Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo novamente em SP buscando a vitória

Calejados que somos, nós, os Atleticanos, não embarcamos mais nessa onda plantada pelo eixo. Durante décadas, esses “profissionais” – desde a imprensa carioca/paulista e especialmente essa cartolagem da CBF – abusaram da nossa boa fé e “malandramente” nos atropelaram nos bastidores da sacanagem. Agora, com o Galo líder do Brasileiro e disputando vaga nas finais das Copas Libertadores e do Brasil, esses mesmos “artistas” improvisam em suas articulações. Desde a análise do empate, sejam postagens favoráveis ou contrárias, até essa “plantação” de que os cariocas irão priorizar as taças. 

Quanto a madrasta CBF, temos de ficar de olho nos bastidores, desde a escolha de árbitros, julgamentos no STJD e até na tabela, pois esses calhordas – ao que um treinador carioca que está aqui no futebol mineiro já disse – discutem essas decisões importantes com os times do eixo. E existem partidas adiadas de interesse dos três primeiros colocados. Vagabundagem não falta na Avenida Luiz Carlos Prestes, logo ali atrás do Barra Shopping.

Hoje, um trio goiano, que em partidas anteriores já deixou o Atleticano P da vida, está escalado para trabalhar no jogo com o São Paulo. Qual, entre nós, tem boas lembranças de Wilton Sampaio, Vilarinho e Bruno Raphael? E para fechar, no VAR, Elmo Resende. Todos eles já nos tiraram noites de sono em tempos passados. Tamu de olho, caro Gaciba. Atentos ao trabalho da arbitragem, não conspirando pela sua derrubada, como fazem cariocas e paulistas. E isso é visível e risível!

Sobre o jogo, o Atleticano quer e espera os três pontos, se possível sem sofrimento e agonia. Além da vitória, de olho em outros jogos da rodada, deseja sucesso ao Corinthians que vem subindo na tabela, depois de um início de campeonato muito irregular. Outro que conta com a nossa boa expectativa é o coestaduano América. O coelho, segundo mineiro na série A, também vem de uma boa arrancada de recuperação. Boa sorte a ambos!

O ambiente na Cidade do Galo é o melhor possível. Para quem acompanha o time, apesar da ausência dos setoristas nos treinamentos, percebe – claramente – a motivação no elenco em busca das vitórias e títulos. Zaracho, espontaneamente, demonstrou e explicitou isso durante uma resenha com a imprensa. Hulk, destaque da equipe na temporada, endossou ainda que de maneira sutil. A mídia paulista, com a intenção de desestabilizar nossa equipe, tentou emplacar que o jogador saiu insatisfeito com sua substituição no último jogo. O próprio e Incrível Super Herói, se antecipou e jogou água na tentativa inócua de incêndio sugerida.

E é com esse astral que Cuca e seus comandados viajaram para São Paulo. Dentro daquela filosofia de matar um leão por vez, hoje o foco é Brasileiro e tendo o tricolor paulista como adversário. O time do Morumbi está numa posição desconfortável na tabela e fará hoje sua terceira partida consecutiva na semana – todas como mandante – tentando reagir no Brasileiro.

Venceram ao Atlético de Goiás e empataram com o América, e para meu desejo agora seria a vez de uma derrota. O são-paulino, evidentemente, pensa e quer diferente. Que prevaleça a nossa condição de líder, afinal um bom resultado hoje e eventuais tropeços dos segundo e terceiro colocados, contribuirão para o aumento da nossa “gordurinha” na tabela. Faltam, com essa partida de hoje, ainda 18 jogos. Serão oito fora de Belo Horizonte e dez em casa. Pra cima deles, Galo.

Em tempo: Via de regra, arrisco a formação que o treinador poderá utilizar, porém hoje vou me preservar. Existem jogadores na transição, outros em período de avaliação de suas condições, convocados para essa desgraça de seleção, titulares que necessitam de uma pausa e – principalmente – a necessidade de vencer o jogo. Cabe ao treinador, ouvindo DM e fisiologia, definir quem vai jogar. Daqui farei meu papel simbólico e histórico. Torcer, torcer, torcer!

Em tempo²: segundona de Atleticano é diferente. Dia de fazer teste da COVID para ter acesso ao Mineirão e ver jogo da Libertadores. Como da outra vez, a meu juízo, pelo custo benefício voltarei ao Hermes Pardini. Isso não é jabá e sim uma dica de quem pesquisou e avaliou valor e agilidade.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

24 thoughts to “Galo novamente em SP buscando a vitória”

  1. Boa tarde para todos!
    Há muito tempo não vejo o Galo sapecar uma goleada daquelas… esse bambi hoje tá me parendo a vitima ideal pra gente pegar mais moral pra terça-feira.
    Abraços!

  2. Boa Tarde,

    Esse negócio de adiamento de jogos está me parecendo tramoia dessa CBF, estão querendo que o Galo perca o bom momento.
    Como já foi dito, o América envolveu o time do SP com muita facilidade, espero que o nosso time faça a sua parte hoje.
    Bom jogo para todos e que venha mais uma vitória.

  3. O TIME DO SP

    O provável 4-4-2 de Crespo:

    Volpi;

    Galeano, Arboleda, Miranda e Léo (Welington);

    Luan, Liziero, Rodrigo Nestor e Gabriel Sara;

    Luciano (Pablo) e Rigoni.

    Desfalques por lesão: William, Orejuela, Thiago Couto e Igor Vinicius.

    O técnico Crespo pode utilizar um esquema com três zagueiros, mas a tendência é iniciar com uma linha com quatro zagueiros pelo desempenho melhor do time quando adotada essa configuração.

    O SP se encontra em 12º colocado na tabela com uma campanha pífia pela camisa, tradição e importância do Clube.

    Tem apenas o 14º melhor ataque da competição (18 gols feitos) e a 12ª melhor defesa (23 gols sofridos), num saldo negativo de menos cinco gols.

    Dos últimos cinco jogos (V, D, E, E e V) fez na sequência da mais recente para a mais distante partida os seguintes resultados:

    – venceu em casa o Dragão (2 a 1);
    – perdeu fora para o Flu (2 a 1);
    – empatou com o América em casa (0 a 0);
    – empatou com o Juv fora (1 a 1);
    – e venceu fora o Sport (0 a 1).

    No Brasileirão é, ao lado do Cuiabá, o rei do empate (10).

    Em toda a competição, além de 10 empates, teve 5 vitórias e 5 derrotas, muito pouco para um time da grandeza do SP.

    Na 3ª rodada o Galo venceu o SP por 1 a 0 no Mineirão com gol de Jair em jogada de Hulk.

    Naquela partida o Galo fez um melhor 1ºT, mas um 2ºT nem tanto, típico daquilo que o PVC, comentarista da TV, costumava dizer, de faltar “instinto assassino” ao Galo para matar seus jogos.

    De fato, no início do Brasileirão, o Atlético andou fazendo muitos jogos de segurança e tirando o pé, baixando as linhas, para administrar resultados.

    Tipo o que fez no jogo contra o Palmeiras na partida do meio de semana no Allianz Parque pela Libertadores.

    Os torcedores do São Paulo andam muito desconfiados em relação ao time e muitos, da turma dos pessimistas, falam do perigo de um primeiro rebaixamento na história do Clube.

    Os torcedores otimistas, ao contrário, seguem na linha do “time grande não cai”.

    Outros torcedores, os realistas e menos emocionais, andam tanto descrentes com o técnico Crespo quanto com os jogadores.

    O Galo é favorito, mas há no futebol o imponderável, além do extracampo.

    O extracampo é o que preocupa mais.

    Melhor, portanto, a Diretoriaaaaa abrirrrrrrr o olhoooooo!!!!

    Vamo que vamo…

  4. Finalmente,aleluia e graças ao bom Deus, nosso diretor rodrigo, muito prodigo em entrevistas quando o time está ganhando, deu as caras. Pra exigir respeito desta entidade cbfdp. , que avacalha o proprio campeonato feito por ela com esta indecorosa , abominável, indecente data fifa , desfalcando, adiando, o já apertado calendario do futebol pra ver se emplaca esta merda de jogadores milionarios/ empresarios , contra estas ridiculas babas sulamericanas. Todos já resolveram isto, aqui não. pois é usado como manobra . é conveniente pra eles, ter estas datas. O campeonato brasileiro, serie A, terá a duração dos descontos dados à sua cria quando estão perdendo no maracanã Interminável. tite pede um amistoso contra uma seleção europeia. Penso : porque não o Afeganistão? Estes mercenários contra um combinado talibã ? Lá , com torcida deles? Aí finalmente veriamos este neimar e gabigol correr.

  5. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer o São Paulo vem mordido eo galo tem que aproveitar e trazer os 3 pontos para MG. até quando está diretoria vai aguentar esta corja da cbflixo ajudando seu afilhado flamerda esta mafia do futebol está prejudicando o galo ea diretoria de boca aberta. aff.acho que o brasileirão só vai acabar em 2022.ja adiaram vários jogos do Flamerda que manda e remanda no stjd e cbflixo.a galo não nos decepcione mais. galo 2×0.vai galooooooo.

  6. Bom dia. Jogar pra ganhar, mesmo com o básico. Feio vai ser não ganhar. Time tem que jogar igual tá acostumado. Agora que parou de chamar o adversário pra cima tá ótimo. Última vez que vi isso foi contra o Bahia, na volta das oitavas da CB. Eu quero é o BR!!!! Com Libertadores, será a “Glória Eterna”. CB vai ser troco de pinga. Tríplice coroa Real é com nacional, continental e mundial. Mas… me contento com menos…
    Ressaltar aqui, de quem já fui muito crítico (e não tenho problema nenhum em voltar a ser), os grandes trabalhos do Stival (principalmente em “enxergar” que o Danilo jamais seria titular), do Allan, motorzinho igual ao Zaracho, agora que tá motivado. Nota-se no semblante do cara sua mudança. Antes nervoso e “emburrado”, até sorri quando é parado em boa jogada. E o Éverson, que evoluiu muito debaixo da baliza, reflexos… colocação, etc. Time tá muito bom, que entra (raras exceções), tem correspondido. Podia ganhar com dois do Vargas. Cara pode ser muito útil, precisa deslanchar.

  7. Os amigalos estão , divididos entre escalar titulares e reservas contra bambis, respeito e concordo com todos, sua razoes são justas , caberá ao grande roedor decidir. Sinceramente, confio no magico de Oz Savarino, volte, o lugar é seu

  8. Bom dia xará e amigalos! GALO hoje vai sobrar contra o São Paulo. Temos mais time e melhor técnico. Esperar os paulistas irem para o ataque e dar o bote. GALO 2×0 neles! Quanto a mídia bairrista….continuam engolindo seco!!!!

  9. Comungo, como disse varias vezes , do seu pensamento sobre os desmandos, maracutaias e afins, impetrados pelo eixo . Você,, como Max, Galuppo e outros ilustres irmaos atleticanos não se calam , isto é que me faz ter cadeira cativa no seu blog, abusando da paciencia dos amigalos com o que escrevo, vozes de um torcedor, simples torcedor . Quando chegamos numa fase do campeonato em que secamos adversarios rivais e esperamos tropeços , esqueça. Esqueça e nem pense nisto. Uma vez ou outra, por acidente , tivemos ajuda. Em 2012 , por exempo, o cbflu, apoiado por cbf e rede lixo, arrasou os times cariocas, parecia que eles abraçaram o projeto da suja entidade e fizeram a alegria do nenC , rivalidade uma ova. curica, america, não espere nada que nos ajude carissimo Eduardo , ponha na sua cabeça que nossa caminhada se resume a nós contra tudo e todos , sempre foi assim. Hoje, como não poderia ser diferente, ouvimos todos falar do perigoso e poderoso spfc, bambis, no popular. ´´E tres pontos, é decisão e sinceramen te esperamos mais objetividade que contra os porcos , objetividade é o que nos encanta neste time. Torecer, secar, hoje este é nosso ideal , nada de vacilo. Sigamos

  10. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    A CBF NUNCA AGIU SOZINHA , MAS SEMPRE EM CONLUIO COM A GLOBOLIXO , NA DEFESA DOS SEUS PREFERIDOS DO EIXO . ESSA DUPLA DO MAL JÁ FEZ MUITO MAL AO NOSSO GALO , JÁ NOS ROUBARAM ALGUNS TÍTULOS.
    QUANTO AO JOGO DE HOJE É POUPAR JOGADOR SÓ NO CASO DE GRANDE NECESSIDADE , POIS O BRASILEIRÃO É MUITO IMPORTANTE E NÃO HÁ
    PORQUE POUPAR JOGADOR.
    RUMO À VITÓRIA HOJE.
    VAMOS EM FRENTE.

  11. Ao ANÔNIMO de ontem :

    ” … sentimento de perdedor … pessimismo … derrotismo… ”

    É , você não entendeu foi nada !
    Da próxima vez eu desenho .

  12. Bom dia!
    Esse é o jogo da vida, o jogo do ano até aqui. Pra nós hoje, não existe Libertadores nem CB. É campeonato Brasileiro, o título que aguardamos a 50 anos e que está logo ali. As armações pra nos impedir estão a todo vapor, com convocações pra selemerda e adiamentos de partidas. Por essas e outras é de fundamental importância que o treinador e jogadores joguem com técnica, precisão, muita raça e vontade pra vencer.
    Vai Galo, faz mais uma vítima! Mete a espora afiada e bica Bicudo!!!!

      1. Boa tarde, Evandro Pereira.
        Pra mim, pelo menos, hoje só existe o campeonato brasileiro. Terça feira ele deixará de existir e estarei ligado na Libertadores, e assim por diante.
        did you understand?

  13. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos. Sera que nao aprendemos nada com a contusao do Diego Costa? Na minha opinião Arana, Hulck, Zaracho, Jair, Alan, Vargas, enfim a base do time titular deveriam ficar fora do jogo de hoje. A eliminação dentro do mineirao para o Palmeiras pode comprometer o Galo no resto do ano. Foco principal na final da libertadores. Gordura foi feita para queimar. Juizo galo!!

  14. Bom dia, Massa e Guru

    Vc citou a entrevista de Huk, pós jogo contra o Palmeiras, onde ele simplesmente destruiu o oba oba da imprensa do eixo. Fico aqui satisfeito, com a mudança estratosférica de postura dos jogadores do nosso elenco e Hulk mais uma vez esmagando, só que desta vez não as redes adversárias, mas as línguas afiadas e felinas da imprensa mal intencionada.
    Vamos pra cima dos bambis, com titular, reserva ou misto, não interessa, vamos buscar os três pontos.

  15. Com todo respeito a quem discorda, mas hoje eu defendo que o Cuca tinha que escalar o galo com time todo reserva preservando os titulares para o confronto contra o Palmeiras, pois na Libertadores estamos a 1 jogo da final e enquanto no Brasileirão ainda tem vários jogos a serem disputados

  16. Que nosso ótimo time/elenco, muito bem comandado pelo ótimo Cuca, siga bem em todas as frentes. Porém, na minha opinião, o brasileiro deve ser prioridade absoluta! Lá se vão 50 anos desde nossa última conquista. Estou torcendo, tbm, pra enfrentar a mulambada em todas as finais, oportunidade única de corrigirmos erros grotescos cometidos contra nosso Galo em priscas eras. Gostaria de ver o Alan Franco tendo oportunidade. É ótimo jogador! Bom fim de semana para todos. SAN

  17. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Contra tudo e contra todos, sem medo de sermos felizes, vamos buscar os três pontos contra o São Paulo. Temos time de sobra para impor o nosso jogo! No mais, não vemos ninguém na nossa frente, só pelo retrovisor…
    Hoje e sempre, Galo!

  18. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 21/38 – S. Paulo (fora) – Neste Morumbi, na rodada passada, o América envolveu o time deles várias vezes. Não ganhou por falta de capricho nas finalizações.

    Achei o SP muito confuso na saída de jogo, telegrafando passes, entregando a bola. Além do mais são lentos na recomposição da defesa.

    Bastava uma movimentação inteligente dos atacantes do Coelho pra bagunçar a defesa deles.

    Sinal que será fácil ganhar? Claro que não. É uma grande camisa. No futebol, o que parece óbvio (a vitória), pode não se confirmar.

    Espero que o Galo ganhe e que ninguém se machuque para o jogo da semifinal contra o Porco. São imprescindíveis: Nathan Silva, Arana, Allan, Jair, Zaracho e Hulk.

    Os demais são importantes tbém, mas estes estão fazendo a diferença em campo. Quanto ao Nacho, tá em falta o seu exuberante futebol.

    Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 10 (fora), num total de 60/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaaloôô!

    1. ERNEST ,

      essa sua resenha é muito boa .
      Você deveria ser um colaborador de sites e blogs .
      Você brilhou !!!

      Mas , como eu sou um corneta inveterado e incorrigível , eu trocaria o termo “baixar as linhas” por outro qualquer .
      ” … o time recuou … ”
      Pronto ! Resolve .
      Tem mais cara de futebol .
      ( brincadeira )

  19. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Simples assim: O Galo não tem que ficar preocupado com nada além de jogar o futebol que vem jogando nesta temporada sem levar em conta o que seja extra campo.

    Joga bola, Galo. Só joga bola, mais nada. Hoje é um bom dia para ser feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *