!! OBRIGADO MEU GALO QUERIDO!!! CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL!!!
      Em tempo: Gurú, estamos a espera do encontro dos atleticanos do BLOG. Seria muito legal reunirmos qualquer dia desses para uma resenha! Fica a sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.