Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Atlético Não Precisa de Inimigos

Bruno Cantini/Atlético
Bruno Cantini/Atlético
Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

Depois de uma insuspeita e deliciosa goleada imposta ao nosso mais tradicional rival de fora das montanhas mineiras. Quando tudo indicava que o barco atleticano havia, de fato, deixado pra trás mais um daqueles períodos tortuosos que parecem intermináveis e que iríamos começar a navegar em águas calmas e tranquilas, eis que, de repente, os interiores alvinegros começaram a se convulsionar e de espasmos em espasmos, começaram a expelir notícias e “notícias” que, como sempre, deram o que falar e especular.

Enquanto os atuais presidente e vice-presidente convocam uma entrevista coletiva e anunciam que não concorrerão à reeleição, o que, por si só, já levou a muitos atleticanos a elaborarem mil e uma teorias, um jovem lateral do time de transição, que vinha treinando normalmente com os atletas profissionais, inclusive com o recém-chegado Vargas, testou positivo para a COVID-19, indicando que o clube deve enrijecer o seu protocolo e ficar com as barbas de molho.

Àqueles que já se apressaram a excomungar o garoto, lembro que as informações controversas e difusas, a despolitização, a falta de conhecimento, os valores religiosos e culturais, o ambiente de socialização de cada um e o mau exemplo de terceiros determina o comportamento dos atletas. Quanto mais jovens, mais suscetíveis às tentações e às aventuras. Nem os atletas mais experientes e rodados estão livres das tentações e dos vacilos.

Com as eleições do clube marcadas e com a proximidade do pleito era de se prever que o mundo político atleticano fervesse e sopitasse. E não se pode esquecer que as eleições municipais vêm acrescentando à política alvinegra um tempero bastante indigesto.

Não sem surpresa, mas bastante incomodado, vi ameaças de suspenção do alvará das obras da Arena em razão de um suposto desmatamento ilegal.  De quebra de sigilo telefônico de Sampaoli, nova punição ao treinador e ao clube por hipotético uso de um celular para se comunicar com seu auxiliar no banco de reservas no jogo diante do Flamengo e ainda o diretor Alexandre Mattos se transformar na bola da vez em mais uma daquelas crises que se tenta plantar no clube, sempre a guisa de objetivos nada transparentes.

Bruno Cantini/Atlético
Bruno Cantini/Atlético

A velha tática do barro atirado no muro ou na parede. Se colar, colou. E, muitas vezes, ainda que não cole por muito tempo, já causa estragos irreparáveis. Mattos já desmentiu os boatos de sua saída, mas o disse me disse não.

No artigo “A IDENTIDADE E A ESSÊNCIA DO ATLÉTICO SÃO INEGOCIÁVEIS” escrevi que o futuro do time está em jogo. E que, por ora, cabe ao atleticano, vigiar, vigiar e vigiar, tendo em mente e nos corações que, aconteça o que acontecer daqui para frente, uma associação esportiva de ponta e vencedora, ou um clube empresa campeão e potência mundial, o Galo do futuro deverá preservar a sua essência e a sua identidade, porquanto esses valores são inegociáveis.

Vigiar e cuidar andam juntos e misturados. E começam com o cuidado que quem vigia e cuida tem que ter consigo mesmo para não se deixar levar pelas fake news e pelas maledicências. 

Bipolar por natureza, o clube sempre gerou nos seus intestinos crises intermináveis e corrosivas. Livrar suas entranhas desses germes peçonhentos é tarefa árdua, mas fundamental à construção do Atlético de nossos sonhos. Se não o fizer não precisará de outros inimigos, pois já os tem de montão.

20 thoughts to “O Atlético Não Precisa de Inimigos”

  1. Amigo Paulo Silva, boa noite, véspera do sábado com jogo do nosso galo. Sábado que não chega nunca, chega o natal , chega tudo , sabado não chega. Esta gana de ver nosso time jogar , passar o trator, amassar foi devolvido a nós. Diferente daquele time dos dois anos da era de trevas de sette. Daquele time que eu torcia pro dia não chegar, pelo sofrimento e raiva garantidos e que eu colocava minha filha pequena pra assistir, caía no sono em cinco minutos. Outros tempos, uma guinada de atitude, compromisso e respeito ao nosso dna e manto sagrado. Quando discordo de voce, fico constrangido, porque reputo voce e demais amigalos , devotos atleticanos, Paulo Roberto, Barata, Jorge 19, o Joaquim, português de além mar, que saiu do Brasil mas o galo não saiu dele, e outros, que leio com atenção, porque no fundo são como eu, comungamos o mesmo ideal e não somos massa de manobra, torcemos para um clube escorraçado por poderosos e nunca abrimos mão de cornetar, palpitar, cobrar, sofrer e ser feliz. Abraços amigos , repito, a hora é agora

  2. O nome Bragantino continua por ora porque é proibido o clube ter o nome do patrocinador. Acho que é a FIFA que proíbe. Tem Rede Bull em vários países, sempre com o nome da cidade sede.

  3. POBRE BRASIL :
    0S ÓRGÃOS AMBIENTAIS TIRARAM O COURO DO ATLÉTICO PARA QUE A LIBERAÇÃO DAS OBRAS DO ESTÁDIO FOSSEM AUTORIZADAS. EU NUNCA VI TANTAS EXIGÊNCIAS POR CIMA DE EXIGÊNCIAS , DEPOIS DE TRÊS ANOS FINALMENTE A LICENÇA SAIU .
    O ATLÉTICO TOMOU UM PREJUÍZO INCALCULÁVEL COM ESSA MOROSIDADE E DEMORA , SEGUNDO DIZEM , DE MAIS DE 200 MILHÕES.
    AGORA JÁ ESTÃO FALANDO EM IMPEDIR NOVAMENTE A OBRA , QUEM VAI PAGAR ESSE PREJUÍZO INCALCULÁVEL.????
    PARECE ATÉ QUE O ATLÉTICO ESTÁ DESTRUINDO O MUNDO.

  4. “Juro, fosse o risco exclusivamente pessoal, me transformaria num insubordinado”, disse o nosso Guru blogueiro em um outro blog que assina.

    Isto é, provavelmente, o que todos nós pensamos. Acontece que o danado do vírus não tá nem aí para a pessoalidade. Ele pega, deita e mata qualquer um, seja macho, fêmea ou mariado. O que importa dizer de minha preocupação com a notícia de que um dos garotos da base do Galo, que estava treinando com os profissionais, foi alcançado pelo danado do vírus.

    E se a moda pega? Quer dizer, e se o vírus resolver pegar todos os atletas que estiveram em contato com esse garoto? Cruz credo, não quero nem pensar, já pensando. O Galo encontra em suas jornadas todo tipo de barreiras. Tipo Wright ou desgraças tais. E se não bastasse as CBisso ou CBaquilo, a TVisso ou TVaquilo, vamos ter que lutar contra um inimigo invisível?

    Como esse garoto não foi barrado nos exames que dizem que fazem nos atletas a toda hora? Como ele passou e foi se misturar com o resto da turma? Não, meu Deus, mil vezes não. Livra-nos dessa. Não precisamos de novos inimigos.

    Tudo o que o Galo precisa é de paz e SAÚDE para continuar rompendo barreiras rumo ao título. Sei que você é muito ocupado mas, dá uma mãozinha aí né, meu Deus.

  5. O Kalil deveria deixar o Galo de lado, já deu sua contribuição, parar de misturar as coisas. Querer prejudicar o Atlético usando o estádio como vetor é uma vergonha.

  6. E o time do AGORA vai tomando corpo .
    Paulo Silva , Viana , Paulo Roberto , vem
    aí o Evandro , o Ricardo …

    Como referência ouso indicar a leitura
    d’O Poder do Agora , de Deepak Chopra

    Conceder ao futuro as nossas emoções
    é uma perda de tempo irreparável .

  7. “Essência e identidade do clube são inegociáveis”
    diz o AUTOR do texto expressando o seu livre e
    pessoal direito de pensar , ao preocupar-se com
    o destino do Atlético .

    Na minha humilde opinião isso daí já foi para os
    “quem dera” , expressão muito usada na roça .

    Resta ao torcedor preservar em seu íntimo esses
    valores, pois a MODERNIDADE do futebol chegou
    para ficar , bancada pelos bolsos recheados de
    quem só vê cifrão em tudo que faz na vida .

    Não tem volta , caro MAX .
    Os dinheiros colocados na instituição para que a
    marca CAM se valorize NO MERCADO e dê a eles,
    “investidores”, retorno financeiro perene, acabou
    de enterrar o sonho tornado realidade no coreto
    do Parque Municipal .

    Não veremos mais garotos com suas chuteiras
    surradas e com pregos a perfurar-lhe a sola dos
    pés em busca do sonho de defender O SEU TIME
    de coração .

    Não veremos mais aquela turma abnegada que
    enchia o tanque de gasolina do fusca e corria o
    interior para nos trazer jovens atletas que aqui
    aportavam em busca de uma realização .

    Não veremos mais torcedores que , das gerais
    da vida , se imaginavam vestindo o MANTO em
    CAMPO ,numa gloriosa materialização de seus
    desejos

    Isso acabou , morreu , enterrado está !

    Resta , repito , em meu íntimo , tão somente o
    enlevo do uniforme das camisas listradas em
    preto e branco , com calções pretos e meião
    branco,a embalar meus sonhos infantis de ver
    entrar em campo o ESQUADRÃO ATLETICANO

    1. Caro José Eduardo Barata,

      De há muito o futebol deixou de ser romântico, plástico e essencialmente tático. Dentro de campo passou a ser fundamentalmente mental, físico p, técnico e tático. Tudo junto e misturado. Fora dos gramados se tornou um negócio multibilionário.

      E o Atlético tem que se adaptar, modernizar e se estruturar, caso contrário não só será um mero coadjuvante de redes importância como, e principalmente, correrá o risco de se inviabilizar de vez.

      Todo essa metamorfose não é obra dos Mecenas. Eles apenas são resultante dessa onda incontornável, que, como vc escreveu, chegou para. Ficar.

      Lembro que o Bragantino em razão da parceria com o Red Bul, já se descaracterizou e se tornou um exemplo clássico de perda de essência e de identidade.

      O antigo alvinegro hoje tem como cores principais o branco e o vermelho e ora, o vermelho e o azul.

      O nome Bragantino é hoje apenas uma referência geográfica e da origem do novo clube que está sendo construído.

      Todo o cuidado é pouco. Vigiar é o mínimo que devemos e podemos fazer.

      Saudações atleticanas e muito obrigado.

  8. Bom dia,

    Primeiramente com relação a contaminação do atleta, o vírus está circulando por todas as partes das cidades, umas mais do que as outras, mas o que esta demonstrando é que em todas ele chegará.
    Falo de cadeira, a pessoa se contamina e não consegui saber como nem quando, a única coisa que se sabe é que ele se manifesta depois de 7 dias de incubação , daí, cabe as pessoas tentar adivinhar como e onde.
    É muito mais prudente trabalhar em esterilizar os ambientes, porque as pessoas é impossível de se saber.
    Com relação a política do Atlético, me parece que a nova chapa será de consenso, isto sinaliza a tal calmaria desejada.
    Em uma semana passamos a ficar precisando de lateral direito, se bem que o Mariano está devendo, se confirmar a saída do Guga em fevereiro, temos que promover alguém da base ou contratar.
    Ontem assisti ao jogo do sub20, quartas de finais da Copa do Brasil e me pareceu um bom jogador o lateral direito, Carlos Daniel. Está na hora de revelar alguém da base, parar de contratar jogadores das outras equipes e não dar oportunidade a base.
    Boa sexta feira a todos!

    1. [•••]”Primeiramente com relação a contaminação do atleta, o vírus está circulando por todas as partes das cidades”[•••] Prezado,de fato é isso mesmo! A notícia boa é q TODOS os testes de sars- cov 02 realizados nos atletas ontem na Cidade do Galo deram negativo. Informação da @tvgalo hoje pela manhã. Ainda! O moleque q testou positivo na segunda feira p.p é UM MEIA armador do time sub 20 e ñ lateral direito conforme citado no texto, o qual ficou afastado muito tempo por conta de lesão gravíssima e vai retornando aos poucos a rotina de treinamentos.
      Abraço e um ótimo jogo p nós amanhã,q os três pontos venham seja lá como for,mas q venham!
      Saudações Atleticanas #GALOSempre

  9. De boa! Tem hora q penso q Tiradentes deveria ser o padroeiro do Brasil. Tá doido fera! Parece q o GALO está com a corda no pescoço e/ou jamais esteve e isso na véspera de um jogo importante em q o foco não deveria ser outro a ñ ser a partida. Sigilo telefônico? Qual Art. do cod PENAL o Sampaoli infringiu p q isso aconteça? Agora o stjd tem COMPETÊNCIA p pedir quebra de sigilo telefônico baseado em quê?
    Ah velho! O foco é vencer o CAMpeonato que está se oferecendo a todo momento,mais importante até,é q tds tenham consciência disso. Os jogadores, comissão e direção façam o seu melhor e nós como torcida aprendamos a cobrar, até nisso a gente tem de ser inteligente! Realmente o CAM dorme com o inimigo e ainda não percebeu q ele mora ao lado. Temos um gavião p abater e no momento deve ser encarado como o único inimigo em questão, o resto é gastar vela com defunto ruim …SAN

  10. Respostas de ontem aos AmiGalos de sempre: Bom dia Ricardo PEREIRA. Ontem respondi ao seu comentário mas, foi publicado numa janela errada. Seja bem vindo ao time. Reforço é qualificação.

    Bom dia José Eduardo BARATA. O NOVE do nosso time poderá ser o Evandro PEREIRA. Ele não erra e já eliminou os dois concorrentes diretos.

    Bom dia Joaquim PORTUGAL, bem vindo ao time. Estamos inovando. Em vez de técnico temos um craque “português”.

    1. PAULO SILVA ,

      eu disputo a SETE nesse time .
      Sempre joguei com esse número .

      Exceção apenas quando defendi o
      Mackenzie no Metropolitano , pois
      quando lá cheguei o Ernani usava
      essa numeração .

  11. Caro EVANDRO PEREIRA, respondendo seu comentário de ontem digo que discordar é saudável porque amplia o nosso pensar. Eu concordo com você quanto ao bandeio da tv e seus asseclas para as bandas do Morumbi. Eu disse isso depois do jogo entre o Flamengo x São Paulo. Com três a um os comentários já eram de que jogando daquele jeito os paulistas poderiam ser campeões e as projeções de classificação em primeiro lugar dominaram os comentários. Quanto ao Ceni, continuo achando que ele dará certo no rio. Problema de quem ainda tem que jogar contra ele. E quanto ao time em formação, não há dúvida, seja bem vindo ao grupo dos contra.
    Time em formação é o que está sendo escalado no vestiário.

  12. Bom dia Eduardo, Max Pereira, atleticanas e atleticanos que estão esfregando as ansiosas mãos para saber das novidades do Galo para o jogo de amanhã.

    Para mim não precisa muita coisa. Basta manter o estilo que endoidou o classificadaço e derrubou o seu técnico, podendo até variar de três zagueiros para três volantes. O modo de jogar permaneceria o mesmo privilegiando a defesa sem desdenhar o ataque. Três volantes também permitirão a descida consciente dos laterais e ainda poderá fornecer mais um homem de frente infiltrando pelo meio.

    Na cabeça do doidão, porém, tudo funciona diferente. O que não pode acontecer de jeito nenhum é a volta da tática do Deus nos acuda. Espero que isso esteja definitivamente superado no Galo.

    Entre os cuidados necessários para essa partida destaco a marcação sobre o atacante Jô, recuperado de lesão e escalado. Conhecemos bem o Jô e sabemos de sua habilidade dentro da área e nas bolas altas. E conhecemos melhor ainda a zaga do Galo para saber que ela é deficiente nesse quesito. Bola alta na área do Galo é um sufoco. Nossos zagueiros são fixos no chão.

    Já disse que esse jogo não me preocupa. Com um mínimo de atenção sairemos vitoriosos e a chance de liderar isolados é real. Neste fim de semana vamos ver se o Ceni e o Abelão vão conseguir inspirar alguma coisa nos seus times. O mengo tem a vantagem de jogar em casa contra um time de menor expressão, o genérico goiano e o Inter irá até a Vila Belmiro pegar um Santos cheio de vírus. São jogos que poderão nos proporcionar agradáveis surpresas. No entanto, o Galo tem que fazer a sua parte. Vacila não, Galo.

    E deixa o STJD mariano ameaçar o doidão. O que precisamos é que ele treine o time muito bem durante a semana e o deixe preparadinho para o jogo. Jogadores bem treinados saberão o que fazer em campo sem necessidade de ficar tentando entender os chiliques do doidão. Na beira do campo pode ficar o carequinha auxiliar transmitindo tranquilidade para os jogadores.

    Uma boa sexta-feira para todos nós, com um happy hour regado com a deliciosa Stella e boa companhia para o sabadão amanhecer sorrindo.

    E VIVA O GALO CADA VEZ MAIS ATIVO E PRONTO PARA ENCARAR QUALQUER UM.

  13. Depois das desastradas e desleixadas gestões de Sette Camara e Pediomuceno, O IMUNDO, eu fica bastante tranquilo só de saber que o próximo presidente do Galo não será um ADEVOGADO! O Atlético é do povo, e não dessa gente! Gente que diz não ser remunerado, quando o relatório da Kroll mostra outra realidade!
    Ei Lásaro, vai embora, vai mesmo! E vê se assume que o processo do Maicon Bolt foi uma cagada imensa sua

  14. Bom dia!
    Apesar de um início desastroso na administração Sette, confesso que gostaria de vê-lo na presidência por mais um mandato, afinal parece ter se esforçado por colocar a casa em ordem e vimos que com a ajuda dos “mecenas”, o Galo mudou radicalmente de patamar. Mas… como as coisas no Galo não são tão transparentes, a meu ver Sette vai saindo inexplicavelmente. Talvez seja a mão do boquirroto…vai saber. Confesso que eu já ensaiava ovacionar Sérgio Sette Câmara, porque o Galo vai ser campeão brasileiro na edição 2020!!

  15. Bom Dia Amigalos
    Acho muito estranha a saida do Sergio 7 um inicio contubardo nada simpatico com a torcida e um final emocionante com contratações,dispensas etc.Acho que não deveria sair deveria candidatar a reeleição pelo menos para uinaugurar e estadio.Pena.Agora e rezar para que o proximo continue com o trabalho implantado,mantendo o tecnico e diretor de futebol,não e hora para mudanças.
    Hora de rezar e vigiar os acontecimentos./

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *