Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Eu cobro, eu apoio e eu acredito no Galo

Hora de cobrar, cobrar; nos momentos de apoiar, apoiar. Claro que quando necessário aguardar, o Atleticano sempre soube exercer a tolerância e foi assim que comemoramos vários títulos em nossa história. Anteontem e ontem, nos textos do Galuppo e deste blogüeiro – coincidentemente – trouxemos a mesma sugestão e desafio. Como estou em viagem profissional e em função das eleições, deixei o meu editado antes de ler o do nosso amiGalo.

Só no correr do dia, ao ter acesso, tomei conhecimento dessa feliz coincidência. Quase troquei o meu, mas optei por mantê-lo por entender que o momento exige ainda mais resignação da Massa por um futuro melhor. Somos um tanto passionais, me incluo entre os mais entre todos, mas temos sim de pensar em projetos a médio e longo prazo.

Tivessem diretorias anteriores, ao invés de aumentar nosso endividamento, trabalhado pelo equilíbrio financeiro e apostado no futuro, seguramente, estaríamos vivendo tempos ainda melhores. Entretanto, será que teríamos conquistados as Copas Libertadores e do Brasil? Tudo isso, ao exigir time e acerto nos investimentos, me deixa afetado naquilo que denominamos de bipolaridade.

Ao passar os olhos nos comentários, ainda que numa “leitura dinâmica” pela correria dessa semana, alguns me chamaram a atenção. Os amiGalos e xarás Barata e Scholbi (este pelo facebook), assim como quase todos que frequentam esse espaço, com propriedade fizeram destaques que merecem ser apreciados para nossa reflexão.

Nosso parceiro Barata listou alguns jogadores do passado, que não eram centroavantes de ofício, mas se tornaram camisa 9 com a dupla função de servir aos companheiros e – ao mesmo tempo – balançar as redes adversárias. Creio que os outros dois xarás, Sasha e Vargas, poderão se moldar a essas funções. Se engrenarem então, juntos, podemos esperar ainda muito mais. Já o outro Eduardo, Sholbi, demonstrou entender a necessidade de esperar, porém não se importaria se já acontecesse agora. Que nem nós!

Em meio a toda essa turbulência, daqui do meu cantinho fico puxando na memória resenhas que ouvi e li recentemente sobre a base e o time feminino do Galo. No sub-20, depois de quatro empates nas primeiras rodadas do Brasileiro, agora com 11 jogos em 19 previstos, já estamos na vice-liderança da categoria. Ouvi de gente que tenho grande apreço que era preciso demitir toda a base do Galo, notadamente o Chávare.

No sub-17, a situação sim foi terrível no Brasileiro, uma vez que em nove jogos, só fomos conhecer a vitória nas rodadas finais aqui em Belo Horizonte. Foram esses dois triunfos sobre América e Sport, com duas derrotas (Vasco-F e Palmeiras-C) e incríveis cinco empates (Corinthians-C, Botafogo-F, Grêmio-C, Bahia-F e Chapecoense-C). Ficamos fora da fase decisiva, mas o time mostrou evolução, ainda que tardia. Merece ser mais bem avaliado, até porque a base tem como objetivo formar atletas, antes de pensar em títulos.

Igualmente, o time feminino vinha sendo cruelmente massacrado por parte da Torcida. Teve até, tristemente, quem se manifestasse contra por ser time das meninas. Ora, em pleno 2020, ter de conviver com isso é deprimente. Pois, as nossas atletas, num grupo de seis equipes, após empatar duas partidas (Vila Nova do Espírito Santo-C e Real de Brasília-C) e perder para o Vasco-F superou o líder Botafogo dentro do Rio de Janeiro. Amanhã pega o Goiás, em BH, vencendo pode assegurar a vaga para a fase decisiva. Dependerá de outros resultados.

Enfim, como se percebe, nem tanto ao céu e nem tanto ao mar. Isso vale aos profissionais e amadores (base e feminino). No Brasileiro e no sub-20, em ambos, estamos na vice-liderança. Mesmo não avançando no sub-17 e até no feminino, salvo melhor juízo, nas duas categorias conseguimos fazer uma campanha de recuperação. Base, insisto, é para formar joias ao futuro. O feminino, como disse em meio à pandemia, mostra a graça e raça das vingadoras.

Fotos: 1) Pedro Souza, 2) Bruno Cantini, 3) Daniela Veiga /Atlético

25 thoughts to “Eu cobro, eu apoio e eu acredito no Galo”

  1. Amigalos unidos em prol da maldita confraria do time em formação , do ano que vem , do dar tempo ao tempo do, projeto a longo prazo e tantas babaquices mais,etc , eu postulo a presidencia, ninguem ,mas ninguem mais do que eu fica tão irritado e puto quando leio isto, um soco na boca do estomago, uma ducha de agua gelada, uma verdadeira empata foda.Termos vulgares e chulos pra manter minha posição frontalmente contra este tipo de raciocínio tacanho , perdedor e incentivador para os rivais. Paulo Silva agora virou moda discordar de voce, rogerio ceni, eu dou um mês e aviso, eu não erro. Ledio carmona, depois do vareio do galo no flamerda, disse alto e bom som que não haveria crise , que dome seria mantido. Eu disse alto e bom som, também: vai ser demitido amanhã . Atenção, amigalos : flamerda fora do páreo (ceni), inter (abelão, o rebaixador de marias), igualmente fora, sobrou os bambis . cbflixo e globolixo, que nunca dormem, já perceberam e já bandearam pro morumbi. Olho vivo, não é teoria da conspiração , não digam depois que não avisei. Vamo galo , com fé, raça, a hora é agora

  2. boa noite Eduardo e massa. acabei de assistir o jogo do galo do galinho contra o Goiás e ficou 0x0.e fiquei de olho no jogador no centravante e simplesmente não achei nada que empolga é simplesmente um jogador normal. na hora de chutar mandava a bola a 10 metros do gol. alias se depender desta base estamos fritos. só imaginar que são paulo e Palmeiras simplesmente joga pelo menos com 4 ou 5 jogadores da base enquanto o galo demora décadas para revelar algum jogador. chega segunda feira mas não chega sábado para o jogo do galo. vai galooo.

  3. 5 desfalques confirmados: Alonso, Franco, Savarino, Mariano e Jair. Os dois últimos não fazem tanta falta, mas os três primeiros sim. Há quem diga que o Franco está abaixo, discordo. Não aparece tanto, mas é elemento importante de combate no meio, tal como fazia o Donizete. O time rende melhor com ele em campo.
    ………………
    Entendo que o Sampaoli deveria manter a mesma formação tática contra o Corinthians. O time deles sabe se defender, não adianta chutar 30x ao gol e não marcar. Melhor ter cautela e ser cirúrgico, sem dar chances de contraataque, como gostam de jogar. Meu time: Everson, Guga, Rabelo, Rever, Gabriel e Arana; Alan, Zaracho, Vargas, Sasha e Keno. O importante é vencer.

  4. Bom dia MASSA!

    Qual foi a última revelação da base? É, usei, não tem. Então não vou nem comentar sobre isso. Deveria subir pelo menos dois por ano, nem que seja reserva imediato. Não sobe nem um. E qdo sobe sabemos o resultado. Não vou citar nomes pois esse momento é de apoio.

    A janela fechou. Não chegou o tão sonhado zagueiro, nem o volte. Também não vedemos ninguém. Por outro lado, também não vi os demais clubes se reforçando devidamente.

    Isso me entristece, pois estamos perdendo uma chance real de disputar na cabeça do campeonato.

    Agora é torcer e apoiar o que temos. Fé nós temos e a nossa não foge.

    BORRRAAAAAA 999AAAAALLLLLLÔOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!

    PS.: Ouvi dizer que querem comprar o Guga, 38 milhões. Será?

    1. Meu caro Eduardo, gostaria de saber o motivo do Galão ainda gastar um dinheirão com a base?????
      Jogador que nem esse Marquinhos se acha aos montes na várzea. Olha o time atual do Galão, não tem nenhum jogador da base. Pra revelar essas porcarias melhor fechar a base!

  5. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!

    Na verdade, para mim, todos os times da parte de cima da tabela são postulantes ao título.

    Não existe aquele bicho papão e não dá para cravar nada. Todos os times continuam oscilando demais.

    A balança tende a pesar um pouco para o lado do Galo em virtude de estar disputando uma única competição.

    Não obstante, o Time vem sendo reforçado com alguns jogadores interessantes.

    Eu acredito que ainda colheremos bons frutos. Agora, o tempo dirá.

    Saudações Alvinegras,

  6. Futebol Feminino, para mim, é um sub-esporte comparável a pebolim (ou totó); rouba-bandeira; ping-pong; queimada e outras atividades, portanto, simplesmente não acompanho, mas não tenho nada contra quem aprecie. Absurdo, mesmo, é ter que conviver com o fato de a CBF (não sei se pressionada pela FIFA) OBRIGAR os clubes profissionais a manterem times de futebol feminino, uma vez que tal atividade, até que se prove o contrário, é deficitária e não motiva nem mesmo os meios de comunicação a divulgá-la (pelo menos no Brasil).

  7. Bom dia,

    As críticas excessivas aos jogadores em formação podem inibir seu desempenho, isto pode ser um dos motivos que fazem do Atlético um dos times formadores que menos revelam jogadores para o profissional.
    Veja o que aconteceu ontem no jogo do Flamengo, o goleiro que vinha em alta, foi colocado no banco pelo Rogério Ceni, não que ele não possa, mas, após duas derrotas como as que eles tiveram, certamente deixou o goleiro inseguro e depois deu no que deu, entregou um gol que pode decidir a classificação.
    O América recentemente venceu nossos próximos adversários do segundo turno, resultado que é super normal se fosse o nosso time, espero que o treinador tenha assistido ao jogo, nossos adversários no caminho do título estão em baixa, o Internacional tem tudo para cair na tabela, o Flamengo neste início de trabalho também.
    Me parece que as equipes que estão em alta neste momento são Palmeiras e São Paulo, o segundo ainda pesa os três jogos a menos, olho neles.
    Observação, Palmeiras e São Paulo estão jogando com 5 jogadores da base como titulares, sendo promovidos neste ano e em 2019, enquanto no Galo contratamos jogadores novos, até mesmo com idade igual aos da nossa base.
    Sem querer cornetar, mas já cornetando (rsrsrs), Dylan Borrero, será que não temos jogadores melhores na base que mereça as mesmas chances do que ele.
    Guilherme Castilho seria mais útil neste momento de convocações e contusões, nem se fala o Blanco, agora vamos jogar contra o Corinthians improvisando nesta posição devido as despensas e aos empréstimos, ou mesmo ver o Borrero como titular naquela posição. Aff.
    Julgo que o problema está justamente na transição entre a base e o profissional, sempre pensei que o clube deveria colocar em contrato do treinador esta meta, assim poderia garantir sempre o lançamento de algum jogador da base.

    Boa quinta a todos!

  8. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA .
    ENDOSSANDO AS PALAVRAS DE PAULO SILVA E J.EDUARDO BARATA , DIGO QUE AS DESGASTADAS , MANJADAS E REJEITADAS FRASES :
    “TIME EM FORMAÇÃO”
    “ANO QUE VEM”
    NÃO DÁ MAIS NO GALO.
    SÓ DE OUVIR ESSAS DUAS FRASES DÁ PRÁ ARREPIAR OS CABELOS. NÃO DÁ MAIS , CANSOU ,CHEGA.
    O TIME JÁ ESTÁ FORMADO E ENTROSADO , PRONTO PARA GANHAR TÍTULOS.
    O RESTO É DESCULPA DE PERDEDOR OU CONVERSA FIADA. NÃO ENTRO NESSA BARCA.
    AQUI É GALO , E AQUI SÓ VITÓRIAS E TÍTULOS INTERESSA , MESMO QUE NUNCA DEIXEMOS DE SER MENOS ATLETICANOS SE OS TÍTULOS NÃO VIEREM.
    TEMOS QUE MANTER A FILOSOFIA DE SEMPRE TORCER , APOIAR , CRITICAR E COBRAR , SEMPRE EM BUSCA DOS MELHORES OBJETIVOS PARA O GALO.
    E ESSE ANO O BRASILEIRÃO SERÁ NOSSO.
    VAMO QUE VAMO.

    1. É isso, AmiGalo Paulo Roberto. Benvindo à turma. Estamos formando um time contra o “time em formação”. José Roberto Barata, Viana, eu, você e mais algum reforço.

  9. Bom dia!
    Da base não espero títulos mas bons jogadores. Do futebol feminino não espero nada e nem me interesso por nada. Acho horroroso. Nem a seleção feminina me encanta. Acho o futebol praticado muito feio. Não sou machista e não venham me “obrigar”, como é próprio dessa geração, a gostar daquilo que não gosto.
    Do time principal, espero uma vitória contra o curintia e rumo ao título dessa edição do Brasileirão.
    Vai pra cima deles Galooooo!!!

  10. ÁVILA ,

    eu sou extremamente ranzinza e chato
    demais da conta ao não tolerar ouvir a
    MODERNA explicação dos analistas de
    prancheta , ao se referirem a um modo
    de jogar CONSAGRADO por excelentes
    e mesmo GENIAIS jogadores ao longo
    da história .

    É o caso do centro-avante que não tem
    posição fixa dentro da área e que nós
    relembramos aqui , muitos deles .

    Hoje em dia a turma da modernidade
    a-d-o-r-a referir-se ao FALSO NOVE .

    Eles têm que criar ALGUMA coisa para
    chamar de sua lavra .

    A VELHICE está me consumindo …..

  11. É PAULO SILVA ,

    encontramos uma linha de pensamento na
    qual nossas convicções se assemelham em
    quase tudo .

    Nesta presente postagem destaco uma das
    mais significativas afirmações :
    ” a chegada de bons reforços não significa
    que o time está em formação . É acréscimo
    de qualidade .”

    Muito bem dito .

  12. Os jogos de ontem foram animadores para o Galo. Pena que não eram válidos para o brasileirão. Neste fim de semana vamos ver se o Ceni e o Abelão vão conseguir inspirar alguma coisa nos seus times. O mengo tem a vantagem de jogar em casa contra um time de menor expressão, o genérico goiano e o Inter irá até a Vila Belmiro pegar um Santos cheio de virus. Não quero que os gaúchos acabem contaminados em massa mas, se Deus quiser isso quem poderá evitar?

    Quanto ao mengo, continuo achando que o Ceni vai fazer um ótimo trabalho por lá. Só desejo que isso demore tempo suficiente para o Galo disparar na ponta da tabela. O Inter do Abelão ontem já mostrou uma cara muito parecida com a do próprio Abel, ou seja, apatia e falta de inspiração. Não creio que irá muito longe.

    E o mequinha está virando um mecão. Já é o segundo melhor de Minas.

  13. Os jogos de ontem foram animadores para o Galo. Pena que não eram válidos para o brasileirão. Neste fim de semana vamos ver se o Ceni e o Abelão vão conseguir inspirar alguma coisa nos seus times. O mengo tem a vantagem de jogar em casa contra um time de menor expressão, o genérico goiano e o Inter irá até a Vila Belmiro pegar um Santos cheio de vírus. Não quero que os gaúchos acabem contaminados em massa mas, se Deus quiser isso quem poderá evitar?

    Quanto ao mengo, continuo achando que o Ceni vai fazer um ótimo trabalho por lá. Só desejo que isso demore tempo suficiente para o Galo disparar na ponta da tabela. O Inter do Abelão ontem já mostrou uma cara muito parecida com a do próprio Abel, ou seja, apatia e falta de inspiração. Não creio que irá muito longe.

    E o mequinha está virando um mecão e já é o segundo melhor de Minas. Parabéns!

  14. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que como o AmiGalo José Eduardo BARATA não concordam com essa lenga lenga de time em formação.

    Eu até já disse isso em um comentário ainda durante o rural. Mas, agora entendo que o doidão já teve tempo bastante para conhecer o elenco, escolher os que lhe interessam, dispensar os demais e ter o time pronto. E tem. Ou alguém vai duvidar que depois daquela mudança radical no modo de jogar que surpreendeu todo mundo incluindo o mengão classificadaço, o treinador e seus discípulos não estão prontos?

    Para mim time que não está pronto é aquele que dentro do vestiário está esperando o treineiro escalar os que vão jogar. Depois da escalação, acabou. O time está prontinho e é só deixar a bola rolar, corrigir eventuais falhas e substituir um ou outro que estiver destoando.

    Que bobagem é essa de ficar disputando um campeonato agora esperando ser campeão no próximo? Tem base? Claro que não. O time do Galo está prontinho e o doidão tem completo domínio sobre ele. Quer ser campeão ainda neste campeonato e repetir no próximo. Isso sim.

    Time pronto é esse que o treinador pode fazer mudanças radicais no modo de jogar e os jogadores aceitam e executam com perfeição e que no próximo jogo pode variar novamente. O Galo está nesse ritmo. Provou isso no último jogo.

    No meu entendimento o que falta é a fixação de uma tática padrão que comporte variações durante a partida, envolvendo os adversários. A tática suicida usada contra o Palmeiras e outros que resultou em perda de pontos não serve como definidora de um sistema de jogo. Mas, mesmo assim acho que o time está pronto, sendo reforçado e melhorado. Chegada de bons reforços não significa que o time está em formação. É acréscimo de qualidade.

    É como disse o AmiGalo VIANA: “Nosso Galo está mais do que pronto para levantar o caneco deste presente Br”.

    Um bom dia para todos nós e Deus abençoe o Galo.

    O GALO ESTÁ VIVO, ATIVO E PRONTINHO PARA SER CAMPEÃO. SE NÃO FOR NESTE ANO, EM FEVEREIRO DO ANO QUE VEM TÁ BOM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *