Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Nem tanto pra cima, tampouco abaixo

BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS / BRASIL 16.03.2016 Atlético x Colo Colo no estádio Arena Independência – Copa Libertadores 2016 – foto: Bruno Cantini/Atlético MG

Durante algumas rodadas sem os resultados esperados pela Massa, alguns, entre os Atleticanos, passaram a reagir como se o mundo desabasse sobre os nossos sonhos. Bastou vencer o Flamengo, com a propriedade que a imprensa do eixo não aceita, para – até em função disso – os mesmos que negavam o sucesso na temporada já sinalizarem para a conquista do título.

Assumo, ainda que apenas parcialmente, ter sido contaminado pela ansiedade e descrença em conquistas imediatas. Somos milhões de Atleticanos, passionais e insanos, sabemos e reconhecemos. Abandonei, não sei até quando; aceito que sou bipolar, mas não fujo que – como muitos entre nós – rasgo a carteirinha para depois colar, pedaço a pedaço.

Já fui até muito mais, hoje – especialmente – por estar blogüeiro, me policio bastante. Não tenho e nem posso exercer apenas a condição de Torcedor. Embora nunca tenha negado que estou assinando este nosso espaço por minha Atleticanidade e não por eventuais e discutíveis condições e capacidade profissional.

Pois bem, o título sugere e se inspira naquela frase “nem tanto ao céu, nem tanto ao mar”, que desconheço a autoria. Por uma feliz coincidência, foi tema do Galuppo ontem aqui no blog. Ao que pude entender, antes daquela queda de rendimento, a euforia que nos contagiava acabou contaminando ao grupo de jogadores. E o resultado foram as derrotas imprevisíveis e empates inesperados dentro de Belo Horizonte.

Como consequência disso fomos perdendo posições de líder para a segunda e depois terceira colocação. Agora, ainda com um jogo a menos, estamos colados no Internacional – que momentaneamente ocupa a primeira posição – e superamos o Flamengo pelo regulamento da competição. Junto aos três primeiros, vem o São Paulo, com três jogos a menos (dois em relação ao Galo), ameaçando e tendo até – percentualmente – melhor aproveitamento que todos. E contando com a “ajuda” manjada, como na vitória sobre o Goiás.

Quero sugerir, sem a pretensão de ser dono da verdade, que precisamos ter prudência e moderação. Nada está perdido. Difícil também é inferir que vamos disparar depois desse excelente resultado. Foi o bálsamo que necessitávamos depois daquelas seis rodadas com uma vitória e dois empates magros.

Portanto caríssimas e caros, otimistas e pessimistas, vamos conter nossos arroubos e exageros para cima ou para baixo, estamos iniciando a segunda metade da competição. Precisamos, com equilíbrio, motivar nossos jogadores em busca desse nosso sonho. O grupo é bom, está em constante mutação, temos uma mescla de jovens e experientes profissionais que chegaram recentemente ao Galo. A maioria deles, em função da pandemia e jogos sem público, sequer entendeu ainda essa nossa louca paixão.

Ao que percebo, mesmo com minha assumida instabilidade emocional ao tratar do nosso time, se essa simbiose – torcida e jogadores – atingir o equilíbrio e interação ideal, o caminho para a conquista será solidificado. O mau desempenho não tem retorno, mas pode trazer um bom aprendizado para que seja útil ao nosso futuro.

Apoiar e cobrar devem andar juntos, concomitantes, para a busca desse nosso ideal. Que todos nós tenhamos aprendido a lição. Nada melhor que num momento de calmaria e até de comemoração – pela grande e convincente vitória – refletir sobre o nosso comportamento. Vale para o Torcedor, para todo o elenco e até mesmo – especialmente – para o treinador.

Já o idolatrei e o coloquei no pedestal em minhas postagens, e também o execrei em recentes comentários. Agora, na conclusão de momento, ele não é o melhor de todos e muito menos é pior que aqueles que passaram por aqui, Sampaoli é um ser humano que acerta e erra. Até acho que tem mais acertado, embora seus erros tenham sido inexplicáveis. Faço coro com aqueles que o querem nas cabines, sua agitação é prejudicial. Domingo, nem o Allan recebeu cartão.

Ele, Sampaoli, todo o elenco e a Massa Atleticana querem o mesmo, vale dizer, lutar pelo título sempre nas primeiras colocações. Entre os 20 concorrentes, apenas será campeão aquele que terminar na primeira colocação na 38ª rodada, em fevereiro de 2021. Ganha quem sabe entender essa disputa.

Vencer é o meu lema, mas tenho de reconhecer que o eventual derrotado também entra em campo tentando ganhar a partida. Creio na vitória quando todo esse contexto se reúne, numa equilibrada corrente de fé, pelo mesmo ideal. Vamos fazer a nossa parte. Sem contaminar e incendiar o elenco. Vice versa!

*fotos: Bruno Cantini e Pedro Souza/Atlético

17 thoughts to “Nem tanto pra cima, tampouco abaixo”

  1. Boa tarde Amigalos!!! O povo enaltecendo Rogério Ceni, de uma hora pra outra, o narigudo é o melhor técnico do mundo, o Abelão vai fazer o Inter voar kkkkkkk. O que me interessa é o meu galo e Sampa no comando, o resto é resto. Ao Rogério Ceni, um convite do R10 para um copo d’agua. Dá-lhe galo e ao Eixo Rio e Sao Paulo um recado, vão tds a pqp… Abraço

  2. Com certeza o lugar de Sampaoli é na beira do campo. Mas alguns jogadores se sairam melhor sem a pilhagem do Sampaoli. Allan que já é naturalmente pilhado, conseguiu ficar mais calmo e errar menos passes. Savarino também conseguiu ficar mais concentrado nas jogadas. Sampaoli também pode aproveitar a proposta de equilíbrio do texto e reavaliar os exageros de pilhagem na beira do campo. Concentração também é importante.

  3. Caro AmiGalo Barata, eu também ia ver os treinos do homão. E via também o Telê parar treino para mostrar erros e corrigir na hora. O doidão só é diferente. Afinal, ele é doido né? Também fico injuriado com as cobranças de escanteio e faltas. Desperdício de oportunidade. Um abraço.

  4. Boa tarde, Massa e Guru!

    Guru onde assino? A passionalidade e a bipolaridade nos levam ao desequilíbrio que o momento exige. Como postou Galuppo, vamos do céu ao inferno com facilidade. Mas qual o motivo desta variação de humor?
    Não é só um motivo, mas vários: a angústia pela busca do título nestes 49 anos, ter o melhor diretor de futebol e o melhor técnico do Brasil no momento, ter mecenas investindo no clube e principalmente ter um elenco quilometricamente melhor dos que os dois últimos anos.
    Então temos todos os ingredientes pra levantar o caneco e quando há alguma ameaça a esta possibilidade alguns torcedores se alvoroçam.
    Eu particularmente não me incluo nesta, mesmo achando que eles têm parte de razão, mas lembro que estamos num projeto cujos resultados prometidos são par o próximo ano e que também não posso me empolgar por demasiado, afinal o vier neste já é lucro.

    Conformado? Passivo? Acomodado? Não. Só acho que “Nem tanto pra cima, tampouco abaixo”

  5. Muito se lamentou aqui e ali a respeito dos pontos “jogados no ralo” nessa primeira metade do campeonato pelo Galo. A considerar alguns mais inflamados, fomos um desastre! Tinha gente falando em vaga na sulamericana e até em garantir logo os 45 pontos…

    Pois bem, sabemos que estatística é a irmã imaginativa da matemática. E que às vezes, ela nos conta uma mentira, matematicamente comprovável…

    Mas com essa coisa de jogo uma vez só por semana, o torcedor precisa achar o que fazer. Então vamos brincar com a estatística.

    Se o Galo repetir essa ‘péssima’ metade de campeonato (19 jogos de 38 com 11 V; 2 E; 6 D) e fizer só 35 pontos, reza a estatística que ele tem 95,846% de chances de ser campeão! Os menos de 5% restantes ficam por conta de uma arrancada espetacular de algum outro candidato ao título.

    Agora se ele conseguir um mísero empate entre aquelas derrotas todas, então sua chance sobe para 97,755%. E se conseguir transformar um empate em vitória, então passa a ter 98,843% de chances. Agora se ele fizer as duas coisas ao mesmo tempo, transformar uma derrota em empate e um empate em vitória, então ele fará 73 pontos e terá 99,411% de chances de gritar “É Campeão”!

    Sabe o que isso significa? Nada! Vários times por aí poderão fazer 73 pontos e ter 99,411% de chance de vencer a parada. Ou melhor, significa que estamos rigorosamente no páreo, após a metade do campeonato e nada justifica jogar a toalha porque uns pontinhos ficaram pelo caminho.

    Agora para quem só vai na boa, a estatística garante que com 81 pontos há 100% de chance de ser campeão. Ou 46 pontos nas próximas 19 rodadas. Ou 15 vitórias e um empate. Então, mesmo perdendo mais três e empatando uma, ainda é 100% de chance de ser campeão (se não der certo cobre a estatística, eu sou só o transmissor).

    Isso quer dizer que podemos perder 3 e empatar 1? CLARO QUE NÃO!!!!! Eu quero ser campeão é com 92 pontos!! Para isso precisamos vencer 19 jogos! Simples assim. Mas significa que não precisamos nos desesperar com as pedras no caminho. A jornada é longa e elas aparecerão, mesmo que a gente resista até o limite. Só não precisa é fazer terra arrasada. Estamos trilhando o bom caminho. Vamos com força, com raça e com fé! Chegou a nossa hora!!!!!

    Aos que jogaram a toalha, recomendo que a peguem de volta.

    PS.: quem gosta desse tipo de estatística ou quer rever os números, recomendo o site: http://www.mat.ufmg.br/futebol/#hero

  6. Bom dia Eduardo e Amigalos!

    A vitória sobre o Flamengo foi avassaladora! Não vamos negar que o Galo teve sorte, pois o Flamengo errou várias conclusões e o Everson fez duas ou três defesas monumentais!
    Mas o que interessa são os quatro gols no forte time do Flamengo e os três pontos, além da moral por termos ganhado os dois jogos!
    Mas o que eu gostaria de ressaltar hoje é a expectativa quanto ao desempenho do Vargas. Entendo que ele seja um bom jogador e que se mostrar o que sabe, ajudará muito ao Galo, especialmente com finalizações de fora da área! Esperamos ainda pelo Tardelli para compor o ataque que com Vargas, Keno e Tardelli ficaria muito forte!
    Eu também gostei do time com três zagueiros! Os laterais do Galo não gostam de marcar, então se tivermos três zagueiros e dois volantes marcando nas laterais, temos 5 defensores e podemos liberar os outro cinco para atacar! Sem contar a chegad surpresa dos volantes!
    Não tem como negar que a instabilidade do time nos deixa malucos! E é a partir de agora que o time tem que engrenar! A arrancada pode ter começado com o Flamengo e agora é pisar no acelerador e tomar posse da liderança para não largar mais!
    O que passou, passou. Vamos pra cima deles Galoooooo!

  7. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!

    É isso aí… comentário perfeito.

    Vamos continuar torcendo mas ainda com os pés no chão.

    Trata-se de tudo muito novo. Treinador, Elenco, Esquema de jogo.

    Enfim, apesar da pressa precisamos ter paciência. O apressado come cru.

    Saudações Alvinegras,

  8. Bom dia,

    Sampaoli está cumprindo com o que falou antes de assumir o Galo, disse que o time é que tem que contagiar a torcida e não ao contrário.
    Quando acabou esta energia por parte do time, a torcida iniciou as cobranças e voltou ao pessimismo.
    A atitude tomada na última semana partiu do radical ao moderado, terminando com um recado muito significativo, o apoio na hora certa.
    Sou contra o apoio incondicional da mesma forma que sou contra ao radicalismo desenfreado nas derrotas.
    Mudando o assunto, Atlético renova com atacante destaque da base, Guilherme Santos 19 anos, será que ele já não está na idade para se juntar ao profissional?
    Ontem assisti ao jogo da série “B” Confiança x Botafogo-SP, apenas na intenção de ver os jogadores Leo Griggio e Guilherme Castilho, apesar do campo lastimável é evidente a qualidade de passe do meio campista, é outro que ainda poderá ser aproveitado.
    Como não tem nada para criar clima ruim no Galo, a mídia do eixo só fica tentando atiçar o STJD contra o Sampaoli, chegaram ao ponto de dizer que o Galo extrapolou os 42 participantes da comissão técnica por jogo, esqueceram então das reclamações das equipes quanto aos 50 diretores organizados que o Fortaleza leva a campo em todos os jogos.
    Ou povinho sem o que fazer, vão quebrar a cara, porque o Sampaoli estava bravo era com a empregada que foi levar o cachorro para passear e deixou ele soltar, ou não foi….. e o assistente, que feio em, pegou o celular da filha (vermelhinho) ao sair de casa….
    Muito mi…mi…mi…
    Boa quarta feira a todos!

    1. Bom dia Wellington. Não é só a mídia do “eixo” não, aqui no Super tem gente que diariamente põe em destaque uma noticia ruim sobre o NOSSO GALO, a de hoje é “Sampaoli deve ser denunciado por ir ao Mineirão e usar celular em jogo” . Concordo, muito mi…mi…mi para plantar crise no NOSSO GALO.

  9. Segundo o matemático Moacir Martinez, são 12 vitórias nos próximos 19 jogos para que o Galo, praticamente, assegure a conquista.
    Eu acredito. Vamos Galooo!!!

  10. PAULO SILVA ,

    vou destacar “a vontade de vencer , autoconfiança
    e disciplina” como a verdadeira contribuição que o
    Sampa trouxe de volta ao time .

    Pra mim , ainda , não vejo nenhum sinal sobre um
    possível treinamento específico que condicione o
    atleta a apresentar o seu melhor .

    Não acredito que o cara tem feito com que seus
    pontas treinem até o anoitecer os cruzamentos
    para os companheiros ( exceção da brilhante e
    magnífica jornada do Savarino no domingo )

    Não vejo nenhuma cobrança de escanteio , de
    falta , que nos permita dizer que a turma tenha
    treinado para bem executá-las

    Quantos treinamentos específicos eu pude ter
    a oportunidade de presenciar “in loco” , vendo
    o Homão posicionando seus pontas e fazendo
    com que eles , ao som de um apito , batessem
    na bola que lhes era rolada na linha de fundo .

    E sempre um cara fixo para receber dentro da
    área e outro que chegava em velocidade .

    Isto está gravado em imagem 3D em minha
    mente .

    E hoje em dia , com raríssimas exceções , eu
    não consigo ver essa jogada sendo feita .

    Os caras têm uma dificuldade enorme para
    executar um simples cruzamento .
    Dominam , olham e … recuam .
    Falta , absoluta , de treinamento .

    Vixe , falei demais .
    Vamos conversando por aí . Ou por aqui .
    Um abraço !

  11. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    SÓ FALTAVA ESSA , O EIXO DO MAL CBFLA EM CONLUIO COM OS URUBÚS FALAM EM ANULAR O JOGO COM O ATLÉTICO :
    MOTIVO :
    SAMPAOLI FALANDO AO TELEFONE DA ARQUIBANCADA.

  12. Bom dia Eduardo e Atleticanos! Muito se tem falado sobre a bipolaridade do atleticano, mas tenho a tese de que a reação do torcedor não é bipolaridade. se o time perder jogando bem, não cometendo falhas, certamente as criticas negativas não existiriam. o que vimos nas derrotas do Atlético nesse campeonato, foram esquema de jogo suicida e erros bisonhos, tamanha a facilidade em que os adversários conseguiram fazer seus gols. Destaco o jogo contra o palmeiras:, dos três gols que o Galo levou , quais foram puramente de méritos deles- vi postura defensiva totalmente bagunçada , eros individuais e coletivos nos três gols. Então, se uma situação dessas acontece, é natural e lógico que o torcedor teça suas criticas sobre o time e técnico. Ao contrário, quando acontece uma partida quasse perfeita como a contra o time da CBFLA, o torcedor é levado a enaltecer o time. contudo , vejo em alguns comentários aqui no bloq de torcedores que mesmo em momentos de euforia tem os pé nos chão para apontar alguns detalhes em que o time pode evoluir e melhorar, como também em sentido oposto , quando se perde uma partida acontecem criticas construtivas apontando o que deve ser melhorado e corrigido. Por tal razão este bloq é um arsenal contagiante e que nos proporciona evoluir nos comentários e a aumentar nossa “atleticanidade”. Saudações Atléticanas.

  13. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Belíssimo texto blogueiro! Sem exageros e com o pé no chão! Podemos não ter o melhor plantel, mas com certeza temos time para ser campeão. As águas ainda vão rolar. Muitas críticas e elogios ainda virão. Mas o que interessa mesmo é termos discernimento para reconhecer os nossos afoitos posicionamentos. Como diz o ditado popular: “Errar é humano, perseverar no erro é burrice”.
    Hoje e sempre, galo!!!

  14. Bom dia, Atleticanos. Na minha opinião, não podemos dizer que a presença de Sampaoli no banco de reservas prejudica (ou não) o time. Essa é uma situação individual, de cada jogador. Cada um, reage de uma forma. Tem os com personalidade mais tímida, que, provavelmente, sentem mais a cobrança, assim como os mais jovens. Da mesma forma, existem aqueles que se sentem motivados, ou aqueles que precisam de cobrança o tempo todo, para continuarem ligados. Enfim, cada um reage de uma forma, não há regra nem situação que possa ser estabelecida como ideal. A minha opinião, é que ele deve ficar no banco de reservas. Prefiro um cara pilhado do que um cara calado. E tbm não sou frágil emocionalmente ao ponto de me sentir atrapalhado ou intimidado por quem age como o Sampa na beira do campo. Só não acho que dizer (como li ontem em alguns comentários), que vencemos o varmengo porque ele não estava no banco. Isso, pra mim, é ridículo. Sigamos, rumo ao título, com sabedoria e sangue nos olhos. SAN

  15. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu começam a baixar a bola das comemorações da goleada. A semana já apresenta novidades que precisam ser analisadas.

    Rogério Ceni no Flamengo é bom e é ruim. Bom porque nós já faturamos o mengo duas vezes e não teremos que encarar o Rogério de novo. Ruim porque eu acho que ele vai arrumar o time deles e nós vamos ter que jogar muito para não dar chance deles passarem à nossa frente na tabela.

    E tem mais uma coisa boa, Vamos pegar o Fortaleza lá no nordeste e como no ano passado vamos vencer porque aquele time só joga sob a inspiração do ex-técnico.

    O AmiGalo Ricardo GALUPPO ontem nos lembrou de Yustrich e Telê Santana, dois verdadeiros professores de futebol. Aqueles dois, sim, ensinavam o ofício da bola. Dario, Tião Cavadinha e Cafú entre muitos, são exemplos das lições desses mestres. Hoje vejo jogadores e “entendedores” de futebol chamando distribuidores de camisa de professor e fico sem entender o que esses mequetrefes ensinam. O futebol está involuindo, os jogadores estão piores a cada temporada então, o que esses caras ensinam?

    O doidão é uma exceção nesse meio e o Rogério Ceni é outro. Os dois são conhecedores e admiradores do futebol e têm prazer em transmitir seu conhecimento. O Rogério faz aquele time do Fortaleza jogar apesar da pouca qualidade do elenco e são os seus ensinamentos ali que fazem a diferença. No elenco qualificado do Flamengo, então, não quero nem ficar pensando.

    E o doidão ensina, sim, e já podemos ver alguns jogadores do Galo evoluindo. O Arana que sempre foi bom está crescendo técnica e produtivamente. O contestadíssimo Guga é outro que às duras penas está crescendo. E o Savarino então, nem se fala. Os jovens do Galo estão sendo preparados aos poucos pelo doidão. Marrony, Borrero e Sávio, são pedras que o treinador vai, com certeza, transformar em joias.

    E os atletas amadurecidos do plantel do Galo estão aprendendo com o treinador aquilo que o Ricardo GALUPPO qualifica como essencial para ser campeão: “Vontade de vencer, autoconfiança e disciplina”. Há quanto tempo não víamos isso no time do Galo?

    O GALO ESTÁ VIVO, ATIVO E CONFIANTE E NÓS TAMBÉM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *