Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Galo contra a rapa

Mais um difícil compromisso em busca da consolidação da liderança e, se possível, avançar ainda mais nesse distanciamento para os times que também perseguem o título nacional. E o Bragantino, com uma campanha interessante, é um entre os principais concorrentes ao topo da tabela. Depois dessa partida, vamos ter duas semanas para uma inter temporada e tomar fôlego para as retas finais das três competições que disputamos.

O ambiente interno é o melhor possível, a situação nas competições igualmente favoráveis, apesar da preocupação – procedente e inegável do Atleticano – quanto às manobras extra campo corriqueiras no futebol brasileiro. Para alimentar ainda mais essa desconfiança, nossos “galácticos” profissionais são chamados para defender o Brasil e outros países sul-americanos nessa famigerada “Eliminatórias para a Copa do Mundo”. Essa competição já perdeu a graça faz décadas. Tudo manipulado também. Lembram-se da Copa de 78, a partida Argentina e Peru? Desde então!

O treinador brasileiro, em função do veto europeu em ceder jogadores por conta da COVID-19, além de Arana já convocado, ainda chamou Éverson e Hulk. Reitero, assim como em 2012, Mano Menezes – convenientemente – desfalcava o Galo para esse time da CBF, agora é a vez do Tite. Não confio neles, treinadores e intenção da direção dessa instituição. Além deles, Savinho, foi cedido ao sub-17. E mais Júnior Alonso (Paraguai), Vargas (Chile), Franco (Equador) e Savarino (Venezuela), podendo ainda ser acrescido de Zaracho e Nacho (Argentina).

Para hoje, todos eles estão à disposição do Cuca em busca dos imprescindíveis três pontos. Flamengo e Palmeiras venceram ontem. O time carioca, apesar do placar elástico, tinha muita dificuldade até que uma “penalidade” muito bem encenada resolveu essa questão. Temos pela frente a difícil equipe de Bragança Paulista, que no ano passado foi um entre outros que tiraram pontos preciosos que nos faltaram para a conquista do título. No passado também sempre foi um adversário complicado, especialmente no seu estádio. O Galo tem de impor a nossa raça em busca do sonhado e pretendido título brasileiro.

Se quase todo o elenco está à disposição do treinador, com exceção de Rafael e Jair, o time tem todas as condições de sair vitorioso na noite deste domingo. Creio no retorno do Mariano, que ganhou a posição e tem se mostrado muito eficiente daquele lado do campo junto com Nathan Silva, que também retorna ao time. Nosso sistema defensivo tem sido a garantia fundamental para sonharmos com as conquistas. No Brasileiro, em 17 jogos tomamos apenas 12 gols. Na Copa do Brasil, cinco jogos e quatro gols, já na Libertadores em 10 jogos, apenas três sofridos.

Para estimular ainda mais ao Torcedor do Galo, vejamos. Nessa temporada, em número de gols, marcamos pelo Brasileiro 26 vezes, pela Copa do Brasil nove e pela Libertadores 19 vezes. Vale dizer, no total, foram 54 a favor e 19 sofridos, saldo de 35. Por competição o saldo favorável é de 14 (BR), cinco (CB) e 16 (CL).

Como se não bastasse, no total da temporada – incluindo o Campeonato Mineiro e de acordo com o Data-Muchacho – são 47 jogos, somando 33 vitórias, oito empates e seis derrotas. Se tivéssemos CBF e arbitragem isentas, além de isenção da TV que tem interesses exclusivamente comerciais, diria como o bom amigo Caixa: “os adversários não vão güentar”. Infelizmente, sabemos que as coisas não funcionam de maneira ética e moral lá por aquelas bandas.

Por isso mesmo, como já estamos debatendo aqui – blogüeiro e amiGalos – temos de enfrentar toda essa maracutaia e nos impor sobre adversários e interesses escusos. Vencer, mais que ao longo dos tempos, terá de ser sempre o nosso lema. Marcou uma penalidade inexistente, vamos lá e fazemos dois gols. No outro lado do campo temos 11 com a camisa do adversário, mais juiz, bandeirinhas, VAR e TV do eixo com a camisa do interesse sombrio, imoral e tenebroso da CBF e a Rede Esgoto de Televisão, que atende por TV Bobo. Pra cima deles!

Hoje, ao que parece, além dos retornos ditos acima de Mariano e Nathan Silva, ainda que em parte do jogo, vamos ter a esperada estreia do Diego Costa. Se der a liga Dom Diego e o Incrível Hulk, como o Atleticano quer e espera, não vai ter camisa amarela no campo, na cabine refrigerada do VAR e dos pseudos analistas da televisão que vão conseguir segurar.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

18 thoughts to “O Galo contra a rapa”

  1. Boa tarde,

    Hoje atenção dobrada contra essa boa equipe do red Bull, não custa lembrar que eles ganharam do Flamengo e Palmeiras, estão em quinto por falta de elenco e não por falta de qualidade, perderam quando tiveram que escalar os reservas contra Fortaleza, Juventude e empataram contra o Sport.
    Estão nas semifinais da Sulamericana e hoje viram com o elenco principal.
    Temos que jogar como jogamos contra o River e Boca fora de casa, espero por uma boa partida do nosso time e estes 3 pontos que será muito importante para as nossas pretensões.
    Pênalti sem vergonha o de ontem contra o Santos hein, cuidado galão nem sempre a ajuda aos cariocas será em prejudicar diretamente o Galo, pode ser em garantir as vitórias deles, principalmente porque eles só sabem jogar quando estão ganhando.
    Bom jogo a todos!

  2. Boa tarde, Canto do Galo!
    O RB Bragantino é o time com menos derrota, sofreu duas. Galo , Palmeiras, Fortaleza e Ceará até o início da rodada , sofreram 3 derrotas . São equipes com bom jogo coletivo, difíceis de serem derrotadas.
    Espero que consigamos uma boa vitória, pois ficaremos uma rodada sem jogar e com as vitórias dos concorrentes, na próxima rodada eles podem encostar no Galo.

  3. Na rodada passada e nesta o Galo teve e tem a vantagem de jogar depois de seus concorrentes diretos, saber do resultado de seus jogos e de tudo o que precisa fazer para manter a diferença de pontos que o favorece. Isso é muito bom. Pena que contra o Fluminense o Galo não soube tirar proveito disso e cedeu espaço para um time inferior lhe roubar dois preciosos pontos.

    Contra o Bragantino deverá ser um jogo bem diferente, pois, o Braga não joga retrancado apesar de se defender bem. Jogo aberto e propício para os avanços do ataque atleticano. Jogo grande e ótimo para avaliar se o Galo está mesmo preparado para ser campeão.

    O segundo turno começa a seguir e sempre é mais disputado e mais difícil que o primeiro, pois, todos os times já estarão definitivamente formados, crescendo de produção e preparados para a luta. E o Galo terá jogos difíceis contra seus concorrentes diretos Palmeiras, Fortaleza e Flamengo, fora de casa.

  4. Bom dia. Jogo pra entrar igual no Mineirão contra o River. Sufocar o time deles e não deixar jogar. Mas a maratona de jogos pode ser um ponto contra. Me preocupo com o condicionamento físico do Nacho, pós covid. Li aqui, muitos reclamando da demora em mexer algumas peças no último jogo. Agora, o fundamental é deixar de perder gols fáceis, não matar o jogo quando tem chances. Por isso o Vargas saiu. E ainda reclamando. Tem feito bons jogos táticos, mas precisa fazer gol, mesmo feio e fácil (esses são os melhores). Tocar a bola mais rápido e fácil também seria bom pro Hulk, estilo Nacho. Mais coletivo, menos exibição, agora que já voltou pra selecinha acordos comerciais s.a. 0x2 tá bom.

  5. Quem assistiu o jogo do flamengo com santos não acreditou no que viu, inacreditavel. O time, “competitivo ao extremo” segundo os comentaristas /torcedores do mais favorecido são craques, enxergam muito. Competitivo , de cinco em cinco minutos falavam. Sim, competitivo, estavam competindo pra ver quem entregava mais. A muitos anos , tirante o gremio do seteaum , não via um time tão competitivo neste quesito. A muitos anos também, não via um time entregar de bandeja , 4 gols , aquilo não é futebol profissional. Foi penalte sim, na primeira entrega do “zagueiro”, otimo zagueiro , segundo ricardinho , agora contaminado por lédio carmona que não segura a euforia de tanta entrega e deixa pra trás a pouquissima dignidade que possuía. Safados , ordinarios a historia os julgará e dará a estes lixos o seu devido lugar

  6. Expectativa de se assistir a um ótimo jogo de futebol , o que deveria ser o objetivo de todo torcedor , seja lá pra que clube torça .

    O Massa Bruta tem um excelente treinador , dos poucos que assim pode ser considerado , pois que fez um grupo de jogadores desconhecidos praticar um futebol vistoso , agradável e competitivo .

    Quando se tem um coletivo harmonioso as individualidades se destacam , como é o caso do zagueiro Ortiz , do Raul e do Arthur .

    Mas os nossos caras conseguiram , por eles mesmos , encontrar um jeito próprio de jogar , cada um no seu quadrado , e estão a nos proporcionar grandes exibições , quando o MANSO não interfere .

    Mas , tudo bem !
    Vamos para mais uma vitória.

  7. Bom dia a todos. Jogo difícil, mas como tenho falado, tem que se impor e não deixar esse time perigoso gostar da partida. Vamos gaalooo

    1. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer. os concorrentes ontem venceram. é um jogo difícil mas se o galo sonha ser campeão temos que vencer a ótima equipe do bragantino. então cuca não poupar ninguém o juventude venceu o bragantino na casa deles e porque o galo não pode vencer então raça e vontade de ganhar. a galo nos deixa sonhar. vá galooo.

  8. Bom dia à todos! Em referência ao tema de hoje abordado pelo mestre Eduardo, fico aqui pensando como pode, o galo e os outros clubes, não exigir da CBF a marcação imediata dos jogos atrasados dos mulambos. Que os nossos mecenas e o presidente SC, comece desde já a pressionar esse povo que manda no futebol brasileiro e, deixe claro que estão de olho nos extras campo. Pois como já sabemos, a qualquer momento vem um erro daqui, outro acolá e depois não adianta chorar. Os árbitros erram, tomam uma rodada de suspensão, depois voltam como se nada tivesse acontecido e segue o circo. E o pior, depois que aposentam do futebol, como prêmio, vão trabalhar nas emissoras de radio e tv. É mole?! Bom domingo à todos!

    1. Vander, estamos sozinhos, Não espere destes clubes brasileiros, todos eles, se insurgirem , mesmo prejudicados, São conivente, cumplices, todos eles. Estamos sozinhos , é somente nós contra todos, cbf, juizes, narradores /comentaristas, e a emissora pra justificar bandalheira e mão grande, a vista de todos. O nosso desespero é ver este diretor de futebol não se pronunciar, ele espera entornar o caldo para agir, ele que gosta tanto de holofote

  9. Bom dia!
    Com certeza vamos enfrentar um dos melhores times do Brasil, na atualidade, e com certeza vamos enfrentar o sistema corrupto, bandido, inescrupuloso envolvendo cbf, juiz com má vontade com o Galo e muito boa vontade com os adversários, além de narradores e comentaristas, cujas almas já estão pactuadas com o capeta. Normalmente, quando o juiz iníquo vai consultar o VARgabundo, o que o comentarista da tv cravar é o que o safado juiz vai decidir. Não duvido até que haja uma comunicação escusa entre cabine da famigerada tv com o PCA (Primeiro Comando de Arbitragem).
    Mas…se o nosso time entrar focado, ligado, dá pra conquistarmos mais uma bela vitória.
    Sonho com os dias em que a rede esgoto não transmitirá mais jogos do Galo.
    Vai pra cima meu Galo, e bica e mete a espora afiada, sem dó!!!!

  10. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 18/38 – Bragantino (fora) – É jogo pra futebol bonito. O Galo com seus craques experientes.

    O Braga com jovens promissores, bancados por consagrado investidor europeu num projeto audacioso digno de elogios. São rapazes atrevidos pra jogar.

    E o Galo tem representantes neste projeto: o goleiro Cleiton e o atacante Alerrandro.

    Venderam Claudinho, ótimo jogador que fazia a diferença. Estão se ajustando com essa “baixa”. Arthur (ex Palmeiras) vem de destacando e merece atenção.

    Penso que será um dos melhores jogos do BR até agora. É muita qualidade técnica de ambos os lados. Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 08 (fora), num total de 51/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaalôôô!

  11. Bom dia, caro Ávila

    Só uma pequena correção na quantidade de gols marcados: são 54 e não 52.

    A conta é essa: 26(BR) + 19(LB) + 09(CB) = 54.

    Vamos torcer para este número aumentar hoje, né? Saudações atleticanas.

    1. ObriGalo. Farei a devida conferência e correção. Inclusive, com essa interessante e atenta observação, melhora também o saldo de gols na temporada. De 33 para 35. Ê Gaaalooo, eu tô sonhando.

  12. Bom dia a todos!
    Jogo muito difícil hoje a noite. O Red Bull Bragantino tem uma boa equipe e nos exigirá uma postura diferente em comparação com os jogos contra o fluminense, se quisermos a vitória.
    O times deles é muito qualificado, então teremos que demonstrar nosso melhor para sair com o saldo positivo.
    A entrada do Mariano e Natan Silva deixam o sistema defensivo mais forte e mais confiante para enfrentar o rápido ataque adversário.
    Não sei se é impressão minha, mas, Mariano no auge dos seus 34/35 anos corre mais do que Guga com seus 22/23 anos.
    Uma vitória hoje nos garante o primeiro lugar ao término do turno e, o mais importante, nos deixa 6 pontos a frente do Palmeiras, que ocupa a segunda posição.
    Que venha mais uma vitória, mesmo que no sufoco.

  13. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Como tenho dito, o Galo só precisa dele mesmo para conquistar seus objetivos. O CAM e o Galo vivem momentos que não têm paralelo em sua história. Boa administração que garante a sanidade das contas e mantém o clube livre das negociatas indecentes que sempre lhe causaram prejuízo, boa administração técnica do time que sabe tirar proveito do elenco existente sem que isso signifique que não haverá melhorias e ambiente solidário entre todos os setores do clube, notadamente no setor de futebol onde é visível a harmonia entre os atletas.

    É o CAM e o Galo vivendo em outro patamar. Isso, sem dúvida, contribuirá para que o rendimento do time dentro de campo dificulte muito a perpetração das costumeiras tramóias para prejudicá-lo. Chega de manhas e artimanhas de CBF e afins objetivando o fracasso do Galo. Resta, no entanto, o Galo dentro do campo fazer a sua parte. Nada de jogos pífios que o levem a perder pontos importantes contra times muito inferiores a ele, como aconteceu na última rodada. Que jogue com atenção, determinação e consciência para discernir as más intenções e não se deixar levar por elas. Chega também de um Galo que não aguenta a pressão da liderança e tropeça nas próprias pernas, facilitando a vida dos “inimigos”.

    UM GALO VIVO E ATIVO, INTELIGENTE E CONSCIENTE, AMIGO DE SI MESMO É O QUE QUEREMOS VER EM CAMPO ANULANDO TUDO E TODOS QUE LHE QUEREM MAL.

  14. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Mais um jogo difícil, mas o Galo tem time para se impor e sair com a Vitória.
    Ontem o Flamerda e o Palmeira ganharam os seus jogos, portanto o galo tem que se impor e voltar à diferença de 6 pontos.
    Vamos que vamos.
    Hoje e Sempre, Galo!!!

    1. Eduardo e Canto do Galo, Bom Dia!!!

      O Time do Red Bull Bragantino:

      O jogo contra o RBB será pela 18ª rodada do BR21, às 20h30, no Nabi Abi Chedid, o “Nabizão”, estádio para 15 mil torcedores que está em ótimas condições de estrutura e gramado, em Bragança Paulista, a terra da linguiça.

      O Red Bull é um típico time de empresários e como tal fez ótima e recente venda da estrela da companhia, o Claudinho, por 15 milhões de euros (92 K), para o Zenit, da Rússia.

      Sem Claudinho o Bragantino perde muito da sua qualidade e, mal comparando, a saída dele do time tem o peso de uma saída do Hulk do Atlético.

      O Massa Bruta, como é conhecido em Bragança, começou o Brasileirão de forma avassaladora e teve ótimos resultados seguidos, com vitórias, sobre Corinthians, Flamengo, Palmeiras e SP.

      Na 13ª rodada enfrentou fora o cascudo Fortaleza e perdeu por 1 a 0 como visitante.

      Aliás, como visitante, o Bragantino é muito indigesto e é o 1º da competição fora de seus domínios.

      Como mandante tem vacilado e é apenas o 9º nesse ranking com 2V (Gre e Pal), 5E (Bah, Flu,Cea, Cui e San) e 1d (Juv).

      Na última rodada enfrentou o América no Independência e venceu por 0 a 2 em jogo que não teve volume ofensivo, mas foi cirúrgico em jogo longe de casa.

      Nas duas rodadas anteriores não foi bem (Sport e Juventude), seja pela saída de Claudinho, seja por jogos priorizados da Sula pelas quartas de final contra o Rosário, da Argentina.

      Como passou pelo Rosário, o Braga está nas semifinais da Sula contra o Libertad (Paraguai) e tem tudo para avançar e disputar o título continental.

      Contra o Juventude, pelo Brasileiro, na penúltima rodada, perdeu em casa de 1 a 2 num jogo que foi dominado pelo adversário. Como entrou com o time reserva, o Juventude foi melhor durante todo o jogo e prevaleceu. Antes empatou com o Sport fora de casa em jogo para o gasto.

      O técnico é Maurício Barbieri que faz um bom trabalho. Tem 78 jogos pelo Clube num aproveitamento interessante, de 57% (36V, 25E e 17D).

      Barbieri é adepto do 4-3-3 e gosta de jogar pelos lados com transições rápidas no ataque. O time chuta muito a gol de fora da área, recurso que pode ser explorado pela boa defesa atleticana, a melhor do campeonato.

      Aliás, será o jogo do 3º melhor ataque (RBB) contra a melhor defesa da competição (CAM).

      O RBB deve ir a campo na seguinte escalação: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Fabrício Bruno e Edimar; Jadsom, Eric Ramires e Praxedes; Artur, Cuello e Alerrandro.

      O volante Raul e o meia Lucas Evangelista, por lesões, desfalcam o time.

      O bom atacante Ytalo estará fora por desgaste muscular.

      O Galo é favorito para o jogo, seja pelo melhor time, seja pelo momento de pós-saída de Claudinho do Massa Bruta, o que não deixa de influir no desempenho da equipe.

      Em todo o caso o jogo é jogado e o lambari é pescado.

      O Galo precisa vencer até mesmo pela rodada até aqui ruim para as pretensões do Alvinegro.

      O Palmeiras venceu e o Flamengo, que atropelou o Santos na Vila Belmiro, aponta no retrovisor como uma carreta pedindo passagem e jogando luz alta.

      Fica esperto, Galo!!!

      Vamoooooo Galooooo!!!

      Seremos Campeões!!!

      Eu Acredito!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *