Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Indefinido Galo que encara o Fortaleza

Não é praxe do Cuca adiantar a escalação do time a cada compromisso. Entretanto, todo Atleticano – sem medo de errar –, já sabe na ponta da língua quais são os preferidos do treinador. O time base, poderíamos assim dizer, foi desenhando ao longo da temporada. Éverson, Mariano, Nathan Silva, Júnior Alonso e Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho; Hulk e – epa – nem todas as posições, aqui caberiam dois: Savarino e Keno. Para hoje, três deles seguramente não estarão em campo. Mariano, em recuperação; Nathan Silva, já atuou pelo Goainiense e Allan, suspenso.

Se olhar para o banco, o elenco é muito forte. Temos Rafael, Jean e Matheus Mendes, sem exagero, ou não se lembram que ele defendeu uma penalidade nas semifinais com e expulsão do titular e ainda disputou a segunda partida no Mineiro que nos assegurou a vaga para ganhar o título estadual? Acredito que estamos bem servidos de goleiros por muito tempo. E tem mais na base.

Pois, ainda seguimos com as opções de Guga, Igor Rabello, Rever, Micael e Dodô, todos eles sendo utilizados – sistematicamente – e dando conta da missão. Tchê Tchê, Alan Franco, Dylan Borrero, Nathan, Hyoran, Calebe e Neto. E lá na frente Diego Costa (meu preferido pra jogar ao lado do Hulk), Vargas, Sasha, Echaporã e Savinho. Esse último, embora ainda devendo no profissional, arrasou no sub-20 no jogo de volta com o Botafogo. Ainda vai ter amiGalo pagando língua por ter debochado da previsão que fiz do garoto.

Fiz toda essa digressão, uma viagem mesmo, pra mostrar ao Torcedor que temos elenco suficiente para ganhar as duas competições. Cauteloso estou, assim como o Cuca, elenco, diretoria e a maioria da Massa, porém muito confiante nas duas conquistas de 2021. Se o treinador optasse por escalar hoje à noite, frente ao perigoso e surpreendente Fortaleza, uma equipe totalmente alternativa, cravaria na bolsa de apostas a vitória do Galo.

Não tenho a menor ideia do que o treinador possa estar pensando, se vai com todos os titulares ou se preservando aqueles que estão mais rodados nessa maratona. Fato é que, mesmo considerando a boa vantagem construída na primeira partida, o time precisa assegurar a vaga na final da Copa do Brasil. E esperar, que lá no Maracanã entre Flamídia e Paranaense, seja conhecido o adversário da grande finalíssima.

No sábado, já no Rio de Janeiro, para onde a delegação seguirá direto, será pelo Brasileiro frente ao eventual e potencial ameaçador da nossa liderança no campeonato. Essa partida do próximo final de semana é tão importante quanto a de hoje à noite no Ceará. Se o time Atleticano voltar invicto dos dois compromissos – vitória ou empate – além de selar a vaga na CB praticamente consolida seu favoritismo no BR.

Cuca e seus comandados sabem muito bem disso e, mais ainda, o que vai significar para o Atleticano o triunfo e títulos de 2021. Tanto pela conquista em si quanto pelo resgate de décadas perdidas, alguns pela nossa incompetência e outros – muito mais – pelas ações danosas que já debatemos demais aqui neste espaço e em nossas resenhas diárias. Confio nos jogadores e estou satisfeito com o trabalho da comissão técnica e da diretoria. Falta pouco para consolidar tudo isso.

Como disse meu bom amigo José Emílio Afonso, ontem numa mensagem de whatsapp. Segundo ele, numa prosa com um seu conhecido – também Atleticano, lógico – saiu a consideração que segue. “Antes cantava no estádio ‘eu acredito’, hoje cantamos assim ‘não acredito’ e assim seguimos confiantes”. Reitero o que já disse várias vezes. Estou confiante, mas com um pé atrás, pois no meio do caminho tem uma desgraça que atende por cbf.

Sigamos!

*fotos: Pedro Souza/Atlétcio

29 thoughts to “Indefinido Galo que encara o Fortaleza”

  1. Ontem foram detalhadas mais algumas rodadas do BR21 e fiquei na dúvida sobre o jogo contra o Bahia, que foi adiado pra 02/12. Alguém sabe o motivo? Não encontrei nada a respeito.

    Imagino que pode ter sido pro flamengo não ficar com jogos atrasados em relação ao Galo, o que na minha humilde opinião, é correto. Se fosse o Galo com jogos a serem remarcados, tendo que correr atrás de tirar a distância de tantos pontos, também acharia injusto. Mas é só suposição, não sei o que realmente ocorreu.

  2. Manchete GE ; Prefeitura do Rio de Janeiro acata 100% de publico nos estadios. Exigencias : SER TORCEDOR DO + FAVORECIDO E QUE COMECE A VIGORAR SABADO, CONTRA O GALO. ah, CHEIRINHO, voce é forte demais. Cadê voce, Alemanha?

  3. Seria legal se o Cuca entrasse com Rabello e Franco de titulares nos lugares de Nathan e Allan.
    Também colocaria o time titular no primeiro tempo, e no intervalo, se o Galo virar com 0x0, descansaria Arana, Jair, Zaracho, Nacho e Hulk, colocando Dodô, Rever, Borrero, Caleb e Diego Costa, respectivamente.

  4. Boa tarde xará e amigalos!
    Hoje é dia de GALO DOIDO! Nosso time tem muitas condições de vencer mais uma vez o Fortaleza. Acredito que teremos uma equipe mesclada com titulares e reservas no primeiro tempo e todos os titulares no segundo tempo para não perderem o ritmo de jogo já visando o confronto de sábado contra o protegido CBFLA. Bora pra cima deles GALÔ!!!

  5. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer aliás o empate esta muito bom.logo sem Allan que está jogando muito criticado por mim e muitos amigalos esta fora pelo terceiro cartão amarelo acredito que vá jogar tchê tchê o afilhado do cuca. porque não entra com calebe ou neto cuca? aff.não pouparia ninguém só se alguns tiver desgastados e no segundo tempo dependo do resultado colocava os reservas. a galo pés no chão raça e vontade de ganhar. galo 2×1.vai galooooooo.

  6. Bom dia,

    Como todos dizem que o jogo é de 180 minutos, hoje temos que começar exatamente da forma que acabou o anterior, jogando no erro do adversário, sem se expor.
    Pelas últimas escalações do Cuca, acredito que hoje ele poupa ou a Nacho ou o Zaracho, ou 1 deles por tempo.
    O escolhido para o lugar do Zaracho creio que seja o Borrero e para o lugar do Allan todos acreditam que seja o Tchê Tchê.
    Estive tentando resumir as escolhas do Cuca nos últimos jogos.
    Eu iria assim: Everson, Guga, Rever, Alonso, Arana, Jair, Neto, Nacho, Keno, Hulk e Diego Costa.
    Temos que dar ritmo a Diego Costa e Vargas.
    Expectativa aumentada para o jogo de hoje, e pela classificação.
    Bom jogo a todos!

  7. Bom dia!
    Que o Galo jogue simples, jogue firme e com inteligência.

    Estão dizendo por aí que o Galo poderia envolver dois jogadores numa troca por Tchê Tchê e que um dos jogadores seria Alan Franco. Espero que isso seja só uma fakenews ou uma piada de péssimo gosto.

    Tudo indica que teremos uma final de CB entre Galo e Asselético.

  8. Bom dia, prezados atleticanos

    Concordo com os discursos ditos durante a semana, que enfatizaram: “humildade”, “pés no chão”, “nada de oba-oba”, “sucesso e fracasso estão próximos”, “nada de já ganhou”, etc.

    A bem da verdade, um grande passo foi dado com 4×0. Portanto, é jogar com frieza, técnica inteligência e, principalmente, velocidade.

    Eles vão se mandar pro ataque. Precisam de gols.

    Nosso sistema defensivo está muito competente. Fazer gol no Galo não é tarefa fácil.

    Portanto, com o regulamento debaixo do braço cabe aos nossos craques, fazer um jogo cerebral, “cirúrgico” e fatal.

    Chances vão surgir aos montes. Vamos torcer pra que alguma (ou várias) seja(m) aproveitada(s). Se fizer o 1º gol será “prego no caixão” de vez. Bora classificar, Gaalôôô!!

  9. Bom dia, Eduardo!

    Mais um. Depois que li o que o ANDRE KFOURI, da ESPN, disse sobre o jogo de hoje contra o Fortaleza, indisfarçando torcida contra o Galo, peço-lhe licença para divulgar aqui a lista abaixo, extraída do site curiosando.com.br, pra entendermos a razão de Minas Gerais não ter representação e voz ativa na imprensa esportiva nacional contra as sacanagens a que somos submetidos há mais de de 50 anos:

    TIMES DA PREFERÊNCIA DE JORNALISTAS E COMENTARISTAS DA TV:

    BAND

    Edmundo – Vasco
    José Luiz Datena – Corinthians
    Luciano do Valle – Ponte Preta
    Mauro Beting – Palmeiras
    Milton Neves – Santos
    Neto – Corinthians
    Nivaldo Prieto – Palmeiras
    Osmar de Oliveira – Corinthians
    Paloma Tocci – Corinthians
    Renata Fan – Internacional

    ESPN/ESPN Brasil

    André Kfouri – Corinthians
    André Plihal – São Paulo
    Antero Greco – Palmeiras
    Arnaldo Ribeiro – São Paulo
    Cícero Melo – Fluminense
    Fernando Calazans – Flamengo
    Gian Oddi – Palmeiras
    João Carlos Albuquerque – Santos
    João Palomino – São Paulo
    José Trajano – América-RJ
    Juca Kfouri – Corinthians
    Leonardo Bertozzi – Atlético-MG
    Lúcio de Castro – Flamengo
    Márcio Guedes – Botafogo
    Mauro Cezar Pereira – Flamengo
    Paulo Calçade – Corinthians
    Paulo Soares – São Paulo
    Paulo Vinícius Coelho – Palmeiras
    Rodrigo Rodrigues – Flamengo
    Silvio Lancellotti – Corinthians

    GLOBO

    Abel Neto – Santos
    Alex Escobar – América-RJ ou Vasco
    Arnaldo César Coelho – Flamengo
    Caio Ribeiro – São Paulo
    Casagrande – São Paulo
    Cléber Machado – Santos
    Fátima Bernardes – Vasco da Gama
    Faustão – Santos
    Fernanda Gentil – Flamengo
    Galvão Bueno – Flamengo
    José Roberto Wright – Fluminense
    Luis Carlos Jr. – Fluminense
    Luis Roberto – São Paulo
    Marcelo Tas – Santos
    Mauro Naves – Corinthians
    Milton Leite – Corinthians
    Patrícia Poeta – Internacional
    Serginho Groisman – Coritnhians
    Tadeu Schmidt – Flamengo
    Tiago Leifert – São Paulo
    Zeca Camargo – Portuguesa

    RedeTV

    Nelson Rubens – Corinthians
    Sônia Abrão – Corinthians

    SPORTV

    Alberto Helena Jr. – São Paulo
    André Loffredo – Corinthians
    André Rizek – Corinthians
    Carlos Cereto – Corinthians
    Lédio Carmona – Vasco
    Marcelo Barreto – Flamengo
    Mauricio Noriega – Palmeiras
    Paulo César Vasconcelos – Botafogo
    Renato Mauricio Prado – Flamengo

    1. Peço licença para mandar outra lista de jornalistas ou membros da imprensa os times para os quais torcem

      José Lino Souza Barros – Atlético
      Emanuel Carneiro – Atlético
      Mário Henrique Caixa – Atlético
      Rômulo Mendonça – Atlético
      Edu Panzi – Atlético
      Afonso Alberto – Atlético
      Roberto Abras – Atlético
      Eduardo Costa – Atlético
      Emerson Romano – Atlético
      Mário Marra – Atlético
      Bob Faria – Atlético (acredite quem quiser, isso foi-me dito pelo pai dele que era Flamenguista)
      Chico Pinheiro – Atlético
      Álvaro Damião – Atlético
      Renato Rios Neto – Atlético
      Milton Naves – Atlético
      Domingos Sávio Baião – Atlético
      Cláudio Resende – Atlético

      obs.: Alberto Rodrigues também torce para o Atlético, mas não tem coragem de assumir.

      Abraços!

  10. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Vamos buscar a Vitória, pois temos time de sobra para impor mais uma derrota ao Fortaleza. Vamos nos preparar para o confronto com o Flamerda e praticamente assegurar o título do brasileirão, com uma Vitória, e colocar o URUBU em crise, pois o Flamerda perde hoje para o nosso homônimo paranaense.
    Hoje e sempre, galo!!!

  11. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    Borá meu Galo
    Faz a Massa Feliz
    Bica Bicudo
    Não se enganem, jogo de hoje não é favas contadas não.
    Estamos falando de Galo, um time que faz gol contra somente para ter que virar o jogo.
    Portanto uma noite de emoções pela frente. Mas o Galão passa.
    Bica Bicudo.
    Aqui é Galo
    Forjado na dor, na injustiça e no amor.

  12. Bom dia. O Savarino também não viajou. Concordo com o Teobaldo, não colocaria o Zaracho. Talvez o Diego Costa um tempo, caso reúna totais condições físicas. Pode descansar o time no segundo tempo, mas pra isso tem fazer o resultado antes. Tomar sufoco igual contra o Bahia é um desgaste perigoso. Ainda bem que as finais serão após a conclusão do BR. Eu quero é o BR!!!!!!

  13. Bom dia a todos!
    Jogo muito difícil hoje a noite, novamente contra o bom e bem treinado Fortaleza. Jogo perigoso e que não vale a pena poupar muitos jogadores. Perigoso por conta do placar elástico do primeiro jogo, o que pode acarretar em um relaxamento dos nossos jogadores, então, é jogar sem salto alto e respeitando o adversário. Eu pouparia somente o Arana, Nacho e Hulk, os demais iriam para o jogo. Vamos respeitar o Fortaleza e concretizar nossa classificação para a final da Copa do Brasil.
    Que venha a classificação, mesmo que no sufoco.

  14. Hoje é dia do nosso galão da massa fazer a nossa alegria ganhando do Fortaleza, na minha modesta opinião acho que o Cuca deveria poupar o Keno, Hulk, Arana e Jair (que sofre com problema de contusão) e aproveitar para dar ritmo de jogo a Diego Costa e Vargas, pois vamos precisar deles em forma para o restante do campeonato brasileiro

  15. Inteligência, foco, objetividade, concentração e pragmatismo: o que interessa é chegar à final. Em tempo: discordo da escalação de Zaracho e Diego Costa.

  16. Somente a acrescentar , gostaria que jogassem hoje como jogaram contra o flamengo , quando se recusaram a entrar em campo e quando o fizeram, foi pra entregar tres gols em seis minutos. A nossa goleada , não. Foi um show onde eles valorizaram ao maximo a derrota , saíram traumatizados porque não esperavam aquele rolo compressor em cima deles

  17. É tão somente mais um jogo que , bem jogado ,
    não trará nenhuma surpresa , e vamos para as
    finais da CB .

    Time todo em campo porque é preciso não dar
    espaço pras cabeças pensarem em outra coisa,
    a não ser jogar e jogar .

    Sábado tem o jogo do título do Brasileiro e os
    jogadores têm que ter só um pensamento :
    sede de jogar e de vencer !

  18. Bom dia Avila. Bom dia a todos. 77.488 torcedores inscritos e em dia com os pagamentos no Galonaveia. O aumento das inscrições colocou o Galo na liderança de socios torcedores dentre os Clubes do pais, superando Internacional, Flamengo, Palmeiras, Corinthians. Em premiacoes, com a semifinal da Libertadores e com a campanha até aqui na Copa do Brasil, o Galo ja faturou 56 milhoes. Se passar a final receberá mais 23. Se for campeão receberá 56 milhoes. Com o Campeonato Brasileiro receberá no mínimo 30 milhoes. Jogadores como Arana, Alan, Zaracho, Natan Silva, Jair, Savarino , devido a campanha exitosa foram valorizados. Devemos a mudança de rumo ao Afogados de Ingazeira, pois aquela eliminação nos livrou da mediocridade, pois com Dudamel, Pastor, Elias, Patrick, Fabio Santos, Rui Costa, Zé Wellison, Di Santo e contratacoes do tipo Lucas Hernandes, Martinez, Bolth, Edinho, Deniñson, Bolt, estaríamos seguramente num precipicio. Então, que saibamos aproveitar essa fase sensacional que o Galo vive, pois saimos de uma draga danada. Quem sabe o Galo nao termina 2022 como Bicampeao Brasileiro e Bicampeao da Copa do Brasil e com 100 mil sócios torcedores. Quanto ao Savinho, eu gostaria de estar errado na minha avaliação, pois o sucesso dele, como de qualquer jogador da base, será excelente para o galo . Eu até acho que erro mais do que acerto nas minhas avaliações, pois nao acreditava em Alan, Jair, Zaracho, Mariano e Hulck, todavia, tive de me quedar ao futebol que eles estão jogando. Que o Savinho, Guga, Keno e Tche Tche também ” queimem a minha lingua” com grandes atuações. Mudam os fatos, mudamos a opinião. Simples assim.
    .

    1. Que assim seja, meu caro amiGalo. É o tipo do morder no arame que não me incomoda. Vários, entre os que mencionou, já foram vitimas de minhas críticas. Sigamos!

    2. “…pois aquela eliminação nos livrou da mediocridade, pois com Dudamel, Pastor, Elias, Patrick, Fabio Santos, Rui Costa, Zé Wellison, Di Santo e contratacoes do tipo Lucas Hernandes, Martinez, Bolth, Edinho, Deniñson, Bolt, estaríamos seguramente num precipicio.”

      Bom dia! Quase acabou com meu dia lembrar dessa seleção… kkkkkkk

    3. Amigo Domingos Savio, bom dia. Seu comentário sobre as tranqueiras e refugos que chegavam na cidade do galo , nos faz pensar na grande guinada que nosso amado clube deu. Um salto de qualidade , tanto no campo como fora dele. Na minha humilde opinião , esta metamofose começou com a demissão de mattos , aquele que pensava que dinheiro brotava em árvores ,que o clube podia gastar o que quisesse sem lastro , impunemente, como se não houvesse amanhã e a dívida seria rolada , eternamente , aquele que contratou tiago neves , piada de mau gosto que na minha humilde opinião , rendeu na ele , a apresentação do cartão de visitas da nova gestão e o consequente, adeus, até nunca mais. Refugos descomprometidos com o clube , deram lugar a bons jogadores , otimos profissionais que se entregam em campo, diretorias omissa e incapazes, que afrontavam a torcida , deram lugar a estes senhores cuja meta é resolver nosso grande desafio : sanear nosso clube , torná-lo sustentável medidas estas que possibilitarão, num futuro bem proximo. uma esteira de titulos e o reconhecimento de um clube bem gerido , excelencia em profissionalismo

    4. Caro Amigalo Domingos Sávio

      Lendo seu comentário me lembrei logo das babaquices ditas pela imprensa do eixo, sobre cruzeirarmos, sobre os mecenas, sobre nosso endividamento, sobre não dar certo Hulk com Diego Costa, sobre nosso estádio etc.etc.etc..
      Não há nada melhor do que ver, que tudo aquilo que vomitaram sem conhecer o que se passava em nosso clube, simplesmente vem desmoronando a cada dia com: a campanha do time, com a valorização do elenco, e com as arrecadações : seja do GNV, seja do manto da Massa, seja das passagens de fases nos torneios . E vem muito mais por ai!
      Estão enfiando a a viola no saco, assim como um comentarista aqui deste espaço, que felizmente foi embora levando seu agouro.

  19. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Hoje é dia de futebol. Hoje é dia de ver o Galo em campo. Hoje é dia de alegria e de fazer festa temporã. Hoje é dia do muito bom e bem treinado time do Fortaleza se despedir com honra da Copa do Brasil 2021. Hoje é dia de jogar feio e com o regulamento debaixo do braço para alegrar a massa atleticana com uma prova de que o nosso Galo evoluiu e aprendeu a se dar bem nas decisões.

    Hoje é dia de ver o nosso Galo inteligente. O Galo imponente, envolvente, incisivo e decisivo que joga bola e não dá bola para adversário nenhum nem nas suas casas. Joga bola Galo, só joga bola. Joga aquela bola necessária para segurar o time cearense sem se arriscar em jogadas violentas e sem correr desnecessariamente. Quem tem que correr são eles. Mas nem com toda a correria do mundo vão conseguir algo de bom. O Nathan Silva não joga hoje, Galo, então o risco é menor. Hoje é dia de jogar bola, Galo. Só jogar bola sem preocupações com placar e show. O show já foi dado no jogo de ida e o placar já foi feito, dá para os dois jogos. Faça do jogo de hoje, Galo, um treino de luxo para pegar e sapecar o urubu no sábado. É o mínimo que a sua maravilhosa torcida espera de ti.

    Então, Galo. Hoje é dia de imposição sem se deixar levar por manhas e artimanhas do adversário se ele porventura perder a cabeça e quiser te envolver. Hoje é dia de afirmação e confirmação do resultado do primeiro jogo. Hoje é dia de consagração.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO NO PLANETA BOLA E PRONTO PARA DESPACHAR O FORTALEZA COM TODAS AS HONRAS E UM FUTEBOL DE CAMPEÃO.

    1. Bom dia. Belo texto. Jogar p garantir. Sem Streisand, cumprir a tabela e pronto. Guardar energía e força p sabado.
      Vai GAAAALOOOO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *