Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

No Mineiro segue líder e agora em busca da vaga na Libertadores

Após oito rodadas, tendo utilizado o time principal em apenas três partidas, o Galo lidera o Campeonato Mineiro. É seguido na cola pelo América, que ainda vamos enfrentar na penúltima rodada. Sobre os demais, faltando três jogos – num total de nove pontos -, a distancia é de no mínimo três e ainda boa distancia no saldo de gols e tentos marcados.

Usamos, em cinco rodadas, time alternativo. Numa delas, exatamente na única derrota, atuaram os reservas dos reservas. Podemos chamar de time C. O expressinho, esse sim o time B, vem dando conta do recado. Diria que tem se mostrado até mais entrosado que o time principal. Some-se a isso que, temos ataque que mais marcou e a defesa – acreditem – que menos tomou gols, por conseguinte o melhor saldo de gols. Foram assinalados 18 tentos (cinco do Ricardo Oliveira e quatro pelo Alerrandro – artilheiro e vice da competição), contra apenas três sofridos, num saldo de 15 gols.

Além disso, jogadores como o goleiro Cleiton vêm tendo chance de mostrar seu valor. Ele tomou apenas dois gols em cinco atuações. Um deles pelo time C e o outro numa penalidade. Guga, o sub-capitão Léo Silva, Zé Welison, Jair, Maicon e Alerrandro (que parece reagir ao efeito “Papagaio”), deixam o treinador tranquilo para alguma necessidade de utilização  no time principal. Não só eles, como outros que estão jogando no expressinho. Ao contrário do ano passado, período daquele infeliz Osvaldo de Oliveira, agora Levir tem dado chance aos garotos de mostrarem serviço.

Teria muito que dizer sobre o jogo de domingo, mas amanhã é dia de lotar o Horto e consolidar a classificação para a fase de grupos da Libertadores. É bem verdade que os adversários do Mineiro tem se mostrado muito frágeis, mas essa situação se aplica aos demais concorrentes, ainda assim superamos aos dois times da capital que vem atuando completo no certame.

Pior que nossos adversários deste campeonato mineiro, só mesmo a arbitragem. Esse Fazekas é horrível. O time de Nova Lima, lembrando os anos 60/70 quando time uma zaga formada por Cassetete e Cincinão, abusou do jogo violento. Nenhuma única advertência de sua senhoria. Vencemos! E a publicidade na parte traseira do calção da arbitragem. Digna de todas as piadas. “Doces”.

Ao jogo de amanhã! Vencer o Defensor, de maneira convincente, para não deixar o Torcedor inseguro –confirmando à classificação – para a fase de grupos da Copa Libertadores. A partir disso, começa o ano para o Galo e para o Atleticano. Até aqui foi admitido testes e mesmo queda de rendimento nas partidas. Ainda tem muito Torcedor cabreiro com alguns jogadores, entretanto com exceção da lateral esquerda, nas demais temos no elenco quem possa suprir e substituir do lado direito da zaga e ainda na condição de volante (s).

Mas, cabe ao Levir decidir quem entra jogando. Eu faria três ou quatro alterações, mas – seguramente – seria xingado pela Massa. Afinal não existe unanimidade, sobrando ao treinador à possibilidade de ser questionado pelas suas escolhas. Já faz tempo que aprendi a respeitar as opções, ainda que – mesmo eventualmente – tenha cá minhas recaídas.

Não nos falta confiança para o encaminhamento definitivo dessa vaga. Por amor, sem sofrimento, como aquele frente ao Danubio. Pra cima dos uruguaios, Galo! Confirmada a vaga, vou ali conhecer o Uruguai e de quebra a Argentina por ocasião da partida frente ao Nacional em Montevideo. Que assim seja! Metade dos poucos lugares que fui fora do Brasil, foi para acompanhar o Galo. Em dezembro quero repetir 2013!

17 thoughts to “No Mineiro segue líder e agora em busca da vaga na Libertadores”

  1. ALGO ESTRANHO ESTÁ ACONTECENDO COM O NOSSO ESTÁDIO DO GALO.
    DIZEM QUE O TERRENO É IMPRESTÁVEL PARA QUALQUER CONSTRUÇÃO POR SER ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE. PORTANTO IMPRÓPRIA PARABQUAL QUALQUER USO.
    SERÁ QUE ESTAMOS SENDO ENGANADOS ??? SERÁ QUE ESTÃO COLOCANDO O NOSSO GALO EM UMA FRIA.???
    Hoje no SUPERESPORTES saiu uma matéria que o Ministério Público vai interditar o terreno e Barrar a construção.
    Dizem que esse terreno foi DOADO , SEM CUSTO.
    ???????????????????????

  2. Boa tarde xará e amigalos! É isso aí meu guru….o GALO já está praticamente na fase de grupos. Quanto ao rural nem precisamos comentar. A cobra realmente vai fumar contra o Nacional do Uruguai e Cerro Porteño do Paraguai na próxima fase. Então ainda dá tempo de reforçar o time e também de mudar a mentalidade do Sr.Levir Culpi no quesito estratégia defensiva. Não dá pra ter “apagões” na fase de grupos!!!!!!!!!!!!! Que hoje tenhamos uma melhor futebol dos contestados Patric, Elias e do Chará(peixe ensaboado). Acredito em 3 x 0 para ALEGRIA da MASSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. ADÍLSON , JOSÉ WELLISON E CAZARES , esse é o nosso melhor meio de campo. Seguro e Criativo.
    O PÉSSIMO ELIAS PRECISA SAIR , antes que o pior aconteça.
    ALESSANDRO VINÍCIUS , grata surpresa , acho que esse menino vai vingar. Precisa jogar mais.
    GUGA , JAIR E ALERRANDRO também estão indo muito bem.
    GUGA , precisa ser o titular.
    AQUI É GALO. VAMOS PARA O JOGÃO DE AMANHÃ.

  4. Gostei do time B nos jogos que assisti. Os atletas estão tendo oportunidade de ouro pra mostrar serviço e, de quebra, entram no tal ritmo de jogo. Mais à frente isso será importante, pois todo o grupo estará bem condicionado.
    Acho apenas que Bruninho e Marquinhos, pratas da casa, poderiam ter mais chances. Eles tiveram início promissor e agora sumiram. Nem sei se estão aqui ainda. O estadual serve justamente para esse tipo de avaliação, vide a boa recuperação do Alerrandro, tão contestado no final do ano.

    Sobre as especulações, só conheço o Romero. Ele é raçudo, tem velocidade e o espírito brigador que o torcedor Atleticano gosta. Seria o “Luan” da ponta esquerda. Apesar de não ser tão habilidoso, considero bom negócio.
    Sobre o volante Jobson e o lateral paraguaio não posso opinar, nunca ouvi falar.
    Mas é fato que precisamos qualificar o elenco, 2 ou 3 reforços pra colocar o time na prateleira de cima e brigar por títulos. A diretoria entendeu isso e está correndo atrás.
    O Galo 2019 vai incomodar de novo!

  5. Boa tarde.
    Eduardo, vi uma reportagem que o Roger Guedes ta fora do time chinês e que pode retornar ao Brasil.
    Será que teria possibilidade de voltar ao Galo??
    Acredito que se fosse para investir em Romero a diretoria poderia investir nele que já vestiu o manto e sabe como é jogar no GALO.
    O que acha??

  6. Três reforços estão sendo falados nos últimos dias: Arzamendia, lateral esquerdo paraguaio/argentino do Cerro Porteño. Excepcional jogador, jovem, habilidoso, bom marcador (principal qualidade para um lateral) e muito, muito melhor que Fábio Santos; Jobson, volante do Red Bul, bom jogador, opção interessante pra compor o elenco. Tem futuro. Romero, meia / atacante do corínthians, engodo, não deveria ser contratado, o irmão bom é o canhoto que joga na China. Se contratar, vai ser desperdício de grana. Outra coisa, atenção com o garoto Alessandro Vinícius (na base era só Vinícius), muito bom, rápido forte, bate bem na bola, fazedor de gols. Acompanhei o jogador na base e afirmo sem medo de errar que tem muito futuro. SAN

  7. Bom dia, alem do lateral esquerdo que precisamos, e urgente tambem, alguem para os lugares do Elias e do Chara, esses dois estao bem aquem do resto do time! Mas quem sabe eu queimo a lingua como foram nos casos do Cazares e do Ricardo Oliveira, e começem a jogar muito!

  8. Bom dia Mestre Eduardo, muito bom seu comentário retratando o momento atual do Atlético. Como aspecto positivo até aqui, a decisão de disputar o mineiro com o time B vejo como acertada, pois dão ritmo de jogo aos jogadores que estão no banco e pelo visto vão dando chance a quem tem condições de despontar e brigar pela titularidade. É certo que o campeonato mineiro não serve de parâmetro para avaliação da qualidade do elenco, mas é inegável que o ritmo de jogo e chances bem aproveitadas geram mais confiança e amadurecem os garotos.
    Quanto ao jogo de amanhã contra o Defensor, espero no mínimo um boa vitória e sem sustos. Contudo entendo que o time ainda não dispõe de qualificação para almejar a conquista de títulos expressivos em 2019. Ainda temos carências importantes no elenco e necessitamos de uns dois jogadores diferenciados para pensar em conquistas. O desafio é conseguir tais jogadores com esse perfil em um mercado escasso de bons valores e com as finanças do clube bastante comprometidas. Saudações Atleticanas

  9. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Em raras vezes ouso discordar de nosso ilustre escriba. Mas quando você fala que para o Galo o ano irá começar na fase de grupos, eu discordo totalmente, pois o Galo já esta brigando na liberta já tem 3 jogos, se o ano ainda não tivesse começado teríamos sido eliminados tal qual foi o São Paulo, no meu entender a situação tem se tornado fácil pelo fato do ano do time já ter começado faz tempo, com planejamento, com manutenção de jogadores e com contratações pontuais. Nós estamos na fase pré-grupo da libertadores, agora passaremos para a fase de grupos, tal como na Champions, essa história de pré libertadores é uma frase dita de forma simples e equivocada, pois tecnicamente já estamos na liberta a tempos. Eu estou muito satisfeito com a evolução do time do Galo, claro que eu gostaria que o Tardelli viesse, claro que eu gostaria que o Pratto retornasse e fosse a cereja do bolo e a faísca final que falta para aquela chama de campeão, mas infelizmente isso não aconteceu, sendo que desta maneira me resta torcer com todas as minhas forças e mandar todas as minhas boas energias e vibrações para o meu Galão da Massa.
    Prefiro ser muitas vezes um otimista chateado com um fim não esperado, do que ser profeta do desastre.
    Eu sou Galo, sempre fui otimista e sempre serei, estou em um momento de vida que tenho estou buscando ver o lado bom das coisas e o meu Galão da Massa sempre terá meu amor em meus pensamentos positivos.
    Borá meu Galo, o time está encaixando, jogadores subindo de produção e estamos com um time encaixado. Sempre tem espaço p melhorar em tudo na nossa vida, mas se for com esse elenco que brigaremos pelos títulos, então terão meus 100% de apoio e esperança.
    Bica Bicudo.
    Eu torço contra o tempo.

  10. Bom dia…Agora é passar e preparar o time para a próxima fase. O grupo é fraco, devemos passar sem muitas dificuldades, no mais é preparar e reforçar o time para os mata mata. Quanto a parceria de material esportivo, até legal combinar as marcas, mas tem chance boa de também gerar problemas. Só visa o aporte financeiro, qualidade do material acaba deixando a desejar, já faz tempos que não temos uma marca com camisas de qualidade (minha da lupo da libertadores 2013, usei umas 4 vezes e vou ter que emoldurar pq esta desmanchando, fui ver uma da topper pra comprar também, desanimei). Agora essa nova ai, não trabalha no Brasil, ou seja não tem fábrica aqui, vai é pegar alguma fabriqueta ai e terceirizar, só costurar a marca na camisa…a tempos estamos tendo esses problemas com material esportivo. Vamos aguardar, espero queimar a língua…saudações.

  11. Prezados,
    Saindo do assunto do post, algo me chamou a atenção nos últimos dias:
    A ida do Tardelli para o Grêmio além de ter causado uma alegria imensa nas tremedeiras, causou também um alvoroço na imprensa mineira que noticiou amplamente passo a passo da negociação e, depois de fechado com o time gaúcho, destacaram a chegada, o apoio dos gremistas, a primeira coletiva, etc.
    No entanto, a mesma imprensa e torcida vaidosa que muito comentou ida do ex-jogador Atleticano para o Grêmio, ficaram caladinhos com a declaração (muito repercutida do RJ) de Frederico Maria(?) Guedes que pretende encerrar carreira no Flu. Disse que jogará “até de graça” se preciso for. Oi? Cadê a cobertura da imprensa, os memes e os ‘kkkkks’? O que faz e diz um jogador de time gaúcho não pode ser mais relevante que aquele que ainda joga e é ídolo azul, oras.
    Pois bem, fico à vontade pra falar (mal) do profissional cone porque, quem convive comigo sabe, eu NUNCA fui a favor da vinda desse encosto, por questões técnicas, pelo salário astronômico e por declarações feitas em 2012 contra a Massa e nosso técnico à época, Cuca. No Galo até fez um número considerável de gols, mas é mais lembrado pelos gols que NÃO fez contra o Jorge W. e contra o gambá. E pela multa que o caloteiro ainda não pagou, é claro.
    Frederico era ídolo no flu,mas dizia que não comemorava gol contra o cru por respeito. Saindo do flu teve proposta pra voltar ao cru, mas não quis. Veio para o CAM. Aqui beijou escudo, disse que era um sonho vestir nossa camisa, fez gol contra o cru e comemorou. Até escondeu na cueca o chinelo que um Atleticano arremessou contra um maria. Etc.
    Ganhando 1milhão/mês no Galo, iria por força de contrato receber 1,5 milhão/mês no ano seguinte. Mas teve uma proposta do Catar para receber 2milhões/mês por 2a. Sem questionar assinou o distrato assumindo a famigerada multa.
    Aí, ‘milagrosamente’ apareceu no cru.
    Contrato de 3a, salário 1milhão. Disse ele que seus “ olhinhos brilharam ao receber proposta pra voltar ao seu time de coração, da infância”. E passou a questionar a multa.
    Soubemos depois (quem não sabe vai no google) que a desistência de ir pro (SE) Catar e todo o amor repentino ao cru se deu após a descoberta de que o agente que fez a proposta era um estelionatário. O empresário Francis Melo soube a tempo que NUNCA houve interesse algum desse tal time, e não embarcaram. Outros jogadores caíram no golpe (EdCarlos foi um) e tiveram prejuízos.
    Assim, Fred já sem vínculo com o CAM, durante poucas horas sentiu a sensação de ser um desempregado. E agradeceu de joelhos o contato do Itair com sua proposta, mostrando ser um idiota (pior que Nepô) capaz de pagar milhões por um cone, pensando que estaria provocando o rival.

    E agora esse ingrato diz que quer encerrar a carreira no flor até de graça, não sem antes cumprir seu milionário contrato no time que outrora era o seu time de coração. Cadê o amor, ué? Caso o flu não aceite sua volta, quem sabe ele bata a porta do América e diga: “O bom filho a casa torna!”.
    Assim, se Tardelli cuspiu no prato que comeu. Frederico maltrata, humilha e cospe no prato que comeu, come e ainda comerá por mais 2 anos. Quem é, de fato, o MAIOR OPORTUNISTA E MERCENÁRIO do futebol?!
    Ser viúva de marido morto é triste, mas o luto passa/passou. Ser corno e ter que continuar convivendo – pagando 1milhão/mês – com quem te traiu, deve ser pior ainda.

    Saudações Atleticanas.

    1. Fredconemariacaloteira, Ronaldo fenômeno, Alex ta…lento, são exemplos clássicos de total desprezo pelo maiô de Minas, caríssima doutora…rs

  12. Bom dia, Eduardo e Massa!
    Tem sido prazeroso assistir aos jogos do “time alternativo” do Galo. Ver Cleiton, que está mostrando que pode ser o substituto de Victor, ver Guga, muito melhor que Emerson, ver J Wellison e Jair, que bem poderiam estar no time principal, e ver Alerrandro desencantando.
    Uma outra grata surpresa no “expressinho”, tem sido Alessandro Vinícios, e eu pensando que quem poderia se destacar da base, seriam Bruninho e Marquinhos…

    Quanto ao “time de cima”, tento me concentrar na camisa do Galo, na força da Massa, na raça de Luan e na genialidade de Cazares, pra suprir o desgosto que tenho de ver Patric, Elias e Fábio Santos em campo. Tem sido difícil, um sofrimento ver esses pernas de pau envergando a camisa do Galo mais lindo do mundo!

    Que o Galo entre em campo na quarta, ligado, pressionando e partindo pra cima com vontade. Precisamos dar uma sonora goleada nesse Defensor, pra que ele tenha vergonha de pleitear vitória no tapetão!

  13. Bom dia Eduardo e massa. Disse tudo Eduardo. Nunca na minha vida pensei que um dia ia elogiar o alerrando. Esta cada vez querendo mostrar futebol já fez 4 gols e que continua assim. Todos nos sabemos que destes reservas do galo 3 deveriam ser titular mas o teimoso do Levir continua com os 3 peladeiros na equipe principal. São eles titulares. Jair. José welison e Guga. E os peladeiros são patrick. Elias e Fábio Santos o problema que não temos um lateral esquerdo e ruk não foi escrito na libertadores. Que chega amanhã para mais uma grande Vitória contra o defensor na libertadores. Vai galooooooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *