Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Fazendo o dever de casa no Mineiro e buscando a vaga da Libertadores

Enquanto esperamos a primeira batalha da guerra final para a fase de grupos da Libertadores, ainda curtimos o resultado do sábado frente ao Tupi. Aquela vitória nos elevou à condição de líder na competição mineira. O placar de dois a zero, a meu juízo, não traduziu a superioridade Atleticana em campo, mesmo atuando com o expressinho. Foram muitos gols perdidos, sobretudo graças à atuação do goleiro Vilar, do time de Juiz de Fora. Além de várias defesas, operou dois milagres no segundo tempo.

É bem verdade que o time do Tupi é muito fraco, apesar de ter como dono da camisa número 9 nada menos que um filho do pentacampeão Romário. Pois, como disse um ouvinte e amigo do estimado Thiago Reis, “esse Romarinho puxou a mãe”. O time B, que prefiro chamar de expressinho, se mostrou bem organizado em campo. Apesar de um péssimo apitador, não estou dizendo que prejudicou – é ruim mesmo – o Galo se impôs e fez o resultado que a Massa esperava. Venceu! Juiz ruim, insisto, atrapalha o jogo e fica na frente da bola.

Lucas Candido, desta vez, foi a figura destoante. Errou muito. Nem seu forte que é chutar bem de fora da área funcionou. Tentou três vezes e o que vimos foi atrasar a bola ao bom goleiro adversário. O destaque do jogo, mais uma vez, foi Guga. O lateral vem pedindo passagem e a Torcida percebe e reconhece. Que folego! Que pique! Vai e volta numa velocidade impressionante. Ataca e defende. Seu arremesso lateral, diria que vai superar Marcos Rocha. Foi o melhor.

Vinicius e Maicon, embora não tenham repetido suas atuações da estreia, foram decisivos. Um marcou o segundo gol e o outro deu assistência ao primeiro tento do Galo. Esse Vinicius querer ser chamado de “Vina”, igual ao lateral Carlos Gabriel que prefere Hulk, vai entender! Que bobagem!

Senti o expressinho bastante azeitado, mesmo jogando sem nenhum de nossos principais jogadores, critica que fiz quando se fez essa opção. Danielzinho entrou bem em campo, bastante serelepe e insinuante. Já Nathan, igual à Leandrinho, não vejo futuro. Tomara que provem o contrário. Enfim, a atuação da equipe foi – a meu sentir – uma grata surpresa.

Destacaria ainda, sem deixar de registrar aos demais igual destaque, as performances de Alerrandro e Cleiton. O atacante voltou a marcar. Além disso, deu combate na saída do adversário, participou e armou jogadas. Já o goleiro, que cheguei a reclamar e temer pela sua falta de ritmo, vem mostrando segurança e merecedor da nossa confiança. Em quatro jogos, tomou apenas um único gol, exatamente naquele dia que um amontoado atuou contra a Tombense. Merece sim crédito, tanto Cleiton quanto Alerrandro.

Virada essa página da sétima rodada do Mineiro, nossos pensamentos e o coração Atleticano se projeta agora para a disputa da vaga na Libertadores. Que venha o Defensor e que nos aguardem Cerro Portenho, Nacional do Uruguai e Zamora na fase de grupos. O Galo vem ai!

O grito que vem das arquibancadas e que ecoa pelas ruas da cidade sinaliza a esperança e ensaio de um novo e possível recomeço.

*fotos: Bruno Cantini, Atlético

21 thoughts to “Fazendo o dever de casa no Mineiro e buscando a vaga da Libertadores”

  1. Os melhores em Campo foram GUGA e J. WELLISON.
    GUGA INDO E VOLTANDO COM TODO O FÔLEGO E JOSÉ WELLISON DOMINANDO E EQUILIBRANDO O MEIO DE CAMPO , TRANSMITINDO TOTAL SEGURANÇA.
    FORA PATRIC. FORA PATRIC
    FORA F. SANTOS FORA.
    FORA ELIAS
    FORA ELIAS.
    FORA ELIAS.

  2. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Prazer enorme participar desta resenha. Vejam bem, sei que vou contra a maioria mas isto não implica que eu não reconheça que temos melhores opções no grupo. Levir é um treinador que sabe como funciona este meio de jogadores, por isso ele sabe o que está fazendo no meu entendimento. Guga chegou agora e tem mostrado muito futebol, demonstrando ser muito superior ao patricão da massa, no entanto , percebam bem, se guga chega e já pega a camisa de titular, isso poderia fazer com que ele se sentisse intocável e com isso poderia não render tudo que pode. Na minha visão o que Levir tem feito é exigir do Guga essa evolução constante e que aos poucos ele irá ganhar a posição. Pois ele acabou de chegar e Levir ja deixou claro que irá usa-lo muito. Portanto não vejo como aberração o que nosso treineiro está fazendo. Penso que ele está moldando o Guga para em breve termos um lateral firme na marcação e bem no ataque. Esse é meu entendimento e concordo com os que pensam diferente. Mas na minha humilde opinião ele está agindo corretamento. Quanto ao Elias, ai sim eu colocaria o Zé no lugar dele pois tem mais pegada e tem uma qualidade boa de saída de bola, porém Elias é jogador de renome internacional e isto pesa dentro de campo e nem tão mal assim ele está, ao meu ver. Maicon Bolt desde o início eu fiquei muito confiante em sua contratação pois lembro dele no Flu e sabia que ele iria agregar muito. Será titular em breve.
    Temos muitos e muitos jogos no ano amigalos, Levir é macaco velho e está gerindo o grupo da melhor forma. Eu estou muito satisfeito com o trabalho e futebol apresentado atá agora. Querer que o time jogue o fino da bola com 5 jogos oficiais é querer um pouco demais e chega a ser uma utopia. A evolução vem aos poucos.
    Entendam bem, está é minha opinião. Mas estou bem confiante no Galão da Massa.
    Bica Bicudo.
    Aqui é Galo po@#a.

  3. Boa tarde Eduardo e massa. Disse tudo Eduardo. Vencemos bem o tupi,mas no primeiro tempo não jogamos nada.so não entendo ok Lucas Candido e therans faz ainda no galo simplismente fracos e peladeiros. Amanhã começa mais outra decisão que o time entra com sangue nos olhos,e que o burro sem sorte desaparece do time Elias,Fábio Santos e patrick mais a teimosia não deixa. Vai galoooooooo.

  4. Boa tarde meu amigo temporão, saudações!
    GALO x defensor será na mesma data _ 20/02_ em q ocorreu o único jogo entre as agremiações. Há 22 anos passados deu GALO 2×1 num amistoso q teve as estreias de “the flash” já batendo pino, Evair e o zagueiro Márcio Santos. Taffa tomou um gol de falta histórico; a bola estava além do meio campo,qdo assustou,já era, gol dos caras. GALO tem de se cuidar com o ataque do adversário,apesar de terem perdido os últimos jogos, são um ataque q se movimenta o tempo todo. O ponto fraco,q é a desorganização defensiva, é compensada com excesso de faltas p parar o adversário. Traremos um bom resultado p casa, caso o time jogue um mínimo de futebol coletivo.
    E o Carlos César q coisa, hein!? 100 jogos pelo GALO putsss…!!!
    Kalil por favor feche a tramela, quem fez e faz o CAM merece respeito. Perdeu a oportunidade de ficar calado. SAN e #GALOSempre

  5. Olá amigos da bola!

    Torcedor do galo, “maioria”, queima muitos bons jogadores.
    Exemplo: Patrick. É bom lateral, jogou muito no Sport. Questão é esquema.
    Todos treineiros que passam pelo Galo, muito medrosos, retranqueiros, prendem os laterais, E atuar na marcação, não é a de Patrick. O cara tem que jogar solto, atacando.
    Quer outro exemplo: Danilo, lateral esquerdo do Galo, que tava na Ponte e agora deitando e rolando no Vasco. Lá no Rio, o Danilo joga solto, livre para atacar e é um dos principais atletas do Vasco, Muito bom lateral, completo, apoia bastante, chuta forte, bom passe, lançamentos…… Foi simplesmente queimado aqui.
    É como digo. Às vezes, o problema está no treinador que não entende, não observa as características dos seus comandados, simplesmente chegam no clube e implantam a filosofia de trabalho, e quem não se enquadrar, tá fora.
    Outro exemplo: Fábio Santos, muito bom, mas, não joga no Galo. Porquê????
    Tá na cara que os treineiros não o deixam apoiar constantemente. Lembram do Fábio no Coríthians? O cara deitava pela lateral, chegava a linha de fundo várias e várias vezes. No Galo, o cara raramente sobe.
    Porque será????

    1. Oh André voce é cruzerense ou ta de sacanagem? O Fabio Santos do Corinthians que voce fala era um garoto..subia e descia na boa, agora ou ele vai ou ele fica, ja foi o gás. Danilo deitando e rolando no vasco? Manda concertar sua TV. Patrick mal escalado…ele não é lateral? E joga na onde? Voce quer dizer que os 30 tecnicos que passaram pelo Galo escala ele errado? Acredito que voce deve ter um bom senso de humor..

    2. PQP 100 X! Lateral tem é que marcar, jogar na defesa! Esse papo de justificar Patric porque ele “apoia bem” é conversa de quem não joga bola. Os laterais brasileiros apoiavam, quando havia a ridícula divisão no meio campo, entre “volante marcador” e “meia atacante”. Hoje em dia, essa obtusidade vem sendo deixada de lado, até pelos fracos treinadores brasileiros. Quem apoia pelos lados, são os meias (wingers) que por lá jogam. Hoje, Luan e Chará, que atacam e defendem. Os meias (volantes e armadores), também devem saber marcar e saber jogar com a bola nos pés. Lateral tem que ser bom na defesa, lateral que defende mal mas “apoia” bem, está na profissão / posição errada. Defender Danilo (péssimo) e Patric (é qualquer coisa, menos jogador de futebol), é esculhambação e jogar contra. SAN

  6. Boa tarde turma!
    Está na hora de tirar este Elias do time deixa este cara ir embora só vai prejudicar o Galooooooo
    , este Bolt vai trazer alegrias para nos e também este volante Rodrigo do júnior precisamos de LE urgente para disputar posição o Levir é um burro teimoso com este Elias.
    Galooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  7. Patrick e Elias atrapalham , simples assim. Se a torcida não fizer pressão o burro com sorte não mudará isso . Fábio Santos é uma avenida .
    Na minha opinião , falta 1 Le, 1 atacante de lado , 1 volante (blanco fora ) e 1 armador .
    ….
    É inacreditável Lucas Cândido ainda no Galo . Fraco demais. Difícil entender renovações como essa…

  8. Em minha opinião, se Cândido foi mal, Terans nem entrou em campo. Realmente, o canela de vidro não chutou a gol, mas o principal que é a marcação e saída de bola, ele o fez bem, não?
    E Vina – nome de maria – que parece gordo, foi totalmente nulo, perdendo até gol sem goleiro, só marcou porque recebeu uma assistência com açucar do Guga Show. Guga ao lado do Bolt (quando recuperar-se fisicamente) são os únicos com condições de serem titulares.
    Quanto ao desafio no Uruguai, o Galo precisa se impor e jogar com a mesma INTENSIDADE (palavra da moda entre os treinadores) os dois tempos. O Defensor perdeu todos os jogos como mandante esse ano, se o Galo tem alguma pretensão nessa Libertadores, tem que vencer pra ganhar confiança e respeito dos demais.
    O Defensor é tecnicamente limitado e tem pouca torcida, o ponto forte deles é a velha raça uruguaia. Não possuem ninguém de destaque. Jogo pro Galo mostrar a que veio.
    Deve-se ter uma atenção especial é com a tão decantada “milonga”, também conhecida por aqui como catimba, pois nisso eles são especialistas.

  9. Bom dia a todos. O Levir diz que jogador é número. Eu pergunto: Quais são os números do Elias? Não marca, não arma, não dá assistências e não corre. Jogar com 10 é uma temeridade. Por um triz não fomos eliminados pelo Danúbio em pleno Independência. O problema de técnicos brasileiros é que eles morrem abraçados na suas convicções. Parece que não existe Diretor de Futebol, Comissão Técnica e comando. Haja paciência!
    FORA ELIAS!
    FORA PATRIC!
    FORA FABIO SANTOS!

  10. Tardelli não veio, para alegria e delírio das tremedeiras azuladas.
    Vai ter medo assim na China!

    Como disse Fred M Paiva, ele preferiu cuidar da sua “trigésima independência financeira”.
    Problema dele que perderá a oportunidade de ser maior do que já é. Aqui seria mais feliz, jogaria solto e poderia até voltar à seleção, coisa que abdicou na época que se transferiu para enriquecer.
    Vida que segue.
    Ainda precisamos de um ou dois reforços pra ter uma equipe realmente confiável e agressiva.
    Espero que a diretoria continue se mexendo.
    Otero voltando seria uma boa, mas o time carece de mais qualidade, principalmente na frente.

    Início de ano promissor.
    Confio no Levir Culpi. Esse cara sempre arrumou nosso time.

  11. Bom dia xará e amigalos! Também peço a proteção dos DEUSES para que Patric e Fábio Santos joguem alguma coisa em suas laterais. Time que não marca passa sufoco!!!!!!!!!!!! A partir do momento que o time do GALO marcar a saída de bola dos adversários nós iremos deslanchar e mostrar superioridade. Enquanto isso não acontece temos que contar com o fator sorte e com gols de Ricardo Oliveira e jogadas geniais de Luan….

  12. Bom dia!
    Claro que como atleticano, estou feliz pelo nosso início de temporada. Bons resultados, liderança no mineiro e boas expectativas para entrarmos na fase de grupo e até mesmo passarmos da citada fase.
    Meu temor é a irritante teimosia do burro com sorte! Além disso, a inércia da diretoria em relação à nossa lateral esquerda. Será que o Marques está sendo impedido de agir pelo próprio treinador? Será isso? Porque não é possível que vamos ter que entrar na fase de grupos com esse péssimo Fábio Santos! Pra o jogo de amanhã já era pra termos um novo dono dessa posição. Alguém que saiba marcar, desarmar, cabecear, atacar, passar e cruzar. Isso definitivamente Fábio Santos não sabe fazer!
    Além disso, precisamos resolver urgentemente esse problema de tomarmos tantos gols. Não é possível que entra ano e sai ano e isso não seja resolvido! Contratamos dois bons zagueiros é verdade, mas o problema continua, e porque? Porque nossa zaga continua desprotegida, vulnerável, afinal temos uma avenida na lateral direita e outra avenida na lateral esquerda, além de um buraco no meio que se chama Elias. O problema da lateral direita qualquer atleticano sabe que já temos a solução e que atende por Guga, mas o problema ali é outro e se chama teimosia pirracenta do burro com sorte!

    Fora Fábio Santos!
    Fora Elias!
    Fora Patric!

  13. Bom dia camaradas. O Goleiro Cleyton mostrou evolução principalmente nas siadas do Gol que ao meu ver era seu ponto fraco. Leandrinho e Nataham ao meu ver é tempo perdido, desse mato não sai coelho. Quanto ao time principal, confesso meu desanimo na insistencia em se manter principalmente Elias, que vou te falar, tem um santo muito forte ou o empresário muito forte, pois entra e sai treinador e o cara continua titular mesmo com a grande maioria da torcida questionando essa titularidade. Outro dia ouvi alguem dizer que o Galo tomou 4 gols em chutes de meia distancia, bom, não precisa ser treinador pra saber que ali é onde deveria ter a marcação do segundo volante, ja que o primeiro fica mais recuado na frente da zaga, mas como Elias não é primeiro volante, nem segundo, só Deus e os treinadores sabem o que ele é continuam nessa insistência irritante. O Patrick nem preciso falar, só nos resta torcer para o errado dar certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *